Saúde

Natal atinge meta de vacinação para idosos e desativa postos volantes

Foto: Ilustrativa

O município de Natal atingiu nesta quinta-feira (02), a meta do Ministério da Saúde de vacinação contra influenza, com imunização de 90% dos 82mil idosos da capital. A boa participação das pessoas permitiu que esse número fosse alcançado antes do término da primeira etapa, que segue até 15 de abril, destinada ao público idoso maior de 60 anos e profissionais da saúde.

Com isso, a partir de segunda-feira (06), a vacina contra influenza passa a ser ofertada exclusivamente nas salas de vacina das 63 unidades básicas (UBS) da cidade. Os postos volantes criados com auxílio de parceiros, como os drives na Arena das Dunas, Nélio Dias, Via Direta e pontos da Cruz Vermelha, Hospital Varela Santiago e Praça Augusto Leite, deixam de funcionar a partir de hoje. A SMS Natal ainda ressalta que as doses não combatem o novo coronavírus.

“Vamos continuar a vacinação nas unidades básicas para atender a demanda remanescente de 10% do público idoso e profissionais da saúde que ainda não compareceram nessa primeira etapa. Também vamos garantir as doses destinadas para os condomínios cadastrados na plataforma do Lais onde os síndicos solicitaram a imunização nos imóveis, que recebe até 05 de abril novas solicitações; é possível requisitar esse serviço através do site natalvacinacaoidosos.lais.huol.ufrn.br “, destaca Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

A campanha continua até 22 de maio de acordo com o cronograma pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo de 16/04 a 08/05 destinada a profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; de 09/05 a 22/05 voltada a professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto até 45 dias, pessoas de 55 a 59 anos sem doenças crônicas, pessoas com deficiência e população indígena em geral. Mais de 250mil pessoas estão aptas a receber a vacina em Natal.

Opinião dos leitores

  1. Cadê a preocupação com o Coronavírus? Se já haviam filas de espera dentro dos veículos, e que chegavam até uma hora, porque sujeitar idosos ao confinamento dentro de um unidade de saúde para escapar do sol e da chuva? A coisa está feia para os idosos, pois correrão o risco de adoecer pegando calor e chuva além do risco de contágio do Coronavírus dentro da própria unidade de saúde.

    1. Nem todo idoso tem carro pra seguir no esquema drive thru, que funcionou bem. Qual a sua sugestão? Ficar só apontando problemas imaginários é irresponsabilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

Foto: Reuters/Adriano Machado

A PF (Polícia Federal) afirmou, em um laudo médico divulgado nesta sexta-feira (6), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de sete doenças crônicas. O ex-mandatário passou por exame clínico e teve os documentos analisados pela corporação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuva alaga e forma correnteza na avenida 27 de março, em Touros

A avenida 27 de março, uma das principais vias da cidade de Touros, também sofreu com a chuva que cai em todo o RN nesta sexta-feira (6). Motoristas que trafegavam pela via precisavam encarar a pequena correnteza que se formou e preocupou uma vendedora de frutas que ficou com receio de ter sua tenda levada pela água.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Alagamento na avenida Nevaldo Rocha, na altura do bairro das Quintas

A Avenida Nevaldo Rocha alagou nos dois sentidos, na altura do bairro das Quintas, em razão da chuva que cai em toda região metropolitana de Natal nesta sexta-feira (6). Apesar do alagamento, o trecho segue transitável, como mostram as imagens divulgadas pelo Via Certa Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veículo cai em buraco em trecho alagado na Avenida Moema Tinoco

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Um veículo caiu em um buraco na Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal, no início da tarde desta sexta-feira (6) chuvosa na região metropolitana da capital potiguar. O acidente ocorreu no trecho das obras inacabadas do Pró-Transporte. Mesmo percebendo o carro preso no local, outros motoristas ainda se arriscavam a passar perto do trecho onde o automóvel ficou preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parceria de Eriko Jácome com o senador Styvenson assegura emenda de R$ 800 mil para o custeio do Grupo Reviver

A luta contra o câncer tem unido dois parlamentares em torno de ações concretas no Rio Grande do Norte. O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e o senador Styvenson Valentim vêm consolidando uma parceria institucional voltada ao fortalecimento de políticas públicas de prevenção, diagnóstico e apoio às pessoas em tratamento contra a doença.

Os dois se reuniram recentemente em Brasília e também em Natal para discutir projetos e estratégias de enfrentamento ao câncer no estado. Como resultado dessa articulação, e a pedido do vereador Eriko Jácome, o senador Styvenson destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil para o custeio do Grupo Reviver no ano de 2026. A instituição é referência na prevenção do câncer de mama e, com a garantia desse custeio, será possível viabilizar a chegada de uma nova carreta de mamografia ao Rio Grande do Norte, ampliando o atendimento em Natal e em diversas regiões do estado.

Segundo a presidente do Grupo Reviver, Dra. Ana Tereza, a segurança financeira proporcionada pela emenda permitirá que, nos próximos dias, a instituição adquira uma nova carreta, fortalecendo ainda mais o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o RN.

A atuação conjunta se destaca não apenas pelo aspecto institucional, mas também pela experiência pessoal que aproxima os dois parlamentares da causa. Tanto Eriko Jácome quanto Styvenson Valentim perderam suas mães para o câncer e conhecem de perto a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do fortalecimento da rede de apoio aos pacientes e familiares.

À frente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome tem se destacado pela defesa de projetos voltados à saúde, com atenção especial às políticas de prevenção e ao cuidado com pacientes oncológicos. Já o senador Styvenson Valentim tem direcionado recursos e articulado investimentos para novos hospitais, além de fortalecer instituições e serviços de saúde em todo o Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRÂNSITO EM NATAL: STTU informa vias intransitáveis e congestionadas em razão das chuvas intensas

Foto: reprodução/Via Certa Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (6), um boletim atualizado sobre a situação do trânsito em Natal após as chuvas registradas nas últimas horas. Segundo a Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT), quatro vias permanecem intransitáveis por alagamentos, enquanto outras oito apresentam condições de tráfego, ainda que com atenção redobrada por parte dos motoristas.

De acordo com o levantamento das 13h, estão intransitáveis:

Avenida Solange Nunes, em frente à Unimetais;

Avenida Café Filho com Mor Gouveia;

Avenida João Medeiros com Moema Tinoco;

Avenida João Medeiros, em frente ao Norte Shopping.

Já os pontos transitáveis incluem os seguintes trechos:

Avenida Nevaldo Rocha com a Avenida Coronel Estevam;

Avenida Amintas Barros com a Rua Bom Pastor;

Avenida da Integração, nas proximidades da Lagoa do Jacaré;

além de pontos da Avenida Capitão-Mor Gouveia, Rua Ângelo Varela com a Avenida Hermes da Fonseca, Rua São João, no Canto do Mangue, e Rua Almino Afonso, na Ribeira.

O boletim aponta ainda que o trânsito segue fluindo nos dois sentidos da Avenida Senador Salgado Filho, enquanto a Ponte Newton Navarro apresenta congestionamento em ambos os sentidos.

Já na Avenida Felizardo Firmino Moura, o sentido Zona Norte registra congestionamento, com tráfego intenso no sentido Centro. A STTU informou que não há registros de sinistros até o momento.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA LARANJA: Inmet emite aviso de chuvas intensas de até 100mm por dia em todo do RN

Imagem: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte.

O alerta é válido até as 10h do domingo (8). As chuvas podem chegar até 100mm por dia.

O Inmet recomenda:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF diz que foram encontradas alterações neurológicas em exame de Bolsonaro

Foto: REUTERS/Mateus Bonomi

Em lauro médico divulgado nesta sexta-feira (6), a PF (Polícia Federal) afirmou, que foram encontradas alterações neurológicas em exames do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha, em Brasília.

“O histórico de queda recente e desequilíbrio ao deambular direcionou a perícia para um exame neurológico cuidadoso. Dessa forma, foram encontradas alterações neurológicas no exame físico e aventadas hipóteses relacionadas com as demais informações coletadas do caso”, diz a PF.

Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve no início deste ano ao cair durante a madrugada e bater a cabeça em um móvel na sua cela, quando ainda cumpria pena na Superintendência da PF (Polícia Federal), em Brasília.

“Há possibilidade de déficit de micronutrientes, especificamente hipovitaminose do complexo B (principalmente vitamina B12 e ácido fólico), haja vista a idade, DRGE com uso crônico de inibidor da bomba de prótons e constatação de uma dieta pouco variada e pobre em frutas, verduras, legumes, laticínios, ovos e outras proteínas” continuou a PF.

“Outra hipótese é a interação medicamentosa, haja vista o periciado fazer uso de diversos fármacos, condição chamada de polifarmácia e que é fator extrínseco reconhecido para o aumento do risco de eventos adversos”, prosseguiu.

A corporação ainda afirmou que “o uso concomitante especialmente de medicamentos que atuam no sistema nervoso central e cardiovascular cria, portanto, um cenário farmacológico de risco, no qual os possíveis efeitos adversos — sedação, letargia, tontura, lentificação psicomotora e hipotensão postural — apresentam relação com o risco de queda”.

O documento da PF constatou que o ex-presidente tem recebido tratamento médico adequado na Papudinha, onde cumpre pena desde 15 de janeiro. Com o resultado, as chances de Bolsonaro ser transferido para uma prisão domiciliar fica mais distante.

Manifestação sobre o laudo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestem, em até cinco dias, a respeito do laudo médico realizado pela PF no ex-presidente. Na manifestação, ambos também podem pedir complementações.

No despacho, ele diz ainda que não há “qualquer necessidade de manutenção do sigilo da documentação juntada pela Polícia Federal”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: chuva deixa ruas alagadas em Ceará-Mirim

A cidade de Ceará-Mirim registrou uma forte chuva nesta sexta-feira (6).

O volume de água causou transtornos em alguns pontos, com ruas alagadas e dificuldades no trânsito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Chuvas trazem alívio ao interior do RN e acumulado já passa de 110 mm em Caicó

Imagens publicadas nas redes sociais, nesta sexta-feira (6), mostram o resultado das chuvas no interior do Rio Grande do Norte. Segundo Marcos Dantas, responsável pela gravação do vídeo, em Caicó o acumulado já passa dos 110 milímetros

Veja:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta sexta-feira (6), um alerta laranja de chuvas intensas válido para todo o Rio Grande do Norte, com grau de severidade classificado como perigo.

O aviso entrou em vigor às 9h25 e segue até as 10h do domingo (8), indicando a possibilidade de acumulados elevados de chuva e ventos fortes em todas as regiões do estado.

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *