Diversos

FOTO: “Natal Original” na Árvore de Mirassol oferece um mix de produtos artesanais

20450Foto: João Maria Alves

Além de um parque de diversões para a garotada, praça gastronômica e a arena de espetáculos teatrais do “Natal em Cena”, a Árvore de Mirassol oferece ainda para toda a família uma feira mix de artesanato que reúne cerca de 200 produtores locais.

Como você já deve ter notado, a feira é uma extensão da loja “Natal Original”,  mantida pela Prefeitura do Natal, que desde setembro deste ano voltou a funcionar de maneira fixa na árvore, sempre de terça a domingo, entre 13h e 21h.

Basta uma volta pelo espaço, para se encantar com alguma bijuteria, almofada personalizada, caderno feito a mão, boneca de pano, tela ou outro suvenir autoral, critério básico para que o artesão seja selecionado pela curadoria especializada da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural Capitania das Artes.

“Nós priorizamos sempre essa marca autoral, inclusive não permitimos que um artesão venda o trabalho de outro, mesmo que a linha seja parecida”, enfatiza Katia Collier, responsável pela ação. “Cada produtor precisa produzir e comercializar sua própria arte”, completa.

Ainda de acordo com Katia, 100 artesãos estão dentro da loja e mais 100 estão na área externa, onde está montada a feira. “Eles estão vendendo bem; alguns produtos mais que outros, é verdade, mas este é um momento esperado por eles durante todo o ano”, assegura.

NATAL ORIGINAL

Muito embora a feira mix chegue ao fim no dia 11 de janeiro, a loja “Natal Original” vai continuar no espaço, sempre selecionando a cada 30 dias novos artesãos para ocupar o local, de acordo com a curadoria da Secult/Funcarte.

“Nós realizamos um chamamento público a cada 30 dias, mas, dependendo do trabalho do artesão, ele pode ficar por mais tempo que o previsto no edital. Se o trabalho dele for extremamente autoral, então ele fica. A dica é investir na originalidade do que você faz, até porque a loja precisa estar sempre atraente para o consumidor, oferecendo boa variedade”, explica Katia.

A “Natal Original” já pode ser considerada um caso de sucesso no segmento, visto que movimentou mais de R$ 26 mil reais apenas no seu primeiro mês de funcionamento. “Como o espaço também tem o apoio do Sebrae, então nós servimos como uma incubadora para esses produtores, porque ao final do prazo chamamos todos os artesãos para conversar pessoalmente, inclusive os que venderam menos, justamente para tentar apontar os caminhos”, conclui.

O que? Feira Mix de Artesanato da Árvore de Mirassol
Até quando? 11 de janeiro
Que horas? Das 16h às 22h
Entrada gratuita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro volta a ser internado neste domingo (5) em Manaus após infecção na perna e no braço

Foto: Reprodução/ Facebook

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser internado em Manaus neste domingo, 5, para tratar uma infecção de pele, depois de passar pelo hospital e receber alta no último sábado, 4, pelo mesmo problema. O ex-presidente está no Amazonas desde a sexta-feira, 3, encontrou-se com aliados políticos no Estado e participou de um evento do PL com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), que é aliado do ex-presidente e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Bolsonaro está em um hospital da capital amazonense para receber tratamento contra uma erisipela, uma infecção de pele que atinge o braço e a perna do ex-chefe do executivo.

Neste sábado, 4, durante o evento estadual do PL Mulher, Bolsonaro discursou aos apoiadores com o braço enfaixado, e afirmou que havia sido internado, no Hospital Santa Júlia de Manaus, com erisipela e desidratação. Ele voltou ao centro médico na manhã deste domingo e ficará sob observação.

“Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer. Então já estou medicado, tranquilo, pronto pra outra. Valeu, Amazonas” afirmou o ex-presidente ao sair do hospital no sábado.

Segundo Alberto Neto, Bolsonaro deve retornar para Brasília na segunda-feira, 6. “O ex-presidente retornou ao hospital para continuar a medicação e permanece em observação para melhor evolução do quadro clínico”, afirmou o deputado.

Por ser uma infecção bacteriana, a erisipela é tratada com antibióticos. Dependendo da gravidade do quadro, os sinais de melhora começam a aparecer a partir de 48 horas do início da medicação.

Não é a primeira vez que o ex-presidente enfrenta um episódio com essa infecção de pele. Em novembro de 2022, quando ainda era presidente da República, Bolsonaro cancelou agendas pelo mesmo problema. À época, o então vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que a doença impedia o então presidente de vestir calças.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Milhares norte-americanos alegam que EUA ignoraram efeitos da vacina contra covid e buscam compensação

Foto: Mat Napo/Unsplash

Milhares de norte-americanos que alegam ter sofrido com efeitos adversos das vacinas contra a covid-19 dizem que foram negligenciados pelo governo dos Estados Unidos e as autoridades de saúde. Segundo uma investigação do jornal New York Times, dos 270 milhões de vacinados até abril de 2024, cerca de 13.000 buscaram compensação por lesões possivelmente relacionadas aos imunizantes, mas apenas 47 foram considerados elegíveis.

A preocupação com efeitos colaterais graves decorrentes das vacinas contra o coronavírus ressurgiu nesta semana, quando a farmacêutica AstraZeneca reconheceu em um processo judicial a possibilidade de efeitos adversos raros ligados ao seu imunizante.

A vacina, que está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, não é permitida nos EUA. No país, 677 milhões de doses de vacinas contra a covid foram administradas, com aprovação da FDA (Food and Drug Administration) para apenas 5 variações: Comirnaty, Moderna, Novavax, Pfizer-BioNTech e Spikevax.

Segundo o jornal, autoridades federais de saúde asseguraram que os efeitos colaterais graves eram raros e que a vigilância era eficaz na detecção de problemas. No entanto, profissionais da área agora expressam arrependimento pela falta de transparência quanto aos efeitos adversos das vacinas. Janet Woodcock, comissária interina da FDA em 2021, afirmou acreditar que alguns vacinados sofreram reações incomuns, mas que “que mudaram suas vidas”.

Durante mais de um ano, o New York Times entrevistou 30 pessoas que alegaram ter sofrido efeitos adversos das vacinas contra a covid. Elas relataram uma variedade de sintomas, alguns neurológicos, autoimunes e cardiovasculares.

Leia alguns relatos:

  • Shaun Barcavage (54 anos): teve aumento da frequência cardíaca ao ficar em pé depois da 1ª dose da vacina contra a covid, indicando síndrome da taquicardia ortostática postural. Ele também sentiu dor nos olhos, boca e genitais, e continua com zumbido nos ouvidos;
  • Renee France (49 anos): desenvolveu paralisia de Bell –uma forma de paralisia facial, geralmente temporária– e uma erupção cutânea depois da vacinação, com médicos desconsiderando a conexão com as vacinas contra a covid. A erupção cutânea, um surto de herpes-zóster, a deixou debilitada por 3 semanas;
  • Michelle Zimmerman (37 anos): sentiu dor intensa irradiando do braço esquerdo até a orelha e pontas dos dedos após receber a vacina da Janssen. Em poucos dias, tornou-se extremamente sensível à luz e teve dificuldade em lembrar fatos simples, sendo posteriormente diagnosticada com danos cerebrais.

Ainda segundo o jornal, as autoridades federais de saúde dos EUA ainda não acreditam que as vacinas contra a covid tenham causado as doenças relatadas.

Embora possam causar reações transitórias como fadiga e febre, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em português) documentou oficialmente só 4 efeitos colaterais graves e raros, incluindo síndrome de Guillain-Barré e distúrbios de coagulação sanguínea associados à vacina da Janssen. Também foi relatado inflamação cardíaca relacionada às vacinas da Pfizer-BioNTech e Moderna.

Mas as autoridades norte-americanas enfrentam dificuldades na identificação de possíveis efeitos secundários das vacinas por causa da fragmentação do sistema de saúde nos EUA, o que complica a detecção de reações extremamente raras.

New York Times analisou como países com sistemas de saúde centralizados abordaram os relatos de efeitos colaterais graves das vacinas contra a covid-19. Por exemplo, em Hong Kong, o governo examinou os registros médicos dos pacientes após a vacinação e incentivou a população a relatar quaisquer problemas, inclusive oferecendo compensações financeiras.

Especialistas afirmam que essa abordagem resultou na identificação de reações adversas que poderiam passar despercebidas de outra forma.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. 47 em 270 milhões…
    A campanha antivax da galera da terra plana continua…
    Quantos mais teriam morrido sem a vacina?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

Candidatos desavisados vão a local de prova tentar fazer ‘Enem dos concursos’ neste domingo (5); provas foram adiadas devido à tragédia no RS

Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Candidatos do CNU (Concurso Nacional Unificado) –conhecido também como Enem dos concursos– chegaram na manhã deste domingo (5) aos locais de prova e foram surpreendidos com portões fechados e instituições vazias.

A surpresa infeliz acontece após o adiamento da prova, anunciado na sexta (3) pela ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A decisão foi tomada após chuvas deixarem mortos no Rio Grande do Sul e temporais atingirem Santa Catarina nos últimos dias.

Os inscritos afirmam que não souberam do anúncio e que não houve notificação da mudança na data.

“Tomei um susto, dei diversas voltas no quarteirão para ter certeza que não estava errando o local da prova, eu não vi nenhuma notícia, não recebi nenhuma notificação ou email, só descobri agora que foi adiada”, disse Aline Kalafi, 32, uma das candidatas que não soube do adiamento.

Kalafi, que é nutricionista, afirma que estava se preparando para o “Enem dos concursos” desde sua inscrição e que não viu o tema sendo repercutido em jornais ou redes sociais.

Alguns candidatos da seleção compartilharam o choque do adiamento X, antigo Twitter. Entre os comentários, o mais comum aponta a falta de comunicação do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) sobre o adiamento.

A pasta responsável pela organização do concurso informou que enviou, no sábado (4), email aos candidatos avisando do adiamento da prova e a não-realização do mesmo na data prevista. O MGI foi procurado pela reportagem da Folha de S. Paulo, mas ainda não respondeu.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Típica coisa de bolsonarista. “Não ao vou ler notícias pois falam mal do meu mito” aí ficam desinformados. É bom que caia questões sobre a atualidade. Que a economia está crescendo, combustíveis estabilizados, inflação controlada, mais comida na mesa dos brasileiros, presidente preocupado com as enchentes, etc.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

Imagens: Vatican News – Português

O papa Francisco rezou pela população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul durante a oração Regina Caeli deste domingo, 5. Diversos brasileiros estavam reunidos na Praça São Pedro, segundo informações do próprio Vaticano. Durante a reza, o pontífice recordou o drama vivido pela população gaúcha. Ele também se manifestou por meio das redes sociais.

“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve de abandonar suas casas.”

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, também se manifestou ao Vatican News. Ele descreve a situação considerada ainda caótica.

“Temos várias vilas, bairros completamente debaixo d’água. A cidade de Eldorado do Sul praticamente toda debaixo d água. Em Canoas, tivemos, na noite anterior, que evacuar mais de 50 mil pessoas. O Exército, a Defesa Civil, o pessoal das nossas comunidades, gente de fora do Estado, enfim, é muita gente colaborando. Ainda existe muita gente em cima de telhado de casas, até mesmo árvores, esperando por socorro”, disse o arcebispo.

Com informações de Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuvas em abril foram 17,7% acima da média esperada para o mês no RN

Foto: Beatriz Ribeiro/TV Ponta Negra

As chuvas no mês de abril de 2024 superaram a média esperada em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os acumulados observados ultrapassaram em 17,7%, representando 194 mm de volume acumulado, enquanto que o esperado era de 164,8 mm. Os números são resultado da análise do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) que mostra também o Agreste Potiguar com volumes 36,6% acima da média como o mais chuvoso no período, seguido do Leste Potiguar com 25,7%.

“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) foi o principal sistema de meteorologia causador das chuvas no período, associado ao aquecimento do oceano Atlântico- com temperaturas entre 1ºC e 2°C acima da média- aumentando a umidade que avançou para o território e favoreceu a formação de nuvens de chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Os municípios mais chuvosos no período foram Campo Redondo (Agreste Potiguar)- 332,6 mm e Martins (Oeste Potiguar)- 345,5 mm. No Leste Potiguar os mais chuvosos foram Nísia Floresta- 255,2 mm e São Miguel do Gostoso- 241,8mm. Em Natal, capital potiguar, choveu 284,8mm.

Balanço de janeiro a abril 2024

De janeiro a abril de 2024, choveu no RN 643,8 mm. O acumulado supera em 34,7% o volume esperado para o período, que era 477,8mm. A região com maior acumulado foi o Oeste Potiguar com 709,7 no período, seguido das regiões Central Potiguar com 658,1mm, Leste Potiguar com 650mm e Agreste Potiguar com 557,2mm.

Chuvas no mês de abril de 2024

RN- 194mm
Agreste-181,6mm
Leste- 246,1 mm
Oeste- 194mm
Central- 154,2mm

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista colide e arrasta motocicleta furtada utilizada por bandido que praticava arrombamento em Mossoró

Um homem que praticava arrombamento na região do Campos do Conde em Mossoró foi preso na manhã deste domingo (5). Segundo informações do blog ‘O Câmera’, a motocicleta possuía queixa de roubo e estava com a placa adulterada. O ladrão foi preso e encaminhado para a delegacia e o material furtado foi apreendido.

A prisão do indivíduo foi realizada por um Guarda Civil Municipal que estava de saída de casa para o trabalho. Ele narrou o ocorrido. E contou que enquanto aguardava a chegada de uma viatura de apoio teve seu carro particular atingido por um motorista que conduzia uma Hilux.

“Quando o ladrão me viu, fugiu e eu saí atrás dele. Ele estava com material roubado. Eu já sabia que estavam acontecendo vários arrombamentos na região”, disse. O guarda também falou que quando chegou próximo à uma universidade particular pediu para o ladrão parar e abordou o sujeito que acabou confessando que havia arrombado um container.

“Eu pedi o apoio da viatura e enquanto ela chegava, um carro colidiu com o meu, arremessando a 20m de distância e em seguida saiu arrastando a moto em que o infrator estava, até a BR-304”, explicou. A Hilux foi encontrada fechada e abandonada pelo motorista que deixou o local.

Imagens: O Câmera

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas do Salgado Bomba e Tarioba ao molho no Papo de Fogão pelo Brasil

SALGADO BOMBA

Ingredientes:
Massa
1 batata inglesa cozida e amassada
20g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de margarina
3 gemas
500 ml de leite
1 kg de farinha de trigo

Recheio
600g de presunto em cubos
300g de muçarela em cubos

Empanamento
3 claras de ovo
Óleo para fritar
400g de farinha de farinha panko

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e reserve.
Bata os demais ingredientes da massa no liquidificador até ficar um liquido homogéneo e adicione ao trigo.
Misture e sove com a mão, até a massa ficar bem lisa.
Deixe descansar por cerca de 15 minutos.
Divida a massa em 15 porções e abra cada uma delas na mão, formando círculos.
Recheie com o queijo e presunto e feche como se fosse uma coxinha.
Em seguida modele para virar uma bola.
Deixe descansar por mais 15 minutos.
Em seguida, passe as esferas nas claras de ovo e depois na farinha panko. Frite as bombas em óleo a 170°C por cerca de 7 minutos de cada lado, até dourar.

Tempo de preparo: 50 min
Tempo de cozimento: 14 min

DICA RÁPIDA

TARIOBA AO MOLHO

Ingredientes:
500g de Tarioba(marisco lambão) com casca
150g de cebola picada
150g de tomate picado
1 pimentinha
1 limão
1 maço de cheiro-verde picado
1 fio de azeite
1 colher de chá de colorau
400ml de leite de coco
Sal a gosto

Modo preparo:
Refogue os temperos com azeite e adicione o colorau.
Acrescente as tariobas, sal e limão a gosto, deixe refogar por 5 min, em seguida adicione o leite de coco, finalize com o cheiro-verde.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 30 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aeronáutica abre licitação para comprar picanha, camarão e salmão

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, abriu uma licitação de quase R$ 10 milhões para comprar, entre outros alimentos, itens de luxo como camarão, filé de salmão, picanha e até perus inteiros.

Os alimentos serão adquiridos para abastecer o Grupamento de Apoio de Belém e as unidades apoiadas. No total, o FAB estima gastar exatos R$ 9,96 milhões com a compra.

Ao todo, a licitação prevê a compra de 62 itens. Só na compra de camarão branco seco, de tamanho médio, deverão ser gastos R$ 178,7 mil, com parte da compra sendo reservada para microempreendores e cooperativas.

Já em picanha, a licitação prevê um gasto de R$ 109,8 mil. Filés de salmão, por sua vez, custarão R$ 103,6 mil. A previsão do gasto com perus inteiros é de R$ 23,8 mil e com Chesters, de R$ 44,3 mil.

A licitação ainda prevê a compra de carnes menos nobres como coxas e sobrecoxas de frango, coxão mole e coxão duro, almondegas, lagarto, alcatra, vísceras e filé de pescado.

Veja alguns itens que a Aeronáutica prevê na licitação:

  • Camarão seco tamanho M (médio) com cabeça e casca: R$ 178,7 mil
  • Carne bovina desossada tipo picanha congelada: R$ 109,8 mil
  • Filé de salmão congelado, com pele: R$ 103,6 mil
  • Peru inteiro temperado congelado: R$ 23,8 mil
  • Chester congelado: R$ 44,3 mil
  • Carne bovina desossada tipo coxão mole (chã) congelada : R$ 1,1 milhão
  • Carne bovina desossada tipo alcatra congelada: R$ 1,2 milhão

Outro lado

A coluna do jornalista Igor Gadelha procurou a Aeronáutica para entender a necessidade de comprar itens como picanha e camarão para o Grupamento em Belém, mas obteve retorno. O espaço segue aberto.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Coitadinhos dos graduados, vão processar todas essas iguarias, só podendo por as mãos, comer mesmo kkkkk só os oficiais. Pobre é igual a cachimbo, sp serve para levar fumo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Concordando ou não, brasileiros têm direito de ouvir Bolsonaro falar, diz Musk

altFoto: reprodução/X

Elon Musk divulgou em suas redes sociais uma chamada para a entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) com Mario Nawafal. Em sua publicação, o empresário afirmou que os brasileiros têm “o direito de ouvi-lo falar”.

A entrevista, na noite de sábado, 4, foi transmitida via plataforma Spaces, disponível dentro do X, e só pôde ser acessada com serviço de VPN.

“Quer você concorde com Bolsonaro ou não, o povo do Brasil tem o direito de ouvi-lo falar”, escreveu Musk.

Durante a live, o ex-presidente afirmou que o objetivo do governo do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é “destruir a direita no Brasil”. Ele não citou o magistrado nominalmente e se referiu a ele como “um juiz que preside o [TSE] Tribunal Superior Eleitoral”.

Bolsonaro também defendeu Elon Musk e acusou o Judiciário brasileiro de censurar políticos e perfis de direita.

“Eu passei quatro anos sendo acusado de pregar a censura. Durante a campanha eleitoral, quase todas as páginas derrubadas foram as que me apoiaram durante as eleições. Agora a censura está se expandindo no Brasil.”

O ex-presidente afirmou, ainda, que os manifestantes que participaram do 8 de Janeiro eram “baderneiros sem comando” e voltou a dizer que não teve nenhuma participação na depredação da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Também comparou o episódio à invasão ao Congresso dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021. Segundo Bolsonaro, ambos os acontecimentos foram espontâneos e sem um comando central.
Com informações de Poder 360 e O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Os brasileiros não têm que ouvir asneiras de um palhaço que teve um desgoverno tão bom que não foi reeleito. Pq Musk não veio mora no Brasil entre 2019 e 2022??? Provavelmente deixou de ganhar alguma coisa por aqui para falar tanto do Mito.

  2. ✅A Starlink, internet via satélite do empresário Elon Musk, é a única funcionando em áreas de resgate no Rio Grande do Sul. A empresa foi atacada pela esquerda e imprensa tentando vinculá-la a garimpos ilegais no norte do país.
    ✅ TÁ AÍ, BANDO DE JUMENTOS, CRITIQUEM AS PESSOAS QUE REALMENTE MOVEM O MUNDO! ACEITA QUE DÓI MENOS!

    1. A internet NÃO SALVA NINGUÉM, jumento!
      O que salva são recursos (comida, água, etc) e ações (com barcos, helicópteros, etc).
      E isso o governo está providenciando (e não andando de jet-sky)!

    2. Salva não? Qual é o meio de comunicação utilizado na atualidade, até pra enviar dinheiro? Jumento é você, cavalo batizado! Viandado.

  3. A diferença entre um ESTADISTA e um VAGABUNDO:
    LULA leva Lira, Pacheco e Fachin em um grande acordo nacional para SALVAR os gaúchos.
    O vagabundo passeava de jet-ski e lamentava interromper as férias.

    1. Deixe de esfregar a verdade nas fuças da gadaiada que eles vão passar o dia mugindo e bostejando por aqui…

    2. Deixar de conversar merda, analfabeto desinformado, olhe as qualidades que estão acompanhando o ladrão.

    3. Tú torce por quem, Inter ou Grêmio ? Pelo povo brasileiro sei que não é !

    4. Só pelas companhias já dá pra saber quem é a quadrilha da gestão. Diga-me com quem andas que digo quem és kkkk. O cara se orgulhar por umas companhias dessas, só sendo um jumento batizado.

    5. LULA recebeu quase 4 MILHÕES DE VOTOS DOS GAÚCHOS. OBRIGADO POR AJUDAR A SALVÁ-LOS, PRESIDENTE! ORGULHO DO LULA!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil registra quase 2 milhões de casos de estelionato; número quadruplicou nos últimos 5 anos

Foto: Freepik

O número de estelionatos quadruplicou, nos últimos 5 anos, no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Em todo o país, foram registrados quase 2 milhões de casos por ano – em média, 208 por hora. Ainda conforme o levantamento, só em 2022, houve um aumento de 38,5% neste tipo de crime, em relação ao ano de 2021.

Os principais alvos dos criminosos são idosos, como a dona Miriam. Após receber uma suposta mensagem da filha, pedindo dinheiro, ela não pensou duas vezes para fazer a transferência. “Ela falou ‘mãezinha’, e eu falei ‘bom, é minha filha, né?'”, lembrou a empresária. “Mãezinha, você pode mandar mais R$ 1.500, porque tem mais uma coisa, e eu não estou conseguindo liberar meu cartão”.

Ao todo, foram quatro transferências para os golpistas. O perfil da filha de Miriam tinha sido clonado por criminosos. O prejuízo chegou a R$ 8 mil. “Eu fiquei abalada, emocionalmente, porque você se sente fragilizada”, acrescentou a empresária.

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem mensagens de golpistas com ameaças. Em uma delas, o texto informa que será feita a “penhora de contas vinculadas ao CPF” da vítima, devido a um “protesto em cartório”. Em outra, o estelionatário afirma que existe um “juízo arbitral requisitado com pedido de penhora de contas e bens”.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. Tudo isso porque vem sempre aumentando a malandragem, e a falta de coragem para se trabalhar e arrancar o seu sustento e sustento da família, na labuta diariamente. O crime de esteleonatário vem aumentando cada dia , porque a pena é branda, dizem-se porque o sujeito não usa arma, mas é demais perigoso usando uma boa conversa e bem vestido consegue burlar as pessoas principalmente as idosas. Em nosso pais cada dia vem se facilitando as coisa para os bandidos, esse tipo de golpe, acho que não precisa nem ir a audiência de custódia. Esses bandidos não querem trabalhar, mesmo sendo o Brasil, um País que existem aproximadamente 12 milhões de desempregados, em um universo de 211 milhões , portanto 5.68% de desempregado, um percentual bastante elevado, porém para quem desejar trabalhar mesmo com essa dificuldade toda, tem trabalho, só que esse golpistas querem as coisas fáceis , Todavia sou a favor a pena de morte, mesmo sabedor que iriam morrer mitos inocentes, mas com uma polícia eficiente e investigações bem executadas , tudo iria melhorar. Vamos para frente , muda Brasil. Fora Lula e todos os bandidos.

  2. No entanto, o maior estelionatário está no campo eleitoral: o Lula prometeu picanha e está entregando jerimum.

    1. Desse jeito Lula vai quase se igualar as promessas não cumpridas pelo MITO…

    2. E fumo do grosso. E seus comparsas ou idiotas inúteis ainda batem palmas.

  3. BG, tem notícias daquele “CrenteTrader? Que no fim das contas nem era crente, nem trader…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *