Natal terá dois drive-thrus de vacinação contra Poliomielite na quinta, sexta e sábado

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), vai ampliar a oferta da vacinação contra a poliomielite, destinada a crianças de 01 a menores de 05 anos, com drives-thrus nas zonas Norte e Sul da cidade. A ação acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, quinta e sexta, no Ginásio Nélio Dias, e no sábado (28) no Arena das Dunas; sempre das 08h às 16h.

Para receber a imunização, é necessário levar a carteira de vacinação e, tanto os pais, como as crianças, devem permanecer dentro do veículo durante todo o trajeto. Atualmente, a capital registra imunização de 19.064 das crianças, quando a meta estabelecida pelo Ministério da Sáude é de 43.106 crianças. Paralelo à ação dos drives, a Campanha de Vacinação segue até dia 30 deste mês em todas as salas de vacina do município.

No Nélio Dias, o acesso dá-se pela Rua da Mutamba, com percurso até o portão 05 (contra-fluxo do Centro Covid) e saída pela Rua do Baião, via lateral do ginásio. No Arena das Dunas, a entrada acontece pela rua projetada no portão P2, entre a Prudente de Morais e a BR 101, seguido de trajeto sinalizado até o portão CC com área de vacinação no estacionamento interno e saída pelo portão E1 na marginal da BR. Vale ressaltar que um dos objetivos do drive, além de facilitar esse acesso, é evitar aglomerações, por isso recomenda-se que no máximo 5 pessoas estejam dentro dos carros.

“Reforçamos o alerta aos pais e responsáveis das crianças para manter essa e outras vacinas em dia, pois é muito importante garantir que doenças já erradicadas não voltem a aparecer na população por falta de um cuidado básico. Vacinar é prevenir”, comenta George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal. “Essa é uma ação para chamar a população e facilitar essa imunização, sem que as pessoas desçam do carro, pois ainda estamos com cerca de 45% da meta atingida. No ato da vacina, o profissional de saúde também vai verificar se falta alguma dose para a criança e orientar a busca da unidade mais próxima para realizar essa atualização quando necessário”, indica Rayanne Araújo, secretária adjunta da SMS Natal.