Depois de passar a tarde desta quinta-feira (24/7) na sede do Partido Liberal (PL) em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não está claro o que ele pode ou não dizer. A fala diz respeito às medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre as medidas, estão a proibição do uso de redes sociais por parte de Bolsonaro. A divulgação de falas do ex-presidente por terceiros na web também está proibida.
“Não está claro o que eu posso ou não falar. (..) Eu aguardo os meus advogados, que são muito bons, são renomados. Vão me dar um parecer amanhã. Tenho prazer de falar com vocês. Eu não posso errar. Gostaria de falar com vocês, o que vai acontecer depois a gente não sabe”, disse Bolsonaro.
Nesta quinta, Alexandre de Moraes descartou decretar a prisão de Jair Bolsonaro (PL). Após receber justificativa da defesa do ex-presidente e observar um recuo na postura de Bolsonaro, Moraes ressaltou em decisão que “houve descumprimento da medida cautelar” por ele imposta, mas de maneira isolada.
Assim, neste momento, não há, segundo o ministro, a necessidade de converter as cautelares em prisão preventiva. No entanto, “se houver novo descumprimento, a conversão (em prisão) será imediata”, adverte Moraes.
O magistrado manteve ainda todas as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, como a tornozeleira eletrônica e a proibição de publicar entrevistas relacionadas aos fatos das investigações em redes sociais dele ou de terceiros.
Reiterou que não há proibição para que Bolsonaro dê entrevistas ou faça discursos públicos ou privados. Alertou que a prisão será imediata em caso de descumprimento.
A decisão de Moraes nesta quinta-feira (24/7) ocorre após Jair Bolsonaro falar com a imprensa, na saída da Câmara dos Deputados, onde participou de uma reunião convocada pelo Partido Liberal (PL), na última segunda-feira (21/7). Na ocasião, o ex-presidente mostrou, pela primeira vez e de forma pública, sua tornozeleira eletrônica.
Bolsonaro, então, teve de se explicar a Moraes sobre suposto descumprimento das cautelares, e a defesa do ex-presidente alegou desconhecimento, ao argumentar que a decisão do ministro relativa à proibição de usar redes sociais ou ter falas transmitidas por perfis de terceiros não era clara.
Em sua manifestação desta quinta, Moraes assinalou: “Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa da ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”.
O despacho de Moraes detalhando as restrições ao ex-presidente foi publicado após questionamento do Metrópoles sobre o temor manifestado pelo ex-presidente de que conceder entrevista poderia levá-lo à prisão.
Cautelares descumpridas
Para Moraes, “efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que as redes sociais do investigado Eduardo Nantes Bolsonaro foram usadas a favor de Jair Messias Bolsonaro dentro do ilícito modus operandi”.
O ministro ainda explicou o que pode ser considerado burla às proibições: “replicação de conteúdo de entrevista ou de discursos públicos ou privados reiterando as mesmas afirmações caracterizadoras das infrações penais que ensejaram a imposição das medidas cautelares, para que, posteriormente, por meio de ‘milícias digitais’, ou mesmo apoiadores políticos, ou ainda, por outros investigados, em patente coordenação, ocorra a divulgação do conteúdo ilícito previamente elaborado especialmente para ampliar a desinformação nas redes sociais”.
Metrópoles
O interessante que a maioria dos candidatos que votaram contra, são do PT, PSOL, não se porquê.
Cadê os burros defensores de ptralhas, cagou no pau a deputada vai leva casete na internet alguns dias
Como vcs sao imbecis. De todo geito esse dinheiro tinha que vir pro rio grande do norte! Essa emenda era antiga. O problema e que ela foi outra vez, para enganar o burro como vcs! Simplesmente, foi so uma troca que fizeram. Mandaram o dinheiro pra cá, mais em compensacão congelaram o salario por 18 meses. Vcs saos uns magotes de retsrdados.
MANDA A filhota de Fátima do PT falar pra pagar OS ATRAZADOS, tá congelado.
Cadê????
Essa criança precisa crescer!!
Filhota de Fátima do PT, só podia da nisso.
Babacas é quem votou, taí, fazendo merda, uma cagada atrás da outra, mas recebendo o vasto salário em dias.
Agora pegue!!
Se lasquem!!
O dela ta garantido.
Melhor deputada frderal do rn
Esta será reeleita sempre.
Sempre nos defende.
COMO VCS SÃO MALDOSOS!! ELA VOTOU CONTRA A MANEIRA COMO ISSO SERÁ FEITO, TENDO QUE CONGELAR SALÁRIOS DE SERVIDORES. BG SEMPRE DANDO NOTÍCIA PELA METADE. APROFUNDE-SE NA MATÉRIA, SEJA UM PROFISSIONAL RESPONSÁVEL!
Ela não tinha poder para alterar o que os outros Estados concordaram. Já existe o plano plurianual que permace+ e deverá ser cumprido. O governo federal não tem mais de onde tirar recursos.
Uma Idiota de um mandato so !!!!
Ja que a materia nao procede..poderia o Blog retirar..isso só denigre a imagem…muito feio
Só me explixar onde não procede. A própria nota da deputada confirma a informação do blog.
Isso é uma lesada. Só sabe gritar LULA LIVRE. Tomara que esse mandato dela acabe logo!!!
Faltou inteligência pra entender o assunto.
Nada anormal na terra de Cascudo basta ver a performance da governadora
Desatentos que aqui comentam: quem aceitaria uma esmola e em troca daria os hospitais e escolas? Acordem!
A ajuda para o estado vai nos prejudicar e muito!
Postura lamentável, que o povo lembre disso mais tarde na hora de votar
Isto é resultado do encontro dela com José Dirceu e Lula, o plano deles é destruír o governo Bolsonaro, por isso ela votou contra, votando a favor ela estaria fazendo com que o governo Bolsonaro der certo, vale até prejudicar o seu próprio estado.
Pq não dão a informação completa, heim,? ela foi contraria a essa PLP 39/2020, pq defendia a votação do texto substitutivo (emenda de plenário n. 31), que garantia mais de 240 milhões a mais ao Rio Grande do Norte e que não atacava o serviço público com a proibição de novos investimentos e com o congelamento de salários – incluindo, por exemplo, de professores e de coveiros.
Politicos Natalenses ou Norte riograndenses sao contra sua propria origem. É uma vergonha. Nada procuram melhorar para uma capital tao bonita e,consequentemente, o estado,no geral. Isso nao é de hoje. Garibaldi,Agripino,Henrique Alves foram negativos para o estado. Ou azar danado !!!! e pena também !!!!
Triste ser representados por uma deputada como está. Eleições viram. Espero que realmente as pessoas lembrem nao só desse fato que envolve essa criatura. É sim os outros aqui pelo blog relatados. É só pesquisar. Que Deus nus ajude.
Como a Sra justifica seu voto, Deputada?
O RN não está precisando desse dinheiro?
Foi pra votar contra seu Estado que a Sra lutou para chegar ao Congresso? Do que o RN precisa, de uma representante que vota segundo a orientação (mesmo ilógica) do seu partido, ou de alguém que vote com independência na defesa dos interesses do seu Estado? Que pena!
Essa incompetente já podia ter sido
enviada para a Venezuela, Cuba ou para a PQP, pois é uma insignificante para o Estado do RN.
Se fosse pro MST ela adoraria …. tai o que esse povo elegeu como representante do RN. Eu tenho nojo dessa louca
Ela virou bolsonarista ?
Em Mossoró, por exemplo, teve até manifestação verde e amarelo contra a vinda desses recursos.
Essa deputada é um lixo, assim como a governadora.
Nada de se estranharaaa ela não está passando nenhum tipo de necessidade!! Aliás a única necessidade que ela deve está passando é não ter necessidade alguma!
Realmente o Povo do RN em parte merece isso aí! Eleger uma mulher como deputada federal, é a lástima.
Haja paciência aceitar medidas irresponsáveis tomada por uma parlamentar!
Povo do RN, abram os olhos, não podemos aceitar mais maldades contra o nosso estado. Isso é muita irresponsabilidade contra esse povo tão sofrido! Quê o bom Deus olhe para o nosso povo!
Olha o gado votando contra muuu
BG.
Essa patricinha caviar o que faz é atrapalhar, querendo ser prefeita de Natal, seria uma nova Luisiane de Fortaleza
Deve ter uma "ótima" desculpa !
A desgraçada sem futuro, e mais s futuro , e quem vota nela
Uma vergonha para o Estado.
Quem vai pagar essa conta são os servidores de baixo escalão. Pergunte as causas da deputada antes…
Ele sabe…
Pelo amor de Deus! É o fim do mundo. Ser representante do povo do RN e votar contra o povo e o seu estado. Ridículo!!!!
Bonitinha, mas ordinária.
Essa é a q se fala pra ser candidata do PT a prefeitura?!
Pucaridade.
Deputada fraca, politcagem barata dessa senhora, o fruto de não saberem votar, e eleger qualquer um. Alguem mande essa senhora descer do palanque!