Política

Natália Bonavides nega que votou contra socorro aos estados e municípios

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) entrou em contato com o BG e alegou não ter votado contra o socorro do Governo Federal aos estados e aos municípios. Ela esclarece em nota ter apoiado a aprovação de um projeto substitutivo que previa ajuda por seis meses e garantia mais recursos ao Rio Grande do Norte.

O que a deputada não conta em sua nota é que o PLP 39/2020, aprovado no Senado e enviado para votação final na Câmara, foi resultado de entendimento entre Governo, Congresso, governadores e prefeitos por se tratar de uma alternativa viável que não representa um grave desequilíbrio nas finanças da União.

Ao insistir no substitutivo que só seria apreciado se o Projeto de Lei 39/2020 fosse rejeitado, a deputada terminou, sim, votando contra o socorro da União aos estados e municípios. A absoluta maioria dos deputados federal aprovou o PLP 39/2020 e garantia uma providencial ajuda aos estados, incluindo o nosso RN, governado pelo PT da deputada.

SEGUE NOTA DA DEPUTADA NATÁLIA BONAVIDES

Não procede a informação divulgada neste veículo, de que a deputada Natália Bonavides (PT/RN) foi contra o socorro do Governo Federal para o estado do RN e para os 167 municípios. Muito pelo contrário, a deputada defendeu um outro texto que garantia mais de 240 milhões de reais a mais para o Rio Grande do Norte.

O texto que acabou de ser aprovado na Câmara (PLP 39/2020) teve dois aspectos extremamente negativos: fez o Rio Grande do Norte perder mais de 240 milhões de reais em recursos para combate ao coronavírus em relação à outra proposta; e trouxe uma série de ataques ao serviço público que pode resultar em seu sucateamento logo quando a população mais precisa.

Com o voto contrário ao PLP 39/2020, a deputada defendeu a votação do texto substitutivo (emenda de plenário n. 31), protocolado pelo PT, que garantia mais de 240 milhões a mais ao Rio Grande do Norte e que não atacava o serviço público com a proibição de novos investimentos e com o congelamento de salários – incluindo, por exemplo, de professores e de coveiros.

A verdade: lutamos para que a Câmara dos Deputados garantisse mais recursos para os estados. Com a proposta aprovada, o RN e seus trabalhadores saíram perdendo.

Opinião dos leitores

  1. Essa Deputada deve ser extirpada da vida pública e politica! O que ela fez foi um crime contra os necessitados do nosso estado, deveria ser presa! Lixo Humano
    Com uma deputada dessa o RN está em maus lençóis…

  2. Quem votou nessa Deputada deve tá mais escondido que os idosos com medo do coronga kkkk muito fraquinha, querendo desmentir a votação eletrônica pqp.

  3. O remendo ficou pior que o rasgo. Votou contra sim e votou porque tudo que for bom para o Brasil e o RN, o PT vai mandar sua récua ir contra.

  4. Kkkk a trabalhadora que nunca trabalhou, essa boyzinha não sabe a cor da carteira de trabalho, só nesse país de MERDA , que uma menina que se diz do partido dos trabalhadores sem nunca ter trabalhado,alguém pode me mostrar a carteira de trabalho dessa moça assinada ? Isso nunca contribuiu com 1 real para a previdência

  5. Eita, o gado voltou pra destilar seu ódio contra o PT mas contra a milícia e os desmando do governo federal q pode levar muita gente a morte essa turma se cala.

  6. Depois da cagada, agora vem a mentira.
    Como não votou??
    Tá registrado.
    Votem 13 babacas.
    Pegue pêia no pé do ouvido, pra largarem de serem babacas, burros.
    Votou contra o RN, votou contra o povo.

  7. Obrigado Natália e PT por defender professor.
    Por defender ollquem pode dar um futuro ao Brasil.
    Sem professor ainda estariamos nu e ao relento!

    1. Pessa pra filhota de Fátima do PT pagar os atrasados, e a reforma da previdência esqueceu???

    2. Já que é pra defender os professores peça a ela pra cobrar de Fátima os 2 meses atrasados dos professores aposentados, e o reajuste do piso salarial de 12,84% dos professores dado pelo governo federal que até hoje a governadora do PT se nega a pagar, alegando não ter recursos mas teve para dá 13,38% de aumento pra quem ganha mais, procurador do estado, defensor público, auditor fiscal, delegado de polícia, gente que ganha 35 mil por mês .

  8. A deputada Natália Lula Fátima Bonavides, chamou o nosso melhor policial civil da história de bandido, sem a menor prova ou amparo legal , mais agora todo o RN e melhor Brasil pode chamar está senhora de fraca.

  9. BG, tente ser imparcial, amigo! Acirramento político não nos leva a lugar algum. Precisamos nos unir. Todos sabem da sua preferência política, mas, em nome do RN, vamos evitar mais acirramentos . Precisamos de paz.

    1. Quem não demonstrou e ser imparcial e votou contra todo o povo do RN foi essa fraquíssima deputada! É isso que dar votar em gente despreparada!

    2. Realmente Marcos Azevedo, votar em gente despreparada é o cúmulo… Só olhar o que o DESgoverno de Bolsonaro está fazendo com o país!

    3. Everton, aqui mesmo no Estado, basta olhar o que DESgoverno de Fátima Bezerra está fazendo com o RN, para ver a que ponto a incompetência chegou. O governo federal tem socorrido, não só o RN, mas a todos os estados da federação. Fátima Bezerra tem feito o que? Não paga os salários atrasados, conforme prometeu em campanha; não construiu o hospital de campanha, pelo contrário, fecha hospitais; não está repassando aos Bancos os descontos em folha dos empréstimos consignados; educação em greve; toca o terrorismo através da secretaria de saúde, com relação ao covid19; se apropria de ações do governo federal como se fossem de sua gestão; não entregou as cestas básicas as às famílias dos alunos da rede estadual… isto, sim, é DESGOVERNO. Procure se informar e deixe de falar besteiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Praia de Ponta Negra às escuras

Imagens: Blog do Bagada

A praia de Ponta Negra tem enfrentado constantes oscilações de energia elétrica na noite desta sexta-feira (21).

Segundo moradores, turistas e empresários da região, foram pelo menos três ocorrências de falta de luz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Corpo de Bombeiros atua em três grandes incêndios em vegetação nesta sexta (21)

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado, na tarde desta sexta-feira (21), para atender três grandes incêndios em vegetação registrados na Região Metropolitana de Natal. As ocorrências mobilizaram diversas equipes e reforçam o alerta para os riscos provocados pelo fogo em áreas secas nesta época do ano.

A primeira ocorrência aconteceu na região do bairro de Emaús, em Parnamirim, às margens da BR. O incêndio atingiu uma área de vegetação seca próxima a edificações e a uma empresa instalada no local. As equipes atuaram rapidamente para conter a propagação das chamas e impedir que o fogo alcançasse as estruturas próximas.

Já a segunda intervenção ocorreu no bairro de Passagem de Areia, também em Parnamirim, onde o fogo se alastrou dentro do Horto Municipal. Uma guarnição do CBMRN conseguiu combater e controlar todo o incêndio, evitando danos maiores ao espaço ambiental.

A terceira ocorrência foi registrada na cidade de Ceará-Mirim, onde quatro equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de brigadistas de uma usina de cana-de-açúcar, combateram um incêndio que avançou rapidamente por um canavial. As chamas chegaram a ameaçar tanques de armazenamento de etanol, o que exigiu uma operação rigorosa e estratégica para garantir a segurança da área.

Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida e nenhuma edificação foi atingida nas três ocorrências.

O CBMRN reforça que é crime ambiental provocar queimadas, bem como atear fogo em lixo ou utilizar fogo para limpeza de terrenos. Além de colocar vidas em risco, incêndios em vegetação podem causar danos ao meio ambiente, à infraestrutura e à saúde da população.

A corporação orienta que qualquer foco de incêndio ou suspeita de atividade criminosa deve ser imediatamente denunciado pelo 193 ou pelos canais oficiais de segurança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudantes protestam em frente ao INEP e exigem anulação do ENEM após suposto vazamento

Foto: reprodução

Estudantes se reuniram em frente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, nesta sexta-feira (21), cobrando o cancelamento do Enem 2025 diante de suspeitas de vazamento de questões. Há expectativa de que outros protestos ocorram em diferentes estados do país.

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) anulou três questões do exame e acionou a Polícia Federal para investigar uma possível fraude. Na última terça-feira (18), o G1 divulgou em reportagem que, às vésperas da prova, um universitário expôs questões muito semelhantes às que foram aplicadas, enquanto oferecia cursos na internet.

Cinco dias antes do Enem, Edcley Teixeira, o suspeito, mostrou em uma live pelo menos cinco questões parecidas com as da prova.

Canal Paulo Mathias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estrutura que pegou fogo na COP30 custou pelo menos R$ 211 milhões

Foto: Douglas Pingituro/Reuters

A construção das estruturas temporárias para a COP30, em Belém (PA), custou pelo menos R$ 211 milhões. Nesta quinta-feira (20/11), parte dessas estruturas — pavilhões da chamada Blue Zone, onde ocorrem as negociações — pegou fogo.

Segundo o Ministério da Saúde, 21 pessoas receberam atendimento médico após o incêndio. Dezenove casos estão relacionados à inalação de fumaça, e duas pessoas tiveram crise de ansiedade, mas não há relatos de feridos ou queimados.

A empresa responsável pelas estruturas temporárias é o Grupo DMDL, de Barueri (SP). Em março deste ano, a DMDL foi declarada vencedora de uma licitação realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), entidade internacional incumbida pelo governo brasileiro de organizar a COP30.

Imagem: reprodução

Além dos pavilhões, o Grupo DMDL também construiu o Hotel Vila COP, um complexo erguido para hospedar as delegações estrangeiras.

A licitação da OEI para a COP30 foi dividida em dois lotes. O maior deles foi o chamado Lote Azul, que diz respeito às estruturas temporárias, como os pavilhões da Blue Zone. O valor inicial deste lote era de R$ 423,5 milhões, mas a DMDL ganhou o certame oferecendo um desconto de 50% em relação ao preço inicial.

Em abril, a OEI confirmou a vitória da DMDL no certame, por R$ 211 milhões. A coluna Andreza Matais procurou a DMDL para comentários, mas ainda não há resposta. O espaço segue aberto.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que quinta-feira é ‘prazo final’ para Ucrânia aceitar plano de paz

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia tem até a próxima quinta-feira (27) para aceitar o plano de paz proposto por Washington para encerrar a guerra. Em entrevista à Fox News Radio, Trump declarou que a data “é o prazo final”, embora admita já ter “estabelecido muitos prazos” no passado.

“Se as coisas estão funcionando bem, você tende a estendê-los”, afirmou o republicano, mas reiterou que considera a data um limite firme. Segundo ele, a próxima quinta-feira é um momento “apropriado” para que Kiev aceite o acordo. Trump também garantiu que não pretende retirar as sanções impostas à Rússia.

Questionado sobre o risco de Moscou atacar países bálticos, disse que “eles serão impedidos” e avaliou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “não está procurando mais guerra”. “Ele sofreu punição. Era para ser uma guerra de um dia que acabou entrando no quarto ano agora”, declarou.

O presidente ainda comentou sua próxima reunião com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, classificando o encontro como potencialmente “muito civilizado”. “Acho que vamos nos dar bem”, disse. Segundo a agenda oficial de Trump, o encontro deve ocorrer no fim da tarde desta sexta (21).

Trump também reagiu ao discurso de vitória de Mamdani, no qual o prefeito eleito fez críticas a ele. O presidente admitiu que o “atingiu um pouco forte” durante a campanha e disse não ter entendido a provocação para “aumentar o volume”. “Não sei exatamente o que ele quer dizer com ‘aumente o volume’ ele precisa ter cuidado quando diz isso para mim”, declarou.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado do PSol quer mudar lema da bandeira do Brasil: “Amor, Ordem e Progresso”

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O deputado Chico Alencar (PSol) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que altera a legislação sobre os símbolos nacionais para modificar o lema inscrito na Bandeira do Brasil. A proposta substitui a expressão “Ordem e Progresso” por “Amor, Ordem e Progresso”.

Na justificativa, o deputado afirma que o lema adotado desde a Proclamação da República resumiu de forma parcial a frase positivista “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.

O parlamentar sustenta que a inclusão da palavra “Amor” busca restabelecer a formulação completa descrita por Teixeira Mendes, filósofo positivista que propôs o lema “Ordem e Progresso” na bandeira nacional.

O texto também determina a atualização do dispositivo legal que regulamenta detalhes gráficos da bandeira.

Segundo o projeto, a alteração recupera a formulação original do lema positivista, concebida por Teixeira Mendes no fim do século XIX.

A proposta aguarda tramitação na Câmara dos Deputados, após registro eletrônico de apresentação em 18 de novembro de 2025.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motociclista morre decapitado após colisão frontal na RN-118, em Jucurutu

Foto: PM/Cedida

Um motociclista morreu em um grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (21) na RN-118, em Jucurutu, região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a vítima sofreu decapitação após colidir de frente com um carro. O homem foi identificado como João Cícero de Morais, de 73 anos.

O acidente

Segundo relato do motorista do carro aos policiais, a motocicleta trafegava em alta velocidade e realizava manobras em zigue-zague na pista, no trecho entre Caicó e Jucurutu, quando teria invadido a contramão.

A batida aconteceu em uma curva, a cerca de 1 km da comunidade Aroeira. O condutor do carro não sofreu ferimentos e permaneceu no local até a chegada da polícia para prestar esclarecimentos. O teste do bafômetro realizado nele deu negativo.

Equipes da Polícia Científica foram acionadas para realizar perícia. Os peritos recolheram amostras de sangue da vítima para verificar possível presença de álcool. A investigação ficará a cargo da Polícia Civil.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após visita, Nikolas diz que, se Bolsonaro for preso, pode não sobreviver

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, nesta sexta-feira (21/11), que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja preso, ele pode não conseguir ficar vivo no presídio. O parlamentar encontrou Bolsonaro após ter a visita autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), três meses depois de fazer o pedido.

Bolsonaro cumpre atualmente prisão domiciliar no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, há 109 dias.

Segundo o deputado, não se sabe o que pode acontecer com o ex-presidente. Bolsonaro “pode ir para a cadeia amanhã e, depois, morrer; ninguém sabe o que pode acontecer”, afirmou.

“Está com uma crise forte de soluço. Inclusive, nesta noite praticamente não dormiu — bastante soluço. […] A situação está muito difícil. Tudo isso é decorrente de uma facada”, explicou Nikolas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Esse é o fim para quem se opor ao sistema
    Prisão perpétua para um homem que deu um golpe que nunca existiu

  2. O chefe da quadrilha, Lula da Silva, cometeu centenas de crimes, é um ladrão contumaz e, pasmem vocês, tá solto por aí roubando e mentindo.

  3. Caso seja concretizada a prisão o Mito Jair Messias Bolsonaro vai evoluir de herói da pátria para “Martir”, consequências de tanta perseguição.
    Quem viver, verá!!!

  4. ir para a cadeia e poder morrer é uma realidade. Todo doente sabe que pode morrer na cadeia. Para não ir para cadeia, basta não cometer crimes.

    1. Qual crime Bolsonaro cometeu, sua besta quadrada? Tá preso por perseguição política, era a pedra no sapato do sistema. Você sabe disso, como todo bom esquerdista és desonesto intelectual, mas pelos seus comentários aqui, parece ser jumento mesmo. Aquele outro tipo de petista, só existem 02.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em crise, Bolsonaro soluça há 23 horas e tem apresentado quadro de vômito, seguido de broncoaspiração

Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está com uma nova crise de soluço que já dura 23 horas, segundo interlocutores. Bolsonaro também tem apresentado quadro de vômito, seguido de broncoaspiração que resulta em falta de ar que dura de 15 segundos a 1 minuto.

Mais cedo, o vereador e filho Carlos Bolsonaro (PL-RJ) fez um desabafo sobre o estado de saúde do pai dizendo que “jamais” o viu como está. “Está soluçando dormindo e fico com medo de refluxo nesse estado, o que pode de fato se tornar fatal caso broncoaspire o que vomitar. Se acordado, vomita constantemente; dormindo, fico com calafrios só de olhar”, declarou.

Ainda nesta sexta-feira (21/11), Bolsonaro foi visto e fotografado por Mateus Bonomi, da Reuters, ao abrir a porta para receber o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Na imagem, o ex-presidente aparece com discreto sorriso.

Com a persistência dos soluços e vômitos, a família avalia a possibilidade de levá-lo ao hospital. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e qualquer deslocamento deve ser avisado à Corte. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, e há expectativa de que possa ser enviado para cumprir pena na prisão na próxima semana.

Bolsonaro foi internado pela última vez no dia 16 de setembro. Ele teve queda de pressão, crise de soluço e episódios de vômico. O ex-presidente sofreu uma facada em 2018 e, desde então, passou por procedimentos no intestino.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Todas as vzs q esse cara tem q prestar depoimento ou na iminência de ser preso ele adoece. Acreditem se quiser. Prisao pra esse camarada urgente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIS PROTAGONISMO: Supremo assume competência para julgar causa trabalhista

Foto: Antonio Augusto/STF

O STF deu um passo importante para ampliar seu papel em decisões constitucionais. Por maioria, a Corte aplicou pela primeira vez o Incidente de Assunção de Competência (IAC) para assumir um processo que estava no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

e definir uma regra nacional para casos trabalhistas envolvendo direitos fundamentais.

O IAC permite que o Supremo “puxe” para si processos de tribunais superiores quando há questões relevantes de direito, com grande repercussão social, e necessidade de uniformizar interpretações. Com isso, o STF criou um padrão único para situações que vinham sendo decididas de forma divergente na Justiça do Trabalho.

A medida reacende o debate sobre ativismo judicial. Críticos, como o ministro André Mendonça, afirmam que o Judiciário tem atuado como legislador e até como um “poder moderador”, interferindo nos outros Poderes.

O caso que originou a decisão

O processo analisado pelo STF envolvia servidores da Funasa, que passaram do regime celetista para o estatutário em 1990. Uma servidora cobrou FGTS relativo ao período após a mudança de regime, e o TST apoiou o direito ao pagamento. A Funasa recorreu ao STF alegando descumprimento de decisões anteriores da Corte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *