Natália Bonavides solta nota defendendo o Hotel Reis Magos e criticando a elite natalense, a imprensa e dizendo que a demolição tem interesses por trás

NOTA NATÁLIA BONAVIDES

Sobre o Hotel Reis Magos, um dos poucos exemplares da arquitetura moderna brasileira em nossas terras: engraçado ver uma parte da elite natalense, que em suas férias anuais no exterior se deslumbra com prédios históricos, bradando pela demolição do hotel potiguar. Qualquer bequinho francês mais ou menos preservado merece ao menos um stories no Instagram de animados viajantes. Construções que esses países, em algum momento, decidiram não demolir. Mas quando as linhas arquitetônicas que pedem socorro são da terra nativa, são “porcarias”. O histórico viralatismo que acha que só é merecedor de atenção o que é de fora. Nada contra vira-latas, tenho até duas gatas que são. Mas essa síndrome nos lembra que tem quem ache que a gente merece menos.

Em tempos de anticiência, em que até a vacinação está em risco e o sarampo retorna, não é exatamente surpreendente que não se dê valor a um parecer técnico-científico elaborado pelo Departamento de História da UFRN. Ou a uma análise técnica da Fundação José Augusto. Ou ao estudo do IPHAN que, mesmo não tendo prosseguido o processo em âmbito federal, reconhece que o prédio tem as características para tombamento em âmbito local. Ou a um parecer técnico elaborado conjuntamente pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tristes tempos em que a produção do conhecimento técnico-científico tem sido, mais do que desvalorizada, até atacada.

As reações à minha publicação defendendo o tombamento do Hotel foram muitas. Teve colunista dizendo que afirmei que o prédio era público, não sei se por má-fé ou por falta de atenção. Um outro, por má-fé ou preguiça, afirma que cheguei agora no tema, ignorando que meu posicionamento público sobre o assunto não mudou desde meu primeiro ano como vereadora de Natal. Outro me mandou ir morar lá (risos!). Um outro blogueiro sugeriu que eu me prostituísse naquelas redondezas de noite com minhas amigas. E um outro, por fim, queria que eu ficasse “caladinha”, assim mesmo, no diminutivo. Coisinhas que a gente escuta quando é mulher e jovem na política.

Todo esse brado tem razões claras e cristalinas como a água. Não pensem as leitoras e leitores que seria somente o Hotel a despertar toda a reacionária comoção. A questão é outra e tem nome e sobrenome: Revisão do Plano Diretor de Natal. Que está sendo feita de forma bastante atropelada, ressalte-se.

No debate político, deve-se analisar sempre também o não dito. As entrelinhas. No debate do plano diretor, idem. Quando gritam “modernização!”, não poucas vezes o que se quer dizer é: apropriação, pelo poder econômico, de coisas tão nossas como desfrutar da praia.

A polêmica em torno do Hotel Reis Magos esconde um debate maior, que envolve pouca visão de futuro, muito interesse econômico e muita pressão da especulação imobiliária, ansiosa por colocar por ali e por toda a nossa orla prédios altos que privatizem até a vista pro mar numa capital litorânea. (Não custa lembrar do mau histórico das privatizações em nossas terras: o hotel Reis Magos era público e foi após sua privatização que se viu inutilizado.)

Temos que ficar atentos para preservar o interesse público, o meio ambiente, os ditames do Estatuto da Cidade e da Constituição Federal. A especulação imobiliária sempre quis causar um grande impacto nas discussões do plano diretor de Natal. Da última vez, tentou e perdeu. Conseguirá ganhar agora?

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Hulk disse:

    Essa deputada, tá jogando pra plateia petista essa lorota aí, ela sabe que aquele esqueleto enferrujado não serve nem pra recuperar, a ferragem Ta podre.
    Ou então, vamos rezar pra ela nunca chegar a o poder executivo.
    Pensem numa gestora fraca, fraquíssima.
    Deve querer conservar as pedras do enrrocamento, e os barracos sujos e feios da Coronel Estavão no alecrim.
    Pelas caridades.
    É cada uma, que dá mil.

  2. Lucia disse:

    A polêmica em torno do Hotel Reis Magos esconde um debate maior, que envolve pouca visão de futuro, muito interesse econômico e muita pressão da especulação imobiliária, ansiosa por colocar por ali e por toda a nossa orla prédios altos que privatizem até a vista pro mar numa capital litorânea. (Não custa lembrar do mau histórico das privatizações em nossas terras: o hotel Reis Magos era público e foi após sua privatização que se viu inutilizado.)

  3. nasto disse:

    Ou falta de assunto. Manda derrubar o mais rápido possível. Ali só tem o que não presta.

  4. Tarcísio Eimar disse:

    Pegue seu salário e despeje todo mês lá pra pelo menos manter

  5. Manoel disse:

    Tenho uma sugestão à deputada: junte todos que são contra a demolição do hotel Reis Magos e colete com esses os recursos necessários para reformar o hotel e o transforme em local de acolhida de sem tetos, inclusive aqueles que estão chegando da Venezuela, que tem um presidente apoiado pelos partidos de esquerda daqui no Brasil.

  6. Hulkenberg disse:

    A deputada do PT nunca mais, Natália Bonavides Vuvuzela (zoa de mais, só bola fora) deveria estar preocupada era com a RESTAURAÇÃO DAS ESTRADAS DO RIO GRANDE DO NORTE.
    Não tem uma RN que preste, é só buraco, é uma VERGONHA diferentemente das PB da nossa querida Paraiba, e tem mais, as RNs tem mais história do que essa sucata, desse hotel, por elas já passaram muitas celebridades e cidadões comuns. Por tanto, bora agir, afimal e o teu partido PT nunca mais que governa.
    Pergunta que não quer calar… O que a senhora tem feito pra melhorar as estradas do RN???

  7. ermeson disse:

    Mandem essa mulher ir atras dos sem terras que é soo oq ela sabe fazer.

  8. Ronaldo disse:

    Deputada de que mesmo ?
    aaaaaaa DEPUTADA SOCIALISTA DE IPHONE
    nem comento mais

  9. Demolidor disse:

    Poderia aproveitar para transformar na sede do pt pois ambos viraram ruinas.

  10. Jose thiago melo disse:

    Meus amigos voces conhecem CURITIBA,?? voces conhecem orla de FORTALEZA E RECIFE,?? vão conhecer, procurem por perto dessas cidades se existem alguma BRASILIA TEIMOSA E ALGUMA MÃE LUISA, depois voces dão opinião. CEEEEEEERTO.

  11. Elke Cunha disse:

    Por isso votei em Natália Bonavides. Parabéns pela preocupação com o tema, Deputada. Muito orgulho!

  12. joaozinho da escola disse:

    Pobrezinha, deve ta confusa. Ta criticando a elite nao qual ela propria faz parte. Rica e patricinha, foi buscar nos pobres, nos ricos servidores publicos egoistas e nos facilmente manipulados por promessas faceis, uma forma de se promover politicamente com um discurso de uns contra os outros: meu pirão primeiro. So porque o hotel recebeu artistas da globo, nao quer dizer que isso seja relevante ou atrativo. Porque de historia e arquitetura de escombros, nada daquilo tem serventia. A nao ser que seja inconformismo ou revanchismo contra o desenvolvimento ou contra o capital na qual ela mesma deixou claro no seu texto. Coisas do PT, que prefere que o pobre continue pobre, acreditando que o politico promoverá a comida do dia-a-dia as custas dos outros: chamado isso de "de graça". A eterna escravidao marxista. Pobres sao os que votaram nela acreditando em promessas ideologicas… vao morrer de fome.

  13. Junin disse:

    TEM INTERESSES PORQUE TEM DONO E PORQUE ESTÁ UM LIXO E TEM QUE SER DERRUBADO MESMO PORQUE ESTÁ FEIO E SERVINDO DE NADA E SE ELA NAO QUER QUE DERRUBE É SIMPLES: COMPRE-O!!!

  14. Tião do RN disse:

    Que a nobre deputada se lembre com o mesmo afinco, da esquecida Ribeira, que é muito mais importante para a historia do nosso RN que este cadáver insepulto que um dia foi hotel dos Reis Magos. A Ponte de Ferro de Igapó, o Casarão dos Guarapes, os Engenhos de Ceara mirim, as estações de trem por todo Estado, tanto patrimônio cultural se acabando e ninguém se pronuncia, ai vem com tanto mimimi com estas ruínas desse hotel.

  15. Acorda Natal disse:

    Interesse tem a deputada que está jogando para platéia.
    Onde ela estava quando o hotel foi se deteriorando, virando um entulho e agora é um monte de paredes velhas caindo aos pedaços, que não serve sequer para ser restaurado?
    Essa gritaria sobre em prol de um ex patrimônio cujo poder público deixou ao acaso, entregue a própria sorte, que hoje não passa de escombro velho e irrecuperável, tem sim interesse, tem muito interesse político eleitoral.
    Onde estavam essas mesmas pessoas quando a antiga escola de música foi destruída e virou uma farmácia?
    Por acaso Natália você é candidata a Prefeita em 2020? As coisas que tem mostrado interesse deixam claro seu jogo rumo a prefeitura.

  16. Acorda Brasil disse:

    Pra ser inteligente precisa ser da elite? Não tem dinheiro, tá quebrado e aquilo ali é uma porcaria horrível q só serve pra juntar bandidos e drogados. Pega teu salário de deputada e faz uma reforma lá que deixe tudo lindo e limpo… Fazer graça com o dinheiro do povo e fácil. É melhor vender essa porcaria e utilizar os valores em algo útil pra sociedade ou pra pagar as dívidas mesmo.

  17. paulo disse:

    BG
    ZElite KKKKKK, era só o que faltava, esse tipo de gente o eleitor precisa ter vergonha na cara e deixar de eleger.

    • Tião do RN disse:

      Uma deputada jovem com um discurso tão arcaico e tão clichê que chega a dar nojo. Será que ela não percebeu que este discurso separatista da esquerda caviar não cola mais, que o Povo já percebeu que caiu em um estelionato eleitoral, onde com um outro discurso fizeram as mesmas coisas que os velhos políticos faziam a bastante tempo. Modernize-se deputada, ouça o clamor do Povo brasileiro, caso contrario seu emprego estará ameaçado de não se renovar, pois os votos vão minguar.

  18. Cigano Lulu disse:

    Ora, tudo neste mundo só se move porque há algum "interesse por trás". Ou pela frente.
    Por exemplo, a eleição da própria NB: sua candidatura precoce magnetizou o interesse de Fatão GD. Além, é claro, de jogar Mineiro e seu projeto na vala comum dos desesperados.
    Mas a vida é assim mesmo, uns choram enquanto outros gozam.

  19. Paulo disse:

    Elite meu ovo, deputada de meia tigela.

  20. Rio disse:

    Nenhuma novidade, essa ai é mais uma sanguessuga petista que fica criticando as zelites do alto de seu castelinho……..deixa aquela porcaria do jeito que tá, jaja a natureza derruba aquilo

  21. Lsv disse:

    Essa jovem da zelite que pratica o socialismo com o patrimônio dos outros, apoiada por FB, seria um desatre em qualquer Prefeitura. Que erro os vermelhos cometeram em não eleger o vermelho de nascimento , que não é da zelite, ótimo parlamentar , Fernando Mineiro.

  22. Monica Feitosa disse:

    Deveria estar preocupada com a violência que toma conta do estado, da saúde na uti e na educação esquecida, fica se prestando a defender escombros e ruínas sem serventia em Natal, qual será o interessa dela ?

  23. Maldoni disse:

    Tristes tempos em que a produção do conhecimento técnico-científico tem sido, mais do que desvalorizada, até atacada.
    Tristes tempos em que se fala em Democracia e em defendê-la e simplesmente não se respeitam as opiniões divergentes.
    Agora somos todos obrigados a concordar?
    Onde está o tão falado respeito as pessoas e a liberdade de exoeessão?

  24. Luiz Eduardo disse:

    Que comentário ridículo,privatizar à vista do mar? Natal tem a orla mais feia do Brasil,esse povo faz a política do atraso,é só ir aqui vizinho,João Pessoa para saber o que é desenvolver uma cidade e dar um espaço maravilhoso para a população que é à beira mar da cidade,pena que nossos políticos são pequenos.

  25. Mário Tupinambá disse:

    Manda essa sem noção e juízo ficar de boca fechada. Faz bem e não envergonha o estado do RN…. Avisa a ela que o PT caiu e ela não está em campanha…. E as portas do hospício estão sempre abertas

  26. Raimundo disse:

    Uma imbecilidade patológica

  27. Antonio Barbosa Santos disse:

    Para refletir !!!!!

  28. Sergio disse:

    Kkkkk. Essa deputadazinha que é da elite natalense, porém travestida de "socialista" para enganar os bestas, solta uma nota pifia dessa e sem nenhum embasamento técnico. Agora pegar o dinheiro público e torrar ali é típico de quem defende bandido e faz partido da gang chamada PT

  29. Tiago disse:

    O RN campeão em desemprego d violência e esses deputados que ganham 40 mil por mês ás nossas custas só se preocupam em aparecer. Trabalhar e geram emprego que é bom nada! Fora todos eles! Essa patricinha nunca viveu os problemas que o povo passa. Não andou do ônibus, não frequentou hospital público. Ser comunista morando num casarão e andando de Hilux é a coisa mais fácil do mundo. Difícil é viver no mundo real. Mundo esse que eles não fazem nada que preste para mudar.

  30. Indignado disse:

    Ilustre deputada, para não ficar só em palavras que no tempo se dissipam, vai uma sugestão….reúna todos que DEFENDEM O TOMBAMENTO DO HOTEL REIS MAGOS, ministério público, professores da UFRN, arquitetos, ativistas, etc., e juntamente com eles, doem seus respectivos salários até levantar o valor suficiente para reforma do TÃO IMPORTANTE BEM CULTURAL.

    Falar e criticar é fácil, vamos mostrar a população que o interesse é verídico.

  31. Pátria Educadora disse:

    É uma sem noção…

  32. Juca disse:

    Qualquer coisa é melhor do que aquela aberração. Digo e reafirmo senhora deputada. E tem mais, querer comparar os “becos” de Paris com aquilo… menos né deputada.

  33. Luiz Fernando disse:

    Riquinha brincando de socialista

  34. Rodrigo disse:

    Eu parei de ler em “apropriação pelo poder econômico”, não custa lembrar que nos anos 70 e 80 essas localidades era frequentado por toda Natal, hoje, mesmo sem a “procriação pelo poder econômico” a frequência de lá é cada dia menor. Vamos deixar se acabar em nome do povo e ficar só com as lembranças.

  35. almir dionisio disse:

    Deputada faça a recuperação da estrutura do hotel q vc defende com o seu salário.
    Totalmente desorientada.

  36. Leo disse:

    Oo Reis Magos e de propriedade Privada meu Deus…. claro que tem interesse !!!! O grupo iria investir milhões sem retorno?!?!?

  37. Antonio Barbosa Santos disse:

    A patricinha bolivariana sempre defendendo o atraso, desde que seja dos outros.

  38. Anti-Político de Estimação disse:

    Seria melhor essa moça ficar calada. está falando muita besteira.

COMENTE AQUI