Diversos

Nelson Mandela morre aos 95 anos

ÍndiceO líder sul-africano Nelson Mandela, 95, morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo, onde havia sido levado no dia 1º de setembro após passar quase três meses internado para tratamento de uma infecção pulmonar.

De acordo com o comunicado oficial divulgado no dia da transferência, Mandela continuava apresentando complicações pulmonares. “O estado de saúde de Mandela continua crítico e, às vezes,  instável. No entanto, sua equipe médica está  convencida de que ele receberá o mesmo nível de cuidados intensivos em sua casa”, dizia o texto

De acordo com o jornal local The Sunday Times, uma pessoa próxima à família afirmou que Mandela teria “parado de falar” no dia seguinte à hospitalização.

O ex-presidente tinha 94 anos e vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.

Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.

A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.

Em 1993, Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid. Na ocasião, ele dividiu o prêmio com Frederik de Klerk, ex-presidente da África do Sul que iniciou o término do regime segregacionista e o libertou da prisão.

Um ano depois, em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, após a convocação das primeiras eleições democráticas multirraciais no país. Sua vitória pôs fim a três séculos e meio de dominação da minoria branca na nação africana.

Ao tomar posse, o líder negro adotou um tom de reconciliação e superação das diferenças. Um exemplo disso foi a realização da Copa Mundial de Rúgbi, em 1995, no país. O esporte era uma herança do período colonial e, por isso, boicotado pelos negros, por representar o governo dos brancos.

Nos dois anos seguintes, a Constituição definitiva e o processo de transição foram concluídos. Entre os anos de 1996 e 1998, o arcebispo Desmond Tutu liderou a Comissão de Verdade e Reconciliação para apurar crimes cometidos durante o apartheid, e foram abertos processos judiciais para pagamentos de indenizações às vítimas do regime.

Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença.

Em 2004, aos 85 anos, ele anunciou que se retiraria da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.

Durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, Mandela compareceu apenas ao encerramento da Copa, devido à morte de sua bisneta Zenani Mandela, em um acidente de carro logo depois da festa de abertura.

História

Mandela era filho do conselheiro do chefe máximo do vilarejo de Qunu, localizado na atual província do Cabo Oriental, onde nasceu, a 18 de julho de 1918. Aos sete anos, tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês “Nelson”. Aos 16 anos, seguiu para o Instituto Clarkebury, na mesma província, onde teve contato com a cultura ocidental pela primeira vez.

Ele então ingressou na faculdade de Direito da Universidade de Fort Hare, no município de Alice. Logo no primeiro ano de curso, Mandela se envolveu com o movimento estudantil e com o boicote às políticas universitárias. Tal atitude resultou em sua expulsão da instituição no segundo ano, mas ali ele iniciou sua militância.

A partir de então mudou-se para Johannesburgo e envolveu-se na oposição ao regime do apartheid. Ele começou a fazer parte do partido negro CNA (Congresso Nacional Africano, fundado em 1912) em 1942 e, em 1944, criou a Liga Juvenil do partido, com o manifesto “um homem, um voto”.

Depois da eleição de 1948, que deu vitória aos afrikaners do Partido Nacional, apoiadores da política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA. Ele participou do Congresso do Povo, em 1955, que divulgou a Carta da Liberdade –documento que continha um programa fundamental para a causa antiapartheid.

Comprometido de início apenas com atos não-violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville, ocorrido em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180. Em 1961, fundou a ala armada do CNA – Umkhonto we Sizwe (a Lança da Nação) – para combater a discriminação do apartheid.

Prisão

Acusado de crimes capitais no julgamento de Rivonia, em 1963, a declaração que deu, no banco dos réus, foi sua afirmação de posição política: “Tenho defendido o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”. Em 1964, Mandela foi condenado à prisão perpétua.

No decorrer do tempo em que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor “Libertem Nelson Mandela” se tornou o lema das campanhas antiapartheid em vários países.

Durante os anos 1970, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando foi libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, pelo presidente Frederik Willem de Klerk, que também revogou a proibição do CNA e de outros movimentos de libertação.

Nelson Rolihlahla Mandela deixou a prisão Victor Verster caminhando ao lado de Winie Madikizela, sua esposa na época. Ele havia passado os últimos 27 anos de sua vida atrás das grades por ousar se opor ao regime racista que dominava a África do Sul. Um mar de pessoas o aguardava nas ruas para dar início finalmente à edificação da democracia sul-africana.

Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime racista, o apartheid, ganhando respeito internacional.

Em 1999, Mandela conseguiu eleger seu sucessor, Thabo Mbeki, que posteriormente foi obrigado a deixar a presidência, devido a uma manobra política do seu maior rival dentro do CNA, Jacob Zuma.

Casamentos, separações e aposentadoria

Mandela casou-se três vezes. Sua primeira esposa foi Evelyn Ntoko Mase, de quem se divorciou em 1957, após 13 anos de casamento. Em seguida, casou-se com Winie Madikizela, e com ela ficou por 38 anos. O casal se divorciou em 1996, após suas divergências políticas virem a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, com quem esteve até os dias atuais.

Depois de deixar a presidência, Mandela passou a dedicar suas forças ao combate à Aids na África do Sul, levantando milhões de dólares para enfrentar a epidemia da doença. Seu único filho morreu vítima de Aids em 2005.

Ainda fora da Presidência, Mandela ganhou uma série de títulos e homenagens, como a Ordem de St. John, da rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª.; a medalha presidencial da Liberdade, do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush; o Bharat Ratna (a distinção mais alta da Índia); a Ordem do Canadá, dentre outros.

Apesar de ter ganho a condecoração de Bush, Mandela realizou uma série de pronunciamentos, em 2003, em que atacava a política externa do presidente americano.

Em junho de 2004, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Mas a militância continuou. Em 2007, comemorou o 89° aniversário criando um grupo internacional de estadistas idosos e altamente respeitados, incluindo seus colegas Prêmios Nobel da Paz Desmond Tutu e o ex-presidente americano Jimmy Carter, para combater problemas mundiais, que incluem as mudanças climáticas, o combate à Aids e à pobreza.

A comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows, que ocorreu em Londres, em julho de 2008, e contou com a presença de artistas e celebridades engajadas nessas lutas.

Em 2009, com aparência frágil, o ex-presidente sul-africano compareceu a um comício eleitoral do CNA para ajudar a eleger Jacob Zuma, atual presidente do país.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eriko Jácome se destaca em pesquisa e está entre os principais pré-candidatos do RN

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, vem consolidando seu nome no cenário político do Rio Grande do Norte e já desponta como um dos principais pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Pesquisa recente realizada entre os dias 23 e 26 de março de 2026 aponta o parlamentar entre os 15 nomes mais citados na disputa estadual.

O levantamento ouviu possui um nível de confiança de 95%. Em um cenário com grande número de pré-candidatos, o desempenho de Eriko Jácome chama atenção e reforça a tendência de crescimento de sua projeção política para além do ambiente municipal.

Com atuação destacada à frente da Câmara de Natal e histórico de ações voltadas principalmente para a área social e da saúde, o parlamentar tem ampliado sua presença em diferentes regiões do estado, consolidando apoios e fortalecendo sua pré-candidatura.

“Fico muito honrado em estar entre os nomes mais citados em uma pesquisa com tantos pré-candidatos. Isso mostra que o trabalho que temos desenvolvido está sendo reconhecido e nos dá ainda mais motivação para seguir em frente, com responsabilidade e compromisso com o nosso estado”, afirmou Eriko Jácome.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC perde em casa para o Sport pela Copa do Nordeste

Foto: Alexandre Lago

O ABC perdeu neste domingo (29) para o Sport, em confronto pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Biel marcou fora da área o único gol do jogo e assegurou a vitória pernambucana no Estádio Frasqueirão.

Agora com seis pontos, o Sport assume a liderança do Grupo C. O ABC, com um ponto, é o terceiro colocado da chave D.

O Mais Querido volta a campo no sábado, 4 de abril, contra o Maguary, em Bonito-PE. Será a estreia do Alvinegro na Série D 2026. Pela Copa do Nordeste, o próximo compromisso é no dia 7 de abril, no clássico contra o América-RN, na Arena das Dunas.

Com informações de ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA já têm mais de 50 mil soldados no Oriente Médio, e Pentágono se prepara para semanas de operações terrestres no Irã

Imagem: reprodução

Os Estados Unidos ampliaram sua presença militar no Oriente Médio para mais de 50 mil soldados, com o envio de cerca de 5 mil militares adicionais, incluindo fuzileiros navais e marinheiros. A informação foi divulgada por veículos como The New York Times e The Washington Post.

O reforço ocorre enquanto o presidente Donald Trump avalia os próximos passos na guerra contra o Irã, que já dura cerca de um mês. Entre as possibilidades analisadas estão ataques de maior escala e até uma operação terrestre limitada.

Segundo o Pentágono, há planos em estudo que incluem a tomada de áreas estratégicas, como a ilha de Kharg, importante para a exportação de petróleo iraniano. O objetivo seria pressionar o país e garantir o fluxo no Estreito de Ormuz, rota por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial.

Apesar do aumento de tropas, especialistas avaliam que o contingente ainda é insuficiente para uma operação terrestre de grande escala em um país do tamanho e complexidade do Irã.

O cenário segue indefinido. Enquanto a Casa Branca sinaliza abertura para negociações, também mantém o discurso de possível intensificação do conflito, caso o Irã não recue em questões nucleares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Briga entre torcedores na área externa do Frasqueirão

Uma briga entre os torcedores do ABC foi registrada no final da tarde deste domingo (29), em frente ao Frasqueirão.

Nas imagens da 98FM Natal, é possível observar uma confusão generalizada, correrias, balas de borracha e a cavalaria da polícia tentando conter a briga.

A confusão aconteceu enquanto o jogo do ABC e Sport, pela Copa do Nordeste 2026, ainda segue rolando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pedro Filho aparece entre os mais citados para deputado federal na pesquisa Media

Levantamento do instituto Media Inteligência em Pesquisa questionou os eleitores do RN em quem eles votariam para deputado(a) federal se as eleições fossem hoje. O resultado foi divulgado neste domingo (29).

Único nome do Vale do Açu a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, Pedro Filho aparece entre os mais citados na pesquisa. Vereador de Assú e líder evangélico, Pedro Filho tem de destacado na nominata do PL, sendo apontado como uma das prováveis surpresas no pleito que se aproxima.

A pesquisa foi realizada de 23 a 26 de março de 2026 e ouviu 2.000 eleitores, possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, com o seguinte regitro no TSE: RN-07240/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação contra Vorcaro teve indícios de vazamento antes do cumprimento de mandados, aponta PF

Imagem: reprodução

A segunda fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal do Brasil, apresentou indícios de vazamento de informações antes do cumprimento de mandados, segundo documentos obtidos pelo UOL.

Em diversos endereços, agentes encontraram imóveis vazios, sinais de saída às pressas e ausência de celulares e computadores — principais alvos das buscas. A operação investigava crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e fraudes financeiras ligadas ao banqueiro Daniel Vorcaro.

Na casa de familiares na Bahia, suspeitos teriam saído antes da chegada da PF e não retornaram. No Rio de Janeiro, um apartamento ligado ao investidor Nelson Tanure estava sendo esvaziado. Em Minas Gerais, agentes encontraram imóveis revirados e até um arsenal de armas.

Ao todo, foram cumpridos 42 mandados em cinco estados, com bloqueio de mais de R$ 5,7 bilhões em bens. Ainda assim, a maioria das buscas teve pouco resultado prático.

A PF não comentou os indícios de vazamento. Parte das dificuldades também é atribuída a endereços desatualizados, após negativa do ministro Dias Toffoli para prazo adicional nas investigações.

A defesa de Vorcaro negou irregularidades e afirmou que a presença de advogado antes da operação foi preventiva, após a prisão de um familiar no dia anterior.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA já lançaram contra o Irã mais mísseis Tomahawk do que na guerra contra o Iraque

O destróier USS Spruance, dispara um míssil de ataque terrestre Tomahawk em apoio à Operação Epic Fury, em local não divulgado | Foto: Marinha dos EUA/Divulgação via REUTERS

O jornal Washington Post informou que navios e submarinos da Marinha dos Estados Unidos lançaram mais de 850 mísseis Tomahawk contra o Irã nas primeiras quatro semanas da Operação Epic Fury. Isso é mais do que todo o estoque usado na operação militar americana no Iraque, em 2003.

Para o think tank Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), repor o estoque após a campanha atual levará tempo, o que cria um risco de curto prazo para os Estados Unidos.

Fonte: CSIS

Segundo centro de estudos, esses 850 mísseis corresponderiam a cerca de metade dos lançadores disponíveis na região — que incluem dois submarinos lançadores de mísseis guiados com Canisters Múltiplos “All-Up-Round” (Multiple-All-Up-Round Canisters), além dos destróiers com células do sistema de lançamento vertical (VLS).

Como as células VLS também são carregadas com outros tipos de mísseis — por exemplo, os usados em defesa aérea — essa quantidade pode representar a maior parte dos Tomahawks em operação na área.

Um problema adicional é que esses lançadores não podem ser reabastecidos no mar. Os navios precisariam retornar a um porto com a infraestrutura necessária assim que ficarem sem mísseis.

As informações são de que a Marinha dos EUA deve receber 110 Tomahawks no ano fiscal de 2026. Estima-se que os estoques existentes estejam na faixa baixa dos 3.000 mísseis. Embora existam munições suficientes para travar a guerra em curso, o alto consumo de Tomahawks e outros mísseis na Operação Epic Fury cria riscos para os Estados Unidos em outros teatros de operação — particularmente no Pacífico Ocidental.

Os Tomahawks são mísseis de longo alcance, altamente capazes, que têm sido amplamente utilizados nas operações de guerra dos EUA desde a Primeira Guerra do Golfo. Eles continuam sendo uma munição-chave para possíveis guerras futuras, incluindo um conflito no Pacífico Ocidental.

Também é destacado pelo think tank que os Tomahawks são caros, custando US$ 3,6 milhões por disparo, de acordo com os documentos mais recentes do orçamento da Marinha.
InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apreensões de canetas emagrecedores disparam e crescem mais de 10 vezes em um ano

Canetas injetáveis para emagrecimento apreendidas com um único passageiro no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu — Foto: Receita Federal

A apreensão de canetas emagrecedoras ilegais cresceu mais de dez vezes no Brasil em 2025, acompanhando o aumento da demanda, segundo dados da Receita Federal do Brasil obtidos pelo jornal O Globo.

Em 2024, foram registradas 2.766 unidades apreendidas. Em 2025, esse número saltou para 32.860, um aumento superior a dez vezes. Já em 2026, considerando apenas os meses de janeiro e fevereiro, foram contabilizadas 25.429 apreensões.

Em relação aos valores, as apreensões somaram R$ 7,519 milhões em 2024. Em 2025, o montante subiu para R$ 33,867 milhões. Em 2026, até fevereiro, o valor já chega a R$ 10,409 milhões.

Desde 2024, o total acumulado das apreensões atinge R$ 51,8 milhões.

As canetas, usadas originalmente para tratamento de diabetes, ganharam popularidade pelo efeito de perda de peso. Entre os produtos apreendidos estão medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy. Apesar de muitos conterem substâncias permitidas, a entrada no país exige prescrição médica.

Transporte em condições inadequadas, dentro de bichos de pelúcia 

Segundo a Receita, os produtos chegam de forma irregular por aeroportos, fronteiras terrestres e remessas internacionais, muitas vezes escondidos em objetos ou transportados sem condições adequadas de armazenamento, o que representa risco à saúde.

Os registros dos agentes da Receita mostram que as canetas, que precisam ser conservadas em baixas temperaturas, chegam ao país nas piores condições: dentro de bichinhos de pelúcia, de embalagens de creme, aparelhos de som de carro ou enroladas nos braços e pernas de “mulas” nos aeroportos.

O avanço do contrabando também está ligado ao alto lucro e à baixa punição em comparação com outros crimes. As ações de fiscalização têm como foco desarticular grupos criminosos e impedir a circulação de medicamentos sem controle sanitário.

Todos os itens apreendidos passam por análise técnica e, quando irregulares, são destruídos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Jovem trans diz viver ‘pesadelo’ após ser convocada para servir no Exército

Uma jovem trans de 18 anos usou as redes sociais para relatar o medo após ser convocada para o serviço militar obrigatório. Victória Mendes afirma que foi aprovada no processo seletivo do Exército mesmo após explicar, durante a seleção, que é uma mulher trans e tentar reverter a situação.

Em vídeos publicados na internet, nessa terça-feira (24/03) a jovem aparece chorando e diz que teme o tratamento que pode receber dentro da instituição. Segundo ela, a possibilidade de servir nas Forças Armadas têm causado forte angústia. “Eu estou com muito medo do que vou ouvir ou do que podem fazer comigo lá dentro. Vou estar totalmente insegura por quem eu sou”, desabafou.

Victória também relatou que tentou buscar ajuda para contestar a convocação. Ela afirma que chegou a ir a uma delegacia acompanhada de uma amiga, mas foi orientada a procurar a Defensoria Pública da União, já que o caso envolve um procedimento federal.

A jovem explicou ainda que não possui o nome retificado em documentos oficiais nem iniciou formalmente o processo de transição hormonal, fatores que, segundo ela, podem ter influenciado na manutenção da convocação para o serviço militar.

Após a repercussão do caso, Victória afirmou que também passou a receber ataques nas redes sociais. Em outro vídeo, pediu apoio e disse estar sendo alvo de comentários ofensivos. “O povo estão pegando meu vídeo, fazendo chacota. Independente de qualquer coisa, eu sou um ser humano. Eu só queria ajuda”, afirmou.

A coluna da jornalista Mirelle Pinheiro, no Metrópoles, entrou em contato com o Exército, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.

Opinião dos leitores

  1. Ninguém sabe se ela(o) quer engajamento ou se está preocupa(o) mesma. Eita mundão velho sem fronteiras!

    1. Tá querendo aparecer, ninguém é obrigado a servir. Mentira!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novas regras do Pix: veja como evitar bloqueios e transtornos

Foto: Luis Lima Jr/Foto Arena/Estadão Conteúdo

O Pix ganhou novas camadas de segurança para evitar fraudes, o que pode levar ao bloqueio ou à retenção de algumas transferências. As medidas foram adotadas pelo Banco Central do Brasil e exigem mais atenção dos usuários.

Como funciona o limite para novos aparelhos

Ao trocar de celular ou acessar a conta em um dispositivo novo, o banco pode limitar temporariamente o valor das transferências. A liberação geralmente exige validação de identidade ou um período de carência. A recomendação é cadastrar o aparelho com antecedência, especialmente antes de operações de alto valor.

O bloqueio cautelar e a análise de transações

Transferências podem ficar “em processamento” por até 72 horas em caso de suspeita. Esse bloqueio cautelar serve para evitar fraudes, principalmente em contas com comportamento considerado atípico. Na maioria dos casos, a liberação ocorre após verificação automática.

Cuidados com o agendamento e chaves aleatórias

No Pix agendado, é essencial ter saldo disponível na data da transação, caso contrário o pagamento não será realizado. Já as chaves aleatórias são mais seguras, pois evitam a exposição de dados pessoais. Conferir os dados do destinatário antes de confirmar também é fundamental para evitar erros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *