MP, Policiais militares e rodoviários federais cumprem desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), 223 mandados de prisão e 97 de busca e apreensão nos estados do RN, PB, SP e PR. A operação é denominada “Operação Alcatraz”.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), determinou a aplicação de falta para os deputados que não compareceram à sessão plenária desta quarta-feira (6) – a segunda consecutiva cancelada por falta de quórum.
Pelo regimento da Assembleia, as sessões plenárias para votação de projetos ocorrem todas as terças, quartas e quintas, a partir das 10h. No horário regimental, o presidente tentou abrir a sessão, mas só havia 7 dos 24 parlamentares presentes. Pela norma, a sessão só pode ser aberta com a presença de 8 deputados.
Segundo o Art. 143 do Regimento Interno, Ezequiel aguardou 30 minutos, mas mesmo assim o quórum não foi atingido. O presidente da Assembleia Legislativa, então, anunciou:
“Esta presidência aguardou os 30 minutos até que chegasse ao quantitativo exigido. Não chegando, não pode haver sessão mais uma vez. Desta feita, esgotado o lapso temporal estabelecido, declaro a impossibilidade de início dos trabalhos e determino as atribuições dos efeitos legais aos ausentes, em atenção ao mencionado dispositivo do regimento desta Casa Legislativa”.
Pelo que está no artigo do regimento interno citado por Ezequiel, em não havendo sessão plenária por falta de quórum, o presidente da Casa deverá determinar “a atribuição de falta aos ausentes para os efeitos legais”.
Procurada, a Assembleia Legislativa não se pronunciou sobre os efeitos da decisão da presidência. Não há confirmação se haverá desconto nos salários dos parlamentares faltosos. A Assembleia também não informou quantos dos 17 ausentes justificaram a falta.
Só estavam no plenário nesta quarta-feira: o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), além de Divaneide Basílio (PT), Dr. Bernardo (PSDB), Eudiane Macedo (PV), Francisco do PT (líder do governo), Isolda Dantas (PT) e Ubaldo Fernandes (PSDB). Todos eles são governistas.
É com profunda indignação que rechaçamos veementemente as acusações infundadas recentemente feitas contra o Juiz Daniel Augusto Freire de Lucena e Couto Maurício, titular da Comarca de Tangará. Inicialmente, é de se frisar que o magistrado que teve sua honra injustamente aviltada e seu procedimento questionado de forma vil, é pessoa de conduta funcional e pessoal ilibada, já tendo exercido advocacia por 4 anos, além do cargo de delegado da Polícia Civil do RN por 3 anos sendo, desde 2015, juiz do quadro do TJRN, sem nunca ter respondido qualquer procedimento administrativo disciplinar.
Para que a situação fique clara, o que existe é uma Ação de Interdição contra a pessoa do Prefeito Municipal, pai da Sra. Elane Bezerra, que atualmente exerce o cargo de secretária do município. O detalhe é que o processo foi proposto pelos próprios irmãos da Senhora Secretária. A demanda tramita em Segredo de Justiça e, em que pese não poder ser publicizada na íntegra, é importante que se destaque que o Senhor Prefeito não tem cumprido seus compromissos perante a Justiça, na medida em que, por diversas vezes, deixou de comparecer pessoalmente aos atos processuais, seja para participar de audiências (que em processos de interdição exige presença pessoal da pessoa do interditando), seja se esquivando de se submeter ao procedimento de perícia médica oficial para avaliação de incapacidade, também praxe e medida normal em casos dessa natureza. Detalhes pormenorizados que envolvem a discussão concreta travada na demanda proposta, repita-se, pelos próprios filhos do Interditando, não vem ao caso em virtude da necessidade de se resguardar o sigilo processual devido.
Em relação ao “terreno” citado pela Senhora Secretária, o que existiu, de forma bem simples, direta e clara, foi uma solicitação formal via ofício do Magistrado Daniel Augusto Freire de Lucena e Couto Maurício, formulada ao gestor municipal há mais de um ano acerca da possibilidade de doação de uma área pública para que o Tribunal de Justiça, através dos setores competentes, pudesse estudar a viabilidade de construção de um novo Fórum na Comarca de Tangará.
Destaque-se que essa medida é praxe administrativa e sempre é adotada com a finalidade de expansão das ferramentas do Poder Judiciário, que se utiliza de parcerias, seja com o Poder Executivo Municipal do local onde novos prédios são erguidos, seja com o Poder Executivo Estadual, com a mesma finalidade.
Por fim, é importante informar à população que as providências legais cabíveis serão rigorosamente adotadas para que haja preservação da honra do Juiz Daniel Augusto Freire de Lucena e Couto Maurício e do próprio Poder Judiciário do Estado.
As Forças de Defesa de Israel encontraram nesta quarta-feira, 6, um enorme depósito de armas próximo a uma clínica e uma escola no norte da Faixa de Gaza.
O arsenal continha centenas de mísseis e RPGs (arma de fogo destinada ao lançamento de granadas com autopropulsão), além de mísseis antitanque, dezenas de cargas explosivas, mísseis de longo alcance apontados ao centro de Israel, granadas e drones.
As armas foram levadas pelas forças, algumas foram bombardeadas no terreno e outras foram enviadas para investigação mais aprofundada”, afirmou o porta-voz militar, Daniel Hagari.
“Todas as infraestruturas terroristas foram encontradas perto de edifícios civis no coração de uma população civil. Esta é mais uma prova do uso cínico que a organização terrorista Hamas faz dos residentes da Faixa de Gaza como escudo humano”, completou.
Haizea Ibarratxe , 21, decidiu matar a fome com um pedaço de presunto cozido que encontrou na geladeira da casa onde vive, na cidade espanhola de Bilbao. No entanto, a última fatia do embutido acabou alojada na garganta da jovem.
“Estava me afogando”, lembrou Haizea, em entrevista ao jornal El Correo. “Passei muito mal.”
Tanto o pai quanto a avó dela estavam na residência, mas sem saberem o que acontecia com Haizea. Como não alcançou o presunto com os dedos, o desespero a fez enfiar uma escova de dentes goela abaixo. “De repente, percebi que a escova estava cada vez mais profunda, tentei pegá-la pelas cerdas, mas minha garganta a sugou”, descreveu.
O pai da jovem ficou bravo por ela não ter avisado sobre a ocorrência. Em defesa, Haizea disse que estava muito angustiada para ter agido de outra forma. Ela então aguardou a mãe retornar do trabalho, para que fosse levada ao hospital. Após um exame de raio-x, acabou submetida a uma gastroscopia, quando a escova de dentes foi retirada de dentro dela.
“Para a minha surpresa, não doeu nada, como se nada tivesse acontecido”, pontuou.
Alexandre Pires é investigado por suspeita de envolvimento com garimpo ilegal, mas o cantor não é o primeiro da família a enfrentar problemas com a Justiça. Em 2019, a mãe do cantor, Maria Abadia Pires, foi detida em Minas Gerais após ter sido encontrada na casa dela uma ligação clandestina, um “gato”, na rede elétrica.
A detenção aconteceu em fevereiro de 2019, quando um funcionário da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) encontrou a ligação clandestina na casa de Ababia, em Uberlândia (MG), e fez uma denúncia à Polícia Militar.
Então, a proprietária do imóvel foi encaminhada à delegacia. Ela prestou depoimento e declarou que o “gato” na rede elétrica aconteceu após um técnico fazer uma confusão ao desinstalar um aparelho de ar-condicionado.
Um vazamento de gás provocou o incêndio que destruiu uma casa do bairro Abolição 5, em Mossoró, região Oeste potiguar, na tarde de terça-feira (5).
Um dos moradores da casa, um idoso de 86 anos, cadeirante, foi tirado de um quarto pela janela e colocado dentro de uma caixa de água na lateral do imóvel, durante o combate às chamas.
Na casa, estavam o almoxarife Raimundo Filgueira e o sogro dele, de 86 anos. Segundo Raimundo, as chamas começaram após a troca de um botijão de gás.
“Eu estava fazendo um doce de leite e o bujão secou. Eu fiz o pedido de um bujão de gás e quando chegou eu efetuei a troca. Na hora que acendi o fogo do fogão, causou essa chama, desconectou a mangueira e essa chama virou um maçarico. O fogo atingiu o forro do PVC, ficou incontrolável, e causou essa tragédia”, relatou Filgueira.
Ainda de acordo com o morador, as chamas se espalharam rapidamente e ele não conseguiu acessar o quarto do sogro pela porta.
O homem, então, arrodeou a casa, tirou o sogro pela janela do quarto e o colocou dentro de uma caixa d’água de mil litros, que estava cheia, na lateral do imóvel.
Só depois, com ajuda de vizinhos, Filgueira começou a combater as chamas com baldes de água. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém, segundo a corporação, quando a equipe chegou ao local, as chamas já tinham sido controladas. Os militares realizaram apenas trabalho de rescaldo.
O fogo destruiu móveis e eletrodomésticos da casa, bem como parte da estrutura do imóvel, que é alugado. Ninguém ficou ferido.
O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, anunciou nesta quarta-feira (6/12) que o Programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas do governo federal, será estendido por mais três meses.
O programa, que encerraria no fim de 2023, deverá seguir em funcionamento até março de 2024. A extensão é para que as pessoas possam ter mais tempo para renegociar seus débitos. “A gente espera três meses mais”, disse Marcos Pinto.
Além disso, o governo deverá eliminar um dos requisitos para acesso ao programa, a exigência de certificado prata ou ouro na plataforma gov.br.
“A gente pretende, na próxima semana, enviar uma medida provisória para o Congresso eliminando esse requisito. A gente não acha que esse é o ponto que é o maior empecilho para as negociações ocorrerem no ritmo ótimo, mas é um ponto que pode causar algum entrave para algumas pessoas, então a gente quer abrir mão desse requisito”, explicou o secretário.
A Pesquisa Agorasei, no município de Serra Caiada, também mediu a intenção de voto para prefeito com vistas às eleições do próximo ano. De acordo com os números do Agorasei, se as eleições de 2024 fossem hoje, o atual prefeito Joãozinho Furtado seria reeleito com uma boa vantagem sobre o seu provável adversário.
Na intenção de voto estimulada, Joãozinho Furtado é o preferido dos entrevistados, com 72,5%, enquanto Jalmir do Sindicato tem 10,3%.
As pessoas ouvidas que dizem votar nulo ou branco são 5,5% e os que não possuem opinião ou não responderam totalizam 11,7%
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada no dia 2 de dezembro passado e ouviu 400 eleitores nas zonas urbana e rural do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra
Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, no município de Serra Caiada, revela que o prefeito Joãozinho Furtado tem sua gestão muito bem avaliada pela população. Segundo dados da sondagem, 88,7% dos entrevistados aprovam a gestão do jovem prefeito.
As pessoas ouvidas que desaprovam a gestão somam apenas 4,3%, enquanto os que não possuem opinião ou não responderam totalizam 7%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada no dia 2 de dezembro passado e ouviu 400 eleitores nas zonas urbana e rural do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
A Lavadeira foi escolhida como ave símbolo do município do Natal. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (5).
Com nome científico Fluvicola Nengeta, a Lavadeira é uma ave facilmente encontrada no nordeste brasileiro. Uma de suas características é se manter próximo das margens de rios, açudes, brejos e áreas semelhantes, em busca de alimento.
O doutor em ecologia de aves migratórias João Paulo Damasceno explicou a lavadeira é da mesma família do bem-te-vi e do suiriri. “A lavadeira também é conhecida como lavadeira-mascarada, noivinha, viuvinha, maria-branca. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios, açudes e brejos, onde costuma capturar pequenos artrópodes para alimentação”, disse.
Segundo ele, a distribuição geográfica da ave é bastante ampla, sendo relativamente comum em ambientes próximos as zonas urbanas por quase todo o país.
“Esta ave atualmente não está ameaçada de extinção, e não é alvo de contrabando, muito provavelmente devido ao seu canto curto e agudo”, explicou o biólogo.
Justificativa
A proposta para que a ave se tornasse símbolo de Natal foi apresentada pela vereadora Nina Souza (PDT).
O texto original da lei traz a justificativa para escolha da Lavadeira como ave símbolo da capital potiguar. “Gosta de águas, lagoas, do nosso Potengi e adaptou-se aos espaços urbanos da nossa cidade.”
Em outro ponto da justificativa, o texto afirma que a ave ama espaços abertos e se aproxima do homem sem medo. Ainda assim, livra a cidade de muitos insetos e alimenta-se de pequenos frutos.
Sinceramente um nome sugestivo que cairia bem era se colocasse na faixada da prefeitura dando o nome ao prédio, LAVANDERIA POTIGUAR “É OBRA PRA TODO CANTO, É OBRA EM TODO LUGAR: KKKĶK o símbolo lavadeira e a sede lavanderia.
Faltou São José de Mipibu.