
Os presos custodiados na Penitenciária estadual de Alcaçuz, Região Metropolitana de Natal, vão ficar em contêineres até a desativação completa do presídio, anunciada pelo governador Robinson Faria. Nesta sexta-feira, foi assinado um termo para o aluguel de 50 módulos, que serão adaptados para servirem de cela.
Os contêineres serão instalados dentro do muro da penitenciária, sem data definida. Cada unidade terá capacidade para 20 vagas, totalizando 1.000 vagas em caráter emergencial em virtude da destruição parcial da estrutura do presídio. O governo anunciou que conseguiu tomar o controle da cadeia, 14 dias depois das rebeliões.
Na semana passada, a Polícia Militar entrou na penitenciária e ergueu um muro de contêineres para separar presos de duas facções que estão rebelados e entraram em confronto no início do mês dentro do presídio.
O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, ressaltou ontem que a intenção do governador Robinson Faria é desativar Alcaçuz até o fim do ano, após a construção de três novas unidades prisionais (Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró). Juntas, elas vão abrir mais 2 mil novas vagas no sistema penitenciário do estado ainda em 2017.
— As duas facções que existem em Alcaçuz vão ser transferidas igualmente, para descartar qualquer possibilidade de privilégio. Mas, isso não é agora, só com a desativação — disse Virgolino.
Das três novas unidades, o governo informou que a construção do presídio de Ceará-Mirim está com 50% das obras concluídas e que, com a criação de 600 novas vagas, todo o sistema penitenciário do RN “vai melhorar”.
— Não temos como trabalhar com presídios menores por falta de agentes penitenciários, então precisamos começar a quebrar a superlotação, para só então administrar por regiões — explicou Virgolino.
O Globo
A grande piada é o custo mensal dos contêiners.
Cadê o tribunal de contas?
O certo é construí um presídio em Brasília, (de preferência vizinho ao Planalto central) e mandar os detentos de alta periculosidade pra lá, seria o lugar mais viável, até porque é lá o centro de todas armações, assim ficariam todos juntos e os demais cada um em seu estado. Agora veja só eu ensinando doutores a fazer as coisas certas, eu que nem estudei pra isso. ?
Não entendo pq reformar, deixa esses animais lá como está, gastar dinheiro público com eles? Tem que investir em escolas, esportes para as crianças.País sem futuro e governador fraco. Quer acabar com rebelião? Um semana sem comida e água! Fica tudo mansinho..
Engraçado eles destroem , o governo concerta. Porque não deixam eles ficaram lá como está. ? Porque tem que procurar sempre paliativos favoráveis à esses bandidos. Eles tem que ficar onde estão e nas condições que os mesmos deixaram. Quantas creches e Escolas precisando de reparos e o Governo pouco se importa? Bandido que ajuda bandido é mais um bandido
Pra eles não fugirem
Acho que é uma boa colocá-los lá dentro, e deixá-los lá só durante o dia, das 9h até 17h….
Depois deixa eles dormirem tranquilos nas celas…
Confuso demais!
A impressão que eu tenho é que o governo transformou esses CONTAINERS em LEGO de adulto.
Pagar mais de 5.000 reais por mes para alugar um container é de lascar!!!!
Isso custa 600 por mês.
Imagine o preço de uma suíte para bandidos dessas….
É a nova rapadura do RN…
Eita fundo penintenciario bom da peste!!!!
De quem é essa empresa de alugar contêineres, heim!?
Ja que os CONTAINERS é solução p tudo, pq nao utilizar p finalidade original deles, exportação maritima! Manda esse povo de volta p o sudeste!
Transforme esse presídio em FEMININO ou por abrigar bandidos ladrões de galinha que pode valtar a viver em sociedade. Desativar por completo já mais se fizer isso o governador está com politicagem, tá errado