Diversos

‘Nova Guerra Fria’: alta da tensão EUA-China envolve consulados, vacinas e até TikTok

Bandeira dos Estados Unidos cobre parte de um retrato do ex-presidente chinês Mao Tsé-Tung diante da Porta de Tiananmen durante visita do presidente dos EUA, Donald Trump, a Pequim, na China — Foto: Damir Sagolj/Reuters

A determinação dos Estados Unidos em 22 de julho de fechamento do consulado da China na cidade de Houston, no Texas, e a consequente ordem de Pequim em 24 de julho para fechar o consulado norte-americano na cidade de Chengdu, no sudoeste do país asiático, são o mais recente desentendimento entre os dois países. A ofensiva mútua é parte de uma série de disputas econômicas e políticas que têm ocorrido nos últimos anos e meses entre as duas potências.

As tensões aumentam quase diariamente, e especialistas chegam a falar em uma “nova Guerra Fria” desde que administração do presidente Donald Trump se tornou mais agressiva com os chineses. Os estudiosos veem diferenças históricas importantes na comparação com a disputa entre os EUA e a União Soviética do pós-Segunda Guerra, mas acreditam que Estados Unidos e China estão entrando em território perigoso.

Relembre desentendimentos recentes entre os dois países:

Fechamento de consulados

Em 22 de julho, os Estados Unidos determinaram o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas, no prazo de até 72 horas. O Departamento de Estado americano afirmou que a medida tinha o objetivo de proteger a “propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos”, um dia após denúncia de que hackers chineses tentaram roubar informações sobre a vacina para Covid-19. Pequim considerou a medida “sem precedentes” e , dois dias depois, em 24 de julho, determinou o fechamento do consulado norte-americano em Chengdu, sudoeste do país asiático.

Acusação de roubo sobre vacina para Covid-19

Nesta terça-feira (21), o Departamento de Justiça norte-americano denunciou dois hackers chineses suspeitos de roubar informações sobre projetos de vacinas para Covid-19. Os acusados trabalhavam para o Ministério da Segurança de Estado da China, segundo a promotoria norte-americana. O presidente dos EUA, Donald Trump, já culpou a China pela pandemia de Covid-19. Ele se refere ao Sars-Cov-2 como “o vírus chinês”. Os dois países fazem parte de uma corrida mundial para desenvolver primeiro vacinas que combatam a doença.

EUA quer banir TikTok e outras redes chinesas

No início de julho, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou em entrevista à rede de TV Fox News que o país está considerando banir aplicativos de redes sociais chinesas, incluindo o TikTok. Pompeo chegou a afirmar que as pessoas só devem baixar o aplicativo “se quiserem suas informações pessoais nas mãos do Partido Comunista Chinês”. O aplicativo pertence à chinesa ByteDance, que já afirmou anteriormente que opera de maneira separada e que suas centrais de dados ficam localizadas fora da China, não estando submetidas às leis chinesas.

Disputas tarifárias

Os dois países travaram uma batalha no comércio global nos primeiros anos do governo de Donald Trump. O presidente norte-americano impôs tarifas sobre produtos importados do país asiático para torná-los mais caros para os consumidores americanos, o que estimularia a produção interna nos EUA. A China, por sua vez, respondeu com aumento de taxas sobre produtos norte-americanos. Em janeiro de 2020, os dois assinaram um acordo pelo qual a China se comprometeu a comprar mais produtos dos EUA para reduzir o déficit comercial bilateral dos norte-americanos.

Fim do status especial de Hong Kong

A China recebeu Hong Kong de volta do Reino Unido em 1997 e deveria seguir a lógica de “um país, dois sistemas”. Isso significa dizer que esse território tem uma semiautonomia. No entanto, a China tem tentado aumentar o controle que exerce em Hong Kong. O último ato foi uma lei de segurança imposta pela China, que aumenta a influência de Pequim sobre o território e pode barrar sua autonomia judicial. Os EUA tinham regras de comércio e de imigração específicas para Hong Kong, por ser uma região com uma relativa autonomia. No entanto, com a interferência crescente da China, o presidente Donald Trump retirou o status especial do território.

Disputa pelo 5G e a pressão dos EUA sobre a Huawei

Em maio, os norte-americanos impuseram sanções para cortar o acesso da empresa privada chinesa a semicondutores fabricados com componentes americanos. Entre os americanos, há suspeita que a Huawei espione para o governo de Pequim. A Huawei perdeu contratos no Reino Unido, e os chineses culpam os EUA por uma campanha contra a empresa. Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que ” única falha da Huawei é ser chinesa”.

A Huawei fornece tecnologia de comunicação 5G. É uma evolução que permitirá uma conexão mais rápida. Ela inclui centros, onde as informações ficam armazenadas, e equipamentos periféricos. Os americanos alegam que as redes 5G da empresa chinesa podem ser usadas pelo governo de Pequim para espionagem ou sabotagem.

Divergência sobre Mar do Sul da China

A China reivindica os recursos marítimos de 90% do Mar do Sul da China, que é potencialmente rico em recursos energéticos. Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã também dizem ter partes da soberania do mar. Os EUA rejeitam a pretensão dos chineses. Com frequência, enviam navios de guerra à rota marítima estratégica.

Corrida espacial

A China se prepara para lançar sua primeira missão a Marte, usando uma sonda e um pequeno robô teleguiado. O lançamento deve ocorrer até 25 de julho na Ilha Hainan. Outros países, como os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos, aproveitam a situação atual, em que há uma distância reduzida entre a Terra e o planeta vermelho, para lançar suas próprias sondas.

Perseguição a minoria muçulmana

Os EUA, como outras nações ocidentais e várias organizações de direitos humanos, acusam a China de confinar pelo menos um milhão de muçulmanos uigures na região da província de Xinjiang. Os uigures são uma etnia majoritariamente muçulmana que vive no país asiático. Pequim nega todas as acusações. Os americanos puniram empresas que participariam da perseguição à minoria étnica.

Tema das eleições presidenciais nos EUA

Trump transformou o país asiático em um tema de campanha das eleições de novembro, mas parece improvável que a relação bilateral mude radicalmente se o democrata Joe Biden vencer.

Stephen Walt, professor de Relações Internacionais da Universidade de Harvard, disse à France Presse que as duas maiores potências econômicas do mundo competem a longo prazo por “visões estratégicas incompatíveis”, como o desejo da China de dominar a Ásia.

A China vê Trump como um “líder fraco e propenso a erros” e provavelmente acredita que a resposta “desastrosa” dos Estados Unidos à pandemia de coronavírus oferece oportunidades, apontou o estudioso.

“Parece a Guerra Fria soviético-americana em alguns aspectos, mas ainda não é tão perigosa quanto a rivalidade anterior”, disse Walt.

“Uma diferença fundamental é que os dois estados ainda estão fortemente conectados economicamente, embora esse relacionamento esteja agora sob considerável tensão”.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que lança regularmente advertências contra Pequim, não rejeitou a comparação com a Guerra Fria em uma entrevista recente.

Pompeo também observou que os Estados Unidos nunca tiveram tantos laços econômicos com a União Soviética quanto com a China e que, portanto, o Ocidente precisava se separar de Pequim, especialmente na frente tecnológica, um setor que Washington teme que o país asiático use para espionar.

Em uma mudança com relação há alguns anos, as empresas americanas, afetadas pelo que consideram um roubo desenfreado de propriedade intelectual, raramente pedem uma desescalada do conflito com a China.

Os Estados Unidos também atacaram Pequim por sua repressão em Hong Kong e a prisão em massa de muçulmanos uigures.

Antes da pandemia do novo coronavírus, Trump acreditava que poderia manter boas relações comerciais com a China, especialmente depois que Pequim prometeu aumentar as compras de produtos americanos.

Mas os dois lados sabiam que a China não estava em condições de cumprir tudo o que foi acordado com Washington, disse Shi Yinhong, professor de relações internacionais da Universidade Renmin em Pequim. Shi acredita que as relações vão continuar a se deteriorar.

“A antiga Guerra Fria foi um confronto e competição muito feroz entre duas grandes potências, impulsionadas pela ideologia e estratégia”, enfatizou. Agora, os Estados Unidos e a China estão “se desprendendo” seletivamente, mas rapidamente, observou.

“Usando essa definição, pode-se dizer que a China e os Estados Unidos começaram a entrar em uma nova Guerra Fria”, concluiu o analista asiático.

Não há consenso entre especialistas

Oriana Skylar Mastro, professora assistente da Universidade de Georgetown e pesquisadora no American Enterprise Institute, disse que é perigoso falar sobre uma Guerra Fria com a China.

“A situação com a China não se parece com a Guerra Fria”, afirmou.

“No lado positivo, temos um amplo compromisso. No lado negativo, há uma possibilidade real de uma guerra quente entre os dois lados em um grau que nunca existiu com a União Soviética”.

Ela observou que a comparação com a Guerra Fria leva a respostas ineficazes, incluindo que Washington percebe erroneamente Pequim como uma ameaça ideológica.

Mastro disse que a China tem muitas opções para aliviar as preocupações dos Estados Unidos, como a retirada dos sistemas de armas no Mar da China Meridional.

“Mas Pequim não fará isso, principalmente porque entende mal os propulsores da política americana. Acredita que os Estados Unidos estão respondendo ao seu próprio declínio e os atacará, independentemente de como agirem”, sustentou.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. "Nova guerra fria", "novo normal", "novo coronavírus"… Haja coisa nova. E novidade que bom, nenhuma.

  2. Os dois sabem que precisam um do outro. Por isto deveriam ter vergonha e não ficarem com esse jogo besta de ? e ?.

  3. Daqui há alguns dias nós vamos ter que escolher entre o nosso maior parceiro comercial, ou o nosso maior explorador comercial. A balança comercial é fundamental.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estados e municípios vão cobrir rombo do Banco Master em fundos de previdência, diz Ministério da Previdência Social

Foto: Banco Master/divulgação

O Ministério da Previdência Social informou que estados e municípios serão os responsáveis por cobrir eventuais prejuízos em fundos de previdência que investiram em títulos do Banco Master, liquidado pelo Banco Central.

Segundo a pasta, a Lei nº 9.717/1998 determina que os entes federativos devem garantir o pagamento de aposentadorias e pensões caso os recursos dos regimes próprios de previdência (RPPS) sejam insuficientes.

Na prática, isso significa que governos estaduais e municipais terão de arcar com possíveis rombos para assegurar o pagamento integral dos benefícios.

O ministério também afirmou que não há previsão legal para cobranças extras de servidores ativos, aposentados ou pensionistas para cobrir déficits.

Ao todo, 18 entes investiram cerca de R$ 1,86 bilhão em letras financeiras do Banco Master. Só o Rio de Janeiro aplicou aproximadamente R$ 960 milhões, quase metade do total, com vencimentos previstos entre 2033 e 2034.

Veja abaixo a lista completa:

  1. Angélica (MS): R$ 2 milhões;
  2. Aparecida de Goiânia (GO): R$ 40 milhões;
  3. Araras (SP): R$ 29 milhões;
  4. Cajamar (SP): R$ 87 milhões;
  5. Campo Grande (MS): R$ 1,2 milhão;
  6. Congonhas (MG): R$ 14 milhões;
  7. Estado do Amapá (AP): R$ 400 milhões;
  8. Estado do Amazonas (AM): R$ 50 milhões;
  9. Estado do Rio de Janeiro (RJ): R$ 970 milhões;
  10. Fátima do Sul (MS): R$ 7 milhões;
  11. Itaguaí (RJ): R$ 59,6 milhões;
  12. Jateí (MS): R$ 2,5 milhões;
  13. Maceió (AL): R$ 97 milhões;
  14. Paulista (PE): R$ 3 milhões;
  15. Santa Rita D’Oeste (SP): R$ 2 milhões;
  16. Santo Antônio de Posse (SP): R$ 7 milhões;
  17. São Gabriel do Oeste (MS): R$ 3 milhões;
  18. São Roque (SP): R$ 93,15 milhões.

Leia a íntegra da nota do Ministério da Previdência Social:

“O Ministério da Previdência Social esclarece que, por determinação da Lei nº 9.717/98, os Estados e Municípios são os responsáveis diretos por garantir o pagamento de aposentadorias e pensões de seus servidores caso os recursos acumulados pelos regimes próprios de previdência sejam insuficientes. Na prática, isso significa que o ente federativo (Estado ou Município) é o garantidor final do sistema, devendo cobrir eventuais faltas financeiras para assegurar que todos os benefícios sejam pagos integralmente.
O Ministério ressalta, ainda, que não existe qualquer previsão na legislação para a criação de cobranças extras, taxas suplementares ou contribuições adicionais de servidores ativos, aposentados e pensionistas para cobrir eventuais déficits financeiros desses regimes.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: EUA fazem nova apreensão de petroleiro da Venezuela no Caribe; é o 3º navio confiscado nesta semana

Os Estados Unidos apreenderam nesta sexta-feira (9) o petroleiro Olina nas águas do Caribe, perto de Trinidad e Tobago, em mais uma ação contra embarcações ligadas ao petróleo venezuelano sob sanções americanas. Navio é o terceiro a ser confiscado essa semana por ligação com a Venezuela

A operação foi conduzida por forças americanas no âmbito da Operation Southern Spear. Em uma publicação oficial, o comando militar dos EUA afirmou que “não há refúgio seguro para criminosos”, reforçando a repressão ao que chama de atividades ilícitas no Hemisfério Ocidental.

Navio sancionado navegava falsamente sob bandeira de Timor-Leste

O navio, anteriormente sancionado sob o nome Minerva M, navegava com bandeira de Timor-Leste — considerada falsa — e já estava incluído na lista de embarcações sob restrições dos EUA.

Segundo dados de rastreamento marítimo, Olina havia deixado a Venezuela carregado de petróleo e regressava para o país quando foi interceptado, após longa perseguição a navios-tanque vinculados ao transporte de combustível sujeito a sanções americanas.

Quinta apreensão nas últimas semanas

Esta é a quinta apreensão de petroleiros relacionados à Venezuela pelas forças americanas nas últimas semanas, em meio a uma campanha mais ampla de pressão sobre o comércio de petróleo do país sul-americano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

OAB/RN e CAARN lançam serviço gratuito de telemedicina para a advocacia potiguar

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), por meio da sua Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) passa a oferecer, a partir de janeiro 2026, um serviço gratuito de telemedicina destinado a advogados e advogadas regularmente inscritos e adimplentes com a anuidade. A iniciativa integra o programa “Sua anuidade de volta” e amplia o conjunto de ações voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida da advocacia potiguar.

A nova plataforma garante consultas médicas online ilimitadas com clínico geral, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma simples, segura e acessível. O atendimento é realizado totalmente de forma virtual, permitindo que o profissional receba orientações médicas, receitas e encaminhamentos sem precisar sair de casa e sem qualquer custo adicional.

Para a presidente interina da OAB/RN, Bárbara Paloma, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o cuidado integral da advocacia.

“A telemedicina representa mais um avanço concreto na valorização dos advogados e advogadas do Rio Grande do Norte. Em um cenário de dificuldades de acesso à saúde privada e de altos custos dos planos, oferecer atendimento médico gratuito e disponível 24 horas é uma forma de cuidar de quem sustenta a advocacia no dia a dia”, disse a presidente.

A presidente da CAARN, Úrsula Bezerra, ressaltou que o serviço é resultado da atuação conjunta entre as instituições e do olhar atento às necessidades da classe, sobretudo dos que moram e trabalham no interior do RN.

“Essa é uma conquista construída a muitas mãos. A parceria entre a OAB/RN e a CAARN demonstra que, quando trabalhamos juntas, conseguimos entregar benefícios reais, que impactam diretamente a qualidade de vida da advocacia. A telemedicina é mais comodidade, mais praticidade e mais cuidado com a nossa classe. A medida também visa auxiliar a advocacia que não tem acesso a um um pano de saúde”, afirmou a presidente da CAARN.. .

Diante da crescente dificuldade de acesso à saúde privada, agravada pelos altos custos dos planos de saúde, a contratação da plataforma surge como uma alternativa eficaz para ampliar o acesso ao atendimento médico. Por meio do serviço, o advogado ou advogada será atendido por um médico de forma online e, quando necessário, poderá receber receitas médicas ou encaminhamentos, garantindo agilidade e segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Geely EX2 lidera vendas no varejo do RN em dezembro, em seu primeiro mês completo

Foto: Divulgação

O Geely EX2 alcançou um marco importante no Rio Grande do Norte. Em dezembro, seu primeiro mês completo de vendas, o modelo já se tornou o carro mais vendido no varejo no estado, reforçando a rápida aceitação do veículo entre os consumidores potiguares.

O sucesso não veio por acaso: o EX2 caiu no gosto do público por entregar muito espaço interno, excelente aproveitamento de cabine e porta-malas, além de economia no dia a dia — um conjunto que faz diferença tanto para famílias quanto para quem roda bastante na cidade. Somam-se a isso o pacote de tecnologia, o conforto e a segurança, elevando a percepção de valor do modelo na categoria.

Além disso, o Geely EX2 se destaca por oferecer maior potência da categoria, maior autonomia e menor tempo de carregamento, reforçando sua proposta de eficiência e praticidade para a rotina urbana e também para deslocamentos mais longos.

Outro ponto decisivo para esse desempenho foi a combinação de produto forte com condições espetaculares de compra. O Geely EX2 está disponível por R$ 119.900, com entrada + 24x sem juros, facilitando o acesso do consumidor potiguar a um carro moderno, espaçoso, econômico e com excelente desempenho.
No RN, a operação da marca é realizada pela Redenção Geely, responsável por apresentar o modelo ao mercado local e conduzir esse início de trajetória já marcado por resultados expressivos.
O desempenho do Geely EX2 em dezembro reforça o avanço da marca no Brasil e consolida o Rio Grande do Norte como um mercado estratégico, refletindo a confiança dos potiguares em uma nova proposta de mobilidade.

Fonte: dados de emplacamentos (varejo) da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) — dezembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Estudos sobre o corpo humano indicam que um em cada cinco homens é gay secretamente

Foto: Reprodução

Um estudo da Universidade da Geórgia apontou que cerca de 20% dos homens que se declaram heterossexuais apresentaram respostas fisiológicas de excitação ao consumir conteúdos com temática gay. E essa não é a única pesquisa que evidencia a complexidade da sexualidade humana.

Outra investigação, conduzida pela Universidade de Essex, no Reino Unido, também indica que muitas pessoas demonstram algum grau de atração que vai além da heterossexualidade, mesmo que nem sempre expressem isso publicamente.

Em síntese, a sexualidade não é algo rígido nem limitada a rótulos tradicionais. A ciência mostra que o desejo humano é mais diverso do que se imagina, e que viver a própria sexualidade ainda é, para muitos, um processo cercado de silêncio, receios e repressões.

Opinião dos leitores

  1. Atenção mulheres que gostam de homens, quem casou, casou: quem não casou com homem não casa mais….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Após anos de repressão, chavismo liberta centenas de presos políticos

O regime chavista está libertando centenas de prisioneiros políticos. Durante anos, o ditador Nicolás Maduro prendeu opositores e pessoas contrárias à “revolução bolivariana”, e agora, como resultado da captura do ditador e da pressão feita pelo presidente Trump, centenas estão sendo finalmente libertados.

As libertações, uma reivindicação frequente da oposição do país, são um gesto de paz, disse Rodríguez, acrescentando que a ação foi unilateral e não foi acordada com nenhuma outra parte.

“O governo bolivariano, juntamente com as instituições estatais, decidiu libertar um número significativo de venezuelanos e estrangeiros, e esses processos de libertação estão ocorrendo neste exato momento”, acrescentou Rodríguez.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Verão do Povo começa com estrutura, segurança e grandes atrações na gestão Nilda

Foto: Divulgação

Parnamirim já vive o clima do melhor verão de sua história. A Prefeitura deu início à programação oficial do Verão do Povo, um amplo conjunto de ações, eventos e serviços coordenados pela gestão da prefeita Nilda Cruz, que transforma o litoral do município em um grande espaço de lazer, entretenimento, esporte e cidadania, com segurança, organização e qualidade para moradores e turistas.

Com uma programação intensa, diversificada e pensada para toda a família, o Verão do Povo une eventos gratuitos e privados, grandes atrações musicais, atividades esportivas, ações de saúde, bem-estar e serviços públicos ampliados, consolidando Parnamirim como um dos principais destinos do verão potiguar. O Verão do Povo reúne grandes parceiros de mídia, iniciativa privada e instituições, garantindo uma agenda diversa que contempla música, esporte, saúde, bem-estar e entretenimento para todas as idades.

“O Verão do Povo é resultado de muito planejamento, trabalho e compromisso com a nossa cidade. Preparamos Parnamirim para viver a melhor época do ano com alegria, segurança, conforto e serviços de qualidade. Nossa orla está pronta para receber moradores e turistas com uma programação imperdível, que movimenta a economia, gera oportunidades e valoriza o que temos de melhor”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Para garantir conforto e bem-estar, a Prefeitura ampliou significativamente os serviços de limpeza urbana durante o período de verão, com aumento de efetivo e horários estendidos, assegurando praias limpas e organizadas diariamente. A segurança também foi reforçada e funciona de forma integrada, com atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal, agentes de trânsito do RN e de Parnamirim, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O litoral conta ainda com Delegacia Móvel, funcionando e segunda a sexta: das 18h à 0h e Sábados e domingos: das 18h às 6h. Além da Delegacia Fixa, que opera: De segunda a quinta: das 18h à 0h Fins de semana: a partir da sexta-feira, às 18h, até a segunda-feira, às 6h

“Pensamos em cada detalhe para que as pessoas possam aproveitar o verão com tranquilidade. Ampliamos a segurança, organizamos os serviços e fortalecemos parcerias. É uma gestão que executa, cuida e entrega”, reforçou a prefeita.

A programação segue durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro, com destaque para:

📆 SÁBADO | 10 DE JANEIRO

Projeto Se Cuida Parnamirim
* 9h — Devocional e oração
* 9h30 — Aula de mobilidade
* 10h — Ritmos
* 11h — Zumba
* 12h — Alongamento
* 13h — Ginástica
📍 Em frente ao Bar do Suvaco – Pirangi
Aberto ao público

📺 TV Ponta Negra
🎉 Atrações: Ferro na Boneca
⏰ A partir das 15h30
📍 Em frente ao Bar do Suvaco – Pirangi
Aberto ao público

🎉 Verão Pan — 98 FM
Atração: Soanata
⏰ A partir das 13h
Yoga | Hitbox | Aula de dança
⏰ A partir das 17h
📍 Próximo ao letreiro I Love Parnamirim – Pirangi
Aberto ao público

ℹ Além disso, acontece simultaneamente: Futmesa, quadra para esportes de praia,
massagem, drinks não alcoólicos, jogos e outras ativações.
Torneio Pirangi Beach Sports
📍 Arena Verão Unimed e 97 FM – próximo ao posto da CAERN – Pirangi
Aberto ao público

Arena de Verão — Clube FM
⏰ Das 8h às 11h — Fit Dance
⏰ 17h — Wrestling
📍 Próximo ao posto da CAERN- Pirangi
Aberto ao púbico

Corrida HiLife Run
⏰ A partir das 04h15
📍 Cirquinho
Privado

96 FM — Estação Verão 96
⏰ Das 10h às 12h
📍 Cotovelo
Abeto ao púbico

 

🎉 Puro Suco de Verão — Ilha Ecomax
Atrações: Menos é Mais, Felipe Amorim e Thiago Freitas
⏰ A partir das 19h00
📍 Ilha Ecomax
Evento privado

🎉 Sambinha Pirangi — Cirquinho
Atrações: Fabinho Miranda, Ribeira Boêmia, Preto no Branco e Mesa Doze
⏰ A partir das 17h00
📍 Cirquinho, Pirangi
🔒 Evento privado

📆 DOMINGO | 11 DE JANEIRO
Torneio Pirangi Beach Sports
📍 Arena Verão Unimed e 97 FM – próximo posto CAERN – Pirangi
Aberto ao público

Arena de Verão — Clube FM
Movimenta Parnamirim:
* Das 7h às 8h — Fit Dance
* Das 8h às 17h — Beach Handebol
📍 Próximo ao posto da CAERN – Pirangi
Aberto ao público

96 FM — Estação Verão 96
⏰ Das 10h às 12h
📍 Em frente aos Corais de Cotovelo
Aberto ao público

Luau do Alan Persa
⏰16h30
📍Cotovelo, gramado em frente ao In Mare Bali
Aberto ao público

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Verão SL movimenta a Praia de Pirangi com nove arenas esportivas e ações voltadas ao público estudantil e comunidade

Foto: Divulgação 

A SL Educação realiza, a partir deste sábado (10), o Verão SL, um projeto especial que ocupa a Praia de Pirangi durante a temporada de verão, com uma programação que reúne esporte, lazer, convivência e ações de integração voltadas a estudantes e ao público em geral. A iniciativa será realizada em um dos trechos mais movimentados do litoral potiguar.

Ao todo, o projeto contará com nove arenas esportivas, além de ativações interativas e ações pensadas para estimular o encontro, o movimento e a troca de experiências em um ambiente aberto, acessível e voltado ao convívio coletivo. A proposta é criar um espaço de participação ativa, integrando jovens, professores e a comunidade local.

O Verão SL nasce com a ideia de ir além da presença institucional, reforçando que o processo educacional também se constrói fora da sala de aula. A programação valoriza momentos de bem-estar, socialização e aprendizado informal, alinhados a um estilo de vida saudável e participativo, especialmente durante o período de férias escolares.

Durante os finais de semana, o público que passar pelas arenas poderá participar de atividades esportivas, ações interativas, experiências de convivência e iniciativas voltadas ao engajamento estudantil. As ações foram planejadas para dialogar com jovens que vivem um momento de planejamento acadêmico e definição de novos caminhos educacionais.

O projeto acontece em um período estratégico do calendário educacional, próximo à divulgação dos resultados do SISU, quando muitos estudantes avaliam escolhas profissionais e possibilidades de formação. A presença no litoral reforça a proposta de acompanhamento contínuo dos alunos, inclusive fora do ambiente formal de ensino.

Com o Verão SL, a SL Educação amplia sua atuação para além dos espaços tradicionais, apostando em iniciativas que unem educação, lazer e experiência social, fortalecendo a proximidade com os estudantes e a comunidade em um dos principais destinos de verão do Rio Grande do Norte.

*Mais informações nos canais oficiais da SL Educação ou pelo o Instagram:* @prof.sergiolima

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Viver Saúde amplia acesso com telemedicina de urgência 24h e atendimento na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação 

O Viver Saúde, plano de saúde genuinamente potiguar, ampliou seus serviços com a oferta de telemedicina para atendimentos de urgência, disponível por meio do aplicativo Viver Saúde, gratuito para Android, na Google Play, e iOS, na App Store.

O serviço funciona com atendimento imediato, 24 horas por dia, para pacientes adultos e pediátricos, oferecendo orientação médica online em situações de urgência e mais praticidade no cuidado com a saúde.

Além do atendimento digital, o Viver Saúde iniciou o atendimento presencial em uma unidade de atendimento na Zona Norte de Natal, localizada na Avenida Dr. João Medeiros Filho, nº 500, em Igapó, ampliando a proximidade com os beneficiários da região.

Com menos de 50 dias de operação, o plano já ultrapassou a marca de 13 mil vidas, refletindo a rápida adesão do público à proposta de ampliar o acesso à saúde no Rio Grande do Norte.

Ao unir tecnologia, atendimento presencial e atuação local, o Viver Saúde segue fortalecendo sua presença entre os potiguares.

Serviço
App Viver Saúde – gratuito para Android (Google Play) e iOS (App Store)
Telemedicina de urgência: atendimento imediato, 24h, adulto e pediatra
Unidade de atendimento: Av. Dr. João Medeiros Filho, 500 – Igapó, Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Femurn diz que veto de Fátima é desrespeito à população e aos municípios

Foto:  Adriano Abreu

O veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao Projeto de Lei nº 632/2025, que estabelecia novos critérios para o repasse aos municípios de parcelas do ICMS, IPVA e Fundeb, segue gerando forte reação entre prefeitos e entidades municipalistas. Ainda na quinta-feira (8), a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) classificou a decisão como um “desrespeito” aos gestores municipais, à Assembleia Legislativa e à população potiguar.

A proposta, de autoria do deputado estadual Gustavo Carvalho (PL), havia sido aprovada por unanimidade pelos parlamentares em dezembro passado. O texto buscava dar maior previsibilidade e regularidade aos repasses constitucionais que pertencem aos municípios para evitar atrasos.

O Governo do Estado, por sua vez, justificou o veto com base em pareceres da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que apontaram risco fiscal, interferência na gestão da Conta Única do Tesouro e insegurança jurídica.

Na avaliação do presidente da Femurn, Babá Pereira, o veto representa um desrespeito institucional e traz impactos diretos para a população. “Nós achamos um total desrespeito por parte da governadora para com os prefeitos e as prefeitas, para com os deputados, todos da Casa Legislativa que aprovaram a unanimidade e principalmente com a população, que é quem vai sofrer, quem está sofrendo, na verdade, com o atraso desse repasse.”

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Cadê os idiotas úteis defensores do Luladrão, para defender o desgoverno da teja inaugurado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *