Jornalismo

Novo aliado, Roberto Jefferson sugere a Bolsonaro ‘demitir o Supremo’, cassar a Globo e posta foto com arma

O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, um dos mais recentes aliados de Jair Bolsonaro em sua tentativa a aproximação com representantes do Centrão em troca de apoio, recomendou ao presidente demitir todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que não exista base legal para isso, e cassar as concessões ligadas ao grupo Globo.

Em sua conta no Twitter, ele afirmou que “Bolsonaro, para atender o povo e tomar as rédeas do governo, precisa de duas atitudes inadiáveis: demitir e substituir os 11 ministros do STF, herança maldita. Precisa cassar, agora, todas as concessões de rádio e TV das empresas concessionárias GLOBO. Se não fizer, cai”.

Na sequência,  Jefferson postou uma foto segurando uma arma e escreveu: “Estou me preparando para combater o bom combate. Contra o comunismo, contra a ditadura, contra a tirania, contra os traidores, contra os vendilhões da Pátria. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

A publicação da foto, na avaliação do jurista Adib Kassouf Sad, especialista em Direito Administrativo, acompanhada do texto em que o ex-deputado menciona a palavra “combate” pode ser interpretada como um chamado à violência. “Quando ele conjuga o uso de uma metralhadora com a convocação para o combate pode-se ter a impressão de que se trata de um chamado para o uso de armas. Não vamos nos esquecer que Roberto Jafferson é presidente de um partido, exerce algum tipo de liderança sobre um grupo de pessoas”, ressalta.

Opinião dos leitores

  1. O que o Sr. Roberto Jefferson diz, pouco me interessa. Esse rapaz fez parte da corja que assaltava o país, ele é igual tapioca, vive mudando de lado. Uma pena que ainda exista brasileiros tentando descobrir ou interpretar o que meliante diz.

    1. Tai Pedro ! Comentário bom . Bem estruturado tanto na dislexia como
      na padognomonicaxia . Dessa vez posso dizer que estamos na mesma hermenêutica . Parabéns!

  2. Ver gado passando pano em bandido nao TEM PREÇO!!!
    Vamos "minto", quero mais Roberto Jeffersons, Waldemar de Oliveiras….a pipoca já está pronta!!!!

  3. José, vc quando saiu do banheiro passou papel higiênico no cérebro? Pois vc escrevendo é uma graça……kkkkkk

  4. Sr. RICARDO LUCIDO, eu perguntei a sua opinião sobre o que escrevi? Constantemente vejo vc muito "lúcido" fazendo comentários bobos e idiotas, larga do meu pé chulé, quem vc pensa que é? Penso que um idiota se achando intelectual, li sim, vc que não entendeu ou soube interpretar o que eu disse. Vc com sua capacidade bufenta, deveria se limitar ao seu quadrado. O comentário se restringe a criticar as respostas dos petistas.

    1. Calma Pedro , calma rapaz . O amigo é muito irritadísso . Aff ,.

  5. Isso é que é um aliado fuleiro . Um autêntico "GÂNGSTER" a zombar da cara dos trouxas que o aplaudem.

  6. Vamos lá petistas lunáticos e imbecis, vcs dizem que Bolsonaro é um louco, concordo, um despreparado, concordo, porém vcs esquecem, como faz o ladrão mor, como o seu partido deixou o país. Já votei no PT, na esperança de um Brasil mais justo e honesto, como fui bobo. O que vimos e vivemos, fazem parte do conjunto da obra nefasta deixado pelos dirigentes do seu partido, roubo descarado, falência de grandes empresas, uma analfabeta no poder, superfaturamento em milhares de obras, copa do mundo com estádios desnecessários, desemprego de 12 milhões de brasileiros, denúncias comprovadas de todos os empresários aliados, dinheiro a fole, filho Ronaldinho dos negócios, triplex, sítio, Instituto Lula, armações, confissão de Palocci, mentiras, se comparar a Deus, vou parar, ele pode até fugir da justiça dos homens, já que nomeou 80 % dos ministros do STF, mais fica nisso.

    1. Belas palavras, só perdem para o silêncio!
      Você calado é um poeta!

    2. Pedro ou pedra , pense numa opinião fora de contexto . Acho que vossa senhoria não leu o texto . Leia novamente para entender .

    3. Esse continua com o cérebro(?) Em 2016.
      Votou no bandido de estimação dele, mas se segura em 2015 por conveniência.
      Mais um gado hipócrita.

  7. Só no BRASIL mesmo. UM BOSTA desse conversando besteiras , só não falou que é contra LADRÃO, ele é um DELES. Homem vai te Deitar, VAGABUNDO

  8. Diga-me com quem andas que te direi quem és!
    Bolsonaro é isso aí!
    Foi assim que sobreviveu todo esse tempo como um deputado federal do baixo clero.

  9. Olha esse tipo de opinião é do tipo totalmente lunatica , exageros e truculência jamais serão adequados em qualquer momento crítico, aprsar Dos ataques que o presidente tem sofrido em alguns casos injustamente não é momento para concordar com absurdos. Jamais retroceder, vamos sempre defender à autonomia dos poderes, mas todos abertos plenos e transparente, viva a democracia a liberdade e a paz.

  10. Por isso que eu digo: Lula 2022! So Lula pra voltarmos a ter um país onde todos tenham esperança de um país mais justo e com mais desenvolvimento para todos. Passou 8 anos não tirou um direito de seu ninguém e todos viviam bem e felizes . Aeroportos, restaurantes e shoppings lotados . Aquilo é wue era vida

    1. aí tu acordou, nao foi?
      kkkkkkkkkkkk
      nao sei quem é pior, o gado ou os mortadelas…

  11. Esse "Farinha do Mesmo Saco" está reclamando porque nem a Globo nem o STF até agora não tomaram nenhuma providência com relação à cocaína no avião do Capetão MICO. Alguém vai ter que dar conta da farinha da turma. Tá ok?

  12. Logo, logo, vai querer emplacar, de novo, a filha em algum ministério. E da forma como as coisas estão, não duvido que consiga.

  13. O GADO lunático, ainda não percebeu que o MITO dele está envolvido até o pescoço com o Centrão, ai pra disfarçar que não está vendo atacar o PT o PT já está fora desde de 2016 GADO cego kkkk

  14. Eu viví…para ver um bandido de terno e gravata empunhar um fuzil ganhando notoriedade através da mídia evacuando pela boca com direito a foto na maior cara de pau…
    Cabe sim, uma apuração de apologia a bandidagem e violência pela postura desse verme.
    E o crime mais grave: Sair em defesa de um presidente genocida irresponsável, que está através das suas atitudes irresponsáveis e inconsequentes incentivando um monte de idiotas a pularem do precipício gritando seu nome!

  15. Esse agora eh o novo ídolo de vcs talkei! Esqueçam que ele eh corrupto e já foi preso no mensalão viu! E não esqueçam: Moro eh comunista e façam tudo que eu mandar senão o PT volta talkei!!! ???

  16. Só esqueceu de dizer, quem tem que caçar o registro do maior engodo do Brasil, um tal de partido dos trabalhadores, PT.
    Isso parece uma piada de mal gosto, onde já se viu o nome partido dos trabalhadores, se lá só tem ladrão e parasitas??
    Tem que ser cassado, o registro, e os membros fundar o partido dos LADRÕES PARASITAS, ou seja, o LP, combina mais, com a cara do Lula e Ze Dirceu.

    1. mimimimi, vai chegar um tempo, ou ja chegou, que esse discurso ja era, todo mundo quer q o pt se lasque, mas agora queremos é respeito e caminhar p frente

    2. BG.
      Com quadrilha não se tem respeito nenhum. Só encarceramento dessa máfia para servir de exemplo, além de confiscar tudo roubado por elles.

    3. A gente aqui tá falando de um BANDIDO, CONDENADO, aliado do mito cidadão de bem pátria amada Brasil mimimi pipipi popopó. O PT vai fazer 5 (CINCO) anos q saiu do poder. Busque ajuda médica. Obsessão e paranóia tem tratamento.

    4. É isso mesmo, Clara. Passarão 17 anos e ainda ficarão falando do PT.

    5. Já era coisa nenhuma, tem que ter muito cuidado, o ex presidiário Ta doido pra voltar, mas dessa vez pea papuda.
      Tem que cassar mesmo esse registro, o quanto antes.
      Moro presidente!!!

  17. Será que esse anormal tem porte de armas? As autoridades precisam verificar se ele infringiu alguma lei com esse chamamento e puni-lo rigorosamente. Bandidos armados, já bastam as facções criminosas e as milícias bolsonaristas.

    1. Sabe de nada Ptralha. Tá certíssimo, coloca logo um cabo e um soldado e nos salve desse congresso e STF corrupto e ladrões. Depois prendem esses safados dos deputados.

    2. Quando Lula ameaçou colocar o exército vermelho do MST na rua, caso Dilma fosse afastada e quando Gleise Hoffmam ameaçou a nação com um banho de sangue, caso Lula fosse preso, vc certamente achou correto, não foi? Indignação seletiva, hipocrisias como a sua é o que mais se ver hj.

    3. Caro Luladrão, larga mão de ser babaca, alienado e imbecil. Os bolsonaristas tem que acabar com essa coisa de reagir a uma verdade que é a total ignorância, desvirtuamento de sua plataforma original, desrespeito e despreparo do atual presidente, alegando sempre os malfeitos do PT. Concordo que os governos do PT cavaram o buraco em que a gente se encontra, inclusive culminando com a eleição de Bolsonaro, mas o PT não roubou sozinho. Os agora amigos de Bolsonaro participaram ativamente da rapinagem e, tudo indica, tem todas condições agora de continuar roubando. Quando alguém mostrar uma aberração das que Bolsola pratica diariamente, argumentem honestamente. Mas sem comparações. Mostrem o que é bom nesse governo se é que tem alguma coisa. Os bolsonaristas estão cada dia mais semelhantes aos petistas, seguidores de seitas idiotizantes. Ah, e vá estudar pra ver se consegue escrever direito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mauro Cid pede liberdade provisória a Moraes após um mês preso e alega que não quebrou acordo de delação

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid pediu a revogação da prisão preventiva ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O oficial foi preso preventivamente por determinação do próprio magistrado há um mês, após aparecer em áudios criticando a forma como a sua delação premiada foi conduzida pela Polícia Federal.

Na ocasião, Moraes entendeu que Cid não preservou o sigilo da sua colaboração ao falar sobre o acordo com um interlocutor ainda não identificado e que os áudios causaram embaraço às investigações, o que caracterizaria crime de obstrução de Justiça.

A defesa informou que argumenta no pedido que não houve obstrução de Justiça nem quebra do acordo de colaboração. Os advogados afirmam ainda que a manutenção da prisão é desnecessária.

Em março, Cid foi intimado a ir ao STF prestar esclarecimentos sobre os áudios divulgados pela Revista Veja a um juiz do gabinete de Moraes. Ele acabou saindo de lá preso por descumprimento de medidas cautelares e obstrução.

Na audiência, Cid confirmou todo o teor da sua colaboração premiada, disse que não houve coação da parte da PF e que fez aquelas declarações como um “desabafo” e “uma forma de expressar”.

“Nunca houve induzimento às respostas. Nenhum membro da Polícia Federal o coagiu a fala algo que não teria acontecido”, disse Cid, segundo a transcrição da ata do depoimento.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo libera R$ 2,7 bilhões em emendas para o Congresso às vésperas de votação sobre vetos de Lula

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O governo acelerou a liberação de emendas ao Congresso nesta semana, às vésperas da sessão que analisará vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar disso, o ritmo dos repasses ainda gera críticas, especialmente na Câmara dos Deputados, onde o desgaste com o Palácio do Planalto tem sido maior. Por isso, mesmo líderes aliados a Lula reconhecem que há risco de o governo sofrer derrotas nas votações de vetos.

Uma delas poderá impor ao presidente um cronograma para liberação de emendas, o que reduz a margem para a articulação política do governo usar esses recursos como moeda de troca com parlamentares.

Nesta segunda-feira (22), foram liberados mais cerca de R$ 2,7 bilhões em emendas. Com isso, já foram autorizados R$ 5,5 bilhões a deputados e senadores neste ano.

“Há um objetivo claro do governo em acelerar a execução para a gente manter esse ritmo de retomada da economia e ritmo da execução dos programas”, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política e gestão das emendas.

Pelos números apresentados por ele, mais R$ 1 bilhão devem ser repassados nesta semana.

Recentemente, Padilha protagonizou um mal-estar público com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o chamou de “incompetente”.

Sessão nesta quarta

A liberação também acontece às vésperas de uma sessão do Congresso, em que deputados e senadores devem analisar os vetos presidenciais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Orçamento de 2024.

A sessão está marcada para quarta-feira (24), mas aliados do governo tentam adiar a votação, que é prorrogada há semanas. O risco de derrota de Lula e a falta de acordo sobre os vetos é o principal motivo para eventual adiamento.

O Congresso aprovou, no fim do ano passado, dispositivos na LDO para que o Palácio do Planalto fosse obrigado a pagar, até fim de junho, uma parte das emendas na área de saúde e assistência social.

Lula vetou esses trechos, que davam segurança aos parlamentares de que esses recursos seriam liberados ainda no primeiro semestre – demanda que ganha um peso extra em ano eleitoral, quando o empenho das emendas só pode acontecer até o dia 30 de junho.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coordenador da bancada do RN, Robinson Faria, articula reunião com DNIT em busca de soluções para BR-304

O coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Robinson Faria, se reuniu com parlamentares junto ao diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, para tratar da situação da BR-304. O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede do órgão, em Brasília.

A rodovia está interditada no município de Lajes, devido à queda da ponte provocada pelas fortes chuvas. A reunião contou com a participação da senadora Zenaide Maia, os deputados federais Benes Leocádio, Sargento Gonçalves, Fernando Mineiro e a deputada estadual Divaneide Basílio.

Robinson Faria destacou o empenho na busca de medidas que possam amenizar o problema. “A interdição devido ao desabamento tem provocado diversos prejuízos e nossa atuação enquanto coordenador da bancada é de articular junto aos parlamentares para que possamos nos unir em busca de uma solução”, disse.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, acredita que em duas semanas a obra do desvio pode estar concluída, mas que isso vai depender das chuvas na região. “O DNIT está empenhado em resolver a situação da rodovia, depende agora das condições climáticas. Condições técnicas, orçamento, empresa, recurso, tudo já está encaminhado”, explicou.

Opinião dos leitores

  1. Cria-se dificuldades pra vender facilidades, magote de inúteis custam uma fabula pra desfilar de donos dos cargos, pagos com nosso suado dinheiro.

  2. Com Bolsonaro o batalhão de engenharia do Exército teria feito uma ponte nova em 15 dias. Com o molusco a ponte vai demorar 2 anos e vai custar 2,5 bilhões de reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula diz que não há crise na Petrobras e que desentendimentos “fazem parte do ser humano”

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira (23) que não há crise na Petrobras e que os desentendimentos relacionados à estatal “fazem parte do ser humano”.

Nas últimas semanas, a petroleira ficou no centro de uma disputa no governo, que envolvia a distribuição de dividendos extraordinários e colocou em lados opostos o presidente da empresa, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Não tem crise na Petrobras, a crise da Petrobras é o fato de ela ser uma empresa muito grande”, declarou Lula, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Ele disse que a capacidade de investimento da companhia é maior que a do próprio País. “É crise de crescimento, de descobrir novos poços de petróleo, de se transformar em uma empresa não só de petróleo e gás, mas de energia”, emendou.

Lula acrescentou que a Petrobras “está tranquila” e que não vê “problema” na empresa. “O fato de se ter um desentendimento, uma divergência faz parte do ser humano”, afirmou. “Nem sempre a boca fala somente as coisas que são boas.”

Na semana passada, o Conselho da Petrobras decidiu distribuir 50% dos dividendos extraordinários da empresa, como vinha sendo defendido por Prates. Silveira, por sua vez, não queria a destinação dos recursos aos acionistas e recebeu o apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O titular da Fazenda, Fernando Haddad, contudo, ficou do lado de Prates porque a União é a maior acionista da petroleira e receberá recursos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CASO SIAFI: Governo Lula estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O governo federal estima que a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) pode ter causado um prejuízo de cerca de R$ 3,5 milhões a partir de operações irregulares de pagamentos.

Opinião dos leitores

  1. Fiquem de olho na extrema direita e no elon musk..nada é por acaso, inclusive essa tara dele pelos assuntos do Brasil nos últimos dias

    1. Massa Xibiu de boi, a extrema direita do brasil e Elon Musk estão se reunindo numa sala embaixo da parede do gargalheiras, estavam só esperando o acude sangrar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Projeto itinerante Juntos no Combate à Dengue em Natal será lançado nessa sexta (26)

Foto: SEAB/Semurb

Com o objetivo de unir esforços e conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e combate à dengue, o projeto itinerante “Juntos no Combate à Dengue em Natal” será lançado na próxima sexta-feira (26). Sua primeira ação será realizada no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, em Igapó, zona Norte, a partir das 8h30.

Desenvolvido pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o projeto busca ajudar no enfrentamento de um dos principais desafios de saúde pública na cidade, com a crescente expansão dos casos de arboviroses com ênfase na Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Serão apresentadas diversas ações educativas, incluindo a amostra do ciclo do mosquito, a confecção de armadilhas para o combate ao Aedes aegypti, além de slides, jogos e dinâmicas relacionadas ao tema. Também haverá uma intensificação no monitoramento de possíveis criadouros do mosquito, visando eliminar os focos de proliferação.

O objetivo é a disseminação das informações de combate as doenças causadas pelo mosquito com um trabalho de sensibilização, colocando assim em prática ações coletivas. O trabalho foi iniciado com o mapeamento das escolas municipais nos bairros mais afetados há alguns dias.

“Nós iniciamos o projeto com as visitas nas Escolas Municipais focando primeiramente nos bairros com maior incidência de casos registrados segundo fontes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, conta a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.

Ela explica que em seguida é feito o contato com a instituição de ensino para agendamento do treinamento a formação da equipe pedagógica com com oficina para confecção de mosquitérica (armadilha para detectar possível foco do mosquito), e por fim palestra com os estudantes e comunidade.

Arboviroses

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que Natal registrou cerca de 700 casos de arboviroses somente entre os meses de janeiro e fevereiro, dos quais 90% são ocorrências de dengue. Entre os bairros com maior concentração de arboviroses estão os bairros: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré;
Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.

A dengue representa um sério problema em Natal, com surtos recorrentes e impactos significativos na qualidade de vida da população. “Nos últimos anos, o aumento no número de casos tem sido preocupante, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Nesse contexto, o projeto se torna uma iniciativa urgente e necessária, exigindo a participação ativa de todos os setores da sociedade para o sucesso do projeto. É importante que todos se envolvam, disseminando informações e ficando atentos aos focos do mosquito em suas próprias residências”, finaliza Janaina.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Cooperativa Cultural da UFRN é reconhecida como utilidade pública estadual

Foto: Divulgação

A Cooperativa Cultural Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passa a ser reconhecida como entidade de utilidade pública estadual, depois que o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pela governadora Fátima Bezerra. A proposição, de autoria da deputada Divaneide Basílio, transformou-se na Lei Nº 11.709/2024.

Desde sua fundação em 14 de abril de 1977, a Cooperativa Cultural Universitária tem sido um pilar no fomento à cultura intelectual, oferecendo serviços e operações essenciais para a realização de seu Programa de Trabalho. Com um histórico de apoio contínuo aos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFRN, a Cooperativa tem desempenhado um papel crucial no suporte a eventos culturais de escala nacional e internacional.

A deputada Divaneide Basílio expressou a importância deste reconhecimento: “Este é um passo significativo para a valorização da cultura e educação no nosso estado. A Cooperativa Cultural Universitária da UFRN é um exemplo de dedicação e contribuição para o desenvolvimento intelectual da nossa comunidade. Com este reconhecimento, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento das instituições que promovem o saber e a cultura.”

Este reconhecimento oficial permite que a Cooperativa Cultural Universitária continue a expandir seus horizontes, recentemente anunciando a transformação em editora independente de livros a partir de 2024. A nova editora visa enriquecer ainda mais o cenário cultural do Rio Grande do Norte, com foco em obras de cunho histórico-cultural.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Capacitação discute cuidados com autismo da infância à vida adulta nos serviços da saúde municipal

Foto: SMS

O mês de abril também é marcado por ações voltadas para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a campanha Abril Azul. Reforçando a importância da temática para os serviços de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada (DAE), desenvolveu, nesta terça-feira (23), a capacitação “Intervenção ao Longo da Vida: autismo da infância à adultez”, para profissionais de saúde da rede do município, com o intuito de discutir os cuidados e o acompanhamento dos munícipes com TEA ao longo da vida.

“No mês de conscientização sobre o autismo, as(os) profissionais de saúde evidenciaram a importância de discutir sobre o tema diante do aumento da demanda da população que acessa os serviços da Rede de Atenção à Saúde em Natal. Então, aproveitando essa temática, desenvolvemos essa capacitação com a intenção de ampliar os conhecimentos sobre o TEA, não só na infância, mas em todas as fases do desenvolvimento, discutindo também sobre as intervenções necessárias em cada ciclo da vida e ressaltando a importância de atuar sempre de forma integral, com respeito, ética, conhecimento técnico e empatia.”, reforçou Camomila Lira Ferreira, psicóloga da SMS Natal.

O dia foi marcado por debates e discussões sobre a temática, percorrendo desde a infância até a fase adulta, com palestra da psicóloga e especialista em TEA, Adelma Prata, que falou um pouco mais sobre os cuidados com os pacientes no decorrer da sua vida.

Cerca de 26 profissionais dos serviços de saúde do município, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Policlínicas, Maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de profissionais dos serviços contratualizados pelo município, como do Ambulatório de Saúde Mental do Complexo Prof. Severino Lopes e do Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE), compareceram ao encontro e debateram sobre a importância do tema.

A capacitação é uma das ações do processo de Educação Permanente idealizado pela equipe técnica do Núcleo de Saúde Mental do DAE da SMS Natal para os profissionais de saúde do município e rede parceira. Os encontros vêm sendo realizados mensalmente desde o ano de 2022, com o intuito de discutir temas fundamentais para a prática profissional interdisciplinar nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de debater sobre as dificuldades encontradas e de pensar e compartilhar estratégias de apoio técnico em rede e matriciamento.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CCJ pauta, amanhã, projeto do senador Styvenson Valentim sobre castração química voluntária de estupradores

Foto: Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça do Senado Federal (CCJ) irá pautar, nesta quarta-feira (24), a votação para o projeto sobre castração química voluntária de estupradores. De acordo com a apauração da equipe de reportagem da 96FM, o relator do projeto na CCJ, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), deve sugerir a aprovação do texto com emendas.

A proposta é do senador Styvenson Valentim (PODEMOS).

O projeto propõe a castração química voluntária para estupradores, por meio de um tratamento hormonal ou intervenção cirúrgica de efeitos permanentes voltados para a contenção de libido e atividade sexual.

De acordo com o senador Styvenson Valentim, caso o condenado opte pelos procedimentos, o será concedido liberdade condicional ou, até mesmo, a extinção da sua pena.

“Existem muitos comentários que quando o estuprador é preso, ele é estuprado na própria cadeia, isso quando não é morto. Nesse caso, eu acho que ele vai pensar duas vezes”, comenta Ângelo Coronel, reforçando a fala do senador Styvenson.

O projeto tramita em caráter terminativo, significando que, caso seja aprovado pelo CCJ, irá direto para a Câmara, sem a necessidade de passar pelo plenário.

Fonte: 96 FM

Opinião dos leitores

  1. Excelente Projeto !
    Particularmente, eu prefiro a opção de castração cirúrgica. A castração química, precisa ser refeita periodicamente e os custos ficam altos, caso o maldito permaneça preso por um período longo. O custo da castração cirúrgica é mais barata e a sociedade não corre o risco de que, após o efeito químico da castração, o maldito volte a praticar o crime. Também tem a opção de castração que se faz no sítio/ fazenda em porco, para ele engordar: cortamos os “documentos” , costuramos e deixamos só os canais para expedir urina. Fica um porco trans 🤣😅😂

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *