Jornalismo

O Constrangimento de Jesus no Midway

Atenção clientes, tomem nota: a partir dos próximos dias será proibido o acesso à praça de alimentação do Midway Mall caso você não vá consumir. É isso mesmo.

De acordo com uma mulher da segurança do shopping, será posta uma sinalização na praça: ficará proibida a realização de reuniões ou ficar na praça sem consumir. O porquê disso é uma longa história.

Cliente do Midwall Mall há tempos, o gerente de empresa de laticínios e poeta acariense Jesus de Miudo decidiu reunir seis pessoas na praça de alimentação do shopping para tratar de negócios, sendo que depois disso jantariam, como de habitual.

Qual foi sua surpresa quando, ao juntar duas mesas e após 20 minutos, o grupo foi chamado atenção por uma mulher da segurança do shopping.

Ela perguntou se eles faziam uma reunião. Confirmada a pergunta, ela teria informado que não era permitido que reuniões fossem realizadas ali. Normas do shopping, explicou.

Após explicar o motivo que o levou a juntar as mesas e que, iria consumir logo após a reunião, Jesus teria recebido como resposta que não importava, era norma do shopping.

Ele começou a explicar que era cliente do shopping e citou as lojas e restaurantes, nos quais já fichinha carimbada, e que qualquer um poderia confirmar o que ele estava dizendo. Então, um superior da mulher foi chamado.

Quando o homem chegou, a história foi repetida. Inflexível, ele disse que não era permitida a permanência do grupo para reuniões. Os primeiros olhares da praça começaram a convergir para o grupo.

Jesus então perguntou se seria retirado da praça caso não atendesse à recomendação e começou a tirar cartões das lojas das quais é cliente para atestar a história que dizia.

Então veio o touché: ele questionou então se todas as pessoas que estavam na praça, reunidas, sem consumir, também seriam retiradas da praça.

O homem lhe indagou então seu nome. Quando disse que era Jesus, ouviu como reposta imediata. “E o meu Maria”. Indignado e se recusando a sair por não ter cometido infração alguma, um terceiro homem foi chamado.

Esse último pediu desculpas pelos excessos e esclareceu que da próxima vez o grupo não poderia se reunir no shopping. Foi informado por Jesus que não haveria próxima vez.

Por fim, o acariense explicou que não estaciona em vaga de idosos e deficientes porque há sinalização informando que esses espaços são destinados a essas pessoas, e que se houvesse placa informando da proibição na praça do shopping, eles não teriam se reunido.

Por fim, todo o grupo saiu constrangido do shopping e sob olhares de muitos que achavam que eles tinha cometido algo muito grave.

Seré que Nevaldo Rocha, um homem simples e cordial concorda com essa postura?

 

Opinião dos leitores

  1. É muita perda de tempo de uma pessoa que aparentemente tem muito prestígio e parecer ser um poeta, um intelectual de nosso estado. Já que é bastante respeitador das normas e leis, deveria ter compreendido imediatamente que estava transgredindo uma norma do estabelecimento, quando foi educadamente abordado pela segurança. Será que não é capaz de perceber que as únicas pessoas que serão prejudicadas no palco desse circo são aqueles que tentavam fazer cumprir uma norma a qual são obrigados a executar? O constrangimento que o senhor Jesus sofreu foi, nada mais, nada menos do que aquele provocado por ele mesmo, quando não quis cumprir com as orientações apresentadas.  Não acredito que alguém com privilégios intelectuais possam tomar atitudes tão irracionais, reflexo da mais pura ignorância que o indivíduo pode revelar. Espero que as pessoas reflitam sobre suas atitudes e que sejam capazes de exercitar mais a paciência, a tolerância e a cordialidade nas relações interpessoais.

  2. Mas uma coisa de verdade que eu nunca entendi é pq não se pode cruzar as pernas na praça da alimentação?? Toda vez que alguém faz isso os seguranças abordam!

  3. Senhor, com todo respeito. A primeira pessoa (a moça) chegou educamente e te explicou a norma. Porque simplesmente voce não aceitou e saiu?? perdoe-me, mas acho que faltou bom senso de sua parte. Normas existem para serem cumpridas por todos. Neste caso não se faz necessário nem está descrita, pois o nome é "praça de alimentação". O nome já diz tudo.
    Outra pegunta: você teria coragem de juntar a sua equipe num restaurante qualquer da cidade para uma reunião e quando o garçon fosse te atender você dizer simplesmente: não quero nada, estou aqui ocupando estes lugares só para uma reuniaozinha com minha equipe?? E os clientes de verdade, esperaria a reunião acabar?
    Acho que foi muito tumulto por uma coisa óbvia que deveria ter sido evitada no primeiro contato com a moça da segurança.

  4. Até parece que não temos assunto mais importante acontecendo em Natal para ser comentado, mas preferimos alimentar uma discussão onde uma das partes (funcionários da segurança) não tem como se defender, alias esta estava apenas cumprindo com sua obrigação. Se pararmos para pensar um pouco (fato raro hoje), a praça de alimentação é destinada para os clientes em consumação, creio que não precisa de placa, mas precisaria de um pouco de bom senso. 

  5. Caro Sérgio

    Infelizmente existem pessoas como você para dar corda a um assunto besta como esse..é ridículo…se não é pra sentar na praça do shopping sem se alimentar, é melhor vc nem entrar no shopping se não vai comprar algo. Toda vez que entra no shopping vc compra? Senão, é melhor nem cogitar ir lá. Ridículo uma coisas  essas….praça sem lugar?

    A questão é que as pessoas (PREGUIÇOSAS) só querem se sentar na boca do caixa da lanchonete…se incomodam em sentar uns metros mais longe. Desse jeito a praça (perto das lojas) fica lotada, mas se for um pouco mais pra longe….tem vaga.

    Enfim, sou totalmente contra uma medida dessas, coisa de buteco de esquina….melhor cobrar pra sentar na praça…assim as pessoas não usam o espaço e, consequentemente, o shopping perde cliente.

    Resultado: isso não vai dar certo NUNCA!! É PURA IMBECILIDADE.

  6. Eu concordo com a nova regra, as pessoas não tem o que fazer em casa vai para o shoping, a praça de alimentação é apenas para 'alimentação', muitas pessoas vão comer e não tem lugar para sentar e tem de ficar em pé esperando.

    também deveria ser proibido ficar parado nos corredores !

  7. Pior é aquele monte de emos lá fazendo algazarra, Minha esposa uma vez tava com meu filho sentada na mesa e tinha duas garotas se beijando e olhando pra ela como se estivesse fazendo de pirraça e a segurança não fez nada.
     As vezes você quer reunir um grupo pra combinar alguma coisa e não tem onde, um shopping é uma boa opção. Ningém é obrigado a sentar, comer e sair correndo.

    Como um colega aí falou era bom a gente fazer uma mega reunião, juntar umas 200 pessoas e ir lá pra ficar batendo um papo. queria ver quem ia ter coragem de tirar!

  8. Nossaaaaaaa que absurdooooo!!!!!! Em que país estamossss em?! Daqui a alguns dias, meses  ou anos vai ser pago agora até para ir no banheirooooo!  rsrrsrsrrsr . Eu particularmente ñ gosto do Midway prefiro qualquer outro shopping( Natal Shopping, Via Direta e Cidade Jardim.) Então minha gente se preparem que daqui pra lá as coisas vão piorar ainda mais, vai ser proibido tb entrar nas lojas se vc ñ for comprar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    QUE COISA HORRIVEL!!!!!

  9. Q horroooooooooooooooo… n o direito de ir e vir temos!!!!!! Entao agora teremos q pagar p entrar no Shop

  10. Absurdo! O q eles vão ganhar com isso? Clientes insatisfeitos e muita falação deles. Isso fere o direito de ir e vir. Sem contar q vc ser "convidado" a se retirar pode sim ser entendido por um juíz como grande constrangimento e acabar numa bela indenização. No caso desse Senhor, eu não deixaria por menos. Passou dos limites mesmo. Falta de respeito!

  11. Em verdade o midway tem tentado resolver o problema da forma mais fácil pra ele,  mas eles deveriam aumentar a segurança em vez de tolir os visitantes, onde está o direito de ir e vir? E as liberdades constitucionais, um shopping é aberto ao público, estando qualquer constrangimento dentro deste sujeito às implicações legais, eis que a norma pública prevalece sobre a norma privada,  "Art. 5º, XVI, CF/88 – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;" Esse shopping vai falir com esse tratamento, eu mesmo já tenho o frequentado pouco, mas com essa nova norma, então não teremos um lugar para sentar e conversar, só pode ir pro shopping e ficar em PÉ? É isso mesmo? Com medo de ser abordado po um segurança metido a durão? Onde estamos? Isso é ABSURDO, não que venham dizer que é lugar pra comer, o nome não é praça a toa, está lá para você desfrutar, além do mais, sou obrigado a comprar, a consumir? Isso vai contra todos os preceitos da norma que protege o consumidor, é absurdo, vamos protestar, vamos boicotar!!!

  12. Pelo jeito nos próximos dias muitas pessoas sofreram constrangimentos ou não entenderão o que está acontecendo, reunir grupos de amigos nos shopping é comum, afinal é uma forma de lazer e que sempre leva ao consumo de algo. Acho que o shopping perderá muito com isso, particularmente não gosto do Midway e frequento mais o Natal Shopping que eu considero ter um atendimento bem melhor!

  13. Concordo…reunião na praça pra quê????

    Ficam só atrapalhando a refeição dos outros, o nome já diz tudo:
    PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO… e não praça de CONFRATERNIZAÇÃO….

    Como cliente do midway e praças, não gosto dos grandes fluxos de pessoas que se encontram na praça de alimentação….

    Asinnado embaixo.

  14. kkkkkkkkkkkkkkk só faltava essa mesmo.. quero so ver se eles vão expulsar todo mundo que nao tiver consumindooo ..

  15. Está certíssimo! Eu estou com fome, bandeja na mão e tenho que esperar em pé para o bonitão acabar uma reunião? To cansada de ver praça cheia e um monte de gente sentada batendo papo ou descansando os pés. Eu mesma vou lá e peço com educação pra levantar. Poderiam fazer o mesmo no Iguatemi. Sorry, mas lugar de reunião é no escritório, e quem não segue instruções da primeira vez está ciente que a situação será levada ao nível seguinte. Foi uma decisão dele. Praça de alimentação é lugar de comer, o nome já diz, não precisa ter placa pra isso. Se não tiver placa de "permitido urinar" no banheiro ele deixa a bexiga explodir também, já que só segue placas e não usa o bom senso? Dito isso, sim, o comentário de "e eu sou Maria" sim, foi completamente desnecessário.. mas foi um deslize do funcionário que não seguiu o treinamento dado pelo shopping. 

    1. "Se não tiver placa de 'permitido urinar' no banheiro ele deixa a bexiga explodir também"? Eu li isso? Um banheiro com uma placa "PERMITIDO URINAR"  e o povo de Natal seria chamado do quê? Fkanner deve ser da segurança 'preparada' do tal shopping, mas bem que poderia ter sido mais inteligente em seu comentário e ainda vem falar em usar bom senso. Poupe-me!

  16. Recentemente, uma ONG de proteção animal bastante conhecida em Natal/RN também tentou se reunir na praça de alimentação e foi vítima de constrangimento neste referido local. Um absurdo!

  17. Era bom todo mundo se juntar pra fazer uma grande reunião, mas muita gente mesmo, promover um enorme encontro de tuiteiros, blogueiros, entre outros… E em forma de protesto juntar várias mesas cruzando a praça de alimentação inteira! Quero ver se todos os seguranças serão capazes de retirar cada uma dessas pessoas!

  18. Brincadeira isso eim. Obviamente tem que ter um aviso.  De qualquer forma, tenho frequentado mais o Natal Shopping. A praça de alimentação passou por reforma (não tão recente. Mas como não frequentava, não sabia) e me agrada bastante.

  19. Vou hoje lá, acompanhado de um advogado e de um juiz de direito, vamos sentar e ficar conversando, quero ver quem vai nos tirar.
    Nevaldo que prepare o bolso!

    Dilermando

  20. Olha nada contra a reunião mas,  tenho ido poucas vezes ao shopping e observei vários  grupinhos mesmo  de estudantes e até presenciei brigas contantes  na praça de alimentação. acho que esta norma é bem aplicada porém, devemos respeitar os clientes verdadeiros e saber distinguir quem "realmente" merece nosso respeito. concordo com essa norma apenas pra os vandalos que nem consomem e ainda tiram  o sossego de quem ali se encontra para fazer uma boa refeição. 

    1. O shopping não pode ir de encontro com o direito de ir e vir de qualquer que seja a pessoa.  Não importa se é um estudante ou um empresário. E quanto às brigas: elas devem ser evitadas, sim, mas não com essa proibição. Todos devem ser "realmente" respeitados.

  21. Concordo plenamente. Tem gente que faz da praça de alimentação um escritório. Quando chegamos para jantar, é dificil de encontrar lugar para sentar, e as mesas sempre cheias de gente só conversando… E esse Jesus já gosta de um muído (Jesus de Miudo) grande. Fala demais de tudo e de todos e não cuida de olhar para si próprio!!! Pronto, falei!!!

    1. Moranzza, realmente vc não conhece Jesus de Miúdo. Vc deve ser um daqueles que gostariam de escrever como ele escreve e não conseguem. Falando de todos e de tudo, mas geralmente falando de bem. Qdo se encontrar com ele se permita conhecer a figura e a humildade que ela possui. Sera que todos que apoaiaram ele no Twitter estão errados e só vc enxerga a face verdadeira de Jesus? Rídiculo o seu conceito sobre ele.

    2. Marcos, acompanho Jesus pelo Twitter e pelo blog que ele escreve e nunca vi nenhuma publicação dele que desabone o caráter e o carinho que os leitores e amigos lhe tem. Sua informação sobre ele é um absurdo maior que o constrangimento pelo qual ele passou no Mid Way.

  22. sera que vão proibir reuniões dentro dos restaurantes? Pelo que consta, é quase uma regra reuniões de trabalho dentro de restaurantes, e agora? Acho que esta na hora deste shopping cuidar melhor da vida pregressa de seus condôminos, tipo piazalle, etc…

    1. Caríssimo, pode ter certeza que nos restaurantes a situação não é diferente. É ainda pior. Você acha que algum restaurante iria aceitar que pessoas fizessem reuniões sem consumir nada??? E quando os clientes de verdade, que realmente vão consumir chegam e têm que esperar em pé??? Você tem dúvida qual destes dois tipos de clientes o dono do restaurante vai preferir?
      A única coisa que falta no Midway são as placas de advertência em relação à referida norma. Fazendo isso, fica tudo resolvido, pois todas as vezes que vou almoçar no shopping fico disputando lugares com pessoas que estão fazendo do local escritório ou se beneficiando da internet grátis. 

  23. EU ACHO INTERESSANTE ESSA PROIBIÇÃO DESDE QUE SEJA INFORMADO COM PLACAS. POIS NOIS QUE SOMOS CLIENTES FAZEMOS NOSSAS COMPRAS E QUANDO VAMOS LANCHAR MUITAS VEZES SOMOS SURPREENDIDOS COM A PRAÇA CHEIA SEM NEM UM LUGAR PARA NOS SENTARMOS MUITAS VEZES NÃO SÃO NEM TANTO ESSAS REUNIOES E SIM PESSOAS Q ESTÃO ALI SENTADOS USANDO DA INTERNET E SEM CONSUMIR ACHO TAMBEM INTERESSANTE TIPO CONSUMIU EM ALGUMAS RESTAURANTE A PARTIR DE R$ TINHA UMA SENHA PARA ACESSO A INTERNET

  24. Coisa muito simples de resolver, pede uma garrafinha de H2O mineral e fica sentado a mesa o tempo que quizer, já que está consumindo.

  25. Isso é ridiculo quer dizer que se eu e minha familia sentarmos para decidir o que iremos comer, ele irão nos tirar do nosso lugar ? eu o processo não importa quem seja, não tem uma sinalização afirmando que não posso me reunir naquele local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Rogério Marinho cobra atuação de Pacheco para levantar o sigilo do inquérito das fake news

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), informou nesta quarta-feira, 23, que será oficiado à Procuradoria da Casa um ofício pedido que seja requisitado o levantamento dos sigilos de justiça sobre o inquérito 4.874/DF, que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Vamos oficiar ao Senado de República, na figura do presidente Rodrigo Pacheco, que a Procuradoria do Senado tome providências no sentido de levantar o sigilo do inquérito para que aqueles que estão sendo processados saibam de que forma ou do que estão sendo acusados para poderem se defender. E se o delito for aquele que suspeitamos que é, que é o delito de opinião, toda a sociedade tem que repudiar esse tipo de comportamento”, disse.

“Quando você observa que mais de 20 parlamentares da oposição são alvos do poder judiciário em função do crime de opinião algum a coisa está errado na nossa democracia”, falou.
Fonte: O antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: CASTIGO! Homem tem mal súbito em supermercado em São Gonçalo do Amarante após roubar bicicleta

Por volta das 12h dessa quarta-feira, 24, um homem furtou uma bicicleta da frente de um estabelecimento comercial situado na Avenida Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante.

Ele ainda se deslocou até o estacionamento de um supermercado nas redondezas do comércio. Ao entrar no estabelecimento, o homem teve um mal súbito e desmaiou.

As pessoas no local chamaram o SAMU, e com sua chegada, foi constatado o óbito do rapaz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fátima prorroga isenção de ICMS para empresas de ônibus de Natal

Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), prorrogou a desoneração de ICMS sobre óleo diesel para empresas de ônibus de Natal. O benefício foi criado em 2020, durante a pandemia de Covid, e vem sendo prorrogado sucessivas vezes como forma de auxílio para as empresas.

Com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o benefício agora vale até 31 de dezembro. A prorrogação atendeu a um pedido do Seturn – sindicato que representa as empresas de ônibus de Natal.

Em ofício encaminhado à governadora, o Seturn afirmou que a manutenção do benefício era uma forma de “garantir a viabilidade operacional do setor de transporte público” e também manter o atual valor da tarifa de ônibus – que está em R$ 4,50 em Natal.

Quando o benefício foi criado por Fátima Bezerra, em 2020, a condição para a manutenção da desoneração era o congelamento da tarifa. No entanto, a regra foi derrubada no fim de 2022, quando o benefício foi prorrogado.

Em agosto do ano passado, o secretário de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, publicou uma portaria estabelecendo a cota mensal de óleo diesel que pode ser comprada pelas empresas com isenção do imposto. São 17 empresas beneficiadas com desoneração total e outras 4 que têm desconto de 80% no valor do imposto (intermunicipais).

O Governo do Estado tem afirmado que “a isenção do ICMS sobre o óleo diesel, medida adotada para auxiliar no equilíbrio do sistema de transporte e amortecer impactos à maioria que é usuária do serviço, custa R$ 16 milhões por ano”.

Isenção de ISS

Além da isenção de ICMS, as empresas de ônibus de Natal também têm desconto no ISS, um imposto municipal, também até o fim deste ano.

Ao sancionar a última lei sobre o assunto, em setembro, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) vetou uma emenda aprovada na Câmara Municipal que condicionava a isenção do imposto ao congelamento da tarifa. Álvaro Dias também vetou a exigência do aumento da frota de ônibus.

As condicionantes previstas na lei municipal são: a aplicação de benefício semelhante pelo Governo do Estado, a exigência da disponibilização dos dados da bilhetagem eletrônica para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a garantia das gratuidades previstas por lei e a aplicação da tarifa social.

Segundo a Secretaria Municipal de Tributação, com a isenção do ISS, a renúncia fiscal estimada é de R$ 600 mil por mês, o que equivale ao montante de R$ 14,4 milhões até dezembro de 2024.

Fonte: Portal da 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Servidor do TJ suspeito de assassinato teria relacionamento com melhor amiga da vítima

Foto: Reprodução

Segundo informações passadas ao Blog do BG, o servidor do TJRN, João Carvalho, teria tido um relacionamento com a melhor amiga da Psicóloga Fabiana Veras.

Ainda de acordo com as informações, o suspeito não aceitou o fim do relacionamento com a ex mulher, que era policial civil e  recebia conselhos da Psicóloga. sobre a relação dos dois, inclusive, sobre não retomar o relacionamento com João Carvalho.

O servidor então teria se incomodado com as orientações de Fabiana e teria agido de forma passional.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes diz que Bolsonaro não buscou asilo na Embaixada da Hungria e arquiva ação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu que não há “elementos concretos” que indiquem “efetivamente” que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo político ou fugir do Brasil ao passar dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro. O ministro arquivou a ação.

A ida de Bolsonaro para a embaixada húngara ocorreu quatro dias depois de ele ter o passaporte apreendido pela PF em uma operação que o investiga por tramar um golpe de Estado após as eleições de 2022. O caso foi revelado pelo jornal norte-americano The New York Times.

“Não há elementos concretos que indiquem – efetivamente – que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do País e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento”, diz o ministro na decisão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

Foto: Sinpol / Reprodução
O desembargador Dilermando Mota, do Tribunal de Justiça do RN, deferiu o pedido feito pelo Ministério Público Estadual para determinar ao Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN) o imediato encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com o restabelecimento integral dos serviços de polícia judiciária de forma plena em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
O eventual descumprimento da decisão implicará na aplicação de multa diária no montante de R$ 5 mil, limitada, a princípio, ao valor de R$ 100 mil.
Em sua análise, o magistrado destacou que, em virtude do caráter essencial das atividades paralisadas é “certo que o indeferimento de qualquer medida acautelatória, nesse momento, poderá gerar risco de prejuízos irreparáveis ou de difícil reparação à sociedade local, intimamente relacionados a valores de índole constitucional superior (segurança e ordem públicas)”.
A decisão destaca ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que: “1 – O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. 2 – É obrigatória a participação do Poder Público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras de segurança pública, nos termos do art. 165 do CPC, para vocalização dos interesses da categoria”.
Paralisação
No dia 9 de abril, os servidores da Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) sinalizaram uma paralisação por tempo indeterminado visando negociação de valorização salarial. No dia 15 deste mês, os servidores da Polícia Civil decidiram suspender as diárias operacionais e cogitaram iniciar greve caso as reivindicações da categoria não fossem atendidas.
Na terça-feira (23), os policiais civis iniciaram uma paralisação das atividades em todo o estado. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia na noite de segunda (22), após uma nova rodada de negociação com o governo do RN, que terminou sem acordo.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou, na terça-feira (23), ação civil ordinária pedindo o encerramento imediato da greve dos servidores da Polícia Civil e da Sesed, o restabelecimento urgente dos serviços de polícia judiciária de forma integral em todo o Estado, inclusive com imposição de multa diária ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol). A ação foi protocolada junto ao Tribunal de Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quatro agências vencem licitação milionária para alavancar popularidade de Lula; veja quais

Foto: Ricardo Stuckert / PR

As agências Muringa, BR mais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a licitação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República para gerenciar a área digital do governo.

Com preço de referência na casa de R$ 197 milhões, a licitação é considerada em Brasília uma das principais do mercado neste ano. Para o governo, é estratégica para alavancar a popularidade em baixa do presidente.

A informação foi confirmada a CNN pela própria Secom.

Agora, elas passarão por um processo de habilitação na qual será analisada a documentação exigida no edital. Também serão abertos prazos para que sejam apresentados eventuais recursos por parte das derrotadas. Ao todo, 24 agências disputavam a licitação. A expectativa na Secom é de que até o final deste mês os eventuais recursos sejam julgados.

As agências farão a gestão e monitoramento de suas ações e políticas públicas. Um dos aspectos do contrato é o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais.

Uma percepção consolidada na área de comunicação do governo é que boa parte das postagens e material gerado para divulgar ações oficiais tem o alcance diminuído pelo algoritmo das redes. Com isso, o conteúdo não consegue furar as bolhas e continua sendo visto sempre pelo mesmo público, sem ampliar o alcance.

O governo quer, por exemplo, que a agência vencedora da licitação segmente as ações nas redes para divulgar políticas do governo. Por exemplo, foi constatado que muitos programas têm como beneficiários integrantes do CadÚnico, o Cadastro Único dos beneficiários de políticas sociais.

O governo pretende ainda que a nova agência direcione o que é feito para essa faixa da população justamente para os beneficiados pelos programas. Fazem parte desse rol o Pé de Meia (poupança para o ensino médio), a faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida e o Farmácia Popular. A percepção é de que é preciso trabalhar a comunicação setorizada e que a divulgação dos programas deve ser feita priorizando as faixas da população que a recebem para que possam saber de onde vem os benefícios.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar de 18 anos com doença rara consegue na justiça cirurgia de urgência e luta contra o tempo pela vida

https://x.com/BlogdoBG/status/1783213286755815514

O jovem potiguar João Lucas Gomes André, de 18 anos, sofre de uma doença rara chamada Cifoescoliose Neuromuscular Grave, uma enfermidade progressiva que compromete o cérebro, os músculos, a coluna e em um curto espaço de tempo pode levá-lo à morte. Ele necessita com urgência de cirurgia de alta complexidade e foi incluído na fila do SUS, só que o prazo era de 2 anos, o que poderia ser fatal. Diante do cenário, foi necessário entrar com uma ação judicial para a garantia do procedimento.

“A situação de João é muito séria e quando fui procurado pela família eles estavam bem apreensivos e angustianfo, porque segundo todos os laudos médicos, ele não poderia esperar o prazo dado pelo SUS de modo algum. Poderia ser tarde demais pra ele. Então entramos com essa ação e graças a Deus tivemos ganho de causa de forma célere. Agora o Estado tem 10 dias pra agendar a cirurgia. Ele e a família já sofrem há anos e agora poderemos finalmente acabar com esse drama”, destaca Fábio Perruci, advogado da família.

Como João reside em Ielmo, a ação foi impetrada no Juizado da Fazenda Pública de Macaíba e a decisão foi proferida pela juíza Josane Peixoto Noronha no último dia 16.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

VÍDEO: Ex-prefeita de Sítio Novo se pronuncia depois de supostas ameaças de morte

Nesta quarta-feira (24), a ex-prefeita do município de Sítio Novo, Wanira Brasil, publicou um vídeo onde se pronuncia sobre uma possível ameaça de morte divulgada na última sexta-feira (19), por meio de mensagens na redes sociais. A ameaça atinge sua família e amigos próximos, além de integrantes da gestão da atual prefeita Andrezza Brasil (PT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Com ameaça de greve, servidores do DETRAN devem avaliar proposta do Governo na próxima terça

Foto: Divulgação/Detran

Os servidores do Detran-RN deverão se reunir em Assembleia na próxima terça-feira 30, às 10h, na sede da entidade, para avaliar a proposta do Governo do Estado em atenção às reivindicações da categoria.

A Assembleia Geral Extraordinária foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN) nesta quarta 24.

Na reunião, os servidores também poderão deliberar sobre um indicativo de greve.

Entre as reivindicações atuais da categoria estão:

  • Cumprimento da data-base no mês de março, conforme estabelecido pela Lei nº 696/2022;
  • Reajuste para recomposição da inflação do período de janeiro de 2022 a fevereiro de 2024, mais ganho real de 20% para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas;
  • Cumprimento do acordo do Concurso Público;
  • Regulamentação das Gratificações;
  • Reajuste do Auxílio Alimentação para R$ 1.700,00;
  • Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ); e
  • Reforma Estatutária e adoção de medidas administrativas no Departamento, que contemple: a) o respeito e a autonomia administrativa do órgão; b) o retorno da vinculação da Autarquia à Secretaria de Segurança Pública do RN; c) a eleição direta para Diretor Geral do DETRAN; e d) a criação do cargo de agente de trânsito.

Greves do RN
No Rio Grande do Norte, duas categorias de servidores estaduais estão em greve no momento.

Na segunda-feira 22, os policiais civis decidiram iniciar uma paralisação geral por tempo indeterminado, em Assembleia Geral, cobrando um plano de valorização salarial e a nomeação de 153 policiais formados em fevereiro deste ano.

Já o os servidores estaduais da saúde iniciaram a greve no dia 3 de abril. A decisão foi tomada após negociações com o Governo do Estado para a recomposição e reajuste salarial de várias categorias. O Sindicato dos trabalhadores da saúde do Estado (Sindsaúde) rejeitou uma proposta de reajuste salarial zero para 2024 feita pelo Governo do Estado. Os trabalhadores também reivindicam melhores condições de trabalho, a convocação do cadastro de reserva, um novo concurso público e o abastecimento efetivo de insumos e medicamentos nos hospitais estaduais.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *