Saúde

O mistério das licitações da Sesap!!

Não é mais segredo que a Sesap apresenta uma forma muito particular de licitar. Contudo, algumas demandas ocorridas dentro da Secretária são desumanas e até irresponsáveis.

Aparentemente, os termos de referências (que basicamente são os editais que trazem as especificidades das empresas que devem ser contratadas, através dos processos licitatórios) são elaborados sem a necessidade da empresa apresentar o corpo técnico de profissionais que vai atuar.

Para explicar melhor: se estão abrindo uma licitação para contratar serviços de cirurgia, como não trazer no edital a necessidade da empresa ter um corpo clínico formado previamente por cirurgiões? Será que um profissional que trabalha com carpintaria pode operar um paciente?

Aparentemente, essas demandas vêm ocorrendo frequentementente na Sesap. Na última licitação, para serviços do Samu Metropolitano, por exemplo, a empresa vencedora não apresentou corpo técnico previamente. Sendo o edital elaborado sem a exigência dessa particularidade. Edital prêt-à-porter?

Será que qualquer profissional pode realizar uma traqueostomia em uma urgência? Ou é necessário uma habilitação técnica anterior?

Incidindo na mesma prática, recentemente a Sesap elaborou um edital para Cirurgia Geral, no hospital Deoclécio Marques, mais uma vez sem exigir corpo técnico de profissionais para tanto.

A empresa ganhadora do certame licitatório, Litoral Serviços Médicos, não apresenta no seu CNAE nenhuma especificidade para atuar como empresa que desenvolve e atua em serviços de Cirurgia Geral. Inclusive, vem fazendo contatos via WhatsApp com médicos da região para formar escala, o que comprova o despreparo e que o descaso e o descompromisso com a nossa saúde têm sido a marca maior da Sesap no momento atual. Devem estar colhendo os frutos da falta de responsabilidade, que sempre foi uma marca da gestão de Cipriano. A constituição foi revogada na Sesap!!!

Opinião dos leitores

  1. Tomara que esse Secretário de Saúde inconsequente seja julgado e pague por tudo de errado que fez na Secretaria de Saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Trump fala em “censura” e “prisão ilegal” no Brasil ao justificar tarifaço

autoridades do governo trump falam em censura e prisão ilegal no brasilFoto: Reprodução/Forbes/YouTube

O representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, disse que 40% do tarifaço aplicado a produtos brasileiros estão relacionados às “preocupações extremas com o Estado de Direito, a censura e os direitos humanos” no Brasil.

A taxa de 50% sobre itens importados do Brasil começou a valer em agosto de 2025. Segundo Greer, 10% referem-se à tarifa recíproca “que todo mundo tem”, utilizada para “controlar o déficit comercial global”.

Ao explicar os 40% restantes, Greer afirmou, sem citar nomes, que “um juiz brasileiro tomou para si responsabilidades de ordenar que empresas dos EUA se autocensurem, dando-lhe ordens secretas para gerenciar o fluxo de informações”. “E a situação do Estado de Direito em relação a oponentes políticos no Brasil”, emendou. Assista:

A declaração de Greer foi dada durante uma coletiva de imprensa sobre as relações comerciais dos EUA com a China, junto ao secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quarta-feira (15/10).

Bessent interrompeu a fala de Greer e declarou que houve “detenção ilegal de cidadãos americanos que estavam no Brasil”.

As manifestações ocorrem um dia antes da reunião entre Brasil e EUA para negociações sobre o tarifaço. O encontro entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, será nesta quinta-feira (16/10), como confirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao elevar o valor da tarifa de importação de produtos, o líder norte-americano Donald Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusou autoridades brasileiras de perseguirem o ex-mandatário.

Filho do ex-chefe do Executivo brasileiro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) mudou-se para os EUA, onde articulou medidas contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao pai, condenado por tentativa de golpe de Estado. O parlamentar foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em razão dessa atuação. A PGR o acusa de coação no curso do processo.

Metrópoles – Coluna Grande Angular

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ‘TERRITÓRIO SEGURO’: Polícia Civil dá novos detalhes da operação contra o crime organizado em Natal que prendeu 32 pessoas e apreendeu armas e drogas

As forças de segurança do Rio Grande do Norte deram mais detalhes da Operação ‘Território Seguro’, deflagrada nesta quarta-feira (15) a Operação Território Seguro, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Ao longo do dia, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em bairros da capital, Região Metropolitana e do interior potiguar, com foco principal na Zona Oeste de Natal. As diligências miraram núcleos operacionais das organizações criminosas, com o objetivo de desarticular cadeias de comando e demonstrar a presença e a força do Estado.

No início da tarde desta quinta, a Polícia Civil detalhou os números e resultados da operação. Confira:

Resultados da operação

  • 32 pessoas presas;

  • 34 mandados de prisão, busca e apreensão cumpridos;

  • Mais de 3 quilos de drogas apreendidos (maconha e cocaína);

  • R$ 1.804 em dinheiro apreendidos;

  • 4 armas de fogo e mais de 100 munições de diversos calibres;

  • 1 roupa operacional e 1 conjunto de uso institucional apreendidos.

Os presos foram encaminhados para audiência de custódia, e posteriormente seguirão para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. O material apreendido será periciado e incorporado aos procedimentos investigativos em curso.

Forças envolvidas

  • 83 equipes mobilizadas;

  • Mais de 330 agentes participaram da operação;

  • Envolvimento das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Federal e Rodoviária Federal, além do Ministério Público Estadual (GAECO).

A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e teve como foco o enfraquecimento de facções criminosas com atuação no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS suspende programa de redução de fila por falta de orçamento; órgão acumula 2,6 milhões de pedidos de benefícios

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., determinou a suspensão temporária do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) por falta de recursos. O programa pagava bônus a servidores que analisavam mais processos do que a meta diária, ajudando a reduzir a fila de pedidos de aposentadoria e auxílios.

Em ofício ao Ministério da Previdência, Waller solicitou suplementação de R$ 89,1 milhões para garantir a continuidade da iniciativa. Durante a suspensão, novas análises extraordinárias estão proibidas, e as tarefas pendentes devem voltar à fila comum de processamento.

A paralisação ocorre em meio ao aumento da fila do INSS, que soma 2,6 milhões de pedidos de benefícios, segundo dados de agosto. O número já chegou a 2,7 milhões em março, o maior patamar desde 2022.

O INSS afirmou reconhecer a importância do programa e disse que trabalha com o governo para recompor o orçamento e retomar o PGB o mais breve possível.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula confirma reunião com Rubio nesta quinta e comenta ligação telefônica com Trump: ‘Não foi química, foi indústria petroquímica’

Foto: Montagem editoria de arte O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (13) que usou a idade parecida com Donald Trump para quebrar o gelo durante a recente conversa telefônica com o republicano. Segundo Lula, a ligação, marcada por tom descontraído, serviu para aproximar os dois líderes após desentendimentos anteriores.

“Eu disse a ele: ‘Presidente, quero uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos, você faz 79. Vamos nos tratar por você’. E aí não pintou uma química, pintou uma indústria petroquímica”, disse o petista.

Lula afirmou ainda que os dois governos seguem em negociação sobre o tarifaço americano e sanções a autoridades brasileiras. O chanceler Mauro Vieira se reúne nesta quinta-feira (16) com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, para tratar dos temas.

O presidente destacou que “a relação humana é química” e comparou a situação à afinidade que teve com George W. Bush em 2002. Há expectativa de que Lula e Trump tenham um encontro presencial ainda este mês, durante a cúpula da ASEAN, na Malásia.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros do STF aconselham Lula a escolher nome “firme” e “moderado”

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recomendado a escolher um nome “firme” e “moderado” para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).

O conselho foi dado a Lula na noite desta terça-feira (14), durante jantar, no Palácio da Alvorada, com integrantes da Suprema Corte. A informação é da coluna do jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.

Segundo apurou a CNN Brasil, participaram os ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Lula deve se reunir nesta semana com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) antes de anunciar seu escolhido.

A ideia é de que o anúncio seja feito até a semana que vem, para que a sabatina no Senado ocorra ainda em novembro.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Assú entrega 350 cordões de inclusão e reforça compromisso com a acessibilidade.

A Prefeitura do Assú realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma ação voltada à inclusão e ao respeito: a entrega dos Cordões de Girassol e dos Cordões do Autismo. A cerimônia contou com a presença do prefeito Lula Soares, da secretária de Assistência Social, Kátia Soares, da coordenadora do Programa Passe Livre, Joenya, além de representantes da AMAAVA, da APAE, servidores, conselheiros, entidades parceiras e a imprensa local.

A entrega começou na terça-feira (14), com 65 cordões, e segue nesta quarta (15), com mais 112 entregas. Ao todo, serão distribuídos 350 cordões, sendo 221 Cordões de Girassol e 129 Cordões do Autismo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo o prefeito Lula Soares, esta é uma Assú mais justa e acolhedora. “Hoje celebramos um momento de inclusão e respeito. Nosso papel é garantir que todos os cidadãos assuenses, independentemente de suas condições, tenham seus direitos reconhecidos e respeitados em todos os espaços”, destacou o prefeito.

O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas, como autismo, epilepsia, doenças crônicas e transtornos mentais, facilitando o atendimento prioritário e humanizado. Já o Cordão do Autismo, com o símbolo do infinito colorido, representa a diversidade e singularidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando o direito à inclusão e à acessibilidade social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaíba conquista primeiro lugar no pilar “Governança, Eficiência e Transparência” do prêmio Band Cidades Excelentes

Imagens: Edeilson Morais e Alisson Anselmo

A Prefeitura de Macaíba recebeu, pelo quinto ano consecutivo, reconhecimento no prêmio Band Cidades Excelentes, a maior premiação dos municípios brasileiros. A terra de Auta de Souza conquistou o primeiro lugar no pilar “Governança, Eficiência e Transparência”, na categoria cidades até 100 mil habitantes. A prefeita em exercício Raquel Rodrigues participou da solenidade de entrega, nesta terça-feira (14), ao lado dos secretários municipais Karol Romana (Planejamento e Governança), Eriberto Freire (Assistência Social) e Flávia Urbano (Comunicação e Eventos).

“É bom ser macaibense, pois hoje recebemos mais uma vez o reconhecimento do grupo Bandeirantes que premia as cidades que se destacam em políticas públicas. É o reconhecimento de um trabalho sério, feito com compromisso e responsabilidade com o nosso povo, exemplo de administração pública. Seguimos firmes, o prefeito Emídio Júnior e eu construindo uma Macaíba cada vez melhor”, afirmou Raquel Rodrigues, que destacou também a redução no índice de violência contra a mulher, o Centro ABA único no Nordeste e Casa da Mulher.

O prêmio, realizado em parceria com o Instituto Áquila, avalia as mais de 5 mil cidades brasileiras, quanto ao desempenho das iniciativas implementadas pelos gestores municipais ao longo dos últimos quatro anos e premia aqueles que apresentaram o melhor crescimento nas notas desde o lançamento do prêmio, em 2021. A avaliação é feita por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), a partir de inteligência artificial, com a consolidação de de dados de 72 indicadores presentes em bancos de dados públicos.

O superintendente da Band RN, João Soares, destacou a importância do prêmio Band Cidades Excelentes como reconhecimento às gestões que fazem a diferença.

Macaíba foi premiada em todas as edições do prêmio, ficando em primeiro lugar em “Governança, Eficiência e Transparência” nos anos 2021, 2022 e 2023, quando também ficou em segundo lugar no quesito “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”, e em 2024, ficou em primeiro lugar no pilar “Sustentabilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEOS] ‘TERRITÓRIO SEGURO’: Policia Civil divulga imagens da prisão de 30 pessoas em operação que combate organizações criminosas que atuam na Zona Oeste de Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou imagens da prisão de 30 pessoas durante a Operação ‘Território Seguro’ realizada na manhã desta quarta-feira (15), no combate a organizações criminosas que atuam na Zona Oeste de Natal.

Além de prisões em cumprimento a mandados judiciais, também foram realizadas prisões em flagrante. Também foram apreendidas armas de fogo e entorpecentes no decorrer das diligências policiais.

A operação coordenada pela SESED reuniu equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Hugo é vaiado em evento com Lula em comemoração ao Dia dos Professores

Foto: Reprodução 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi vaiado nesta quarta-feira (15) ao discursar durante evento em comemoração ao Dia dos Professores no Rio de Janeiro. A cerimônia conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros de Estado e outras autoridades.

Ao começar seu discurso, o público presente passou a gritar “sem anistia” — em referência ao projeto de lei que tramita na Câmara e visa anistiar os condenados por atos antidemocráticos. Lula, então, se dirigiu até Hugo e permaneceu ao seu lado até o término da fala.

O deputado discursou por cerca de cinco minutos, focado na questão das políticas voltadas ao setor da educação e no trabalho parlamentar.

“Nossa vinda aqui hoje é para reforçar o nosso compromisso de que na Câmara dos Deputados nós vamos seguir construindo juntos uma agenda em favor de uma educação pública de qualidade, da valorização dos professores”, afirmou.

Lula viajou hoje ao Rio de Janeiro para anunciar investimentos do programa Mais Professores. A cerimônia também marca o início da emissão da CNDB (Carteira Nacional Docente do Brasil) — documento que garantirá benefícios como meia-entrada em eventos e outros descontos para professores em todo o país.

Segundo informações do governo federal, o sistema para solicitação da CNDB será aberto a partir desta quinta-feira (16), por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Palestina: Hamas usa execuções públicas de rivais para retomar Gaza

Foto: Reprodução 

Após o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, o grupo palestino tenta restabelecer o domínio sobre a Faixa de Gaza. Forças do grupo extremista entraram em confronto com grupos arm4dos rivais em diferentes partes do território palestino e execuções públicas foram registradas em vídeos e espalhadas nas redes sociais.

A disputa de poder tem dividido a população quanto à volta da presença de uma forma de autoridade ao cotidiano do local, que passou dois anos mergulhado no caos da guerra e ainda vivencia da devolução lenta dos restos m0rtais de reféns e civis.

Após a retirada do Exército israelense, o Hamas anunciou uma operação para reocupar as zonas que estavam ocupadas, sob argumento de garantir a ordem e restaurar a lei.

No poder do enclave desde 2007, o grupo anunciou uma mobilização de 7 mil homens. Combatentes das Brigadas Izzedine al-Qassam, seu braço arm4do, foram vistos controlando a multidão durante a entrega dos reféns na segunda-feira, enquanto a polícia do território retomou patrulhas nas ruas das cidades, com agentes usando máscaras pretas e portando armas de assalto.

De acordo com forças de segurança de Gaza, o corpo de segurança do Hamas — uma unidade recém-criada cujo nome se traduz como Força de Dissuasão -, estava realizando “operações de campo para garantir segurança e estabilidade”. Desde o início da operação, embates foram registrados confrontos entre o Hamas e outras facções palestinas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É interessante que os bonitinhos que defendem o HAMAS, voem para gaza e tentem, no fio do bigode, acalmar e dissuadir que não matem seus irmãos. ISRAEL para se proteger deve fazer uma barreira ou fosso, para que esses malucos se contenham e não tentem fazer invasões iguais a que ocorreu, onde 1.200 israelitas perderam a vida. A ONU devia, por seu lado, mandar forças de paz, para conter essa guerra fratricida que ocorre em gaza, a quem afirme, wue os militantes do HAMAS são iranianos infernizando a vida dos palestinos.

  2. Obrigado presidente Lula por apoiar a “democracia” do Hamas.
    Presidente, o sr. já acabou com a invasão do Rússia a Ucrânia ?

  3. Terrorismo e comunismo só reconheçe a Lei da violência, portanto, isto posto, já tá na hora de ser criado uma força tarefa pra capturar e exterminar esses indivíduos nocivos a sociedade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *