Óleo pode restringir trabalho de 144 mil profissionais da pesca

Foto: Divulgação/Adema

As manchas de óleo que atingem o litoral nordestino desde 30 de agosto têm potencial para restringir o trabalho de até 144 mil pescadores e marisqueiros dos nove estados da região.

Esse é o número de profissionais da pesca cadastrados nas 77 cidades cujo litoral foi atingido pelo óleo, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.

Na quarta-feira (16), a ministra Tereza Cristina anunciou que o governo vai antecipar em um mês o pagamento do seguro-defeso para as comunidades de pescadores no Nordeste que tenham sido afetadas pelas manchas de óleo.

O seguro-defeso é um auxílio, no valor de um salário mínimo, concedido a pescadores no período de parada temporária da atividade para a reprodução e preservação das espécies. 

O Ministério da Agricultura informou que ainda não é possível estimar quantos pescadores terão benefício antecipado. Os beneficiários serão identificados a partir de um estudo do Ibama sobre as áreas afetadas.

Desde o início da chegada das manchas no litoral, no fim de agosto, o Ibama tem orientado os pescadores a não entrarem em contato com o óleo. Parte dos profissionais tem seguido a orientação. 

Em Conde, na Bahia, a 181 km de Salvador, os pescadores estão há duas semanas sem ir ao mar, já que há possibilidade de contaminação dos peixes.

“Mesmo que esteja bom para consumo, as pessoas não vão querer comprar o peixe da nossa região”, afirma Genival Batista, presidente da colônia de pescadores de Conde.  

Folhapress

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Paulo disse:

    BG.
    Cadê as ONGs e os ambientalistas???. Só sabem defender bandidos presos. Cadê o macron oferecendo seus ambientalistas?. Bocado de vigaristas. A população é que esta se mobilizando e fazendo o dever que seriam das ONGs e seus asseclas.

    • Juan Mariano disse:

      Acorda Alice… O governo brasileiro é que não está agindo.

    • Lucas disse:

      Paulo, se pergunte aonde está o seu presidente cagao e as forças armadas que só fazem limpar o meio fio dos quartéis. Pq a quantidade é enorme de civis e de ONGs trabalhando no braço pra remover esse óleo das praias enquanto o governo federal fica na vagabundagem e dando prioridade pra colocar o filhinho do papai na liderança do partido. Agora, como você deve ser o tiozão do zap que só ler fake news, aí fica difícil saber a verdade.

    • Maria disse:

      Quem acabou com os conselhos?quem? Quem? O Mitinho ,que cobremos dele.

COMENTE AQUI