Saúde

Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a síndrome de burnout como doença; veja sintomas, prevenção e tratamento

A prevalência do problema ao redor do mundo é incerta. Mas tudo indica que a situação no Brasil não é das melhores. A International Stress Management Association (Isma-BR) estima que 32% dos trabalhadores brasileiros sofram com esse tipo de stress. Em um ranking de oito países elaborado pela Isma-BR, estamos à frente da China e dos Estados Unidos – e perdemos apenas para o Japão, onde 70% da população apresenta os sintomas do burnout.

Dá para entender por que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o transtorno, pela primeira vez, na Classificação Internacional de Doenças, que lista enfermidades e estatísticas de saúde que serão prevalentes nos próximos anos. A OMS descreve o burnout como “uma síndrome resultante de um stress crônico no trabalho que não foi administrado com êxito”.

A entidade também afirma que o termo se refere apenas ao contexto profissional. O stress por outras causas – como problemas financeiros ou familiares – não deve ser classificado dessa forma.

Se você anda se estressando demais do trabalho (ou conhece alguém que está passando por isso), é bom se informar melhor sobre o burnout – e saber quando é hora de procurar ajuda.

E você pode começar por aqui mesmo, neste pequeno guia que elaboramos com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Sintomas:

Nem sempre os sinais do burnout se manifestam de forma intensa. O mais típico é a ausência de vontade de sair de casa para trabalhar – ausência mesmo; você pensa seriamente em ficar em casa sem motivo, e arriscar sua vida profissional. Conforme a doença evolui, outros sintomas físicos e psicológicos dão as caras. Entre eles:

Dor de cabeça frequente
Insônia
Falta de concentração
Sentimento de fracasso e insegurança
Alterações repentinas de humor
Pressão alta
Dores musculares
Problemas gastrointestinais
Alteração de batimentos cardíacos
Depressão (em casos mais graves)

Diagnóstico

Só um profissional especializado – psiquiatra ou psicólogo – pode cravar se o quadro é mesmo de burnout. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é o órgão do SUS indicado para diagnosticar e tratar pacientes com a síndrome.

Tratamento

Psicoterapia é o mais comum. Em alguns casos, medicamentos antidepressivos e ansiolíticos são indicados. Praticar exercícios e fazer atividades de lazer ajudam a aliviar a tensão – tirar férias também.

Prevenção

Ter uma vida prazeirosa fora do trabalho é o melhor jeito de evitar o burnout. Sair com os amigos, visitar lugares novos (ou voltar àqueles que você mais gosta), ir ao cinema e fazer exercícios são alguns hábitos que ajudam num dia a dia mais leve.

Outras dicas do próprio Ministério da Saúde: evite ficar perto de pessoas “negativas” (aquelas que reclamam do trabalho o tempo todo, por exemplo); e, quando se sentir pra baixo no expediente, não deixe de conversar com alguém que considera de confiança.

Também não caia na armadilha de tomar medicamentos por conta própria, e muito menos de se aliviar com álcool, cigarro etc. Senão, o que já estava ruim pode acabar piorando.

Super Interessante

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra decisão do TSE que o deixou inelegível

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, rejeitou nesta terça-feira (5) um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão que o deixou inelegível por oito anos, pela reunião com embaixadores em que atacou o sistema de votação.

Para Moraes, o recurso não preencheu os requisitos para seu envio ao STF. Ainda cabe recurso. Apesar de ser endereçado ao Supremo, o chamado recurso extraordinário precisa ser apresentado ao TSE, que verifica se há requisitos para sua tramitação, antes de remetê-lo ao Supremo.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Afundamento de solo em Maceió acelera e chega a 1,80m

Foto: Oriando Costa

A Defesa Civil de Alagoas afirmou que o afundamento da mina 18, da Braskem, no bairro de Mutange, acelerou entre domingo e segunda-feira (4/12). A velocidade vertical de deslocamento que era de 0,25cm por hora no sábado e no domingo, passou para 0,26cm por hora.

Isso significa que entre domingo e segunda, o movimento chegou a 6,3cm. Agora, o deslocamento total chega a 1,80m.

O órgão afirmou que segue em alerta máximo e a região continua com iminente perigo de colapso. Assim, a população deve se manter distante e não pode transitar na área desocupada.

A mina 18 da Braskem, em Maceió, está sob risco de colapso há uma semana, com a velocidade de deslocamento do solo variando a cada dia. Ainda assim, a capital alagoana está em estado de emergência e há restrição da circulação na região da mina.

Ela está numa região onde mais de 30 minas cavadas nos anos 1970 na área urbana de Maceió começaram a ceder, obrigando mais de 50 mil pessoas a saírem de suas casas desde 2019 e deixando bairros fantasmas para trás.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Caso Gabriel: júri adiado será um dos primeiros em 2024

Foto: Reprodução

O júri popular do caso Gabriel que aconteceria em novembro deste ano já tem um novo período para realização. O julgamento será o primeiro da comarca de Parnamirim, na região Metropolitana, em 2024. A informação foi confirmada pela mãe do jovem, Priscila Souza.

A mudança e pedido de adiamento para a data prevista foi realizada pela mãe de Giovanne Gabriel de Souza Gomes, a auxiliar de serviços gerais, Priscila Souza. Segundo a mãe do jovem, a solicitação se deu porque uma das testemunhas principais não estaria presente no dia do júri.

No dia 16 de outubro deste ano, os três policiais militares apontados como autores do crime que vitimou Gabriel serão julgamos pelos crimes de ocultação de cadáver e sequestro.

Giovanne Gabriel desapareceu no dia 5 de junho de 2020, e foi encontrado sem vida no dia 14 de junho do mesmo ano, com perfurações no crânio, solicitou à Justiça a remarcação do julgamento dos três policiais militares presos suspeitos de participação no homicídio do jovem de 18 anos.

Relembre o caso

Nas primeiras horas do dia 5 de junho daquele ano, o jovem havia saído de onde morava, no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal, para ir à casa de sua namorada, em Parnamirim. Próximo do destino, ele guardou a bicicleta em um terreno, onde foi interceptado por uma viatura da Polícia Militar, onde estavam suspeitos Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Anderson Adjan Barbosa de Sousa, todos lotados no Batalhão de Goianinha, e que estavam atuando fora de sua área de competência.

O trio havia sido informado por Paulinelle Sidney Campos Silva, outro policial militar, que sua cunhada foi assaltada, e teve o carro levado pelos ladrões naquela manhã. O intenção dele avisando do crime, era iniciar buscas pelos suspeitos, mesmo não estando na área de atuação deles.

Giovani Gabriel foi colocado no interior da viatura e o seu corpo foi encontrado com marcas de tiro quase dez dias depois.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Globo vive fim de semana de horror com pior audiência em 2023

Foto: Reprodução

A Globo viveu um fim de semana de horror: o sábado (2/12) e o domingo (3/12) registraram o pior desempenho na média da audiência em 2023. Os dado são do Notícias da TV.

O último sábado, quando a emissora fez média de apenas 9,6 pontos, foi o pior de 2023. No domingo, o recorde negativo se repetiu, com 10,4 pontos de média no Ibope – a mais baixa marca para este dia da semana no ano.

Em comparação com o primeiro sábado do ano (7/1), houve uma queda de 33,3%. Na comparação do atual domingo com o “inaugural de 2023”, em 1º de janeiro, o índice caiu 22,1%.

Queda na audiência
Durante evento para o mercado publicitário, realizado em outubro, a Globo admitiu que perdeu 24% da audiência. O dado foi revelado por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade.

Esse dado se refere à soma da audiência de todos os braços do Grupo Globo, com o serviço de streaming Globoplay, os canais pagos e os sites da emissora. Se mensurado apenas a grade da TV aberta, o número cai, ainda mais, para 70 milhões. O alcance é a soma do número de pessoas que sintonizam a programação durante pelo menos um minuto durante o período analisado.

A queda de 24 milhões de telespectadores/usuários, segundo a Globo, é consequência da concorrência com o streaming, os novos canais, as redes sociais e os sites. Esse embate é impulsionado pelo aumento das TVs conectadas à web, hoje presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tudo dentro da normalidade.
    Tá colhendo o que plantou só isso.
    A tendência é piorar.
    Ainda tem mais três anos de aprendizado.
    Sugiro continuar fazendo o L.
    Ou o…
    * D, de desesperado, descredenciada.
    * E, de esculhanbacão.
    * F, de fufu…

  2. A globo elegeu Lula e agora está pagando caro pelo que cometeu. Vai piorar mais.

  3. Há mais de 5 anos não assistimos a Rede Globo , em minha casa, pois não aceito manipulação de fatos e a tentativa do domínio da narrativa.

  4. O povo acordou da alienação dessa emissora e vai diminuir cada vez mais, aqui em casa nem sintonizada a globo é não existe esse canal aqui em casa!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Assembleia Legislativa emite nota de pesar pela morte da servidora Nicole Tinôco

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte presta solidariedade à família enlutada da jornalista, bacharel em Direito e servidora da Casa Legislativa, Nicole Hévila de Souza Tinôco, 37 anos, que faleceu após uma parada cardiorrespiratória na madrugada desta terça-feira (05). Nicole Tinôco era irreverente, intensa em seus sentimentos e colecionava bons amigos.

Atuando no Poder Legislativo Estadual, Nicole foi assessora de comunicação do deputado estadual à época Fernando Mineiro, posteriormente atuou como assessora da deputada Isolda Dantas e atualmente estava lotada na Diretoria de Comunicação da Assembleia.

Nicole era formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e teve sua trajetória marcada pelos textos bem apurados que escrevia. Como jornalista, atuou ainda como repórter no antigo Diário de Natal, foi colunista do Potiguar Notícias e já assinou um blog pessoal em que descrevia suas narrativas. Concursada do Detran, foi na política onde encontrou sua verdadeira vocação. Ela atuou em campanhas políticas municipais e estaduais de maneira exitosa.

Nicole era uma apaixonada pela vida. E a viveu de maneira intensa. A Assembleia despede-se da servidora com a certeza da sua bonita missão e presta solidariedade ao filho, Gabriel, aos seus pais, Wellington e Niete e ao irmão, Jorge Ueliton. Sentiremos saudades do seu talento e da sua amizade. Descanse em paz.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parnamirim ganha Prêmio GOVFÁCIL – Gestor do Ano, destaque na Saúde 2022

Foto: Divulgação

Os investimentos realizados e avanços alcançados na área da saúde, durante o ano de 2022, garantiram ao município de Parnamirim o primeiro lugar na premiação GovFácil, entregue pela FEMURN, na noite desta segunda-feira (04). O prêmio reconhece as melhores práticas de gestão pública no Estado.

O Prêmio Gestor do Ano – Destaque do RN levou em consideração investimento, preocupação, manutenção e valorização
nas áreas de Saúde, Educação, Despesas com Pessoal, Investimento em RCL, Orçamento Tributário e Empregos.

Dos 167 municípios potiguares analisados, Parnamirim foi o campeão em Saúde com percentual de 38,62%.

“Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, investindo na ampliação e na melhoria da nossa rede municipal de saúde, para garantir à nossa população um serviço cada vez mais eficiente”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

Os dados avaliados pelo Igovi – Instituto Governos Inteligentes – foram coletados via sistema nacional e constam nas plataformas do Governo Federal.

A secretária de saúde, Luciana Guimarães, representou o prefeito Taveira na entrega do premiação, durante solenidade no Hotel Barreira Roxa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/CONSULT/CARAUBAS VEREADOR: Antonio Argemiro, Denys, Neguinho e e Bicudo são os mais lembrados para a Câmara

A pesquisa BG/CONSULT/CARAUBAS também perguntou em quem a população votaria para vereador. Os mais lembrados foram: Antonio Argemiro 5,8%,   Denys 3,6%, Neguinho 3%, Bicudo e João Gomes 2,2%. Confira lista completa abaixo.

A pesquisa foi realizada em 30 de novembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4,5%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/CONSULT/CARAUBAS APROVAÇÃO: Governo Lula é aprovado por quase 60% da população

A pesquisa BG/CONSULT/CARAUBAS também avaliou a aprovação da gestão do presidente Lula.

 

59,6% aprovam, 27% reprovam e 13,4% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada em 30 de novembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4,5%.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/CONSULT/CARAUBAS APROVAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 63% da população

A pesquisa BG/CONSULT/CARAUBAS também avaliou a aprovação da gestão da governadora Fátima Bezerra. 63,8% reprovam, 19% aprova e 17,2% não sabe dizer.

 

 A pesquisa foi realizada em 30 de novembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4,5%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/CONSULT/CARAUBAS APROVAÇÃO: Gestão de Juninho é aprovada por 73% da população

A pesquisa BG/CONSULT/CARAUBAS também avaliou a aprovação da gestão do prefeito Juninho.

 

73,8% aprova, 13,8% não sabe dizer e 12,4% desaprova. A pesquisa foi realizada em 30 de novembro, com 500 entrevistas e margem de erro de 4,5%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *