O BlogdoBG realizou um trabalho de pesquisa e conseguiu juntar 600 fotos dos anos 60, 70, 80 e 90 da nossa linda Natal. A partir de hoje, todos domingo vamos publicar 8 dessas fotos. Tem muitas fotos que não sabemos os autores, outras são de Jaecy. Esses posts vão se chamar Os retratos de Natal. Seguem os primeiros retratos de Natal:





Parabéns pela iniciativa. Fotos mui belas e significativas. E aqui ouso fazer uma sugestão: que tal garimpar-se uma foto da antiga “Tenda Catedral” uma Igreja da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, algo similar a um “circo de lona” levantado na então Avenida 2; hoje Av. Presidente Bandeira? Fica a sugestão!
Excelente trabalho
Irei acompanhando o que foi e será sempre uma cidade maravilhosa!
Errado essa foto da pedra do Rosário. Esse marco, é aquele próximo da igreja por trás do TRE do centro da cidade.
ONDE ERA ESTA ULTIMA RESIDENCIA????????????
Lembro dessa casa do tempo de estudante no Hospital das Clinicas. Confirmo o que disse Roberto Paiva. Essa casa pertencia à família Pedroza. Lembro das garotas da família que praticavam hipismo no terreno da mansão.
A foto que vc pede para ajudar a localizá-la, trata-se da Casa de Ex-Governador Sílvio Pedroza, na Av. Nilo Peçanha, quase esquina com a Av. Getúlio Vargas, em frente ao Hospital da Clínicas.
Na esquina está sendo construído um edifício de responsabilidade da Construtora Hasbum.
ESTA FOTO NÃO IDENTIFICADA DE UM BELO CASARÃO, CREIO SER DO IMOVEL SITUADO AO LADO DA IGREJA DO ROSÁRIO, E QUE PERTENCIA A VIUVA MACHADO.
ALGUÉM DA FAMÍLIA MACHADO COM CERTEZA TIRARÁ A DUVIDA.
CONTINUO VIBRANDO COM SUA INICIATIVA.
O CENTRO CEARENSE NUNCA, POIS ELE FICA NA DEODORO E FIGURA NUMA FOTO QUE TEM O ANTIGO INSS.
Bruno,
Acho que essa última foto é o antigo prédio da RFFSA (Rede Ferroviária), localizado nas Rocas (em frente ao Estádio João Machado).
Muito bonita as fotos, pena que os nataleses não dão valor a história da cidade.
Parabéns pela iniciativa Brunão. A do hotel Reis Magos é simplesmente fantástica. Quanto a rodoviária da Ribeira, acredito que um dos ônibus estacionados é do meu saudoso avô Vicente Flor, um dos pioneiros do transporte intermunicipal do RN.
Lindas fotos.Quem tem um bonito e grande acervo de fotos antigas deNatal,é Jaeci Galvao fotografo de varias geraçoes.
A informação de que a última foto refere-se a "Casarão na Esquina da João Pessoa com Deodoro – Hoje Edifício Cidade do Natal", não está correta. A própria topografia revelada diz isso. Acredito que essa foto mostra um casarão que existia quase em frente ao Hospital Onofre Lopes.
Valeu Gringo, boa matéria.
A terceira foto eh que era a casa dos ferreira de souza, onde hoje eh o potengi flat. E nao a ultima foto.
Parabens amigo Bruno. Excelente material. Caso queira aumentar a sua coleção sugiro que vá ao CEDOC/FJA em frente a capitania das artes. Temos mais de 150 fotos de Natal de "antigamente". Já fotografei todas elas e deve ter arquivo de alta resolução, foi um dos ultimos trabalhos antes de cair fora, depois de mais de 30 anos dedicados a FJA.
BG, parabéns pela iniciativa do resgate da nossa história através das fotos.
Esse é um verdadeiro serviço ao Potiguares. Resgatar nossas memórias é garantir um futuro melhor para nossa cidade. Como Natal foi, é e sempre será linda!
Parabens… um belo colirio para lembrarmos dos bons tempos… saudades.
Parabéns pela matéria, estou encantada! Isso é um presente a todos os Natalenses!!
Casarão da João Pessoa também foi o Centro Cearense
Muito linda essas fotos de nossa cidade, gosto de nossa história e nosso desenvolvimento, só faltou o agora…temos que defender sempre o nosso patromônio de vandalismo e mal uso.
Como é bom ver as fotos de Natal antigo. Se vc tiver fotos de prédios no tirol, lagoa Manoel Felipe e Pça. Augusto Leite me envie por favor.
Meu sobrinho Higor de 23 anos, estudante de história por vocação, vai amar.
Parabéns pela iniciativa, estarei acompanhando todos os domingos.
Muito boas!!
Sugiro colocar um número nos rodapés para facilitar comentário específico e identificação.
Abraço
O Casarão ainda não identificado parece aquele que ficava na esquina da João Pessoa com a Deodoro.
O cruzeiro ainda existe, fica próximo à parada metropolitana, de frente à Igreja do Rosário (acho que é esse o nome dela, também conhecida como Nossa Senhora dos Pretos).
O arquiteto João Maurício (de Miranda Fernandes) lançou um livro, acho que 1997, com várias fotos de antes e depois, algumas dessas fotos estão relacionadas lá.
Tenho quase certeza que a foto 2 é o Memorial Câmara Cascudo, localizado na Praça André de Albuquerque – Cidade Alta, fica bem em frente a lateral da Igreja Matriz. Não sei se na época dessa foto existia, mas hoje tem uma pracinha, em frente ao prédio, com uma estátua de uma mão segurando um homem (imagino ser o próprio Câmara Cascudo).
A segunda era o antigo quartel general ao lado da antiga catedral . A terceira era um casarão na esquina da rua João pessoa com a Av. Deodoro, onde hoje e o ed. Cidade do Natal
O Solar dos Ferreira de Souza é a terceira foto,Parabens
Belíssimas fotos, sou fã de fotos de época, a do Hotel Reis Magos realmente é perfeita, mas a última foto com o Ford também é muito boa !!! Parabéns pela matéria e pelo excelente trabalho que esse blog tem feito !!!
Acredito que essa segunda foto seja o prédio onde hoje se encontra o memorial câmara cascudo, próximo a praça Andre de Albuquerque e a Catedral Velha.
O casarão não identificado era na esquina da Rua João Pessoa com a Avenida Deodoro, detalhe: linha do bonde passando em frente.
Obrigado por ter enviado as fotos para o twitter.Acho que a segunda foto e da prefeitura.
Esse casarão não identificado, deve ser o Solar Ferreira de Souza, esquina da Rua Potengi com Prudente de Morais onde hoje está localizado o Potengi Flat.
Maravilha as Fotos, essa do Hotel Reis Magos Sensacional ,Devia ter falado do SINCA passando na frente.Parabens vai ver o Resultado.Esse Sobrado, da foto 3 se não me engano, Ficava na esquina da J.Pessoa com a Deodoro onde hj. tem uma Ag. do Itau.Quando cheguei em Natal em 64 ainda Existia
Maravilha as Fotos, essa do Hotel Reis Magos Sensacional ,Devia ter falado do SINCA passando na frente.Parabens vai ver o Resultado.