Diversos

Oscar: '12 Anos de Escravidão' leva prêmio de Melhor Filme; veja ganhadores

A noite mais esperada do ano para a indústria cinematográfica reuniu neste domingo (2), em Los Angeles, atores, diretores e produtores no prêmio mais importante do cinema: o Oscar, que em 2014 chega em 86ª edição. A cerimônia foi realizada no Dolby Theatre e foi apresentada pela humorista Ellen Degeneres.

Na categoria mais esperada, 12 Anos de Escravidão superou Gravidade, Trapaça,  O Lobo de Wall Street, Nebraska, Capitão Phillips, Clube de Compras Dallas, Philomena e Her na disputa pela estatueta de Melhor Filme. A apresentação do prêmio foi feita pelo ator Will Smith.

O diretor Steve McQueen foi apresentado por Brad Pitt, que também está no longa. Com a voz embargada, o cineasta agradeceu as pessoas envolvidas na produção do filme. “Me desculpem, mal consigo falar. Me deem mais um minuto. Todos merecem a chance não só de sobreviver, mas de viver. Dedico esse prêmio para todos que sofrem até hoje com a escravidão”, disse.

Aproveitando a onda prêmios em categorias técnicas de Gravidade, Alfonso Cuarón aumentou a soma como Melhor Diretor e fez um discurso muito emocionado. “Quero dividir isso com todos. Sandra Bullock, você é Gravidade. Você é uma das melhores pessoas que já conheci”, disse o cineasta.

Na categoria que fez os internautas se ouriçarem por Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, Matthew McConaughey mostrou que sua atuação em Clube de Compras Dallas foi superior para os integrantes da Academia e levou o prêmio de Melhor Ator. “Obrigado aos outros indicados. Todas as performances foram impecáveis. Quero agradecer Jared Leto e Jennifer Garner. Quero agradecer a Deus, ele é quem me deu oportunidades e me mostrou que é cientifíco que a gratidão se multiplica.

O grande prêmio entre as atrizes foi para Cate Blanchett. “Sentem-se, vocês estão velhos para isso. Foi um ano extraordinário entre as mulheres. Amy Adams, você foi ótima em Trapaça. Obrigada por me colocar no filme Woody Allen”, disse a protagonista de Blue Jasmine. Cate ainda falou sobre a importância de filmes que possuem mulheres como centro das histórias e alfinetou a indústria: “As pessoas gostam de ver esses filmes e acreditem, eles dão dinheiro”.

A categoria de Melhor Ator Coadjuvante também tinha uma competição apertada, mas entregou a estatueta ao nome favorito: Jared Leto. “É incrível. Estou orgulhoso de dividir essa jornada com vocês. Tenho muito respeito por vocês”, disse o ator de Clube de Compras Dallas, que fez um emocionado discurso citando sua mãe, irmão e lembrou das vítimas de conflitos recentes na Venezuela e Ucrânia.

Na categoria feminina, a estatueta foi para as mãos de Lupita Nyong’o, por sua emocionante atuação no filme 12 Anos de Escravidão. “Obrigada por esse reconhecimento. Quero relembrar o espírito daqueles que sofreram. Obrigado por me colocarem nesta posição. É a maior alegria da minha vida. Quando vejo essa estátua eu lembro que cada criança, não importa de onde venha, seus sonhos são válidos”, discursou a atriz, que foi às lágrimas.

Ellen Degeneres

Retomando o comando da atração, a humorista norte-americana apresentou a atração pela segunda vez. A primeira foi em 2007. Ellen trouxe de volta o toque de comédia ao Oscar e brincou com alguns dos indicados, lembrando inclusive o fato de Leonardo DiCaprio estar novamente na lista entre os Melhores Atores: “isso não mudou”. “Estou vendo uma das melhores imitadoras de Liza Minelli daqui. Parabéns, senhor”, disse apontando para a própria cantora.

“Jennifer Lawrence, vou falar do que aconteceu no ano passado. É chato, não é? Quando as pessoas ficam falando sobre isso. Já passou. Afinal. Bom, vocês não viram? Vou mostrar um clipe para vocês. Brincadeira”, disse a humorista arrancando risos da própria atriz, que tropeçou novamente neste domingo.

Ellen conduziu o que certamente foi a cerimônia mais informal do Oscar, principalmente no momento em que “pediu” pizzas para os convidados da cerimônia. “Vocês devem estar com fome, não?”, questionou, entregando pedaços para Harrison Ford, Brad Pitt e outros presentes.

Homenagens

A banda irlandesa apresentou a música Ordinary Love, em versão acústica, feita para trilha do documentário Mandela: Long Walk to Freedom (2013). Ao fim da performance, o quarteto foi aplaudido de pé por todos os presentes no teatro.

Já Bill Murray, apresentando a categoria de Melhor Fotografia ao lado de Amy Adams, lembrou do amigo e companheiro de filmes Harold Ramis, morto na última semana. A dupla trabalhou junto nos filmes Feitiço do Tempo e Os Caça-Fantasmas.

Outro, apresentado por Whoopi Goldberg, show lembrou o legado do filme Mágico de Oz e contou com uma interpretação de Pink da canção Somewhere Over The Rainbow.

Para finalizar o bloco de homenagens, o trecho onde as perdas do cinema são relembradas foi encerrado com um show de Bette Midler, que se apresentou pela primeira vez na cerimônia. A edição foi encerrada com uma foto de Philip Seymour Hoffman, morto em fevereiro. O ator ganhou um Oscar de Melhor Ator em 2005 pelo filme Capote.

O documentarista brasileiro Eduardo Coutinho também foi lembrado.

Confira abaixo a lista com os indicados (vencedores em negrito):

 Melhor Filme
Gravidade
Trapaça
12 Anos de Escravidão
O Lobo de Wall Street
Nebraska
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas
Philomena
Her

Melhor Diretor
Alfonso Cuarón, por Gravidade
Steve McQueen, por 12 Anos de Escravidão
David O. Russell, por Trapaça
Alexander Payne, por Nebraska
Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street

Melhor Ator
Bruce Dern, por Nebraska
Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas
Christian Bale, por Trapaça
Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street

Melhor Atriz
Cate Blanchett, por Blue Jasmine
Sandra Bullock, por Gravidade
Meryl Streep, por Álbum de Família 
Judi Dench, por Philomena
Amy Adams, por Trapaça

 Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto, por Clube de Compras Dallas
Michael Fassbender, por 12 Anos de Escravidão
Barkhad Abdi, por Capitão Phillips
Jonah Hill, por O Lobo de Wall Street
Bradley Cooper, por Trapaça

 Melhor Atriz Coadjuvante
Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão
Jennifer Lawrence, por Trapaça
June Squibb, por Nebraska
Julia Roberts, por Álbum de Família
Sally Hawkins, por Blue Jasmine

 Melhor Filme em Animação
Os Croods
Frozen – Uma Aventura Congelante
Meu Malvado Favorito 2
Vidas ao Vento
Ernest & Célestine

 Melhor Fotografia
Philippe Le Sourd, O Grande Mestre
Emmanuel Lubezki, Gravidade
Bruno Delbonnel, Inside Llewyn Davis
Phedon Papamichael, Nebraska
Roger A. Deakins, Os Suspeitos

 Melhor Figurino
Catherine Martin, O Grande Gatsby
Patricia Norris, 12 Anos de Escravidão
Michael Wilkinson, Trapaça
William Chang Suk Ping, O Grande Mestre
Michael O’Connor, The Invisible Woman

 Melhor Documentário
O Ato de Matar
Cutie and the Boxer
Guerras Sujas
A Praça Tahrir
A Um Passo do Estrelato

 Melhor Documentário em curta-metragem
CaveDigger
Facing Fear
Karama Has No Walls
The Lady in Number 6: Music Saved My Life
Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall

 Melhor Edição
Alfonso Cuarón e Mark Sanger, por Gravidade
Joe Walker, por 12 Anos de Escravidão
Christopher Rouse, por Capitão Phillips
Jay Cassidy, Crispin Struthers e Alan Baumgarten, por Trapaça
John McMurphy e Martin Pensa, por Clube de Compras Dallas

 Melhor Filme em Língua Estrangeira
Dinamarca, A Caça
Bélgica, The Broken Circle Breakdown
Itália, The Great Beauty
Camboja, The Missing Picture
Palestina, Omar

 Melhor Maquiagem
Joel Harlow e Gloria Pasqua-Casny, por O Cavaleiro Solitário
Adruitha Lee e Robin Mathews, por Clube de Compras Dallas 
Srephen Prouty, por Vovô Sem Vergonha

 Melhor Trilha Sonora Original
Steven Price, por Gravidade
John Williams, por A Menina que Roubava Livros 
William Butler e Owen Pallett, por Her
Alexandre Desplat, por Philomena
Thomas Newman, por Walt nos Bastidores de Mary Poppins 

 Melhor Canção Original
Let It Go (Frozen – Uma Aventura Congelante, Robert Lopez & Kristen Anderson-Lopez)
Ordinary Love (Mandela, U2)
Alone Yet Not Alone (Alone Yet Not Alone, Bruce Broughton e Dennis Spiegel)
Happy (Meu Malvado Favorito 2, Pharrell Williams)
The Moon Song (Her, Karen O e Spike Jonze)

 Melhor Direção de Arte
Adam Stochausen e Alice Baker, por 12 Anos de Escravidão
Catherine Martin e Beverly Dunn, O Grande Gatsby
K.K.Barrett e Gene Serdena, por Her
Andy Nicholson, Rosie Goodwin e Joanna Woollard, por Gravidade
Judy Becker e Heather Loeffler, por Trapaça

 Melhor Curta-Metragem de Animação
Feral
Get a Horse!
Mr.Hublot
Possessions
Room on the Broom

 Melhor Curta-Metragem
That Wasn’t Me
Just Before Losing Everything
Helium
Do I Have to Take Care of Everything?
The Voorman Problem

 Melhor Edição de Som
Glenn Freemantle, por Gravidade
Steve Boeddeker e Richard Hymns, por Até o Fim 
Oliver Tarney, por Capitão Phillips
Wulie Stateman, por O Grande Herói 
Brent Burge, por O Hobbit: A Desolação de Smaug

Melhor Mixagem de Som
Skip Lievsay, Niv Adiri, Christopher Benstead e Chris Munro, por Gravidade
Christopher Boyes, Michael Hedges, Michael Semanick e Tony Johnson, por O Hobbit: A Desolação de Smaug
Chris Burdon, Mark Taylor, Mike Prestwood Smith e Chris Munro, por Capitão Phillips
Andy Koyama, Beau Borders e David Brownlow, por O Grande Herói 
Skip Lievsay, Greg Orloff e Peter F. Kurland, por Inside Llewyn Davis

Melhor Efeito Especial
Tim Webber, Chris Lawrence, Dave Shirk e Neil Corbould, por Gravidade
Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton e Eric Reynolds, por O Hobbit: A Desolação de Smaug    
Christopher Townsend, Guy Williams, Erik Nash e Dan Sudick, por Homem de Ferro 3
Tim Alexander, Gary Brozenich, Edson Williams e John Frazier, por O Cavaleiro Solitário
Roger Guyett, Patrick Tubach, Ben Grossmann e Burt Dalton, por Além da Escuridão – Star Trek 

 Melhor Roteiro Adaptado
John Ridley, por 12 Anos de Escravidão
Terence Winter, por O Lobo de Wall Street
Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke, por Antes da Meia-noite
Billy Ray, por Capitão Phillips
Steve Coogan e Jeff Pope, por Philomena

Melhor Roteiro Original
Eric Warren Singer e David O. Russell, por Trapaça
Craig Borten e Melisa Wallack, por Clube de Compras Dallas
Bob Nelson, por Nebraska
Woody Allen, por Blue Jasmine
Spike Jonze, por Her

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuva em Natal: Veja quais ruas e avenidas motoristas devem evitar na capital potiguar

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou, na manhã desta terça-feira (20), às 7h, um novo boletim sobre a situação das vias de Natal após as chuvas registradas nas últimas horas. O monitoramento é realizado pela Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT), com apoio de agentes em campo e do sistema de videomonitoramento.

De acordo com a STTU, o objetivo do acompanhamento é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito, além de manter a população informada sobre pontos críticos e possíveis rotas alternativas. As vias são classificadas como transitáveis ou intransitáveis, com atualizações constantes conforme a situação evolui.

No momento, apenas um ponto permanece totalmente intransitável: a Avenida Solange Nunes, em frente à empresa Unimetais, devido a alagamento.

Outros dez trechos da cidade apresentam acúmulo de água, mas seguem liberados para o tráfego. São eles:

• Avenida Capitão Mor Gouveia com a Rua Adolfo Gordo

• Avenida Nevaldo Rocha com a Avenida Coronel Estevam

• Avenida Coronel Estevam com a Rua Baraúna

• Avenida Doutor João Medeiros Filho com a Avenida Moema Tinôco

• Avenida Presidente Quaresma com a Avenida Jaguarari

• Avenida Capitão Mor Gouveia, ao lado direito da linha férrea, no sentido do KM 6

• Avenida João Medeiros Filho, em frente à Delegacia

• Avenida João Medeiros Filho, em frente ao Partage Shopping

• Avenida Hermes da Fonseca com a Rua Ângelo Varela

• Avenida Amintas Barros com a Rua Bom Pastor

Segundo o levantamento, ao todo foram observados 20 pontos na capital, sendo 10 considerados transitáveis e apenas um classificado como intransitável.

Nas principais vias da cidade, o tráfego segue, em sua maioria, dentro da normalidade. A Avenida Senador Salgado Filho e a Ponte Newton Navarro apresentam fluxo normal nos dois sentidos. Já na Avenida Felizardo Firmino Moura, o trânsito é lento no sentido zona Sul e flui normalmente no sentido zona Norte.

A STTU informou ainda que não há registros de sinistros de trânsito até o momento. No entanto, dois cruzamentos apresentam pane semafórica: Avenida Prudente de Morais com a Avenida Almirante Alexandrino de Alencar e Avenida Prudente de Morais com a Avenida Alberto Silva.

Agentes de mobilidade seguem em campo monitorando a situação das vias e orientando os condutores. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção e acompanhem as atualizações oficiais da STTU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula escala Camilo Santana para comandar palanques do PT no Nordeste

Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o ministro da Educação, Camilo Santana, assuma a coordenação dos palanques do governo no Nordeste, região considerada estratégica para o projeto eleitoral do petista. A decisão leva em conta o peso decisivo do aumento da votação de Lula no Ceará e na Bahia no segundo turno de 2022, fator fundamental para a vitória sobre Jair Bolsonaro.

O cenário, porém, preocupa o Palácio do Planalto. Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece atrás do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Já no Ceará, Elmano de Freitas (PT) surge tecnicamente empatado com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), indicando risco real de perda de espaço político nos dois estados.

A missão de Camilo vai além das articulações partidárias. A ideia é que ele também ajude a reforçar, junto à população, programas federais considerados vitrine do governo, como o “Pé-de-Meia” e o “Gás do Povo”, numa tentativa de recuperar popularidade e reverter a tendência apontada pelas pesquisas.

Além de Bahia e Ceará, o PT também enfrenta dificuldades no Rio Grande do Norte, onde o secretário Cadu Xavier ainda não conseguiu decolar nas intenções de voto. Camilo anunciou nesta segunda-feira (19) que deixará o Ministério da Educação para se dedicar às disputas eleitorais. No Planalto, embora exista a possibilidade de ele disputar novamente o governo do Ceará, Lula ainda aposta numa recuperação de Elmano e, por ora, descarta essa alternativa.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Avaliação do MEC reprova mais de 30% dos cursos de Medicina no país

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jornal Nacional (@jornalnacional)

Vídeo: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), e os números acenderam um alerta: mais de 30% dos cursos de Medicina do Brasil tiveram desempenho considerado insatisfatório. Ao todo, 107 dos 351 cursos avaliados receberam notas 1 ou 2, os conceitos mais baixos da escala adotada pelo Inep.

A prova avalia se os estudantes de Medicina adquiriram, ao longo da graduação, os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. Dos cerca de 89 mil alunos que participaram do exame, aproximadamente 75% demonstraram desempenho adequado, com notas entre 3 e 5, faixa considerada satisfatória pelo Ministério da Educação.

As instituições mal avaliadas sofrerão sanções. Oito cursos ficaram proibidos de receber novos alunos; 13 terão redução de 50% das vagas; outros 33 sofrerão corte de 25%; e 45 ficarão impedidos de ampliar a oferta. Todos os cursos com nota insuficiente também serão suspensos do Fies e de outros programas federais de financiamento e apoio estudantil.

O levantamento mostra ainda que a maioria dos cursos reprovados pertence à rede privada: 87 dos 107 com notas 1 ou 2. Entre as instituições públicas, cinco cursos federais ou estaduais ficaram nessa faixa. Já entre as faculdades municipais, sete dos oito cursos avaliados tiveram desempenho insatisfatório. Em contrapartida, as universidades públicas dominaram os melhores resultados, sendo maioria entre os cursos que alcançaram notas de 3 a 5 no Enamed.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição alcança assinaturas e avança com CPI para investigar caso Banco Master no Senado

Foto: Michael Melo/Metrópoles

A oposição no Senado Federal alcançou, nesta segunda-feira (19), o número mínimo de assinaturas para viabilizar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o caso do Banco Master, liquidado pelo Banco Central. Ao todo, 42 senadores subscreveram o requerimento, superando a maioria absoluta da Casa.

A iniciativa é de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que propôs um prazo inicial de 90 dias para os trabalhos da comissão. Além da CPI no Senado, também tramitam no Congresso pedidos para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) e outra CPI na Câmara dos Deputados, o que amplia a pressão política em torno do caso.

O avanço dos requerimentos coloca o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no centro das atenções, já que cabe a ele a leitura do pedido em plenário para que a CPI seja oficialmente instalada. O Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro, foi alvo de liquidação extrajudicial após o Banco Central apontar graves problemas financeiros na instituição.

Entre os signatários estão líderes da oposição, como Tereza Cristina (PP-MS), Carlos Portinho (PL-RJ), Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Carlos Viana (Podemos-MG), mas também nomes ligados à base do governo Lula, a exemplo de Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), evidenciando que o caso ultrapassa divisões ideológicas no Senado.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Saiba como foram avaliadas as faculdades de Medicina do RN no Enamed

Foto: Adobe Stock

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), prova que passou a medir a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil. O levantamento analisou 351 graduações em todo o país e acendeu um alerta: 107 cursos receberam conceitos considerados insatisfatórios (notas 1 e 2) e poderão sofrer sanções. No Rio Grande do Norte, as instituições tiveram desempenhos variados, com destaque positivo para universidades públicas.

Veja a lista das faculdades do RN

  • Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN – 2
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN (Mossoró)- 4
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN (Caicó) – 5
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN (Natal) – 5
  • UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA (Mossoró) – 4
  • UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP (Natal) – 4

Entre os cursos de Medicina avaliados no RN, a melhor pontuação ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que alcançou conceito máximo (nota 5) tanto no campus de Natal quanto no de Caicó. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), também em Mossoró, obtiveram conceito 4, considerado bom. A Universidade Potiguar (UnP), em Natal, também ficou com nota 4.

O desempenho mais baixo no estado foi registrado pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (Facene/RN), que recebeu conceito 2. Cursos com essa nota entram na lista de instituições que podem sofrer punições por parte do MEC, como redução de vagas e suspensão de acesso a programas federais, a exemplo do Fies.

No cenário nacional, dos 351 cursos avaliados, 24 ficaram com conceito 1 e 83 com conceito 2. Outros 80 atingiram nota 3, enquanto 114 alcançaram conceito 4 e 49 chegaram à nota máxima, 5. Segundo o MEC, apenas 99 dos 107 cursos com notas baixas serão penalizados, já que instituições estaduais e municipais não estão sob a gestão direta do ministério.

As punições variam conforme o desempenho: há cursos com suspensão total de novos ingressos, outros obrigados a reduzir vagas e alguns impedidos de ampliar turmas. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as universidades ainda poderão apresentar defesa. Ele reforçou que o objetivo do Enamed é garantir a qualidade da formação médica e, consequentemente, a segurança da população atendida pelos futuros profissionais.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Renan acusa Motta e Lira de pressionarem TCU para tentar barrar liquidação do Banco Master

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta segunda-feira (19) que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) teriam pressionado integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar reverter a decisão do Banco Central que determinou a liquidação do Banco Master. A declaração foi confirmada pelo parlamentar ao Metrópoles.

Segundo Renan, as articulações ocorreriam no âmbito de processos que analisam a atuação do Banco Central no caso da instituição financeira, controlada por Daniel Vorcaro. O senador não detalhou como a suposta pressão teria sido exercida, mas afirmou que Motta e Lira atuaram para influenciar o julgamento na Corte de Contas. O Banco Master foi liquidado extrajudicialmente em novembro, após o BC apontar grave crise de liquidez e irregularidades no cumprimento de normas do sistema financeiro.

O caso chegou ao TCU após o Ministério Público junto à Corte levantar suspeitas de falhas na fiscalização do Banco Central. A relatoria ficou com o ministro Jhonatan de Jesus, ex-deputado indicado pela Câmara. Em despacho, o relator chegou a sinalizar a possibilidade de reavaliação da decisão do BC, o que, segundo Renan, reforça a necessidade de acompanhamento rigoroso do processo.

Arthur Lira reagiu às acusações e classificou a fala do senador como “fake news”, afirmando que Renan tenta atacar adversários sem provas. Já a assessoria de Hugo Motta não se manifestou. Paralelamente, Renan criou um grupo de trabalho na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para acompanhar as investigações sobre o Banco Master e adotar medidas legislativas relacionadas ao caso.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros de Lula defendem prisão domiciliar para Bolsonaro

Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles

Ministros do governo Lula passaram a defender, de forma reservada, que o ministro do STF Alexandre de Moraes autorize o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a cumprir a pena em regime de prisão domiciliar. A articulação ocorre nos bastidores e envolve, ao menos, três integrantes do primeiro escalão ouvidos sob condição de anonimato.

A reportagem é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. A avaliação interna é de que haveria necessidade de “coerência” por parte do Supremo, já que o mesmo benefício foi concedido ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. Segundo um ministro que despacha com frequência com Lula, não faria sentido manter Bolsonaro preso em unidade militar enquanto Collor cumpre pena em casa.

Outro auxiliar do presidente argumenta que o cargo ocupado por Bolsonaro justificaria um tratamento diferenciado. Para esse ministro, o fato de se tratar de um ex-chefe de Estado deveria pesar na decisão judicial, independentemente das críticas políticas ao ex-mandatário.

Desde a última quinta-feira (22), Bolsonaro cumpre pena na chamada “Papudinha”, batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal localizado dentro do Complexo da Papuda, em Brasília. Familiares e aliados do ex-presidente seguem pressionando pela domiciliar, alegando, principalmente, o estado de saúde debilitado.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes corta quesitos da defesa e limita perícia médica de Bolsonaro

Foto: Ton Molina/NurPhoto via Getty Images

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou parte dos pedidos apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionados à perícia médica determinada após sua transferência para o sistema prisional em Brasília. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (19).

Ao analisar o requerimento dos advogados, Moraes considerou ao menos cinco quesitos como “irrelevantes, impertinentes ou protelatórios”. Embora tenha homologado o assistente técnico indicado pela defesa, o ministro entendeu que parte das perguntas extrapolava o objetivo estritamente técnico da perícia médica.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado. No último dia 15 de janeiro, Moraes determinou a transferência do ex-presidente da Superintendência da Polícia Federal para uma Sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, além da realização de avaliação por uma junta médica oficial.

Segundo o magistrado, foram rejeitados quesitos que buscavam avaliar se o estado de saúde do ex-presidente justificaria eventual prisão domiciliar ou se o ambiente prisional seria adequado ao seu tratamento. Para Moraes, essas questões envolvem juízo jurídico e subjetivo, não cabendo à junta médica. A perícia seguirá apenas com os pontos considerados técnicos, e o laudo servirá de base para futuras decisões sobre as condições do cumprimento da pena.

Com informações da CNN

Opinião dos leitores

  1. Até quando esse tirano fantasiado de ministro do STF vai continuar destruindo vidas humanas?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petistas ironizam marcha de Nikolas e chamam ato de “teatro político”

Foto: Reprodução

Integrantes do PT reagiram com sarcasmo à caminhada anunciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que saiu de Paracatu rumo a Brasília em um trajeto de cerca de 240 km. O parlamentar afirma que o ato é simbólico e tem como objetivo defender a “liberdade” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pressionar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável por decisões que atingem aliados do bolsonarismo.

Para lideranças petistas, no entanto, a iniciativa não passa de encenação. O deputado Rogério Correia (PT-MG) classificou a marcha como “cortina de fumaça” e ironizou Nikolas, chamando-o de “andarilho de fake news”. Em publicação nas redes sociais, Correia afirmou que o parlamentar “inverte fatos, fabrica versões e mente sem constrangimento”, acusando-o de tentar reavivar uma agenda golpista.

As críticas também vieram do Legislativo municipal. A vereadora Natasha Ferreira (PT-RS) disse que a caminhada é uma “performance de 200 km para defender a impunidade”, afirmando que o grupo não demonstra o mesmo empenho diante de problemas como fome, desemprego e crise urbana. Já o vereador Pedro Rousseff (PT-MG), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, resumiu o ato como “piada” e “surto político”.

Nikolas iniciou a caminhada na segunda-feira (19) e diz que o gesto busca romper o que chama de apatia da população diante das prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro e da condenação de Bolsonaro. Segundo ele, trata-se de um ato simbólico para “trazer luz” aos acontecimentos recentes e estimular mobilização popular. Outros nomes do PL, como Carlos Bolsonaro (PL-RJ), também aderiram ao protesto.

Com informações do Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula confirma presença na Sapucaí para desfile que o homenageia no Carnaval

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou a ministros e aliados do PT que pretende ir à Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval, dia 15, no Rio de Janeiro. A ida tem motivo especial: Lula quer acompanhar de perto o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola que levará para a avenida um enredo em sua homenagem.

A informação é da colunista Milena Teixeira, do Metrópoles. A expectativa é que integrantes do primeiro escalão do governo também compareçam ao Sambódromo na mesma noite, acompanhando o presidente no evento que deve ter forte simbolismo político e cultural.

A aproximação entre Lula e a escola vem desde o ano passado. Em agosto, durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, o presidente recebeu oficialmente a camisa da Acadêmicos de Niterói. A entrega foi feita por Anderson Pipico, presidente de honra da agremiação.

O vínculo da família com o enredo também ficou evidente recentemente. No sábado, 17 de fevereiro, a neta do presidente, Bia Lula, visitou o barracão da escola, localizado na Cidade do Samba, reforçando o clima de expectativa em torno do desfile.

De acordo com publicação da própria Acadêmicos de Niterói, Bia foi recepcionada pela cúpula da escola, incluindo o presidente Wallace Palhares, a primeira-dama Amanda Palhares, o carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo. A homenagem promete ser um dos destaques da noite na Sapucaí.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Blz!
    Aí caberia o côro.
    Lula Ladrão seu lugar e na prisão, ou ainda Lulinha e LulaLadrão, seus lugares é ná prisão!!
    Seria legal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *