Religião

Padre Fábio de Melo grava com Zeca Pagodinho e defende casamento gay

padre

Por O Globo

Padre Fábio de Melo está consciente de que vida no sacerdócio impõe desafios severos. E eles são amplificados quando, além de padre, você é um ídolo da música popular — ele já vendeu mais de dois milhões de discos, e está lançando agora “Deus no esconderijo do verso” (Sony), que tem participações de cantores como Nana Caymmi e Zeca Pagodinho. Sua condição o expõe a situações como a que relatou recentemente em sua conta no Twitter: “No Instagram, um fake se passando por mim, interagindo e chamando as pessoas de ‘fofas’. Assim não dá”.

Padre Fábio tem a fala tranquila e sedutora de um bom sacerdote — e comunicador, que apresenta um programa de TV semanal, “Direção espiritual” na TV Canção Nova —, mas não chama as pessoas de fofas. E, apesar de toda a compreensão cristã, também não tem muita paciência com outras fofices, como podemos perceber novamente em seu Twitter: “E a Humanidade segue fazendo coraçõezinhos com as mãos”.

— Ali mostro um Padre Fábio que as pessoas não têm muita oportunidade de ver no palco ou na igreja — conta. — Sou muito descontraído, tiro humor das situações menos propícias. Muitas vezes me acusam de ser um fake: “Um padre nunca escreveria isso”. Já me contaram que viram humoristas roubar piadas que postei ali.

A visibilidade de sua conta no Twitter ultrapassa as fronteiras do catolicismo e da música — muitos de seus 855 mil seguidores o acompanham apenas ali, ou seja, estão mais interessados em suas tiradas curtas do que no que tem a dizer o líder religioso ou o cantor. Uma popularidade de webcelebridade que veio sem que ele a buscasse:

— A primeira vez que fiz isso, estava vendo o Prêmio Multishow (em 2013) e achei a plateia muito desanimada. Postei: “Quem são as pessoas da plateia VIP do Prêmio Multishow? Como vivem? Por que estavam tão cansadas naquela noite? Sexta, no ‘Globo Repórter’”. Isso foi retuitado e deu uma enorme repercussão, vários seguidores. A partir dali comecei a me sentir livre para postar coisas engraçadas.

“ELE TEM QUE FAZER STAND-UP”

O humor é uma das características centrais do padre, aponta quem o conhece na intimidade. É o caso de Heliomara Marques, sua empresária há quase 20 anos. Ao lado da sensibilidade ao outro (“muitas vezes depois do show ele manda buscar pessoas que viu no meio da plateia e que achou que precisavam conversar com ele”), ela destaca sua capacidade de fazer graça.

— Já disse ele que ele tem que fazer o stand-up dele — diz Heliomara, num tom que sugere que pelo menos uma fração de piada pode ser verdade (o que não surpreenderia num padre que se desdobra entre sacerdote, escritor, cantor, compositor e webcelebridade).

A facilidade de trânsito do padre se mostra na música. Não que ele circule muito longe da canção popular com pendores de sofisticação da MPB — tendência que aprofunda em seu novo disco, com produção de José Milton (produtor dos álbuns de Nana Caymmi há 20 anos). Mas foi convidado a participar do mais recente álbum de Fernanda Takai, “Na medida do impossível”. E, além dos citados Nana e Zeca, “Deus no esconderijo do verso” traz duetos com Elba Ramalho, Ninah Joh, Fagner, Alcione e Fafá de Belém. E uma parceria sua com Cristóvão Bastos — autor, com Chico Buarque, do clássico “Todo sentimento”.

Muito desse alcance vem de um discurso conciliador e equilibrado sobre a religiosidade, temperado com técnicas de autoajuda, estudos de filosofia e antropologia e uma formação espiritual iniciada, ainda na infância, com discos de Maria Bethânia e Chico Buarque:

— A igreja fazia parte do meu cotidiano, havia os rituais, minha família era religiosa. Eu brincava de ser padre na infância, usando batata frita como hóstia. Mas minha religiosidade era natural, da vida, não era igrejeira. Minha relação com Deus nunca se deu de maneira sobrenatural. Apreendi Deus a partir da sensibilidade da vida. Com a MPB, por exemplo, os discos de Bethânia e Chico que havia lá em casa (em Formiga, interior de Minas Gerais). Criança, eu não tinha acesso à profundidade daquelas letras, mas era como se elas tocassem a minha alma. Como se fosse sagrado mesmo. Para mim, a arte é o lugar por excelência do sagrado — define o padre, que aponta Gilberto Gil como o maior compositor da MPB e chegou a gravar “Se eu quiser falar com Deus” (evitada por Roberto Carlos, para quem ela foi feita, por ter uma visão pouco dogmática do divino, em versos como “Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que comer o pão/ Que o diabo amassou”). — Gravei, mas ela acabou não entrando no disco porque acabou ficando muito épica, fora do clima do álbum.

“UNIÃO CIVIL GAY É UM DIREITO”

O padre explica sua posição sobre o sagrado diferenciando os conceitos de religião e espiritualidade:

— Nem tudo o que é religioso pode me espiritualizar, porque a religião é externa, nela cabem coisas como a hipocrisia. Na espiritualidade, não. Nos meus estudos de teologia, escolhi o caminho da antropologia, da filosofia. É salutar que a religião abra espaço para a dúvida. Isso pode soar um tanto herético num primeiro momento, o que já me fez sofrer críticas, mas decidi que as pessoas precisam ouvir isso, sobretudo num momento em que o discurso religioso passa por tanto descrédito. As pessoas têm que saber que o sagrado não se opõe ao profano, nem o contrário.

A visão sobre a arte “profana” (ou seja, não cristã) como o lugar por excelência do sagrado poderia soar até banal, mas ganha força quando dita por um padre. Esse tipo de abertura — e suas ideias consideradas progressistas dentro da Igreja Católica, como o apoio à união civil gay (“a união civil gay é um direito, não tem nada a ver com religião, ninguém está pedindo para entrar de véu e grinalda na igreja”) — permite que ele quebre muito da possível resistência contra um padre-cantor-compositor-galã. À ideia de galã, aliás, ele mesmo resiste.

— Minha vida é instável por causa das viagens, mas procuro encaixar minha rotina aí: minha missa, uma atividade física. Se estiver num lugar com a academia, gosto de fazer musculação, se não uma caminhada, corrida. Mas até os 32 anos (ele tem 44)não fiz nada. Até que, numa fase ruim de saúde, o médico me disse: “Você fica falando para as pessoas buscarem um estilo de vida melhor mas você não faz isso com você mesmo”. Mas não sou vaidoso. A única vaidade que poderia ter é por ser padre, e não tenho, porque não me sinto melhor que ninguém por isso. Mas gosto de saber que influencio a vida das pessoas, faço bem a elas. Adorei quando uma senhorinha em Guarulhos me disse: “O senhor é o meu Rivotril”.

 

Opinião dos leitores

  1. Lamentáveis comentários homofóbicos. A opinião do Padre não difere significativamente da posição oficial da Igreja Católica. Menos preconceito e mais amor foi a lição que Jesus nos deixou.

  2. Da mesma forma que há uma história entre Gugu e o Padre Marcelo Rossi (espero que sejam meros boatos), também existe uma boa prosa de um relacionamento entre Gabriel Chalita, Secretário de Educação do Município de São Paulo, com o Padre Fábio de Melo (idem, na boataria). E aí estaria a razão da defesa do direito em defesa própria.
    Olha, se Deus quisesse uma sociedade homoafetiva, teria criado Adão e Ivo, e não Adão e Eva. Não teria orientado a Moisés a construir uma arca para acolher um casal de cada animal. A bomba foi Moisés acolher um casal de veados!!!

  3. Olha falar e dar palpite em situações que não envolvam suas famílias, é muito fácil, agora vamos deixar de hipocrisia e vai lá, tenham um relacionamento mais próximo, chama essas para o seu convívio. E depois agente conversa. !

  4. É o fim dos tempos, agora é normal ? que DEUS me perdoe, mas será que a igreja está tão necessitada de fiéis a esse ponto? Não sei a onde vamos parar…

  5. Parabéns ao padre Fábio em saber separar um direito civil de um religioso. Hoje o casamento civil homoafetivo é uma realidade sem volta, já existem muitas famílias nessa situação, só precisamos respeitar as diferenças.

    1. O rapaz que defende a afirmação do Padre, aproveita e deixa parentes ter uma amizade bem próxima e aproveita, chama os pais para uma confraternização, um almoço quem sabe…. dou o maior apoio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INMET: chuvas intensas colocam Grande Natal e 100 municípios do RN em alerta neste sábado (9)

Imagem: Divulgação/INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas para o RN, válido até as 23h59 deste sábado (9). O alerta inclui 100 municípios, entre eles Natal, Mossoró e Parnamirim, com risco de ventos fortes, alagamentos, quedas de energia e descargas elétricas.

Há a possibilidade de chuvas de até 100 mm por dia, com ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Entre os municípios atingidos estão Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, Extremoz, São José de Mipibu, Nísia Floresta e Touros, além de polos do litoral e do interior como Areia Branca, Macau, Guamaré e Santa Cruz.

Segundo o INMET, os principais riscos associados ao fenômeno incluem:

  • Corte de energia elétrica
  • Queda de galhos e árvores
  • Alagamentos em áreas urbanas
  • Descargas elétricas

A orientação é que a população evite abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a estruturas metálicas e desligue aparelhos elétricos em caso de instabilidade mais severa.

Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Veja a lista de municípios com aviso de chuvas intensas:

Açu Afonso Bezerra Alto do Rodrigues
Angicos Areia Branca Arês
Baía Formosa Baraúna Barcelona
Bento Fernandes Bodó Bom Jesus
Brejinho Caiçara do Norte Caiçara do Rio do Vento
Campo Redondo Canguaretama Carnaubais
Ceará-Mirim Cerro Corá Espírito Santo
Extremoz Fernando Pedroza Galinhos
Goianinha Governador Dix-Sept Rosado Grossos
Guamaré Ielmo Marinho Ipanguaçu
Itajá Jandaíra Januário Cicco
Japi Jardim de Angicos João Câmara
Jundiá Lagoa d’Anta Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos Lagoa Salgada Lajes
Lajes Pintadas Macaíba Macau
Maxaranguape Montanhas Monte Alegre
Monte das Gameleiras Mossoró Natal
Nísia Floresta Nova Cruz Parazinho
Parnaíba (PI) Parnamirim Passa e Fica
Passagem Pedra Grande Pedra Preta
Pedro Avelino Pedro Velho Pendências
Poço Branco Porto do Mangue Pureza
Riachuelo Rio do Fogo Ruy Barbosa
Santa Cruz Santa Maria Santana do Matos
Santo Antônio São Bento do Norte São Bento do Trairí
São Bernardo (MA) São Gonçalo do Amarante São José de Mipibu
São José do Campestre São Miguel do Gostoso São Paulo do Potengi
São Pedro São Rafael São Tomé
Senador Elói de Souza Senador Georgino Avelino Serra Caiada
Serra de São Bento Serra do Mel Serrinha
Sítio Novo Taipu Tangará
Tibau Tibau do Sul Touros
Upanema Várzea Vera Cruz
Vila Flor

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes exige explicações de Lula e Alcolumbre sobre lei que reduz penas do 8 de Janeiro

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o presidente Lula (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se manifestem sobre a Lei da Dosimetria, em meio a duas ações que questionam a constitucionalidade da norma que pode reduzir penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro. A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também devem se manifestar sobre o caso.

A decisão ocorre após provocação do PSol e coloca o texto, já promulgado pelo Congresso, sob análise direta do STF. A Lei da Dosimetria foi aprovada pelo Congresso Nacional em novembro do ano passado, mas sofreu veto do presidente Lula em janeiro deste ano.

O veto, no entanto, foi derrubado pelo Congresso na última semana, o que levou à promulgação do texto por Alcolumbre após o prazo constitucional de 48 horas sem manifestação do Executivo.

A legislação abre brecha para revisão e possível redução de penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e outros atos classificados como antidemocráticos. Entre os potenciais beneficiados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já anunciou intenção de pedir revisão da pena de 27 anos e três meses.

A principal tese das ações em análise no Supremo é de que crimes contra a ordem constitucional, quando cometidos por grupos armados civis ou militares, são considerados inafiançáveis e imprescritíveis pela Constituição.

Os autores alegam que a Lei da Dosimetria pode contrariar esse entendimento ao permitir flexibilização das penas.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF: Moraes será relator de ações contra lei que pode beneficiar Bolsonaro

Foto: Divulgação/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi sorteado relator das ações que questionam a constitucionalidade da chamada Lei da Dosimetria, promulgada pelo Congresso Nacional e que pode impactar diretamente condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) foram protocoladas pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pelo PSol, logo após a promulgação da lei nesta sexta-feira (8).

Os autores alegam que a Lei da Dosimetria viola dispositivos da Constituição Federal ao alterar o entendimento sobre a soma de penas aplicadas a crimes ligados aos atos antidemocráticos.

Segundo a ABI e o PSol, a legislação contraria princípios constitucionais ao flexibilizar punições relacionadas a crimes considerados graves contra o Estado Democrático de Direito.

As ações citam artigos da Constituição que tratam da gravidade de crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático, classificados como inafiançáveis e imprescritíveis.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

URGENTE: Bolsonaro pede ao STF anulação de condenação de 27 anos

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

A nova estratégia da defesa de Jair Bolsonaro (PL) pede que a condenação de 27 anos e 3 meses seja anulada sob o argumento de que houve falhas processuais e violação ao princípio do juiz natural no julgamento realizado pela Primeira Turma do STF.

Segundo os advogados, o caso deveria ser apreciado por outro colegiado da Corte, com sorteio de novo relator na Segunda Turma, o que, na avaliação da defesa, garantiria maior imparcialidade no processo. O pedido também prevê que a decisão final seja submetida ao plenário do STF, conforme a coluna Jussara Soares, da CNN.

A defesa sustenta ainda que teria ocorrido “incompetência orgânica absoluta” da Primeira Turma para julgar o ex-presidente, além de questionar a condução do processo pelo ministro Alexandre de Moraes. Entre os pontos levantados, os advogados alegam que houve decretação antecipada do trânsito em julgado da condenação.

Outro ponto central do recurso é a contestação da validade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, além da alegação de cerceamento de defesa devido à suposta liberação tardia de provas durante a instrução do processo.

No mérito, os advogados afirmam que o STF teria ampliado de forma indevida a interpretação dos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de atribuir ao ex-presidente responsabilidade por atos praticados por terceiros nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Esta não é a primeira tentativa da defesa de reverter a decisão. Recursos anteriores já haviam sido apresentados contra a condenação e contra o trânsito em julgado. A novidade nesta fase é o pedido para redistribuição do caso entre turmas do STF e eventual julgamento no plenário da Corte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Golpista tenta fugir de delegacia e é recapturado após perseguição em Natal

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

Um golpista suspeito de aplicar golpes contra idosos tentou fugir de uma delegacia e acabou recapturado após perseguição na Zona Norte de Natal, nesta sexta-feira (8). O caso, segundo a Polícia Militar, envolveu ainda troca de tiros nas proximidades de um shopping da região e mobilizou viaturas após a fuga dos detidos.

Conforme a PM, dois suspeitos foram detidos pela manhã por envolvimento em um esquema de golpes em agências bancárias de Natal, com foco em vítimas idosas. O grupo atuava em caixas eletrônicos, onde trocava cartões das vítimas sem que elas percebessem, realizando saques e compras indevidas.

Após a prisão inicial, um dos suspeitos tentou fugir da delegacia na tarde desta sexta-feira. A tentativa de evasão mobilizou equipes policiais, dando início a uma perseguição pela Zona Norte da capital.

Durante a ação, houve registro de troca de tiros entre os suspeitos e policiais militares nas proximidades de um shopping da região, segundo a corporação. Ambos os envolvidos na tentativa de fuga foram recapturados.

O caso também envolve uma mulher, apontada como companheira de um dos suspeitos, que teria dado apoio na tentativa de fuga, conforme a Polícia Militar.

O esquema criminoso, segundo relatos da PM, consistia na abordagem de idosos em caixas eletrônicos. Os suspeitos simulavam ajuda, mas acabavam substituindo os cartões das vítimas por outros similares, realizando posteriormente saques e compras.

Uma das vítimas relatou ao Via Certa Natal o momento em que percebeu o golpe. Segundo o depoimento, o suspeito teria oferecido ajuda durante uma operação no caixa eletrônico e, sem que percebesse, realizou a troca do cartão. O prejuízo relatado ultrapassa R$ 6 mil.

As vítimas dos golpes podem procurar as delegacias responsáveis para registrar ocorrência e auxiliar nas investigações. O caso segue sob apuração das autoridades policiais de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Nogueira reage após ação da PF: “Tentativa de manchar minha honra”

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) reagiu nesta sexta-feira (8) após ser alvo da Polícia Federal na 5ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes envolvendo o Banco Master. Em publicação nas redes sociais, classificou a ação como uma “tentativa de manchar a minha honra pessoal” e afirmou que “todo ano político é a mesma coisa”, sugerindo motivação política no caso.

A PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra o senador no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes envolvendo o Banco Master. A ação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF.

Em sua manifestação, o presidente nacional do Progressistas (PP) relembrou a Operação Lava Jato, em 2018, quando foi alvo de mandados em Teresina (PI). Para ele, o episódio foi uma “perseguição política” e houve um “efeito contrário” em sua trajetória eleitoral. “Vencemos aquela eleição”.

A PF apura suspeitas de que Nogueira teria atuado em favor do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em troca de “vantagens econômicas indevidas”, conforme decisão judicial que autorizou a operação.

Em entrevista recente à Jovem Pan, ele disse que sua relação com Vorcaro era “a mesma que qualquer político em Brasília tem com banqueiros”.

E disse que uma emenda apresentada por ele para ampliar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para R$ 1 milhão não beneficiaria o banco e que apenas “corrige um problema existente há 10 anos”.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

BASTIDORES: Lula deve usar homenagem às vítimas da Covid para criticar Bolsonaro

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) deve usar o ato no Palácio do Planalto, na segunda-feira (11), em homenagem às vítimas da Covid-19, como oportunidade para fazer críticas à condução da pandemia durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da coluna Milena Teixeira, do Metrópoles.

A cerimônia, em Brasília, também marca a sanção do projeto que cria o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, proposta aprovada pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente.

Segundo a expectativa de integrantes do governo, o discurso de Lula deve fazer referências ao período da pandemia no Brasil, quando o país registrou mais de 700 mil mortes em decorrência da Covid-19.

Nesse contexto, aliados avaliam que o presidente pode direcionar críticas à forma como a crise sanitária foi conduzida durante a gestão do ex-presidente, tema que ainda gera forte repercussão política.

A iniciativa também ocorre em um momento em que a pandemia volta a ganhar espaço no debate público, especialmente no ambiente político e na pré-campanha para as eleições de 2026.

Embora o evento tenha caráter oficial e de homenagem, a avaliação nos bastidores é de que ele deve unir memória das vítimas e leitura política sobre a condução da crise sanitária no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Colégio Porto abre JIP’s 2026 com programação esportiva e foco na integração dos estudantes

Foto: Divulgação

Até o próximo dia 16 de maio o Colégio Porto vai se transformar em um ambiente que reúne competições esportivas, convivência e desenvolvimento pessoal com a edição 2026 dos Jogos Internos (JIP’s).

Durante o período dos jogos, a escola se transforma em um verdadeiro palco de integração, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e fortalecer competências como trabalho em equipe, disciplina, liderança e respeito às regras.

Neste ano, as competições contemplam as modalidades como vôlei, futsal, basquete, handebol e tênis de mesa. De acordo com o coordenador de esportes do colégio, Gustavo Silva, a proposta dos jogos vai além da competição tradicional.

Foto: Divulgação

“Os jogos tiveram início na quinta-feira (7) e seguem até o dia 16, com a intenção de fazer com que os alunos vivenciem os esportes que a escola oferece e interajam com estudantes de outras turmas. É muito mais um momento de integração e descontração do que uma competição em si”, destaca.

O professor também reforça o caráter inclusivo da programação, que respeita diferentes níveis de habilidade entre os estudantes. “Temos alunos que já fazem parte das equipes da escola e participam de competições externas, mas durante os jogos internos a ideia não é criar um ambiente de rivalidade. Eles jogam entre si, mas em um contexto mais recreativo, favorecendo a convivência”, explica.

A participação nas modalidades é flexível, permitindo que cada aluno escolha como deseja se envolver. “Na hora da inscrição, o estudante pode optar por participar de todas as modalidades ou apenas daquelas com as quais mais se identifica. É uma escolha livre, pensada justamente para incentivar o engajamento”, completa.

Foto: Divulgação

Segundo a equipe organizadora dos JIP’s 2026, os jogos reforçam um objetivo da escola de fortalecer o espírito de comunidade. “Mais do que participar das disputas, o colégio reforça o convite para que todos os estudantes estejam presentes, inclusive como torcida. A presença de cada estudante, tendo escolhido ou não participar das competições, é fundamental”, explica Kennia Ísis, coordenadora pedagógica do Colégio Porto.

Para Gustavo Silva, o impacto da iniciativa ultrapassa o período dos jogos e reverbera no cotidiano escolar. “É um momento em que eles interagem mais entre si. Muitas vezes, no dia a dia, não há tanto contato entre turmas diferentes. Durante os jogos, eles se aproximam, se confraternizam e, depois disso, a gente percebe que essa integração continua na rotina da escola”, conclui.

Com expectativa de grande adesão da comunidade escolar, os jogos reforçam a proposta pedagógica do Colégio Porto de integrar esporte e educação, promovendo experiências que contribuem para o desenvolvimento coletivo dos estudantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mendonça autoriza transferência de ex-presidente do BRB para Papudinha

Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro André Mendonça, do STF, autorizou nesta sexta-feira (8) a transferência de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, para a Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ex-dirigente é investigado no âmbito da Operação Compliance Zero e está preso sob suspeita de envolvimento em irregularidades ligadas ao Banco Master.

Segundo informações já confirmadas, a defesa do ex-presidente do BRB vinha pleiteando a transferência para a Superintendência da Polícia Federal, onde também está preso o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O pedido, no entanto, não foi acolhido neste momento.

A movimentação ocorre após a defesa de Paulo Henrique encaminhar ao STF um documento indicando o interesse do ex-dirigente em colaborar com as investigações por meio de delação premiada.

No pedido, os advogados Eugênio Aragão e Davi Tangerino afirmam que há “interesse em cooperar com as autoridades competentes”, mas ressaltam que qualquer acordo depende de condições e validação institucional. A estratégia da defesa é buscar espaço para uma possível colaboração antes de outros investigados no mesmo caso.

A defesa também pediu que o ex-dirigente seja ouvido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob argumento de garantir o direito à autodefesa e a confidencialidade entre cliente e advogados. Os advogados ainda destacam que a proposta de colaboração “depende da convergência de fatores”, sinalizando que o acordo ainda não está fechado.

Investigação e acusações

Paulo Henrique Costa foi preso durante a 4ª fase da Operação Compliance Zero. Ele é acusado de ter recebido cerca de R$ 146 milhões em propina para favorecer interesses do Banco Master em operações envolvendo o BRB.

A investigação da Polícia Federal aponta indícios de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, incluindo gestão fraudulenta ou temerária, corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

O caso é considerado um dos desdobramentos mais sensíveis envolvendo instituições financeiras e contratos sob suspeita de irregularidades.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Se as facções quiserem peitar o governador, vão encontrar uma reação efetiva”, diz Álvaro Dias

O pré-candidato do PL ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na manhã desta sexta-feira, em Natal, do 4º Congresso Conecta Municípios Potiguares, realizado no Centro de Convenções da capital potiguar. O evento reúne gestores públicos, equipes técnicas, lideranças políticas, instituições e empresas em uma programação voltada ao fortalecimento da gestão municipal.

Durante discurso no congresso, Álvaro defendeu ações mais rigorosas no combate à criminalidade e criticou a atual condução da segurança pública no estado. “O Rio Grande do Norte é um estado onde o poder das facções não está sendo combatido da forma correta. Falta ação efetiva, eficaz e competente para combater a marginalidade”, declarou.

O pré-candidato também afirmou que, caso eleito, adotará uma postura firme no enfrentamento ao crime organizado. “Se as facções quiserem peitar o governador, que façam, porque vão encontrar uma reação efetiva do governador”, disse.

Responsabilidade fiscal pelo bem do RN

Além das críticas à segurança pública, Álvaro Dias também destacou, durante o 4º Congresso Conecta Municípios Potiguares, a importância do cuidado com o dinheiro público e da responsabilidade na administração das finanças estaduais.

Em discurso, o pré-candidato defendeu uma gestão voltada ao equilíbrio fiscal, ressaltando a necessidade de planejamento e eficiência na aplicação dos recursos públicos. Segundo ele, o controle das contas do Estado deve caminhar ao lado de investimentos estratégicos para atender às demandas da população.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Natal, Paulinho Freire, do senador Styvenson Valentim, da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, além do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Augusto Rêgo. Prefeitos de diversos municípios potiguares, vereadores e lideranças municipais também participaram da programação realizada em Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *