Jornalismo

‘A madame mais honesta dos cabarés’ e a suruba no Brasil

POR JOSIAS DE SOUZA

O delator Sérgio Machado prestou 13 depoimentos à força-tarefa brasiliense da Lava Jato. Transcritas, suas revelações encheram 400 páginas. Cobrem de Temer a Aécio. Certos trechos só deveriam ser exibidos na tevê depois da meia noite. E vendidos em jornais envoltos em sacos plásticos. A política, como se sabe, é a segunda profissão mais antiga do mundo. Mas o ex-presidente da Transpetro demonstrou que, no Brasil, ela se parece muito com a primeira.

A certa altura, Machado referiu-se à Petrobras como “a madame mais honesta dos cabarés do Brasil”. Os inquiridores estranharam. E o depoente: “Era um organismo estatal bastante regulamentado e disciplinado”. A perver$ão é maior noutros órgãos, onde vigoram “práticas menos ortodoxas”. Machado empilhou exemplos: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Docas, Banco do Nordeste, Fundação Nacional de Saúde, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas…

Lendo-se os depoimentos de Machado, percebe-se que a suruba estatal dos dias atuais é muito parecida com a de antigamente. A diferença é que o PT, ao deixar a história para cair na vida, esforçou-se demais para demonstrar que não estava imune às tentações alheias. Entregou-se com tal volúpia aos prazeres do poder despudorado, que expandiu demais a orgia e esqueceu de fechar a janela. Adorou as alianças esdrúxulas. E percebeu que a volta às origens, além de indesejada, era impossível. Castidade, como a virgindade, não dá segunda safra.

Noves fora a diferença de escala, o ex-tucano Sérgio Machado disse que desde 1946 havia um padrão segundo o qual os empresários incorporavam em seus orçamentos um certo “custo político” —eufemismo para o ‘por fora’, o ‘quanto eu levo nisso?’. Variava conforme o ente da federação: 3% do valor dos contratos firmados com o governo federal, 5% a 10% nos negócios fechados com governos estaduais e 30% nas transações municipais.

Nos bordeis do Estado, pratica-se a suruba às avessas. A Viúva paga para ser violada. Se a Petrobras é “a madame mais honesta”, imagine-se o que sucede nos outros cabarés. Machado disse ter repassado propinas a 23 políticos de seis partidos. Apenas para os pajés do PMDB, sua tribo, entregou mais de R$ 100 milhões durante os 12 anos em que presidiu o balcão da Transpetro.

Sob Machado, “madame” era especialmente dadivosa com seus padrinhos do PMDB do Senado: Renan (R$ 32 milhões), Lobão (R$ 24 milhões), Jucá (R$ 21 milhões), Sarney (R$ 18 milhões), Jáder (R$ 4,2 milhões)… No cabaré gerido por Machado, Renan tinha tratamento diferenciado. Chegou a morder uma mesada de R$ 300 mil. Em anos eleitorais, a cifra engordava.

Dilma não respeita delatores. Lula adomina vazamentos. Mas o petismo adorou a veiculação dos depoimentos de Sérgio Machado. Gostou especialmente do trecho em que ele contou que Michel Temer lhe pediu R$ 1,5 milhão em verbas de má origem, para a campanha paulistana de Gabriel Chalita, em 2012. “É a reversão do impeachment”, celebrou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), como se nada tivesse sido descoberto sobre o partido dele.

Se a Lava Jato ensinou alguma coisa foi o seguinte: quem tem telhado de vidro não deve criticar a permissividade do cabaré do lado. Vem daí o silêncio da banda muda do Congresso, que convive com Cunhas, Renans, Jucás, Jáderes e dezenas de etcéteras que privaram do prazer grupal propiciado pela “madame mais honesta dos cabarés do Brasil.” A política brasileira sobrevive porque não presta atenção às suas impossibilidades. Nesse meio, a desonestidade deixou de ser exceção. Tornou-se um estilo de vida.

– Ilustração via Miran Cartum

Opinião dos leitores

  1. O PT institucionalizou a roubalheira, antes praticada de forma individual, visando o enriquecimento de alguns. Tratando-se de PT, TODOS participam do butim, que também é utilizado largamente para solapar a nossa democracia. E não adianta condenar os bandidos. No caso do PT, os condenados continuam a ser chamados de "heróis" e "guerreiros". A quadrilha vermelha é inigualável. Lembrando que os demais ladrões roubaram associados aos vermelhinhos, no governo deles, nomeados por eles e com sua autorização.

  2. Político honesto é igual a papai no ele, mula sem cabeça. Saci Pereré. Só o povo, através do voto, pode fazer uma limpeza. Mas o dinheiro fala mais alto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC faz partida vexatória, é desclassificado em casa e perde pelo menos R$ 900 mil de cota e renda

Por Nominuto.com

O ABC empatou em 1 a 1 com o Gama no Frasqueirão e foi eliminado da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (15). Após abrir o placar no primeiro tempo, a equipe da casa cedeu o empate e acabou sendo derrotado por na disputa de pênaltis, quando o goleiro Maringá defendeu duas cobranças do alvinegro e garantiu a classificação para os visitantes.

A partida começou pouco movimentada, o time do Distrito Federal até começou melhor, mas, o ímpeto do Gama foi freado com o gol alvinegro. Após a abertura do placar, o alvinegro não teve grandes dificuldades para garantir a vitória.

Após o intervalo, o Gama voltou melhor, e aos 21 minutos, o time visitante conseguiu empatar a partida. Em jogada individual, o lateral esquerdo Felipe chutou de fora de área, à bola bateu na trave e balançou as redes do goleiro Vaná.

Diante de um novo empate em 1 a 1, a partida foi para a disputa de pênaltis. E, no confronto, o Gama se deu melhor, isso porque o goleiro Maringá defendeu dois pênaltis e os jogadores do candangos converteram as três cobranças que tiveram.

Os pênaltis do Gama foram convertidos por Murilo, Roberto, Baiano e Fábio Gama. Enquanto isso, Jones Carioca marcou para o ABC, mas Felipe Guedes e Vitor sapo desperdiçaram. Placar final: Gama 4 x 1 ABC.

Com a classificação, o Gama vai enfrentar o Santos na próxima fase da Copa do Brasil. A primeira partida está marcada para o dia 20 de abril, enquanto o jogo da volta acontece sete dias depois, no dia 27. Os dois confrontos acontecem a partir das 21h45.

DO BLOG: Com a desclassificação, o ABC deixou de faturar R$ 660 mil referente a conta da 3º fase e mais a renda de um jogo com o Santos, além de possibilidade de marketing de ocasião devido a um jogo dessa dimensão.

Opinião dos leitores

  1. Só lembrando ai que o ABC não é conhecido nacionalmente não, ele deve ter sido campeão Brasileiro de onde? kkkkkk

  2. O único clube que sempre representa o RN e tem o seu reconhecimento nacional é o mecão, nacionalmente o abc não existe e um clube puramente regional então não tem repercussão nenhuma, são jogos para cumprir tabela.

  3. As mariquitas da estrada de pium estão caindo na real.
    Ganharam um estadual de cartas marcadas,mais por entreguismo de uma panelinha de mercenários que existia no principal rival e graças as arbitragens tendenciosas que sempre arranjavam um penaltezinho quando a coisa apertava.
    Taí a dura realidade:Desclassificados mais uma vez vergonhosamente dentro do lamão,para um time SEM SÉRIE NENHUMA E COM APENAS SEIS JOGADORES NO BANCO DE RESERVAS.
    De quebra,devem pegar mais algumas perdas de campo pelo que foi registrado na súmula do árbitro e perdeu Echeverría por resto da temporada!
    Além da queda,coice.
    Silêncio total no galinheiro….
    Abc,a Série D te espera de braços abertos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Veja o que cada político do RN recebeu, de forma ilícita, segundo Sérgio Machado

Veja abaixo:

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

Durante o período que esteve na Transpetro, Machado diz ter repassado R$ 100 miilhões ao PMDB. Desse valor, R$ 1,55 milhão, da Queiroz Galvão, foram para o atual ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Garibaldi Alves (PMDB-RN)

Também teria recebido R$ 200 mil da Queiroz Galvão em 2010 e R$ 250 mil da Camargo Corrêa em 2012.

Walter Alves (PMDB-RN)

O deputado, filho de Garibaldi, também recebeu R$ 250 mil da Queiroz Galvão, de acordo com Machado.

Agripino Maia (DEM-RN)

O senador teria recebido R$ 300 mil da Queiroz Galvão nas eleições de 2010.

Felipe Maia (DEM-RN)

O deputado, filho de Agripino, teria recebido R$ 250 mil da Queiroz Galvão em 2014

Opinião dos leitores

  1. QUANDO A DENÚNCIA PARTE DA CLASSE POLÍTICA QUE DESDE A DITADURA SE BENEFICIA DAS MAMADAS E ROUBALHEIRAS, TEM ALGUMS DEFENSORES QUE IMAGINAM O CONTRÁRIO. O PT SÓ ESTÁ NO PODER À TREZE ANOS E O PMDB,PSDB,DEM E OUTROS PARLAMENTARES QUE MUDAM DE PARTIDO FACILMENTE PASSARAM MAIS DE TRINTA E CINCO ANOS . SÓ AGORA VEM À TONA TUDO ISSO GRAÇAS A LISURA DE DILMA EM PASSAR A LIMPO O BRASIL. NESSA SOMA ESQUECI DE CONTAR O PERÍODO EM QUE O PMDB ESTEVE GOVERNANDO COM O PT. JOSÉ AGRIPINO É TÃO SANTO QUE EM 1982 O ROUBO DOS 94 MILHÕES DEU EM QUÊ? POR ISSO QUE A TURMA TEMER TEM RAIVA DE DILMA. ELA É SÉRIA E NÃO FAZ PARTE DA TURMA DO ALI BABÁ. MUITO DINHEIRO ROLOU NO RN E NO BOLSO DELES SÓ DEUS PRA SABER. QUEM DEFENDE CORRUPTO LADRÃO É SÓCIO NA DIVISÃO.

  2. Antes de mais nada, tem-se que investigar. Doação de empresa, por si só, não é corrupção. E tem de ver se isso é mesmo verdade. Por outra, excetuando o pessoal do DEM, todos os demais participaram dos governos petistas. Não penso que a quadrilha vermelha possa estar achando isso bom. Lembrem-se que eram vocês os poderosos do país até ontem. Se houve malfeitorias, foi em sociedade com o PT e com sua autorização.

    1. Ah é, é?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. O seu partido roubou no atacado. Quem defende bandido e se beneficia do fruto do seu roubo também participa da quadrilha. Ou não é assim?

  3. Ganharam toda essa grana na calada da noite e perderam todos os votos dos norte riograndenses honestos no futuro…

  4. Alô Pai? Fui delataado! pai fui delataado! pai fui delatado esse Machado é uma safado!! kkkkkkk

  5. Isso tudo é mentira desse cabeça de lua cheia. Dede Agripino é mais honesto do que o homem mais honesto do Brasil (Lula) Rsrsrs!

    1. Ei esse "menino",
      cheque aí a prestação de contas da campanha de 2014 aqui do RN…. Rs…

  6. Temos que acaba com a categoria de político profissional, temos que aprovar uma lei onde o eleito obrigatóriamente teria que passar o mesmo tempo do mandato ausente da vida pública. Isso certamente acabaria com a dominância política de certas pessoas e famílias.

  7. Não é atoa que o nosso estado , está entregue a bandidagem estas famílias dominam a coisa pública a décadas, para eles tudo, para o povo falta tudo, que falta de vergonha.

  8. Esses políticos são um câncer que o rn possui, deveriam estar todos atraz das grades , pois o dinheiro que receberam deveria ser devolvido e aplicado na saúde pq esse dinheiro o verdadeiro dono é o povo.

    1. E agora os natalenses vão continuar votando em todos eles. Assim como os mossoroenses em Rosalba. E etc.
      Por acaso se eu me candidatasse, vocês votariam em mim? Claro que não, pelo motivo que não sou conhecido e não teria como as famílias de vocês se beneficiassem comigo por meio de cargos comissionados, devido não me conheceram.
      Se tem pessoas que votam neles, pode ter certeza, é que existem muitas famílias que ganham dinheiro trabalhando pra eles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

No Ministério da Integração, governador pede agilidade na liberação de recursos para obras hídricas no RN

A garantia dos repasses para a Barragem de Oiticica e a liberação dos recursos para as adutoras emergencial de Caicó e Sertão Central Cabugi foram pontos principais tratados pelo governador Robinson Faria na audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na tarde desta quarta-feira (15), em Brasília. A adutora está orçada em R$ 42 milhões, tem 63 quilômetros de extensão e beneficiará 90 mil pessoas no Seridó.

Ao titular da pasta federal, o chefe do Executivo do RN destacou a importância na celeridade da liberação dos valores para execução das obras em função da seca que afeta o estado há cinco anos, e que resulta na crise hídrica e níveis críticos dos maiores reservatórios do estado.

Robinson Faria solicitou que sejam incluídas na Medida Provisória da Presidência da República, que tem como objetivo destinar recursos para obras de combate aos efeitos da seca, as adutoras emergencial de Caicó e Sertão Central Cabugi.
O ministro disse que houve uma discussão levantada pela Casa Civil para selecionar projetos que pudessem atender de maneira emergencial o combate à seca nos estados mais atingidos pela estiagem. Helder Barbalho garantiu, no entanto, que os repasses regulares destinados à conclusão da Barragem de Oiticica estão mantidos.

“Encaminhamos as informações e a defesa para o ministro do Planejamento para que possa subsidiar a Medida Provisória do presidente tratando de recursos para toda a defesa civil do país, um pacote que contempla repasses para combate aos efeitos seca. Vamos monitorar junto ao Ministério do Planejamento e definir quando será feita a edição dessa Medida Provisória. Quero tranquilizar o estado e dizer que esta é uma demanda que está no nosso radar”, disse Barbalho.

O governador Robinson Faria declarou que o momento atual por que o estado passa requer agilidade conjunta. “Todo o esforço do nosso governo e da bancada federal é no sentido de evitar o colapso no sistema de abastecimento de água e garantir recursos importantes para conclusão ou construção de obras fundamentais. Estamos vivendo uma das piores estiagens das últimas décadas, que reduziu o nível dos reservatórios e nos colocou em situação delicada, mas vamos continuar buscando caminhos para a redenção hídrica no estado”, afirmou.
Estiveram presentes na audiência o senador Garibaldi Alves Filho, os deputados federais Fábio Faria, Antônio Jácome, Beto Rosado, Walter Alves e Rafael Motta, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Mairton França, e o presidente da Caern, Marcelo Toscano, entre outras autoridades.a

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem 434 casos suspeitos de microcefalia e 113 confirmados

O mais recente boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) revela a notificação de 434 casos de microcefalia, relacionados a infecções congênitas, distribuídos em 85 municípios do Rio Grande do Norte. Do total de notificações, 258 estão sob investigação, 113 foram confirmados e 63 foram descartados. Em relação à Semana Epidemiológica anterior houve aumento de 3 casos suspeitos e o número de confirmados não foi alterado.

Entre os casos notificados, 323 são de nascimentos ocorridos em 2015, 97 são de nascimentos ocorridos até a semana epidemiológica (SE) nº 23, terminada em 11/06/2016, quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014 e os demais estão entre os abortos e pré-natal. Os três municípios com mais casos confirmados são: Natal (31), Parnamirim (8) e Ceará-Mirim (7).

Do total de casos notificados, 4,3% (18/417) evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). Segundo a classificação, 33% permanecem em investigação e 67% foram investigados e confirmados. Dos óbitos confirmados, 7 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 5 foram confirmados por critério clínico-laboratorial – com identificação do vírus zika a partir de amostras provenientes de dois casos de abortamento e dois recém-nascidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Corinthians anuncia saída e confirma Tite como novo treinador da Seleção

Tite Corinthians Santos (Foto: Marcos Ribolli)

Tite é o novo técnico do Brasil. Adenor Leonardo Bachi, de 55 anos, gaúcho de Caxias do Sul, recebeu a missão de substituir Dunga, demitido após a eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário. A confirmação foi de Roberto de Andrade, presidente do Corinthians, em coletiva nesta terça-feira. A CBF ainda não soltou o comunicado oficial.

– Tite a partir deste momento não trabalha mais conosco. Ele aceitou o convite da CBF. Hoje à tarde foi o último treino dele. No jogo de amanhã ele não dirige mais o time. Junto com ele saem Cleber Xavier, Matheus e Edu Gaspar – declarou o presidente.

Tite assume uma seleção brasileira em crise profunda. Além de ser eliminado de forma vexatória do torneio nos Estados Unidos, está fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018 e tem uma Olimpíada em casa daqui a menos de dois meses.

 

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Após ser preso, enteado nega ter matado o Cabo Rangel; primo acusa a viúva do militar

Ouça o áudio de parte do depoimento do enteado do Cabo Rangel falando sobre a morte do policial:

https://www.youtube.com/watch?v=8udc8w1_mWI

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Veja Nota de Henrique Eduardo Alves sobre as declarações de Sérgio Machado

Veja abaixo:

Nota de esclarecimento

01. Henrique Eduardo Alves repudia a irresponsabilidade e leviandade das declarações do senhor Sérgio Machado.

02. Todas as doações para as campanhas de Henrique Eduardo Alves foram oficiais, as prestações de contas foram aprovadas e estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral, como determina a lei.

03. As relações dele com políticos, funcionários públicos e empresários são pautadas pela ética e respeito institucional do cargo público ocupado. Nunca pediu qualquer doação ilícita para empresário ou quem quer que seja.

04. Nas eleições de 2008 e 2012, como presidente de partido, eventuais pedidos de doações foram para as campanhas municipais, obedecendo a lei vigente, sempre com registro na Justiça Eleitoral.

05. Está à disposição da Justiça, confiante que as ilações envolvendo o seu nome serão prontamente esclarecidas. Acredita nas instituições do nosso Estado Democrático de Direito.

Opinião dos leitores

  1. Fico me perguntando como um político pode gastar HONESTAMENTE mais de R$ 1,5 milhoes em uma campanha. Pode até ter recebido o dinheiro 'lícitamente', que eu acho mto pouco provável, agora como é que se gasta essa dinheirama toda?? Panfleto, bandeira, jingle, producao de video, custa tudo isso, HONESTAMENTE?? E será que alguma mão é molhada para tambem dar apoio ao candidato? E as ajudas, etc…. Isso é lícito?????

  2. Essas declarações são todas ctrl C, ctrl V. É incrível a cara de pau desses personagens da velha política passada de pai para filho!

  3. Todo dia praticamente alguem acusa HenRIQUINHO Alves de algum beneficio.
    Sera que todos estao mentindo???

  4. Eu fui pra rua com a camisa da CBF pedir o fim da corrupção, no carnaval me fantasiei de japonês da federal. Votei no Aécio. Pedi o impeachent, bati panelas, confiei na Globo, Veja e IstoE que era só tirar o PT que o país iria melhorar.
    Muito prazer, me chamo idiota.

    1. Kkkkkk
      Essa raça do PT é uma comédia.

      Fiquem felizes pois a qtde de pão com mortadela brevemente aumentará.

  5. Pode morrer mandando nota que é inocente que ninguém acredita mais em político, principalmente os do RN.

  6. ATENÇÃO ; TODOS VIRAM A CAPA DA FOLHA DE SÃO PAULO ? POIS É ESTÁ NA CAPA: UMA QUADRILHA DE LADRÕES

  7. ELE NÃO ESTÁ A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA; A JUSTIÇA ESTÁ PRÓXIMA DE PREDER TODOS OS ENVOLVIDOS NA LAVA- JATO.

  8. Até hoje não vi nenhum político confirmar que recebeu dinheiro da Lavajato. São todos inocentes??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Veja Nota de Esclarecimento do Senador Garibaldi Alves Filho e do Deputado Walter Alves

Veja Nota abaixo:

Com relação ao conteúdo de notícias divulgadas hoje sobre a delação negociada pelo ex-senador Sérgio Machado, esclarecemos que o próprio delator – quando cita o senador Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Walter Alves – ressalta que as doações feitas a eles foram oficiais e sem nenhuma troca de favor, benesse ou vantagem de qualquer natureza.

A Lei 9.504 e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral previam esse tipo de arrecadação nas campanhas eleitorais, inclusive fixavam percentuais para pessoas físicas e jurídicas.

Opinião dos leitores

  1. Como todo eleitor, eu também sou burro. Queria só entender qual a diferença de uma empresa fazer doação oficial ou não? Existe realmente, almoço grátis????

  2. Ate voce Garibaldi que posa de bom moço envolvido em propina. So tem artista e inocente na familia bacurau!

  3. Esses ALVES nunca trabalharam na vida, todos vivem de fazer política e estão muito bem financeiramente. É bom que esse ano tem eleição e tem ALVES novamente querendo o nosso voto. Enquanto o RN tiver ALVES na política esse estado não vai pra frente.

  4. Que piada de mal gosto, eles copiam e colam as notas de esclaracimentos uns dos outros.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA

  5. Entre membros do PMDB, também teriam recebido propina, na forma de doações, os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Garibaldi Alves (PMDB-RN), o deputado Walter Alves (PMDB-RN) e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
    ISSO FOI OQUE EU COPIEI DA GLOBO.COM AGORA NESSE INSTANTE, AGORA ME DIGA QUEM ESSES !@#$%¨&*()_+!@#$%¨&*()_+!!@#%¨$¨%$¨%$*&¨*&(¨%¨*&)(* QUEREM ENGANAR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mecanismos para coibir cultura do estupro são discutidos na Assembleia Legislativa

Em meio ao debate sobre a cultura do estupro que tomou o país, a Assembleia Legislativa foi palco, na tarde desta quarta-feira (15), no auditório Deputado Cortez Pereira, de audiência pública que discutiu o assunto, resultando em propostas para inibir o cenário de violência sexual contra a mulher. A audiência foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e subscrita pela deputada Márcia Maia (PSDB).

Entre as medidas propostas estão a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira; a implantação da Patrulha Maria da Pena; a instalação de um programa que permita às mulheres em situação de vulnerabilidade acionar rapidamente autoridades policiais e reforçar ações de segurança para inibir as circunstâncias em que são mais comuns a ocorrência de estupros. Todas as ações tocam as três esferas governamentais do Poder Executivo: Município, Estado e União.

“É para combater de frente esse mal e dura realidade contra a dignidade da mulher, que estamos aqui reunidos: Desconstruir a cultura do estupro que persiste na nossa sociedade”, registrou a deputada Cristiane Dantas, uma das primeiras a apontar a solução para o cenário debatido. “O caminho da educação e da formação cidadã e igualitária para homens e mulheres é o que pode mudar esse rumo difícil mostrado nas estatísticas”.

Para a defensora pública Ana Lúcia Raymundo, coordenadora do Projeto Mulher para Viver com Dignidade, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, uma das parceiras na realização da audiência, é preciso frear o pensamento da permissividade do estupro para certas circunstâncias.

“É disso que se trata a cultura do estupro. É achar que a mulher pode ser tratada como mercadoria por determinadas situações. Algumas pessoas falam: ‘Ah, mas se ela tivesse em casa, ou na igreja, ou no trabalho isso não teria acontecido’. Mas temos relatos de estupros em casa, na igreja e no trabalho. Isso não pode continuar”, clamou Ana Lúcia Raimundo.

Além da Defensoria Pública, participaram do debate representantes de órgãos da sociedade civil organizada como o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Coordenadora da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (CODIMM), da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), além de autoridades estaduais e municipais, a Frente Feminista de Natal, o Núcleo das Amélias, entre outros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nota do Deputado Felipe Maia sobre citação em delação de Sérgio Machado

Veja abaixo:

Todas as doações recebidas na minha campanha foram devidamente contabilizadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral. Em 2014, as doações recebidas de empresas privadas, dentro do que regia a legislação vigente, foram arrecadadas pelo Diretório Nacional do meu partido e sem intermediários.

Por isso, fui surpreendido com a citação do meu nome na delação do ex-senador Sérgio Machado. Afinal, como parlamentar de oposição há 10 anos, jamais teria como condicionar doação à troca de favores de governo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende dupla suspeita de executar policial militar

Uma equipe de policiais civis de Caicó, com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal, prendeu na manhã desta quarta-feira (15), os foragidos da justiça Pablo Medeiros Conforte, vulto “Godói”, 19 anos, e Thiago Medeiros Conforte, vulgo “Thiago Cigarro”, 20 anos, suspeitos de executar o policial militar Edinaldo da Costa Rangel no dia 19 de abril deste ano, em Caicó.

No momento da prisão, eles estavam escondidos na cidade de Luziânia, em Goiás (GO), e após negarem a participação no crime apontaram Rita de Cássia Medeiros Alves Rangel, viúva do policial militar, como sendo a mentora da execução. Ainda segundo os suspeitos, o autor do homicídio teria sido Valdinez Fernandes dos Santos, preso na última semana na cidade de Jucurutu. A dupla foi presa e será recambiada para a cidade de Caicó, onde ficará a disposição da justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

TCE e TCU apresentam na sexta resultado de auditoria sobre gestão do turismo durante seminário em Natal

Evento vai discutir melhorias para o setor e contará com a presença do ministro Augusto Nardes, relator do processo no âmbito do Tribunal de Contas da União

Com o objetivo de discutir melhorias para o setor do turismo, importante fonte de renda e emprego dos municípios de Natal e Tibau do Sul, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), realizará o Seminário sobre Governança e Gestão em Turismo, no dia 17 de junho, a partir das 9h, no auditório do TCE. O evento é voltado para os segmentos político-institucional, acadêmico, técnico, empresarial e sociedade civil organizada.

As inscrições estão sendo realizadas pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, através do site do TCE (www.tce.rn.gov.br).

O Seminário irá, além de discutir as propostas para a melhoria da governança e gestão do turismo, apresentar os resultados da auditoria governamental feita pelo Tribunal de Contas da União, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), nos municípios de Natal e Tibau do Sul.

Para apresentar os resultados do trabalho realizado, estará presente o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, responsável por relatar o processo da auditoria operacional no âmbito do TCU. Na programação, serão apresentados os planos locais de desenvolvimento do turismo dos municípios de Natal e Tibau do Sul. Além disso, haverá um painel que tratará dos “Caminhos para o Desenvolvimento da governança e política de turismo”.

Por conta dos resultados da auditoria, foram aprovadas pelo Pleno do Tribunal, a partir de processo relatado pelo conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves em outubro do ano passado, 21 recomendações para o Governo do Estado do RN, além de 23 recomendações específicas para a Secretaria Estadual de Turismo; 22 recomendações para a Prefeitura de Natal e mais outras 22 para a Secretaria Municipal de Turismo; e 20 recomendações para a Prefeitura de Tibau do Sul, além de 13 recomendações para a Secretaria de Turismo do Município.

O relatório de auditoria concluiu que há problemas na área de liderança, estratégia e controle nos três entes analisados. Segundo relato da equipe técnica, “a realidade de governança das Secretarias auditadas é a de baixa institucionalização de mecanismos que concorram para o comprometimento da liderança com a efetividade de ações que devem integrar uma política de turismo”.

Além disso, a auditoria operacional aponta que “os efeitos possíveis são a manutenção do status quo de governança identificado, ante ao cenário de estagnação que o setor do turismo do Rio Grande do Norte tem experimentado nos últimos anos, o que pode, ao fim, resultar na diminuição das operações turísticas com impactos diretos na realidade socioeconômica potiguar”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Sérgio Machado diz que Henrique Alves recebeu R$ 1,55 mi em propina

Por G1

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou, em delação premiada firmada com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato, que repassou ao atual ministro do Turismo, Henrique Alves (PMDB-RN), R$ 1,55 milhão em propina entre 2008 e 2014.

O acordo, que pode reduzir eventuais penas de Machado, em caso de condenação, foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A íntegra os depoimentos, que somam 400 páginas, foi tornada pública no inicio da tarde desta quarta-feira (15).

Segundo Machado, além de Henrique Alves, outros 19 políticos de seis partidos receberam propina de contratos da subsidiária da Petrobras com construtoras. O PMDB, responsável pela indicação de Machado, teria arrecadado, no total, R$ 100 milhões, informou o delator.

A propina ao atual ministro do Turismo foi paga, conforme o ex-presidente da Transpetro, da seguinte forma: R$ 500 mil em 2014; R$ 250 mil, em 2012 e R$ 300 mil em 2008. Os valores foram repassados, segundo ele, pela Queiroz Galvão. Outros R$ 500 mil foram pagos em 2010 a Alves, pela Galvão Engenharia, de acordo com a delação.

Os recursos eram entregues por meio de doações oficiais, mas eram provenientes, segundo Machado, de propina dos contratos da subsidiária da Petrobras.  Sérgio Machado detalhou que Henrique Alves costumava procurá-lo com frequência em busca de recursos para campanha.

O ex-presidente da Transpetro disse que “sempre ajudava” Alves com as solicitações. Os encontros, segundo Machado, eram na sede da subsidiária.

“Que Henrique chegou a levar algumas empresas da área de tecnologia ou serviços na Transpetro para tentar que as contatasse, mas nenhuma avançou; que o depoente sempre ajudava em época de campanha quando ele ligava pedindo um encontro; que ele ligava diversas vezes pra Transpetro e o depoente ligou algumas vezes para ele; que o depoente ajudou sempre  por meio de doações oficiais, cuja origem eram vantagens indevidas pagas pelas empresas contratadas pela Transpetro; que os encontros com ele eram sempre na Transpetro”, diz a delação premiada.

Conforme Machado, entre membros do PMDB, também teriam recebido propina, na forma de doações, Valdir Raupp (PMDB-RO), Garibaldi Alves (PMDB-RN), o deputado Walter Alves (PMDB-RN), o presidente do  Senado, Renan Calheiros (AL), os senadores Jader Barbalho (PMDB-PA), Romero Jucá (PMDB-RR) e Edison Lobão (PMDB-MA), além do ex-presidente da República José Sarney. (veja aqui o que disse cada um deles)

Opinião dos leitores

  1. AGORA UM POBRE COMO HENRIQUE E MUITO PERSEGUIDO, POR ESSES DELATORES, SE EU FOSSE ELE SAIRIA DA POLITICA, POIS ESSE PESSOAL QUEREM PREJUDICAR UM HOMEM TAO HONESTO DESSE.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Filho de Machado diz que mantinha numa sala R$ 2 milhões em espécie

Daniel Firmeza Machado, filho do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, afirmou em depoimentos de sua delação premiada que chegou a manter R$ 2 milhões em dinheiro, guardados numa sala comercial de Fortaleza.

Pai e filho firmaram acordo para colaborar com o Ministério Público Federal e admitiram diversas operações ilegais envolvendo empresas e políticos.

Daniel contou que apresentou ao seu pai o operador Felipe Parente, homem que durante cerca de três anos -de 2004 a 2007- foi o responsável por arrecadar recursos junto às empresas em nome de Sérgio Machado, que os repassava a políticos aliados.

Machado assumiu a Transpetro em 2003. No ano seguinte, por intermédio de Daniel, Felipe Parente passou a trabalhar no processo de recolhimento de propina paga por empresários.

De acordo com Daniel, Machado entregava os nomes dos executivos a quem Felipe Parente deveria bater à porta e pedir dinheiro. Pelo serviço escuso, segundo Daniel, Parente recebia 5% de cada remessa arrecadada.

Daniel relatou que nesse período pediu ao pai que o ajudasse a quitar dívidas contraídas por suas empresas. Machado concordou e pediu que Felipe Parente o repassasse o montante: entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões.

Ele contou ainda que, durante um tempo, armazenou esse dinheiro, em espécie, numa sala alugada em Fortaleza. Mais tarde, combinou com os controladores de uma construtora para que a empresa recebesse esse montante em dinheiro e o repassasse por transação bancária ao seu irmão, Sérgio Firmeza Machado.

De acordo com Daniel, nem a construtora nem seu irmão sabiam que o dinheiro era originário dos negócios feitos entre Felipe Parente e seu pai. Ele relatou ter contado ao irmão que o valor referia-se à venda de um imóvel.

HONORÁRIOS

Daniel admitiu que, desde janeiro deste ano, vem arcando com as despesas dos advogados de Felipe Parente, citado pelo empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, e que também fechou delação premiada com o Ministério Público.

Daniel disse ter ficado anos sem falar com Parente, que voltou a procurá-lo após a deflagração da Operação Lava Jato.

Conforme relato de Daniel, Parente contou que estava sendo ameaçado por um doleiro com quem fazia negócios na época em que ele prestava serviço a Sérgio Machado.

O doleiro exigia dinheiro para não denunciá-lo Parente. Por orientação de Daniel, segundo ele próprio contou aos investigadores, Parente se recusou a comprar o silêncio do doleiro.

Após a delação de Ricardo Pessoa, Daniel afirma ter sido procurado pelo irmão de Felipe Parente, que lhe pediu para bancar os honorários da defesa do operador. Daniel confessou que aceitou a solicitação e, por isso, passou a arcar com a defesa do ex-operador de seu pai.

Folha Press

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Auditores fiscais da SET realizaram apreensão de 340 mil unidades de cigarros sem documentação no bairro do Alecrim

A equipe de auditores fiscais da Subcoordenadoria de Mercadoria em Trânsito (Sumati), da Secretaria de Estado da Tributação (SET), realizou mais uma apreensão de mercadorias sem documentação fiscal, na última terça-feira (14). Desta vez no bairro do alecrim, em Natal.

Neste local os auditores fiscais da Sumati abordaram um veículo, modelo Kombi, que transportava 340 mil unidades de cigarros, sendo estes de origem estrangeira. A mercadoria encontrava-se sem selo de importação, sendo considerada crime de contrabando pela Justiça Federal.

O motorista que dirigia o veículo, ao ser abordado pelos auditores fiscais da SET, que participavam da operação, abandonou o local, deixando a Kombi com as mercadorias e alguns pertences.

A equipe da SET ao verificar a infração, pediu apoio a Polícia Militar para realizar a escolta da carga e do veiculo até a Superintendência da Polícia Federal do RN, que por sua vez lavrou o auto de apresentação e apreensão.

O coordenador substituto de fiscalização, Rodrigo Otávio, disse que este trabalho de apreensão é importante por combater crimes de sonegação fiscal, concorrência desleal e crime de contrabando. “É também uma forma de prestarmos serviços de saúde pública, já que não sabemos onde e como estes produtos são fabricados”, acrescentou.

Esta já é a segunda vez, durante o mês de junho, que a SET apreende produtos similares, circulando no estado de forma ilegal e sem documentação fiscal. A primeira ocorreu semana passada, na estrada do município de Antônio Martins (RN). Nesta foram recolhidos um valor estimado 390 mil unidades de cigarros, considerados de contrabando.

Opinião dos leitores

  1. QUEIMAR EM UMA CERÂMICA TODO O CIGARRO , E MANDAR QUEM FUMA PARA TRAGAR.

    NÃO É MELHOR QUE GUARDAR ?

  2. Parabéns aos Auditores F iscais do Estado. O contrabando também é crime e só prejudica quem trabalha dentro da lei pagando corretamente seus impostos .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *