Jornalismo

FOTO: Menina-bomba de 10 anos mata 20 pessoas em ataque a mercado na Nigéria

Por Interino

Um ataque suicida com bomba em um popular mercado de Maiduguri, a capital do estado de Borno, no norte da Nigéria, uma das zonas mais castigadas pela violência do grupo terrorista Boko Haram, foi perpetrado por uma menina de não mais de 10 anos, e deixou 20 mortos e 18 feridos.

“Há 20 mortos e 18 feridos, incluindo a suicida que detonou o explosivo”, informou o porta-voz da polícia de Borno, Gideon Jibrin, citado pelo diário nigeriano PM News.

O ataque aconteceu ao 12h20 (horário local), quando o mercado estava lotado. Muitos visitantes saíram correndo e o pânico se apossou de Maiduguri. Segundo as testemunhas a menina levava os explosivos junto ao corpo “Seu corpo ficou completamente destroçado”, explicou esta fonte, que assinalou que o ataque aconteceu pouco depois de a polícia deter outro suposto terrorista no mesmo local.

Não é a primeira vez que os terroristas atuam neste mercado de Maiduguri.

Em 1º de dezembro duas bombas sucessivas causaram pelo menos dez mortos. Em apenas dois dias centenas de pessoas foram assassinadas por Boko Haram, no segundo ataque em menos de uma semana à cidade de Baga, também no estado de Borno.

Embora ninguém tenha reivindicado o atentado, todas as suspeitas apontam à milícia radical Boko Haram, cujo nome significa em línguas locais “A educação não islâmica é pecado”, e que luta para instaurar um estado islâmico na Nigéria.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo garante a moradores da Lagoa do Piató garantias contra a seca

Por Interino

O Governador Robinson Faria esteve na manhã deste sábado (10), na Lagoa do Piató, em Assú, para apresentar aos moradores do local e de comunidades vizinhas medidas contra a seca. Ao lado do prefeito do município, Ivan Júnior, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o chefe do Executivo Estadual confirmou a perfuração de cinco poços, já com os estudos geológicos realizados e entregues, para comunidades vizinhas, uma ação em parceria com a Prefeitura de Assú.

Na chegada a cidade, o Governador visitou o canal do Piató, que recolhe água do Rio Piranhas-Açu mas, que em virtude da cheia de 2008, passou por processo de assoreamento, o que impediu o escoamento natural, causando a seca da lagoa e os consequentes prejuízos sociais e econômicos. Além do anúncio da perfuração dos poços, o Governador garantiu que, em conjunto com Idema e Semarh, irá traçar a melhor estratégia para desassorear o canal e restabelecer o abastecimento para a lagoa no período do inverno.

Outra notícia foi a garantia da construção dos acessos para a lagoa do Piató, um entroncamento na RN-016,uma obra de R$ 3,2 milhões e 4,5 km de extensão, e o acesso ao Santuário da Irmã Lindalva, obra de R$ 6 milhões e aproximadamente 5 km de extensão. Os recursos da RN-016 foram uma solicitação do Governador Robinson Faria, em 2009, quando era deputado estadual. As duas são, hoje, as únicas obras pendentes do Governo do Rio Grande do Norte no Departamento de Estradas de Rodagem.

O prefeito Ivan Júnior agradeceu ao Governador pela presença e por mostrar disponibilidade em dialogar e solucionar os problemas. “Sabemos das obrigações do Governador, mas ele se mostrou disponível em vir até aqui na lagoa do Piató conversar conosco e ver de perto o nosso problema, trazendo o seu secretariado. Fazia muito tempo que não vinha nenhum governador aqui ouvir a população. Ficamos muito felizes porque Assú é apenas a segunda cidade que o Governador visita desde que assumiu o mandato. Isso mostra que eles está empenhado em nos ajudar e ajudar outras cidades do Vale também”.

Na reunião, realizada na igreja do Piató, o Governador falou aos moradores das comunidades do Canto do Umari, Bela Vista, Areia Branca, Bangue, Olho D`água e Porto, todos no anel da lagoa: “Estamos aqui para dar respostas rápidas para um problema antigo. Prometi que faria o governo do diálogo e, em apenas dez dias de trabalho, estamos buscando conhecer os anseios do povo para propor soluções como a da Lagoa do Piató, que beneficiará seis mil pessoas”.

Estiveram com o Governador, além do prefeito Ivan Júnior, os secretários de Estado da Articulação com os Municípios, Hudson Pereira, da Segurança Pública, Kalina Leite, e da Saúde, Ricardo Lagreca, o diretor interino do DER, Francisco Maciel Pereira, prefeitos de cidades vizinhas, vereadores de Assú de municípios circunvizinhos e de representantes da Associação Comunitária do Porto Piató.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Saidinha de banco: Mulher é assaltada após sacar dinheiro em agência bancária de Santo Antônio

Por Interino

Uma mulher foi vítima de assalto no final da tarde de ontem na cidade de Santo Antônio, distante 18 quilômetros de Nova Cruz.

Elementos armados com faca, abordaram a vítima que havia acabado de sacar dinheiro em uma agência bancária do município, anunciaram o assalto e levaram um valor de 800 reais, além de pertences pessoais.

A vítima entrou em contato com a polícia informando do ocorrido e que os homens estariam na saída da cidade para Brejinho. A PM então fez diligências no local e conseguiu capturar um menor que estava em posse de 220 reais e que através de seu depoimento, foi possível indenticar os demais envolvidos no assalto. A polícia tenta localizar os outros suspeitos.

Com informações do PortalNCO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Por segurança, Charlie Hebdo evita imagens na redação

Por Interino

Policiais armados vigiam a rua Béranger, no Centro de Paris. Do lado de dentro do prédio cercado por grades está a redação do jornal Libération, onde o recepcionista faz malabarismos para atender a telefonemas simultâneos: “não, para falar com o Charlie Hebdo você precisa mandar um e-mail diretamente para eles”, repete, enquanto cola papéis verdes com pedidos de entrevista em sua mesa, em uma sala lotada de jornalistas do mundo todo.

O trabalho frenético do rapaz foi em vão. Por orientação da polícia, o jornal francês precisou evitar a entrada de pessoas estranhas na sala. A produção de fotografias e vídeos somente será feita pela Agence France Presse (AFP), com objetivo de não expor a estrutura de segurança do local. “Eu adoraria receber a imprensa, mas infelizmente vocês não vão poder mais ficar dentro do prédio”, anunciou o diretor operacionais do Libération, Pierre Fraidenraich.

Cerca de 20 funcionários do Charlie Hebdo trabalham na redação do Libération para fechar a próxima edição, prevista para sair na próxima quarta-feira. O jornal de “sobreviventes”, como está sendo chamada pela equipe, deve ter em torno de 1 milhão de exemplares.

Não é a primeira vez que o ‘Libé’, como é chamado na França, abriga funcionários do Charlie Hebdo. Em 2011, quando a sede do semanário satírico foi alvo de um incêndio, o jornal já havia emprestado sua sede aos colegas. Dessa vez, o jornal Le Monde também ajudou a publicação mandando computadores para a sede do Libération.

O ataque a tiros na redação do Charlie Hebdo deixou 12 mortos na última quarta-feira, entre os quais os cartunistas Charb, Cabu, Tignous e Wolinski. Os irmãos Cherif e Said Kouachi, identificados como autores do atentado a tiros, foram mortos ontem pela polícia francesa.

Enquanto os funcionários do Charlie Hebdo trabalham, a praça da République, a poucos metros da redação provisória, virou um templo de canetas depositadas por fãs dos cartunistas mortos na última quarta-feira. No centro da praça, os fundamentos da república francesa – liberdade, igualdade e fraternidade (liberté, egalité et fraternité) – contrastam com os cartazes do ‘Je Suis Charlie’ (Eu sou Charlie) e charges depositadas entre flores.

A partir de amanhã, a praça da République será o início de mais uma grande manifestação de união do povo francês após os atentados desta semana, que deixaram 17 mortos.

Participarão do ato os principais chefes de estado da Europa, entre os quais a chanceler alemã, Angela Merkel, e o premiê britânico, David Cameron.

O cortejo deve passar pela praça da Bastilha, onde a antiga prisão foi destruída pela revolução francesa, até a praça da Nation (Nação).

Terra

Opinião dos leitores

  1. A IMPRENSA, A SOCIEDADE E A SELETIVIDADE!
    Enquanto a morte de menos de uma dezena de Franceses faz o mundo "civilizado" dar toda a atenção para os fatos com cobertura on line de cada detalhe e epeciais com correspondentes para cobrir com amplitude, o Massacre na Nigéria pode ter deixado 2 mil mortos na Africa e não vi uma notinha de rodapé em nenhuma rede de comunicação de massa.
    Por que será hein?
    É o que aponta a Anistia Internacional, em referência a um ataque do grupo islâmico Boko Haram: centenas de corpos continuam espalhados na cidade de Baga, na Nigéria. Segundo a AI, o massacre foi o mais letal da história do grupo.
    Mas são apenas negros…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lava Jato: empreiteiro preso diz que PT está “preocupadíssimo”

Por Interino

 

Preso desde novembro em Curitiba, o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, afirmou em anotações à mão que as irregularidades descobertas na diretoria de Abastecimento da Petrobras são “fichinha” perto das cometidas em outras áreas da estatal. A informação é da revista Veja. Segundo a reportagem, Ricardo escreveu que o tesoureiro da campanha à reeleição de Dilma, o deputado Edinho Silva (PT-SP), está “preocupadíssimo” com a associação entre as contribuições eleitorais à petista e o esquema na Petrobras.

“Todas as empreiteiras acusadas de esquema criminoso na Operação Lava Jato doaram para campanha de Dilma. Será se (sic) falarão sobre vinculações campanha x obras da Petrobras?”, anotou Ricardo, considerado o coordenador do “clube” de empreiteiras que atuavam como cartel na prestação de serviços à Petrobras, de acordo com as investigações da Operação Lava Jato. “Já pensou se há vinculações em algumas delas. O que dirá nosso procurador-geral da República. STF a se pronunciar”, emendou.

As anotações são vistas como um recado das empreiteiras para o PT e o governo contra eventuais punições.

Na delação premiada, o executivo da Toyo Setal, Augusto Mendonça, disse que o ex-diretor da Petrobras Renato Duque operava para o PT, pedindo doações como contrapartida por contratos da empresa. Duque nega. “O que foi apresentado sobre a área de Abastecimento da Petrobras é muito pequeno quando se junta tudo a Pasadena, SBM, Angola, esquema argentino, Transpetro, Petroquímica e outras mais. Ah, e o contrato de meio ambiente na Petrobras  Internacional? Se somarmos tudo, Abastecimento é fichinha”, escreveu Ricardo Pessoa, segundo Veja.

Edinho Silva nega preocupação e diz que todas as doações recebidas por Dilma na campanha foram legais e declaradas devidamente à Justiça eleitoral. O petista afirma, ainda, que o PT não recebeu doações da UTC.

 

UOL

Opinião dos leitores

  1. Eu poderia até responder Coelho, mas é que ainda estou constrangido pelos atentados à verdade, à boa imprensa, à honestidade, que a revista Veja, a Globo e outros veículos da imprensa brasileira promoveram nesta última eleição…

  2. Não acredito que ainda apareça um besta desses para defender o PT. O cidadão, fica calado. Tem que ser denunciado de todos, do PT mais ainda. Ninguém o ganha nos desmandos. E nem se venha dizer que foi o governo que mais se apurou. Foi o governo que mais deslizou e que se perdeu na ideia de obstar as apurações. O povo e as instituições estam mais ativas. Bota a viola no saco e, se vc defende esse tipo de ato, é pq não é melhor que eles. Assim, se é de comparar e implorar perdãopq os outros fazem, nnão proceda assim. Denuncie e cobre punição, sem sugerir perseguição. Estão denunciados pq cometeram e merecem nosso repúdio. O PT e vc.

  3. E essas afirmações são verdadeiras, n]ao são? Pois já que são contra o PT…
    Quando é o contrário é que…
    Como disse o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB de Minas Gerais, por meio de email, quando o denunciado era o Tucano Mor Antônio Anastásia, senador, es governador de MG e braço direito de Aécio Neves:
    “Palavra de meliante não pode ser critério da verdade”.,
    “Jornalismo investigativo tem que buscar provas e evidências”.
    “Não é justo um cara da integridade dele ser misturado com esse lodaçal de corrupção”.
    “Estamos indignados! Ele é símbolo de honradez. Querem misturar joio e trigo.”
    “O estrago na imagem dele está feito”.
    “Um Jornal Nacional é o bastante para muitas pessoas passarem a olhar diferente para o sujeito.”
    Dá pra entender o que está acontecendo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher procurada pela polícia francesa pode estar na Síria

Por Interino

Hayat Boumeddiene, a mulher procurada pela polícia francesa por suspeita de envolvimento com os recentes ataques terroristas, poderia estar na Síria, reporta neste sábado o Le Monde. De acordo com o jornal, que cita uma “fonte do alto escalão” do governo fancês, uma mulher “que se assemelha muito a Hayat Boumeddiene em sua foto de passaporte” voou de Madri para Istambul em 2 de janeiro acompanhado de um homem conhecido dos serviços de inteligência francês. Autoridades consideram a possibilidade de um passaporte falso.

Em seguida, de acordo com os serviços de inteligência turcos, eles teriam atravessado a fronteira para a Síria em 8 de janeiro e não usaram suas passagens de volta para Madri, que estavam marcadas para 9 de janeiro.

Hayat é mulher de Amedy Coulibaly, morto nesta sexta-feira após ação policial em umsupermercado na zona leste de Paris, onde o terrorista mantinha quinze reféns.

A operação deixou quatro reféns mortos e outros quatro gravemente feridos. Ainda não está claro se o terrorista atirou nos reféns antes ou durante a ação policial. Coulibaly afirmou que agia  em sincronia com os irmãos Cherif e Said Kouachi, responsáveis pelo atentado contra o semanário Charlie Hebdo e mortos pela polícia em uma gráfica em que eles haviam se entrincheirado na cidade de Dammartin-en-Goële, perto de Paris.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Em apenas 9 dias, Rio Grande do Norte tem 41 homicídios e supera média de 2014

Por Interino

(Jornal de Hoje)

Números divulgados pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), neste sábado, mostram que nem mesmo os planos de urgência adotados pelo governador Robinson Faria estão conseguindo diminuir a violência no Rio Grande do Norte. Contando os nove primeiros dias de 2015, 41 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foram registrados no Estado.

Fazendo uma comparação com 2014 a quantidade assusta ainda mais. Em janeiro do ano passado, foram 137 CVLIs, uma média de 4,4 por dia e durante todo o ano a média foi de 4,19. Já em 2015 a média diária é de 4,5. O último caso aconteceu na cidade de Antônio Martins, nessa sexta. A vítima, Irandir Calixto de Mesquita, 35 anos, foi encontrado dentro de uma casa que ele estava construindo, localizada no Alto da Ema. A polícia foi acionada pela mãe de Irandir, que o encontrou caído no local. Peritos do ITEP que atenderam a ocorrência constataram que Irandir foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça.

Também na sexta, um adolescente identificado apenas pelo nome de Ravely, foi encontrado morto na estrada que dá acesso ao açude de Vinícius, em Bom Jesus-RN. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o corpo estava com marcas de tiros na cabeça e a suspeita é que o jovem tenha sido levado na noite anterior para ser executado no local.

Um total de 22 cidades já registraram CVLIs em 2015 no RN, são elas: Natal (16), São Gonçalo do Amarante (3), Macaíba (2), Mossoró (2), Bom Jesus (2), Ceará-Mirim(2), Venha Ver (1), Poço Branco (1), Jaçanã (1), Parnamirim (1), Olha d’Água do Borges (1), São José do Mipibú (1), São Paulo do Potengi (1), Serra de São bento (1), São Miguel do Gostoso (1), Nísia Floresta (1), Currais Novos (1), Assú (1) e Antônio Martins (1). Segundo o CEDH, até a manhã deste sábado, o local onde um dos homicídios aconteceu não tinha sido divulgado.

Ao ser questionado sobre os números do ano passado, Ivenio Hermes, que integra o CEDH do RN, tinha adiantado que o Governo precisava “revolucionar” a maneira como a segurança pública é trabalhada no Estado. “A taxa de morbidade de 4.19 assassinatos por dia não será estancada com facilidade, precisamos de novas estratégias de policiamento ostensivo, de investigação e de inteligência policial. O Rio Grande do Norte precisa de mais policiais militares e civis, os municípios precisam de incentivo para compor e manter suas guardas civis, o diálogo da gestão integrada com as policias federais e outros órgãos, com o Tribunal de Contas do Estado, precisa ser estreitado e enquanto isso, a população precisa confiar no governo, precisa saber de sua realidade, precisa de uma estatística que dê a real noção da segurança”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem sofre atentado e mulher é atingida por disparos ao ser usada como escudo no Alecrim

Por Interino

Um casal foi alvo de disparos de arma de fogo no início de tarde de hoje no bairro Alecrim. Segundo a PM, o atirador efetuou cinco disparos. As vítimas foram atingidas e levadas ao hospital.

Ainda segundo a polícia, o alvo dos disparos era o homem, conhecido como “Mobidic”, que usou a mulher, ainda não identificada, como escudo.

Ainda não se sabe o motivo do atentado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Casa de tenente do BPChoque é assaltada na praia de Graçandu

Por Interino

A insegurança para os veranistas do litoral do Rio Grande do Norte fez mais duas vítimas nessa sexta-feira (9). Na praia de Graçandu, em Extremoz, um casal foi surpreendido por três homens que invadiram a residência onde eles estavam e fizeram um arrastão. Na fuga, o trio ainda levou o carro das vítimas.

O caso aconteceu por volta das 20h. As vítimas da ação criminosa são os pais de um tenente do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque). De acordo com informações do tenente Silva Júnior, os bandidos invadiram o a casa e ainda fizeram ameaças contra os dois. “Quando eles entraram na casa já foram logo gritando com o casal. Depois eles trancaram os dois dentro do banheiro e um dos criminosos ficou ameaçando a mão do tenente, falando que se ela reagisse, ela iria morrer. Nesse momento, os outros dois fizeram um arrastão na casa. Fugiram levando vários objetos e ainda com o carro do casal. Que até agora não foi encontrado”.

Com informações do Jornal de Hoje

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Aposentados têm reajuste abaixo da inflação oficial

Por Interino

Aposentados, pensionistas e segurados do INSS que ganham acima do salário mínimo (R$ 788) vão amargar mais um ano sem aumento real. E para piorar, a correção que sairá este mês será menor do que a inflação oficial. Os benefícios de quase 10 milhões de pessoas no país terão reajuste de 6,23%, de acordo com o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado. O indicador foi divulgado ontem pelo IBGE. Uma aposentadoria de R$1,5 mil, por exemplo, terá um adicional de R$93,45, passando a R$1.593,45.

O teto previdenciário subirá dos atuais R$4.390,24 para R$4.663,75 a partir deste mês. Já os mais de 22 milhões de segurados vinculados ao piso terão reajuste de 8,8%, passando de R$ 724 para R$ 788.

O INPC, que serve de parâmetro para reajustar os benefícios superiores ao mínimo ficou 0,18 ponto percentual abaixo do IPCA, segundo o IBGE. O índice fechou o mesmo período em 6,41%, dentro do teto da meta inflacionária do governo de 6,5%.

O Ministério da Previdência Social informou ontem que o aumento dos aposentados que recebem acima do mínimo será oficializado no começo da semana que vem, quando sairá uma portaria interministerial (Fazenda e Previdência) no Diário Oficial da União (DOU) para estabelecer a correção. Em janeiro do ano passado, as aposentadorias foram reajustadas em 5,56%.

A folha de pagamento dos benefícios do INSS fecha entre os dias 14 e 15 de cada mês. Tanto o aumento do salário mínimo (8,8%), quanto os 6,23% para quem ganha mais que o piso serão pagos na folha de janeiro. Quem recebe o mínimo começa a ter os depósitos de seus benefícios reajustados a partir do dia 26.

Os primeiros a receber o aumento são aqueles segurados que possuem final de benefício 1 e ganham R$ 788. A folha dos aposentados que têm benefícios acima do mínimo começa a ser creditada em 2 de fevereiro.

O anúncio do acumulado do INPC provocou irritação em representantes dos aposentados. O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins, reclamou de mais um ano de achatamento salarial. Segundo ele, um levantamento da entidade revela que de 550 mil a 600 mil aposentados em todo o país vão passar a receber o piso previdenciário de um salário mínimo, devido à falta de aumento real.

“Cada vez mais aposentados passam a receber um salário mínimo devido à política de correção do governo que não nos garante aumento real. Muitos contribuíram a vida toda sobre patamares mais elevados de salários e hoje são empurrados para o piso”, afirma.

De acordo com Martins, desde que o governo passou a usar o INPC como base para corrigir as aposentadorias maiores, as perdas já superaram 80% nos últimos 23 anos.

Segurados continuam a trabalhar

Com o achatamento das aposentadorias do INSS, muitos segurados são obrigados a continuar trabalhando. E fazem coro para reclamar do pequeno aumento. É o caso de Amaro Manoel da Silva, 61 anos, que se aposentou ano passado mas manteve a função de auxiliar administrativo no restaurante Nova Capela, na Lapa.

“Esse percentual (6,23%) é um absurdo. As aposentadorias não poderiam aumentar menos do que as passagens de ônibus, a alimentação. Acaba que o aposentado tem que trabalhar até não aguentar mais para compensar” afirma.

Antônio Cavalcanti, 70, afirma que o benefício está defasado, mas diz que já teve épocas piores. “É claro que não estamos em situação confortável, mas damos um jeito. Faço ‘bicos’ para compensar”, diz.

IPCA fecha em 6,41%

Preços das passagens aéreas e das carnes e o valor das refeições fora de casa foram os grandes vilões da inflação oficial em 2014, medida pelo IPCA. O indicador fechou com alta acumulada de 6,41%. O percentual ficou abaixo do teto da meta do governo (6,5%). Em dezembro, o índice subiu 0,78%, ante variação de 0,51% registrada em novembro. Em dezembro de 2013, ficou em 0,92%.

Segundo o IBGE, a elevação das passagens aéreas atingiu 42,53% e levou o grupo transportes para 1,38%, o maior resultado no mês. Subiram: etanol (1,31%), automóvel novo (0,69%), ônibus intermunicipal (0,64%) e gasolina (0,61%) também destaques no grupo Transportes. Na gasolina, a variação de 0,61% é reflexo, nas bombas, de parte do reajuste de 3% ocorrido nas refinarias desde 7 de novembro. No caso do etanol, o aumento de 1,31% já manifesta o início da entressafra da cana-de-açúcar.

No grupo dos alimentos, a pressão veio da alta de preços de 3,73% das carnes e das refeições fora de casa (1,41%). O feijão com arroz também ficou mais caro, com o primeiro item chegando a subir 9,26%, em média, enquanto o arroz ficou mais caro em 1,81%.

O setor de vestuário registrou elevação de 0,85%, pressionado por roupas masculinas e femininas, com alta de 1,21%.

IG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos Benes Leocádio e Jaime Calado registram chapa que disputará reeleição na FEMURN

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, registrou no final da manhã deste sábado, 10, a chapa com que concorrerá à eleição da diretoria da entidade, marcada para a próxima quinta-feira, dia 15. O registro da chapa foi conferido pelo advogado Thiago Marreiros, contratado pelo prefeito Francisco José Silveira Júnior, prefeito de Mossoró, e que registrou ontem (9) a chapa com que disputará a eleição.

A chapa encabeçada por Benes Leocádio tem representantes de todas as regiões do Estado e inclui o prefeito Jackson Bezerra, de Afonso Bezerra, que desistiu de lançar candidatura própria e anunciou apoio à candidatura do atual presidente. Atualmente integrante do Conselho Fiscal, Jackson Bezerra, considerado um das referências do movimento municipalista, será candidato a segundo vice-presidente da entidade.

Outro destaque da chapa é a presença do prefeito de Pedro Avelino, Sérgio “Cadó” Teodoro, que desistiu de concorrer pela chapa de oposição e será candidato a segundo secretário. “A minha decisão de mudar foi fruto de uma reflexão e do reconhecimento da capacidade de gestão, do compromisso e da dedicação que o colega prefeito Benes Leocádio tem demonstrado ao liderar o movimento municipalista no Rio Grande do Norte, com grande repercussão regional e nacional”, afirmou o prefeito de Pedro Avelino.

No ato de registro de chapa também esteve presente o prefeito de São Gonçalo do Amarante, que disputará a reeleição como primeiro vice-presidente da Femurn.

“Sou grato a todos os companheiros que estão junto conosco há anos na condução do movimento municipalista. A nossa chapa é o somatório de forças e de representação das regiões do Estado. A Femurn serve unicamente aos municípios e o nosso propósito e compromisso é de continuar atuando de forma autônoma, independente e fazendo da união de todos a força maior da nossa entidade”, afirmou o prefeito Benes Leocádio. “Unidos, já fizemos muitas conquistas, como a redistribuição do ICMS, a reorganização financeira e administrativa da FEMURN, a implantação da REDESIM, a implantação da Escola Potiguar de Gestão Pública, a criação do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios e ampliamos o caso de associados que encontramos com pouco mais de 70 municípios e hoje já chega a 155”, complementou o presidente e candidato à reeleição. “Temos metas como a construção da sede própria , avanço dos principais pontos de luta do movimento municipalista (distribuição dos royalties do petróleo, complementação do piso salarial nacional do Magistério e aumento e recuperação do FPM), além da formação contínua de servidores municipais por intermédio da Escola Potiguar de Gestão Pública”.

Veja a composição da chapa 1 que disputará a eleição da futura diretoria da Femurn

Presidente – Benes Leocádio (Lajes)

1º Vice-presidente – Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante)

2º Vice-presidente – Jackson Bezerra (Afonso Bezerra)

3º Vice-presidente – Bernadete Rego (Riacho da Cruz)

4º Vice-presidente – Esdras Farias (Jaçanã)

5º Vice-presidente – Nivaldo Melo (Baía Formosa)

1º Secretário – Adriano “Dril” Gomes de Oliveira (Santana do Seridó)

2º Secretário – Sérgio “Cadó” Teodoro (Pedro Avelino)

1º Tesoureiro – Ivanaldo Fernandes (Bento Fernandes)

2º Tesoureiro – Suely Fonseca (Jardim de Angicos)

Conselho Fiscal (titulares):

Kerginaldo Medeiros de Araújo (Senador Elói de Souza)

Laerte Paiva (Rio do Fogo)

Francisco das Chagas de Oliveira (Pilões)

Conselho Fiscal (suplentes):

Erivanaldo Aquino Dantas – “Nena Dantas” – (Cruzeta)

Ivan Padilha – (Pendências)

Daniel Pereira (Fernando Pedroza)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Chegam a 34 os deputados que assumem mandato por um mês

Por Interino

O número de suplentes que assumiu o mandato de deputado federal do dia 30 de dezembro até este sábado para ficar no cargo por um mês, em um período de recesso parlamentar, soma 34. A maior parte desses novos parlamentares (27) permanecerá no cargo apenas até o dia 31 deste mês. Os outros sete serão, novamente, empossados em 1º de fevereiro quando começa a nova legislatura. Isso, porque eles foram eleitos para um mandato de quatro anos no último dia 5 de outubro.

Esses 34 deputados que assumiram o mandato no final de dezembro e no início de janeiro e que não precisarão ficar no Congresso, uma vez que desde o dia 22 de dezembro a Casa encontra-se em recesso parlamentar e sem atividades legislativas, poderão receber no total algo em torno de R$ 150 mil cada um.

A verba total a que cada deputado terá direito é composta de salário (R$ 26,7 mil) e verbas parlamentares como auxílio moradia (R$ 3,8 mil), cotão (verba paga para ressarcir despesas que variam de R$ 27,9 mil a R$ 41,6 mil) e verba de gabinete para pagamento de funcionários (R$ 78 mil).

Os suplentes que assumiram o mandato, o fizeram em vagas deixadas pelos até então deputados titulares, que se licenciaram ou renunciaram ao mandato para assumir outro cargo como secretários estaduais, ministro de Estado, vice-governador ou governador. Deixaram o mandato para assumir a chefia do governo do seu respectivo estado Renan Filho (PMDB-AL); Rui Costa (PT-BA); e Reinaldo Azambuja (PSDB-MS).

Para assumir a vice-governadoria deixaram o mandato João Leão (PP-BA); Cesar Colnago (PSDB-ES); Carlos Brandão (PSDB-MA); Antônio Andrade (PMDB-MG); Zequinha Marinho (PSC-PA); Raul Henry (PMDB-PE); Cida Borghetti (PROS-PR); Paulo Cesar Quaertiero (DEM-RR); e Marcio França (PSB-SP). Para assumir ministérios deixaram o cargo de deputado George Hilton (PRB-MG); Eliseu Padilha (PMDB-RS), Pepe Vargas (PT-RS) e Edinho Araújo (PMDB-SP).

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO mostra terrorista sendo morto durante ação policial em Paris; veja aqui

Por Interino

 

Um vídeo divulgado hoje pela emissora France 2 mostra Amedy Coulibaly, o sequestrador que fez 20 reféns em supermercado judeu em Paris, sendo morto durante ação policial.

Quatro reféns também morreram, executados pelo jihadista, segundo testemunhas.

Após a porta do estabelecimento se levantar, os policiais dão vários tiros em direção ao seu interior. Um agente chega a entrar.

Momentos depois, logo após uma explosão, é possível ver Coulibaly correndo para fora do supermercado e, em seguida, sendo atingido por diversos tiros.

Na sequência, mais policiais entram e começam a retirar os reféns.

Também é possível ver um dos agentes sendo carregado, aparentemente com ferimentos leves.

 

Veja o vídeo aqui

Opinião dos leitores

  1. Wagner, seu comentário só precisa ser acrescido de uma prova da rendição de nossa imprensa, de sua defesa, com base esquerdista, de tudo que afronta o Estado e de sua compulsão em condenar a Polícia.
    Manchete corrente na internet dizia: SUSPEITOS são EXECUTADOS pela POLÍCIA.
    Os caras mataram 12 pessoas fizeram outras reféns na fuga e os chamam de suspeitos? Por que? Por um detalhismo acadêmico presente em manuais filosóficos de Direito?
    Duvido que algum francês se insurja contra a Polícia pelo resultado alcançado com esses abutres.
    As raízes do atual quadro que vive-se no Brasil tem como culpados ilustres esses complexados em defender bandido, colocando como vítima e não como algoz. Espere quando esses humanistas forem vítimas, pra ver a mudança do discurso bem rapidinho.

  2. Se fosse no Brasil isso renderia semanas e o bandido não teria nenhum problema, ia se entregar e pronto… País sério faz assim, pois não existe direitos humanos e a mídia querendo condenar a polícia.
    Quando será q esse Brasil vai mudar??????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

França: vítimas mortas em atentado a supermercado são identificadas

Por Interino

O Conselho Representativo das Instituições Judaicas da França (CRIF, na sigla em francês) divulgou na manhã deste sábado o nome das quatro vítimas fatais de um dos atentados terroristas ocorridos nos arredores de Paris. As vítimas estavam em um supermercado kosher em Porte de Vincennes quando foram surpreendidas por Amedy Coulibaly.

Não se sabe precisamente se as pessoas foram assassinadas por Coulibaly antes ou durante a abordagem policial que acabou com a morte do suposto terrorista e a libertação dos reféns. As vítimas foram identificadas como Yoav Hattab, Philippe Braham, Yohan Cohen e François-Michel Saada.

Os homicídios no supermercado, especializado em alimentos que seguem regulações específicas do Judaísmo, chocaram a comunidade judaica e levaram o presidente da França, François Hollande, a pedir por união e criticar o racismo e o antissemitismo no país.

Centenas de milhares de franceses participam de passeatas silenciosas em diversas cidades do país para honrar a memória das 17 pessoas mortas nos ataques terroristas. No domingo, também será realizada manifestação em Paris, com a participação confirmada de Hollande, do primeiro-ministro britânico David Cameron e da chanceler alemã, Angela Merkel.

fonte: Estadão Conteudo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

IFRN abre nesta segunda inscrições para mais de 1.700 vagas em cursos técnicos

Por Interino

O IFRN  abrirá nesta segunda vagas para cursos técnicos na instituição. São mais de 1.700 vagas para cursos técnicos subsequentes, técnicos subsequentes à distância e técnicos integrados.

Os interessados deverão acessar portal do processo seletivo . As inscrições vão até o dia 26 de janeiro.

Estão disponibilizadas vagas para os cursos de Agropecuária, Eventos, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Edificações, Informática, Eletrotécnica, Mecânica, Geologia, Mineração, Segurança do Trabalho, Estradas, Petróleo e Gás, Guia de Turismo, Administração, Química, Rede de Computadores e Mecatrônica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *