Economia

Atividade do comércio começa 2º trimestre em alta

A atividade do comércio cresceu 0,7% em abril em comparação a março, de acordo com indicador da Serasa Experian. É a segunda alta mensal seguida, já que em março o indicador registrou 1,1% de alta ante o mês anterior. Em comparação com abril de 2011, a alta foi de 6%.

O segmento de material de construção reagiu a duas quedas seguidas e foi o que mais cresceu em abril, com alta de 1,9%. Outros segmentos que se destacaram foram os de tecido, vestuário, calçados e acessórios (crescimento de 1,3%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 1,2%).

O segmento de veículos, motos e peças foi o único a registrar queda (1,9%).

De acordo com economistas da Serasa Experian, os motivos do aumento do movimento de consumidores foram a queda da inadimplência, o aumento do ganhos reais de pessoas ocupadas e medidas de estímulo econômico do governo. Neste trimestre, espera-se que feriado dos Dia das Mães aqueça o mês de maio.

Nos primeiros quatro meses de 2012, o varejo cresceu 6,4% em relação ao mesmo período de 2011.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é feito a partir de dados de 6.000 empresas comerciais.

Fonte: Folha

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Futuro político de Demóstenes começa a ser definido terça-feira

O futuro político do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) começa a ser traçado na próxima terça-feira (8). Neste dia, o Conselho de Ética do Senado – formado por 16 senadores – vota o relatório sobre a abertura do processo de cassação do parlamentar de Goiás. A votação é nominal e aberta, diferentemente do que ocorre no plenário do Senado – onde a sessão e a votação são fechadas e permitida apenas a entrada de parlamentares e alguns assessores.

O relatório preliminar do senador Humberto Costa (PT-PE) propõe a abertura de processo de cassação contra Demóstenes. Para o relator, há indícios que levam Demóstenes a ter de responder por processo disciplinar, com sinais de quebra de decoro parlamentar e de práticas contrárias à ética.

No relatório, Costa relaciona uma série de ações atribuídas ao senador de Goiás em favor do empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. No plenário do Senado, Demóstenes negou manter relações políticas e de negócios com Carlinhos Cachoeira. Segundo ele, ambos eram apenas amigos.

O processo de cassação foi instaurado a partir de uma ação movida pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Nela, o PSOL acusa Demóstenes de quebrar o decoro parlamentar por se envolver com Carlinhos Cachoeira – investigado pela Polícia Federal nas operações Vegas e Monte Carlo, nas quais foram flagrados diálogos de Cachoeira, seus interlocutores e vários políticos, inclusive Demóstenes.

A Operação Vegas, comandada pelo delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Sousa, identificou um esquema de exploração de caça-níqueis e contratos públicos comandado por Cachoeira, envolvendo governadores e parlamentares de vários partidos políticos.

Amanhã (7) deve ser aberto o acesso dos 32 integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira ao inquérito enviado pelo Supremo Tribunal Federal, com restrições de segredo judicial. Os documentos serão preservados em uma sala, mantida sob segurança durante o dia e a noite. Os parlamentares não poderão usar celular nem computador no local, na tentativa de evitar o vazamento de informações.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[Vídeo] Gravações revelam que Cachoeira sabia da Operação Monte Carlo

Gravações telefônicas inéditas obtidas pela Folha revelam detalhes da movimentação do grupo de Carlinhos Cachoeira horas antes da Operação Monte Carlo, realizada no dia 29 de fevereiro de 2012 pela Polícia Federal.

Os áudios mostram o plano de fuga de Lenine Souza, braço direito de Cachoeira, na manhã em que a polícia estourou a operação.

As gravações revelam que Cachoeira foi alertado pelo delegado federal Fernando Byron, seu informante. Mas o próprio delegado foi enganado pela cúpula da Polícia Federal e acabou preso.

As atividades de Cachoeira são alvo de uma CPI no Congresso.

Fonte: Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mudança na caderneta de poupança protege pequeno poupador, diz presidenta

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que a mudança para novos depósitos nas cadernetas de poupanças, anunciada pelo governo na semana passada, vai proteger o pequeno poupador, além de permitir que as taxas de juros continuem caindo.

A nova regra prevê que, quando a taxa básica de juros for menor ou igual a 8,5% ao ano, os rendimentos da caderneta serão fixados em 70% da taxa Selic. Anteriormente, o critério de remuneração da poupança era 6,17% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR). A Selic está fixada em 9% ao ano.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que não são cobrados, sobre os rendimentos da caderneta, Imposto de Renda ou taxa de administração e que, por isso, quando os juros caem, a poupança se torna mais atraente.

“A caderneta de poupança é um patrimônio dos brasileiros e o governo tem obrigação de protegê-la, de torná-la cada vez mais segura e mais rentável para o pequeno poupador. É isso que estamos fazendo. Não podemos aceitar que agora, quando estamos baixando os juros, ela se torne uma forma de lucro fácil para aqueles que só querem especular.”

Dilma considerou a mudança simples, justa e correta. “O que nós fizemos foi criar uma regra para o futuro, para um futuro com taxas de juros mais baixas, que são o que nós queremos para o Brasil daqui para frente”, completou, ao lembrar que a nova regra só vale para novos depósitos.

“A poupança continua sendo um investimento excelente, rentável e com a mesma segurança de sempre. Continua e continuará como o melhor tipo de investimento para a maioria dos brasileiros”, destacou.

Por Paula Laboissière da Agência Brasil

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Casal simula briga e assalta homem com facão em Ponta Negra

Vítima recebeu golpe de facão no rosto após reagir ao assalto em Ponta Negra.Dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos no final da tarde deste domingo (6) acusados de tentarem matar um homem após cometerem ato infracional, no bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal. O casal simulou uma briga para atrair a atenção da vítima e logo depois anunciou o assalto. A dupla estava armada com um facão.

O fato aconteceu por volta das 17h, na rua Manoel Soares de Medeiros, quando o comerciante José Edvaldo Mendes, voltava para casa. O casal de assaltantes começou com uma discussão e correu em direção a José. Neste momento, um deles sacou de um facão e passou a ameaçar a vítima.

O comerciante reagiu e tentou correr, mas acabou sendo alcançado e ferido com um golpe no rosto. José Edvaldo teve os pertences levados e foi socorrido as pressas para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. De acordo com o Serviço Social da unidade hospitalar, a vítima não corre risco de morte. Policiais do 5º Batalhão, que faziam um patrulhamento na área, viram os acusados correndo e apreenderam os mesmos.

Os dois foram conduzidos a Delegacia de Plantão Zona Sul de Natal, no bairro de Candelária. De acordo com os agentes que estavam se serviço na DP, a adolescente de 17 anos chegou com sintomas de embriaguez e muito alterada. Mesmo algemada ela chegou a bater várias vezes no portão principal da delegacia e tentou agredir uma das agentes.

O delegado de plantão, Pedro Paulo Falcão, conversou com a reportagem do Portal BO e disse que os dois adolescentes confessaram ter perseguido, assaltado e tentado matar o comerciante. “Eles pareciam estar sob efeito de drogas. Tivemos que interromper várias vezes o depoimento dos dois por causa das agressões verbais que ambos praticaram contra a toda a equipe da delegacia”.

Depois de algumas horas, a garota relatou que é consumidora de maconha, cocaína e remédios alucinógenos. Além disso, passa boa parte do tempo cometendo delitos nas ruas da zona Sul da capital. “Eu não tenho medo de morrer. Se preciso for eu mato mesmo. Não tenho oportunidade de trabalhar e por isso eu roubo, fumo maconha e e outras coisas”, confessou.

Ainda segundo o delegado, a mãe da acusada esteve na Plantão e relatou que a filha tem comportamento complicado e perigoso. Por várias vezes chegou em casa embriagada e de posse de produtos de origem duvidosa. Os adolescentes foram conduzidos ao ITEP, onde se submeteram a exames e logo depois encaminhados a uma instituto de internação.

Por Sérgio Costa do Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Dois são vítimas de bala perdida em Mossoró

Uma mulher identificada como Adriele Suyane Duarte de Oliveira de 22 anos, e um adolescente de 14 anos foram baleados em tiroteio no final da noite deste domingo, 06, no município de Mossoró. Informações dão conta que as vítimas foram atingidas por bala perdida.

O primeiro caso, Adriele disse aos policiais que caminhava na rua, nas proximidades do bar de Miranda, no Bairro Carnaubal, quando foi atingida com um disparo na região do pé. Já o adolescente, foi atingido com um disparo de arma de fogo no ombro, no bairro Planalto da liberdade, por trás do Ceduc. Ele disse a policia que vinha andando na rua e sentiu um ardor no ombro, mas não sabe de onde partiu o disparo.

As duas vítimas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e Transferidas para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Fonte: DN Online

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Saldo parcial: Confronto em Petrópolis com torcida do América deixa um morto e um ferido

Por interino

O balanço final da Policia Militar ainda não foi divulgado. Mas por enquanto, já se tem um saldo de um morto e um ferido, só no confronto em Petrópolis, após a final do campeonato estadual.

*Em breve mais informações

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Dentro Frasqueirão, América é campeão estadual de 2012

Foto: Marcos Lopes

 

Após oito anos, o América conquistou o Campeonato Potiguar 2012, diante do seu maior rival, o ABC, na tarde deste domingo (6), em pleno estádio Frasqueirão. Mesmo jogando com a vantagem do empate, o alvirrubro jogou com propriedade, segurou as ações do alvinegro e levantou o caneco vencendo pelo placar de 2 a 0. Os heróis da partida foram Wanderson e Fabinho, com gols marcados aos 8 e 46 do segundo tempo.

O título alvirrubro representa a virada do time na competição, principalmente, com a chegada do técnico Roberto Fernandes, que chegou ao clube e iniciou a recuperação do time que parecia desacreditado após uma sequência negativa de resultados. O exemplo do excelente trabalho de Roberto está escrito nos clássicos diante do ABC, onde comandante alvirrubro venceu os quatro confrontos seguintes.

O América volta aos gramados, em competições oficiais, no dia 19(sexta-feira), às 21h, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O alvirrubro estreia diante do Goiás, como mandante, em estádio a ser confirmado.

O ABC, no sábado (20), às 16h, também estreia na competição nacional, e visita Ipatinga-MG, no estádio Lamegão.

O jogo

Com 10 minutos de atraso, a partida começou com o América não abrindo o marcador por pouco, com 1 minuto. Na jogada, a defesa alvinegra vacilou, Lúcio roubou a bola, mas não soube aproveitar a oportunidade chutando forte sem direção.

Aos 8, o alvirrubro novamente ameaçou. Após um bate e rebate durante escanteio, Lúcio tentou completar, mas o atacante Léo Gamalho, dando uma de zagueiro, desviou a bola para escanteio.

Mesmo com ABC atuando com três zagueiros, o América aproveitou o posicionamento confuso da defesa alvinegra e seguiu oferecendo perigo sempre com um homem de sobra no setor de ataque.

No lado do ABC, destaque para o meia Raul, arriscando chutes, ainda que se grande perigo, e se apresentando nas principais jogadas ofensivas.

O clássico seguiu equilibrado e estudado, mas com o time do América mais perigoso nos contra-ataques, aproveitando os espaços deixados pelo alvinegro, necessitando de pelo menos um gol para tirar a vantagem americana do empate.

Aos 28, o ABC quase abriu o placar, com jogada iniciada por Léo Gamalho. Ele chutou e a bola sobrou para Murilo, que arriscou com Ricardo Baiano cortando o lance que seria gol. Um minuto depois, novamente com lateral-direito Murilo, o ABC quase marcou. Em cobrança de falta da meia-lua, ele chutou forte obrigando o goleiro Fabiano a espalmar para a linha de fundo.

Tocando a bola com mais velocidade, o ABC ameaçou o América novamente. Aos 35, Léo Gamalho fez grande lançamento para Jérson, que arrancou e chutou forte para defesa segura de Fabiano.

A resposta do América aconteceu no momento de perigo no fim da primeira etapa. Aos 42, Isac lançou Junior Xuxa que arrancou para área alvinegra e obrigou o goleiro Camilo a praticar boa defesa.

O segundo tempo começou com o ABC jogando contra o tempo e apresentando o mesmo cenário da primeira etapa: um América mais perigoso. A diferença foi que o alvirrubro finalmente aproveitou a oportunidade, e abriu o placar aos 8. Em jogada criada por Lúcio, a bola foi lançada a Wanderson, que arrancou, entrou na área alvinegra e mandou uma bomba para o fundo do gol, para o delírio da torcida vermelha.

Após gol, o técnico Leandro Campos sacou Washington, peça nula na partida, para a entrada de Adriano Pardal. Logo depois, aos 20, o árbitro Leandro Vuaden (Fifa), expulsou o atacante alvirrubro Isac, após levar o segundo cartão amarelo.

Com um jogador a menos, o América recuou e passou a jogar com a boa vantagem e tentando um contra-ataque diante do nervosismo adversário. O ABC, sem alternativa, partiu para cima do alvirrubro e iniciou uma blitz na defesa americana. Aos 27, o alvinegro quase chegou ao empate após lançamento de Bileu para cabeçada de Berg na trave.

Mesmo com um jogador a mais, o ABC não conseguiu transformar a posse de bola em perigo contra a meta do goleiro Fabiano, e viu o tricampeonato dar adeus com o passar dos minutos. O América, por sua vez, seguiu fechado e jogando com inteligência diante da ansiedade alvinegra.

Aos 38, o ABC deu mostras de que não reagiria na final após expulsão de Jerson, que recebeu vermelho após desentendimento com Fabinho. Aos 45, com os gritos da torcida do América de campeão, o zagueiro Fábio Boaventura foi expulso, e ainda viu o time vermelho marcar o segundo através de Fabinho, craque do campeonato, aos 46. A expulsão do zagueiro Cleber, no fim, praticamente não foi notada com a festa da comissão técnica americana e sua torcida.

Ficha do jogo: ABC 0 x 2 América

Estádio: Frasqueirão

Escalações:
ABC: Camilo, Murilo, Flávio Boaventura, Eduardo e Berg; Alisson(Paulista), Bileu, Jerson, Raul (Thiaguinho); Washington (Adriano Pardal) e Léo Gamalho. (Técnico: Leandro Campos).
América: Fabiano, Norberto, Cleber, Edson Rocha e Anderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Marcio Passos e Junior Xuxa (Nata); Isac e Lúcio (Pingo). (Técnico: Roberto Fernandes).

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa) – RS
Assistentes: Cleriston Clay (Asp. Fifa) – SE e Thiago Gomes Brigido(Asp. Fifa) –  CE
4º árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (CBF) – RN

Cartões: América (amarelo – Isac); ABC (amarelo – Fábio Boaventura); ABC (amarelo – Alisson); América (vermelho – Isac); Jerson (vermelho – ABC); ABC (vermelho – Fábio Boaventura) e Cleber (vermelho – América).

Fonte: DN Online

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Planalto desconfia de aliados compondo conselho político de Rosalba

O Planalto não viu com bons olhos a nomeação do ministro Garabaldi Alves (Previdência) e do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves para o Conselho Político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), informa Cláudio Humberto, em sua coluna de hoje.

“O PMDB assumiu o comando político do Rio Grande do Norte em dobradinha com o DEM do senador José Agripino (RN), inimigo a ferro e fogo do lulismo e da presidente Dilma”, cita o jornalista.

Henrique, a propósito, se reuniu nesta semana com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que anunciou que o partido indicará o sucessor de Jorge Zelada na diretoria internacional da Petrobras.

Foi uma tentativa de acalmar o partido, que ameaçava se vingar do governo na CPI do Cachoeira caso perdesse o cargo. Mas a calma não durou muito, já que no dia seguinte à reunião, o partido soube que a diretoria perdeu poderes e orçamento. Justamente por não ter importância, será a única ocupada por políticos.

Fonte: Nominuto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Sarkozy perde e François Hollande é o novo presidente da França

Stephane Mahe/Reuters

O candidato socialista François Hollande é o novo presidente da França, após vencer o segundo turno das eleições para o Palácio do Eliseu, neste domingo. O presidente conservador Nicolas Sarkozy reconheceu a derrota para o adversário, que assumirá o cargo em 15 de maio.

Hollande teve 50,8% dos votos, ante 49,2% do rival e candidato à reeleição Nicolas Sarkozy, com 67% das urnas apuradas, conforme divulgou neste domingo a rede americana CNN. Em pesquisa de boca de urna da emissora France 2, o socialista tem 51,9%, contra 48,1% de Sarkozy.

Em discurso a seus partidários, o presidente conservador já admitiu a derrota para o socialista e afirmou que ligou para Hollande, desejando-lhe “boa sorte”.

“Aceito essa derrota por causa dessa França aberta, democrática”, disse ele, aclamado aos gritos de “Nicolas, Nicolas” por uma multidão em Paris.

“Tentei fazer o melhor para proteger o povo francês. Apesar dos milhões que votaram em mim, nós falhamos. Vocês me apoiaram, mas não tivemos êxito”, acrescentou.

Parlamentares

Sarkozy ainda pediu que o UMP, seu partido, permaneça unido para as eleições parlamentares, acontecerão em junho. “Não se dividam, permaneçam unidos. Temos que ganhar a batalha das legislativas”, afirmou o presidente em reunião fechada com partidários.

O chanceler francês do governo Sarkozy, Alain Juppé, foi o primeiro ministro a se manifestar sobre o pleito, e voltou a dizer que o foco do partido serão as eleições legislativas.

“Sarkozy fez uma campanha magnífica. Os milhões de franceses que votaram nele merecem essa consideração. Nós não o abandonamos, voltaremos na batalha das legislativas”.

Pouco antes do fechamento das urnas, pelo menos quatro institutos de pesquisa (CSA, TNS Sofres, Ipsos e Harris Interactive) já apontavam uma preferência eleitoral acima de 50% para Hollande.

Com essa virtual vitória, ele se torna o segundo presidente socialista da Quinta República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995.

Fonte: Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Banda potiguar cria campanha promocional levantando bandeira da paz nos estádios

Esquecendo a rivalidade e unidos pela amizade, os integrantes da banda 2 Polos (tanto abcdistas quanto americanos) prepararam uma surpresa para as duas maiores torcidas do estado do Rio Grande do Norte pregando a paz nos estádios.

Na campanha, os usuários do Facebook estucam o hino e viralizam a campanha através de curtidas e compartilhamentos na rede social. Aparentemente, dois integrantes da banda são abcdistas e dois são americanos e o quinto elemento. Disputa saudável e muito bacana.

Para “votar” no melhor hino, basta clicar AQUI e escolher qual ação quer fazer. Torcedor do ABC curte e do América compartilha.

Hino do ABC:

Hino do América:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Torcidas de ABC e América brigam antes do jogo do lado de fora do Frasqueirão

Júnior Santos/Tribuna do Norte

 

As torcidas de ABC e América entraram em confronto momentos antes da partida entre ABC e América, que vale o título do campeonato estadual. Policiais precisaram intervir e houve grande tumulto próximo à bilheteria do portão C. Dois membros de torcida organizada do ABC foram presos.

O tumulto começou após uma aglomeração de torcedores do América em frente ao portão B. Eles estavam com ingressos destinados ao setor onde está acomodada a torcida do ABC e não poderiam entrar pelo portão A, que é por onde entram os torcedores alvirrubros. A Polícia Militar, assim como já havia sido informado, impediu a entrada de torcedores com faixas ou camisas do América pelo portão C.

Durante o tumulto, garrafas foram atiradas contra a torcida do América e os policiais militares agiram para dispersar a multidão. Um torcedor que arremessou garrafa e outro que soltou um rojão foram presos imediatamente.

O comandante do policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, disse que os torcedores que tiverem com ingressos para entrar pelo portão C, destinado à torcida do ABC, não poderão entrar com camisa ou bandeiras do América.

A diretoria do ABC disponibilizou 10% da carga total de ingressos para o América, que correspondeu a menos de 1.500 entradas. Rapidamente a cota foi esgotada e alguns alvirrubros compraram ingressos destinados à torcida do ABC.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Pai e filho são assassinados a tiros na Grande Natal

Um crime violento que vitimou pai e filho foi registrado na noite do último sábado no município de Extremoz, na Grande Natal. Messias Lisboa de Pádua, 52, e seu filho Michel Silva de Pádua, 24, foram assassinados a tiros.

De acordo com informações do destacamento de Polícia de Extremoz, por volta das 21h30 dois homens se aproximaram das vítimas e efetuaram vários tiros. Messias e Michel morreram no local e os bandidos fugiram. Segundo a polícia, o crime teria sido motivado pelo envolvimento de Michel com o tráfico de drogas na região.

Fonte: DN Online

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Prefeito do interior tem contas reprovadas e pode ficar inelegível

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou, por unanimidade, na última sexta-feira, a prestação de contas de despesas e da gestão fiscal do prefeito de São João do Sabugi, Aníbal pereira de Araújo (PMDB).

O processo de número 020467 / 2001 foi relatado pelo conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes. O parecer foi acompanhado por unanimidade pelo pleno do Tribunal. Com a desaprovação das contas, Aníbal poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficando inelegível por oito anos.

“Vistos, relatados e discutidos estes autos, discordando integralmente da informação do Corpo Instrutivo – que sugeriu a aprovação com ressalva das contas, e, acolhendo parcialmente o parecer do Ministério Público junto a esta Corte, ACORDAM os Conselheiros, nos termos do voto proferido pelo Conselheiro Relator, julgar pela NÃO APROVAÇÃO da matéria, em conformidade
com o art. 78, inciso II, da Lei Complementar Estadual nº 121/1994”, diz a decisão.

O TCE impôs ao prefeito multa de R$ 2.400,00, devido às irregularidades encontradas. O relator endereçou ainda o processo ao Ministério Público Estadual, para que seja aberta uma ação por improbidade administrativa.

“Voto, ainda, pela representação ao Ministério Publico Estadual em virtude da possível existência de atos de improbidade administrativa previstos nos artigos 10, caput, inciso VIII e 11, caput, ambos da Lei n° 8.429/1992, e de ilícitos penais, conforme tipificações previstas no artigo 89 da Lei nº 8.666/1993”, reforçou o relator.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

"A poupança continua um bom negócio", diz economista

A política de redução nas taxas básicas de juros chegou esta semana às cadernetas de poupança. Com as novas regras anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, a remuneração da poupança passará a ser atrelada à taxa Selic. Ou seja, se a taxa Selic, atualmente em 9% ao ano, ficar igual ou menor a 8,5% ao ano, a remuneração da poupança será de 70% da Selic + TR. A mudança, segundo o economista Moisés dos Santos Jardim, novo diretor administrativo da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), é positiva para o consumidor. “O limite de 70% mantém a caderneta de poupança relativamente competitiva. Não é hora de migrar para outras aplicações”, observa. Entretanto, o executivo financeiro, que já dirigiu instituições como o Unibanco, Itaú e Banco Votorantim, chama atenção para o risco de a queda agressiva nas taxas de juros básicas, adotadas pelo governo federal, gerar inflação. “O momento é de sintonia fina. É acertar o timing da continuidade na redução dos juros e a manutenção da economia aquecida, através do crédito e consumo. Se errar neste ajuste fino e gerar mais consumo haverá  inflação, isso para 2013”, alerta o especialista. Confira a entrevista.

A política de redução na taxa de juros básicas, a Selic, chega à caderneta poupança. Quais as repercussões disso? É uma medida realmente necessária ao crescimento da economia?

Existe uma politização da questão da taxa de juros. O governo colocou os bancos na berlinda para, de fato, fazer com que essa redução nas taxa básica chegue ao consumidor. Começou a fazer via bancos públicos, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica, e agora atinge os bancos privados. Para o consumidor é ótimo, isso tem que acontecer. Para o país acaba sendo muito bom. Por esse interesse em manter a taxa de juro mais baixa, o governo tinha um problema pela frente que era como chegar a poupança. A poupança com o juro fixo de 0,5% ao ano, criava um piso para a taxa de juro. Qualquer outra aplicação que ele (o governo) reduzisse mais, ficaria rendendo menos que a poupança, o que é um contrassenso. Porque a poupança é a aplicação mais segura que existe, com maio liquidez. Então, não se imagina que seja a que melhor remunera. A poupança tem um remuneração mais baixa, não paga imposto. Acho que essa adequação veio numa hora certa., conduzida de uma forma adequada. Para fugir da politização do tema. Os depósitos, até agora, estão sendo mantidos. A remuneração dos depósitos antigos não sofrem alteração. Estamos falando apenas dos novos depósitos.

Ainda há muitas dúvidas em relação à mudança na regra. Para quem já tem aplicação na poupança, que índice de correção será aplicado para o dinheiro que já estava lá e para os novos depósitos?

Com base no que li, é que todos os depósitos que existiam até essa data seguem com a mesma remuneração, o 0,5% mais T.R. O novo depósito é que pode sofrer essa nova regra. Um saldo que vai estar sendo remunerado, dependendo do dia do seu depósito, por regras diferentes.

Como o Governo vai fazer essa diferenciação? Como separar?

É relativamente simples, faz por data de depósito. O dinheiro que já está lá fica rendendo a taxa que já existia. Certamente deve uma divulgação de regras para a saída desse dinheiro. Eu tinha R$ 10 mil no depósito antigo e vou fazer mais R$ 1 mil no depósito no novo. Esse depósito novo vai render diferente. Mas, no mês seguinte, eu resgato R$ 500 e aí, de onde saíram esses R$ 500? Esta regulamentação não está muito clara ainda, o governo deverá se posicionar em breve sobre isso. A regra a ser adotada deverá ser  a já usada anteriormente, que é a regra da antiguidade, sempre sai do mais antigo dos depósitos.

Caso a queda na taxa Selic continue, isto vai tornar a poupança menos rentável?

Menos rentável que a poupança de hoje, sim. Mas não é de se imaginar a poupança mais rentável que outra aplicação de renda fixa no país. Deve se adequar. Esse limite de 70% da Selic é um limite que ainda mantém a caderneta de poupança relativamente competitiva em relação a outros tipos de aplicação. Lembrando que a poupança é isenta de imposto, nas outras forma terá de 15 a 22% de impostos sobre o rendimento.

O momento é de permanecer na caderneta de poupança ou procurar outro tipo de aplicação financeira?

Não. Eu acho que as outras formas de aplicação ainda vão passar por uma transformação. Fundos de investimentos estão pouco competitivos, sobretudo para o varejo, para as aplicações menores, existem taxas de administração muito altas. Não aconselho essa migração. A poupança continua um bom negócio para o poupador de pequeno porte. É uma boa forma de aplicar seu recurso, devido a liquidez, não incidência de impostos. A redução de taxa das aplicações e não  passara a ser o investimento mais rentável

Apesar da pressão do governo para que as instituições privadas baixem as taxas de juros praticadas, o acesso ainda é restrito. Há muitas exigências, pré-requisitos. Como o senhor avalia a questão?

Por enquanto, os bancos fizeram um movimento de marketing. Mostram uma taxa baixa, mas para o acesso exige que o cliente tenha vários anos de banco, entre outras questões. Essa postura foi uma medida mais defensiva dos bancos.  Se formos comparar o movimento que os bancos estão fazendo  seria o inverso do adotado pelas empresas de telefonia celular, que criam melhores condições para prospectar novos clientes,  captar o cliente do concorrente. Os bancos fazem o contrário dão as melhores condições, flexibilizam, dão taxas mais baixas para os clientes antigos e não existe a concorrência para tomada de clientes de outros bancos. Numa intenção de fazer de manter o controle e não abrir uma guerra de preços.

Qual o risco para os bancos em manter essa postura?

O risco é de inadimplência. Se existe um estímulo de consumo, oferta maior de linhas de crédito, o cliente vai se endividar. E se não mexer na taxa de juros, ele não terá como honrar os compromissos e pagar estas dívidas. Fazer uma oferta maior de crédito, aumentar o consumo e continuar com juros elevados  dá condições para a inadimplência.

A queda nos juros também pode implicar em inadimplência? Uma corrida maior ao endividamento, devido as melhores condições?

Ao contrário, o reflexo deve ser  positivo. Parte da inadimplência ocorre por conta de juros altos. Quanto mais juros eu colocar na dívida do cliente mais dificuldade ele vai ter de pagar. Parte da inadimplência se deve aos juros e na hora que eles baixam, a tendência que ocorra uma queda, que ela puxe essa inadimplência também para baixo.

Essas mudanças devem implicar em refinanciamento de dívidas de imóveis e veículos?

Acho que vai abrir uma janela de oportunidade para que ocorra vários refinanciamentos, sobretudo naqueles mais antigos. Não de imóveis, que ainda tem uma larga participação do sistema de financeiro da habitação. Então  para o grande público não terá grande impacto. Já nos financiamento de automóveis,  sim, nos que estavam chegando aí aos 5 anos. Para estes, devem abrir uma taxa mais baixa, que deve demandar renegociação para que essa taxa de juros caia. Lembrando que a redução de agora incide apenas em transações novas. As operações antigas continuam com suas taxas normais. Para ocorrer uma mudança de taxa é necessário uma renegociação entre banco e cliente. É vantajoso renegociar, mas o banco não vai ter interesse. A posição do banco deverá ser de manter as taxas como estão.

Quais  os possíveis impactos na economia, se a taxa de juros continuar caindo?

Pode agir de duas maneiras. Primeiro é a desejada pelo governo que é o aquecimento da economia, existe uma preocupação que a economia desacelere e a gente não consiga manter um bom ritmo de crescimento e, sem dúvida, com o financiamento e o crédito consegue manter o consumo ativo. E a economia acaba crescendo com isso. Essa é a pretensão do governo. Onde eles estão mirando com essa política. Por outro lado, essa redução de taxas de juros mais agressiva mexe no juro real. E ao mexer no juro real pode  também desincentivar a poupança, desestimular o investimento e com isso gerar um consumo maior que a nossa capacidade e gerar inflação. Essa é a grande preocupação que existe para os próximos anos. Quanto isso pode comprometer a inflação.

Essa redução deve ser limitada? Qual seria esse limite?

Sim, deve haver uma limitação.  Hoje a gente já está falando de um juro real, esse juro nominal de 9% menos a inflação, abaixo de 3% ao ano. Acho que esse já e o limite. Enquanto a inflação ainda estiver girando entre 5,5% e 6% não há mais espaço para baixar taxa de juros. O que deve orientar muito futuras reduções é o comportamento da inflação. Não dá para ficar reduzindo taxa com inflação no nível de 6%, como tivemos no ano passado.

O que deve ser feito para evitar crescimento da inflação?

A inflação vem num movimento de queda. O momento é de sintonia fina. É acertar o timing da continuidade na redução dos juros e a manutenção da economia aquecida através do crédito e consumo. Se errar neste ajuste fino, gerar mais consumo haverá  inflação, isso para 2013. Para 2012, temos um cenário tranquilo. Se comparado ao resto do mundo, o Brasil tem uma economia relativamente tranquila, punjante, crescente, apesar da crise financeira na Europa e nos Estados Unidos. E temos um avanço na renda e no emprego.  A grande preocupação deve ser a indústria. Aparentemente a taxa de câmbio causou a perda da competitividade. O desafio é garantir emprego, retomar esta competitividade, a industria é um setor importante. É importante ter atenção nisso e não baixar ainda o nível de competitividade.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Mais de 3,8 milhões de brasileiros se vacinaram contra a gripe neste sábado

Ao todo, 3,8 milhões de pessoas se vacinaram contra a gripe comum e a Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”, neste sábado (5) em todo o país. A informação é do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde.

A 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe começou hoje e dura até o dia 25 de maio em todo o país. Durante o período, 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha, vão imunizar idosos, crianças de seis meses a menos de dois anos, grávidas, indígenas e profissionais de saúde.

A região sudeste correspondeu ao maior número de doses fornecidas (1.417.990), seguida do nordeste (1.141.328), sul (589.988), norte (383.806) e centro-oeste (296.364).

Só no Estado de São Paulo,  716.741 pessoas tomaram a vacina, destas 159.528 na capital paulista. No Estado do Rio, 203.797 foi o total de pessoas vacinadas, destes 83.858 só na cidade do Rio de Janeiro, em dados do SI-PNI.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas consideradas vulneráveis à manifestação grave da gripe até o fim da campanha.

Semelhante à campanha do ano passado, devem se vacinar nesse prazo idosos, crianças de seis meses a menos de dois anos, grávidas, indígenas e profissionais de saúde.

A novidade deste ano é que cerca de 500 mil detentos também tomarão a vacina. A medida visa a evitar a proliferação da doença entre a população que vive aglomerada, já que o vírus da gripe é de fácil transmissão.

Doentes crônicos e imunodeprimidos, como portadores do HIV, também poderão ser vacinados mediante apresentação de receita médica em qualquer posto de saúde.

A mesma vacina também pode ser encontrada em laboratórios particulares, onde podem recorrer as pessoas fora do grupo priorizado pela campanha. Nestes locais, a vacina pode ter grande variação de preço, de R$ 50 a R$ 119.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *