Política

Assembleia do RN é uma das 9 no Brasil que paga 15 salários

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte é uma das nove do Brasil que paga 15 salários por ano ao parlamentar. A informação foi veiculada na noite de hoje no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

Caso o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional acabando com o décimo quarto e décimo quinto salários os parlamentares federais seja aprovado, a tendência é que possa também encerrar as regalas dos  parlamentares estaduais, como os potiguares.

Fonte: Panorama Político

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Campeonato Estadual chega a sua reta final com fortes emoções

No próximo domingo (15) acontecem as semifinais do Segundo Turno do Campeonato Potiguar de 2012. Após os nove jogos da fase classificatória – onde as dez equipes se enfrentaram entre si – os quatro primeiros colocados estarão disputando as duas vagas para a grande final do turno. A fase classificatória terminou com o ABC em primeiro lugar, com 20 pontos. Baraúnas em segundo com 18 unidades, Santa Cruz com 15 e América com 14.

O cruzamento nas semifinais é o “olímpico”, onde o primeiro enfrenta o quarto colocado e o segundo lugar mede forças contra o terceiro. Lembrando que é apenas um único jogo. Se terminar empatado a decisão vai para a disputa de pênaltis. Então teremos no próximo domingo os confrontos entre ABC x América (estádio Frasqueirão) e Baraúnas x Santa Cruz, no estádio Nogueirão, em Mossoró.

Por ter a vantagem das duas primeiras colocações, ABC e Baraúnas decidirão em seus estádios.

Mas,  não é somente uma vaga na final do segundo turno que está em jogo nestas semifinais que acontecem no próximo domingo.

América, Baraúnas e Santa Cruz também brigam pela segunda vaga para o Campeonato do Nordeste (uma é do ABC com 47 pontos na classificação geral). O regulamento prevê que uma vaga do Campeonato do Nordeste será do campeão estadual de 2012 e a segunda do time com melhor pontuação.

Além disso ainda há o duelo entre Baraúnas e Santa Cruz por uma vaga Série D de 2012.

Os jogos das semifinais no próximo domingo valem muita coisa: vagas na final do Segundo Turno, a segunda vaga para o Campeonato do Nordeste, uma vaga na Série D para os times do interior e ainda a outra vaga na Copa do Brasil para quem conquistar o segundo turno e for disputar a grande final do Campeonato Potiguar diante do ABC, que venceu o Primeiro Turno e está assegurado na final.

Fortes emoções estão reservadas para a rodada de domingo.

Classificação 2º Turno:

Clube PTs G GC V D
1º ABC 20 13 3 6 1
2º Baraúnas 18 9 4 5 1
3º Santa Cruz 15 12 5 4 2
4º América 14 14 9 4 3
5º Assu 14 10 9 4 3
6º Alecrim 13 11 17 4 4
7º Palmeira 8 6 7 1 3
8º Corintians 8 9 12 1 3
9º Potiguar 6 4 8 1 5
10º Caicó 5 6 20 1 6

 

Classificação Geral P J V E D GP GC SG %
ABC
47
21
14
5
2
35
13
22
74.60%
América
33
21
10
3
8
39
22
17
52.38%
Baraúnas
31
18
8
7
3
17
10
7
57.41%
Santa Cruz
30
19
9
3
7
30
17
13
52.63%
Assu
24
18
7
3
8
19
24
-5
44.44%
Corintians
23
19
5
8
6
21
20
1
40.35%
Palmeira
21
18
5
6
7
14
18
-4
38.89%
Potiguar
19
18
5
4
9
16
22
-6
35.19%
Alecrim
18
18
5
3
10
19
35
-16
33.33%
10º
Caicó
13
18
3
4
11
12
41
-29
24.07%

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Post do BG sobre a Criança que morreu por falta de UTI em Natal teve alcance de 126 mil usuarios no TTs. Vejam o gráfico:

O BlogdoBG não é só acidez. Nós nos sentimos muito orgulhosos quando um post, como o do absurdo que é uma criança morrer porque não tinha UTI para ser atendida, atinge o que o nosso conseguiu. Nosso post, até esse momento, atingiu 126 mil usuários de twitter. Isso mostra que podemos sim fazer na blogosfera e nas redes sociais algo para melhorar a vida dos nossos irmãos que não tem a condição do que muitos que passam pelo blog tem.

Vejam o gráfico do sistema migre que é operado pelo próprio Twitter e pela UOL sendo o encurtador mais usado no Brasil e pelos grandes veículos:

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Médico denuncia morte de criança por falta de UTI

Uma criança faleceu, na tarde deste Domingo de Páscoa, no Hopital Macia Alice Fernandes, por falta de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  E este não é um caso isolado. De acordo com o médico José Madson Vidal, colaborador da ONG Amigos do Coração da Criança (AMICO), muitos pequenos e pais vêm sofrendo com a falta de tratamento intensivo na rede pública. Vidal recorreu ao Twitter para pedir ‘socorro’.

De acordo com as informações postadas pelo médico, a criança que veio a óbito estava com insuficiência respiratória e precisava de uma UTI. A suspeita era de que fosse gripe H1N1. No entanto, ela estava “em uma sala improvisada”. O fato ganha ainda mais peso, porque , segundo ele, “Enquanto isso, há dez leitos prontos e equipados no hospital Santa Catarina inativados por falta de pessoal”.

Pelo microblog o médico ainda relatou o caso de outro bebê, com apenas um dia de vida, que aguardava a cirurgia com todo intestino fora da barriga, por falta de leito UTI. “É muita maldade, doloroso, cruel o que os governantes estão fazendo com as crianças que precisam de cuidados intensivos nos hospitais”.

Ainda indignado com a perda de uma criança, Vidal se colocou no lugar da família em luto. “Eu não agüentaria perder o meu filho por falta de assistência medica. Eu amo o meu filho. Os outros pais, tb, amam seus filhos. Tou triste!”. E por fim, sugeriu a realização de uma campanha pela vida. “Quem está disposto a participar de uma organização para defender a vida de crianças que precisem de cuidados de UTI? Precisam da gente”, propôs.

Segue abaixo alguns posts suplicando ação governamental do Médico José Madson:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Cem anos depois, transatlântico refaz rota do Titanic


Cem anos após o naufrágio do Titanic, um transatlântico zarpou neste domingo da Grã-Bretanha até Nova York com familiares dos náufragos a bordo. Assim como o lendário transatlântico, o Balmoral partiu de Southampton às 14h GMT, com 1.309 passageiros, mesmo número que o Titanic, que afundou em 15 de abril de 1912.

Os ocupantes, de 30 países, pagaram entre 2.799 e 5.995 libras para fazer a viagem. Todos as passagens foram vendidas há dois anos. O preço inclui refeições inspiradas nas do Titanic, e uma orquestra como a do famoso transatlântico, que continuou tocando enquanto o navio afundava.

O Balmoral seguirá a rota do Titanic, após uma escala no norte da França e outra na Irlanda. “Não são férias, é uma viagem de lembrança”, explica Philip Littlejohn, neto de um camareiro que sobreviveu à catástrofe. “Tenho certeza de que meu avô ficaria orgulhoso de saber que sua história será dividida entre todos os passageiros que fazem este cruzeiro”, afirma.

Outra dezena de familiares de sobreviventes também fazem a viagem. “Quero deixar uma flor no lugar em que meu bisavô morreu”, diz a passageira americana Sharon Willing.

O Titanic se chocou com um iceberg em abril de 1912, e afundou nas águas geladas do Atlântico Norte, deixando 1.514 mortos. Uma cerimônia em memória das vítimas será organizada a bordo do Balmoral, no local onde ficam os restos do Titanic, às 23h40 do dia 14, hora em que ocorreu a colisão. Uma outra cerimônia ocorrerá às 12h20 de 15 de abril, quando o navio afundou. Outro navio da empresa Fred. Olsen, que zarpou de Nova York, deve se unir ao Balmoral no local do acidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Agripino pega AR e sai dos eixos com notícia de fusão entre DEM e PSDB

A notícia de que o Democratas se fundirá ao PSDB publicada por grandes veículos nacionais não agradou nada ao senador José Agripino Maia (RN). O presidente do DEM saiu dos eixos e usou sua conta no twitter para negar a informação. “Veículos respeitáveis, fontes ruins, procedência ZERO”, desabafou.

Além do site UOL, a revista Veja confirmou a fusão. Agripino questionou a credibilidade das fontes. “A serviço de quem estarão esses plantadores da conversa de fusão do Democratas com o PSDB?”. E completou: “Repito, veículos respeitáveis, jornalistas acreditados, fontes viciadas, procedência das matérias, ZERO”.

Esta é a primeira vez que o senador usa sua conta no twitter para negar uma informação com tanta veemência.

Tenho impressão que o Senador usará bastante seu twitter nos próximos dias.

Leia notícia do UOL na íntegra: http://migre.me/8AFqF

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Demóstenes quebra silêncio para criticar pacote de Dilma

A torrente de evidências da ligação promíscua de Demóstenes Torres com Carlinhos Cachoeira não privou o senador apenas de sua antiga biografia. Tirou dele também o senso de realidade.

Imerso em denúncias, Demóstenes decidiu quebrar um silêncio que já durava 15 dias. Neste sábado (7), veiculou um artigo no blog que mantém na internet. O título é instigante: “Um Brasil maior para os pequenos.”

Um leitor apressado poderia imaginar que o senador propugna por um país de dimensões grandiosas. Um Brasil grande o bastante para acomodar pessoas que, como ele, apequenaram-se. Engano.

Lendo-se o texto (disponível aqui), percebe-se que Demóstenes ainda se julga em condições de posar de gigante. Em 13 parágrafos, não anotou uma mísera paralavra sobre a crise moral em que se encontra mergulhado.

Dedica-se no artigo a criticar as medidas de estímulo à indústria anunciadas por Dilma Rousseff há cinco dias. Chama as providências de “saco de bondades”. Sustenta que o pacote “trouxe menos que o esperado”.

Como se nada estivesse sucedendo à sua volta, Demóstenes ainda mantém no cabeçalho do site um selo que já não orna com sua condição de náufrago: “CPI da Corrupção, eu assinei”.

No momento, a única investigação parlamentar com alguma chance de vingar no Congresso é a CPI do Cachoeira. Alheio ao novo cenário, Demóstenes leva os lábios ao trombone para queixar-se da desatenção de Dilma com os “empreendimentos de fundo de quintal, das lojinhas sem registro, dos feirantes.”

Escreve: “São esses os que clamam no deserto da falta de financiamento, da ausência absoluta de condições de giro. O governo, que garante não abandonar a indústria, poderia completar a frase: ‘… não importa o tamanho’.”

Avalia que “os gargalos são abissais para grandes e pequenos”. Mas toma as dores dos “micros”, cujo “poder de pressão se resume ao grito diante dos juros em empréstimos, em geral com agiotas clandestinos.”

Acrescenta: “A esperança é que, mesmo aos sustos, a eles chegue a sacola de facilidades sacudidas pelo governo quando a quebradeira se avizinha.” Há um mês, esse Demóstenes combativo do artigo talvez fosse tomado a sério.

Hoje, arrisca-se a ser visto como um músico do Titanic. A história registra que, no célebre naufrágio, podia-se ouvir dos barcos salva-vidas a orquestra tocando até o fim. A caminho do fundo, Demóstenes recusa-se a ajustar o repertório.

Parece imaginar que ainda há no salão ouvidos dispostos a dar atenção a qualquer nota que não se pareça com uma boa explicação. A última manifestação de Demóstenes antes desse artigo viera em 23 de março, na forma de um lote de notas no twitter.

Numa delas, o senador anotara: “Não faço parte nem compactuo com qualquer esquema ilícito, não integro organização ilegal nem componho algo do gênero.” Desde então, avolumaram-se os grampos telefônicos em que soam as conversas vadias que denunciam o contrário.

A despeito de tudo, Demóstenes serve seu artigo à platéia de costas para os fatos. É como se, sem se dar conta do desnível do chão, o senador atribuísse a vertigem ao redor à má procedência do champanhe servido na embarcação.

Queixa-se no texto da precariedade da infraestrutura no Brasil de Dilma : “Enquanto isso, rodovias, portos, aeroportos, ferrovias e a burocracia seguem seu curso, tragando sonhos de todas as extensões.”

Com água pelo nariz, as caldeiras explodindo do seu lado, os tubarões entrando pelas escotilhas, Demóstenes mantém-se agarrado ao trombone enquanto afunda. Quando cair em si, estará tocando suas últimas notas: “Glub-glub-glub…”

Fonte: Josias de Souza

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Vejam o histórico de renúncias e perdas de mandatos no Congresso

Caso resolva enfrentar um processo de julgamento pelo Senado e venha a ser cassado, Demóstenes Torres (sem partido-GO) será o segundo senador a perder o mandato por quebra de decoro desde a aprovação da Constituição de 1988. O primeiro foi Luiz Estevão (PMDB-DF), cassado em 2000 por suspeita de desvio de R$ 169 milhões da obra do TRT de São Paulo.

Se renunciar ao mandato para fugir do processo de cassação, Demóstenes vai engrossar uma lista de quatro senadores que fizeram o mesmo: Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), José Roberto Arruda (PSDB-DF), Jáder Barbalho (PMDB-PA) e Joaquim Roriz (PSC-DF).

ACM e Arruda foram processados porque resolveram espionar o painel da votação secreta que decretou a perda de mandato de Estevão, o que foi considerado falta de decoro. Jáder, por envolvimento em irregularidades no Banco do Pará, quando governador, e na troca de Títulos da Dívida Agrária, quando ministro da Reforma Agrária. Roriz, por receber R$ 3 milhões de um empresário de Brasília e não dar explicações convincentes.

Sem a hoje vigente Lei da Ficha Limpa – que pune com a perda dos direitos políticos quem renuncia para fugir de processo -, ACM pôde candidatar-se e voltar ao Senado. Jáder e Arruda optaram pela Câmara, uma eleição mais fácil.

Arruda foi eleito em seguida governador do DF. Mas em 2009 envolveu-se num grande escândalo – o “mensalão do DEM” -, foi preso e cassado pela Justiça Eleitoral. Roriz já foi alcançado pela Ficha Limpa. Por ter renunciado cinco meses depois da posse, em 2007, ele ficou inelegível até 2023, quando estará com 86 anos.

Se for cassado ou optar pela renúncia, Demóstenes ficará inelegível até 2027. Estará com 66 anos – idade em que, se não tiver problemas de saúde, poderá retomar a atuação política e tentar novo cargo eletivo, Resta saber se terá votos para a empreitada.

O caso mais rumoroso de cassação de mandato na política brasileira foi o do então presidente Fernando Collor, em dezembro de 1992. Com autorização da Câmara, e sob o comando do então presidente do Supremo Tribunal Federal Sydney Sanches, os senadores transformaram-se em juízes (artigo 52, I, parágrafo único da Constituição) para julgar o presidente. Foi um processo histórico, cuja decisão tirou de Collor o mandato e os direitos políticos por oito ano. Em 2006, Collor se candidatou ao Senado e foi eleito.

Gazeta. Na Câmara, a lista de cassados e de parlamentares que renunciaram para fugir de processos de perda de mandato é extensa. E marca os sucessivos escândalos em que se envolveram os deputados. Os primeiros da lista – Mário Bouchardet (PMDB-MG) e Felipe Cheidde (PMDB-SP) – foram cassados em 1989 por um tema pouco comum nos dias de hoje: a gazeta.

Cinco anos depois, veio uma lista grande de deputados pegos pela CPI dos Anões do Orçamento. Entre eles, o ex-presidente da Câmara Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que decidira tornar público o voto que levou os deputados a autorizarem o Senado a fazer o processo contra Collor.

Em 2005, ocorreu o último grande escândalo no Congresso, o do mensalão. Dos denunciados, três foram cassados: José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Correa (PP-PE). Outros quatro renunciaram para evitar a cassação.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Sindicato dos Professores não segue determinação judicial e vai enfrentar a justiça e a polícia

O Sindicato dos servidores da Prefeitura decidiu fazer pouco de uma determinação judicial, que considerou a greve abusiva e, achando pouco, vai enfrentar a Polícia, voltando a interditar a rua Ulisses Caldas, instalando tendas, carros de som e churrasqueiras em via pública.

Na nota a equilibrada presidente do sindicato faz menção ao caso dos precatórios. Está podendo o sindicato.

ILEGAL E ABUSIVA É A PREFEITURA NÃO CUMPRIR A LEI DA DATA-BASE!
A data-base é lei, é um direito do servidor! Ilegal, abusivo, revoltante é o pagamento superfaturado de precatórios; são as péssimas condições de trabalho impostas aos servidores municipais que se encontram sem fardamento, vale-transporte, 1/3 de férias em atraso e centenas deles ainda lutam pela paridade e pelos seus adicionais de função.
Vamos continuar na luta!

Por três meses tentamos, exaustivamente, negociar com a Prefeitura do Natal o cumprimento da data-base e demais reinvindicações dos servidores municipais. Neste tempo tivemos acordos não cumpridos e pleitos que chegaram a ser publicados no Diário Oficial, mas, não foram implantados no contracheque do servidor, como o Adicional da Banda Sinfôni

A Greve é um instrumento de luta do trabalhador, é um direito e deve ser respeitado. Convocamos todos os servidores municipais a estarem presentes no acampamento da segunda-feira, 09/04, 9 horas, em frente à Prefeitura. A Greve dos Agentes de Saúde está decretada e mantida a partir de segunda-feira, 09/04.

A LUTA CONTINUA!
SINSENAT – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NATAL.
SINDAS – SINDICATO DOS AGENTES DE SAÚDE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Entenda quem é quem no caso dos delegados denunciados

Ronaldo Gomes – delegado de Polícia Civil

“Atual delegado geral, quando comandava o Deicor, realizava operações na região oeste e executava os desafetos da família Veras, chegando inclusive a receber R4 30 mil de Antônio Veras para dar cobertura em várias mortes no Alto Oeste, matando os desafetos dos Veras nas operações policiais, alegando ‘reação’ por parte dos bandidos”.

Márcio Delgado – delegado de Polícia Civil

“Nomeado para a Deicot (ex-membro da Deicor, junto com Ronaldo Gomes e Lenivaldo [Pimentel]), com o objetivo de abafar o inquérito policial que está apurando as irregularidades do IPEM, que tem como acusado o ex-diretor Richardson [de Macedo Bernardo, preso na operação Pecado Capital e solto recentemente após a revogação dessa prisão] (testa de ferro do deputado Gilson Moura)”.

Admilson Fernandes – funcionário aposentado da Assembleia Legislativa

“Ex-ajudante de polícia de dr. Maurílio [Pinto de Medeiros], conhecido como ‘Admilson Pé de Cão’ e tido como ‘Menino de Ouro do dr. Maurílio’. Primo legítimo dos Irmãos Veras, arquitetava com a polícia a morte dos desafetos dos Veras e tinha acesso à localização das pessoas marcadas para morrer, que geralmente estavam foragidas, através de interceptações feitas pelo agente da Polícia Federal”.

Sheila Freitas – delegada de Polícia Civil

“Ex-delegada de Caraúbas, casada com um vereador de Campo Grande (primo de Antônio Veras) e nora de Admilson Fernandes (também primo de Antônio Veras). A delegada, quando titular em Caraúbas, realizava operações fictícias com o objetivo de retirar os policiais da área onde ia acontecer os crimes, facilitando assim o cometimento do assassinato por parte dos pistoleiros, e muitas vezes nas operações, matava os desafetos dos Veras, alegando ‘reação’ por parte dos bandidos”.

Gustavo Santana – delegado de Polícia Civil

“Teve seu nome encontrado nas agendas dos bicheiros Luiz Correia e Marcelo Correia, presos e envolvidos numa operação que apreendeu várias máquinas caça-níqueis”.

Sílvio Marcelino Júnior – agente da Polícia Federal

“Atual coordenador de Inteligência da Sesed, gerenciador do Guardião, sem no entanto ter tomado posse, conhecido por ter realizado todas as escutas para o antigo secretário de Segurança Dr. Glauberto [Bezerra], escutas estas que grampeou (sic) os telefones de vários políticos do RN, fazendo uso do sistema da Polícia Federal. Passava todas as informações para os Veras e para a Polícia Civil, quando estava à frente do Departamento de Investigações da Polícia Federal e posteriormente quando coordenava a Inteligência da Secretaria de Segurança do RN na época da gestão passada, sendo inclusive gravado numa interceptação feita pela Justiça marcando um almoço com Antônio Veras, interceptação esta que é do conhecimento do promotor de Justiça Fausto França”.

Silvio Fernando – delegado de Polícia Civil

Amigo íntimo do homicida e traficante Novinho do Gás [Wagner Miguel de Araújo Galvão], flagrado numa filmagem feita pelo Dr. Rolim [Raimundo Rolim de Albuquerque Filho, também delegado de Polícia Civil] (que depõe em relação a estes fatos) viajando numa camioneta de propriedade de Novinho do Gás. Atualmente dá cobertura ao ‘Esquema do Gás’, tirando do caminho os concorrentes de Novinho”. Importante ressaltar que uma sobrinha do Dr. Ferraz [Airton Ferraz, delegado federal], tem relações amorosas com Novinho do Gás, onde a ordem é não mexer com Novinho.

Delmontiê Evaristo Falcão – delegado de Polícia Civil

“Envolvido num esquema de roubo de cargas na época em que era delegado de Assu, fato que está sendo investigado pela Polícia Federal”.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Delegados são investigados por assassinatos, formação de quadrilha e corrupção

Assassinatos, tráfico de drogas, formação de quadrilha, extorsão, corrupção e tráfico de influência. Esses são alguns dos crimes atribuídos a delegados e agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, um agente da Polícia Federal que trabalha na Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, e um funcionário aposentado da Assembleia Legislativa potiguar. As denúncias desses supostos crimes já são de conhecimento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), órgão vinculado diretamente à Presidência da República.

Baseado nessas denúncias, o delegado geral de Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, designou na quarta-feira passada uma comissão tríplice para apurar os supostos crimes. A comissão é formada pelos delegados João Bosco Vasconcelos de Almeida, Laerte Jardim Brasil e Marcus Dayan Pereira Teixeira de Vasconcelos.

A portaria, de número 020/2012, não faz referência aos supostos crimes. Da mesma maneira, não cita os nomes dos policiais que teriam relação com os delitos. O documento diz somente que a comissão deve “instaurar e concluir, no prazo legal, inquérito policial objetivando apurar as denúncias contidas nos documentos anexos ao Ofício nº 365/2011 – SNPDDH/SDH/PR”. A sigla é referente à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos.

Procurado pela TRIBUNA DO NORTE, Fábio Rogério disse – através da assessoria de imprensa – que como a investigação corre em caráter sigiloso, não irá se pronunciar sobre a portaria. A TN também procurou um dos delegados que compõem a comissão. “Recebemos essa incumbência agora. Não podemos falar nada neste momento”, limitou-se a dizer o delegado.

Denúncias 

A TRIBUNA DO NORTE teve acesso com exclusividade às denúncias encaminhadas à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos. O documento, apócrifo, foi protocolado em 10 de junho do ano passado sob o número: 00005.004292/2011-71. Dez dias depois, o secretário substituto de Promoção e Defesa de Direitos Humanos, Gabriel Silva Ribeiro, enviou ofício (de número 365/2011) ao ouvidor de Polícia do RN, Geraldo Soares Wanderley.

Após tramitar na Casa Civil, na Corregedoria Geral e na Secretaria de Segurança, as denúncias chegaram nas mãos do delegado geral. Fábio Rogério decidiu designar a comissão tríplice na semana passada.

A TRIBUNA DO NORTE obteve cópia das denúncias, que são feitas em cinco páginas de papel ofício, em Brasília. O documento é atribuído ao Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol). Logo na primeira página, o denunciante frisa que “por não ter um plano se segurança devidamente traçado, a ‘ordem é matar’ para mostrar serviço perante a governadora e a sociedade” (sic). Fato teria ocorrido no ano passado.

O denunciante ressalta que “toda e qualquer investigação a ser realizada sobre os fatos jamais poderá ser feita pela polícia do Rio Grande do Norte, pois os policiais citados fazem parte da cúpula das Polícias Civil, Militar, PF e da Sesed, inviabilizando e tornando suspeita toda e qualquer apuração” (sic).

O denunciante diz que crimes ocorridos em abril de 2011 “demonstram claramente o que estou falando”. Ele exemplificou usando quatro assassinatos atribuídos à polícia potiguar. As vítimas foram: os assaltantes Vidalvo Miguel da Silva e Damião Régis e Francisco Miguel, além de um outro cujo nome não é citado no documento. Para o denunciante, esses homens foram mortos “quando poderiam ter sido presos”.

A pessoa que encaminhou a denúncia à SNPDDH diz que desde 2005 que várias mortes são registradas na região oeste potiguar. Segundo ela, “é sabido dentro das instituições policiais que muitas destas mortes foram arquitetadas pela família Veras com participação de policiais civis e militares” (sic).

Nesse trecho do documento, o denunciante se refere aos delegados Ronaldo Gomes de Moraes e Sheila Maria Freitas de Almeida, ao funcionário aposentado da Assembleia Legislativa Admilson Fernandes e ao agente de Polícia Federal Sílvio Marcelino da Silva Júnior. (Veja quadro)

O documento também trata do crime de tráfico de influência dentro da Polícia Civil. O denunciante tratou esse capítulo como “Esquema de nomeações estratégicas da Degepol”. O crime teria sido cometido na época em que Ronaldo Gomes era delegado geral. O objetivo do dito “esquema” era “dar cobertura a determinadas irregularidades e recebimentos de propinas”.

O denunciante cita outros quatro delegados como partícipes desse “esquema”: Sílvio Fernando, Gustavo Santana, Delmontiê Falcão e Márcio Delgado Varandas.

Segundo o documento, Sílvio Fernando,  titular da Delegacia Especializada de Costumes (DEC) é “amigo íntimo do traficante e homicida Novinho do Gás [Wagner Miguel de Araújo Galvão]”. O delegado teria inclusive sido “flagrado numa filmagem feita pelo Dr. Rolim [Raimundo Rolim de Albuquerque Filho, também delegado de Polícia Civil] viajando numa camioneta de propriedade de Novinho do Gás. Atualmente dá cobertura ao ‘Esquema do Gás’, tirando do caminho os concorrentes de Novinho” (sic). O documento ressalta que Wagner Miguel teria relações amorosas com “uma sobrinha do Dr. Ferraz, atual subsecretário de Segurança, (…), onde a ordem é não mexer com Novinho” (sic). Na verdade, o delegado de Polícia Federal aposentado Airton Ferraz ocupa o cargo de secretário-adjunto da Sesed.

O delegado Gustavo Santana foi citado no documento porque, quando estava na Delegacia de Costumes, teve, de acordo com o denunciante, “seu nome encontrado nas agendas dos bicheiros Luiz Correia e Marcelo Correia, presos e envolvidos numa operação que apreendeu várias máquinas caça-níqueis” (sic).

Delmontiê Evaristo Falcão, que hoje está na Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), foi citado porque estaria “envolvido num esquema de roubo de cargas na época em que era delegado de Assu, fato que está sendo investigado pela Polícia Federal”.

Por último, o delegado Márcio Delgado teve o nome ventilado na denúncia por ter sido nomeado para a Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deicot). A designação teria por objetivo “abafar o inquérito policial que está apurando as irregularidades do IPEM, que tem como acusado o ex-diretor Richardson [de Macedo Bernardo, preso na operação Pecado Capital e solto recentemente após a revogação dessa prisão]”. O denunciante frisa ainda que Richardson seria um “testa de ferro do deputado Gilson Moura”.

Fonte: Tribuna do Norte

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humor

Prefeito espanhol proíbe peidos e cusparada em vias públicas

O prefeito de La Toba, nos arredores de Madri (Espanha), assinou uma lei que proíbe os moradores de soltarem gases e cuspirem em ambiente público.

Julián Atienza afirmou que a medida é uma tentativa de coibir todas as formas de comportamento não civilizado e a falta de educação dos moradores locais.

O político esquerdista sugeriu, também, que as pessoas ponham a mão na frente da boca ao tossir, noticiou o site “Typically Spanish”.

Quem transgredir e insistir na flatulência e nos cuspes, não terá que pagar multa, mas receberá uma reprimenda pública, “em nome da moral de ordem cívica”.

Fonte: Page Not Found

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Bêbado, sem carteira e dirigindo na contra mão, bate e mata mecânico atropelado em Bom Jesus

Não sei os nomes completos. Sei que é um senhor conhecido por Cícero Batista, de 45 anos, lá de Parnamirim. Ele encheu a cara de vinho e saiu dirigindo um Escort, sem ter habilitação, pela BR 226, na direção de Currais Novos. Levava com ele um casal com uma criança.

Já chegando a Bom Jesus, por volta das 18h30 de ontem, tentou fazer ultrapassagem numa subida, ignorando a sinalização de faixa contínua e atropelou o mecânico Francisco Gilvan, o Galego, de 35 anos, que pilotava um moto de 1000 mil cilindradas no sentido contrário.

O galego é de Cerro Corá. Saiu pequeno de casa a procura de trabalho. Passou fome. Profissionalizou-se mecânico. Atualmente trabalhava numa oficina perto do Cemitério de Igapó, em Natal. Tinha um sonho: comprar uma moto grande. Quem não tem?

Trabalhou até de madrugada para juntar o dinheiro para comprar a moto. Realizou o sonho semana passada e nesta sexta-feira santa foi mostrar ao pai, um senhor de noventa e poucos anos na cidade de Cerro Corá. No final da tarde, partiu em direção de Natal.

No sentido contrário, vinha o Cícero, bêbado, dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação, um carro só com um farol funcionando e fazendo ultrapassagem em local proibido. Galego ainda tentou desviar, mas não conseguiu, foi atropelado e morto.

Cícero, que tentou fugir, foi preso, quase linchado quando fazia curativo no hospital de Bom Jesus. Foi atuado em flagrante por homicídio. Está preso em São Gonçalo do Amarante. A Lei diz que ele pode pagar fiança e responder pelo crime em liberdade. É a Lei.

Que lei é esta?

O casal e a criancinha que estava com Cícero no Escort ficaram traumatizados. Vão se recuperar. Galego foi sepultado neste sábado, dia 7, ás 17h, em Cerro Corá.

Blog de Cezar Alves

Opinião dos leitores

  1. O Galego e meu amigo, vamos sentir muita falta do seu jeito alegre merreu de uma forma muito triste,o que aconteceu nao pode deixa pra la o SR Cicero deve pagar pelo o crime que ele comenteu pois dirigi bedado e um crime sem carteira de habilitaçao.saudades Galego vamos sentir saudades você sempre vai esta em nosso pensamento….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Advogado cobrou R$ 15 milhões para defender Cachoeira

Márcio Thomaz Bastos cobrou 15 milhões de reais para assumir a defesa de Carlinhos Cachoeira. Serão pagos em três prestações mensais. A primeira já está na conta-corrente de Thomaz Bastos.

Por Lauro Jardim

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Mulher passa mais de 1500 trotes para Polícia em uma semana

A mineira Maria Nunes, de 32 anos, foi detida hoje pela Polícia Militar depois de fazer 1.516 trotes para o telefone 190 em apenas uma semana em São José do Rio Preto, no noroeste paulista. Entre a meia-noite de sexta-feira até às 8h55 deste sábado, ela ligou 427 vezes.

Orientado pelo Copom, um carro da PM localizou a mulher numa rua da cidade, quando ela falava ao celular. Além do celular, ela também usava orelhões instalados nas proximidades da rodoviária de São José do Rio Preto. Segundo a Polícia Militar, a mulher ligava para xingar e comunicar falsos crimes. Ela mora em Monte Alegre (MG) e desde o último dia 1º está na casa de um tio em Rio Preto. A acusada deverá responder por perturbação da tranquilidade pública. Ela tem problemas psiquiátricos, mas não toma os remédios receitados.

Fonte: Agência Estado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Ator que interpretava Judas se enforca por acidente na encenação da Paixão de Cristo

Que coisa triste, segue reportagem da Folha de São Paulo:

O ator Thiago Klimeck, 27, se enforcou acidentalmente durante a encenação da Paixão de Cristo em Itararé (a 345 km de SP) na noite de ontem.

Segundo a Guarda Municipal da cidade, por volta das 22h, o ator –que interpretava o personagem Judas– passou a corda envolta do pescoço para encenar o momento em que Judas foi enforcado.

Ele ficou quatro minutos sem se mexer até que os demais atores perceberam que ele estava inconsciente.

O ator foi levado desacordado pela Guarda Municipal para o hospital Santa Casa de Misericódia.

A peça era apresentada na praça Coronel Jordão –conhecida como praça da Matriz, na região central da cidade.

Na manhã deste sábado, o ator foi transferido, em estado grave, para um hospital de São Paulo.

O caso será investigado pela Polícia Civil da cidade.

Sandro Azevedo/Divulgação Virtual Guia
Ator se enforca por acidente durante encenação da Paixão de Cristo em Itararé na noite de ontem
Ator se enforca por acidente durante encenação da Paixão de Cristo, em Itararé, na noite de ontem

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *