Diversos

Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 72 milhões

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.061 da Mega-Sena, realizado ontem (21) pela Caixa. Os números sorteados foram: 33 – 36 – 40 – 44 – 45 – 54. O prêmio está estimado para R$ 72 milhões no próximo sorteio.

A Quina teve 93 apostas ganhadoras, e cada vencedor receberá R$ 45.677,31. Outras 6.899 pessoas acertaram a Quadra, com prêmio de R$ 879,62 para cada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSOL confirma Boulos como candidato à Presidência da República

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, foi lançado hoje (21) candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente. O PSOL aprovou aliança aliança com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Para um público formado por integrantes do MTST, movimentos sociais e representantes dos povos indígenas, Boulos destacou que irá defender temas que pertencem aos princípios do partido, como o direito ao aborto e à desmilitarização da polícia.

“Não teremos medo de defender o direito ao aborto neste país, porque é um tema de saúde pública, e precisamos defender o direito à vida das mulheres, principalmente as mais pobres. Também vamos combater o genocídio da juventude negra, revendo o modelo de segurança pública. O que não podemos é legalizar a distribuição de armas neste país”, disse.

Em vários momentos, ressaltou a necessidade das investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em março deste ano no Rio de Janeiro, ao lado do motorista Anderson Gomes. “Enquanto não houver justiça, a democracia brasileira permanecerá manchada.”

Eleições

Boulos defendeu a liberdade e o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser candidato. “Nós defendemos o direito de Lula ser candidato à Presidência da República porque entendemos que foi vítima de uma condenação injusta e que hoje sofre uma prisão política para retirá-lo do processo eleitoral”, afirmou.

Ao comentar a aliança com o PCB e os movimentos sociais, Boulos criticou adversários. Segundo ele, muitos buscam alianças somente para conquistar maior tempo no horário eleitoral gratuito. “Fazem um verdadeiro balcão de negócios. Nós preferimos governar tendo todos estes partidos na oposição.”

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, disse que o partido poderá ter 23 segundos no horário eleitoral gratuito. “Vamos compensar com nossa militância nas ruas e uma plataforma colaborativa nas redes virtuais, que formarão grupos de ação em vários estados”, disse Boulos.

Opinião dos leitores

  1. Um riquinho brincando de pobrinho!! Pensa q engana quem, além meia dúzia de acéfalos? Kkkkkkkkkkkkkkkkk, quanta imbecilidade, coitados dos pais desse imbecil, ou será filho de chocadeira? Vai saber

  2. Bom desse tipo de notícia é que nem precisamos nos desgastar rebatendo seu conteúdo.
    Esse líder de movimento invasor que depois "pede ajudinha" aos sem teto, não ganha eleição nem para líder de sala.
    Sua chapa é a união entre o nada e o nulo.
    Mas falando em eleição qdo será a para líder do MTST? Ou isso não existe por lá e o movimento tem dono?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSL faz convenção neste domingo para lançar candidatura de Bolsonaro

O Partido Social Liberal (PSL) faz hoje (22), no Rio de Janeiro, convenção nacional para lançar a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República. É esperado o anúncio de quem irá compor a chapa com o parlamentar. A advogada Janaína Paschoal sinalizou, na sua conta no Twitter, que tem disposição de ser vice na chapa encabeçada pelo parlamentar.

Na quarta-feira passada (18), o Partido Republicano Progressista (PRP), ao qual o general Augusto Heleno é filiado, se recusou a indicar o militar para vice. Antes disso, o PR tinha descartado a indicação do senador Magno Malta (PR) para compor a chapa com Bolsonaro.

Além da confirmação do candidato à Presidência, será realizada também a Convenção Estadual para lançamento das chapas para deputados estaduais e federais e do nome de Flávio Bolsonaro (atualmente no segundo mandato como depuado estadual pelo Rio de Janeiro) para a disputa ao Senado.

Os trabalhos da Convenção serão conduzidos pelo presidente nacional do partido Gustavo Bebianno e pelo vice, Julian Lemos. Já estão confirmadas as participações de correligionários e dirigentes partidários de todos os estados. O término das convenções está previsto para às 17h.

Os organizadores que estimam a presença de, aproximadamente, 2,5 mil pessoas de diversos estados do país, foram instalados telões no espaço do Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova, região central do Rio, para que os participantes possam acompanhar melhor a programação e os discursos. A programação poderá ser assistida também por meio das redes sociais do partido e da família do deputado.

Jair Messias Bolsonaro, 63 anos, foi o candidato a deputado federal mais votado no Rio de Janeiro, nas eleições de 2014, com 464 mil votos. Casado três vezes, tem cinco filhos e uma carreira de 25 anos ininterruptos no Congresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

SÓ VENDO: Alckmin anuncia intenção de reduzir número de senadores e deputados

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, afirmou que pretende reduzir o número de ministérios, de senadores e de deputados federais. “Vou diminuir 10 ministérios, reduzir de 81 para 54 (o número de senadores), mais de 120 deputados federais a menos. Não tem sentido ter 513 (deputados)”, disse em entrevista ao programa da jornalista Mariana Godoy, da RedeTV, veiculada na noite da sexta-feira, 20. No programa, o tucano disse ainda que essas reformas devem ser feitas no primeiro semestre do mandato.

As declarações foram dadas na mesma semana em que Alckmin fechou um acordo com o Centrão, bloco de partidos formado por DEM, PP, PR, PRB e SD, que têm 164 deputados e detêm 40% do tempo de TV no horário eleitoral gratuito. O acordo foi criticado pela maior parte dos presidenciáveis. O programa da Rede TV, porém, foi gravado antes do anúncio de apoio do Centrão ao tucano.

Alckmin afirmou ainda que pretende simplificar o modelo tributário brasileiro e que o futuro governo precisará aproveitar o capital político das urnas para implementar no primeiro semestre do mandato uma grande agenda de reformas, como a política, tributária e da Previdência.

“Quem for eleito vai ter quase 60 milhões de votos. A força é muito grande. Tem que aproveitar os primeiros seis meses para fazer todas reformas”, disse Alckmin, citando entre suas prioridades as reformas política, do Estado.

A respeito da reforma tributária, disse que a ideia é, em um segundo momento, até reduzir os impostos. “Vamos simplificar a questão tributária. Cinco impostos – IPI, ICMS, ISS, PIS e Cofins -, nós vamos substituir por um imposto que é o IVA. No mundo inteiro esses cinco impostos são um só, que é o imposto de valor agregado”.

Opinião dos leitores

  1. É o medo que faz! É mais fácil uma vaca voar do que esses caras votarem contra eles próprios. Vai inventando Geraldo, que eu acredito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Alckmin rebate Bolsonaro: ‘Tentou apoio do Centrão, não conseguiu e fala mal’

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, rebateu neste sábado, 21, as declarações de Jair Bolsonaro (PSL) de que o apoio do chamado Centrão à sua candidatura juntaria “a nata de tudo que não presta no Brasil”, ao seu lado. O tucano também atacou o concorrente na disputa eleitoral.

“Ele (Bolsonaro) passou esse tempo todo querendo o apoio dos partidos. Não conseguiu e aí sai falando mal. É uma grande incoerência”, respondeu Alckmin em entrevista na tarde deste sábado, 21, na sede da Rádio Ji Paraná FM, em Rondônia.

Alckmin também acusou Bolsonaro de envolvimento com políticos que estão presos. “Na realidade, nesses sete mandatos de deputado federal, o que ele fez foi votar com o PT e sempre andar em más companhias. Aliás, é só olhar no Rio de Janeiro quem são as companhias dele: estão todos presos. E o grande mentor dele era o Paulo Maluf”, acrescentou.

O ex-governador de São Paulo disse ainda que só terá “alianças realizadas” na próxima semana e lembrou que a convenção do PSDB está marcada para o dia 4 de agosto. “Estamos trabalhando para um esforço conciliatório. O Brasil está cansado de briga, de divisão. Precisamos pacificar o País para o Brasil sair do marasmo”, afirmou.

Para Alckmin, o apoio do Centrão não é apenas para ganhar a eleição em outubro, mas para ter governabilidade a partir de janeiro. “A população não quer governo para dar show, para ficar se mostrando, para ficar fazendo espetáculo. Ela quer governo para resolver os problemas, para o Brasil voltar a crescer”, completou.

No sábado, outros presidenciáveis também criticaram o acordo de Geraldo Alckmin com o Centrão.

Opinião dos leitores

    1. Queria sim! Não venha me dizer que é Fake News. Bozónaro é político igual aos demais e sabe que necessita de apoio dos demais para poder viabilizar o seu projeto.

  1. Alckmin, o Santo nas planilhas da Odebrecht, tem os pré-requisitos para ser apoiado pelo centrão.

    1. Picolé de Chuchu tem o rabo preso. Merece a turma do Centrão com ele. Farinha do mesmo saco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Alckmin reuniu a nata de tudo que não presta no Brasil’, afirma Bolsonaro

Em solenidade de formatura de paraquedistas do Exército na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste sábado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), pré-candidato à presidência da República, afirmou que sairá isolado na disputa porque não conseguiu alianças e criticou a aliança do tucano Geraldo Alckmin com o centrão da Câmara de Deputados. Foi a primeira vez que Bolsonaro fez uma declaração mais dura sobre o concorrente, polarizando com o tucano.

No evento, ele roubou a cena ao tirar fotos com familiares dos formandos e com soldados, chegando a colocar a boina dos militares e ouviu o coro de “Bolsonaro presidente” dos presentes ao dividir o palanque com o general chefe do Estado Maior do Exército, Fernando Azevedo e Silva. Também trocou sorrisos e abraços com outros generais. E novamente voltou a posar com criança fazendo sinal de arma.

– Eu quero cumprimentar o Alckmin. Ele reuniu a nata de tudo que não presta no Brasil ao lado dele – declarou.

O deputado federal usou a agenda para defender o nome da advogada Janaína Paschoal como vice-presidente em sua chapa, afirmando que durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ela mostrou aguentar a pressão. Os dois têm falado por telefone e ela deve comparecer na convenção do PSL neste domingo.

Opinião dos leitores

  1. Mas não queria o que o PR indicasse o vice, não queria? Como diz vovó, todo castigo pra corno é pouco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Policial morre afogado em Pipa após tentar salvar esposa

Um policial militar dos quadros da Paraíba morreu no fim de semana na praia da Pipa após se afogar.

O sargento J. Silva tinha 52 aos e era lotado na 3ª Companhia do 4º BPM, em Belé (PB).

Ele entrou no mar para tentar salvar a esposa, que estava se afogando. Na tentativa, ele foi vencido pela força das águas. A mulher sobreviveu.

O fato ocorreu na sexta-feira (20), mas só no sábado (21) o corpo do homem foi localizado.

Opinião dos leitores

  1. Os hoteleiros da Pipa mudaram o nome de Praia dos Afogados para Praia do Amor. Desde então sempre morre um desavisado afogado. Sabedoria popular deve ser respeitada..

  2. Os hoteleiros da Pipa mudaram o nome de Praia dos Afogados para Praia do Amor. Desde então sempre morre um desavisado afogado. Esse canalhas devem ser responsabilizados..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Recessão, insegurança e problemas no aeroporto fazem turismo no RN despencar 9%

Recessão na economia nacional, crise na segurança pública estadual e problemas na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Int. Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Essas são os três fatores que, segundo especialistas, contribuíram para a redução da atividade turística no Rio Grande do Norte em 2017, informa Ricardo Araújo em reportagem neste domingo no jornal Tribuna do Norte.

Dados do Anuário Estatístico de Turismo 2018 – Ano Base 2017 do Ministério do Turismo publicado semana passada mostram redução de 9,39% na movimentação de turistas no estado em comparação com o ano anterior.

Os números chegam a ser inferiores em mais de 30% sobre o período em que Natal participou do Mundial da Fifa de 2014.

A reportagem na íntegra pode ser lida aqui.

Opinião dos leitores

  1. Primeiro…a recessao era culpa da Dilma entao ja deveria ter acabado, desculpa numero 1…desculpa numero 2:o aeroporto um dia desses faz nem um mes foi eleito o melhor do Brasil pasmem! E noticia numero 3 …nos podemos dizer que temos o governador da segurança q ele mesmo se denominou em campanha. Ou seja , essa materia esta enganada!

  2. Esse aeroporto, é a maior porcaria feita no RN. Distante, localização perigosa, acesso HORRíVEL. São alguns dos motivos, para o nosso turismo está nesta derrocada.

  3. A insegurança já começa na ida ou vinda do aeroporto.Quando viajo se o vôo for a noite,vou cedo para o aeroporto e se a chegada for de madrugada, espero o dia amanhecer para ir para casa.

  4. O caos da segurança foi o responsável por isso, pior que só agravava no período de alta. Parecia orquestrado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleições 2018: Veja como ficou o tempo de TV dos pré-candidatos após apoio do centrão a Alckmin

O jornal O Globo divulgou em infografia como ficou rateado o tempo do guia eleitoral depois que os partidos do centrão decidiram apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin.

As alianças acertadas com PTB, PSD e centrão (bloco formado por PP, PR, SD, DEM e PRB) acrescentaram mais 3 minutos e 33 segundos ao tempo de propaganda de Alckmin, o que, somado ao tempo do PSDB, elevará o tempo de TV do candidato a pelo menos quatro minutos e quarenta e seis segundos, representando 38% do tempo total de tv.

 

O tempo ficou assim distribuído

Alckmin – 4m46s

Candidato do PT – 1m31s

Meirelles – 1m27s

Ciro Gomes – 28s

Paulo Rabello – 19s

Manuela – 13s

Boulos – 8s

Álvaro Dias – 7s

Marina – 4s

Bolsonaro – 3s

Levy – 3s

Amoêdo – 2s

PSTU – 2s

Opinião dos leitores

  1. Tempo a fole vai ter GERALDO pra falar e emprenhar pelos ouvidos um monte de jegue batizado.

  2. O Brasil em peso deveria boicotar esse programa ridículo a começar pelo tempo que deveria ser igual para todos: 30 segundos.

  3. Na verdade, o tempo de tv era pra ser igual para todos os candidatos
    independentee de alianças.

  4. Alguém com suas faculdades mentais normais, ainda assistem esses programas de comédia( horário eleitoral).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Norte e Nordeste lideram casos de crimes eleitorais no Brasil

Estados do Norte e do Nordeste concentram, proporcionalmente, o maior número de investigações por crimes eleitorais no País no período de uma década. Nas últimas seis eleições (2006-2016), Roraima, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Amapá tiveram a maior relação de inquéritos policiais por eleitor no Brasil. A maioria dos procedimentos abertos se refere a compra de voto.

Os números fazem parte de um levantamento feito pelo Estado com base em relatórios da Polícia Federal obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A reportagem comparou dados do número de inquéritos de matéria eleitoral enviados pela Divisão de Assuntos Sociais e Políticos (Dasp), da Polícia Federal, com a quantidade de eleitores de cada um desses Estados.

Na década, considerando apenas os pleitos nacionais, houve crescimento de 8,9% no número de inquéritos: de 1.022 para 1.113. No Ceará e em Roraima, os casos crescem ano a ano. No entanto, houve queda na quantidade de crimes eleitorais referentes aos pleitos municipais. Ainda assim, foram abertos 2.073 inquéritos em 2016 – ante 3.528 em 2008 (diminuição de 41,2%).

Procuradores eleitorais, delegados e presidentes dos tribunais regionais eleitorais ouvidos pelo Estado apontam que esse tipo de problema é impulsionado pela dependência que essas regiões têm em relação a empregos relacionados à máquina pública. Roraima é o Estado que mais registrou esse tipo de ocorrência – 12,9 por cada 100 mil eleitores, em média, na década.

Em razão do número de casos registrados, Norte e Nordeste são as regiões que mais receberam, na década, reforço da Polícia Federal no período eleitoral, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições, segundo relatórios da PF. Dos oito Estados que pediram auxílio para a realização do último pleito nacional em 2014, sete eram dessas regiões, além do Distrito Federal.

Ainda assim, esses números podem representar apenas parte do fenômeno, já que muitas denúncias não resultam em inquérito. “A maior parte dos crimes eleitorais é de menor potencial ofensivo, como boca de urna e, via de regra, não resulta em inquérito policial. A apuração é feita em termo circunstanciado”, diz o procurador regional eleitoral em Rondônia, Luiz Gustavo Mantovani.

Para o professor de Direito Eleitoral da FGV São Paulo e do Mackenzie, Diogo Rais, uma das explicações pode estar na importância da eleição na vida desses cidadãos. “Vive-se mais dentro da máquina pública do que em outras regiões. Em cidades menores o risco é ainda maior.”

No Rio Grande do Norte, a procuradora regional eleitoral Cibele Benevides emitiu recomendações que reforçam pontos já existentes da legislação eleitoral. Uma delas é a instrução de que igrejas orientem todos os seus líderes religiosos para evitar que façam qualquer tipo de veiculação de propaganda eleitoral em cultos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VOTO DE CABRESTO: RN é o primeiro do Nordeste e terceiro do Brasil em crimes eleitorais

Um levantamento do jornal O Estado de S.Paulo publicado na edição deste domingo (22) revela que o Rio Grande do Norte é o terceiro no ranking de crimes eleitorais no Brasil.

As estatísticas são referentes a uma década e levam em conta os inquéritos policiais abertos pela Polícia Federal nas últimas seia eleições (2006-2016).

A maioria dos procedimentos se refere a compra de voto.

Roraima e Acre lideram o levantamento. Na média geral, que considera o número de crimes para cada grupo de 100 mil habitantes, os dois estados do Norte marcaram 12,88 e 10,36.

Logo em seguida aparece o Rio Grande do Grande do Norte, com 8,23. Paraíba (7,34) e Tocatins (6,50) completam a lista dos cinco.

Na outra ponta, os estados com menos crimes são Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Bahia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo deu R$ 173 bi em subsídios a programas sem efeitos, diz estudo

Estudo inédito coordenado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) avaliou 20 programas de subsídios do governo federal.

Pelo menos em quatro deles o país gastou, desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), R$ 173 bilhões sem que os objetivos fossem alcançados.

O valor acumulado com esses gastos equivale a mais do que o déficit primário do país que, no ano passado, foi de R$ 124 bilhões e está em franca ascensão com a tramitação no Congresso de projetos que podem elevar as despesas em R$ 68 bilhões em 2019 sem receitas para compensá-los.

O Ipea é vinculado ao Ministério do Planejamento. É a primeira vez que um órgão faz um estudo para avaliar a efetividade de uma despesa.

Há quase uma década, o TCU (Tribunal de Contas da União) recomenda que os ministérios avaliem o desempenho dos programas, especialmente dos benefícios concedidos via fundos setoriais —que não entram no Orçamento.

No levantamento feito para a Folha foram considerados o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), o Profrota Pesqueira, a desoneração da folha de pagamento e o Prouca (Programa um Computador por Aluno) porque os demais, na avaliação do Ipea, surtiram algum resultado.

Conhecido como bolsa-empresário, o PSI foi um dos principais programas de Lula.

Lançado em 2009, tentava tirar a economia do buraco após a crise de 2008 financiando máquinas, equipamentos, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.

Suas taxas de juros chegaram a ser menores do que as linhas com juros mais baixos do BNDES.

Foi encerrado em 2016, após consumir R$ 54,5 bilhões apenas com equalizações de financiamentos.

Opinião dos leitores

  1. O governo Temer somente no ano de 2017 deu incentivos fiscais no valor de 354 bilhões e dispensou dívidas de grandes produtores rurais no valor de 1 trilhão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Energia elétrica impulsiona inflação oficial na prévia de julho, aponta pesquisa

O aumento médio de 6,77% no custo da energia elétrica no país foi o principal responsável pela inflação de 0,64% registrada pela prévia de julho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o IPCA-15. Entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho (período de apuração da pesquisa), houve reajustes da tarifas nas concessionárias de São Paulo, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Segundo o IBGE, o custo com habitação, que subiu 1,99%, foi puxado também por aumentos de preço do gás de botijão (1,36%), gás encanado (1,24%) e tarifa de esgoto (1,27%).

Outros grupos de despesa que influenciaram a prévia de julho da inflação oficial foram os alimentos, com taxa de 0,61%, e os transportes, com alta de preços de 0,79%.

O aumento de preços dos alimentos foi puxado por produtos como leite longa vida (18,3%), frango inteiro (6,69%), frango em pedaços (4,11%), arroz (3,15%), pão francês (2,58%) e carne (1,1%). Por outro lado, alimentos que tinham sentido uma alta de preços na prévia de junho devido à greve dos caminhoneiros, desta vez tiveram deflação: batata-inglesa (24,8%), tomate (23,57%), cebola (21,37%), hortaliças (7,63%) e frutas (5,24%).

A inflação dos transportes foi influenciada bastante pelo aumento da passagem aérea (45,05%). Os combustíveis, que haviam tido alta de 5,94% em junho, tiveram deflação de 0,57%, por causa da queda de preços do óleo diesel (6,29%), etanol (0,78%) e gasolina (0,37%).

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Inscrições para o Fies terminam neste domingo

Foto: Agência Brasil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra, no próximo domingo (22), as inscrições para os candidatos ao crédito no segundo semestre deste ano. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. Os interessados podem se inscrever no site do programa na internet.

Pode concorrer às vagas do Fies quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior que zero na redação.

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 deste mês, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 deste mês e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais candidatos poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. toda oligarquia dá terra potiguar| quando tem um filho inutil |que não trabalha e não gosta de estudar| ela bota na politica | para os otários votar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é preso suspeito de esfregar órgão sexual em universitária dentro de ônibus no RN

Um homem de 41 anos foi preso na manhã deste sábado (21) suspeito de praticar ato libidinoso contra uma universitária durante uma viagem de ônibus de Fortaleza para Natal. A vítima informou em depoimento para a Polícia Civil que o homem esfregou o pênis na testa dela.

A universitária pegou o ônibus na noite desta sexta-feira (20) em Fortaleza, no Ceará, com destino a Natal. A jovem sentou na cadeira do corredor e uma amiga sentou ao lado dela, próximo a janela do veículo.

Já por volta das 5h deste sábado, quando o ônibus passava por Riachuelo, município do Agreste potiguar, a universitária acordou sentindo algo quente na testa. Foi quando viu que o homem esfregava o pênis em sua cabeça.

A jovem levantou e foi até o motorista do ônibus informar o que havia acontecido. O condutor pediu para que ela ficasse na cabine até chegar ao posto da Polícia Rodoviária Federal em Macaíba, na Grande Natal.

No posto, a jovem denunciou o caso e a equipe da PRF deu apoio durante o resto da viagem, até à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. A vítima fez um boletim de ocorrência e prestou depoimento.

Marcos Antônio, chefe de investigação, afirmou que o homem detido trabalha como personal trainer. Ele foi autuado por ato libidinoso e já tinha passagem pelo mesmo crime no Rio de Janeiro.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Após separação, 19 crianças brasileiras já estão com famílias nos EUA

Após terem sido separadas de suas famílias ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos, 19 crianças brasileiras que estavam em abrigos já foram liberadas. Elas foram reunidas com seus pais ou responsáveis nas últimas duas semanas, informou hoje (21) o Ministério das Relações Exteriores.

Outros processos de reunificação familiar estão em fase de finalização. Trinta crianças e adolescentes brasileiros ainda estão em abrigos, localizados nas cidades de Chicago, Houston, Los Angeles, Miami e Nova York. “Os agentes consulares mantêm suas visitas regulares aos abrigos, com contatos com cada um dos menores, para assegurar que estão recebendo os cuidados devidos”, diz a pasta, em nota.

O monitoramento dos processos é feito diariamente pelos consulados do Brasil nos Estados Unidos. De acordo com o Itamaraty, são processos de natureza administrativa, que dispensam a representação em juízo. “São todos eles acompanhados de perto pelos consulados brasileiros, que prestam o aconselhamento devido aos familiares. Em casos que venham a requerer representação legal, já foram identificadas organizações com advogados especializados em direito imigratório que oferecem serviços pro bono [gratuito]”, diz a nota.

O governo brasileiro não pode, entretanto, obrigar as crianças e seus familiares a retornarem ao Brasil. Segundo o Itamaraty, a maioria expressiva manifesta o interesse de permanecer nos Estados Unidos, ainda que para isso tenha de aguardar decisão das autoridades locais.

No caso daqueles que optam pelo retorno voluntário, seus processos têm ocorrido segundo as leis americanas, com o acompanhamento dos consulados brasileiros, que colaboram na intermediação entre os envolvidos e na reunião dos documentos necessários.

Em maio, o governo do presidente Donald Trump adotou a política de tolerância zero àqueles que tentam atravessar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos. Enquanto os adultos são presos, as crianças são enviadas a abrigos.

O Itamaraty reforçou ainda que, desde a adoção dessas medidas, o governo brasileiro tem “feito chegar ao governo norte-americano, em diferentes momentos, seu firme desagrado com uma prática que considera cruel e em franca violação de instrumentos internacionais de proteção aos direitos das crianças”, diz a pasta.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tá vendo como a cadeia já fez efeito? parou de beber…emagreceu… melhorou Caligrafia… leu muitos e muitos livros de colorir… melhorou muito… . Vamos torcer para que fique um pouco mais que os doze anos preso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *