Geral

Pais procuram blog e denunciam aulão do Salesiano Dom Bosco direcionado para Lula

Alunos do Salesiano Dom Bosco procuraram o BlogdoBG indignados com o teor de um aulão realizado na manhã deste sábado (22).

Os conteúdos faziam referências pró-Lula e com críticas ao atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, segundo estudantes que entraram em contato com o blog.

“Os professores começaram a aula fazendo alusão ao número 13, com uma história de defender o Distrito 13, dos filmes ‘Jogos Vorazes’. Além disso, colocaram uma luz vermelha no ambiente, falando mal do nosso país e coisas mais sobre a gestão do presidente”, de acordo com relatos feitos ao blog.

Minha filha chegou em casa indignada e eu estou arrasada“, disse ao blog a mãe de uma aluna.

Um pai de outro aluno, também indignado com o conteúdo, contou que vai aguardar o encerramento do ano letivo para procurar a direção da escola.

A aula foi para alunos do ensino médio, que possuem idade para votar, e também foi aberta aos alunos do 9º ano.

O professor Ricardo Gomes, um dos idealizadores do Aulão afirmou que “em nenhum momento se fez referência a este ou aquele candidato, até por que o Colégio Salesiano Dom Bosco não tem esse tipo de postura, muito menos os profissionais que de lá fazem parte“, comentou o professor na publicação.

Opinião dos leitores

  1. Corrigindo a postagem
    Esse aulão foi direcionado para o 9• ano, alunos de 14 anos. Em momento nenhum foi direcionado ao ensino médio. Minha filha estuda no 9• ano.
    Outra coisa, assistam o filme e vocês vão observar que o distrito destruído é o 13.
    Não sou PEtista e muito menos Bolsonaro, acredito que antes de tomar partido, devemos observar os fatos.
    Muitos pais soltam seus filhos na escola e não acompanham em nada. E depois se acha no direito de acreditar em tudo e sair falando besteiras e acusado tal professor. Acompanho minha filha em tudo, e afirmo de certeza, que em momento algum foi falado de política brasileira, e sim do cenário do filme que fala sobre a miséria que eles enfrentam.
    Acredito que fora de sala de aula os professores podem acompanhar o partido que quiserem, da mesma maneira que nós pais acompanhamos.
    Então quer dizer que as escolas devem abolir o número 13 e as cores vermelha para não fazer apologia?! Muito bem, você que tem esse pensamento, é um alienado.

  2. Que profissional é você? Publicar sem verificar o que ocorreu. Por isso que muita gente não confia no que você publica. Por que tirou os nomes dos professores? Está com medo dos processos. Seja ético.

    1. N teve nada disso no aulão, de duas uma, vocês fizeram e postaram isso por mentira ou são completamente imbecis.

  3. Impressionante a capacidade dos gados de Bolsonaro em criarem teorias da conspiração. Minha gente, esse foi um aulão TEMÁTICO, óbvio que em uma escola como o salesiano apologia política não é tolerada. Quem assistiu aos FILMES sabe que esse ataque a instituição e PRINCIPALMENTE os PROFESSORES, não faz sentido.

  4. Pessoal, Bolsonaro já perdeu essa eleição! Superem e deixem os professores em paz! Vão trabalhar, já que não quiseram estudar.

  5. Isso, pais! Tirem seus filhos da escola. Só assim as crianças e adolescentes civilizados e conscientes terão paz para estudar dignamente.

  6. Kkkkkkk. Adorei a matéria. Mesmo sabendo que os professores não fizeram de forma intencional, quero pedir para vocês fazerem isso todo ano, pois falar sobre esses temas é responsabilidade sim da escola. Amanhã estarei matriculando meus filhos nessa escola! Atura ou surta bolsominios.

    1. ja vai colocando tua filha pra fazer xixi na frente dos meninos entao.

  7. Esses esquerdistas dão uma aula cheia de mensagem subliminar e ficam querendo mentir dizendo que não foi? CAMBADA DE NOJENTOS ESQUERDOPETISTAS

    1. po cara, vai estudar um pouco, vc nem tava la pra ficar afirmando b*sta, mas esqueci q é normal pra direitista nao estudar.

  8. Sou pai de 3 alunos da escola e todos ja reclamou desse professor de historia e dessas professoras que defendem ideologia de genero, feminismo com sovaco cabeludo, e que falam mal do nosso presidente. Teve uma professora falando do tal paulo freire na aula, absurdo.

    1. Mentira! Uma professora falando do patrono da educação brasileira? Do maior educador do mundo? Daquele no qual as universidades mais respeitadas se inspiram para lecionar?

      O estrago que vocês fizeram no Brasil eu jamais serei capaz de perdoar. Viramos uma ex-nação em cima desse fanatismo tolo. Que pena. E que desserviço esse Bruno Giovanni. Trai a classe com mentiras, que são fartas por aqui, e com um apoio sabujo

  9. Vou tirar minhas 2 filhas dessa escola. Achei que era mentira até ver a rede social desses professores. Tudo esquerdopata, tudo defendendo o pt e o luladrão. Ou a escola demite esses esquerdistas ou a saída é tirar minhas duas filhas.

  10. O bolsonarismo nunca foi uma corrente política, é sim uma seita formada por um amontado de obscurantistas alucinados e doentes da alma.

  11. Só o que fazem é explodir as mentes! A lavagem já começa aos 5 anos. Vejo na escola do meu neto. Escola Bilíngue

  12. Ah, falar de insegurança alimentar então é.falar mal de Bolsonaro e fazer.propaganda positiva ao PT? Isso diz.muito sobre Bolsonaro então kkk

  13. Tem uma professora de Artes nessa instituição que vive de querer fazer doutrinação enrustida dentro da escola. Sempre que minha filha tem aula com ela, chega me relatando os absurdos. Queremos com urgência uma posição do grupo Salesiano.

  14. Ainda colocaram os dedos do condenado na logomarca do tema. Tenho filhos nessa instituição, mas caso não façam uma retratação e punição desses ditos professores que participaram e elaboraram essa aula patética, irei tirá-lo dessa escola.

  15. Inacreditáveis são os comentários aqui chamando os professores de canalhas, safados e vagabundos.. Vocês, por acaso, se formaram como? Sem os professores vocês não seriam nada, meus senhores. Deveriam se envergonhar e voltar para a escola, pois não estudaram suficiente para saber que a fome é um problema sério no país desde muito tempo. Os professores estão errados só pelo fato de terem passado vocês de ano sem ter o mínimo de conhecimento básico. Respeitam a classe que mais trabalha corretamente nesse país e que não depende de políticos para se beneficiarem. Em relação a rede pública que citaram aí, os professores passaram por concurso público, coisa que vocês não tem conhecimento de causa pois não deve ter passado nem na dependência da escola.

    1. Só professor tem que ensinar português, matemática, geografia, física, química etc. Agora isso aí é militante ESQUERDOPATAS que adora um ladrão, comunista que assaltou o Brasil.

    2. Muito bém. Antes de publicar uma matéria, deveria procurar averiguar.

  16. É tanto escândalo no marista e agora foi a vez do salesiano. Por essas e outras que coloquei meu filho no Noilde não que lá não exista, mas a coordenação quando tem ciência que o professor extrapolou toma alguma atitude.

  17. O bolsonarismo é doente, paranoico e irresponsável. Um mal que precisa ser bandido da democracia.

  18. Por essas e outras que não coloquei meu filho para estudar lá nem no marista. Na minha época o salesiano e o marista eram referência para mim e todo o estado, mas hoje estão em decaindo com essa doutrinação.

  19. Como sempre, o Blog do BG sendo o Blog do BG.
    Meio de comunicação medíocre que com clara parcialidade política e falta de apreço a verdade.
    Você, BG, é responsável por parte da polarização que vivemos quando escolhe a forma de divulgação das suas “verdades”.

    Quando a sua ficha cair, se um dia acontecer, você vai se envergonhar muito. Espero que não demore.

  20. Meu filho estudou lá. Depois foi para o São José, rede salesiano. Tirei do São José também. Material didático da rede salesiano é voltado para o socialismo, estão pavimentando para a implantação do comunismo.
    Nem parece uma instituição religiosa… padres querendo implantar o comunismo.

  21. QUE ABSURDO!!! tudo mentira. Eu estava presente e em nenhum momento os professores falaram do cenário político atual ou se posicionaram a favor de candidato A ou B. Eles são inclusive meus professores e excelentes profissionais!

  22. Reportagem mentirosa, não teve nada disso no evento. Não se pode falar de combate a fome que é referência a Lula? O aulão era apenas para alunos do nono ano que não votam. Se informem melhor!!?

  23. Não sei o que é pior… O questionamento sobre o conteúdo que é extremamente necessário para os alunos que irão fazer o ENEM ou os comentários por aqui!

  24. Quanto ódio gratuito à esquerda! Lógico que trabalhador vai ser contra a fome, a miséria! Pautas que são supostamente de esquerda! Ser direita conservadora no. Nordeste? Quem? Onde?

  25. Sou aluna do 9 ano, e estive presente nesse aulão. Estou indignada com a quantidade de mentiras que li nessa matéria!! A aula foi totalmente voltada para um livro, que se vcs tivessem o mínimo de senso, teriam lido pelo menos a sinopse para saber do que se trata. Espero que esses alunos que tiraram os professores de contexto tenham na cabeça todo o trabalho que os mesmos tiveram para preparar uma aula em dia de sabado para a gnt e espero, que se toquem que o mundo não gira ao redor da política e dos candidatos corruptos deles!

  26. BG, você deveria investigar antes de publicar, porque minha filha foi para esse aulão e não houve nada disso e antes que você pense que eu sou petista, afirmo que VOTO EM BOLSONARO.
    Mas você precisa ser mais profissional.

  27. Sr Ricardo Bufal o ex presidiário nao tirou o Bradil da fome. Ele baixou as estimativas em valores financeiro da faixa de pobreza. Nao se iluda e nem iluda ninguém.

  28. Absurdo é o povo achar que falar da fome do país é doutrina. Os professores mostraram apenas os dados.
    Tirem essa polarização ridícula da vida de vocês!

    1. Meu nobre, o auxílio Brasil cobre 100% dos brasileiros mais pobres, é só se cadastrar. Falar em fome no Brasil, é politicagem baixa e desonesta.

  29. Olhamos pra frente e vemos uma geração carente de valores sociais, familiares e cristãos, triste futuro plantados por esses professores marxistas.
    Srs país salvem seus filhos enquanto é tempo, afastem-os desse estabelecimento conivente e omissos com essas atitudes, escola de padre fazendo vista grossa para o Aborto, Drogas, ideologia de gêneros, destruição da família, pautas que esses professores criminosos pregam.

    1. Pais e Mães! Que seus filhos e folham conheçam a realidade do Brasil – fome, desigualdades, preconceitos, racismos .. – e possam se posicionar como cidadãos e cidadãs conscientes do Brasil e dp mundo em que vivemos!

  30. O povo de Cristo é uma comédia, nem faz a leitura da Bíblia e segue os influencers de ocasião. Se falar de fome é abordar o comunismo porque é que vocês como bons cidadãos de bem não agem? Usar as cores vermelhas do colégio virou coisa de petista? Kkkkkkkk Lascou-se os dar edited que seguem os tempos e cores litúrgicas. As vezes serão bolsominions por usar o verde, a bandeira com cores amarela do Vaticano ou vermelho do sangue do Cristo comunista e petista.

  31. Eu estou chocada como bolsonarista é burro e não entende acha que tudo é alusão ao PT. Vão estudar! Meu filho é aluno do Salesiano e isso só me deixa mais segura da escolha certa. Parabéns, Professores! Dar aula sobre a fome no Brasil é um DEVER de todos, só esses alienados que não percebem isso.

  32. A primeira PEC que Bolsonaro tem que mandar pro Congresso é pra mitigar a autonomias das universidades federais. Para fechar todos os cursos de humanas. Dá o canudo a que já entrou e manda pro mercado de trabalho. Tira esse monte de matéria também do ensino escolar.Investe tudo com curso técnico ou área de saúde. Quem quiser fazer, por exemplo, Antropologia, que pague.

  33. Conheço o time de professores e nada disso foi realizado. Não existe cunho político em uma fala que fala a verdade e realidade do Brasil. É triste coisas e profissionais serem tirados de contexto.

  34. Meu filho estuda nessa escola , aguardando o retorno da escola no meu questionamento. Se não tiver o desligamento desses professores e retratação da escola , estarei procurando outra instituição. Absurdo tudo isso 😞

    1. Mulher, cuide! Coloque logo sua cria em um colégio militar, pra não pensar por si, só obedecer comandos. É o melhor, acredite!

  35. Gente, a logomarca da escola é Azul com Vermelho. Toda empresa tem uma identidade visual, ou agora eles terão que mudar até a cor da logomarca ?!?!

  36. Defender o fim da fome agora é ser Lula? É ser de esquerda? esse folhetim bolsonarista estar passando dos limites viuu. Depois não reclamem !

  37. A aula foi maravilhosa. A ciência é o caminho para a evolução da humanidade. Blog do BG é uma piada sem graça.

  38. Eu sou aluno do colégio e posso alegar veementemente que o Salesiano Dom Bosco nunca permitiria tal movimento político. Além disso, nossos professores são sérios quanto a esse assunto, sempre se mantendo neutros quando estão em seus trabalhos.
    Devo dizer que esse aulão não teve nenhuma alusão política, bastava ter lido o livro “Jogos Vorazes” para interpretar a aula corretamente ao invés de disseminar informações falsas.

  39. Gostei da sugestão da(o) Kaligola. Quem permite que seus filhos recebam orientação pedagógica com viés exclusivamente de esquerda, concentrado no socialismo, comunismo, ideologia de gênero, apologia as drogas, a libertinagem, permissividade ao crime…realmente é melhor escolher um colégio deste mesmo.
    Não há como dissociar ou é ou não é!

    Prefiro um colégio no qual o projeto pedagógico permita a pluralidade de ideias sem viés ideológico.

    BOLSONARO 22

    1. A Sra. anda comendo alguma coisa estraga e está com o discernimento meio turvo… um colégio católico que fala de “ideologia de gênero, apologia as drogas, a libertinagem, permissividade ao crime”? Tá na Disney??
      E ainda tá nessa de comunismo e socialismo depois de Kruschev, as notícias não chegam no seu rincão? Esse ZAP não tem um grupelho de história?
      Pluralidade de ideias MAS só se for liberal-conservador (que já é um paradoxo brutal, dado que economia liberal conflita com ditâmes conservadores).
      É tanta asneira e chapéu de alumínio que vou te falar…

  40. A aula foi para alunos do 9 ano , com idade entre 14 e 15 anos . Portanto sem idade para voto . Minha filha estuda lá e foi pata o aulão . Irei colher informações sobre os fatos para posicionamentos. Mas vale lembrar que se trata de um livro trabalhado durante o ano de 2022

  41. Absurdo é esses pais se meterem nas aulas da escola pensando que tudo que falam tem a ver com os candidatos. Falar sobre a política do Brasil faz parte do ensino de qualquer escola. As pessoas estão ficando loucas!

  42. Gente isso tem nada v com política, isso é um filme que todo ano tem para os alunos do 9 ano. Meu filho qd fez o 9 ano tbm assistiu. Distrito 13 o filme

    1. E é? Interessante isso acontecer justamente próxima à eleição… Já vi que és uma militante. Abra os olhos enquanto ainda tem liberdade.

  43. Você mesmo diz em sua matéria que o Distrito 13 é do filme “Jogos Vorazes”, então porque isso seria uma alusão ao Lula? Além disso se você tiver o mínimo de interpretação de imagem a luz vermelha foi para melhorar esteticamente o ambiente de acordo com a imagem

    1. Na vida não basta ser (honesto, competente, ético, fiel, etc). Tem que PARECER!

  44. Professor que não doutrine seus alunos em sala de aula hoje em dia vale ouro e são raros, o resto é meia boca.

  45. Não posso afirmar que isso seja verdade. Não estava lá, mas que tá td dominado, isso tá! A maioria dos professores, por uma razão inexplicável, principalmente nas universidades, é pró Lula. Como pode, professores! Esses indecentes não conhecem a verdadeira história do Brasil; conhecem e ensinam narrativas criadas pela esquerda, a partir de Paulo Freire. Cada pai e mãe que cuide de seus filhos, porque é bem assim na maioria dos estabelecimentos de ensino.

    1. E o nosso presidente deu um belo aumento para estes babacas. Cabeça de esquerdopata é terra de ódio e degradação humana.

  46. É só mudar de escola, e deixar eles serem uma escola socialista e dar aula de graça.

  47. Como pode um colégio que diz se orgulhar do seu lema que diz educar evangelizando, ter professores que usam aulas para ensinar ideologias que vão de encontro a fé cristã.

  48. Como pode um colégio que diz se orgulhar do seu lema que diz educar evangelizando, ter professores que usam aulas para ensinar ideologias que vão de encontro a fé cristã.

  49. vocês são mt desinformados, vao procurar oq fazer e deixem os professores em paz. eles em momento algum se pronunciaram publicamwnte sobre o governo atual em aula

    1. Outro militante infiltrado 🤦🏻‍♂️

  50. Que absurdo, estou chocada, neste momento estou na escola, trouxe meu filho para fazer uma sondagem e vejo essa postagem, em busca agora de uma explicação da condenação, como pode uma escola que prega Educar Evangelizando e Evangelizar educando, permitir esse tipo de apresentação absurda.

    1. Então se ainda está em dúvida, procure se informar dessa aula direito, pq acredito que vc seja um adulta e não uma criança igual os montes aqui comentando besteira sem saber direito como foi essa aula.

  51. O nazifascismo potiguar está com medo! Eles tão vendo Lula em tudo, ah gado adestrado, nunca ligaram para educação dos filhos e agora acha que qualquer coisa vermelha é “comunista”.
    Achou ruim, tira e bota em qualquer outro colégio particular liberal, com aulas de empreendedorismo e educação moral e cívica.

    1. Se nós brasileiros que queremos defender nosso país é nossa liberdade somos gado… Vcs são zumbis! Anencéfalo!

  52. Absurdo!!! Esses professores deveriam ser punidos!!! Pagar uma escola e servir para induzir e poluir a mente dos alunos.

    1. O Professor Ricardo Gomes diz ser anti partidário. Apenas usou na sua sala de aula a famosa linguagem subliminar.

  53. BG ESSE SEU BLOG DEVERIA MUDAR DE NOME.
    VC DEVERIA INTITULAR VOTE NO BOZO
    QUE FRESCURA, MEU AMIGO UM ALUNO DE 16 ANOS, JÁ YEM DICERNIMENTO DE SABER O QUE QUER.
    PROVA DISTO, É QUE SEU CANDIDATO, O BOZO, QUER DIMINUIR A IDADE PENAL PARA 16 ANOS.
    DEIXA DE “TERRORISMO” BARATO BG.

  54. Matéria mal preparada e totalmente errada, só falaram sobre conteúdos que estão acontecendo no nosso país e relacionando com o filme, porém as pessoas são negacionistas o suficientes pra negar até isso

  55. O tal do desespero, não houve nada demais, além de MIMIMI, como eles próprios falam. Os professores só falaram da fome, que mais de 35 milhões de pessoas passam nesse governo. Só que a “censura” só existe quando nos prejudicar. Lula 13

  56. Vão se tratar! Que loucura é essa? Tudo agora vem à público para esse tribunal de rua alucinado.
    Sabe o que incomodou vocês? Que o assunto a abordado, ou parte dele (pela imagem) foi a fome!!
    E vocês não querem esse assunto. Sabe o por que BG?!
    Porque Lula tirou o Brasil do mapa da fome, isso é incontestável.
    E o presidente de vocês disse, sim, ele mesmo, que não existe fome se verdade no Brasil.
    Eis a diferença: vocês não querem um assunto real e que fragiliza o mito de vocês.
    Vão se tratar.

  57. Sou aluno do salesiano, muitos dos professores aí foram ou são meus professores, professores inclusive muito bons. Nunca em sala de aula tentaram “doutrinar” ou direcionar alguma fala para algum político.

  58. Sr Bruno Giovani, gostaria que o senhor deixasse de lado sua parcialidade profissional e respeitasse a lisura profissional dos cidadãos envolvidos e, covardemente, aqui expostos. Sugiro que o senhor se retrate das informações falsas aqui veiculadas, que são de uma, no mínimo, grande maldade.
    Sou um dos professores que idealizaram o aulão e, em nenhum momento se fez referência a este ou aquele candidato, até por que o Colégio Salesiano Dom Bosco não tem esse tipo de postura, muito menos os profissionais que de lá fazem parte.
    Peço aos comentaristas de plantão que respeitem a instituição e os profissionais envolvidos.
    Caso queria maiores informações, estarei a disposição.

    1. Muito bem, professor!
      Minha filha, Mariana, foi para o aulão e disse que não aconteceu nada disso.

    2. Chega de proselitismo político no ambiente escolar. Criem vergonha na cara e cumpram suas obrigações de apenas ensinar. Chega de tanta intromissão.

    3. Seu perfil no Instagram @profricardogomes tem uma foto no IFRN Natal abraçado com Fátima Bezerra. Isso também é mentira?

    4. Nossa eu fico chocada como as pessoas acreditam e ofendem os professores dessa forma. Minhas 2 filhas estudam no Salesiano e nunca vi a escola com esse viés político partidário. Mas temos que ser pais responsáveis e mantermos sempre essa ligação família / escola. A educação dos nossos filhos devem iniciar dentro de casa, mas com pais que desrespeitam os professores, já se imagina que aluno é esse, pq vê essas atitudes dentro de casa. Minha solidariedade a você Ricardo e aos demais que participaram da aula, não tenho dúvidas da capacidade de vcs, tenho um orgulho gigante por já ter sido professor da minha filha e uma admiração por essa linda profissional que tem o dom de transformar a vida das pessoas através do ensino.

  59. Tenho dois filhos lá, to decepcionado com a escola e agora estou mudando minha concepção até pq professor querer impor ideologia, já vou providenciar a mudança de escola dos meus filhos.

    1. Por isso que não coloquei meu filho no salesiano nem no marista.

  60. O salesiano tem que demitir esses safados desses professores PTralhas, pois essa escola é privada e esses professores vagabundos da esquerda não podem fazer política na mesma. Esses crápulas tem é devem serem demitidos imediatamente. Vão ensinar na rede pública ok ara ganharem uma migalha e não serem reconhecidos, trastes.

    1. Senhor(a) Azevedo, não acha hipocrisia falar para os mais jovens terem cuidado com o que veem nas redes sociais enquanto os mais senis são os que mais caem em Fake News? Tenho um conselho para você: Cuidado com aquilo que você vê nas redes sociais, pois nem tudo que têm lá é verdadeiro.
      Devo me adequar à sua época e dizer que vossa mercê é um boomer.

    2. Observo os comentários, vejo que tem vários equívocos, 1° o aulão não foi para o ensino médio e sim para os 9° anos, 2° só falácias de pessoas que nao tem o que fazer e fica julgando os profissionais da Escola, outra que não são doutrinadores e sim educadores, tenho meus filhos lá e estou muito satisfeito. Posicionamento político não cabe aqui.

    3. Creio que o senhor não conheça o ensino pregado no salesiano. A escola é cristã e não apresenta posicionamento político. E também acredito, que a partir do momento que o senhor se rebaixou usando xingamentos perdeu o argumento

    4. Se for demitir todos os que são esquerdistas e doutrinam em suas aulas, vai faltar professor.

  61. Uns safados! Se aproveitam da oportunidade para destilar ideologias. O que diz o colégio quando professor expõe que o crime compensa?

  62. Os professores do Salesiano são todos petistas e deixam bem claro nas aulas. Ainda bem que minha filha está em uma turma que sempre se posiciona e não permite lavagem cerebral.

    1. Carla, sou aluno do 9º ano e posso afirmar que os nossos professores nunca demonstraram seu posicionamento político nas aulas.
      Sua filha talvez tenha escutado sobre alguma questão social e entendeu que era o posicionamento político do(a) professor(a), por ser um problema que se expandiu no governo atual.

  63. A aula é sobre a fome no Brasil. Um tema atual e necessário em aulas de Geografia, por exemplo! Deixem de abilolamento e vão estudar bolsominions desocupados!

    1. Isso é um jumento doutrinado. Coitado. No futuro vc ainda vai agradecer aos bolsonaristas que irão salvar esse país.

  64. Por essa e por outras que o Salesiano hoje é decadente e está ladeira abaixo entre as escolas de Natal. Bando de padres comunistas doutrinadores dos filhos alheios. Que essa porcaria seja fechada com a vitória do nosso mito.

  65. O caminho mais imediato é registrar uma reclamação na instituição e entrar com um processo no Juizado Cível cobrando uma reparação moral da Escola bem salgada para servir de escopo pedagógico. Os Diretores com certeza são Religiosos(as) e essas criaturas tem um escorpião no bolso na próxima seleção de professores eles certamente serao bastantese criteriosos e seletivos no que se refere a botar os esquerdalhas no seu Cast

    1. Fui aluno do salesiano em 2018 e alguns professores realmente exercem essa influência politica.

    1. A partir de hoje vc está liberada Kaligooooooolinha, tu pode pagar nada babão de ladrão, o seu sonho é virar porta bandeira.

  66. Tirem seus filhos desta escola. Procure escola neutra. Isso é papel da escola. Quando a escola estiver vazia vão perceber o erro.

    1. Mas a logomarca da escola é Azul com Vermelho… Toda empresa tem uma identidade visual ou agora eles terão que mudar até a logomarca ?!?!

  67. Vergonha, os pais ainda pagam caro para submeter os filhos a essa militância descarada. Tenho um filho de 3 anos, já sei onde não irei matriculá-lo.

  68. Fui aluno em 2012 do Dom Bosco, e desde aquela época já era nítido a tentativa de lavagem cerebral dos alunos. Sinceramente não me surpreende um aulão desses.

    1. Tenho para mim que o senhor estudou no salesiano errado

  69. Rapaz não vi o blog comentando sobre as danças de funk dentro da igreja. Putz…acabou a imparcialidade desse blog. Mas como BG mesmo diz. Lê quem quer. Mas que o blog virou palco eleitoral isso virou.

  70. Que tempos são esses? Quer dizer que qualquer coisa que se usar vermelho e falar número 13 ( que é o da sorte) é falar de lula? Ninguém tem pode mais fazer uma reflexão crítica sobre esse país ? Eita povo difícil.

    1. Mas a logomarca da escola é Azul com Vermelho… Toda empresa tem uma identidade visual ou agora eles terão que mudar até a logomarca ?!?!

    2. Está muito difícil ensinar em um país que não pode apresentar os reais problemas da população aos alunos. Que formação esse aluno terá???

  71. “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
    Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram
    meu outro vizinho que era comunista.
    Como não sou comunista, não me incomodei.
    No terceiro dia vieram
    e levaram meu vizinho católico.
    Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram;
    já não havia mais ninguém para reclamar…”

    1. Sou aluno salesiano e garanto a você que nenhum desses professores é “safado” ou tentam impor suas ideologias em nenhum aluno, são professores excelentes.

    1. Isso é um filme, todo ano tem para os alunos do 9 ano. Meu filho tá no pré. E ele disse que todo ano tem nao é de agora, e tem nda v com política. O nome é até distrito 13

  72. Meus filhos já estudaram nessa escola, passei por muitas situações medonhas lá. Mudei de escola!

    1. O bolsonarismo é doente, paranoico e irresponsável. Um mal que precisa ser bandido da democracia.

  73. 80% dos professores do Salesiano também ensinam nas escolas públicas, daí o viés esquerdista. Tomem cuidado senhores pais.

    1. Agora ficou fácil! Imagina frequência desses professores nas escolas públicas heimm!?

  74. Tá tudo dominado pela esquerda maldita. Todas as instituições. Só resta nosso voto pra estancar esse consórcio desastroso. Infelizmente, uma das áreas mais afetadas é a da educação. Foram anos de lavagem cerebral nesses, que hoje, são professores.

    1. O salesiano está virando bagunça o padrão da escola está caindo cada vez mais.

      Professores que são militantes politicos lamentavel.

      Vou tirar os meus filhos da escola.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF apura possível ligação do Brasil com o caso Epstein após denúncia envolvendo mulher de Natal

Foto: divulgação via Reuters

A divulgação de milhões de novos documentos do caso Jeffrey Epstein, liberados recentemente pela Justiça dos Estados Unidos, levou o Ministério Público Federal (MPF) a abrir uma investigação para apurar uma possível conexão do Brasil com o esquema, envolvendo uma mulher de Natal.

O procedimento foi instaurado a partir de uma denúncia registrada no MPF do Rio Grande do Norte e passou a ser analisado pela Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC), em Brasília. O órgão informou que as investigações correm em sigilo, devido à sensibilidade do caso e à necessidade de proteção das vítimas.

Segundo o MPF, a UNTC acompanha a divulgação dos arquivos e monitora informações que envolvam cidadãos brasileiros ou fatos ocorridos no país.

Mensagens datadas de 2011, incluídas nos documentos, mostram o interesse de Epstein por uma jovem de Natal após ser apresentada por uma conhecida brasileira. Os diálogos citam organização de viagem aos Estados Unidos, tratativas sobre emissão de passaporte e pedidos de fotos em lingerie ou trajes de banho, embora não confirmem aliciamento nem indiquem a idade da jovem.

As investigações também apontam que a intermediadora brasileira mantinha relação próxima e dependência financeira com Epstein e teria apresentado outras mulheres ao bilionário ao longo dos anos.

O caso envolvendo Natal integra um conjunto mais amplo de denúncias contra Epstein, acusado de liderar uma rede internacional de exploração sexual de menores. O empresário foi encontrado morto na prisão em 2019, antes do julgamento, mas autoridades americanas afirmam que outros envolvidos ainda podem ser responsabilizados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parnamirim fortalece rede de proteção à criança e ao adolescente

“Hoje Parnamirim tem uma gestão que trabalha com transparência, e isso impacta diretamente na promoção de políticas públicas efetivas que transformam e salvam vidas.” A declaração da prefeita Nilda marcou a solenidade de assinatura do Termo de Fomento com organizações da sociedade civil contempladas com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA). Foram destravados R$ 3 milhões para fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em Parnamirim, consolidando um novo momento de responsabilidade, transparência e compromisso social no município.

A liberação dos recursos representa um avanço concreto da atual administração na organização e aplicação responsável dos recursos públicos. Parte desse montante já está sendo executada por meio das parcerias firmadas com as instituições habilitadas através de chamamento público, garantindo segurança jurídica, critérios técnicos e total respeito às deliberações do COMDICA.

Durante o evento, Nilda reforçou que investir na infância é investir no futuro da cidade. “Quando aplicamos recursos com responsabilidade e critério técnico, estamos garantindo oportunidades reais para nossas crianças e adolescentes. Estamos mudando histórias”, afirmou.

Cada instituição contemplada recebeu R$ 180 mil para execução das ações pelo período de 12 meses, conforme cronograma aprovado. Ao todo, mais de 400 crianças e adolescentes serão atendidos diretamente por projetos nas áreas de cultura, educação, esporte, inclusão social e fortalecimento de vínculos — iniciativas que ampliam a rede de proteção e oferecem caminhos de desenvolvimento e cidadania.

Foram contempladas as seguintes instituições: Associação Cultural Dom Nivaldo Monte (ACDONIMO) – Projeto Cultural Pitimbu; Grupo de Apoio à Adoção (ABRACE) – Projeto Sonhos em Movimento; INFOCA – Projeto Aprendendo a Aprender; Instituto Attitude de Desporto Judô – Projeto Esporte para a Vida; Associação Potiguar de Apoio à Juventude do Meio Popular (ILEAÔ) – Projeto Música e Cidadania; Instituto Viva Caju – Projeto Construindo a Cidadania do Amanhã; Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Parnamirim (APAAP) – Projeto Cuidar para Desenvolver – Autismo; Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Nordeste (ADRA) – Projeto Gol de Esperança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CASO MASTER: Fachin diz que encerrará sessão mais cedo para “diálogo entre ministros”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, disse que vai encerrar mais cedo a sessão plenária desta quinta-feira, 12, para um “diálogo entre os ministros”.

A fala foi feita na abertura da sessão, um dia depois de a Polícia Federal ter entregado a Fachin um relatório em que relata ter encontrado menções ao nome de Dias Toffoli em diálogos de Daniel Vorcaro, incluindo conversas entre os dois. Toffoli está presente na sessão.

O primeiro item da pauta é uma ação movida pelo partido Novo contra a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (Secex Consenso), criada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para solucionar conflitos entre empresas e o governo.

Fachin afirmou que apenas serão ouvidas as sustentações orais dos advogados e, em seguida, a sessão será suspensa.InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Toffoli manda PF enviar ao STF provas apreendidas no caso Banco Master

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Dias Toffoli determinou à PF (Polícia Federal) que envie ao STF (Supremo Tribunal Federal) todos os dados de celulares e demais provas apreendidas nas operações do caso do Banco Master.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT pediu CPI e tentou barrar alegoria de escola de samba com homenagem a Alckmin e Serra em 2006

Foto: reprodução/TV Globo

A polêmica envolvendo a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio, não é inédita. Um episódio semelhante ocorreu há 20 anos, em São Paulo — com os papéis políticos invertidos.

Em 2006, Lula disputava a reeleição enquanto José Serra (prefeito da capital) e Geraldo Alckmin (governador) surgiam como pré-candidatos do PSDB à Presidência. Naquele contexto, a escola Leandro de Itaquera, então no Grupo Especial paulista, levou ao Sambódromo do Anhembi um carro alegórico com bonecos de Serra e Alckmin, além de um tucano, símbolo do partido.

A escola era comandada — como ainda é — por Leandro Alves Martins, filiado ao PSDB e candidato a vereador em 2004. O enredo destacava as obras de rebaixamento da calha do rio Tietê, bandeira do governo tucano, apresentadas como parte de um desfile sobre festas populares ligadas às águas. A escola alegou liberdade artística para justificar a homenagem.

No último carro, além dos dois tucanos, apareciam referências à parada gay, ao Carnaval paulistano e um busto do ex-governador Mário Covas.

PT pediu CPI e tentou vetar carro alegórico

Assim como ocorre agora no Rio, o desfile de 2006 contou com dinheiro público. A prefeitura de São Paulo repassou cerca de R$ 300 mil a cada escola, incluindo a Leandro. O PT reagiu e acionou a Justiça alegando promoção pessoal de políticos com recursos públicos.

O pedido foi negado pela juíza Márcia Cardoso, que destacou que o valor recebido pela escola era o mesmo destinado às demais agremiações. O carro alegórico desfilou normalmente. Depois, a bancada petista tentou instaurar uma CPI para investigar um patrocínio da Nossa Caixa à liga das escolas, mas a iniciativa não avançou.

No desfecho eleitoral, Lula foi reeleito presidente, Alckmin perdeu a disputa presidencial e Serra se elegeu governador de São Paulo. Duas décadas depois, o embate retorna à avenida — agora com Lula como homenageado e a contestação partindo do campo oposto do espectro político.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Toffoli admite ser sócio de empresa que vendeu resort e nega amizade ou pagamentos de Vorcaro

Foto: Gustavo Moreno/STF

O gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli divulgou nesta quinta-feira (12) uma nota pública em que esclarece sua participação societária na empresa Maridt e nega ter qualquer relação pessoal ou financeira com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, alvo de investigações da Polícia Federal.

O ministro, que é relator da investigação sobre o Master no STF, admitiu que integra o quadro societário da Maridt, mas que a administração da empresa é feita por parentes.

A nota afirma ainda que essa condição é permitida pela Lei Orgânica da Magistratura (Loman), que veda apenas que magistrados exerçam atos de gestão.

De acordo com o texto, a Maridt é uma empresa familiar organizada como sociedade anônima de capital fechado, registrada na Junta Comercial e com declarações regularmente apresentadas à Receita Federal.

Segundo o gabinete, todas as declarações da empresa e de seus acionistas “sempre foram devidamente aprovadas”.

Relação com resort

A nota informa que a Maridt integrou o grupo Tayayá Ribeirão Claro, responsável pelo resort Tayayá, no Paraná, até 21 de fevereiro de 2025, quando foi concluída sua saída por meio de duas operações sucessivas:

  • venda de cotas ao Fundo Arleen, em 27 de setembro de 2021 — fundo controlado pela Reag, administradora de investimentos ligada ao Banco Master, que foi alvo de operação da PF em agosto do ano passado;
  • alienação do saldo remanescente à PHB Holding, em 21 de fevereiro de 2025 — isto é, venda do restante das cotas que ainda possuía.

Ainda segundo o gabinete, todas as operações foram declaradas à Receita Federal e ocorreram “dentro de valor de mercado”. Esses valores, contudo, não foram divulgados.

Segundo interlocutores, Toffoli recebeu dividendos da Maridt enquanto a empresa ainda integrava o grupo responsável pelo resort Tayayá.

De acordo com a Lei Orgânica da Magistratura (Loman), no artigo 36 da Lei Complementar 35/1979, o magistrado pode integrar o quadro societário de empresas e dela receber dividendos, sendo-lhe apenas vedado praticar atos de gestão na qualidade de administrador.

O gabinete afirma que a ação relativa à tentativa de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) foi distribuída ao ministro em 28 de novembro de 2025, “quando há muito a Maridt não fazia mais parte do grupo Tayaya Ribeirão Claro”.

O ministro também nega conhecer o gestor do Fundo Arleen e rejeita qualquer relação pessoal com Daniel Vorcaro ou com o cunhado dele, Fabiano Zettel — preso em janeiro pela PF. Segundo o comunicado, Toffoli “jamais recebeu qualquer valor” de ambos.

Relatório da PF

A nota de Toffili vem um dia depois de o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, entregar ao ministro Edson Fachin, presidente do STF, relatório sobre dados do celular de Daniel Vorcaro.

O celular — apreendido na Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Banco Master, liquidado pelo Banco Central em novembro — continha menções ao ministro Dias Toffoli.

Após a divulgação das informações, o gabinete de Toffoli emitiu uma primeira nota de esclarecimento. Na ocasião, chamou de “ilações” as menções ao nome dele e afirmou que não há motivo para ser alegada suspeição do ministro no caso Master. Nesse caso, Toffoli deveria deixar a relatoria do caso.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Emídio Jr. anuncia reajuste de 5,4% no piso do magistério durante abertura da Jornada Pedagógica 2026

Foto: Rodrigo Galvão

Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2026, realizada na tarde desta quarta-feira (11), o prefeito de Macaíba, Emídio Jr. anunciou o reajuste de 5,4% no piso salarial dos profissionais do magistério da rede municipal, considerando a carga horária de 30 horas semanais.

De acordo com o gestor, a proposta de reajuste será encaminhada à Câmara Municipal nos próximos dias, representada na ocasião pela presidente, vereadora Érika Emídio. Após aprovação, os efeitos financeiros serão retroativos a 1º de janeiro de 2026. Os valores referentes aos meses de janeiro e fevereiro serão pagos em duas parcelas, sendo a primeira no mês de março e a segunda em abril.

A abertura da Jornada Pedagógica 2026 ocorreu no Instituto Santos Dumont (ISD). O evento segue até a próxima sexta-feira (13), com atividades realizadas no próprio ISD e na Escola Municipal Auta de Souza.
Com o tema “Nossa Cidade, Nossa Escola, Nossa Paz”, a edição deste ano tem como base o Projeto Pedagógico Anual (PPA) e propõe reflexões voltadas à construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

A programação contempla palestras, oficinas temáticas, apresentações culturais, exposições e momentos formativos, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento das práticas pedagógicas e o alinhamento das ações educacionais para o ano letivo de 2026.

Antes de comunicar oficialmente o reajuste ao público presente, Emídio Jr. destacou avanços e iniciativas de sua gestão voltadas ao setor de Educação, como: implantação do transporte universitário, melhoria no cardápio da merenda, distribuição de kits com materiais escolares entrega de fardamento completo.

Em seguida, o secretário de Educação, Ademar Júnior apresentou o PPA 2026 e explicou que a Jornada Pedagógica 2026 trata do tema da cultura de paz, através desse projeto que vai trabalhá-lo, ao longo de todo o ano letivo, nas 43 unidades escolares da rede municipal. Tudo isso para melhorar ainda mais a qualidade de ensino no município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Correios projetam prejuízo de R$ 9,1 bilhões em 2026, mesmo após plano de reestruturação

Foto: Ricardo Stuckert

A diretoria dos Correios estima um prejuízo de R$ 9,1 bilhões em 2026, valor superior às perdas previstas de R$ 5,8 bilhões em 2025. As informações foram antecipadas pelo portal G1. Parte do rombo do ano passado só não foi maior devido ao adiamento de obrigações financeiras.

A projeção indica baixa efetividade do plano de reestruturação anunciado no segundo semestre de 2025, que previa economia anual de R$ 7,4 bilhões até 2027. As principais medidas incluíam corte de 15 mil funcionários, fechamento de 1 mil agências e ações para ampliar receitas.

Retirados do programa de privatização no início do terceiro mandato do presidente Lula, os Correios enfrentam queda no volume de correspondências, forte concorrência privada e ingerência política, fatores que agravaram a crise financeira.

Em 2024, a estatal também assumiu um aporte de R$ 7,6 bilhões no Postalis, fundo de previdência dos empregados, para cobrir prejuízos acumulados desde investimentos feitos entre 2011 e 2016.

Para enfrentar o déficit, a empresa tentou contratar um empréstimo de R$ 20 bilhões, vetado pelo Tesouro Nacional devido ao custo elevado. Posteriormente, fechou um financiamento de R$ 12 bilhões com um consórcio de bancos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO BANCO MASTER: Vorcaro teria relatado pagamento de R$ 20 milhões à empresa de Toffoli

O ministro do STF Dias Toffoli e o CEO do Banco Master, Daniel VorcaroFotos de Evaristo Sá/AFP e Ana Paula Paiva/Valor

Investigadores da PF (Polícia Federal) que apuram o caso do Banco Master confirmaram à CNN Brasil ter encontrado, no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, conversas com menções a pagamentos de ao menos R$ 20 milhões à empresa do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Apesar disso, os agentes afirmam ainda não haver elementos suficientes para comprovar se os valores chegaram, de fato, a ser transferidos ao magistrado ou a eventuais intermediários.

O gabinete de Toffoli admitiu em nota divulgada nesta quinta-feira (12) ser sócio da Maridt, empresa ligada a seus familiares que vendeu uma participação do Resort Tayaya ao Fundo Arleen, ligado a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Toffoli não é formalmente investigado e não houve quebra de sigilo bancário ou fiscal do juiz da Suprema Corte.

Conforme antecipou o analista Caio Junqueira, o relatório da PF entregue ao presidente do STF, Edson Fachin, aponta a existência de mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro e seu cunhado, Fabiano Zettel, tratando de pagamentos à empresa Maridt.

Apesar de admitir sócio da Maridt, o gabinete de Toffoli afirmou que desconhece o gestor da Arleen e que nunca manteve relação de amizade, “muito menos amizade íntima”, com Daniel Vorcaro. O ministro acrescentou ainda que jamais recebeu qualquer valor do banqueiro ou do cunhado dele, Fabiano Zettel.

CNN Brasil – Débora Bergamasco

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE rejeita suspensão de desfile em homenagem a Lula por unanimidade, mas ministros alertam para riscos de ilícitos eleitorais

Foto: divulgação

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações dos partidos Novo e Missão que tentavam impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói, cujo enredo homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os ministros entenderam que a proibição configuraria censura prévia, embora tenham apontado indícios de possíveis ilícitos eleitorais.

A escola, que estreia no Grupo Especial, levará à avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. As legendas alegam propaganda eleitoral antecipada e pediam a proibição da participação de Lula no desfile, além do uso das imagens para fins eleitorais.

Relatora do caso, a ministra Estela Aranha afirmou que não há comprovação de irregularidade no momento e que eventuais ilícitos devem ser apurados após os fatos. A presidente do TSE, Cármen Lúcia, reforçou que a decisão não representa salvo-conduto, e que o processo seguirá em investigação pelo Ministério Público Eleitoral.

Opinião dos leitores

  1. Essa escola será. Campeã em 2026. Justa homenagem ao presidente que melhorou para melhor a vida dos brasileiros

  2. Não existe no ordenamento jurídico brasileiro, o PRÉ CRIME. Deixa a Escola de Samba entrar na avenida. Aguardemos dia 15/02/2026 – Domingo. Cenas dos próximos capítulos. O Mentiroso vai sair como se fosse perseguido. A “alma mais honesta” do Brasil, quiçá do Mundo.

    1. Existe sim. Bolsonaro está preso por suposta liderança na suposta trama golpista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *