Diversos

Papa Francisco defende união civil entre homossexuais

 Foto: Gregorio Borgia/AP

O Papa Francisco afirmou, em um filme que entra em cartaz nesta quarta-feira (21) na Itália, que os homossexuais precisam ser protegidos por leis de união civil. Foi a forma mais clara que Francisco já usou para falar de direitos dos LGBTIs.

“As pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso”, diz ele no documentário “Francesco”.

“O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso”, ele afirmou.

União civil, e não casamento

O Papa Francisco já demonstrou ter interesse em dialogar com católicos LGBTIs, mas geralmente suas mensagens são a respeito de acolher esses fiéis.

Ele já deu sinais velados que poderiam ser interpretados como uma opinião favorável à união civil.

Quando Cristina Kirchner era a presidente da Argentina, o país legalizou o casamento gay. Na época, ele ainda não era o papa, mas, sim, o cardeal Jorge Mario Bergoglio.

Segundo um texto de 2014 da agência “Religion News Service” (RNS), Bergoglio chegou a dizer que estava aberto a aceitar a união civil como uma alternativa ao casamento entre pessoas do mesmo gênero.

Filipe Domingues, vaticanista com doutorado pela Universidade Gregoriana de Roma, explica que quando ainda era cardeal, Bergoglio era a favor da união civil de pessoas do mesmo sexo: “Ele é contra o ‘casamento gay’ mas concorda que pessoas em união estável têm direitos. Isso não é novo. Mas declarou isso em documentário, como Francisco, pela primeira vez”.

Domingues ainda aponta que o papa foi mais explícito agora ao falar de “ser parte de uma família”. “Isso é importante”, destaca.

Em 2014, o Papa Francisco deu entrevista ao jornal “Corriere della Sera” na qual disse que a Igreja ensina que casamento é entre um homem e uma mulher. Segundo a agência RNS, ele disse que entende que governos queiram adotar a união civil para casais gays por razões econômicas.

Segundo o “Corriere della Sera”, o papa disse que “é preciso considerar casos diferentes e avaliar cada caso em particular”.

O Vaticano então clarificou que Francisco falava de forma genérica e que as pessoas não deveriam interpretar as palavras do papa além do que elas dizem, segundo a RNS.

Estreia do documentário

O filme foi exibido no Festival de Roma nesta quarta-feira. No domingo (25), ele deverá passar nos EUA pela primeira vez durante o Savannah Film Festival.

O diretor Evgeny Afineevsky acabou as gravações em junho de 2020. O filme fala de temas como a pandemia, racismo e abuso sexual. Há temas geopolíticos também, como a guerra na Síria e na Ucrânia.

Segundo o jornal argentino “La Nación”, o filme mostra um italiano gay que vive em Roma. Ele tem três filhos, e relata que uma vez escreveu ao papa e pediu para enviar suas crianças à paróquia, mas que tinha receio de que as crianças fossem discriminadas.

O homem afirma que o Papa Francisco o incentivou a mandar os filhos à Igreja e nunca disse qual era a opinião dele sobre a família formada por pais gays e que, apesar de a doutrina não ter se alterado, a maneira de lidar com o tema mudou radicalmente.

G1

Opinião dos leitores

  1. Concordo com vc para a igreja católica casamento é entre homem e mulher,já união civil são outros quinhentos….

  2. União cívil não é casamento. Para a igreja católica, casamento só entre um homem e uma mulher. Procurem se informar para não cometerem injustiças.

  3. O PAPA devia ficar neutro nesses assuntos. Homem casa com mulher , Mulher casa com Homem.
    Não discrimino ninguém , cada um tem a vida e opções que quiser , mais a Igreja não tem nada haver com isso. É minha opinião. A Família cada dia se desmorona. É muita modernidade.

    1. Desmorona mesmo, pai estupra filha, mãe aborta e joga no lixo, marido espanca e mata esposa….gays não podem formar família… jamé

    2. União civil não é casamento. Para a igreja católica, casamento só entre um homem e uma mulher.

    3. Cresci numa casa com 2 irmão heteros e meu pai hetero: meu pai traiu minha mãe ate ela se divorciar e meus irmão mais velho ja traiu também a esposa. Meu cunhado ja traiu minha irmã. Essa mesma historia se repete com meus primos e amigos próximos… ah, eu traio minha namorada também… mas sim vamos culpar os gays pelo fim da familia que é facil do assumir nossa hipocrisia! Se vc não discriminasse ninguém não precisaria se justificar…

  4. Só falta agora ele vir para o carnaval do Rio de Janeiro pra participar das aberrações que as escolas de samba fizeram com Jesus travestido de homossexual e Maria de prostituta.

    1. Chore não gado. Nenhum Padre está proibido de casar, é só deixar a batina.
      Parabéns Francisco. Mais amor, menos ódio.

    2. Caro "rei", vc já viu farinha com farinha dá pirão????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

HÉTEROFLEX: Homens que sentem atração por outros homens, mas se dizem héteros

Foto: Reprodução

O termo “Héteroflex” está ganhando destaque ao descrever homens que, apesar de se identificarem como heterossexuais, sentem atração por outros homens e buscam relações sexuais pontuais e sigilosas. Esse comportamento, observado por pesquisadores, desafia as definições tradicionais de identidade sexual e revela a complexidade da sexualidade humana.

Muitos desses homens mantêm sua identidade hétero, justificando que suas experiências não definem quem são. Essa prática ocorre em ambientes privados ou virtuais, longe dos espaços LGBTQIA+ tradicionais. Especialistas apontam fatores como repressão cultural e normas rígidas de masculinidade como influências nesse comportamento.

A discussão vai além da vida íntima, refletindo uma sociedade que ainda valoriza mais a aparência do que a verdade. Em pleno século XXI, o termo “heterossexual” pode vir com um asterisco, indicando exceções em certas circunstâncias.

ClickPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Miss Rio Grande do Norte 2025: Inscrições gratuitas já estão abertas!

Foto: Divulgação

O maior evento de beleza do estado está de volta! O Miss RN 2025 será realizado em setembro, em um dos destinos mais encantadores e procurados do Brasil: São Miguel do Gostoso. Toda a beleza desse paraíso turístico agora será palco para a escolha da mulher mais bela do Rio Grande do Norte.

As inscrições são totalmente gratuitas. Podem participar mulheres de 18 a 28 anos, com altura mínima de 1,65m.

A grande vencedora representará o estado no Miss Brasil 2025, no Rio de Janeiro. E a campeã nacional seguirá para o Japão, onde disputará o título internacional.

A realização é do jornalista Rannier Lira, com mais de 30 anos de experiência na área de eventos.

Na foto, Cristina Braga, Miss RN, que conquistou o título nacional e representou o Brasil no Japão na etapa internacional. Hoje, Cristina é uma advogada renomada e bem-sucedida com atuação de grande destaque em Natal e em todo o Estado do Rio Grande do Norte. Assim como ela, outras potiguares também venceram o Miss Brasil e representaram o país no exterior, como Valéria Bohm, Deise Benício, Manuela Alves e Beatriz Goulart.

Mais informações: (84) 99139-1115

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Polícia prende oito pessoas por tráfico de drogas em Pipa

Vídeo: Divulgação

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia de Tibau do Sul, com apoio da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), deflagraram, nesta quarta-feira (23), mais uma fase da “Operação Liberdade”, com foco no combate ao tráfico de drogas na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul.

Durante a ação, cinco adultos foram presos em flagrante e três adolescentes foram apreendidos. Todos são suspeitos de integrar uma facção criminosa com atuação no tráfico de drogas na região.

Com o grupo, foram apreendidos: 353 trouxinhas de maconha, 176 papelotes de cocaína, 33 porções de haxixe, uma balança de precisão, duas armas de fogo (sendo uma pistola calibre .40 com 30 munições e uma pistola calibre 6,35 com oito munições), cinco aparelhos celulares e quantia em dinheiro fracionado.

A operação é fruto de uma investigação em andamento na 103ª DP, que visa desarticular grupos criminosos envolvidos em atividades ilícitas na localidade. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional e às unidades socioeducativas, onde ficarão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso no enfrentamento ao crime organizado e solicita o apoio da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Suspeita de fraude: Presidente do PT-AM é reeleito com 100% de votos em 5 cidades

Foto: Reprodução
A eleição para a diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) do Amazonas (AM) levantou suspeita de fraude após o deputado estadual Sinésio Campos ser reeleito à presidência com 100% de votos em cinco cidades. A oposição interna do partido apresentou recursos com indícios de irregularidade, mas eles foram negados pelo diretório estadual, controlado por Campos.

A informação foi publicada na coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo. Campos foi reeleito em primeiro turno com 60,7% de votos no total do Amazonas. A eleição aconteceu em 6 de julho.

Cidades sob suspeita

As suspeitas de irregularidades aconteceram nas cidades de Guajará, Juruá, Maraã, Pauini e Tapauá. Menos de 200 eleitores votaram, todos em Campos, e não houve registro de votos brancos ou nulos.

Em outras duas cidades, São Gabriel da Cachoeira e Manicoré, Campos teve 99% dos votos. Em São Gabriel, teve um voto nulo. Em Manicoré, um branco e outro nulo.

Os opositores não receberam nenhum voto nestas cidades.

Outras três cidades registraram uma expressiva maioria de votos para Campos: Santa Isabel do Rio Negro (95%), Envira (93,6%) e Beruri (88,8%).

Recursos

Nos recursos sobre as irregularidades, a oposição argumenta que a concentração de votos é atípica. Em São Gabriel da Cachoeira, foram identificadas caligrafias e evidências em assinaturas na lista de presença de diversos eleitores.

Em Alvarães, onde Campos teve 83% dos votos, ao menos duas pessoas que já morreram tiveram os registros de voto computados.

A coluna Painel entrou em contato com Campos e a secretária nacional de organização do PR, Anne Moura, responsável pela organização da eleição interna, mas não obteve retorno.

InfoMoney

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Arrecadação federal soma R$ 234 bilhões em junho e bate recorde para o mês

Foto: Marcelo Camargo

A arrecadação federal somou R$ 234 bilhões em junho deste ano, segundo divulgado pela Receita Federal nesta quinta. O montante representa a maior entrada de recursos tributários para o mês desde o início da série histórica, em 1995.

No acumulado do ano, entre janeiro e junho, a arrecadação totalizou 1,4 trilhões. O resultado também é recorde para o período.

Os resultados recorde acontece após o governo ter aprovado uma série de medidas arrecadatórias no Congresso em 2023, como a tributação de fundos exclusivos, os “offshores”. Também houve mudanças na tributação de incentivos (subvenções) concedidos por estados e retomada na tributação de combustíveis e limitação no pagamento de precatórios (decisões judiciais).

Segundo a Receita, o resultado recorde deste ano também se deve principalmente aos seguintes fatores:

Arrecadação de imposto sobre ganho de capital (IRRF Capital), decorrente da tributação dos fundos exclusivos;
Desempenho da arrecadação da Cofins e Pis/Pasep;
Crescimento de arrecadação do Imposto de Importação (IPI) por causa do crescimento das taxas de câmbio e aumento das alíquotas médias do tributo.
A meta fiscal deste ano é de resultado zero, mas o limite de tolerância é de déficit de R$ 31 bilhões.

Com as novas projeções divulgadas no relatório bimestral nesta terça, a estimativa para o resultado das contas públicas este ano é de déficit de R$ 26,3 bilhões, uma folga de R$ 4,6 bilhões ante o piso da meta.

Nesta terça, o governo anunciou que reduziu o congelamento de gastos no Orçamento deste ano, de R$ 31,3 bilhões para R$ 10,7 bilhões. A liberação de gastos para os ministérios foi possível devido à melhora do cenário para as receitas da União, mesmo com nova surpresa no ritmo de crescimento das despesas obrigatórias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Trump manda sinais negativos para o Brasil e deixa governo Lula ainda mais pessimista

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou sinais bem negativos para o Brasil e deixou a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda mais pessimista sobre a possibilidade de uma revogação do tarifaço de 50% sobre importação de produtos brasileiros.

Segundo assessores presidenciais, Trump indicou que pretende realmente “punir” o Brasil, porque no campo econômico não há motivo para o país ser tarifado com a alíquota mais alta.

Nesta quarta-feira (23), o presidente Donald Trump disse que as tarifas recíprocas vão ficar entre 15% e 50%. As de 50% serão aplicadas, segundo ele, a países com os quais os Estados Unidos não estão se dando bem.

“Essa declaração do Trump mostra que o Brasil virou uma questão pessoal e política para ele, isso infelizmente indica que a alíquota de 50% vai entrar em vigor”, avaliou um auxiliar de Lula.
Enquanto isso, empurrado pelos ventos favoráveis do acordo comercial fechado pelos Estados Unidos com o Japão, e informações de que as negociações com a União Europeia podem estar avançando.

O valor do dólar registrou queda ontem no país, de 0,80%, fechando cotado a R$ 5,5223. Por aqui, porém, a negociação continua emperrada.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes diz que Bolsonaro cometeu ‘irregularidade isolada’ e nega converter cautelares em prisão

Foto: Evaristo Sá

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em decisão nesta quinta-feira (24) que o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu uma “irregularidade isolada”, por isso, não cabe decretar prisão preventiva.

A manifestação de Moraes ocorre em referência às alegações da defesa de Bolsonaro, enviadas ao Supremo na terça-feira (22).

A equipe jurídica do ex-presidente foi convocada a prestar esclarecimentos sobre o ex-presidente ter descumprido a proibição de usar redes sociais, direta ou indiretamente (entenda mais abaixo).

Nesta manhã, Moraes respondeu:

“Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, escreveu o ministro.

O ministro do Supremo destacou que, em sua decisão anterior, não proibiu Bolsonaro de conceder entrevistas a veículos de comunicação. O que ficou proibido foi o uso de redes sociais, de forma direta ou por meio de terceiros (relembre aqui o que Bolsonaro pode ou não fazer).

O ministro sinaliza ainda que discursos em eventos públicos e privados também não foram vetados, mas ponderou que o ex-presidente deve respeitar os horários estabelecidos nas medidas restritivas.

“A explicitação da medida cautelar imposta no dia 17/7 pela decisão do dia 21/7, deixou claro que não será admitida a utilização de subterfúgios para a manutenção da prática de atividades criminosas, com a instrumentalização de entrevistas ou discursos públicos como ‘material pré-fabricado’ para posterior postagens nas redes sociais de terceiros previamente coordenados”, acrescentou.

O ministro deixou claro na decisão, portanto, que será considerado descumprimento das cautelares a replicação de conteúdo em redes sociais de entrevistas ou discursos públicos ou privados com discursos relacionados à determinação judicial.

“Será considerado burla à proibição […] à replicação de conteúdo de entrevista ou de discursos públicos ou privados reiterando as mesmas afirmações caracterizadoras das infrações penais que ensejaram a imposição das medidas cautelares, para que, posteriormente, por meio de “milícias digitais”, ou mesmo apoiadores políticos, ou ainda, por outros investigados, em patente coordenação, ocorra a divulgação do conteúdo ilícito previamente elaborado especialmente para ampliar a desinformação nas redes sociais”, argumentou.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FALTA MAIS NADA: Corrimão da subida da rampa da Governadoria virou varal de roupa para o MST

Foto: Cedida

Um registro inusitado chegou ao BLOGDOBG, roupas penduradas no corrimão da Governadoria, e pelo visto, do MST. E o mais grave, a bandeira hasteada ao lado da bandeira do RN.

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram, na terça-feira (22), uma caminhada que teve início na BR-101, em Natal, passou pela Ponte de Igapó, na sede do Incra e na Governadoria.

O grupo reivindica a retomada das políticas públicas de reforma agrária, que, segundo o MST, estão paralisadas tanto no Rio Grande do Norte quanto em nível nacional.

Opinião dos leitores

  1. Eles podem tudo vai um cidadão que paga imposto encostar no corrimão a segurança manda sair rapidinho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire é o único gestor aprovado de Natal. Fátima é rejeitada por 64,6%

A sondagem do instituto Consult Pesquisa também ouviu os 1.000 eleitores de Natal sobre os desempenhos do prefeito Paulinho Freire (União) à frente da gestão do Município e da governadora Fátima Bezerra (PT) à frente da gestão do Estado.

De acordo com a pesquisa, a gestão Paulinho Freire tem a aprovação de 50,6% dos natalenses, enquanto 23,5% desaprovam e não sabem dizer, 25,9%.

Os pesquisadores da empresa Consult também perguntaram sobre a opinião, de uma maneira geral, como Paulinho Freire está correspondendo, positivamente ou negativamente, na prefeitura de Natal.

Os eleitores responderam da seguinte forma: positivamente 54,6%; negativamente, 22,5% e não sabem dizer, 22,9%.

Fátima: rejeição de 64,6%

Em relação ao desempenho do governo Fátima Bezerra, os que desaprovam são 64,6% e aprovam, 22,7%. Não souberam dizer, 12,7%.

Tribuna do Norte 

Opinião dos leitores

  1. Votei em Fátima para senado federal, mas essa como executivo. Pense numa bosta pura!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BC: vazam dados do Pix de 11 milhões de pessoas; acesso a contas foi preservado

Foto: Reprodução 

O Banco Central comunicou, nesta quarta-feira (23), que ocorreram acessos indevidos a dados vinculados a chaves Pix no Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), que é operado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O CNJ afirma que o incidente que ocorreu entre domingo (20) e segunda-feira (21) provocou o vazamento dos dados de 11.003.398 pessoas. Foram acessados dados como nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta.

As informações vazadas são cadastrais, do tipo que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, segundo o BC, ressaltando não foram obtidos dados sensíveis e sob sigilo bancário, como senhas, movimentações financeiras ou saldos em contas.

Apesar de os dados vazados por si só não permitirem o acesso às contas nos bancos, o CNJ reforça que a exposição de dados cadastrais gera riscos e sublinha recomendações de segurança que os bancos já divulgam com frequência.

“O CNJ não se utiliza de qualquer meio de comunicação aos afetados, como mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas”, pontua.

O órgão ainda vai disponibilizar um canal exclusivo para consulta ao cidadão, que será divulgado no site oficial do Conselho.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *