incêndios na Amazônia avaliam que Jair Bolsonaro subestimou o problema e ampliou o desgaste do Brasil com sua retórica. Para eles, o presidente tratou uma questão de dimensão global da mesma forma que opera polêmicas miúdas, “falando com a bolha, apostando no acirramento”.
Os que buscam ajuda de entidades internacionais relatam desconfiança geral de “complacência institucional” com o desmate.
Para políticos de estados que estão no centro da tribulação, o encadeamento das ações do governo acabou dando corpo à narrativa de que ele estimula uma política antiambientalista. Primeiro o desprezo a números de institutos oficiais, depois o ataques às ONGs e, por último, a tese do complô externo contra o agronegócio nacional.
Para um governador do Norte, a imagem da atividade rural do país no exterior já foi fortemente abalada –e será duro reverter esse fenômeno.
Representantes do Ministério da Defesa se reuniram na manhã desta sexta (23) para avaliar ações diante da crise com as queimadas. Antes mesmo de o presidente decretar a Garantia da Lei e da Ordem, helicópteros e aeronaves das Forças já tinham sido deslocados para os locais.
Integrantes da Defesa também corroboram a avaliação de que a retórica do presidente contribuiu para ampliar a crise internacional.
Militares aconselharam o Planalto a baixar o tom daqui para frente para evitar retaliações. Este grupo diz que é alto o risco de sanções a produtos agrícolas e de congelamento do acordo Mercosul-União Europeia.
A menção feita por Bolsonaro a “produtor rural tacando fogo” na Amazônia, durante a live desta quinta (22), irritou agricultores do Norte e do Centro-Oeste. Federações ligadas à Confederação Nacional da Agropecuária (CNA) chegaram a sugerir uma carta pública para rebater o presidente.
O setor produtivo divulga que quem desmata ilegalmente deve ser chamado de bandido, e não de produtor rural. Coube à ministra Tereza Cristina (Agricultura) apagar o incêndio no setor apelando por um voto de confiança no governo. A carta foi suspensa.
PAINEL FOLHA
Quem o chamou de Mito deve estar se corroendo de vergonha. Tenho medo do que virá pela frente. Nåo foi surpresa, na campanha ele prometeu essa política de desmatamento, iria rever as remarcações de terras indígenas e parques nacionais. Porque esse susto todo? O Brasil inteiro sabe que ele é Isso aí taowkey?
Vergonha tenha você. Lula tá preso babaca!! Esquerdistas.
O nosso presidente é bem intencionado, está faltando habilidade e estratégia.
O inimigo esta desarmado e é exatamente ele quem da munição ao inimigo.
Os filhos também atrapalham muito, são maiores de idade, vacinados, deixa
eles se defenderem, todos com mandatos, vão cuidar de suas carreiras, foram eleitos
para quê?
Se perder seus verdadeiros aliados, aí já era a vaca vai para o brejo.
De boas intenções o inferno está cheio!
Ele avaliou que se ficasse brincando de procurar culpados e falando besteiras como sempre gosta de fazer iria apagar o fogo, mas enquanto brincava de arengar a tal da floresta vai se acabando em fogo, como ele acha que como mito está acima de tudo, achou que ficar de blá blá blá iria resolver tudo, mas descobriu um pouco tarde que havia se metido em uma confusão mundial, agora tenta manter o q não possui e nunca terá, ele pensa ser um estadista, mas não passa de um falastrão que não consegue retirar o Brasil desse amontoado de crises.