Parada do Orgulho LGBTQI+ celebra criminalização da homofobia

Para celebrar os 50 anos das primeiras manifestações de luta pela diversidade sexual, cerca de 3 milhões de pessoas lotaram hoje (23) a Avenida Paulista, na 23ª edição da Parada do Orgulho LGBTQI+, segundo os organizadores do evento.

Neste ano a parada relembra a Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York (EUA) em junho de 1969. Nas ruas da capital paulista, cobertas com as cores do arco-íris, os manifestantes destacaram a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que equipara a homofobia ao crime de racismo.

“Escolhemos o tema e discutimos o assunto com a militância, ao longo de 3 meses, porque é um marco da história do movimento”, afirmou Renato Viterbo, vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, entidade organizadora da manifestação.

Stonewall é uma referência ao bar nova iorquino frequentado por membros da comunidade LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), na década de 1960, que resistiram a uma batida policial, gerando uma série de manifestações pela diversidade sexual. Um ano depois ocorria a primeira Parada do Orgulho Gay, em Nova York.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Fagner disse:

    Bolso tá muito invocado da vida. Coitado!

  2. Antonio Turci disse:

    Completa inversão de valores. Fim dos tempos, sim senhor.

  3. NOJO DE BOSTA disse:

    Certos comentarios homofobicos devem ser encaminhados a justica, como tal , RIDICULOS COMENTARIOS….PARABENS AOS GAYS, QUE TEM O PUDOR QUE FALTA EM MUITA GENTE…..VIVA OS GAYS, VIVA OS GAYS, VIVA OS GAYS

  4. Bento disse:

    Eu só sei o "B" que é de BOGA.

  5. Irany Gomes disse:

    E tome veadagem!

  6. Ivanildo Solano disse:

    É haja baitolagem!!!

  7. Ana disse:

    O que significa as letras LGBTQI+?

    • Canhoto potiguar disse:

      Significa todo tipo de gente q pretende, por ter uma opção sexual diferente do convencional, obter algum tipo de regalia, preferência ou privilégio.
      Era GLS, gays, lesbicas e simpatizantes.
      Agora são 6 "categorias", LGBTQI, e ainda tem um + para incluir o q nem classificado é.
      Né brincadeira não…

    • Ceará-Mundão disse:

      Daqui a pouco vai precisar fazer uma pós-graduação (em universidade pública, claro rsrsrsrs) para compreender o que significa essa sopa de letras e símbolos. Quando era GLS era fácil. Agora, complicou demais. Rsrsrsrs

COMENTE AQUI