Diversos

Parceria entre PM e Sindbuggy garante mais segurança nas áreas de dunas

“Uma parceria que vem dando certo”. Com essas palavras, o presidente do Sindicato dos Bugueiros Profissionais (Sindbuggy), Luiz Thiago Manoel, resumiu a operação desse final de semana da Polícia Militar que advertiu dezenas de motoristas que trafegavam ilegalmente nas áreas de dunas entre a última sexta-feira (14) e esta segunda-feira (17).

Nesse final de semana, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam), em parceria com o Sindbuggy, realizaram uma operação de fiscalização de combate ao tráfego ilegal de veículos não autorizados em regiões dunares.

Luiz Thiago disse que esse é um pleito importante para todos e que precisa da conscientização da população. “A gente entende que os condutores de veículos tracionados queiram aproveitar as belezas naturais em seus veículos, mas essa prática, além de ilegal, coloca em risco a vida de todos. Inclusive de nós, bugueiros, e dos turistas que visitam o nosso litoral. A população precisa se conscientizar de que essa prática é ilegal. Apenas veículos e condutores autorizados é que podem fazer esse percurso”, pontuou.

O presidente do Sindicato destacou que essa é uma luta antiga da categoria e que vem sendo intensificada com a atual diretoria. Ele destacou que essa parceria entre os policiais da Cipam e o Sindbuggy vai continuar.

Opinião dos leitores

  1. Nós dos grupos Off-Road nos vimos "forçados" a formalizar associações no papel para poder combater mais representativamente esse tipo de abuso. Mas na realidade, qualquer condutor, mesmo fora de grupos ou associações, tem o mesmo direito de ir e vir que os profissionais bugueiros. Ainda mais que nem utilizamos essas áreas públicas como nossa fonte de renda.

  2. No realidade o que os bugreiros querem e monopólio das dunas . Não importa se pra isso esão enfiando estacas e cercas no nosso litoral . E se fosse área de preservação então seria proibido a a todos. Temos de acabar com essa hipocrisia e monopólio que os bugreiros querem criar. Eles podem tudo inclusive andar com turistas sem cintos de segurança colocando a vida deles em risco. E quando acontece algum acidente camuflam.

  3. Acho que é uma atitude arbitrária e incompetente por parte dessas entidades, o motivo é simples, se essas áreas são de preservação ambiental e de proibição de tráfego de veículos, eu fiquei sem intender porque os bugres podem frequentar esses locais.

  4. A Comissão Interclubes Off Road do RN, precisa urgente ter seu espaço neste blog e demais mídias esclarecer inverdades citadas nessa reportagem, como também o presidente do Sindbuggy esclarecer se as palavras ditas foram de sua autoria. Essa matéria está gerando ainda mais atritos entre buggy x off-road, precisamos esclarecer os fatos para que essa rixa seja dada uma trégua, queremos paz e liberdade de ir e vir a todos como está escrito em nossa Constituição Federal.

  5. Engraçado como esses ditos "bugreiros" se acham donos da razão, uma classe totalmente prepotente e irresponsável, transportam seus pp passageiros sem segurança Alguma e por muitas vezes são agressivos com condutores de veículos 4×4, fiscalizem eles tbm, não vejam apenas o lucro de uma minoria monopolizada e corrompida.

  6. Engraçado o esforço para "proteger" as áreas de dunas e nenhuma sinalização é colocada, simplesmente chegam autuando a torto e a direito. Enquanto isso Buggys andam com passageiros sentados em cima dos bancos de trás sem cintos nem proteção contra capotamento sem levar nenhuma multa, todos protegidos….
    Máfia!

  7. Se a questão é segurança, que se exija habilitação técnica para os proprietários de 4×4 transitarem nas dunas, tal como a que é exigida para os bugueiros. Promovam-se cursos para os proprietários de 4×4.

  8. Rapaz, sem futuro demais essa "briga" de 4×4 VS Buggy. Eu mesmo já ajudei bugueiro em apuros e vou continuar ajudando. Já se delimitou onde os 4×4 podem andar tranquilamente e os buggys já têm seus roteiros definidos. Vamos continuar com nossa diversão offroad e que os buggys continuem a trazer turistas pra nosso estado. É minha opinião.

  9. Erradíssimo, direitos são de todos! Nós que fazemos parte da mundo off-road também temos o direito de apreciar a natureza, somos consciente das regras e deveres.

  10. Emitem nota fiscal de serviço? Pagam ISS? Que tipo de impostos pagam para ter tratamento diferenciado dos usuários de 4×4? Acho que o Comandante da CIPAM tá conveniando com o pessoal errado. Se fizer uma fiscalização à luz do CTB verá que foi um equívoco.

  11. Esses bugueiros, são os que mais dirigem alcoolizados, e agora querem exclusividade para trafegar nas dunas? Absurdo isso! Muitos jipeiros são mais profissionais que esses sanguessuga de turista! Somos responsáveis, mantendo sempre a segurança de muitos quando utilizamos as dunas, salvando em muitos casos pessoas de acidentes ocasionados por bugueiros irresponsáveis! Quem tem 4×4 tem direito sim de trafegar! Vamos respeitar o offroad 4×4

  12. Prática ILEGAL? Os buggys são legais? Eles possuem licença ambiental para trafegarem nas dunas? Ótimo. Se é para PROIBIR, sou de total acordo, mas proíbam todos, inclusive os buggys. Falaram que colocamos a vida dos outros em risco. Tá "SERTO". Meu carro tem airbag e cinto de segurança. Buggy tem cinto para os passageiros também? Isso não é passível de multas, conforme nosso CBT ? Passageiros andando sem cinto e quem coloca a vida dos outros em risco é o 4×4!
    Somos nós, que andamos em 4×4 que ameaçam as pessoas nas dunas.
    4×4 movimenta a economia do RN! Já pararam para pensar nisso! Turista vai onde os "donos das dunas" levam ganhando suas comissões. São lugares caros! Nós, vamos aos lugares mais humildes e isolados e movimentamos a economia local.

    Da forma que foi exposta a matéria, quem não conhece o 4×4 na sua essência, terá um imagem deturpada! O RN já provou por várias vezes a sua força no offroad. Iremos provar novamente! O que queremos é diversão! Não são apenas os TURISTAS ou BUGUEIROS que tem o privilégio de andar pelo litoral mais belo do país não! Nós temos esse direito e vamos lutar por ele!

    #SOUAFAVORDO4X4 #APOIO4X4

  13. Muito interessante o posicionamento do Sindicato. Realmente o buggy é um notadamente um veículo muito seguro, ainda mais quando se trafega em alta velocidade com pessoas sem cinto de segurança e além da capacidade de passageiros. Queria mesmo era ver o estudo de impacto ambiental, licença ambiental e como é feito a arrecadação de impostos dos bugreiros para explorar comercialmente a APA que inclui Jenipabu e Pitangui.

  14. Que tipo de fiscalização é essa? Uma determinada categoria, pode transitar nas dunas, e outras não?
    Deixo um pergunta, não aos condutores de Buggies, mas aos órgãos responsáveis pelo trânsito no RN. Porque um veículo que conduz seus passageiros sem os cintos, trafegam em altas velocidades, praticam direção perigosa, podem usar as dunas e os cidadãos proprietários de veículos 4×4 não podem? Trata-se de uma área particular dos bugueiros?
    Nos grupos de praticantes de Off Road, não tem ninguém capacitado para resolver essa situação não tribunais? Está na hora de todos se unirem e constituir um advogado para defender essa causa.
    Não dá para aceitar esses desmandos. Os tribunais tem a obrigação de julgar de forma idônea essa petição. Se é proibido para um, proibido para todos. Se é liberado para um libera para todos. Só não pode é tirar o direito de ir vir, segundo a constituição federal!!!
    Até que me provem o contrário, não existe proprietário em áreas públicas!!!

  15. Caro Anderson, que agressividade. Qual a necessidade disso? Todos os clubes de OffRoad sempre tiverem o espaço que pediram ao BG. Sobre o post, isso foi um release que o Sindbuggy nos enviou e pediu para publicarmos. Simples.

    1. Bruno, não tive objetivo de ser agressivo, acabei de reler o que escrevi e não sei o porque você afirmou isso, mas se foi isso que pareceu ser, peço desculpas.
      Mas a comunidade Off Road está cansada de ser saco de pancada, de ter matérias vinculadas de forma errada em meios de comunicações diversos.
      Oque eu gostaria de deixar claro é que essa fiscalização foi na APA da praia de búzios e os veículos foram advertidos por estarem trafegando em área de proteção ambiental.
      Repito, NÃO EXISTE legislação que proíba veículos 4×4 de trafegarem em área de dunas que não sejam de proteção ambiental, por tanto, a parte da matéria que fala: (. “A gente entende que os condutores de veículos tracionados queiram aproveitar as belezas naturais em seus veículos, mas essa prática, além de ilegal, coloca em risco a vida de todos. Inclusive de nós, bugueiros, e dos turistas que visitam o nosso litoral. A população precisa se conscientizar de que essa prática é ilegal. Apenas veículos e condutores autorizados é que podem fazer esse percurso”.) é inverídica na questão de ser ILEGAL e ainda induz a opinião pública ao entendimento errado.

      Quem é Jipeiro de verdade sabe onde pode e onde não pode trafegar.
      Caso o blog queira entrar em contato para que eu passe o contato de algum representante da comunidade Off Road, pode entrar em contato pelo meu email que eu terei o prazer de informar.

    2. Quero sim. Quero inclusive levar esse debate para o meu programa de Rádio. Anota o zap do programa e por favor pede para alguém de vcs entrar em contato urgente para marcarmos. – 99212-2276

    3. BG quando será o programa na rádio que tratará deste assunto ?

  16. Mais uma minoria monopolizando uma área pública, deveria se exigir disciplina, mas, dar exclusividade a bugueiro, é demais, poderiam determinar uma pequena área para eles continuarem fazendo os passeios "com emoção".

  17. A Cipam em parceria com o MP poderia fiscalizar também as invasões e construções nas dunas e não só condutores de veículos 4×4 que estão apenas procurando uma válvula de escape e diversão, ja que é pra proteger vamos proteger.
    E também aproveita que ja ta fazendo o serviço chama o Detram e o BPtram e começa a fiscalizar as condições dos bugres que estão fazendo esses passeios com os turistas, pois tem muitos sem condições de fazer o serviço sem falar na ingestão de álcool por parte de alguns ditos profissionais do turismo, se for relatar o que ja aconteceu aqui de acidentes com bugres da um livro.

  18. Privatizaram não só as dunas, mas as praias também . Totalmente absurdo. Não pode também na beira mar. Nem no caminho barreira Tibau pra pegar a balsa, q não tem banhista, casa, nada, pode. Só os bugueiros. Só se pode andar no asfalto com veículo tracionado. Se é pra proibir, proíbam p todos e não só pra o privilégio e lucro de uns poucos. Coloquem sinalizações nas dunas, ou liberem algumas p bugueiros e outras p a população.

  19. É um absurdo essa proibição !!! Que seja regulamentada. Mas tirar o direito de ir e vir só para favorecer um sindicato é demais !!!

  20. Me digam que segurança um bugueiro e seu veiculo oferece?
    Porque os passageiros (turistas) anda sem cintos de segurança com um motorista fazendo
    Manobras arriscadas na dunas !! Isso é a seguranca que o sidbuggy quer dar ou o sidbuggy quer proibir os usuarios de carro 4×4 circular nas dunas? Conta outra .

  21. Engraçado é buggy ser liberado…. objeto artesanal chamado de carro…. sem nenhum tipo de segurança, poder andar livremente nas dunas

  22. Essa parceria também fiscaliza os passeios de buggy sem o uso de cinto e com alteração estrutural dos veículos? A questão é ambiental ou de monopólio dos bugueiros?

  23. A reportagem é completamente tendenciosa e tem como objetivo ganhar apoio dá opinião pública.
    Não existe proibição de veículos 4×4 trafegarem em dunas.
    A questão dessa abordagem do Cipam foi devido a esses veículos estarem em uma área de proteção ambiental.
    Existem áreas que não são de proteção ambiental e os veículos 4×4 podem trafegar.
    Não existe legislação do CTB nem portaria do DETRAN RN que proíba a prática do Off Road. Dunas, nem muito menos exigência de alguma habilitação especial para prática do off Road.

    BG, por favor dê o direito de resposta a Comissão Interclubes Off Road do RN.

  24. Estranho eles falarem de segurança quando é comum ver buguies, que perante a legislação são veículos para 4 pessoas, com 5 ou 6 pessoas incluindo crianças. Aí aparecem alguns questionamentos: esses veículos tem cinto de segurança para todos os ocupantes? E para as crianças? Existe barra anti-capotamento para os passageiros traseiros? Deveria ser permitido crianças em um veículo totalmente desprovido de segurança? É válido lembrar que esses veículos circulam em vias normais e estão sujeitos às regras de trânsito assim como acidentes do cotidiano.
    BG por favor encaminhe esses questionamentos ao presidente do sindicado dos bugueiros.

  25. Algo mais ilegal que passageiros sem cinto de segurança nos buggy?
    Essa fiscalização multou, conforme prevê a legislação de trânsito?
    Qtos acidentes com buggy já foram registrados e quantos com veículos tracionados?

  26. Impressionante essa matéria….Nada contra o BG….Mas informações totalmente distorcidas em detrimento de uma classe, leia-se bugueiro, que em nada merece o respeito ou a dignidade de falar que estão certos! Tenho uma casa de praia(beira mar) na Redinha velha (praia urbana) e diariamente os bugueiros passam em altas velocidades. Um absurdo essa perseguição aos proprietários dos 4×4, que em muitas situações são mais responsáveis que os próprios bugueiros…..

  27. Não é absurdo, é segurança. Você pode até trafegar com segurança mas abrindo espaço para vários motoristas, provavelmente atrairá alguns irresponsáveis que colocarão a vida de vários em risco. Que continue proibindo! Mas infelizmente isso não significa nada para alguns, certo?

    1. E aí eu pergunto, quanto que os bugueiros pagam de impostos. Cobram caro e não pagam nada???

  28. CONCORDO PLENAMENTE COM FELIPE ARAÚJO, TODOS DEVEM TOMAR UMA POSIÇÃO CONTRA ESSE ABSURDO DE PROIBIR TRAFEGAR NAS DUNAS.

  29. ABSURDO. SE É PROIBIDO DEVE SER PARA TODOS. OS BUGUEIROS SÃO OS DONOS DAS DUNAS?
    TAMBÉM QUEM TEM SEU PRÓPRIO VEÍCULO 4X4 DEVE TER DIREITO DE PASSEAR PELAS DUNAS COM RESPONSABILIDADE, ASSIM COMO EU FAÇO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é encontrado com marca de facada e morre em hospital no interior do RN

Foto: Reprodução

Um homem de 35 anos morreu após ser atingido por um golpe de arma branca na noite desta segunda-feira (2) no bairro Walfredo Gurgel, em Caicó, na região Seridó potiguar.

Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha acabado de encerrar o expediente em uma hamburgueria onde trabalhava e seguia para a casa de um amigo quando foi ferida.

O homem identificado como Erinaldo Alexandre Santos, natural de São Fernando, foi encontrado caído em uma rua e socorrido por moradores da cidade.

A Polícia Militar informou que só foi acionada por volta das 23h30, após o homem dar entrada no Hospital Regional de Caicó.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Após protesto, Governo diz que edital para destinar área do Diba ao MST está em fase final

Foto: Reprodução

Um dia após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearem um dos acessos ao Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba), na RN-118, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que está finalizando o edital que vai selecionar integrantes do movimento para ocupação de áreas do projeto irrigado.

O protesto aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), quando cerca de 300 militantes fecharam a via usando galhos e fogo para cobrar o repasse de terras.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, disse que o processo está em fase final e deve ser publicado “em breve”. Segundo ele, o edital atenderá uma demanda dos agricultores da região e vai regulamentar a seleção dos beneficiários para uma área do Baixo Açu.

“Tem um edital de licitação destinado à agricultura familiar que o Governo do Estado está preparando e concluindo o processo, que vai tratar da seleção desses agricultores familiares para uma área lá do Baixo Açu. O governo está correndo, tem as questões legais que precisam ser cumpridas, mas num breve espaço de tempo isso deve estar sendo liberado, porque é uma cobrança dos agricultores”, afirmou.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Nós nos resolvemos”, diz Flávio após atrito com Michelle

Foto: Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que conversou na segunda-feira (1º) com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os dois se resolveram.

No final de semana, Michelle criticou o apoio do PL à candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, o que causou um mal-estar na cúpula da legenda.

“Eu conversei longamente com a Michelle ontem. Nós nos resolvemos e expliquei a ela que não havia nenhuma decisão tomada sobre palanques, nem no Ceará nem em nenhum outro estado”, afirmou.

O filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, como interlocutor do pai, analisará os cenários em todas as unidades da federação com a participação de Michelle. Segundo ele, porém, a decisão final será do ex-presidente.

“Prefiro enxergar o que aconteceu pelo lado bom, de dar um freio de arrumação para que todos pensem juntos o melhor a fazer com foco na estratégia nacional, porque temos um Brasil para redemocratizar”, salientou.

Nesta terça-feira (2), Michelle se reunirá com a cúpula nacional do PL para afinar o discurso e evitar novos atritos públicos. A discordância, na visão de dirigentes da direita, só enfraquece o espectro conservador.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ATLASINTEL: Desaprovação de Lula volta a subir e vai a 50,7%

Foto: Reprodução

Levantamento da AtlasIntel divulgado nesta 3ª feira (2.dez.2025) mostra que a taxa de desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir em novembro. Agora, 50,7% dos eleitores se dizem insatisfeitos com o desempenho do petista. O percentual supera o dos que declaram aprovar (48,6%) a gestão petista.

Desde outubro, a taxa dos que dizem aprovar o governo oscilou 2,6 pontos percentuais para baixo e a dos que afirmam reprovar oscilou 2,6 pontos percentuais para cima. As variações superaram a margem de erro, de 1 ponto percentual. Em outubro, a aprovação era de 51,2% e a desaprovação, 48,1%.

As curvas do infográfico acima mostram que, depois de 2 meses de alta, a aprovação de Lula parou de melhorar e a desaprovação voltou a subir. Os números confirmam os dados publicados em meados de novembro por Quaest e Paraná Pesquisas, que indicavam essa tendência.

A AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.510 eleitores em todo o Brasil de 22 a 27 de novembro de 2025. As entrevistas foram feitas on-line. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

Na pergunta sobre a avaliação do governo, 44,4% dos eleitores afirmam que a administração petista é “boa” ou “ótima”. Os que a avaliam como “ruim” ou “péssima” são 48,6%. Outros 7,0% entendem a gestão como “regular”. Os percentuais também oscilaram desfavoravelmente a Lula e a avaliação negativa voltou a superar a positiva.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Autoescolas correm ao Congresso e ao STF para barrar fim da obrigatoriedade nas aulas da CNH

Foto: Reprodução

Entidades ligadas às autoescolas entraram em modo de emergência depois que o Contran extinguiu a obrigatoriedade das aulas em autoescola para tirar a CNH. A decisão — defendida pelo governo federal sob a bandeira da “desburocratização” — acendeu o alerta no setor, que agora articula um contra-ataque político e jurídico em Brasília.

O presidente da Feneauto, Ygor Valença, acusou o governo de atropelar o debate e agir sem transparência, dizendo que o Executivo estaria invadindo competências do Congresso.

Ele se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que deve instalar uma comissão especial já nesta terça (2) para reagir à mudança. A federação também prepara um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para anular a resolução assim que ela for publicada.

A ofensiva não para aí: a CNC, que representa o comércio nacional, vai ao STF com uma ação contra a medida. Entidades estaduais afirmam que a resolução abre brecha para “banalizar” a formação do condutor, reduz carga horária e cria o instrutor autônomo — um profissional independente que, segundo o setor, ameaça o modelo tradicional das autoescolas e coloca em risco a segurança no trânsito.

Apesar da gritaria das autoescolas, o CLP (Centro de Liderança Pública) apoia a decisão do Contran. A instituição afirma que o Brasil segue tendência internacional ao baratear a CNH — hoje uma das mais caras do mundo — e lembra que 40% dos veículos no país são conduzidos por motoristas sem habilitação.

Para o CLP, simplificar o processo pode ajudar a regularizar milhões de brasileiros e ainda movimentar a economia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: MST trava BR-118 no Oeste cobrando assentamento parado há 12 anos

Imagens: Reprodução

Um protesto do MST fechou totalmente a RN-118, em Alto do Rodrigues, na manhã desta segunda-feira (1º), e transformou o acesso ao Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba) num caos. O grupo colocou fogo em galhos de árvores e bloqueou a pista, impedindo a passagem de qualquer veículo. Motoristas ficaram retidos e a região do Vale do Açu começou o dia travada por mais uma ação do movimento.

Foto: Reprodução

Segundo o MST, cerca de 300 militantes participaram da mobilização. A cobrança mira o Governo do Estado, comandado por Fátima Bezerra (PT), que segundo eles não teria cumprido um acordo antigo sobre o assentamento do Baixo Açu — uma novela que, de acordo com o movimento, se arrasta há mais de 10 anos.

Foto: Reprodução

Nas redes sociais, o MST afirmou que 100 famílias esperam há 12 anos o repasse de 3,5 mil hectares de terras consideradas improdutivas e pertencentes ao Diba. O movimento diz que o governo prometeu destinar a área, mas nunca efetivou a entrega, alimentando tensão e frustração entre os grupos assentados.

Foto: Reprodução

“A governadora precisa responder. Seguiremos mobilizados até que as autoridades compareçam ao local”, diz a nota divulgada pelo MST. Enquanto isso, quem depende da RN-118 sofre as consequências diretas de mais um bloqueio realizado pelo movimento no interior do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump fecha cerco e deixa Maduro em alerta máximo: clima de pré-conflito na Venezuela

Foto: Getty Images

Donald Trump elevou a pressão contra Nicolás Maduro e colocou a Venezuela em clima de alerta total. No fim de semana, o presidente dos EUA anunciou o fechamento unilateral do espaço aéreo venezuelano, medida rara e geralmente usada em cenários de conflito militar — um recado direto ao regime chavista, cada vez mais isolado internacionalmente.

Maduro, que já é apontado há meses por Washington como chefe do cartel de Los Soles — recém-classificado como organização terrorista — virou alvo central da mobilização militar norte-americana no Caribe e na América Latina. Oficialmente, Trump fala em combater “narcoterrorismo” e cartéis de drogas.

Na prática, cresce o temor de uma operação direta contra o território venezuelano, por terra ou ar, usando o fechamento do espaço aéreo como justificativa estratégica.

Desde agosto, os EUA enviaram para a região uma frota robusta: o porta-aviões USS Gerald R. Ford, o submarino nuclear USS Newport News, caças F-35 e fuzileiros navais realizando treinamentos que lembram preparação para ataque terrestre.

Washington também já anunciou 22 bombardeios contra barcos no Caribe e Pacífico, alegando ligação com o tráfico — sem apresentar provas. A ofensiva inclui ainda a planejada Operação Lança do Sul, pronta para ser acionada a qualquer momento.

Mesmo no meio da tensão, Trump afirma ter conversado com Maduro, e a imprensa americana fala em ultimato: o líder chavista e seus aliados poderiam fugir do país antes de ações mais duras ocorrerem.

Caracas nega tudo e acusa os EUA de usar o “combate ao tráfico” como desculpa para invadir a Venezuela e tomar as gigantescas reservas de petróleo. Enquanto isso, o continente observa — e o clima esquenta cada vez mais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senadora Zenaide celebra aniversário com mais de 70 prefeitos, deputados e lideranças de todo o RN

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia comemorou seu aniversário, nesta segunda-feira (1º), em Natal, ao lado de aliados políticos em um encontro marcado pela confraternização e pela demonstração de força e união.

O evento reuniu mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, deputados federais, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças que reafirmaram o compromisso com o trabalho conjunto em prol dos municípios potiguares.

O momento simbolizou mais um ano de parceria administrativa entre a senadora e gestores municipais, reforçando a construção de projetos e a destinação de recursos para diferentes regiões do Estado.

Zenaide destacou a alegria de celebrar a data ao lado daqueles que caminham com ela na defesa do RN. “Estou muito feliz por estar aqui com vocês. Agradeço a cada um e cada uma que veio comemorar comigo. Este não é um encontro de partido A ou B, é a união de pessoas que lutam pelo nosso povo. Esse trabalho é coletivo, e juntos seguimos firmes pelo desenvolvimento do RN”.

Representando os prefeitos presentes, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra ressaltou o respeito e a gratidão que os administradores municipais têm pela atuação da senadora.

“Todos nós prefeitos temos um carinho muito grande pela senadora Zenaide, uma atenção e uma gratidão pelo trabalho que ela desenvolve ao longo de todo o ano. Ela representa nossos municípios, luta, abre portas em Brasília, envia recursos e dedica atenção a cada um. Hoje é um momento de parabenizá-la por mais um aniversário e também de confraternização de fim de ano. Estamos empenhados para que a senadora continue seu mandato, trabalhando por cada potiguar, porque sabemos que todo cidadão reconhece o quanto ela contribui para o sucesso de cada gestão municipal”, afirmou Allyson.

Lideranças presentes

O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Eudiane Macedo, Terezinha Maia, Ubaldo Fernandes, Kleber Rodrigues e Hermano Morais, além dos deputados federais Robinson Faria, João Maia e Benes Leocádio, que reforçaram o apoio político à senadora.

A celebração fortalece a ampla base de sustentação que acompanha Zenaide Maia e simbolizou mais um ano de união, parcerias e compromisso com o desenvolvimento dos municípios do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal desmonta ataque de grupos radicais contra deputados antiborto

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Intolerans para identificar os hackers que atacaram sites de deputados federais favoráveis ao projeto que iguala aborto a homicídio. As equipes estão nas ruas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), atrás dos suspeitos de invadir páginas oficiais e tentar intimidar parlamentares que defenderam a pauta pró-vida.

Segundo a PF, vários sites foram invadidos, mas os nomes dos deputados atingidos não foram divulgados. Os ataques aconteceram justamente após a tramitação do projeto que endurece a legislação e reforça penas para quem praticar aborto — tema que vem gerando pressão de grupos radicais na internet.

A operação quer descobrir quem está por trás da ofensiva criminosa e proteger o trabalho dos parlamentares que sofreram tentativa de censura digital. A PF contou com apoio de órgãos internacionais para rastrear a origem dos ataques, que teriam conexão com grupos especializados em invasões e manipulação de dados.

Para o Brasil, o caso acende um alerta: quando até deputados são alvo de guerra cibernética por votarem em defesa da vida, fica claro que a intolerância virou arma política. E a PF, pelo visto, decidiu reagir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: BARRACO NA CPMI: deputado chama ex-diretor do INSS de “mão suja de corrupção”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

A CPMI do INSS pegou fogo nesta segunda-feira (1º) quando o deputado Duarte Jr. partiu pra cima do ex-coordenador de pagamentos do órgão, Jucimar Fonseca, acusado de liberar descontos ilegais de associações direto na aposentadoria de beneficiários.

O ex-diretor, afastado por ordem judicial em julho, afirmou que havia um documento do INSS que desmentiria o Ministério Público — mas não apresentou nada.

Duarte cobrou a tal prova e fez Jucimar ler um parecer da Procuradoria-Geral Federal que, na prática, mostra o contrário: o INSS não podia firmar acordo com uma das entidades investigadas. Sem resposta clara, o depoente elevou o tom e insistiu que o documento existe “no processo”.

A discussão virou bate-boca, e Duarte disparou a frase que dominou a sessão: “Essa sua mão está suja de corrupção.” O episódio expõe mais uma contradição no esquema de descontos suspeitos que atinge aposentados em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *