Parceria entre PM e Sindbuggy garante mais segurança nas áreas de dunas

“Uma parceria que vem dando certo”. Com essas palavras, o presidente do Sindicato dos Bugueiros Profissionais (Sindbuggy), Luiz Thiago Manoel, resumiu a operação desse final de semana da Polícia Militar que advertiu dezenas de motoristas que trafegavam ilegalmente nas áreas de dunas entre a última sexta-feira (14) e esta segunda-feira (17).

Nesse final de semana, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam), em parceria com o Sindbuggy, realizaram uma operação de fiscalização de combate ao tráfego ilegal de veículos não autorizados em regiões dunares.

Luiz Thiago disse que esse é um pleito importante para todos e que precisa da conscientização da população. “A gente entende que os condutores de veículos tracionados queiram aproveitar as belezas naturais em seus veículos, mas essa prática, além de ilegal, coloca em risco a vida de todos. Inclusive de nós, bugueiros, e dos turistas que visitam o nosso litoral. A população precisa se conscientizar de que essa prática é ilegal. Apenas veículos e condutores autorizados é que podem fazer esse percurso”, pontuou.

O presidente do Sindicato destacou que essa é uma luta antiga da categoria e que vem sendo intensificada com a atual diretoria. Ele destacou que essa parceria entre os policiais da Cipam e o Sindbuggy vai continuar.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Justo disse:

    Estou enganado ou no documento do Buggy consta 4 passageiros? 5 é excesso de passageiros então!

  2. Vinicius disse:

    Nós dos grupos Off-Road nos vimos "forçados" a formalizar associações no papel para poder combater mais representativamente esse tipo de abuso. Mas na realidade, qualquer condutor, mesmo fora de grupos ou associações, tem o mesmo direito de ir e vir que os profissionais bugueiros. Ainda mais que nem utilizamos essas áreas públicas como nossa fonte de renda.

  3. Sinval disse:

    No realidade o que os bugreiros querem e monopólio das dunas . Não importa se pra isso esão enfiando estacas e cercas no nosso litoral . E se fosse área de preservação então seria proibido a a todos. Temos de acabar com essa hipocrisia e monopólio que os bugreiros querem criar. Eles podem tudo inclusive andar com turistas sem cintos de segurança colocando a vida deles em risco. E quando acontece algum acidente camuflam.

  4. Márcio disse:

    Acho que é uma atitude arbitrária e incompetente por parte dessas entidades, o motivo é simples, se essas áreas são de preservação ambiental e de proibição de tráfego de veículos, eu fiquei sem intender porque os bugres podem frequentar esses locais.

  5. Medeiros disse:

    A Comissão Interclubes Off Road do RN, precisa urgente ter seu espaço neste blog e demais mídias esclarecer inverdades citadas nessa reportagem, como também o presidente do Sindbuggy esclarecer se as palavras ditas foram de sua autoria. Essa matéria está gerando ainda mais atritos entre buggy x off-road, precisamos esclarecer os fatos para que essa rixa seja dada uma trégua, queremos paz e liberdade de ir e vir a todos como está escrito em nossa Constituição Federal.

  6. Pegado disse:

    Engraçado como esses ditos "bugreiros" se acham donos da razão, uma classe totalmente prepotente e irresponsável, transportam seus pp passageiros sem segurança Alguma e por muitas vezes são agressivos com condutores de veículos 4×4, fiscalizem eles tbm, não vejam apenas o lucro de uma minoria monopolizada e corrompida.

  7. Coxinha de Mortadela disse:

    Engraçado o esforço para "proteger" as áreas de dunas e nenhuma sinalização é colocada, simplesmente chegam autuando a torto e a direito. Enquanto isso Buggys andam com passageiros sentados em cima dos bancos de trás sem cintos nem proteção contra capotamento sem levar nenhuma multa, todos protegidos….
    Máfia!

  8. Atento disse:

    Se a questão é segurança, que se exija habilitação técnica para os proprietários de 4×4 transitarem nas dunas, tal como a que é exigida para os bugueiros. Promovam-se cursos para os proprietários de 4×4.

  9. Raniere disse:

    Rapaz, sem futuro demais essa "briga" de 4×4 VS Buggy. Eu mesmo já ajudei bugueiro em apuros e vou continuar ajudando. Já se delimitou onde os 4×4 podem andar tranquilamente e os buggys já têm seus roteiros definidos. Vamos continuar com nossa diversão offroad e que os buggys continuem a trazer turistas pra nosso estado. É minha opinião.

  10. David Jonathas disse:

    Erradíssimo, direitos são de todos! Nós que fazemos parte da mundo off-road também temos o direito de apreciar a natureza, somos consciente das regras e deveres.

  11. Sergio disse:

    Emitem nota fiscal de serviço? Pagam ISS? Que tipo de impostos pagam para ter tratamento diferenciado dos usuários de 4×4? Acho que o Comandante da CIPAM tá conveniando com o pessoal errado. Se fizer uma fiscalização à luz do CTB verá que foi um equívoco.

  12. Arthur disse:

    Esses bugueiros, são os que mais dirigem alcoolizados, e agora querem exclusividade para trafegar nas dunas? Absurdo isso! Muitos jipeiros são mais profissionais que esses sanguessuga de turista! Somos responsáveis, mantendo sempre a segurança de muitos quando utilizamos as dunas, salvando em muitos casos pessoas de acidentes ocasionados por bugueiros irresponsáveis! Quem tem 4×4 tem direito sim de trafegar! Vamos respeitar o offroad 4×4

  13. Allyson disse:

    Prática ILEGAL? Os buggys são legais? Eles possuem licença ambiental para trafegarem nas dunas? Ótimo. Se é para PROIBIR, sou de total acordo, mas proíbam todos, inclusive os buggys. Falaram que colocamos a vida dos outros em risco. Tá "SERTO". Meu carro tem airbag e cinto de segurança. Buggy tem cinto para os passageiros também? Isso não é passível de multas, conforme nosso CBT ? Passageiros andando sem cinto e quem coloca a vida dos outros em risco é o 4×4!
    Somos nós, que andamos em 4×4 que ameaçam as pessoas nas dunas.
    4×4 movimenta a economia do RN! Já pararam para pensar nisso! Turista vai onde os "donos das dunas" levam ganhando suas comissões. São lugares caros! Nós, vamos aos lugares mais humildes e isolados e movimentamos a economia local.

    Da forma que foi exposta a matéria, quem não conhece o 4×4 na sua essência, terá um imagem deturpada! O RN já provou por várias vezes a sua força no offroad. Iremos provar novamente! O que queremos é diversão! Não são apenas os TURISTAS ou BUGUEIROS que tem o privilégio de andar pelo litoral mais belo do país não! Nós temos esse direito e vamos lutar por ele!

    #SOUAFAVORDO4X4 #APOIO4X4

  14. Augusto disse:

    Muito interessante o posicionamento do Sindicato. Realmente o buggy é um notadamente um veículo muito seguro, ainda mais quando se trafega em alta velocidade com pessoas sem cinto de segurança e além da capacidade de passageiros. Queria mesmo era ver o estudo de impacto ambiental, licença ambiental e como é feito a arrecadação de impostos dos bugreiros para explorar comercialmente a APA que inclui Jenipabu e Pitangui.

  15. Fernando Junior disse:

    Que tipo de fiscalização é essa? Uma determinada categoria, pode transitar nas dunas, e outras não?
    Deixo um pergunta, não aos condutores de Buggies, mas aos órgãos responsáveis pelo trânsito no RN. Porque um veículo que conduz seus passageiros sem os cintos, trafegam em altas velocidades, praticam direção perigosa, podem usar as dunas e os cidadãos proprietários de veículos 4×4 não podem? Trata-se de uma área particular dos bugueiros?
    Nos grupos de praticantes de Off Road, não tem ninguém capacitado para resolver essa situação não tribunais? Está na hora de todos se unirem e constituir um advogado para defender essa causa.
    Não dá para aceitar esses desmandos. Os tribunais tem a obrigação de julgar de forma idônea essa petição. Se é proibido para um, proibido para todos. Se é liberado para um libera para todos. Só não pode é tirar o direito de ir vir, segundo a constituição federal!!!
    Até que me provem o contrário, não existe proprietário em áreas públicas!!!

  16. bruno disse:

    Caro Anderson, que agressividade. Qual a necessidade disso? Todos os clubes de OffRoad sempre tiverem o espaço que pediram ao BG. Sobre o post, isso foi um release que o Sindbuggy nos enviou e pediu para publicarmos. Simples.

    • Anderson disse:

      Bruno, não tive objetivo de ser agressivo, acabei de reler o que escrevi e não sei o porque você afirmou isso, mas se foi isso que pareceu ser, peço desculpas.
      Mas a comunidade Off Road está cansada de ser saco de pancada, de ter matérias vinculadas de forma errada em meios de comunicações diversos.
      Oque eu gostaria de deixar claro é que essa fiscalização foi na APA da praia de búzios e os veículos foram advertidos por estarem trafegando em área de proteção ambiental.
      Repito, NÃO EXISTE legislação que proíba veículos 4×4 de trafegarem em área de dunas que não sejam de proteção ambiental, por tanto, a parte da matéria que fala: (. “A gente entende que os condutores de veículos tracionados queiram aproveitar as belezas naturais em seus veículos, mas essa prática, além de ilegal, coloca em risco a vida de todos. Inclusive de nós, bugueiros, e dos turistas que visitam o nosso litoral. A população precisa se conscientizar de que essa prática é ilegal. Apenas veículos e condutores autorizados é que podem fazer esse percurso”.) é inverídica na questão de ser ILEGAL e ainda induz a opinião pública ao entendimento errado.

      Quem é Jipeiro de verdade sabe onde pode e onde não pode trafegar.
      Caso o blog queira entrar em contato para que eu passe o contato de algum representante da comunidade Off Road, pode entrar em contato pelo meu email que eu terei o prazer de informar.

    • bruno disse:

      Quero sim. Quero inclusive levar esse debate para o meu programa de Rádio. Anota o zap do programa e por favor pede para alguém de vcs entrar em contato urgente para marcarmos. – 99212-2276

    • Henrique Guidi disse:

      BG quando será o programa na rádio que tratará deste assunto ?

  17. Marcelo disse:

    Mais uma minoria monopolizando uma área pública, deveria se exigir disciplina, mas, dar exclusividade a bugueiro, é demais, poderiam determinar uma pequena área para eles continuarem fazendo os passeios "com emoção".

  18. Júnior disse:

    A Cipam em parceria com o MP poderia fiscalizar também as invasões e construções nas dunas e não só condutores de veículos 4×4 que estão apenas procurando uma válvula de escape e diversão, ja que é pra proteger vamos proteger.
    E também aproveita que ja ta fazendo o serviço chama o Detram e o BPtram e começa a fiscalizar as condições dos bugres que estão fazendo esses passeios com os turistas, pois tem muitos sem condições de fazer o serviço sem falar na ingestão de álcool por parte de alguns ditos profissionais do turismo, se for relatar o que ja aconteceu aqui de acidentes com bugres da um livro.

  19. LJ junior disse:

    Privatizaram não só as dunas, mas as praias também . Totalmente absurdo. Não pode também na beira mar. Nem no caminho barreira Tibau pra pegar a balsa, q não tem banhista, casa, nada, pode. Só os bugueiros. Só se pode andar no asfalto com veículo tracionado. Se é pra proibir, proíbam p todos e não só pra o privilégio e lucro de uns poucos. Coloquem sinalizações nas dunas, ou liberem algumas p bugueiros e outras p a população.

  20. Ems disse:

    É um absurdo essa proibição !!! Que seja regulamentada. Mas tirar o direito de ir e vir só para favorecer um sindicato é demais !!!

  21. leleu disse:

    Me digam que segurança um bugueiro e seu veiculo oferece?
    Porque os passageiros (turistas) anda sem cintos de segurança com um motorista fazendo
    Manobras arriscadas na dunas !! Isso é a seguranca que o sidbuggy quer dar ou o sidbuggy quer proibir os usuarios de carro 4×4 circular nas dunas? Conta outra .

  22. Tulio kayo disse:

    Engraçado é buggy ser liberado…. objeto artesanal chamado de carro…. sem nenhum tipo de segurança, poder andar livremente nas dunas

  23. Cassio disse:

    Essa parceria também fiscaliza os passeios de buggy sem o uso de cinto e com alteração estrutural dos veículos? A questão é ambiental ou de monopólio dos bugueiros?

  24. Anderson disse:

    A reportagem é completamente tendenciosa e tem como objetivo ganhar apoio dá opinião pública.
    Não existe proibição de veículos 4×4 trafegarem em dunas.
    A questão dessa abordagem do Cipam foi devido a esses veículos estarem em uma área de proteção ambiental.
    Existem áreas que não são de proteção ambiental e os veículos 4×4 podem trafegar.
    Não existe legislação do CTB nem portaria do DETRAN RN que proíba a prática do Off Road. Dunas, nem muito menos exigência de alguma habilitação especial para prática do off Road.

    BG, por favor dê o direito de resposta a Comissão Interclubes Off Road do RN.

  25. Henrique Guidi disse:

    Estranho eles falarem de segurança quando é comum ver buguies, que perante a legislação são veículos para 4 pessoas, com 5 ou 6 pessoas incluindo crianças. Aí aparecem alguns questionamentos: esses veículos tem cinto de segurança para todos os ocupantes? E para as crianças? Existe barra anti-capotamento para os passageiros traseiros? Deveria ser permitido crianças em um veículo totalmente desprovido de segurança? É válido lembrar que esses veículos circulam em vias normais e estão sujeitos às regras de trânsito assim como acidentes do cotidiano.
    BG por favor encaminhe esses questionamentos ao presidente do sindicado dos bugueiros.

  26. Serjano disse:

    Algo mais ilegal que passageiros sem cinto de segurança nos buggy?
    Essa fiscalização multou, conforme prevê a legislação de trânsito?
    Qtos acidentes com buggy já foram registrados e quantos com veículos tracionados?

  27. Henrique Guidi disse:

    Impressionante essa matéria….Nada contra o BG….Mas informações totalmente distorcidas em detrimento de uma classe, leia-se bugueiro, que em nada merece o respeito ou a dignidade de falar que estão certos! Tenho uma casa de praia(beira mar) na Redinha velha (praia urbana) e diariamente os bugueiros passam em altas velocidades. Um absurdo essa perseguição aos proprietários dos 4×4, que em muitas situações são mais responsáveis que os próprios bugueiros…..

  28. Bosscaos disse:

    Não é absurdo, é segurança. Você pode até trafegar com segurança mas abrindo espaço para vários motoristas, provavelmente atrairá alguns irresponsáveis que colocarão a vida de vários em risco. Que continue proibindo! Mas infelizmente isso não significa nada para alguns, certo?

    • Luciana Morais Gama disse:

      E aí eu pergunto, quanto que os bugueiros pagam de impostos. Cobram caro e não pagam nada???

  29. zedetoim disse:

    Era so o que faltava memsmo,bugueiro manda em que?????

  30. Lercio disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM FELIPE ARAÚJO, TODOS DEVEM TOMAR UMA POSIÇÃO CONTRA ESSE ABSURDO DE PROIBIR TRAFEGAR NAS DUNAS.

  31. FILIPE ARAÚJO disse:

    ABSURDO. SE É PROIBIDO DEVE SER PARA TODOS. OS BUGUEIROS SÃO OS DONOS DAS DUNAS?
    TAMBÉM QUEM TEM SEU PRÓPRIO VEÍCULO 4X4 DEVE TER DIREITO DE PASSEAR PELAS DUNAS COM RESPONSABILIDADE, ASSIM COMO EU FAÇO.

COMENTE AQUI