Partidos, sindicatos e organizações estudantis de Natal, que se sentiram agredidos durante o protesto do movimento #RevoltadoBusão na última quinta-feira (20), emitiram hoje (25) uma nota de repudio às represálias que sofreram durante a manifestação.
A nota afirma que apesar das “divergências programáticas”, as entidades repudiam “qualquer tipo de cerceamento da liberdade de expressão e organização dos trabalhadores (as)”.
A mensagem faz também uma convocação para uma manifestação “contra a repressão policial e contra a violência exercida por grupos com práticas fascistas infiltrados nas manifestações”.
Confira a nota:
“Nas últimas semanas temos visto nos cenários nacional e local, grandes mobilizações populares com a pauta inicial da redução das tarifas de ônibus e do direito às cidades. As primeiras mobilizações tiveram início aqui em Natal com grande participação de movimentos populares, sindicatos, partidos de esquerda, organizações estudantis, anarquistas e independentes.
O povo foi às ruas e, em resposta, o aparato repressivo do Estado, herdeiro da cultura repressora do inacabado 64 (ditadura militar), reprimiu intensamente as manifestações populares. Apesar disso, os protestos populares se transformaram em grandes mobilizações de massa com múltiplas bandeiras.
No ultimo dia 20 de junho, no grande ato realizado em Natal/RN, militantes de diversos partidos de esquerda, sindicatos, organizações populares e anarquistas – os mesmos que sempre estiveram construindo as lutas populares – se depararam com atitudes repressoras de grupos com práticas fascistas.
Setores minoritários extremamente violentos, fortalecidos pelo discurso raivoso da mídia burguesa, atiraram pedras e objetos cortantes, inclusive partindo para o confronto físico direto, contra militantes de nossas organizações políticas, rasgando nossas bandeiras, violando o princípio da democracia operária e da livre manifestação, relembrando as práticas de nosso passado recente marcado por torturas, perseguições políticas, supressão das liberdades individuais, inclusive da livre organização em partidos políticos de esquerda. Apesar das nossas divergências programáticas, repudiamos qualquer tipo de cerceamento da liberdade de expressão e organização dos trabalhadores (as).
Por isso, ressaltamos a necessidade da população engrossar as fileiras em defesa da liberdade de expressão, de organização política e da democracia. Convocamos todos e todas, a se manifestar contra a repressão policial e contra a violência exercida por grupos com práticas fascistas infiltrados nas manifestações. E, nós, militantes de esquerda, libertários e anarquistas, permaneceremos na luta gritando e erguendo nossas bandeiras de luta por transformação social.
Natal/RN – 24 de junho de 2013”
Assinam a nota o PT, PCdoB, PCR, CONSULTA POPULAR, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, POR, CMP, MLB, UJR, UESP, MOVIMENTO DE MULHERES OLGA BENÁRIO, MLC, DCE UFRN, DCE MAURÍCIO DE NASSAU, SINSENAT, CUT, JPT, MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES, UJS, UMES e APES,
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
o problema é que os partidos politicos e esses sindicatos não representão ninguém e são igual a leilão quem pagar mais leva.
É simples: senta na calçada e chora. Qual é o costimeiro tratamento que PT e sindicatos ofertam a quem deles discordam? Alguém sabe? Eles sabem e garanto que é mais intenso.
O mesmo tratamento seria dado a simpatizantes e/ou integrantes de partidos como PSDB ou DEM, por exemplo. Logo, falar em perseguição a partidos e organizações de esquerda é discurso falacioso e tendencioso.
Ei quando alguém não aceita andar com essa turma da pesada, sinaliza um mínimo de bom senso. Os integrantes das organizações que assinam a nota fazem igual a cachorro que corre atrás do carro e quando o carro para não sabe o que fazer.
Vejamos o que a professora que não dava aula e seus dois caroneiros fazem na CMN. Nada! Falam alto, criam atritos, mas me diga uma solução apontada para alguns dos vários problemas de Natal pela zabunda, triângulo e sanfona? Nenhuma.
Só na vida boa de Vereador.
Nenhum partido politico ou sindicato me representa. Alias, sindicatos deveriam ser independentes do governo se de fato querem representar o trabalhador. Sindicato nao deveria ser obrigatorio o pagamento, deveria ser expontaneo. Se é obrigatorio, deveria prestar contas ao Governo dos gastos, tribunal de contas? Partido pra mim nao tem nem o que falar quando se trata da Esquerda, principalmente porque os males deste país sempre estiveram ligados ao comunismo e ao socialismo. Ser social é totalmente diferente.
O movimento não cabe partidos políticos, principalmente o PT que pra mim considero hoje em termos de corrupção pau a pau com o PMDB.
O QUE O POVO DEVE A PARTIDO POLITICO ? ORA,VÃO CATAR LATINHAS SEUS SAFADOS
Defendo a liberdade de expressão destes membros e concordo em parte com suas alegações. Mas há de se convir que este movimento é justamento também contra toda classe partidária, já que a população brasileira está cansada da inoperância dos partidos políticos. A bandeira que se levanta agora é unicamente a bandeira nacional. Nesta hora levar bandeiras de quaisquer entidades ou partidos é no mínimo uma provocação e oportunismo. É como se levar a bandeira do time do São Paulo para a comemoração do título do Santos porque não suporta o time do Corinthians. E ainda, se a nota defende o direito de expressão, por que só se refere aos partidos de esquerda? Por que não também os de direita? Quais os partidos que estão no poder agora? Os protestos da população são com dias marcados, assim como deveriam ser os dos partidos que lançaram essa nota de repúdio. Assim não haveria este entrave e tornaria legítima por inteiro as sua alegações. Entretanto abomino a violência sobre este pretexto ou qualquer outro, e acho que o diálogo é a melhor opção.
A maioria das pessoas que estavam no movimento sao apartidários, nao são fascistas! Sao trabalhadores que nao confiam mais em partido A, B ou C, somos do partido do Brasil Melhor, da Educação Melhor, da Saúde Melhor, da Segurança Melhor! Como iremos admitir que uma bandeira do PT, PC do B ou PSTU que fazem parte dos aliados do governo, estejam dentro do movimento, se esses mesmos partidos estão a quase 11 anos comandando o país e o que vemos é uma má gestão pública e um alto índice de corrupção em todos os orgãos, criaçoes de ministérios para inchar o custo da máquina público que nao se reverte em benfeitorias pra população! Portanto, repudia-se sim as bandeiras desses partidos de esquerda, visto que o povo nas ruas nao sao de esquerda ou direito, sao brasileiros indignados com dentre outras e essas legendas partidárias!
Faltou só incluir nessa lista as Vadias, o PCC, as FARC e o Sindicato das Prostitutas Banguelas do RN, o SINDPROSTBANGUEL – RN. Aí em cima só tem a fina flor da baderna do movimento sindical, estudantil e "INTELEKITUAU". Olha só o Hino do movimento: "Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento, escapando do jumento, eu vou ……… . Uau! Au Au!
Acharam ruim? Eles ainda não entenderam que o povo não se identifica mais com nenhum partido político? …
Armaria mainha, nam …
Eles podem protestarem, onde eles quiserem, e a hora que quiserem. Mas não junto a um movimento que e do povo. #forapartidospoliticos Vocês não nos representam.