No dia em que um jornalista chapa-branca tem de prestar depoimento à Operação Custo Brasil e em que o veículo que dirige é alvo de mandado de busca e apreensão — refiro-me a Leonardo Attuch, do site 247 —, Paulo Henrique Amorim é condenado a fazer companhia a outros petistas e também deve entrar em cana!!!
O ex-jornalista e apresentador terá de cumprir pena por crime de injuria racial contra o jornalista Heraldo Pereira, da Globo, chamado no blog “Conversa Afiada” de “negro da alma branca”.
A condenação a um ano e oito meses de reclusão estava, desde 2013, dependendo só da ordem para execução da pena. E ela acaba de ser dada pela ministra Laurita Vaz, vice-presidente e presidente eleita do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Dois recursos redundantes ao STF, ainda pendentes, não podem impedir a execução do que foi julgado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, pela 6ª Turma Criminal, relatado pela desembargadora Nilsoni Freitas e confirmado pelo STJ e pelo próprio STF em diversos ações protelatórias da defesa, todas elas já rechaçados.
Paulo Henrique Amorim deixou de ser primário recentemente, depois de ter sido condenado definitivamente pelo STF por injúria contra o também jornalista Merval Pereira, de O Globo e da Globo News.
Quem é reincidente no crime cumpre pena em regime fechado. Ou não é assim?
ESSE COMUNISTA DE MEIA TIJELA ESTÁ SOFRENDO DE DEBILIDADE MENTAL. É UMA MAL AGRADECIDO. FOI A REDE GLOBO QUE O DEU UMA OPORTUNIDADE. ESTUDOU PARA SER JORNALISTA TRABALHAR EM UMA EMISSORA COMO A REDE GLOBO, SER CORRESPONDENTE INTERNACIONAL E DEPOIS SE TORNAR UM BLOGUEIRO DESQUALIFICADO DE PARTIDO COMUNISTA. SUJOU A BIOGRAFIA DE VERMELHO. ENTROU EM DECADÊNCIA PROFISSIONAL E MORAL. ACORDA BRASIL!
A pouco tempo atrás esculhambou com Bonner e Renata Vasconcelos do JN, acho que deve estar SENIL, agora com uma cadeiazinha poderá ficar bom desta anomalia.
Já notaram que parece que agora o país está saindo da estado de baderna em que se encontrava e entrando num verdadeiro "estado de direto"??? SÓ FALTA AGORA PRENDERM O LULADRÃO para que se tenha a certeza disso…
Do mesmo modo agiu,
qdo foi demitido do Portal IG em 2008 por fax.
Agora durma com um barulho desse… Rs. Rs..
Ele se acha o "Jornalista Pica das Galáxias"
Mas pelo visto, não passa de um "língua alugada" do antigo DESgoverno/PT….
A Segurança Pública é apontada por 18% dos eleitores brasileiros como o tema que deveria ser a prioridade número um do próximo Presidente da República. Logo em seguida, saúde e educação empatam numericamente com 17% das menções cada. Os dados da mais recente pesquisa do PoderData/Aya, realizada entre os dias 9 e 12 de agosto de 2026.
Pautas associadas ao bolso do cidadão aparecem um pouco mais abaixo na lista de urgências: a inflação ocupa a 4ª colocação, citada por 14% dos entrevistados, enquanto emprego e renda vêm na 5ª posição, com 13%.
Posição e Áreas Prioritárias
Abaixo, o ranking completo das áreas consideradas mais urgentes pela população:
Posição
Área Prioritária
Intenção (%)
1º
Segurança pública
18%
2º
Saúde
17%
3º
Educação
17%
4º
Inflação
14%
5º
Emprego e renda
13%
6º
Combate à corrupção
12%
7º
Combate à pobreza
6%
8º
Meio ambiente
1%
—
Não sabe
2%
Prioridades x Voto no 1º Turno
O levantamento do PoderData/Aya também cruzou as demandas com as intenções de voto no 1º turno, revelando prioridades bem distintas entre as duas maiores bases eleitorais do país:
Eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): A prioridade é focada em serviços públicos sociais. Para 23% desse grupo, a saúde deve ser a prioridade principal; 23% também apontam a educação no topo da lista.
Eleitores de Flávio Bolsonaro (PL): A pauta de combate ao crime predomina. Quase um quarto desse eleitorado (24%) coloca a segurança pública como o desafio mais urgente para o país.
Ficha Técnica da Pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo PoderData (grupo Poder360 Jornalismo) com recursos próprios e amostragem representativa das 27 unidades da Federação.
Amostra: 2.400 entrevistas por telefone em 658 municípios.
Data da coleta: 9 a 12 de agosto de 2026.
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A avaliação do trabalho e da figura pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece em patamar de estabilidade no início deste mês. Segundo levantamento do PoderData/Aya realizado entre 9 e 12 de agosto de 2026, 50% dos eleitores desaprovam o desempenho pessoal de Lula, enquanto 43% aprovam. Outros 7% não souberam responder.
Em relação à sondagem anterior, feita no fim de julho (26 a 29), a aprovação pessoal do petista manteve-se inalterada em 43%. A taxa de rejeição oscilou um ponto percentual para cima, passando de 49% para 50%.
Avaliação do Governo Federal
Quando questionados especificamente sobre a aprovação da administração federal como um todo, os índices mantêm tendência semelhante.
Categoria
Aprova
Desaprova
Desempenho Pessoal de Lula
43%
50%
Gestão do Governo Federal
43%
51%
Na rodada anterior, os percentuais de avaliação do governo eram de 44% de aprovação e 50% de desaprovação. Como a variação ocorreu dentro da margem de erro, o quadro indica estabilidade no sentimento do eleitorado em relação à gestão federal.
Ficha Técnica da Pesquisa
Amostragem: 2.400 entrevistas telefônicas (fixo e celular) em 658 municípios das 27 unidades da Federação.
Período de coleta: 9 a 12 de agosto de 2026.
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Intervalo de confiança: 95%.
Registro no TSE: BR-06868/2026.
Realização: PoderData (Grupo Poder360) com recursos próprios, em parceria de divulgação com o Aya Bancah.
A mais recente pesquisa do PoderData/Aya, realizada entre 9 e 12 de agosto de 2026, mostra um cenário de extrema competitividade em um eventual 2º turno presidencial.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados na simulação de embate direto: o petista registra 46% das intenções de voto, enquanto o parlamentar alcança 45%.
Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois líderes estão numericamente encostados.Nos últimos 15 dias, Flávio oscilou dois pontos para cima, enquanto a taxa de Lula permaneceu inalterada no confronto direto, consolidando uma estabilidade na polarização observada desde maio.
Fatores do Avanço e Desafios Políticos
Análises do cenário eleitoral apontam que a aproximação de Flávio Bolsonaro coincide com um período em que o senador resolveu entraves internos em sua pré-campanha, alinhando a relação com Michelle Bolsonaro e definindo a vice na sua chapa.
Por outro lado, o momento recente trouxe desgastes para o governo Lula, com o surgimento de novas investigações envolvendo familiares e antigos colaboradores. Embora os casos ainda dependam de apuração, o noticiário reativou a pauta do combate à corrupção, tema de forte impacto eleitoral.
Outros Cenários e 1º Turno
Nas simulações contra outros potenciais nomes da oposição no 2º turno, Lula mantém quadro de empate técnico contra Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).A única vantagem clara fora da margem de erro ocorre diante de Renan Santos (Missão), sobre quem o petista abre 9 pontos de frente.
Já na simulação de 1º turno, Lula aparece na liderança isolada com 41% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro com 35%.Ronaldo Caiado e Renan Santos aparecem com 4% cada, enquanto Romeu Zema e Augusto Cury (Avante) somam 3% cada.Os demais pré-candidatos — Clariana Barão (DC), Leonardo Avalanche (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) — registram 1% cada um.Brancos e nulos somam 4%, e 2% não souberam responder.
Dados Metodológicos
A pesquisa ouviu 2.400 eleitores em 658 municípios espalhados pelas 27 unidades da Federação.O levantamento foi realizado por telefone pelo PoderData/Aya, com recursos próprios e parceria de divulgação com o Aya Bancah.Com nível de confiança de 95%, a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06868/2026.
Um brasileiro de 38 anos, apontado como um dos autores de um homicídio motivado por acerto de contas e divergências financeiras, desembarcou no Brasil sob escolta da Polícia Federal (PF).O suspeito, natural de Contagem (MG), estava foragido em Portugal e figurava na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos criminosos mais procurados do mundo.
O crime ocorreu em fevereiro de 2018, na cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.De acordo com a denúncia do Ministério Público, o homem agiu em conjunto com outros envolvidos, disparando diversas vezes contra a vítima em uma ação motivada por vingança.
Após a conclusão do processo de extradição, o investigado foi transferido para Belo Horizonte. Ele deu entrada no Centro de Remanejamento Provisório do Sistema Prisional (Ceresp/Gameleira), onde permanecerá preso à disposição das autoridades judiciais mineiras.
De olho na manutenção da isenção sobre compras internacionais de até 50 dólares, o governo Lula já definiu o seu nome de preferência para presidir a comissão mista da Medida Provisória que acaba com a chamada “taxa das blusinhas”. O Palácio do Planalto articulou junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a indicação do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) para o comando dos trabalhos.
A escolha reflete a confiança da gestão federal no parlamentar mineiro, figura frequente na condução de pautas econômicas estratégicas no Congresso — a exemplo de sua atuação à frente da comissão especial da reforma tributária, aprovada em 2024. A relatoria do texto da MP caberá a um integrante do Senado.
Apesar da articulação governista, o calendário da proposta enfrenta resistência e impasse político. A instalação do colegiado estava prevista para a última quarta-feira (12), em sessão aberta pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). No entanto, o encontro acabou cancelado por falta de consenso entre os parlamentares.
Diante do travamento, Hugo Motta sinalizou a interlocutores que a definição da presidência deve ocorrer apenas na próxima janela do esforço concentrado do Congresso, agendada entre 31 de agosto e 3 de setembro.
A estratégia empurra a votação para o limite do prazo regimental: o Congresso terá cerca de apenas uma semana para analisar e aprovar o texto na comissão e nos plenários da Câmara e do Senado. Caso a votação não seja concluída até 8 de setembro, a Medida Provisória perde a validade, o que provocaria o retorno imediato da cobrança do imposto sobre as compras internacionais de menor valor.
Com informações da Coluna de Igor Gadelha / Metrópoles
Um vídeo das câmeras de segurança da Câmara dos Vereadores de Currais Novos que está circulando nas redes sociais, mostra o momento em que o parlamentar da cidade, Lucieldo da Silva (PSDB), dá um tapa na bunda de uma servidora da casa legislativa.
Nas imagens, é possível ver a ação do parlamentar e a reação da servidora, que fica indignada com o ato. Após a repercussão do caso, o vereador pediu desculpas à vítima e negou ter tido a intenção de assediá-la, constrangê-la ou desrespeitá-la. Em pronunciamento na Câmara Municipal, na terça-feira (11), ele afirmou ser uma pessoa “extrovertida e brincalhona”.
Lucieldo disse que mantinha uma relação de amizade com a servidora, que é estagiária. Ele disse que os dois costumavam conversar e brincar. Segundo o vereador, o contato físico apontado na investigação foi involuntário e não teve intenção de causar desconforto.
“Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa extrovertida e brincalhão”, afirmou. Ele também disse nunca ter tido comportamento semelhante e pediu que as imagens das câmeras de segurança sejam analisadas integralmente, alegando que o trecho divulgado estaria fora de contexto.
A Polícia Civil, no entanto, informou que as imagens analisadas mostram de forma “nítida e incontestável” um contato físico invasivo na região glútea da estagiária, sem consentimento.
O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, que decidirá se apresenta denúncia à Justiça. O indiciamento não significa condenação.
Lucieldo foi indiciado com base no artigo 215-A do Código Penal, que prevê pena de um a cinco anos de prisão para atos libidinosos praticados sem consentimento.
Durante a sessão, mulheres fizeram uma manifestação na galeria da Câmara com cartazes contra a violência contra a mulher. O presidente da Casa, João Gustavo, afirmou que o Legislativo manteve o caso sob sigilo durante a investigação para preservar a denunciante e garantir o devido processo.
Ministro Alexandre de Moraes autorizou operação contra o jornalista a pedido da PGR e da PF.
Foto: Rosinei Coutinho / STF
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) manifesta profunda preocupação e condena a quebra de sigilo de fonte de um jornalista no Maranhão, que publicou uma reportagem sobre o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino, e resultou em uma ação de busca e apreensão nesta terça-feira (11/08/2026).
A Abraji reforça que o sigilo da fonte é uma garantia constitucional. Qualquer pessoa, incluindo autoridades, pode recorrer a meios legais para questionar um conteúdo jornalístico que entenda estar incorreto. Apreender equipamento jornalístico e quebrar a fonte do profissional colocam em risco o exercício da profissão no país. Se existe necessidade de apurar algum crime, que isso seja feito sem violar ou relativizar uma garantia constitucional dos jornalistas mas que também é crucial para a própria solidez da democracia.
A atuação de órgãos de estado não pode deixar dúvidas, nem utilizar a lei para ameaçar direitos constitucionais, sob pena de prejudicar o Estado Democrático de Direito.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quarta-feira (12), a suspensão imediata do pagamento de verbas indenizatórias a magistrados de sete Tribunais de Justiça do país que estejam fora dos parâmetros fixados pela Corte. Entre os órgãos atingidos pela medida está o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), citado nas investigações por repasses individuais expressivos que ultrapassaram meio milhão de reais em um único mês.
Além do TJRN, a decisão alcança os tribunais de Goiás, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e do Distrito Federal. Os ministros fixaram a obrigatoriedade da devolução de todos os valores que tenham superado os limites estabelecidos e deram prazos curtos para o cumprimento e comprovação das medidas.
O panorama no Rio Grande do Norte e os valores pelo país
As determinações foram tomadas após o STF analisar relatórios detalhados das folhas de pagamento dos tribunais nos meses de abril, maio, junho e julho. O levantamento revelou repasses discrepantes das diretrizes constitucionais e cifras consideradas exorbitantes.
No Rio Grande do Norte, chamou a atenção da Corte o caso de um magistrado aposentado do TJRN que recebeu R$ 554 mil nos meses de abril e maio.
O cenário de extrapolação do teto remuneratório repetiu-se em diversas outras regiões:
Maranhão (TJMA): Pagamento autorizado de R$ 3,26 milhões em verbas rescisórias a um único desembargador aposentado, parcelado em 12 vezes.
Distrito Federal (TJDFT): Registro de repasse de R$ 490 mil a uma magistrada em maio.
Goiás (TJGO): Em abril, nove magistrados receberam mais de R$ 200 mil, enquanto 130 magistrados e pensionistas ultrapassaram a faixa dos R$ 100 mil.
Rio de Janeiro (TJRJ): Cinco magistrados receberam acima de R$ 200 mil e 589 ultrapassaram R$ 100 mil no mês de abril.
Rondônia (TJRO): Cerca de 90% de todo o corpo de magistrados recebeu mais de R$ 100 mil em abril.
Paraná (TJPR): 73 magistrados receberam valores superiores a R$ 100 mil em abril.
Determinações, prazos e controle do teto
A ordem do Supremo foi imposta em conjunto pelos ministros Alexandre de Moraes — relator do Recurso Extraordinário (RE) 968646, com repercussão geral —, Flávio Dino (Reclamação 88319), Cristiano Zanin (ADI 6604) e Gilmar Mendes (ADI 6606).
Para readequar a folha às regras fixadas pela Corte em março deste ano — que visam assegurar o cumprimento do teto constitucional na magistratura, Ministério Público, Tribunais de Contas e AGU —, os presidentes dos Tribunais de Justiça afetados deverão seguir o seguinte cronograma:
Prazo
Exigência
Até 72 horas
Identificar os beneficiários e enviar a lista completa ao STF; determinar a devolução imediata dos valores excedentes.
Até 5 dias
Comprovar formalmente nos autos a efetiva suspensão dos pagamentos irregulares e a restituição dos recursos.
O teto remuneratório fixado restringe o limite global para pagamentos adicionais a no máximo 70% do teto, divididos em:
35% referentes à parcela de valorização por antiguidade.
35% destinados às verbas indenizatórias autorizadas.
Fiscalização e apuração de responsabilidades
A Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi acionada para fiscalizar a aplicação da decisão e conter novas irregularidades. Cabe ao órgão corregedor instaurar apurações para verificar eventual responsabilidade administrativa e disciplinar dos presidentes dos Tribunais de Justiça — inclusive do TJRN — pela liberação prévia das verbas em desacordo com as ordens do STF.
Honorários da Advocacia Pública
As determinações também alcançam a Advocacia-Geral da União (AGU), que deverá enviar ao STF, em até 72 horas, as folhas de pagamento completas de seus integrantes implementadas após a decisão da Corte, além da identificação de eventuais beneficiários de pagamentos em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelo Supremo.
No julgamento conjunto dos processos, o STF estabeleceu que os honorários advocatícios devidos à advocacia pública não podem ultrapassar o teto remuneratório previsto na Constituição.
A Corte determinou ainda que os fundos de gestão dos honorários advocatícios têm natureza pública, estão sujeitos aos controles internos e externos previstos na Constituição e não podem custear outras parcelas remuneratórias ou indenizatórias, exceto honorários advocatícios e auxílios-saúde e alimentação.
Uma suíça chamada Susanne afirma acreditar que Elvis Presley seja seu pai biológico e há quatro anos busca evidências capazes de confirmar a suspeita. A investigação começou depois da morte do homem que a criou, quando ela decidiu descobrir a identidade do pai biológico e encontrou registros que, segundo sua interpretação, sugerem uma possível ligação entre sua mãe e o astro americano.
A mãe de Susanne nunca revelou quem era o pai da filha e morreu sem esclarecer o mistério. Segundo a suíça, a mulher teria conhecido Elvis durante o período em que o cantor serviu ao Exército dos Estados Unidos na Alemanha, em 1959. Entre 1961 e 1963, ela teria vivido nos Estados Unidos e posteriormente retornado à Suíça grávida.
A história foi publicada originalmente pelo jornal suíço 20 Minuten, que conversou com Susanne e especialistas para analisar as evidências apresentadas.
Entre os materiais encontrados por Susanne estão fotografias, cartas, joias e outros objetos que pertenciam à mãe. Uma das imagens mostra a mulher com uma guitarra. No instrumento aparece a inscrição “Conny”, apelido usado pela mãe da suíça.
O senador e candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, defende o fim da reeleição para presidente caso seja eleito em outubro de 2026. As medidas estão no programa Plano Para o Brasil Vencer o Atraso, que será apresentado na 5ª feira (13.ago.2026).
Segundo o programa, “quem chega ao governo deve ter liberdade para tomar as decisões que o país precisa, mesmo quando elas não produzem dividendos eleitorais imediatos”.
E defende que “sem a necessidade de disputar um novo mandato, o presidente poderá concentrar sua energia em governar, enfrentar problemas estruturais, realizar reformas e executar políticas de longo prazo, em vez de submeter decisões públicas ao calendário e às conveniências da próxima campanha”.
Para a campanha do senador, o fim da reeleição também “fortalece a alternância de poder e reduz o uso da máquina pública com finalidade eleitoral”.
O programa indica ainda que Flávio já apresentou no Senado a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 4, de 2026, para acabar com a reeleição para presidente.
“O compromisso do presidente deve ser com os resultados que entregará ao Brasil ao final de seu mandato, e não com a construção de sua própria reeleição”, diz o plano de governo de Flávio.
Não cumpre em regime fechado como quer vc e alguns.
ESSE COMUNISTA DE MEIA TIJELA ESTÁ SOFRENDO DE DEBILIDADE MENTAL. É UMA MAL AGRADECIDO. FOI A REDE GLOBO QUE O DEU UMA OPORTUNIDADE. ESTUDOU PARA SER JORNALISTA TRABALHAR EM UMA EMISSORA COMO A REDE GLOBO, SER CORRESPONDENTE INTERNACIONAL E DEPOIS SE TORNAR UM BLOGUEIRO DESQUALIFICADO DE PARTIDO COMUNISTA. SUJOU A BIOGRAFIA DE VERMELHO. ENTROU EM DECADÊNCIA PROFISSIONAL E MORAL. ACORDA BRASIL!
A pouco tempo atrás esculhambou com Bonner e Renata Vasconcelos do JN, acho que deve estar SENIL, agora com uma cadeiazinha poderá ficar bom desta anomalia.
Já notaram que parece que agora o país está saindo da estado de baderna em que se encontrava e entrando num verdadeiro "estado de direto"??? SÓ FALTA AGORA PRENDERM O LULADRÃO para que se tenha a certeza disso…
"Olá tudo bem??!!
Kkkkkk…..
Com certeza teria de ser regime fechado.
Recalcado pq a Globo não o quis mais em seu quadro de funcionários.
Do mesmo modo agiu,
qdo foi demitido do Portal IG em 2008 por fax.
Agora durma com um barulho desse… Rs. Rs..
Ele se acha o "Jornalista Pica das Galáxias"
Mas pelo visto, não passa de um "língua alugada" do antigo DESgoverno/PT….
Concordo grande Val
Esse Paulo Henrique, é um PTRALHA sem futuro.