Pazuello diz que há ‘repiques’ de casos e mortes por Covid-19 no país, mas não nova ‘onda’; Ministro também disse que plano de vacinação está adiantado

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira que os casos e mortes por Covid-19 vem apresentando “repiques” em algumas regiões do país e pediu que isso não seja confundido com nova “onda”. O ministro considera que há quatro “ondas” relacionadas à pandemia, que podem ocorrer de forma simultânea. São elas: a contaminação e as mortes pelo novo coronavírus, outras doenças negligenciadas em função da Covid-19, a violência dentro dos lares e, por fim, o aumento de suicídio e automutilação.

Não confundam ondas com novo surto, que é o que está acontecendo na Europa, com vírus mutado. Lá é um novo surto, que pode virar endemia, depois pandemia, e pode se confundir com as ondas da primeira. O troço é grave, ele vai numa linha e nós temos que estar muito atentos — disse Pazuello.

Ele afirmou que as regiões Sul e Sudeste são as mais impactadas, ao reconhecer a escalada de casos:

— Estamos falando de repique de contaminações e mortes em algumas regiões do país, sim. É só acompanharmos no nosso site, podemos observar os dados. No Sul e Sudeste do país, o repique é mais claro. E o no Norte e Nordeste do país, o repique é bem menos impactante, com algumas cidades que são fora da curva. O Centro-Oeste é mais no meio do caminho. Isso é o repique da nossa pandemia.

Pazuello deu as declarações durante evento sobre assistência a bebês prematuros. Alvo de críticas pela falta de coordenação e planejamento por parte do Ministério da Saúde, o ministro ressaltou que a pasta está “adiantada” no plano de vacinação para a Covid-19.

Segundo ele, dez grupos setoriais trabalham na estruturação do planejamento, que só poderá ser completamente concluído quando a futura vacina para a doença estiver mais próxima de se tornar realidade. Isso porque, disse Pazuello, cada imunizante tem características próprias que precisam ser consideradas.

Podem ficar tranquilos, estamos adiantados. Então, quando estivermos com mais dados logísticos das vacinas, a gente fecha o plano.

Pazuello fez questão de ressaltar também que esteve reunido nesta quinta-feira com os conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde para pactuar medidas contra a pandemia, como o uso de recurso do ministério que estão parados.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. João Macena disse:

    Caro François, quer dizer, que o vírus da covid 19, virou um vírus ideológico? Ou seja, países de direita, morre mais pessoas, países de esquerda, morre menos pessoas. Meu Deus, a quê ponto chegamos. Realmente, o radicalismo de direita ou esquerda, nos fazem muito mal. João Macena.

  2. Paulo disse:

    Enquanto isso, os Black blocs, puxadinhos do PT, semana passada promoveram quebra quebra no Carrefour.
    O palhaço é você.

    • Fatinha Manicure disse:

      É melhor ser seguidor de Lula e Maduro, que ser seguidor de um miliciano, um ex militar frustrado e o rei das rachadinhas. Tudo isso, numa pessoa só.
      PAULETE BICHA VÉIA

  3. Cabo Silva disse:

    Repiques???

    Ele ta falando de bateria de escola de samba???

  4. judite disse:

    Pelo amor de Deus! Nos mande essa vacina, deixem de resistência a não usar vacina da China, precisamos salvar vidas nossas e de quem amamos!

  5. Jj disse:

    Infelizmente em breve atingiremos 200 mil mortes por Covid! E o palhaço do circo brincando com vidas!

    • Victorino disse:

      Será que não são todos os políticos palhaços, hipocrisia sobra, o que falta mesmo é querer enxergar a realidade.

    • Biro disse:

      Vai morar na Argentina! O circo e o palhaço lá são mais eficientes.
      Qual lugar do mundo não tá morrendo gente?

    • Paulo disse:

      Falou o seguidor de Lula e Maduro.
      Palhaço é quem é seguidor de líderes comunistas.
      Enquanto isso, a Argentina, com 8 meses de quarentena, ultrapassou o Brasil em número de mortes por milhão.
      A Argentina é o 9° pais com mais casos no mundo.
      Comunismo.
      O palhaço é você, seguidor de Lula e Maduro.

    • François Cevert disse:

      Os países governados por políticos com orientação à direita são os líderes de mortes durante a pandemia de covid-19, EUA, Brasil, Índia, Inglaterra, México todos mal geridos por negacionistas contundentes.

COMENTE AQUI