Política

Pedro Bial chama Bolsonaro de ‘sem noção, delirante e acéfalo’ em rede nacional

Foto: Reprodução

Em um programa dedicado a discutir a importância da escola na vida das crianças, o jornalista Pedro Bial, 62, chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “desgovernante, inominado, sem noção, delirante e acéfalo”.

As definições foram feitas na abertura do Conversa com Bial da madrugada desta quinta-feira (17), antes dele apresentar os entrevistados: Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e colunista da Folha, e Daniel Becker, pediatra do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Difícil encontrar desgoverno que se compare no mundo”, disse Bial sobre a gestão Bolsonaro. “Desde o início nosso desgovernante tentou negar a gravidade da crise, seguiu inventando remédios falsamente milagrosos, deu os piores exemplos, sem máscara e sem noção, causou aglomeração e sabotou ministros da Saúde e da Educação”.

O jornalista não citou o nome do presidente, chamado de “inominado”. Segundo ele, é um governante que contribuiu de forma decisiva para que mais gente morresse na pandemia “Agora se supera, delirante, ao desprezar a única solução: a vacina”, completou. “Como disse o próprio acéfalo que hoje ocupa o Palácio do Planalto, morrer todo mundo vai morrer mesmo”.

Para Bial, a geração atual de crianças e adolescentes ficará marcada para sempre por um ano fora da escola. Com os convidados, ele falou sobre as consequências na saúde física e mental das crianças e adolescentes, e sobre a possível volta às aulas em 2021.

Através das redes sociais, na manhã desta quinta (17), Bial compartilhou um vídeo que endossa sua opinião, juntamente com a hashtag “#lugardecriançaénaescola”. Nos comentários, dividiu opiniões dos internautas.

Apoiadores do atual governo o criticaram se manifestaram. “Chato fazer um texto atacando nosso presidente Pedro Bial. Precisamos respeitar a opinião alheia, mesmo que não concordemos”, escreveu uma pessoa.

Já outra, achou que o jornalista representou o Brasil. “Bial, parabéns pela abertura do programa! Você representou o Brasil! Sempre com posicionamentos coerentes e assertivos”, disse.

F5 – Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. O sr. Bill é mais um PeTralha que jamais se confirmou com os resultados das eleições de 2018. Ele é do time daquela "professora" de Caxiad do Sul, aquela que deseja a morte de todas as pessoas de direita.

  2. O problema não é não gostar de Bolsonaro. Aí você é bem racional.,Bial. Tem coisas que o Presidente faz e fala que eu tambem não gosto. O problema, Bial, é o partido que você apoia e os politicos que você gosta. Aí você é cegamente fanático. Comunista do Leblon. Socialista de iphone.

  3. E natural este tipo de manifestação, afinal de contas o governo fechou a torneira do dinheiro publico que patrocinava esta emissora nos últimos anos, era tanto dinheiro que fez vista grossa para tanta corrupção que assolava o país, só mais 4 anos de um governo sério para essa destruidora de família fecha as portas ou vai se adequar como um meio de comunicação responsável.

  4. Para bom entendedor isso é desespero! Depois que o novo governo assumiu e cortou os milhões dessas empresas, o desespero tomou conta. Basta espiar o que dizem também os colunistas de diversas outras grandes empresas de comunicação.

  5. Concordo absolutamente com as palavras ultilizadas pelo senhor Pedro Bial em desfavor desse atual presidente da República,eu sou de centro direita mas esse atual presidente da República não tem nenhuma capacidade intelectual e cognitiva para ser presidente do Brasil,foi o maior erro cometido pela centro direita brasileira,esse presidente atual é um homem totalmente desqualificado sem nenhuma sabedoria,sem nenhuma inteligência,sem nem uma cultura,sem ética,sem moral,com pouca capacidade de comunicação com o público,um desastrado com as palavras,faz apologia a violência com o seu lobby para uso irrestrito de armas letais/mortais pela população,esse homem é perigo iminente a ordem social,individual e coletiva e até institucional já estou imaginando futuramente a cena se ele perder a eleição presidencial de 2022,ele vai querer dar uma de poderoso e não vai reconhecer a derrota nas urnas e não vai querer entregar o cargo de presidente da República como fez o atual presidente da República dos EUA.

  6. Tática do homem de palha ou do espantalho. Vc troca a real posição do debatedor, imputando-lhe ações, pensamentos e palavras de forma distorcida, ficando mais fácil atacá-lo. Aos fatos:
    1- Bolsonaro não negou a gravidade da doença. Por sua vontade faria mais o que a Suécia fez (isolamento vertical), em vez das ações trancacionistas de países como a Argentina. Os resultados estão aí. Aliás, que tava mesmo negando o perigo de contágio às vésperas do carnaval deste ano? Os govenadores.
    2- Bolsonaro não inventou medicamentos. Apenas mandou fabricar um com vasto uso entre renomados médicos brasilieros (Zebalos, Yamagushi, Bucar, Paulo Porto, Wong… ), com vasto amparo de seus pares pelo Mundo – e sólidos estudos empíricos (controvérsia só não existe em ciências exatas). Aqui tem 'sociedade médica' dizendo que nenhuma profilaxia presta… quem faz sinápses chega às suas conclusões.
    3- Esse negócio de 'dar exemplo' parece que está se lidando com crianças.
    4- Dizer que o Presidente despreza vacinas e totalmente contrafactual. Vide as ações recentes.
    5- O que ele chama de 'sabotar' ministros da saúde? Dar um pé na bunda de um que pregava só buscar ajuda quando estivesse roxo de hipoxia?

    1. 1- QueM… GoveRnadores
      4- É totalmente….

  7. programa que nunca estorou, em média de audiência foi e é um fracasso, agora esse apresentador desesperado fica falando merda , a mamada acabou bando de vagabundos, por isso o desespero , chupa Bial.

  8. ACABOU A MAMATA PARA A GLOBO E SUAS AFILIADAS EM TODO O BRASIL. A INTER TV DO RN ESTÁ SEM VERBA PARA CONTINUAR COM SUA PROGAMAÇÃO.

  9. Sábias palavras, Bial! Só falou verdades! Deixa os bolsonoídes estourarem, esse tipo de gente não faz diferença no mundo!

  10. O interressante nessa história é que Bolsonaro foi o único que defendeu desde o começo da pandemia que as crianças continuassem a estudar, como já está comprovado até pela OMS que o prejuízo vai ser eterno para essas crianças.

  11. Ridículo ver um monte de "especialistas" ofendendo um ao outro. Enquanto isso a Globo, Bolsonaro, Lula, direita, esquerda, ágronegócio, STF, STJ, TSE, senado, Câmara, estão cagando e andando pra o povo. Vão se preparar para o pior que está vindo aí……

  12. A mamata acabou pohaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk…O mito tá dobrando essa emissora q se achava dona do país!!!! Preciso votar nesse homi de novo…vêm logo 2022….

    1. Rapaz tu conversa uma merda franca heim… Incrível sua capacidade de se superar em seus comentários!

  13. No inicio: Bolsonaru sem noção, delirante e acéfalo, detonou a educaçao …au, au, au ???No final: Obrigado por nos assistir, fique agora com o ???Big Brother Brasil ???.

  14. Lembrar que esse idiota foi por muitos anos apresentador do “maior programa cultural do Brasil”, dizer mais o que sobre sua capacidade de julgar quem quer que seja, muito menos o Presidente da República, eleito democraticamente.

  15. Coincidência ter ocorrido em mais um dia de demissão em massa e redução de jornadas na Globo… apenas coincidência. Claro. Precisam entender que ninguém quer passem a mão na cabeça do governo, APENAS queremos a verdade e os fatos, enfiem a opnião de vocês onde acharem melhor; Se não forem capazes de fazer isso, vão quebrar.

  16. A verdade é o seguinte: o vírus tá aí e nós temos que enxergar o que não está na nossa frente, não é o presidente que vai salvar a nação e sim a consciência de cada um de nós!

  17. Ontem a globo lixo mandou uma leva de funcionários pra casa e achatou os salários de outros.
    Esse deve tá com o C… que não passa um cacho de coco, com medo de ser o próximo.
    Kkkkkkkkk
    Normal o nervosismo do rapaz.
    Agora!!
    Que tal da uma palavrinha sobre o big brother??
    Grande putaria em rede nacional.
    Vai Bial, fala alguma coisa desse programa ridículo e escroto.
    KD?
    Estamos esperando.
    Pode espernear a boquinha acabou!!!!!!
    Glamour sustentado com dinheiro público, ja era.

  18. Bial tá nervoso….
    A boquinha pode acabar pra ele também.
    Será que é contratado como PJ? A Receita tá de olho..

    1. E apois? Pedro Big Brother tá se segurando na cela. Rsrs…

    1. Mais um que sente falta da compra de apoio com recursos públicos.
      Mais um inconformado por não ver a corrupção.
      Mais um que reclama e não tem coragem de ir morar nos paraísos igualitários da Venezuela e Cuba.

  19. Infelizmente escolhemos o que há de pior no nosso cenário político. Como fomos eleger um cidadão que nunca administrou nada? O brasileiro é o grande culpado. Não sei quem será o opositor de Bolsonaro em 2022, mas sei que ele terá o voto dos outros 63% que não o aprovam.

    1. Realmente Elegemos Lula, DilmAnta e uma professora que nunca deu aula.
      #Bolsonaro tem razão.

    1. Se criticar o mestre Bozo é automaticamente enquadrado a esquerdopada, pense em um raciocínio complexo.

  20. Realmente é surpreendente que ainda haja gente q defenda esse inominável, como bem citou Bial.
    Desastre total esse governo em tdos os aspectos.

    1. Tem mais gente que defende ele, do que os que são contra, como vc, então chora… Manoel, eu já disse, e repito: você é patético.
      Vai se acostumando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BLOGDOBG divulga nesta sexta (12) levantamento do Instituto Paraná Pesquisas feito no RN

O BLOGDOBG divulga nesta sexta-feira (12) levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas feito em todo o Rio Grande do Norte.

A pesquisa ouviu 1.505 eleitores entre 6 e 10 de setembro e traz cenários para o Governo do Estado, Senado e avaliações das gestões federal, estadual e municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Fátima Bezerra comemora a condenação de Bolsonaro

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (11) para comemorar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em vídeo publicado no Instagram, a petista destacou o voto da ministra Cármen Lúcia, que foi decisivo no julgamento.

Na legenda, Fátima citou trecho do voto da magistrada — “Nesta ação pulsa o Brasil que me dói” — e emendou:

“Pois eu digo: no seu voto pulsa o Brasil que nos orgulha. Pulsa a justiça, a democracia e o Estado de Direito. É a condenação do golpismo, da mentira travestida de liberdade e do desprezo pelas vidas perdidas na pandemia. Ditadura nunca mais! Obrigada, ministra Cármen Lúcia. A senhora honra o STF e a luta do povo brasileiro.”

O vídeo e a manifestação de Fátima Bezerra repercutiram entre aliados e críticos do governo estadual. A publicação ocorre em um momento de intensas discussões políticas após a decisão judicial que condenou o ex-presidente.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado.

O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou pela pena, considerando o agravamento de liderar de organização criminosa e atenuantes, em todos os crimes, em razão da idade avançada do ex-presidente.

Ele foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux, por ter votado pela absolvição de Bolsonaro, decidiu não participar da definição de pena.

Além da prisão, Bolsonaro também foi condenado a 124 dias multa, no valor de dois salários mínimos o dia.

De início, Moraes sugeriu apenas um salário mínimo, mas o valor foi aumentado por sugestão de Dino, que ressaltou o alto poder aquisitivo do ex-presidente.

Condenação

Por maioria de votos, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente do Brasil a ser condenado por golpe de Estado.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhando por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux votou pela absolvição. O placar final foi de 4 a 1.

Ele foi condenado pelos seguintes crimes:

organização criminosa armada;
tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado pela violência e ameaça grave (com exceção de Ramagem); e
deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).
Mesmo com a definição da pena, ainda cabe recurso da decisão, o que significa que Bolsonaro e os outros réus não serão presos de imediato.

No Brasil, as penas só podem ser executadas depois que o caso transita em julgado, ou seja, depois que acabam todas as possibilidades de recurso.

CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com acordo de delação, STF condena Mauro Cid a 2 anos em regime aberto

Foto: LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) o tenente-coronel Mauro Cid a dois anos de reclusão em regime aberto.

O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou para acolher os benefícios acordados na delação premiada com Mauro Cid e foi acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Além da pena branda, o acordo prevê restituição de bens e valores a Cid, além de ações contínuas da Polícia Federal para garantir a segurança do colaborador.

O acordo de Cid pedia, ao invés da pena de até 2 anos, o perdão judicial. No entanto, Moraes afirmou que, bem como não “cabe anistia aos crimes contra a democracia”, também não deve caber perdão completo.

A posição dos ministros rejeita a proposta apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nas alegações finais do processo. A acusação defendeu que ele tivesse a pena reduzida a 1/3 da condenação dos crimes imputados.

Condenação

Mauro Cid foi condenado pelo STF pelos cinco crimes imputados pela acusação. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação de Cid por todos os delitos.

Já Luiz Fux acompanhou os ministros e votou pela condenação de Cid por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito que, na sua visão, absorveria o crime de Golpe de Estado. Porém, Fux votou pela absolvição do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro dos outros quatro crimes imputados pela PGR.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Trump se manifesta sobre condenação de Bolsonaro: “Surpreendente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11/9) estar “surpreso” com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em declaração à imprensa, o republicano disse ainda estar “muito insatisfeito” com a decisão.

A Primeira Turma do STF formou maioria para condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O julgamento é considerado histórico, por envolver um ex-chefe de Estado acusado de atentar contra a ordem democrática.

“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil”, afirmou.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eduardo Bolsonaro diz esperar mais sanções dos EUA após condenação do pai

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse à agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (11) que espera que mais sanções sejam aplicadas pelos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

A declaração é feita após o ex-presidente ter sido condenado por planejar o que seria um golpe para permanecer no poder após perder a eleição de 2022.

O parlamentar alertou que todos os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que votaram pela condenação do pai podem enfrentar sanções sob a Lei Magnitsky, que já foi aplicada anteriormente pelo governo Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin apoiaram Moraes no julgamento, sendo Luiz Fux o único dissidente.

Eduardo Bolsonaro se mudou para os EUA no início deste ano para buscar apoio do presidente Donald Trump para interromper processos criminais contra o pai.

Trump já chamou o caso contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e criticou duramente o Brasil, aplicando tarifas contra o país e sanção contra Moraes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

EUA já avaliam reação após condenação de Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR

O empresário e jornalista Paulo Figueiredo disse à CNN que os Estados Unidos foram avisados imediatamente quando o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Responsável por articular sanções dos Estados Unidos ao Brasil junto ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Figueiredo afirmou que o governo de Donald Trump recebeu a informação “sem surpresa” e garantiu que “uma resposta já vem sendo preparada”.

A expectativa é que o governo Trump amplie sanções aos ministros da Primeira Turma que votaram para condenar Bolsonaro na trama golpista.

Desde o início das sanções ao Brasil, o Departamento de Estado americano cancelou vistos de ministros da Corte, mas Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça não foram incluídos. Já o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, foi sancionado com a aplicação da Lei Magnitsky.

Na quarta-feira (10), Figueiredo disse que o voto de Fux está alinhado às posições do governo Trump e que o ministro “certamente não será” penalizado.

O governo Lula avalia que os Estados Unidos podem impor novas sanções ao Brasil diante de uma eventual condenação de Bolsonaro.

Nesta terça-feira (9), ao ser questionada sobre o julgamento envolvendo o ex-presidente, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente Donald Trump não tem medo de usar recursos militares e econômicos para “proteger a liberdade de expressão”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Imprensa mundial repercute condenação no STF

Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (11) por cinco crimes. O voto decisivo foi da ministra Cármen Lúcia.

Bolsonaro e outros sete réus foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União (com exceção de Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).

O jornal The Guardian, do Reino Unido, destacou que o ex-presidente pode pegar pena de “décadas de prisão” por “tentar se agarrar ao poder à força após perder a eleição de 2022”.

O El País, da Espanha, afirmou que o Brasil dá um “passo decisivo contra a impunidade” com a decisão do STF.

O La Nación, da Argentina, pontuou que a Corte formou maioria pela condenação de Bolsonaro pelo plano de golpe e chamou atenção para uma frase de Cármen Lúcia, na qual ela afirmou que “a lei deve ser aplicada igualmente para todos”.

A BBC, do Reino Unido, ressaltou que os juízes da Primeira Turma do STF concluíram que “embora o plano não tenha conseguido apoio militar suficiente para prosseguir, ele culminou na invasão de prédios do governo pelos apoiadores de Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023”.

O Todo Notícias, da Argentina, repercutiu a decisão e reproduziu falas da ministra, que ressaltou que há um “acervo enorme” de provas para condenação dos réus.

A Al Jazeera, do Catar, abriu um feed com atualizações ao vivo do julgamento, noticiando tanto a condenação quanto os próximos passos e as reações.

O que acontece agora?

O ministro Cristiano Zanin continua proferindo seu voto, mas não há mais como reverter a condenação dos réus na Primeira Turma.

Haverá uma sessão nesta sexta-feira (12) para discussão dos tempos das penas para cada um dos condenados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro se pronuncia sobre condenação do pai


O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou nesta quinta-feira (11/9) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete réus. Em publicação no X (antigo Twitter), o filho do ex-presidente questionou a fundamentação do voto da ministra Cármen Lúcia, responsável por desempatar o julgamento, que está em 3 a 1.

“Carmem Lúcia não individualiza uma única conduta de ninguém, não cita uma prova de absolutamente nada. Pessoas que não se conhecem e nunca se falaram passaram a integrar uma organização criminosa. Discurso virou prova de premeditação. Narrativas viraram fundamento jurídico”, escreveu o senador.

Confira o post: 

A manifestação da ministra foi feita nesta quinta-feira após o voto do ministro Luiz Fux na quarta (10/9), que divergiu dos colegas Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Fux defendeu a absolvição da maior parte dos acusados, enquanto Moraes e Dino já haviam se posicionado pela condenação. O julgamento seguiu com o voto de Cármen Lúcia, que acompanhou a linha da maioria e consolidou o entendimento de que houve crimes.

Os réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro e demais 7 réus por todos os crimes da ‘Trama Golpista’

Os oito réus da trama golpista — Foto: Adriano Machado/Reuters, Geraldo Magela/Agência Senado, Marcos Corrêa/Presidência da República, Wilton Junior/Estadão Conteúdo, Geraldo Magela/Agência Senado e Isac Nóbrega/PR

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por todos os crimes dos quais foram acusados pela Procuradoria-Geral da República na Trama Golpista.

O placar chegou a 3 votos a 1 após a ministra Cármen Lúcia acompanhar o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino. Os três votaram pela condenação de Bolsonaro, seus ex-auxiliares e militares.

Os crimes pelos quais já há maioria pela condenação de Bolsonaro de mais réus são:

  • Golpe de Estado
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Organização criminosa
  • Dano qualificado contra patrimônio da União
  • Deterioração de patrimônio tombado

No caso do réu Alexandre Ramagem, ele é o único que os ministros estão excluindo de dois crimes: dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado.

Os oito réus são:

  • Jair Bolsonaro: ex-presidente da República
  • Walter Braga Netto: general, ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa do ex-presidente
  • Mauro Cid: tenente-coronel, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator
  • Almir Garnier: ex-comandante da Marinha
  • Alexandre Ramagem: ex-diretor da Abin e deputado federal
  • Augusto Heleno: general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
  • Paulo Sérgio Nogueira: general e ex-ministro da Defesa
  • Anderson Torres: ex-ministro da Justiça

Placar

 

Após o voto de Cármen, o placar na Primeira Turma do STF é de 3 a 1 pela condenação de Bolsonaro por todos os crimes.

Isso porque, em seu voto de mais de 13 horas, na quarta (10), o ministro Luiz Fux absolveu Bolsonaro por todos os cinco crimes. Fux não viu provas suficientes na denúncia da PGR.

Porém, Fux votou pela condenação de Mauro Cid e de Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Quem ainda falta votar

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, será o último a se manifestar. A expectativa é de que o julgamento seja concluído até sexta-feira (12).

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *