Política

Pedro Bial chama Bolsonaro de ‘sem noção, delirante e acéfalo’ em rede nacional

Foto: Reprodução

Em um programa dedicado a discutir a importância da escola na vida das crianças, o jornalista Pedro Bial, 62, chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “desgovernante, inominado, sem noção, delirante e acéfalo”.

As definições foram feitas na abertura do Conversa com Bial da madrugada desta quinta-feira (17), antes dele apresentar os entrevistados: Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e colunista da Folha, e Daniel Becker, pediatra do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Difícil encontrar desgoverno que se compare no mundo”, disse Bial sobre a gestão Bolsonaro. “Desde o início nosso desgovernante tentou negar a gravidade da crise, seguiu inventando remédios falsamente milagrosos, deu os piores exemplos, sem máscara e sem noção, causou aglomeração e sabotou ministros da Saúde e da Educação”.

O jornalista não citou o nome do presidente, chamado de “inominado”. Segundo ele, é um governante que contribuiu de forma decisiva para que mais gente morresse na pandemia “Agora se supera, delirante, ao desprezar a única solução: a vacina”, completou. “Como disse o próprio acéfalo que hoje ocupa o Palácio do Planalto, morrer todo mundo vai morrer mesmo”.

Para Bial, a geração atual de crianças e adolescentes ficará marcada para sempre por um ano fora da escola. Com os convidados, ele falou sobre as consequências na saúde física e mental das crianças e adolescentes, e sobre a possível volta às aulas em 2021.

Através das redes sociais, na manhã desta quinta (17), Bial compartilhou um vídeo que endossa sua opinião, juntamente com a hashtag “#lugardecriançaénaescola”. Nos comentários, dividiu opiniões dos internautas.

Apoiadores do atual governo o criticaram se manifestaram. “Chato fazer um texto atacando nosso presidente Pedro Bial. Precisamos respeitar a opinião alheia, mesmo que não concordemos”, escreveu uma pessoa.

Já outra, achou que o jornalista representou o Brasil. “Bial, parabéns pela abertura do programa! Você representou o Brasil! Sempre com posicionamentos coerentes e assertivos”, disse.

F5 – Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. O sr. Bill é mais um PeTralha que jamais se confirmou com os resultados das eleições de 2018. Ele é do time daquela "professora" de Caxiad do Sul, aquela que deseja a morte de todas as pessoas de direita.

  2. O problema não é não gostar de Bolsonaro. Aí você é bem racional.,Bial. Tem coisas que o Presidente faz e fala que eu tambem não gosto. O problema, Bial, é o partido que você apoia e os politicos que você gosta. Aí você é cegamente fanático. Comunista do Leblon. Socialista de iphone.

  3. E natural este tipo de manifestação, afinal de contas o governo fechou a torneira do dinheiro publico que patrocinava esta emissora nos últimos anos, era tanto dinheiro que fez vista grossa para tanta corrupção que assolava o país, só mais 4 anos de um governo sério para essa destruidora de família fecha as portas ou vai se adequar como um meio de comunicação responsável.

  4. Para bom entendedor isso é desespero! Depois que o novo governo assumiu e cortou os milhões dessas empresas, o desespero tomou conta. Basta espiar o que dizem também os colunistas de diversas outras grandes empresas de comunicação.

  5. Concordo absolutamente com as palavras ultilizadas pelo senhor Pedro Bial em desfavor desse atual presidente da República,eu sou de centro direita mas esse atual presidente da República não tem nenhuma capacidade intelectual e cognitiva para ser presidente do Brasil,foi o maior erro cometido pela centro direita brasileira,esse presidente atual é um homem totalmente desqualificado sem nenhuma sabedoria,sem nenhuma inteligência,sem nem uma cultura,sem ética,sem moral,com pouca capacidade de comunicação com o público,um desastrado com as palavras,faz apologia a violência com o seu lobby para uso irrestrito de armas letais/mortais pela população,esse homem é perigo iminente a ordem social,individual e coletiva e até institucional já estou imaginando futuramente a cena se ele perder a eleição presidencial de 2022,ele vai querer dar uma de poderoso e não vai reconhecer a derrota nas urnas e não vai querer entregar o cargo de presidente da República como fez o atual presidente da República dos EUA.

  6. Tática do homem de palha ou do espantalho. Vc troca a real posição do debatedor, imputando-lhe ações, pensamentos e palavras de forma distorcida, ficando mais fácil atacá-lo. Aos fatos:
    1- Bolsonaro não negou a gravidade da doença. Por sua vontade faria mais o que a Suécia fez (isolamento vertical), em vez das ações trancacionistas de países como a Argentina. Os resultados estão aí. Aliás, que tava mesmo negando o perigo de contágio às vésperas do carnaval deste ano? Os govenadores.
    2- Bolsonaro não inventou medicamentos. Apenas mandou fabricar um com vasto uso entre renomados médicos brasilieros (Zebalos, Yamagushi, Bucar, Paulo Porto, Wong… ), com vasto amparo de seus pares pelo Mundo – e sólidos estudos empíricos (controvérsia só não existe em ciências exatas). Aqui tem 'sociedade médica' dizendo que nenhuma profilaxia presta… quem faz sinápses chega às suas conclusões.
    3- Esse negócio de 'dar exemplo' parece que está se lidando com crianças.
    4- Dizer que o Presidente despreza vacinas e totalmente contrafactual. Vide as ações recentes.
    5- O que ele chama de 'sabotar' ministros da saúde? Dar um pé na bunda de um que pregava só buscar ajuda quando estivesse roxo de hipoxia?

    1. 1- QueM… GoveRnadores
      4- É totalmente….

  7. programa que nunca estorou, em média de audiência foi e é um fracasso, agora esse apresentador desesperado fica falando merda , a mamada acabou bando de vagabundos, por isso o desespero , chupa Bial.

  8. ACABOU A MAMATA PARA A GLOBO E SUAS AFILIADAS EM TODO O BRASIL. A INTER TV DO RN ESTÁ SEM VERBA PARA CONTINUAR COM SUA PROGAMAÇÃO.

  9. Sábias palavras, Bial! Só falou verdades! Deixa os bolsonoídes estourarem, esse tipo de gente não faz diferença no mundo!

  10. O interressante nessa história é que Bolsonaro foi o único que defendeu desde o começo da pandemia que as crianças continuassem a estudar, como já está comprovado até pela OMS que o prejuízo vai ser eterno para essas crianças.

  11. Ridículo ver um monte de "especialistas" ofendendo um ao outro. Enquanto isso a Globo, Bolsonaro, Lula, direita, esquerda, ágronegócio, STF, STJ, TSE, senado, Câmara, estão cagando e andando pra o povo. Vão se preparar para o pior que está vindo aí……

  12. A mamata acabou pohaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk…O mito tá dobrando essa emissora q se achava dona do país!!!! Preciso votar nesse homi de novo…vêm logo 2022….

    1. Rapaz tu conversa uma merda franca heim… Incrível sua capacidade de se superar em seus comentários!

  13. No inicio: Bolsonaru sem noção, delirante e acéfalo, detonou a educaçao …au, au, au ???No final: Obrigado por nos assistir, fique agora com o ???Big Brother Brasil ???.

  14. Lembrar que esse idiota foi por muitos anos apresentador do “maior programa cultural do Brasil”, dizer mais o que sobre sua capacidade de julgar quem quer que seja, muito menos o Presidente da República, eleito democraticamente.

  15. Coincidência ter ocorrido em mais um dia de demissão em massa e redução de jornadas na Globo… apenas coincidência. Claro. Precisam entender que ninguém quer passem a mão na cabeça do governo, APENAS queremos a verdade e os fatos, enfiem a opnião de vocês onde acharem melhor; Se não forem capazes de fazer isso, vão quebrar.

  16. A verdade é o seguinte: o vírus tá aí e nós temos que enxergar o que não está na nossa frente, não é o presidente que vai salvar a nação e sim a consciência de cada um de nós!

  17. Ontem a globo lixo mandou uma leva de funcionários pra casa e achatou os salários de outros.
    Esse deve tá com o C… que não passa um cacho de coco, com medo de ser o próximo.
    Kkkkkkkkk
    Normal o nervosismo do rapaz.
    Agora!!
    Que tal da uma palavrinha sobre o big brother??
    Grande putaria em rede nacional.
    Vai Bial, fala alguma coisa desse programa ridículo e escroto.
    KD?
    Estamos esperando.
    Pode espernear a boquinha acabou!!!!!!
    Glamour sustentado com dinheiro público, ja era.

  18. Bial tá nervoso….
    A boquinha pode acabar pra ele também.
    Será que é contratado como PJ? A Receita tá de olho..

    1. E apois? Pedro Big Brother tá se segurando na cela. Rsrs…

    1. Mais um que sente falta da compra de apoio com recursos públicos.
      Mais um inconformado por não ver a corrupção.
      Mais um que reclama e não tem coragem de ir morar nos paraísos igualitários da Venezuela e Cuba.

  19. Infelizmente escolhemos o que há de pior no nosso cenário político. Como fomos eleger um cidadão que nunca administrou nada? O brasileiro é o grande culpado. Não sei quem será o opositor de Bolsonaro em 2022, mas sei que ele terá o voto dos outros 63% que não o aprovam.

    1. Realmente Elegemos Lula, DilmAnta e uma professora que nunca deu aula.
      #Bolsonaro tem razão.

    1. Se criticar o mestre Bozo é automaticamente enquadrado a esquerdopada, pense em um raciocínio complexo.

  20. Realmente é surpreendente que ainda haja gente q defenda esse inominável, como bem citou Bial.
    Desastre total esse governo em tdos os aspectos.

    1. Tem mais gente que defende ele, do que os que são contra, como vc, então chora… Manoel, eu já disse, e repito: você é patético.
      Vai se acostumando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRE-RN rejeita embargos e confirma afastamento nos próximos dias de prefeito e vice em Ouro Branco

Foto: Divulgação

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) rejeitou os embargos de declaração de Samuel Souto (PL) e Dr Araújo (PP), confirmando a condenação por abuso de poder político e econômico em Ouro Branco e o afastamento de ambos dos cargos de prefeito e vice. A rejeição dos embargos ocorreu na tarde desta última terça-feira (11), referente à condenação ocorrida em outubro.

O desembargador Ricardo Procópio, relator da questão de ordem, rebateu a defesa dos condenados observando que Samuel e Dr Araújo “queriam nova sustentação verbal antes de cada desembargador proferir seu voto para tentar convencer cada desembargador de mudar o voto”, que foi classificado como um absurdo pelos demais membros da Corte.

Na rejeição dos embargos apresentados pelos políticos, o TRE confirmou a tese que “a adoção de sorteio para distribuição de prêmios no Dia das Mães 2024 ampliou o alcance eleitoral da ilegalidade”. No final do julgamento foi aberta uma linha de discussão sobre o momento de aplicação dos efeitos da cassação, que ficou fixado até o fim do prazo de eventual recurso protocolado por Samuel e Dr Araujo para ir ao TSE.

O julgamento de embargos de declaração nessa AIJE era a última etapa que mantinha o prefeito e o vice nos cargos, após já terem sido afastados por uma semana. Por determinação de liminar do TSE, em 9 de outubro, o TRE RN precisou aguardar até conclusão do processo para ordenar o afastamento, que agora deve ocorre definitivamente nos próximos dias. Em grupos de whatsapp, apoiadores de Samuel Souto, garantiam ate que ele jamais sairia da Prefeitura, coisas de cidade com menos de 5 mil habitantes.

A AIJE acusou Samuel e Dr Araujo de distribuir mais de 50 itens de elevado valor econômico em evento espetacularizado pela Prefeitura, sob coordenação do prefeito candidato à reeleição Samuel Souto, e reconhecida como uma das mais graves formas de abuso de poder que se pode conceber no âmbito eleitoral municipal. Ambos, prefeito e vice, foram condenados e afastados dos cargos por acórdão do TRE, e agora o município de Ouro Branco espera novas eleições em agenda a ser apresentada pela justiça eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Discurso de Janja sobre “pobreza energética” na COP30 vira alvo de críticas e memes nas redes

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Easy Fatos (@easyfatos)

Vídeo: Reprodução/Instagram @easyfatos

A primeira-dama Janja da Silva provocou repercussão nas redes sociais após seu discurso na COP30, em Belém (PA). Durante sua fala, ela abordou o conceito de “pobreza energética” e relacionou o tema à rotina de mulheres e às cozinhas comunitárias, o que gerou uma onda de críticas e ironias por parte de internautas e comentaristas políticos.

Janja afirmou ter se aprofundado no tema e destacou os impactos da falta de acesso à energia sobre mulheres e meninas, descrevendo a situação como “muitas vezes violenta”. A primeira-dama também defendeu que as cozinhas comunitárias — projeto apoiado pelo governo — sirvam não apenas para alimentar, mas também para “produzir reflexão sobre o papel da mulher na sociedade”.

Trechos do discurso, em que Janja associa energia, gênero e cuidado, foram reproduzidos nas redes sociais e interpretados por críticos como uma mistura confusa de pautas. Alguns usuários ironizaram o tom da fala, classificando-a como “um discurso de autoajuda ecológica”.

A apresentação ocorreu em um dos eventos paralelos da Cúpula do Clima, que reúne autoridades e representantes de diversos países para discutir estratégias de preservação ambiental e transição energética.

Com informações de Easy Fatos e VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Correios gastam R$ 19,5 milhões com contratos ligados à COP-30, mesmo em crise financeira

Foto: Agência Brasil

Apesar de enfrentar dificuldades financeiras, os Correios firmaram contratos que somam mais de R$ 19,5 milhões para ações relacionadas à COP-30, conferência do clima que ocorre em Belém (PA). A informação surge em meio a declarações recentes de Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal, que admitiu a delicada situação econômica da empresa.

Entre os contratos, destaca-se o da Latam Airlines, que recebeu cerca de R$ 1,3 milhão para o transporte de cargas da operação logística da conferência. A Azul Linhas Aéreas também foi contratada para o mesmo tipo de serviço, por R$ 4,5 milhões. Já a Sideral Linhas Aéreas firmou dois acordos que, juntos, totalizam R$ 7,9 milhões.

Outra empresa beneficiada foi a Cargo Way Event, que ficou responsável por serviços de logística e transporte, em contratos que somam R$ 7,5 milhões. Além disso, os Correios contrataram hospedagem em Belém para a equipe envolvida no evento, com três reservas na Mirití Pousada, no valor total de R$ 67,1 mil.

Os gastos chamam atenção diante do cenário de crise da estatal, que tem enfrentado prejuízos recorrentes e redução na receita operacional nos últimos anos. Mesmo assim, a empresa tem mantido altos investimentos em eventos e ações institucionais vinculadas ao governo federal.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PARANÁ PESQUISAS: governo Lula é desaprovado por 50,9%

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50,9% dos brasileiros e aprovado por 45,9%, segundo o levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (11).

Não sabe ou não opinaram somam 3,2%.

Ao todo, 2.020 eleitores foram ouvidos entre os dias 6 e 10 de novembro de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foto: Paraná Pesquisas/CNN

Em relação ao último mês, a aprovação da gestão oscilou dois pontos percentuais, saindo de 47,9% para 45,9%.

Já a desaprovação oscilou para cima, indo de 49,2% para 50,9%.

Avaliação

Também foi testada a avaliação do governo Lula.

São 32,1% os que acham ótimo ou bom. Outros 23,2% consideram regular e 43,3% ruim ou péssimo. Não sabe ou não opinaram, 1,4%.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCE suspende contrato de alimentação dos JERNS 2025 por suspeita de irregularidades

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) determinou a suspensão imediata do contrato e dos pagamentos referentes à empresa responsável pelo fornecimento de alimentação na fase final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS 2025). A decisão cautelar, assinada pelo conselheiro Gilberto Jales, foi tomada para evitar um possível prejuízo de R$ 350 mil aos cofres públicos.

A investigação aponta que a Secretaria de Estado da Educação teria aderido de forma irregular à Ata de Registro de Preços nº 312/2024, do município de Maceió (AL), para contratar a empresa PJ Refeições Coletivas Ltda. O edital da ata, no entanto, proibia expressamente a adesão por órgãos estaduais ou federais — fato confirmado pela Agência de Licitações, Contratos e Convênios de Maceió (ALICC).

Segundo o TCE, a contratação representaria um aumento de 23,45% nos custos em comparação ao contrato vigente com a Leve Refeições Coletivas Ltda., responsável pelo serviço desde 2024. Com o novo acordo, o valor total ultrapassaria R$ 1 milhão, sem comprovação de vantagem econômica ou pesquisa de mercado compatível.

Gilberto Jales ressaltou que a medida é preventiva e visa assegurar a boa aplicação dos recursos públicos. “Há indícios de prejuízo ao erário e evidente incompatibilidade com a legislação vigente, o que justifica a atuação imediata desta Corte”, afirmou o conselheiro.

A Secretaria de Educação tem cinco dias para comprovar o cumprimento da decisão e encaminhar toda a documentação da contratação ao TCE, sob pena de multa pessoal.

Apesar da suspensão, o Tribunal determinou que o fornecimento das refeições aos atletas e equipes participantes dos JERNS continue sendo realizado normalmente, em respeito à legalidade e à continuidade das políticas públicas educacionais.

Com informações de O Poti News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Fátima prepara inventário para propor venda de imóveis públicos para recompor fundo previdenciário

Foto: Reprodução

Fontes com trânsito no governo estadual confirmaram ao Blog do Dina que está em curso um levantamento patrimonial com o objetivo de vincular e vender imóveis públicos para recompor o Fundo Previdenciário do Rio Grande do Norte.

A proposta, segundo essas fontes, prevê a criação de um programa de venda e administração financeira dos bens que não estão em uso, com os recursos sendo direcionados para recompor o fundo. Atualmente, o Estado retira cerca de R$ 140 milhões por mês do Tesouro para completar o pagamento de aposentados e pensionistas, devido à ausência de um fundo previdenciário ativo.

Inventário imobiliário e avaliação de valores

O levantamento do patrimônio está sendo conduzido por uma equipe vinculada à coordenação imobiliária do Estado, com apoio técnico de órgãos como a DataNorte e a Engerne, em parceria com o Banco Mundial. A fase atual consiste em avaliar os valores de mercado dos imóveis e verificar quais estão efetivamente em uso ou vinculados a outros compromissos financeiros, como o fundo garantidor da Arena das Dunas, parte já quitada, segundo as mesmas fontes.

Venda de imóveis x venda da CAERN

A proposta de vender parte do patrimônio imobiliário é vista internamente como uma alternativa de médio e longo prazo defendida por setores ligados ao governo do PT. A ideia busca preservar o controle público sobre ativos estratégicos e criar uma receita sustentável para custear aposentadorias.

Setores da direita defendem a venda da CAERN como solução imediata para gerar caixa e reduzir o déficit previdenciário. Fontes do governo, porém, avaliam que a privatização total da companhia traria riscos estruturais, pois a empresa opera em municípios deficitários que poderiam ficar sem cobertura caso a gestão passasse integralmente à iniciativa privada.

A alternativa considerada pelo Executivo é manter a CAERN como estatal de economia mista, mas abrir espaço para parcerias público-privadas (PPPs) em áreas de saneamento que apresentem retorno econômico, preservando a universalização do serviço e a segurança hídrica do estado.

Com informações do Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Venezuela reage à presença de porta-aviões dos EUA e amplia exercícios militares

Vídeo: Reprodução/Instagram @hojenomundomilitar

A chegada do porta-aviões nuclear USS Gerald R. Ford à região do Caribe, sob comando do US Southern Command, provocou reação imediata da Venezuela. O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, anunciou nesta terça-feira (11) a intensificação dos exercícios militares no país, em uma demonstração de prontidão diante do que chamou de “ameaça imperialista”.

“Nós amamos a paz, mas se vierem tocar na Venezuela, nos encontrarão prontos para defender a pátria até a morte”, afirmou Padrino, em discurso transmitido pela TV estatal. Ele destacou que as Forças Armadas e as milícias comunitárias estão mobilizadas em todo o território, dentro da operação batizada de “Plano Independência 200”, que começou na madrugada e seguirá até esta quarta (12).

O governo de Nicolás Maduro classificou as manobras como uma resposta às ações dos Estados Unidos, que têm intensificado a presença militar no Caribe. Desde setembro, Washington realizou mais de uma dezena de ataques a embarcações na região, alegando combate ao tráfico de drogas — justificativa contestada por especialistas e governos latino-americanos.

Maduro voltou a acusar os EUA e o presidente Donald Trump de tentarem desestabilizar seu governo. Em contrapartida, Washington nega as acusações, mas mantém apoio a setores da oposição venezuelana, em meio à escalada das tensões entre os dois países.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Derrite segue firme: Motta enfrenta chiadeira da esquerda e diz que PF é inegociável

Imagens: Reprodução/98 FM

Depois da chiadeira da base governista, o presidente da Câmara, Hugo Motta garantiu nesta terça-feira (11) que a Polícia Federal continua com papel central no combate às facções criminosas. A declaração veio após polêmica sobre o primeiro parecer do relator da Lei Antifacção, deputado Guilherme Derrite — atual secretário de Segurança Pública de São Paulo —, que inicialmente dava às polícias civis estaduais a exclusividade nas investigações sobre crimes classificados como terroristas.

O texto provocou reação imediata do governo Lula e de aliados, que acusaram a Câmara de tentar tirar poder da PF. Derrite recuou e apresentou uma nova versão nesta segunda (10), autorizando a atuação da Polícia Federal sempre que houver relação com sua competência legal ou a pedido de autoridades estaduais e do Ministério Público.

Hugo Motta saiu em defesa do relator e negou qualquer tentativa de enfraquecer a PF,. “O papel da Polícia Federal é inegociável no combate ao crime organizado”, disse, classificando como “fake news” as acusações de interferência política. Segundo ele, o texto busca um consenso entre União e estados, sem transformar o projeto em “palanque eleitoral”.

A Lei Antifacção, prioridade da Câmara, deve ser votada até esta quarta (12). O objetivo é endurecer o combate ao crime organizado e impedir que facções continuem crescendo no país — problema que já ultrapassou fronteiras estaduais e desafia a segurança pública nacional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: COP30 VIROU ZONA: Protesto acaba em empurra-empurra, confusão e ferido na ‘área VIP’ da ONU

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O clima esquentou na COP30, em Belém. Uma manifestação da sociedade civil, com participação de indígenas, terminou em correria, empurra-empurra e um ferido em frente à Blue Zone, a área mais restrita da conferência, onde ficam líderes e autoridades mundiais.

O protesto fazia parte da Marcha Global Saúde e Clima, que reuniu cerca de 3 mil pessoas no trajeto até o evento. Segundo os organizadores, tudo corria dentro do combinado com a COP — mas um grupo independente tentou avançar além da área de segurança.

Foi o suficiente para começar a confusão. Agentes da ONU reagiram, expulsaram os manifestantes e chegaram a montar barricadas com mesas para bloquear a entrada. Um membro da equipe de segurança acabou ferido e foi levado de cadeira de rodas.

Jornalistas que tentaram filmar o tumulto também foram hostilizados por seguranças do Departamento de Segurança da ONU (UNDSS), que impediram o registro de imagens.

Até o momento, a ONU não se manifestou oficialmente sobre o episódio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Boulos chama relator do PL Antifacção de “protetor do crime organizado” e acusa Tarcísio de “mandar fazer o serviço sujo”

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, partiu pra cima do deputado Guilherme Derrite nesta terça-feira (11) e detonou o relatório apresentado pelo parlamentar sobre o PL Antifacção. Boulos classificou o parecer como uma “PEC da blindagem 2.0”, insinuando que Derrite estaria tentando proteger o crime organizado e atrapalhar a Polícia Federal.

“Ele está protegendo alguém, querendo acobertar alguém ou, como se diz na linguagem popular, passando pano pra alguém”. O ministro foi além e atacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas: “O Tarcísio mandou o Derrite voltar pra Câmara pra fazer o serviço sujo. Essa é a verdade”.

Derrite, que deixou a Secretaria de Segurança Pública paulista na semana passada pra reassumir o mandato, rebateu e disse que não há nenhuma tentativa de limitar a PF.

Mas dentro do governo Lula, o clima é de bronca. Outros ministros, como Haddad, Gleisi e Lewandowski, também criticaram o relatório, que será votado nesta quarta-feira (12). O projeto, de autoria do Executivo, pretende endurecer o combate às facções criminosas — mas o texto de Derrite mudou pontos-chave, como a forma de atuação conjunta entre a PF e as polícias estaduais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *