José Francisco Correia Júnior, ex-delegado-geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC/ASSECOM/Divulgação)
Sob as alegações de que atingiu o tempo de contribuição previdenciária e que sua atividade envolve de risco, o delegado-geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, José Francisco Correia Júnior, anunciou nesta sexta-feira que deixará o cargo. O anúncio da aposentadoria ocorre num dos períodos mais críticos na segurança pública potiguar.
Desde o início da semana passada, policiais civis e militares, além de bombeiros, delegados e escrivães de Polícia Civil reduziram os serviços a 20% do efetivo. Eles pedem o pagamento dos salários atrasados dos meses de novembro, dezembro e o décimo terceiro – além de melhorias na estrutura de trabalho e regularização das viaturas policiais.
“Não vou aqui relatar aquilo que fiz pela Polícia Civil, até por que não fiz nada a mais que minha obrigação como servidor público, e sim pedir desculpas por aquilo que não pude fazer a mais”, afirma Correia Júnior em carta enviada aos colegas de corporação e à secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas.
Em outro trecho, o delegado-geral citou a crise da segurança no Rio Grande do Norte. “Sei do momento extremamente delicado que passa toda a segurança pública, todavia, essa decisão já é antiga, tomada há alguns meses, sendo já do conhecimento de alguns colegas”.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, o cargo de delegado-geral será assumido pela atual adjunta, a também delegada de Polícia Civil Adriana Shirley.
Violência
Desde o início da semana passada até a manhã desta sexta-feira, a Central de Flagrantes da Polícia Civil registrou 538 ocorrências. A maioria delas (479) se relaciona a roubos contra pessoas.
Arrombamentos a estabelecimentos comerciais somam 50; a bancos e terminais eletrônicos, sete; e o roubo de veículos atingiu uma marca recorde: 242 ocorrências. Durante a madrugada de hoje, mais um supermercado foi invadido por cerca de 20 criminosos, que quebraram vidraças e saquearam produtos.
No início da noite de ontem, o governo do estado reforçou o pedido de envio de Tropas Federais ao presidente Michel Temer. Atualmente, cerca de 150 homens e mulheres da Força Nacional reforçam o policiamento ostensivo em Natal.
Os policiais civis e militares mantêm, mesmo descumprindo decisão judicial, a paralisação dos serviços. As categorias alegam que não estão em greve, mas apenas trabalhando com as condições oferecidas pelo Poder Executivo.
Veja
Quanto a greve… Eles deveriam pedir DEMISSÃO… Vão vender laranja no semafaro igual a muitos brasileiros… Tá ruim… mas é só abrir um tal de conc publico… QUE FORMA FILAS E FILAS QUILOMETRICAS… Todos querem entrar nessa p…. Mas não é para mudar o sistema, E PARA FAZER PARTE DO SISTEMA. Que país corrupto na raiz.
Esses são os tipos de " empregados " que nos Brasileiros pagamos fielmente. Não é de hj que digo esse tal de Conc Publico tem que acabar… Tem que acabar com essa p…. E só isso que eles vislumbram… Estabilidade e Aposentar-se cedo e com alto salario… Menos cometendo irregularidades seria aposentado compulsoriamente. AI ESTA O ROMBO DO PAIS… NESSE BANDO DE FUNCIONARIOS… Enquanto 70% dos Aposentados recebem sal minimo. Esse e outros se aposenta com 47 anos e 38 mil reais. Que pais vergonhoso. Nojo, nojo.
'ah, a casa ta caindo? vou pifar…sair fora…vcs que se virem…"
Pra quem não sabe, o processo de aposentadoria é demorado, dura meses em tramitação até que se 'bata o martelo'. Eu não vejo problema nele se aposentar em momento de greve no estado, até porque, ele não tem o poder de conceder nenhum dos pleitos requeridos. Isso cabe ao governador. Cada um com seu cada um!
Decisão acertadíssima! No alvo.
Pra que ficar arriscando a vida por algo que não valoriza e muito menos reconhece o corajoso trabalho policial?
Ao invés de ficarem julgando decisões como esta, por que não vão pra rua protestar contra uma administração pública incompetente?
Justo!!!!
Acho justíssimo, já deu sua contribuição. Homem de bem, honesto e dedicado ao trabalho. Vá curtir sua família. Abraço
Momento inoportuno para a sociedade, mas como hoje em dia o individual prevalece sobre o coletivo (vide os políticos) não é de se estranhar a decisão.
Kkkkk ok cada dia que passa fica mais cômico….
Por isso que não tem dinheiro para aposentadoria, o cara não tem 50 anos e quer ficar recendo pelo resto da vida sem trabalhar.
Conheço Correia desde o salesiano. Gente boa e muito competente. Se ele tem tempo de se aposentar, o que tem de errado nisso?
É por isso que o Estado e a previdência estão quebrados. O cara cabeludo, novo, acho que se tiver 50 anos é muito, vai se aposentar e viver uns 40 anos sem trabalhar, só recebendo do governo. E ainda tem direito a um ano de licença-prêmio. É brincadeira uma coisa dessas.
Por isso que é bom estudar pra passar num concurso, como ele passou, e gozar desse direito que ele tem. Ponto.
Ok, H4CK3R. Vamos todos estudar para nos tornarmos servidores públicos. Vamos reivindicar ao Estado a impressão de dinheiro em quantidades absurdas, ou melhor, poderíamos usar as folhas das árvores e de todo tipo vegetal como papel moeda, já que são abundantes. Quem sabe assim, não dará para pagar salários para a população de servidores públicos, hein!?
Valeu correia , parabéns pelo trabalho que realizou durante sua gestão na secretaria foi notório a diminuição de explosões em bancos graças a um excelente trabalho de inteligencia , realizado por toda equipe que vc coordenava, parabéns bom descanso.
Feio e você tá liso
Pegou mau??? não vejo dessa forma. Eu faria o mesmo, trabalhar em uma situação caótica dessa!
Quando ele prestou concurso a SITUAÇAO JA ERA CAOTICA… mas todos querem entrar mesmo sabendo das pessimas condições de trabalho. Querem fazer parte do sistema, jamais mudar o sistema.
Ficou feio…mas deve ter chegado ao limite.
Tá certo