Polícia

Pelo Facebook, Lula repudia tentativa de envolvê-lo na Operação Lava Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, em sua conta na rede social Facebook, repudiando a tentativa de envolvê-lo em atos ilícitos investigados pela Operação Lava Jato.

Notícias veiculadas pela imprensa apontam que a nova fase da Lava Jato, deflagrada ontem (27) pela Polícia Federal, estaria se aproximando do ex-presidente. Essa nova fase investiga suposta lavagem de dinheiro com a compra de empreendimentos imobiliários no Guarujá, litoral paulista.

Na nota, Lula diz que, nos últimos anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto ele, contra quem jamais foram encontradas acusações válidas.

Leia abaixo o texto na íntegra:

“O ex-presidente Lula não foi sequer citado na decisão do juiz Sérgio Moro e repudia qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos investigados na chamada Operação Lava Jato.

Nos últimos 40 anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula e jamais encontraram acusação válida contra ele.

Lula foi preso, sim, mas pela ditadura, porque lutava pela democracia no Brasil e pelos direitos dos trabalhadores. Não será investigando um apartamento – que nem mesmo lhe pertence – que vão encontrar uma nódoa em sua vida.

Lula nunca escondeu que sua família comprou, a prestações, uma cota da Bancoop, para ter um apartamento onde hoje é o edifício Solaris. Isso foi declarado ao Fisco e é público desde 2006. Ou seja: pagou, não recebeu dinheiro pelo imóvel.

Para ter o apartamento, de fato e de direito, seria necessário pagar a diferença entre o valor da cota e o valor do imóvel, com as modificações e acréscimos ao projeto original. A família do ex-presidente não exerceu esse direito.

Portanto, Lula não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal. E continuará lutando em defesa do Brasil, do Estado de Direito e da democracia.”

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Não é possível! ! Esse homem não pode ser um santo! ! Ele deve ter feito pelo menos uma coisa errada, nem que seja uma galinha ele deve ter roubado. Ele não pode voltar a presidência! ! Senão nós, a zelite, vamos nos lascar mais ainda. Ele só se preocupa com os pobres.
    Aecio é que tem que ser presidente! Um homem probo, honesto e ético! E tem o apoio da Rede Globo. Será o fim da corrupção no Brasil. Como no tempo do Sarney e do FHC. Não haverá nem sequer mais investigações. O Brasil voltará a ser um país totalmente limpo, como a Coréia do Norte. Uma maravilha!

  2. O velho truque do chefão petista e do partido consiste em sair gritando por aí que “estão querendo pegar Lula” para que jamais se pegue Lula mesmo que existam mensalões e petrolões para isso. Em parte ao menos, a manobra tem funcionado, tornando Lula um intocável.
    Para quem não sabe, a novela do famoso triplex, o tal edifício Solares pertencia à Bancoop, cooperativa que foi dirigida por João Vaccari Neto, e recebeu valores de 3.000 associados, mas não entregou os apartamentos e passou o edifício a OAS. Então das unidades existentes, oito continuam em nome da OAS, entre eles o apartamento de Lula. Outros dois estão em nome de Freud Godoy (133-A), ex-assessor especial da Presidência da República no governo do PT, e de Sueli Falsoni Cavalcante (43-A), funcionária da construtora. O apartamento de Sueli seria da mulher do Vaccari. Será que tudo isso, os nomes, as empresas envolvidas nesse edifício, no mensalão e petrolão, trata-se de mera coincidência, do acaso do destino?
    Mas a tropa de choque do governo, os Ministros Jaques Wagner e José Eduardo Cardoso já saíram em defesa do chefão Lula. Se eles sabem da inocência, conhecem a fundo a situação, seria mais fácil provar ao invés de está repetindo o discurso da inocência insistentemente na mídia. Prova e pronto, coloca um ponto final no assunto. Porque não fazem isso?

    1. "Simples assim", Incrédulo. Mas, mais fácil é esbravejar; acusar a mídia sensacionalista; a elite que ainda não engoliu o fato de um simples operário (que, aqui pra nós, sempre gostou do ócio lucrativo) haver conquistado o mais alto posto/cargo da república. O pior, sem qualquer senso crítico, várias pessoas usam esse discurso. Papagaio fala, mas não pensa. Existem pessoas-papagaio.

    2. kkkk Fátima, gostei muito do " Papagaio fala, mas não pensa. Existem pessoas-papagaio.". Vou aprender essa pra minha vida! Obrigado por essa sabedoria.

    3. Na 22a fase da operação vaza-jato conseguiram achar aparentemente um ap (triplex) que seria supostamente do Melhor presidente do país de todos os tempos.
      Nossa! Fico impressionado com esse absurdo! Um ex presidente dono de um triplex! Quem já se viu isso!
      Fico me perguntando como um professor universitário tem um ap em Paris. Pena que o pessoal do Vaza-jato nao se interessa por isso, pois o Dono do ap nao é o principal nome na disputa de 2018 nem é do PT.
      A ignorância é mãe de todos os males!

  3. REPUDIO, NEGO VEEMENTEMENTE, DESCONHEÇO AS ACUSAÇÕES, ESTOU COLABORANDO COM A JUSTIÇA ETC.ETC.ETC, ISTO JÁ ESTAR PARECENDO UM DISCO ARANHADO, ESTAMOS CANSADOS DE OUVIR ISTO JÁ FAZEM 13 ANOS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Quadrilha de energia solar é pega em Mossoró — R$ 100 mil em placas furtadas e empresas envolvidas

Foto: Divulgação/PCRN

 

A Polícia Civil de Mossoró indiciou uma quadrilha especializada em furtar placas de energia solar que atuava na zona rural do município e em cidades vizinhas. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 100 mil, entre equipamentos roubados e danos às usinas afetadas.

Segundo a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), o grupo operava com organização típica de crime profissional: divisão de tarefas, transporte próprio e esquema para revender as placas furtadas. Algumas empresas do setor de energia fotovoltaica compravam os equipamentos roubados, misturando-os com produtos legítimos e dificultando o rastreio.

Durante as diligências, parte das placas foi recuperada e os responsáveis identificados. Com o inquérito concluído, os suspeitos foram indiciados por furto qualificado e receptação, crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

Golpe solar: informe a polícia!

A Polícia Civil alerta empresas e consumidores a verificarem a procedência das placas solares antes da compra, evitando cair em golpes e financiar o crime. A população também pode colaborar de forma anonimizada pelo Disque Denúncia 181, ajudando a polícia a desmantelar quadrilhas.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Rede municipal de saúde em Natal bate recorde: quase 40 mil atendimentos em apenas 30 dias

Foto: Divulgação

 

As unidades de urgência da rede municipal de Natal registraram quase 40 mil atendimentos no primeiro mês da nova escala médica. O número inclui consultas em prontos atendimentos e hospitais municipais, mostrando que a demanda reprimida estava esperando há muito tempo.

Nas unidades básicas de saúde, foram mais 17 mil atendimentos, e quase mil consultas nas policlínicas. O aumento expressivo reflete mudanças na organização das escalas médicas e a adoção de estratégias que agilizam o fluxo de pacientes, como a introdução do médico líder em cada unidade.

O impacto mais visível foi na redução drástica das filas de espera. Em vários momentos do dia, algumas unidades chegaram a zerar a fila, algo que há tempos parecia impossível para a população natalense.

Os números mostram que a reorganização do atendimento deu resultado rápido, com mais profissionais disponíveis e melhor coordenação das equipes, atendendo tanto a demanda antiga quanto a reprimida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bebida com 45% de metanol matou dois homens em SP — fábrica ilegal usava combustível para falsificar álcool

Foto: Divulgação/Governo de SP

 

A Polícia Civil de São Paulo fechou, nesta sexta-feira (10), uma fábrica clandestina de bebidas que usava etanol de posto misturado com metanol, substância altamente tóxica usada em combustíveis. O esquema funcionava em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e as bebidas adulteradas já causaram a morte de dois homens por intoxicação.

No Torres Bar, na zona leste de SP, onde as vítimas beberam, nove garrafas foram apreendidas — e oito delas tinham presença de metanol, com percentuais entre 14,6% e 45,1%. O empresário Ricardo Lopes Mira, de 54 anos, morreu no dia 16 de setembro, após quatro dias internado. Já Marcos Antônio Jorge Júnior, de 46 anos, faleceu em 2 de outubro, também após consumir vodca no local.

O dono do bar confessou ter comprado as bebidas de uma distribuidora não autorizada, que fabricava o álcool de forma irregular com etanol adulterado de postos de combustíveis. Durante a operação, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em São Paulo, São Bernardo e São Caetano. Oito suspeitos foram levados para depor, e diversos materiais — garrafas, bebidas, celulares e documentos — foram apreendidos.

Metanol com dedo do PCC

Segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o etanol usado na produção continha mais de 40% de metanol, e os presos até agora não têm ligação com facções criminosas, mas podem ter sido enganados por uma organização que lucra adulterando combustíveis.

A Polícia Federal também investiga se o metanol usado tem relação com tanques abandonados após uma megaoperação contra o crime organizado. Já a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) levanta a hipótese de que o produto possa ter sido importado ilegalmente pelo PCC para adulterar combustíveis — e acabou sendo desviado para o mercado de bebidas falsificadas.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOME: Insegurança alimentar atinge 18,9 milhões de famílias no Brasil

Foto: Reprodução / TV Globo

A porcentagem de pessoas em insegurança alimentar caiu de 27,6% para 24,2% entre 2023 e 2024, mas ainda atinge 18,9 milhões de famílias no Brasil. O número representa 2,2 milhões de lares a menos nessa condição em relação à 2023, de acordo com um relatório do IBGE.

Aproximadamente 6,5 milhões de pessoas encontram-se em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, domicílios em que o responsável informou que a fome estava presente. Além disso, um em cada quatro domicílios apresentou algum grau de insegurança alimentar em 2024, ou seja, moradores não sabiam se teriam comida suficiente ou adequada na mesa.

Os números constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgado nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE). Os dados ser referem ao último trimestre do ano passado.

As regiões Norte (37,7%) e Nordeste (34,8%) apresentaram as maiores proporções de insegurança alimentar nos três níveis (leve, moderada e grave), sendo que o grau mais grave foi registrado em 6,3% e 4,8% dos domicílios dessas grandes regiões, respectivamente.

Ao todo, 62,6 milhões de brasileiros apresentaram algum grau de insegurança alimentar em 2024. “Houve ruptura nos padrões de alimentação nesses domicílios e a fome esteve presente entre eles, pelo menos, em alguns momentos do período de referência”, diz o relatório do IBGE.

A pesquisa classifica a insegurança alimentar em três níveis:

  • Insegurança alimentar leve: preocupação ou incerteza quanto ao acesso a alimentos e redução da qualidade para não afetar a quantidade;
  • Insegurança alimentar moderada: falta de qualidade e redução na quantidade de alimentos entre adultos;
  • Insegurança alimentar grave: falta de qualidade e redução na quantidade de alimentos também entre menores de 18 anos. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no domicílio.

No contexto da insegurança alimentar, domicílios com responsáveis de cor branca eram 28,5%, os de cor parda, 54,7%, e os de cor preta, 15,7%. Para casos de insegurança alimentar grave, a participação de domicílios com pessoa responsável de cor parda passou para 56,9%, mais que o dobro da parcela que representava os domicílios cujo responsável era de cor branca, 24,4%.

Os domicílios com responsável de cor branca (45,7%) foram a maior parcela dos que estavam em segurança alimentar, acima dos domicílios com responsáveis de cor parda (42,0%) e preta (11,1%).

CNN com informações de Agência Estado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estátua de Santa Rita de Cássia é reconhecida como Patrimônio Cultural, Turístico e Religioso do RN

Foto: Frame Santuário SRC

A Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), recebeu oficialmente o título de Patrimônio Cultural, Turístico e Religioso do Rio Grande do Norte, por meio da Lei nº 12.460, sancionada e publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do Estado.

Com 56 metros de altura, o monumento é a maior imagem católica do mundo e um dos principais destinos de turismo religioso do Nordeste, atraindo milhares de fiéis todos os anos.

O reconhecimento reforça o valor histórico, simbólico e econômico da estátua, que impulsiona o turismo e a fé na região.

Inaugurada em junho de 2010, a imagem domina o santuário de Santa Cruz e é símbolo de devoção local. O Dia de Santa Rita, celebrado em 22 de maio, transforma a cidade em ponto de peregrinação nacional.

Recentemente, a Paróquia de Santa Rita de Cássia também foi declarada Patrimônio Cultural, Religioso, Histórico e Arquitetônico do RN, consolidando Santa Cruz como referência no turismo religioso brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo


O Sicredi foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil na categoria Gigantes, segundo o ranking Great Place toWork® (GPTW) 2025. É a terceira vez que a instituição financeira cooperativa integra o seleto grupo das organizações mais bem avaliadas, reafirmando a consistência de sua cultura e das práticas voltadas às pessoas.

Em agosto, o Sicredi também foi eleito uma das 25 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, conforme o ranking GPTW LATAM (Great Place ToWork®), ampliando o reconhecimento de sua atuação para além do país.

A cerimônia da premiação nacional aconteceu em São Paulo e destacou 175 organizações nas categorias Gigantes, Grandes e Médias. Nesta edição, mais de 5 mil empresas se inscreveram, representando 3,2 milhões de colaboradores em todo o Brasil.

Segundo César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, o resultado reflete uma cultura organizacional em constante evolução. “Esse reconhecimento é fruto de uma cultura que se transforma e se adapta aos novos desafios do mercado, mantendo o foco no desenvolvimento e bem-estar das pessoas”, afirma.

Para Damião Monteiro, presidente da Sicredi RN, o prêmio reforça o orgulho de integrar uma instituição sólida e humana, que se importa com o colaborador: “Fazer parte de uma organização que coloca as pessoas no centro de tudo é motivo de grande satisfação. Essa conquista mostra que o cuidado com os colaboradores é um valor real no Sicredi — e isso se reflete diretamente no relacionamento com nossos associados”, destaca.

Em 2025, 90% dos colaboradores do Sicredi participaram da pesquisa, que registrou um índice de confiança de 90%, superando o resultado do ano anterior. O e-NPS (Employee Net Promoter Score) — indicador que mede o quanto os colaboradores recomendam a empresa como um bom lugar para trabalhar — atingiu 84%, reforçando o orgulho e o engajamento das equipes, refletidos na relação direta com os associados.

O ranking GPTW Brasil é elaborado pela consultoria global Great Place to Work®, em parceria com as revistas Época Negócios e Valor Econômico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU apura uso indevido da Lei Rouanet em evento com Lula e Boulos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades no uso da Lei Rouanet durante o Festival Cultura e Direitos, realizado em 1º de maio de 2024, em São Paulo. O evento contou com a presença do presidente Lula (PT) e do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que estava em pré-campanha à Prefeitura da capital.

A apuração foi aberta pelo ministro Benjamin Zymler, após representação do Partido Novo. Ele determinou que o Ministério da Cultura, a Funarte, a Petrobras e a Veredas Gestão Cultural — organizadora do festival — apresentem documentos e informações em até 15 dias.

Segundo Zymler, há indícios de “desvio de finalidade”, já que o evento, aprovado como espetáculo musical para o Dia do Trabalhador, pode ter se transformado em ato político-partidário.

A Petrobras, principal patrocinadora, afirmou que o apoio seguiu todos os critérios legais e foi aprovado após análise técnica e de governança interna, conforme as normas da empresa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barroso cogita voto sobre descriminalização do aborto como seu “ato final” no STF

Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), avalia deixar pronto seu voto pela descriminalização do aborto antes de se aposentar da Corte, o que deve ocorrer na próxima semana.

Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada após 12 anos no Supremo. Indicado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, ele poderia permanecer até 2033, quando completaria 75 anos.

O julgamento sobre o aborto começou em 2023, quando a ministra Rosa Weber, então presidente do STF, votou pela descriminalização da interrupção da gravidez até 12 semanas. Rosa se aposentou logo depois, mas quis registrar sua posição.

Barroso interrompeu o processo ao pedir destaque, o que suspendeu o julgamento. Durante sua gestão, preferiu não retomar o tema, alegando que “a sociedade ainda não está preparada” e que o assunto poderia gerar tensão no STF.

Agora, ele considera apresentar seu voto como “ato final” antes da aposentadoria, garantindo mais uma manifestação a favor da descriminalização.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Padre dá ‘bronca’ em fiéis e recusa pedidos de oração para Odete Roitman

Foto por Reprodução/Instagram e Divulgação/TV Globo

O padre Cleber Pagliochi, da Paróquia São Daniel de Seara (SC), viralizou nas redes sociais após se recusar a atender pedidos de oração pela vilã Odete Roitman, personagem de Débora Bloch na novela Vale Tudo.

Fiéis procuraram a igreja pedindo orações depois que surgiram teorias de que a personagem teria forjado a própria morte. O padre, porém, esclareceu:

“Não estarei atendendo pedidos de oração pela Odete Roitman. Trata-se de uma personagem de novela. A oração cristã deve se dirigir a pessoas reais e situações concretas.”

Pagliochi ainda pediu que os fiéis mantenham o bom humor, mas lembrem-se de não confundir ficção com realidade:

“Sigamos rezando pelos que sofrem e precisam de consolo, para que a ficção nunca substitua a verdadeira compaixão do Evangelho.”

O caso virou assunto nas redes, em meio ao suspense sobre o último capítulo de Vale Tudo, que vai ao ar em 17 de outubro.

Veja a nota oficial do padre:

Opinião dos leitores

  1. Esse é o nível intelectual e emocional dessa massa de manobra acéfala que compõem esse país falido!!! Consumidores de ilusões e adoradores de ladrões!!! Deus, tenha piedade….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dnit publica aviso de licitação para obras de duplicação da BR-304 no RN

Foto: Canindé Soares

O Dnit publicou nesta quinta-feira (10) o aviso de licitação para as obras de duplicação da BR-304, uma das principais rodovias do Rio Grande do Norte. O edital completo, com regras e prazos para participação das empresas, deve ser divulgado em 17 de outubro.

As obras devem começar até dezembro e têm prazo de dois anos para conclusão. O investimento previsto é de quase R$ 1 bilhão, com cerca de 100 km duplicados nesta primeira etapa.

O projeto terá duas frentes de trabalho:

  • Lote 1B – entre Mossoró e Assú;

  • Lote 2D – entre Macaíba (BR-226/Reta Tabajara) e Riachuelo.

O Dnit destacou que o cronograma levará em conta o período de chuvas e a complexidade da execução em pavimento rígido.

Opinião dos leitores

  1. A reta Tabajara já tem uns 20 anos e não terminou. Imagina essa! Ano de eleição aparece de tudo.

  2. ACREDITE SE QUISER! 👺OLHA QUE BELO EXEMPLO DE PROMESSAS DE GOVERNOS PETRALHAS:
    👺💩A Ponte Salvador-Itaparica foi anunciada 👺👺👺pela primeira vez em 2009, com promessas de conclusão para 2013. Ao longo dos anos, o projeto foi reapresentado em diferentes ocasiões, mas as obras concretas não avançaram até a assinatura de um novo contrato em 2025.
    💩2009: Anúncio inicial.
    💩2013: Prazo de entrega prometido, mas não cumprido.
    💩2010-2019: O projeto foi relançado diversas vezes sem que as obras começassem.
    👉2020: Um contrato foi assinado, mas impactado por questões econômicas durante a pandemia.
    💩2025: Um novo contrato modernizado foi assinado em 4 de junho, com previsão de início das obras em junho de 2026. 👈👈👈 PAPAI NOEL VAI CONSTRUIR.

  3. Vixe! Com muito boa vontade, essa obra só será concluída daqui a vinte anos, em 2045 ela será entregue.
    Quem viver verá!

  4. É muita sacanagem querer enganar o povo nas vésperas de uma eleição, sabendo que 500 metros da reta tabajara faz mais de 2 anos e não terminam, haaaaaaa Brasil véi de guerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *