Diversos

Pesquisa: 42% dos brasileiros leram a Bíblia no último ano

bibliPor interino

Bastante já foi dito sobre os resultados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-livro e realizada pelo Ibope. Já mostrei aqui no blog mesmo que o país anda lendo mais do que há quatro anos – exceto nossa elite econômica – e que os leitores são pessoas mais ativas do que os não leitores. No entanto, ainda é preciso jogar luz sobre um dos dados que o estudo revela: quando lê, o brasileiro lê principalmente a Bíblia.

Ao perguntar quais tipos de livros os leitores tinham lido no último ano, a pesquisa constatou que 42% deles leram a Bíblia, seguida por livros religiosos, de contos e romances – cada um citado por 22% dos entrevistados, que podiam indicar mais de uma opção. Curioso aqui notar que a Bíblia sequer entrou no gênero de religiosos. Claro que o livro pode ser lido de maneiras diversas – com viés histórico, sociológico, filosófico.. -, mas é evidente que a esmagadora maioria dos leitores que leem a Bíblia o fazem por questões ligadas à religião.

A Bíblia também encabeça os gêneros preferidos de pessoas de todas as faixas etárias (5 a 10, 11 a 13, 14 a 17, 18 a 24, 25 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 69 e 70 e mais) e níveis de escolaridade (Fundamentai I, Fundamental II, Ensino Médio e Superior) abarcados pelo estudo. Foi ainda o título mais citado como última leitura dos entrevistados – 225 menções, seguido por “Diário de um Banana” e “Casamento Blindado”, ambos lembrados 11 vezes – e é a obra mais marcante da vida de 482 pessoas ouvidas – a segunda posição aqui ficou com “A Culpa é Das Estrelas”, mencionado em 56 oportunidades. Não bastasse, é diretamente responsável por uma das curiosidades da pesquisa: ao indicarem o autor do último livro que estavam lendo, alguns entrevistados (1%) citaram entidades religiosas normalmente ligas à Bíblia, como Jesus e Moisés.

Até professores preferem a Bíblia

A Retratos da Leitura no Brasil também apresenta alguns recortes específicos sobre o hábito de leitura dos professores e profissionais da educação. Nessa categoria, a Bíblia também se destaca: ela que lidera, por exemplo, a lista dos 11 títulos mais citados pelos educadores, com 22 menções – “Esperança” está na segunda posição, com 5 citações.

Sobre esses profissionais, há ainda uma contradição nos números: 84% deles garantem que são leitores, no entanto, metade dos entrevistados não citou nenhum título ao ser indagado a respeito de qual era o último livro que havia lido. Estranho tantos professores não recordarem o que leram recentemente, não?

Tendo em vista esse panorama, parece que a frase escolhida pelos organizadores da pesquisa para servir de epílogo à apresentação dos números está um tanto deslocada. Diz ela, que é de autoria do peruano Mario Vargas Llosa: “Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que, alguns, fazem passar por ideias”. Será mesmo que tantas pessoas adquirem essas características ao lerem a Bíblia. Ou será que, encarando a obra de maneira dogmática, tal leitura não acaba gerando um resultado exatamente oposto àquele desejado pelo Nobel de Literatura de 2010?

Blog Página Cinco, UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente do PL fala em ganhar eleição para presidente e governador em ato no RN

Foto: Adriano Abreu

A primeira liderança política a discursar no ato de filiação de pré-candidatos ao PL, em Parnamirim, neste sábado (21), foi o presidente nacional da sigla. Valdemar Costa Neto saudou os correligionários e agradeceu a presença dos apoiadores. Em breve pronunciamento, ele falou em ganhar as eleições de outubro em escala local e nacional.

“Não vamos ganhar a eleição apenas para presidente, mas também para o Governo do Estado”, disse Valdemar da Costa Neto.

O evento conta com o senador e pré-candidato do PL a presidente da República, Flávio Bolsonaro. Para o Governo do Estado, o pré-candidato do partido é o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes manda prender contador suspeito de vazar dados da família do ministro

Foto: Reprodução

Um contador está preso há mais de uma semana no Rio de Janeiro sob suspeita de participação no vazamento de dados fiscais de familiares do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, diz a Folha. A prisão tramita sob sigilo.

A detenção foi determinada pelo próprio Moraes no inquérito que apura acessos irregulares a informações da Receita Federal envolvendo magistrados e parentes. Segundo a investigação, o suspeito admitiu ter obtido os dados de forma ilegal.

De acordo com a Folha, o contador afirmou à Polícia Federal que atuou como intermediário entre um interessado nos dados e alguém que dizia ter acesso às informações sigilosas. Os nomes citados permanecem sob sigilo.

A defesa afirma que ainda não teve acesso à decisão que decretou a prisão nem a outros documentos do processo.

O advogado Eric Cwajgenbaum criticou a falta de resposta aos pedidos feitos ao gabinete do ministro.

Até onde se tem notícia, o caso é o primeiro com prisão no âmbito da investigação sobre o vazamento de dados de integrantes do STF. Até então, as medidas incluíam buscas e uso de tornozeleira eletrônica.

Entre os dados acessados ilegalmente estão informações fiscais da advogada Viviane de Moraes, esposa do ministro.

A investigação começou após determinação de Moraes para que a Receita rastreasse possíveis quebras de sigilo envolvendo cerca de cem pessoas.

Em janeiro, Moraes abriu de ofício uma investigação para saber se a Receita Federal e o Controle de Atividades Financeiras (Coaf) quebraram de forma irregular o sigilo fiscal de integrantes do Tribunal. Essa investigação é um anexo do inquérito das fake news.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rachas entre aliados de Lula em Estados complicam palanques petistas para 2026

Créditos: Agência Brasil

Disputas internas entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm dificultado a definição de palanques estaduais para a eleição de 2026. Ao menos quatro Estados registram conflitos políticos que ameaçam a unidade da base governista.

No Maranhão, o cenário é considerado o mais delicado. O embate envolve o governador Carlos Brandão e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, que comandou o estado entre 2015 e 2022.

Apesar de terem sido aliados — Brandão foi vice nos mandatos de Dino —, a relação se rompeu e evoluiu para um confronto político e institucional. O desgaste aumentou após decisões de Dino no STF que suspenderam processos de indicação para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), incluindo o nome apoiado pelo atual governador.

A crise também impacta os planos eleitorais locais. Brandão cogitava disputar o Senado, mas, para isso, teria que deixar o cargo e transferir o governo ao vice Felipe Camarão, hoje alinhado ao grupo de Dino — e visto como adversário.

Nesse contexto, o governador aposta na candidatura do sobrinho, Orleans Brandão, que lançou pré-candidatura ao governo com apoio expressivo de prefeitos no estado.

Outros Estados com impasses

Além do Maranhão, outros cenários também desafiam a articulação política do presidente:

Distrito Federal: disputa entre Leandro Grass (PT) e Ricardo Cappelli (PSB) pela liderança do campo de centro-esquerda;

Pernambuco: o prefeito João Campos busca apoio exclusivo de Lula, enquanto a governadora Raquel Lyra tenta garantir neutralidade do presidente;

Rio Grande do Sul: Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT) disputam protagonismo na corrida estadual.

Os conflitos evidenciam a dificuldade de construir alianças amplas em nível regional, mesmo entre partidos que compõem a base do governo federal. A definição dos palanques será decisiva para a estratégia de reeleição de Lula, exigindo negociações delicadas para evitar divisões que possam enfraquecer o projeto político nacional.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Público lota evento do PL no RN com presença de Flávio Bolsonaro

Apoiadores compareceram em peso ao evento de fililação do PL e de lançamento de pré-candidaturas realizado na tarde deste sábado (21), no Boulevard, em Nova Parnamirim. O pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro está presente no evento.

A atividade reúne lideranças políticas do estado e conta com a presença dos pré-candidatos ao Governo do RN, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice, Babá Pereira. e do pré-candidato ao Senado Coronel Hélio.

Acompanhe ao vivo:

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da UFR no Mato Grosso esquece filho de 3 anos no carro e criança morre

Foto: reprodução

Uma criança de apenas três anos morreu após ser deixada, por cerca de quatro horas, dentro de um veículo no estacionamento da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no município de Rondonópolis (MT). O pai, que é professor da instituição, esqueceu o filho na cadeirinha depois de estacionar o carro.

A tragédia ocorreu na tarde da última quinta-feira (19/3) e foi registrada como morte acidental. O caso é investigado pela Polícia Civil. O pai ficou em estado de choque e também precisou de atendimento médico.

De acordo com as informações repassadas às autoridades, o pai da criança chegou ao local por volta das 13h30 para trabalhar e levava o filho em uma cadeirinha instalada no banco traseiro do veículo. O carro foi estacionado próximo à calçada de acesso a um dos blocos da universidade e permaneceu no local durante toda a tarde.

Somente por volta das 17h30, quando retornou ao veículo, o pai percebeu que o menino ainda estava no banco de trás, preso à cadeirinha. Desesperado, ele pediu socorro imediatamente.

Médicos que trabalham na própria universidade prestaram os primeiros atendimentos, mas a criança já não apresentava sinais vitais. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionada e confirmou o óbito no local. A Politec foi chamada para realizar os procedimentos periciais e esclarecer as circunstâncias da morte.

Em nota, a UFR, por meio da Administração Central, comunicou “com profundo pesar, a declaração de luto oficial por três dias”. As atividades acadêmicas e administrativas foram suspensas durante o período, em sinal de respeito e solidariedade.

“A UFR manifesta suas mais sinceras condolências, unindo-se à comunidade acadêmica neste momento de luto.”

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro é ovacionado por apoiadores ao chegar em Natal

Imagem: reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro foi recebido calorosamente por apoiadores ao desembarcar em Natal para evento de filiação ao PL do pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias.

Flávio foi cercado por apoiadores que gritavam seu nome repetidamente. Em seguida, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguiu rumo ao Boulevard, em Nova Parnamirim, para participar do evento do PL, onde uma multidão aguardava no local.

Veja abaixo o momento da chegada de Flávio em Natal:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Opinião dos leitores

  1. 5% a frente do Luladrão agora em junho, quem aposta??
    O homi tá eleito.
    Tenho dito.
    Quem danado quer mais votar naquela marmota?
    Flavião 22.
    Tenho dito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça manda leiloar carros de luxo do Careca do INSS

Foto: reprodução/PF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, determinou o leilão de 10 carros apreendidos na Operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS. Outros seis veículos serão incorporados ao patrimônio da Polícia Federal do Brasil.

A decisão, obtida pelo colunista Tácio Lorran, do portal Metrópoles, com exclusividade, foi dada no último dia 9 em caráter sigiloso.

A maioria dos automóveis pertence ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Entre os modelos estão carros de luxo como Porsche, Lamborghini e BMW. Há também carros do empresário Maurício Camisotti e da esposa dele, Cecília Montalvão Simões, além de outros investigados.

Segundo a decisão, a venda antecipada busca evitar desvalorização e preservar recursos que podem ser usados para ressarcir cofres públicos em caso de condenação. Parte dos veículos destinados à PF poderá ser usada em operações e atividades de segurança.

Mendonça também negou pedidos do lobista para desbloqueio de valores e devolução de carros, alegando indícios de ligação dos bens com atividades ilícitas e a necessidade de garantir a eficácia da investigação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Companhias aéreas da Europa e Ásia elaboram planos para cancelar voos em meio a temor por alta de combustível

Foto: Divulgação

A escalada do conflito no Oriente Médio, com novos ataques no Irã, já impacta o setor aéreo. Companhias estudam cancelar voos diante do risco de alta no preço e escassez de combustível. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Telegraph.

O fechamento do Estreito de Hormuz — responsável por cerca de 20% do transporte global de petróleo e gás — interrompeu o abastecimento de refinarias na região, elevando a preocupação das empresas.

A Air France-KLM avalia suspender rotas, especialmente de longa distância, por receio de não conseguir combustível para voos de retorno. Países do sudeste asiático, mais dependentes do Golfo, já enfrentam risco maior de escassez.

Na Europa, há combustível para curto prazo, mas o impacto já começou: a Scandinavian Airlines cancelou centenas de voos devido ao aumento nos custos.

O Vietnã alertou para possível falta de querosene no próximo mês, enquanto China e Tailândia reduziram exportações para preservar estoques.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Veja novas imagens do confronto entre integrantes de torcidas organizadas de ABC e América, na BR-101

Veja novas imagens do confronto entre integrantes de torcidas organizadas de ABC e América, ocorrido na BR-101, nas imediações do Carrefour.

É possível ver homens arremessando pedras, e tiros de rojão, enquanto o trânsito ficou parado nos dois sentidos da rodovida federal. É possível notar nas imagens divulgadas pelo Via Certa Natal que um micro-ônibus, faz o retorno passando por cima do canteiro central para fugir da confusão.

ABC e América decidem o título de campeão estadual 2026, na Arena das Dunas, a partir das 16h deste sábado (21).

Opinião dos leitores

  1. Bando de marginais, das duas torcidas. Impressionante como não conseguem acabar com isso! País de merda, sem lei e sem autoridade pra inibir essa vagabundagem. É muita falta de moral dos nossos governantes, viu!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital diz ao STF que Bolsonaro está bem, sem infecção e com ‘melhora progressiva’; Moraes aguarda PGR para decidir sobre domiciliar

Foto: Reprodução/X/Carlos Bolsonaro

O hospital em que Jair Bolsonaro (PL) está internado desde o dia 13 de março informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-presidente está sem sinais de sepse, sem instabilidade e com melhora progressiva.

O relatório embasou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que mandou a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar sobre o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro.

De acordo com o hospital, a situação atual é de melhora clínica e radiológica da pneumonia, com estabilidade hemodinâmica.

Bolsonaro permanece, entretanto, com necessidade de continuidade de tratamento antibiótico e monitorização clínica por 7 a 14 dias, a depender da evolução clínica e laboratorial.

Segundo o hospital, Bolsonaro apresentou melhora do quadro clínico, com suspensão do uso de oxigênio após 24 horas da admissão.

Além disso, houve melhora progressiva do quadro clínico (melhora da dispneia, astenia e prostração), além de melhora dos biomarcadores inflamatórios e infecciosos.

O paciente, segundo a unidade, foi submetido a um ecocardiograma que revelou normalidade da função cardíaca, além da melhora das consolidações pulmonares.

Domiciliar

No pedido para prisão domiciliar, a defesa sustenta que Bolsonaro apresenta um quadro de “multimorbidade grave”.

Segundo os advogados, o ex-presidente teve um mal-estar súbito, com febre, vômitos e queda na saturação de oxigênio, sendo posteriormente diagnosticado com pneumonia bacteriana nos dois pulmões decorrente de broncoaspiração.

Os defensores de Bolsonaro afirmam que houve demora no atendimento médico dentro da Papudinha. De acordo com a petição, os sintomas começaram por volta das 2h, mas o primeiro atendimento só teria ocorrido às 6h45 — intervalo que, segundo eles, elevou o risco de complicações graves, como infecção generalizada e até morte.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *