Tecnologia

Pesquisa aponta OI Velox e Net como piores provedores de acesso à internet

O consumidor não está satisfeito com seu provedor de internet. Esta é a conclusão de uma pesquisa da Proteste — Associação de Consumidores com 813 internautas da região Sudeste. De acordo com o levantamento, que além da satisfação com o provedor de internet avaliou as habilidades no uso da rede e os tipos de contrato e conexão utilizados, ainda há um longo caminho rumo aos padrões de países onde a web está estabelecida há mais tempo.

Na pesquisa, foram mencionados oito provedores. A Proteste considerou apenas três como grandes, por terem sido citados por mais de 10% dos entrevistados — Oi Velox (28%), Net Vírtua (20%) e GVT (13%). Em Itália, Portugal, Espanha e Bélgica, que também fizeram o mesmo levantamento, ao menos dez empresas dividem de forma mais equitativa o mercado e podem ser consideradas grandes.

— Em outros países onde a pesquisa foi feita, o resultado apresentou pelo menos dez grandes provedores. Com uma concorrência maior, o consumidor tem chances de ter preços e serviços melhores, já que as empresas brigam entre si por cada cliente — afirma Melissa Reis, pesquisadora da Proteste.

Quatro aspectos relacionados ao serviço dos provedores foram avaliados pela pesquisa: velocidade e estabilidade de conexão, relação entre preço e qualidade e satisfação geral do cliente. Em um questionário enviado por e-mail, o consumidor tinha de avaliar a empresa contratada com notas de um a dez.

A Oi Velox foi o provedor com pior desempenho em termos de velocidade de conexão, com uma média de 5,68 pontos. O Vírtua, da Net, recebeu a pior nota para estabilidade de conexão, com 5,93 pontos. Na relação entre qualidade e preço, Net Vírtua e Oi Velox compartilharam a nota mais baixam, com 4,73 pontos. A Oi Velox também foi a empresa que mais deixou a desejar em termos de satisfação geral, com 5,31 pontos.

Nota máxima não chega a oito pontos

Mas o melhor desempenho, que em todos os quesitos ficou com a GVT, também não foi marcado por notas muito expressivas. A mais alta foi 7,71 pontos, em estabilidade de conexão, seguida por 7,65 em velocidade de conexão, 7,04 no item satisfação geral e apenas 5,96 no que se refere à relação entre qualidade e preço.

Outro ponto que surpreendeu a pesquisadora Melissa foi o desconhecimento do consumidor em relação ao que é contratado:

— A pesquisa mostrou que o brasileiro não sabe o que está contratando. Alguns reclamam da velocidade de download ou upload, mas exigem algo que não está no contrato. É preciso saber o que exatamente está sendo contratado.

Apesar da insatisfação, metade dos internautas consultados nunca mudou de provedor. Trata-se de um contraste com os países desenvolvidos, onde há maior número de provedores, acirrando a competição e elevando seus padrões de qualidade. A pesquisa também mostrou que 24% dos entrevistados utilizam o mesmo provedor há um ano ou menos e que 18% têm o mesmo fornecedor há dois anos.

A técnica da Proteste também destaca que os que reclamam da empresa provedora de internet nada fazem para trocar de fornecedor.

— Ao perguntarmos se o consumidor trocaria de fornecedor caso um amigo indicasse outra empresa, a maioria disse que sim. Mas o consumidor não se mostra disposto a fazer isso por conta própria. Percebemos que há uma acomodação, apesar da insatisfação — diz Melissa.

Segundo o levantamento, a velocidade de download mais recorrente é a de 10 Mbps, muito aquém da de países desenvolvidos, como Bélgica (26 a 49 Mbps) e Portugal (100 Mbps ou mais). Já a taxa de upload mais comum, 1 Mb/s, também fica devendo à de países onde a internet está mais consolidada.

O que dizem as empresas

Em nota, a Oi informou que tem investido fortemente em projetos de expansão e qualidade da infraestrutura de banda larga e que, entre março de 2012 e de 2013, a velocidade média de banda larga fixa para seus clientes cresceu cerca de 30% em todo o país. Destacou também que, nos resultados sobre a qualidade da banda larga fixa divulgados em maio pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atingiu as metas de velocidade determinadas pela reguladora.

Também por e-mail, a Net afirmou que o Vírtua é fornecido por meio de moderna rede de fibra óptica, que garante qualidade e velocidade aos clientes. Também afirmou que, de acordo com os primeiros resultados divulgados pela Anatel sobre a qualidade da banda larga fixa no Brasil, foi a empresa com melhor avaliação nos índices estabelecidos pela reguladora e a que mais entregou a velocidade contratada.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. A OI realmente por mais que cumpra com a Anatel todos requezitos, deixa muito a desejar, sou cliente por falta de opção, pois já usei GVT e gostaria muito que em meu endereço atual tivesse cobertura.

  2. Sugiro ao blog a cobertura do tema relacionado com o milionário pagamento do chamado auxílio moradia pelos MP/RN, TJ/RN e outros Órgãos.
    Ora, de acordo cdom Art. 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal, todos os créditos decorrentes da relação do trabalho somente podem retrocer até cinco anos e desde que tal direito seja reclamado judicialmente até dois anos após a extinção do contrato de trabalho/aposentadoria. É a chamada prescrição total.
    Portanto, com exceção do FGTS (não aplicável aos servidores públicos), são inconstitucionais todos os pagamentos superiores ao período de cinco anos pretéritos.
    Urge a suspensão de tais pagamentos, tendo em vista que até pessoas que se aposentaram há décadas estão recebendo indevidamente milhões de reais do pobre povo do RN.
    Por fim, para piorar a vexatória situação vivida pelo povo do RN, os prescritos direitos estão sendo pagos com juros também ilegais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

Foto: Reuters/Adriano Machado

A PF (Polícia Federal) afirmou, em um laudo médico divulgado nesta sexta-feira (6), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de sete doenças crônicas. O ex-mandatário passou por exame clínico e teve os documentos analisados pela corporação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuva alaga e forma correnteza na avenida 27 de março, em Touros

A avenida 27 de março, uma das principais vias da cidade de Touros, também sofreu com a chuva que cai em todo o RN nesta sexta-feira (6). Motoristas que trafegavam pela via precisavam encarar a pequena correnteza que se formou e preocupou uma vendedora de frutas que ficou com receio de ter sua tenda levada pela água.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Alagamento na avenida Nevaldo Rocha, na altura do bairro das Quintas

A Avenida Nevaldo Rocha alagou nos dois sentidos, na altura do bairro das Quintas, em razão da chuva que cai em toda região metropolitana de Natal nesta sexta-feira (6). Apesar do alagamento, o trecho segue transitável, como mostram as imagens divulgadas pelo Via Certa Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veículo cai em buraco em trecho alagado na Avenida Moema Tinoco

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Um veículo caiu em um buraco na Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal, no início da tarde desta sexta-feira (6) chuvosa na região metropolitana da capital potiguar. O acidente ocorreu no trecho das obras inacabadas do Pró-Transporte. Mesmo percebendo o carro preso no local, outros motoristas ainda se arriscavam a passar perto do trecho onde o automóvel ficou preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parceria de Eriko Jácome com o senador Styvenson assegura emenda de R$ 800 mil para o custeio do Grupo Reviver

A luta contra o câncer tem unido dois parlamentares em torno de ações concretas no Rio Grande do Norte. O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e o senador Styvenson Valentim vêm consolidando uma parceria institucional voltada ao fortalecimento de políticas públicas de prevenção, diagnóstico e apoio às pessoas em tratamento contra a doença.

Os dois se reuniram recentemente em Brasília e também em Natal para discutir projetos e estratégias de enfrentamento ao câncer no estado. Como resultado dessa articulação, e a pedido do vereador Eriko Jácome, o senador Styvenson destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil para o custeio do Grupo Reviver no ano de 2026. A instituição é referência na prevenção do câncer de mama e, com a garantia desse custeio, será possível viabilizar a chegada de uma nova carreta de mamografia ao Rio Grande do Norte, ampliando o atendimento em Natal e em diversas regiões do estado.

Segundo a presidente do Grupo Reviver, Dra. Ana Tereza, a segurança financeira proporcionada pela emenda permitirá que, nos próximos dias, a instituição adquira uma nova carreta, fortalecendo ainda mais o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o RN.

A atuação conjunta se destaca não apenas pelo aspecto institucional, mas também pela experiência pessoal que aproxima os dois parlamentares da causa. Tanto Eriko Jácome quanto Styvenson Valentim perderam suas mães para o câncer e conhecem de perto a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do fortalecimento da rede de apoio aos pacientes e familiares.

À frente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome tem se destacado pela defesa de projetos voltados à saúde, com atenção especial às políticas de prevenção e ao cuidado com pacientes oncológicos. Já o senador Styvenson Valentim tem direcionado recursos e articulado investimentos para novos hospitais, além de fortalecer instituições e serviços de saúde em todo o Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRÂNSITO EM NATAL: STTU informa vias intransitáveis e congestionadas em razão das chuvas intensas

Foto: reprodução/Via Certa Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (6), um boletim atualizado sobre a situação do trânsito em Natal após as chuvas registradas nas últimas horas. Segundo a Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT), quatro vias permanecem intransitáveis por alagamentos, enquanto outras oito apresentam condições de tráfego, ainda que com atenção redobrada por parte dos motoristas.

De acordo com o levantamento das 13h, estão intransitáveis:

Avenida Solange Nunes, em frente à Unimetais;

Avenida Café Filho com Mor Gouveia;

Avenida João Medeiros com Moema Tinoco;

Avenida João Medeiros, em frente ao Norte Shopping.

Já os pontos transitáveis incluem os seguintes trechos:

Avenida Nevaldo Rocha com a Avenida Coronel Estevam;

Avenida Amintas Barros com a Rua Bom Pastor;

Avenida da Integração, nas proximidades da Lagoa do Jacaré;

além de pontos da Avenida Capitão-Mor Gouveia, Rua Ângelo Varela com a Avenida Hermes da Fonseca, Rua São João, no Canto do Mangue, e Rua Almino Afonso, na Ribeira.

O boletim aponta ainda que o trânsito segue fluindo nos dois sentidos da Avenida Senador Salgado Filho, enquanto a Ponte Newton Navarro apresenta congestionamento em ambos os sentidos.

Já na Avenida Felizardo Firmino Moura, o sentido Zona Norte registra congestionamento, com tráfego intenso no sentido Centro. A STTU informou que não há registros de sinistros até o momento.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA LARANJA: Inmet emite aviso de chuvas intensas de até 100mm por dia em todo do RN

Imagem: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte.

O alerta é válido até as 10h do domingo (8). As chuvas podem chegar até 100mm por dia.

O Inmet recomenda:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF diz que foram encontradas alterações neurológicas em exame de Bolsonaro

Foto: REUTERS/Mateus Bonomi

Em lauro médico divulgado nesta sexta-feira (6), a PF (Polícia Federal) afirmou, que foram encontradas alterações neurológicas em exames do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha, em Brasília.

“O histórico de queda recente e desequilíbrio ao deambular direcionou a perícia para um exame neurológico cuidadoso. Dessa forma, foram encontradas alterações neurológicas no exame físico e aventadas hipóteses relacionadas com as demais informações coletadas do caso”, diz a PF.

Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve no início deste ano ao cair durante a madrugada e bater a cabeça em um móvel na sua cela, quando ainda cumpria pena na Superintendência da PF (Polícia Federal), em Brasília.

“Há possibilidade de déficit de micronutrientes, especificamente hipovitaminose do complexo B (principalmente vitamina B12 e ácido fólico), haja vista a idade, DRGE com uso crônico de inibidor da bomba de prótons e constatação de uma dieta pouco variada e pobre em frutas, verduras, legumes, laticínios, ovos e outras proteínas” continuou a PF.

“Outra hipótese é a interação medicamentosa, haja vista o periciado fazer uso de diversos fármacos, condição chamada de polifarmácia e que é fator extrínseco reconhecido para o aumento do risco de eventos adversos”, prosseguiu.

A corporação ainda afirmou que “o uso concomitante especialmente de medicamentos que atuam no sistema nervoso central e cardiovascular cria, portanto, um cenário farmacológico de risco, no qual os possíveis efeitos adversos — sedação, letargia, tontura, lentificação psicomotora e hipotensão postural — apresentam relação com o risco de queda”.

O documento da PF constatou que o ex-presidente tem recebido tratamento médico adequado na Papudinha, onde cumpre pena desde 15 de janeiro. Com o resultado, as chances de Bolsonaro ser transferido para uma prisão domiciliar fica mais distante.

Manifestação sobre o laudo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) e a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestem, em até cinco dias, a respeito do laudo médico realizado pela PF no ex-presidente. Na manifestação, ambos também podem pedir complementações.

No despacho, ele diz ainda que não há “qualquer necessidade de manutenção do sigilo da documentação juntada pela Polícia Federal”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: chuva deixa ruas alagadas em Ceará-Mirim

A cidade de Ceará-Mirim registrou uma forte chuva nesta sexta-feira (6).

O volume de água causou transtornos em alguns pontos, com ruas alagadas e dificuldades no trânsito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Chuvas trazem alívio ao interior do RN e acumulado já passa de 110 mm em Caicó

Imagens publicadas nas redes sociais, nesta sexta-feira (6), mostram o resultado das chuvas no interior do Rio Grande do Norte. Segundo Marcos Dantas, responsável pela gravação do vídeo, em Caicó o acumulado já passa dos 110 milímetros

Veja:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta sexta-feira (6), um alerta laranja de chuvas intensas válido para todo o Rio Grande do Norte, com grau de severidade classificado como perigo.

O aviso entrou em vigor às 9h25 e segue até as 10h do domingo (8), indicando a possibilidade de acumulados elevados de chuva e ventos fortes em todas as regiões do estado.

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *