Pesquisa aponta que Bolsonaro lidera intenções de voto em cenário sem Lula, com Marina distante em segundo

Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, lidera as intenções de voto para as eleições de outubro com 23,9 por cento de preferência do eleitorado no cenário sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os concorrentes, de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira.

Na pesquisa sem Lula e em que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad aparece como nome do PT, Marina Silva (Rede) é a segunda colocada com 13,2 por cento de apoio, em empate técnico com Ciro Gomes (PDT), que registra 10,2 por cento de apoio.

Geraldo Alckmin (PSDB) vem a seguir com 8,5 por cento, à frente de Alvaro Dias (Podemos), com 4,9 por cento, e de Haddad, que registra 3,8 por cento. Nesse cenário, 6,8 por cento dos entrevistados disseram não saber em quem votar, e 23,1 por cento disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Em levantamento de julho do mesmo instituto, Bolsonaro tinha 23,6 por cento de apoio; Marina aparecia com 14,4 por cento; Ciro com 10,7 por cento; Alckmin com 7,8 por cento; Dias com 5,0 por cento e Haddad com 2,8 por cento.

Segundo o Paraná Pesquisas, os levantamentos de julho e agosto não podem ser comparados diretamente pois a pesquisa anterior incluía pré-candidatos cujas candidaturas não se confirmaram e que não constam da pesquisa deste mês.

Quando Lula é incluído entre os concorrentes, o ex-presidente lidera as intenções de voto com 30,8 por cento de apoio no levantamento de agosto, contra 22,0 por cento de Bolsonaro, que ocupa a segunda posição nesse cenário.

Lula, no entanto, está preso em Curitiba desde o início de abril cumprindo pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP), e deve ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Nesse outro cenário do levantamento, Marina ocupa a terceira posição com 8,1 por cento de apoio, ante 6,6 por cento de Alckmin, 5,9 por cento de Ciro e 4,0 por cento de Alvaro Dias. Disseram não saber em quem votar 4,6 por cento dos entrevistados, e 14,3 por cento disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

No mês passado, Lula tinha 29,0 por cento e Bolsonaro aparecia com 21,8 por cento, contra 9,2 por cento de Marina; 6,2 por cento de Alckmin; 6,0 por cento de Ciro e 4,2 por cento de Dias.

A pesquisa desta quarta-feira também apontou que o general Hamilton Mourão, companheiro de chapa de Bolsonaro, é o candidato a vice-presidente que os entrevistados mais gostam ou simpatizam, com 13,6 por cento de preferência. Haddad, atual companheiro de chapa de Lula, vem em seguida com 12,3 por cento, à frente de Ana Amélia (vice de Alckmin), com 6,8 por cento, e de Kátia Abreu (vice de Ciro), com 2,7 por cento.

Questionados se o eventual apoio de Lula a Haddad caso o ex-presidente não seja candidato aumenta, diminui ou não muda a vontade de votar no ex-prefeito para presidente, mais da metade dos entrevistados (50,7 por cento) disseram que não muda, enquanto 25,2 por cento disseram que diminui a vontade e 19 por cento disseram que aumenta.

Para 64,1 por cento dos entrevistados, a candidatura de Lula será impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acrescentou o Paraná Pesquisas, enquanto 30,4 por cento acreditam que o ex-presidente conseguirá ser candidato.

O levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 9 e 13 de agosto em 168 municípios dos 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro estimada do levantamento é de aproximadamente 2,0 pontos percentuais, de acordo com o instituto.

Extra, com Reuters

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Bruno Moura disse:

    Cresce mais e mais, a medida que o povo todo começa a o conhecer melhor, homem sincero , integro e honesto!!! Parabéns presidente!!! Votamos 17 !!!

  2. Patriota disse:

    O Brasil vota 17 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  3. Nilvan Rodrigues da Silva disse:

    É um traste esse fiasco da farsa da velha política. Merece o total desprezo de toda população.

  4. Oliveira disse:

    Votamos nele eu e minha família, ainda mais agora que os canais de informação estão sendo amputados das redes sociais por meio de censura, vide o caso do Paul Joseph Watson e agora o professor Olavo de Carvalho. É preciso dar um basta nisso!

    É uma pena que a grande mídia brasileira supostamente defensora da liberdade de opinião se cale diante de tamanhos absurdos.

  5. joao wilton disse:

    votar num cabra desse feito bolsonaro e o mesmo que estar votando no lula,depois nao estejam ai arrependidos e lascados ,e eu vou ta aqui mesmo dizendo votem no M I T O KKKKKKKK

    • Mário disse:

      João você tem problemas sérios, dos candidatos o único que é completamente diferente do condenado Lula, é Bolsonaro. O único candidato que pode dar ao povo brasileiro a volta da ordem e da segurança é Bolsonaro.
      Por isso Bolsonaro é tão combatido pela esquerda e direita corrupta, pelos jornalistas de esquerda e por todos os que tem contas a pagar na justiça.
      Melhor se tratar João, seu caso é sério!

    • Cláudio Leite disse:

      Oi João Wilton, você vive no Brasil ???
      Bolsonaro só tem uma coisa em comum com o ex presidente condenado, ter nascido no Brasil, pois nem brasileiro Lula é, afinal ele ama o poder e não o Brasil.

  6. Edu disse:

    Bolsonaro já vai ser eleito fazendo o Brasil economizar, pois ele ganhará no primeiro turno, e os milhões gastos com o segundo turno serão economizados. Dá lhe MITO.

  7. Jose antonio disse:

    Vai ser presidente eleito no primeiro turno!

  8. Tião Feitosa disse:

    Paraná pesquisa tem a credibilidade de Aécio Neves…. zero!

    • Mário disse:

      Pelo menos esse instituto não foi financiado pelo PT nos 13 anos de desgoverno no Brasil.
      Mas relaxe, a diferença em favor de Bolsonaro vai aumentar e os demais irão ver uma grande vitória em nome dos homens de bem e trabalhadores desse país

  9. Tião disse:

    E lula é candidato? ele revogou a ficha suja? Kkkkkkkkkkkkk, falam cada m…

    • Heddy Leontinus Vieira de Souza disse:

      Sr. Tião, Isto é mais uma prova do ser hipócrita, arrogante e soberbo que é o criminoso do Lula, e de que nossas instituições estão todas aparelhadas por imbecis postos lá pelo próprio PT…Vamos à luta, amigo.

  10. Django disse:

    Acho que depois dos debates e da divulgação do plano de governo do Bolsonaro, o índice de rejeição dele – que já é alto – aumentará e ele não será eleito, sequer irá para o segundo turno. Sorte nossa! Sorte dos trabalhadores! Sorte das pessoas de bem! Sorte dos cristãos! Amém!

    • Ems disse:

      Fale só por você ! Sou do bem, sou cristão, sou trabalhador e meu voto será de Bolsonaro !!!

    • Jorge disse:

      Ótimo sao os vermes ladroes dos Tralhas…VERNES RATOS roubaram oque puderam no governo

    • Mário disse:

      Acho que será exatamente o oposto Django, ele vai crescer mais

    • Sales disse:

      O "caba" com um comentário desses deve ser um fanfarrão! kkkkk

COMENTE AQUI