Política

PESQUISA BG/AGORASEI96FM/ SENADOR ESTIMULADA: Carlos Eduardo tem 17%; Garibaldi, 15,4%; Fábio Faria e Agripino empatam com 9,1%

Além dos números para deputados estadual e federal, a pesquisa do instituto Agora Sei! também fez um estudo com a corrida eleitoral para o Senado Federal. Em 2022, os potiguares elegerão um senador apenas, ao contrário do que aconteceu em 2018, quando dois foram eleitos. No estudo estimulado, que é aquele em que o eleitor tem acesso a uma lista com os nomes dos pré-candidatos o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves lidera a corrida eleitoral com 17% das intenções de voto. Ele é seguido de perto pelo ex-senador Garibaldi Filho com 15,4%.

Em terceiro aparecem empatados o ministro Fábio Faria (Comunicações) e o ex-senador José Agripino Maia, ambos com 9,1%. O ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) também foi bem citado com 7,1% da preferência dos eleitores. O senador Jean Paul Prates, pré-candidato a reeleição, apareceu em último com 2,7%. Indecisos somaram 14%. Brancos e nulos, 25,6%.

A pesquisa do instituto Agora Sei, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil recebe novo lote com 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas

Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde informou que um voo com mais 1,2 milhão de doses pediátricas da Pfizer chegou ao Brasil neste domingo (16). Inicialmente, a previsão era que o carregamento fosse chegar no dia 20 de janeiro, mas a entrega foi antecipada.

As doses são destinadas para a imunização de crianças entre 5 a 11 anos, e chegaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, na manhã deste domingo. Agora, elas serão distribuídas para os estados. O voo veio de Amsterdam, na Holanda, e posou por volta das 9h.

Na quinta-feira (13), o governo já havia recebido 1,2 milhão de doses da Pfizer para crianças, que foram distribuídas para os estados brasileiros e o Distrito Federal. A imunização do público infantil começou em algumas localidades ainda neste fim de semana, mas deve se intensificar nos próximos dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Operação Lei Seca autua 52 motoristas por embriaguez ao volante em praias do RN

Foto: cedida/PMRN

A Operação Lei Seca autuou 52 condutores por embriaguez ao volante entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16). A Polícia Militar realizou blitz em três localidades em que haviam festas: Barra do Rio, no litoral Norte, e Pirangi e Cotovelo, no litoral Sul. Também houve operação ao longo do dia na praia de Pipa, em Tibau do Sul.

Segundo a PM, 1.616 condutores foram abordados nas ações de fiscalização, sendo 52 notificados por alcoolemia e outros 45 autos por infrações diversas, totalizando 97 autos de infração de trânsito. Não houve prisões. Os condutores autuados por alcoolemia serão penalizados com multa no valor de R$ 2.934,70 e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Opinião dos leitores

  1. Pq também não fazem blitz pra prender bandidos. Ora, a lei seca gera receita para os cofres do RN, já bandido preso só gera despesa. Entenderam, ou quer que eu desenhe. Sou a favor que façam as duas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 36,5%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 36,5%, registrada no início da tarde deste domingo (16). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 75.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 40,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 37,1% e a Região Seridó tem 13,3%.

Até o momento desta publicação são 55 leitos críticos (UTI) disponíveis e 46 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 68 disponíveis e 29 ocupados.

Outros 25 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 25 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, a Sesap informou no dia 6 de janeiro que disponibilizou leitos da rede Covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para Covid-19, resguardando as medidas de biossegurança para evitar contaminação.

Opinião dos leitores

  1. Obrigado, Sant’Ana!! Pelo fim da pandemia, com fé,, peço vossa intercessão junto ao Neto Amado, o Senhor Jesus, Filho da sua filha Maria!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 55 leitos críticos e 68 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h deste domingo (16).

Neste período, havia 8 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 55 leitos críticos e outros 68, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

FOTOS: Operação apreende materiais de comerciantes ilegais em Ponta Negra que usavam banheiro público como depósito

Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Guarda Municipal de Natal apreendeu diversos materiais como cadeiras, mesas e até uma moto que eram usados por comerciantes ilegais na praia de Ponta Negra, neste domingo (16). Alguns materiais foram encontrados pelos fiscais dentro de um banheiro público que vinha sendo utilizado como depósito.

Opinião dos leitores

  1. Taí pra quem fica defendendo essa galera que explora, cadeira e mesa guardadas no banheiro “muito higiênico”. Depois vem a galera do “coitado tem que trabalhar”. Mas sem regulamentar?

  2. Tem que fiscalizar todos os dias, sob pena de num futuro próximo Natal sofrer com a redução de turistas. Recife e Fortaleza sentiram isso.

  3. Só falta fazer esse trabalho nas feiras livres, em especial aqui de Nova Natal. A feira desde bairro é terra de ninguém. Uma desorganização total, bem que a prefeitura veio e tentou organizar, mas uma parlamentar que se acha dona do Nova Natal, defendendo interesse de uma minoria conseguiu barrar os trabalhos que seria feito e que beneficiaria moradores, feirantes e consumidores.

  4. Imaginem a qualidade sanitária dos alimentos e bebidas, literalmente você come merda e ainda paga caro pra estes marreteiros que ocupam os espaços públicos ,terrível !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 02 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 160

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (16). São 394.291 casos totalizados. No sábado (15) eram contabilizados 394.011, ou seja, 280 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 160 confirmados nas últimas 24 horas.

Segundo a Sesap, os dados divulgados hoje são parciais em razão do acesso ao sistema Esus-VE, que passou parte do sábado (15) intermitente, dificultando a inserção de registros.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.602 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (um em Mossoró e outro em Macaíba). No sábado (15), eram 7.599 mortes. A Sesap registrou outro óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.460.

Recuperados são 380.396. Casos suspeitos somam 116.916 e descartados são 838.068. Estimativa de casos em acompanhamento: 6.293

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro defende autotestes de Covid-19 para “garantir o início mais rápido das ações para interromper a cadeia de transmissão”

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, neste domingo (16), para defender a implementação dos autotestes para detectar a Covid-19 no Brasil. “O uso do autoteste pode garantir o início mais rápido das ações para interromper a cadeia de transmissão”, escreveu, depois de anunciar ter encaminhado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informações sobre a medida no âmbito do que chamou do “Plano Nacional de Expansão da Testagem”.

Segundo o presidente, o governo federal pretende possibilitar que os exames sejam disponibilizados em farmácias, drogarias e outros estabelecimentos de saúde para que os cidadão interessados em comprar o produto tenham acesso e consigam realizar o diagnóstico em casa. Atualmente, a detecção da Covid-19 precisa ser feita em ambiente controlado, como em unidades de saúde básicas, postos volantes, farmácias, clínicas, laboratórios e hospitais.

Para que a autotestagem seja liberada para o cidadão comum, é necessária a autorização da Anvisa. As conversas entre a reguladora e o Ministério da Saúde se intensificaram na última semana, quando a pasta encaminhou uma nota técnica formalizando o pedido. A solicitação oficial ocorre após a busca por exames ter disparado diante da disseminação da variante Ômicron.

“A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos”, diz a nota do ministério.

A demanda também parte de prefeitos e gestores de saúde locais, que defendem a medida como estratégia para agilizar o diagnóstico e contribuir para a testagem em massa. A Anvisa, por outro lado, alerta para a necessidade da elaboração de uma política pública de saúde a fim de viabilizar a implementação da autotestagem no país.

Segundo a agência, o governo federal precisa viabilizar as informações para que o usuário leigo consiga administrar o exame.  Além disso, os sistemas de saúde devem estar preparados para receber os resultados positivos vindos dos usuários e assegurar a notificação compulsória, já que a Covid-19 é uma doença que exige a inserção de dados no sistema nacional, a fim de permitir as ações de controle da disseminação do vírus.

A autotestagem já é permitida em países europeus e nos Estados Unidos e, no Brasil, serviria como uma medida para diminuir a pressão sobre as unidades de saúde, como defendeu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Por outro lado, não há previsão de que os testes sejam distribuídos nas farmácias de graça.

R7

Opinião dos leitores

  1. MINTOmaníaco das rachadinhas, assim vc vai deixar a gadolândia confusa e muitos vão começar a te chamar de esquerdista, comunista e lulista (afinal vc nomeou um PGR petista e um ministro pro STF que ajudou a anular os processos contra o Lulaladrao)! Volta pro teu negacionismo e fake news que assim vc mantém os terraplanista idiotas junto de vc talkei… Muuuuuu

  2. Estou admirada como o Bozo tá mudado!!
    Será q a consciência tá começando a pesar??Hihihi

  3. Vixe como mudou ! Está um santo. Tem jeito não jacaré 🐊. Arrum o fardamento de BANGÚ para vc e para os bananinhas .

    1. Só é a favor porque o autoteste cada um compra.
      Atestagem em massa pelo SUS ele arregou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Djokovic diz que está ‘extremamente decepcionado’ após derrota na justiça e ter que deixar a Austrália

Foto: REUTERS/Loren Elliott

Logo após o resultado do julgamento que rejeitou o recurso de Novak Djokovic, o tenista enviou um comunicado à imprensa. Em curtas palavras, o sérvio se dizendo cansado de tudo, o sérvio mostrou sua chateação com a decisão da justiça.

O atleta foi deportado da Austrália e não poderá defender seu título em Melbourne. Ele tentou entrar no país sem se vacinar contra a covid-19 e com uma isenção médica.

“Gostaria de fazer uma breve declaração para abordar os resultados da audiência de hoje no Tribunal. Agora, vou tirar algum tempo para descansar e me recuperar, antes de fazer mais comentários além disso. Estou extremamente decepcionado com a decisão da Corte em negar meu recurso de revisão da decisão do Ministro em cancelar o meu visto, o que significa que eu preciso deixar a Austrália e não poderei participar do Australian Open”, disse Djokovic.

“Respeito a decisão do Tribunal e vou cooperar com as autoridades para deixar o país. Me incomoda que o foco nas últimas semanas tenha sido em mim e espero que agora o foco seja no jogo e no torneio que mais amo. Desejo aos jogadores, ao torneio, ao staff, aos oficiais e aos fãs o melhor torneio”, acrescentou.

“Finalmente quero agradecer minha família, amigos, equipe, fãs e colegas sérvios pelo suporte contínuo. Vocês foram uma boa fonte de força para mim”, afirmou o número 1 do mundo.

Na última sexta-feira (14), o ministro da Imigração, Cidadania, Serviços a Imigrantes e Relações Multiculturais da Austrália, Alex Hawke, usou o seu poder ministerial para cancelar o visto do tenista. A defesa de Djokovic, então, entrou com um recurso para que ele pudesse permanecer no país e disputar o torneio, mas perdeu na justiça.

UOL

Opinião dos leitores

  1. O cidadão fornece informações mentirosas na emigração ,recusa a vacinação(é um ato individual pra saúde coletiva), recusar a vacina não tem nada a ver com sua liberdade e sim com insubordinação as normas de saúde publica vigente. Pra mim o ídolo morreu aí péssimo exemplo !

  2. Djokovic já é um vitorioso !!! Não se curvou a tirania que se instala pelo mundo. Será um exemplo de luta pela liberdade !!!

    1. Né isso! Vc só pode ter usado esse pseudônimo de forma errada pq de filósofo vc não tem nada né ? Kkkk. Só mesmo a gadolândia pra chamar o governo de direita liberal da Austrália se tirano… Só falta dizer que eles também são petistas, lulistas, comunistas, esquerdistas pra não perder o hábito né?! Muuuuuuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas de Peixe ao limão e Spaghetti ao mare e Camarão Imperial do Papo de Fogão

Peixe no limão

Para 2 pessoas

400g de filé de peixe

60ml de limão

60ml de conhaque

60ml de água

1 colher de mel

Mix de ervas aromáticas

Sal e pimenta do reino a gosto

1 colher de sopa de vinagre

Farinha de trigo para empanar

Azeite e manteiga para selar o peixe

 Modo de fazer:

Temperar os filés com sal, pimenta do reino e vinagre.

Passe os filés na farinha de trigo e frite até dourar em uma frigideira e coloque azeite e manteiga.

Assim que dourar o peixe, adicione a mistura de: limão, água, conhaque, mel e na sequência as ervas aromáticas.

Cozinhar por poucos minutos e servir em seguida.

Bom apetite

 Tempo de preparo: 7min

Tempo de cozimento: 10min

Spaghetti al mare

Ingredientes para 2 pessoas

400g de  filé de camarão

250g de spaghetti

Azeite e sal a gosto

5 dentes de alho

Pimenta calabresa

Casca de laranja ralada

50ml de Martini Bianco

2 colheres de sopa de creme de leite

Salsinha a gosto

Modo de preparo:

Refogue o alho e a pimenta no azeite até dourar, junte o camarão descascado, o sal e deixe cozinhar por 2 minutos.

Coloque o Martini e a casca de laranja e deixe mais 2 minutos.

Misture o spaghetti cozido com o molho, o creme de leite, a salsinha e refogue por mais 1 minuto.

Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10min

Tempo de cozimento: 15 min

Dica Rápida

Camarão Imperial

 Ingredientes:

300g de filé de camarão

5g do tempero delícia do mar

2 dentes de alho picado

Sal a gosto

2 colheres de azeite

300ml de molho Branco

100g de queijo do reino ralado

5 und de pimenta biquinho

Modo de preparo:

Temperar o camarão com delícia do mar, alho e sal.

Puxar em uma panela o camarão no azeite, quando o camarão estiver rosado colocar o molho branco e misture bem.

Quando ferver colocar o queijo do reino ralado e misturar.

Colocar em um recipiente bonito e decorar com um pouco de queijo do reino ralado e pimenta biquinho.

Tempo de preparo: 7 min

Tempo de cozimento: 12 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Nova lei garante uso medicinal de maconha no Rio Grande do Norte

Imagem: Freepik

O Rio Grande do Norte agora conta com legislação que garante o direito ao tratamento de saúde com maconha (Cannabis sativa) e seus derivados, o incentivo à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial desse produto e a divulgação de informações sobre o uso para a população e para profissionais da área de saúde.

lei Lei Nº 11.055 foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (15) e tem autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT).

“As pesquisas científicas e os relatos de pacientes e familiares indicam que o uso medicinal da Cannabis proporciona controle considerável dos sintomas de doenças sem os efeitos colaterais das medicações convencionais, o que aumenta significativamente a qualidade de vida dessas pessoas e de seus cuidadores”, escreveu a deputada Isolda na justificativa do projeto de lei.

Algumas das indicações clínicas da Cannabis são autismo, epilepsia, ansiedade, depressão, fibromialgia, Parkinson, Alzheimer, câncer e esclerose múltipla.

O texto da lei assegura o direito de qualquer pessoa ter acesso ao tratamento com produtos à base de Cannabis para uso medicinal, desde que com prescrição de profissional habilitado, observadas as disposições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e atendidos os requisitos previstos em lei.

O poder público poderá celebrar convênios com associações de pacientes, universidades e instituições de pesquisa públicas e privadas com o fim de garantir o tratamento com esse tipo de produto.

A medida também prevê que o Estado deve incentivar, mediante instrumento específico, linhas de pesquisa e desenvolvimento de cooperações estratégicas relativas ao uso medicinal da Cannabis spp. e ao estabelecimento de padrões de qualidade e de segurança sanitária, bem como ao uso no âmbito industrial.

O incentivo à pesquisa e à produção de evidências científicas sobre o uso industrial deve observar as seguintes diretrizes: desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social, com ênfase na região do semiárido do Estado; geração de emprego e renda; e utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente.

Agência Saiba Mais

Opinião dos leitores

  1. Falta o aval da “ciência”. Nada foi comprovado… São suposições!! A ivermectina até hoje tá em estudos.

  2. A conversinha bonita da esquerda pra liberar de forma indireta a maconha. Pq ninguém entra no STF pra ver a constitucionalidade dessa aberração?

  3. Os Estados não têm competência para legilslar sobre isso.
    Assembléias Legilativas e Câmaras de Vereadores deveriam se reunir só no final de ano para votar lei orçamentária e uma mudança ou outro nas leis da Administração regional/local. Com redução proporcional nos gastos. Parar de incinerar o nosso dineheiro votando groselhas com essa ou mudança de nome de rua, título de cidadão e dia de combate a numseioque.

    1. A ignorância é um dos maiores males da humanidade. Vá estudar, ou apenas ler sobre o assunto, antes de defecar pelos dedos.

    2. Uma lei dessa tinha que vir de um componente da ORCRIM PT, tudo desse “povinho” e pra defende e benefeciar BANDIDOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *