Política

PESQUISA DATAPODER: Rejeição a Bolsonaro cresce 5% em 15 dias

A pesquisa do DataPoder360 mostra que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro cresceu de 39% para 44% em 15 dias. A avaliação positiva, no entanto, se manteve estável, oscilando dentro da margem de erro.

Os que afirmaram que a administração federal é ótima ou boa foram 28%, enquanto 23% considera-a regular.

A pesquisa foi realizada de 25 a 27 de maio pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Desde o início do mandato de Bolsonaro, em janeiro de 2019, os eleitores se dividiram em 3 grandes grupos: 1 a favor do governo, outro contra e 1 que se move de 1 lado para o outro de acordo com o momento.

No entanto, o levantamento divulgado neste sábado (30.mai.2020) mostra uma nova movimentação: os que antes consideravam o governo regular estão migrando para os polos, ou aprovando ou rejeitando o presidente.

Opinião dos leitores

  1. E eu nunca vi um governo nunca levar uma Bandeira brasileira em manifestações, somente bandeira vermelha.
    Conforme está indo a pressão pode ser que você veja isso novamente e fique feliz,
    Leiam sobre china, cuba Rússia, Coreia do norte, para saber o nível de liberdade que eles tem.

  2. Se os empresários ganham é que tem gente trabalhando e levando comida para casa ou você acha que ele faz tudo na empresa.
    JB saindo volta o comunismo, as mamatas aí vocês irão ver o que é um governo corrupto e mal intencionado.

  3. Pois é!
    Os empresários aprovam o governo Bolsonaro porque com pandemia ou sem pandemia estão ganhando. Já a população trabalhadora está desaprovando porque está perdendo e vai perder cada vez mais.
    Esse governo representa a elite brasileira. Estou falando a elite, não é você não. Você só serve para votar!

  4. O verdadeiro patriota não apoia Bolsonaro.
    Nunca vi um presidente levando a bandeira de outros países subindo a rampa do palácio do planalto.
    E a bandeira brasileira lá atrás da bandeira de outros países.

    1. De acordo. Nem bandeira da internacional comunista, nem bandeira dos EUA e Israel.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] 7 DE SETEMBRO: Prefeito de SP vai distribuir camisetas de apoio a André Mendonça para ato na Av. Paulista

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai distribuir camisetas de apoio ao ministro do STF André Mendonça durante a manifestação bolsonarista do 7 de Setembro, na tarde da segunda-feira (7), na Avenida Paulista, em São Paulo.

Em vídeo enviado a aliados, ao qual a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, teve acesso, Nunes mostra ao menos dois modelos de camisetas na cor amarela. Em uma delas, há a hashtag “#força Mendonça”. A outra tem a frase “O povo brasileiro de bem está com André Mendonça”.

Ao colunista do Metrópoles, o prefeito afirmou ter recebido as camisas de integrantes da Igreja Católica e que elas serão usadas na manifestação na Avenida Paulista. Segundo ele, apenas 20 camisetas no total. “Vou pedir para distribuir lá”, disse o emedebista.

Mendonça vem travando uma guerra no STF com o ministro Alexandre de Moraes, após levantar o sigilo de mensagens que expuseram a relação próxima do colega com o banqueiro Daniel Vorcaro e pedir abertura de investigação contra o magistrado.

Com informações da Coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em meio à crise, ministros do STF evitam desfile do 7 de Setembro; Fachin foi o único presente

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Em meio à crise que envolve os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, apenas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, compareceu à tribuna de honra do presidente Lula durante o desfile de 7 de Setembro, em Brasília.

A ausência dos demais ministros chama atenção porque a Corte costuma ser representada na cerimônia.

O desfile ocorreu poucos dias após Mendonça retirar o sigilo de um relatório da Polícia Federal com mensagens trocadas entre Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Dois dias depois, Moraes pediu a investigação de Mendonça, acusando o colega de abuso de poder e de direcionar investigações relacionadas ao Banco Master e ao INSS.

Fachin agora analisa os pedidos e deverá decidir se os casos serão levados ao plenário do STF e quando isso ocorrerá.

A ausência de ministros também foi registrada no desfile de 2025, em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já em 2024, seis integrantes da Corte participaram da cerimônia, entre eles Moraes, Barroso, Gilmar Mendes, Toffoli, Zanin e Fachin. Em 2023, Rosa Weber também esteve na tribuna presidencial.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corpo de jovem que caiu de jet ski na Lagoa do Bonfim é encontrado

Foto: Reprodução

O corpo do jovem Carlos Eugênio Leopoldo Nunes Filho, 27 anos, natural de Picos (PI), foi encontrado nesta segunda-feira (7), na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta (RN), pelo Corpo de Bombeiros. Ele havia caído de um jet ski durante um passeio no domingo (6) e estava desaparecido desde então.

Segundo relatos preliminares, Carlos estava na garupa da moto aquática, pilotada por outro jovem, identificado como Eduardo. Testemunhas relataram que Carlos subiu no jet ski sem colete salva-vidas, uma amiga correu para entregar o equipamento, mas Eduardo acelerou antes que ele fosse colocado, fazendo o colete cair na água.

Ainda conforme os relatos, Eduardo estaria embriagado no momento do passeio e deixou o local após a queda de Carlos, que estava sóbrio e talvez quisesse proteger o amigo, já que sabia nadar bem.

BZ Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Perfil oficial da Casa Branca posta vídeo criado com IA em que Trump vira o Lanterna Verde

O perfil oficial da Casa Branca no X publicou um vídeo criado com inteligência artificial que transforma o presidente Donald Trump no super-herói Lanterna Verde.

Na animação publicada na noite domingo (6), Trump usa o poder do anel do herói para criar uma barreira em uma paisagem desértica, em referência ao controle da fronteira e à política de imigração do governo americano.

O vídeo também apresenta imagens relacionadas ao fortalecimento da indústria dos EUA e ao poderio militar do país, retratando Trump como defensor e protetor da nação.

A publicação é feita em meio ao endurecimento das políticas migratórias do segundo mandato de Trump. Recentemente, o governo suspendeu temporariamente entrevistas para concessão de vistos de imigrantes, incluindo processos de Green Card.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “FUJAM DE PIPA, ESTÁ ENTREGUE À CRIMINALIDADE”: Fundador da página Tricotei no Instagram revela trauma após ser vítima de assalto à mão armada em Pipa

Vídeo: Blog da Juliana Celli

O influenciador digital Jairo Martins, criador do perfil Tricotei no Instagram, relatou ter sido vítima de um assalto à mão armada na praia de Pipa, em Tibau do Sul.

Jairo afirmou que estava com quatro amigos quando o grupo foi abordado por criminosos armados, por volta das 5h, na sexta-feira (4). “Foram 3 pistolas em nossas cabeças”, relatou. Ele classificou o episódio como “muito, muito grave” e disse ter ficado traumatizado e recomendou aos seguidores que “fujam de Pipa” e afirmou que o destino turístico estaria “entregue à criminalidade”.

O influenciador disse em uma sequência de stories publicados em seu perfil no Instagram que resolveu interromper as férias e deixar Pipa antes do previsto. “Deixamos diárias de hotéis e dias de festa para trás”, disse.

A vítima relatou que após o assalto, o grupo procurou a Polícia Militar e a Polícia Civil. Segundo o influenciador, houve demora no atendimento e agentes teriam minimizado a situação ao dizer que “perigo tem em todos os cantos”.

“Estamos dizendo que aconteceu algo extremamente grave em um lugar pequeno, turístico, e isso precisa ser tratado como grave. Tentar relativizar o trauma de quem quase morreu com ‘em São Paulo também acontece’ não é defender Pipa. É normalizar violência”, afirmou.

Em nota ao BLOGDOBG sobre o caso, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM) confirmou que o crime ocorreu na noite de sexta-feira (4) e foi acionada e realizou diligências para tentar localizar os suspeitos. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu mais precisamente no trevo de acesso à Praia do Madeiro. Durante as buscas, os policiais identificaram um veículo que possivelmente teria dado apoio ao crime, mas ninguém foi preso.

A PM também afirmou que o policiamento foi reforçado na região após o assalto e que não houve novos registros de ocorrências semelhantes no local desde então.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CLÁUDIO HUMBERTO: Fiasco após Desenrola 2.0, inadimplência cresce e atinge 83,9 milhões de brasileiros

Foto: Arquivo/EBC

Por Cláudio Humberto – Diário do Poder

O suposto sucesso do programa Desenrola 2.0, que Lula tenta usar para arrancar votos dos endividados, não encontra sustentação nos números. Desde o início, em maio deste ano, o número de inadimplentes no Brasil só aumentou. Levantamento da Serasa Experian traz o mapa da inadimplência e negociação de dívidas com números assustadores: são 83,9 milhões de inadimplentes no país em julho, edição mais recente do levantamento, com valor total das dívidas batendo nos R$586 bilhões.

Queimou a largada

No lançamento do programa, o mapa registrava 83,5 milhões de inadimplentes. No mês seguinte, o índice subiu e bateu nos 83,7 milhões.

Cenário desesperador

O mesmo documento mostra que o valor médio devido por pessoa alcança os R$6.987,23 (julho). Subiu 0,96% em relação a junho.

Efeito Malddad

Quando Lula assumiu, eram 70,09 milhões de endividados. Número alto, mas distante dos atuais 83,9 milhões.

No vermelho

O estado com mais inadimplentes é o Amapá, de Davi Alcolumbre (União) e Randolfe Rodrigues (PT), com 64,8% da população.

Por Cláudio Humberto – Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com presença de Alfredo Gaspar, vice de Flávio Bolsonaro, Extremoz para para receber Álvaro Dias e a onda 22

A Onda 22 tomou as ruas de Extremoz neste domingo (6) em uma carreata liderada por Álvaro Dias (PL), candidato ao Governo do RN, ao lado de Alfredo Gaspar (PL), candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro, e da prefeita Jussara Sales (PL). A mobilização percorreu vários pontos da cidade, com a participação de apoiadores e lideranças políticas.

Também participaram da carreata o candidato a vice-governador Babá Pereira e o senador Rogério Marinho.

A mobilização contou ainda com o senador Styvenson Valentim, candidato à reeleição; Coronel Hélio, candidato ao Senado; Coronel Brilhante e General Girão, candidatos a deputado federal; além de Anne Lagartixa, Terezinha Maia e Sargento Manassés, candidatos a deputado estadual.

Ao longo do trajeto, moradores acompanharam a passagem da carreata e demonstraram apoio aos candidatos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alcolumbre é alvo de três novas representações no Conselho de Ética do Senado por ‘engavetar’ pedidos de impeachment de ministros do STF

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), passou a enfrentar novas pressões no Conselho de Ética da Casa após a divulgação de mensagens trocadas entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o banqueiro Daniel Vorcaro.

Desde a revelação dos diálogos, na última terça-feira (1º), três novas representações foram protocoladas contra Alcolumbre. Os pedidos questionam, principalmente, a falta de andamento de processos de impeachment contra ministros do STF.

Com as novas iniciativas, já são sete as petições apresentadas contra Alcolumbre desde 2020 pelo suposto “engavetamento” de pedidos de impeachment. Seis foram protocoladas desde que ele reassumiu a Presidência do Senado, em 2025.

Uma das representações mais recentes foi apresentada pelo senador Carlos Viana (PSD-MG), que pede o afastamento provisório de Alcolumbre da presidência do Senado e a apuração de possíveis atos e omissões no exercício do cargo.

Viana argumenta que cabe ao Senado processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade e afirma que Alcolumbre não pode impedir que a Casa analise os pedidos apresentados.

O Conselho de Ética, porém, está sem realizar reuniões desde 9 de julho de 2024. Além disso, Alcolumbre tem maioria no colegiado, o que lhe dá condições de barrar o avanço das representações.

As novas denúncias também citam a atuação do presidente do Senado em relação aos pedidos de criação de comissões parlamentares de inquérito sobre o Banco Master.

Na quarta-feira (2), Alcolumbre saiu em defesa de Moraes após a divulgação das mensagens e mencionou conversas de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também candidato à Presidência, com Vorcaro.

“Todo mundo esqueceu que pediram R$ 130 milhões para a mesma pessoa para fazer um filme. Agora o culpado é só o ministro Alexandre de Moraes”, afirmou. As declarações fazem referência ao pedido de Flávio para que Vorcaro destinasse recursos à produção de Dark Horse, filme sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro.

Com informações de Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extrema direita vence pleito histórico na Alemanha, mas formação de governo segue indefinida


Foto: ANSA/EPA

A Alternativa para a Alemanha (AfD) conquistou uma vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-Anhalt, no leste do país, ao alcançar cerca de 44% dos votos nas apurações parciais. O resultado marca a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um partido de extrema-direita atinge um patamar tão expressivo na disputa pelo governo de um estado alemão.

Apesar da expressiva margem nas urnas, a posse de Ulrich Siegmund, líder da legenda no estado e equivalente a governador, ainda não está garantida e dependerá das articulações para a formação de maioria no Parlamento local.

O pleito deste domingo também representou um revés significativo para o chanceler Friedrich Merz, cuja coalizão conservadora (CDU) ficou muito atrás da AfD. Analistas apontam o resultado como um reflexo direto da insatisfação popular com o governo federal: levantamento da emissora ARD indicou que 87% dos eleitores da região desaprovam a gestão atual.

Com 2 milhões de habitantes e antiga integrante da Alemanha Oriental, a Saxônia-Anhalt consolida-se como o principal reduto da AfD, sigla fundada em 2013 que também avança no oeste e lidera pesquisas para o parlamento nacional. A plataforma da legenda baseia-se em controle migratório rígido com propostas de “remigração”, revisão de diretrizes educacionais e separação de alunos refugiados, retomada de combustíveis fósseis e energia nuclear, além de ceticismo em relação à União Europeia, redução do apoio à Ucrânia e reaproximação diplomática com a Rússia.

Com informações do G1 e Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN acumula R$ 169,7 milhões em repasses atrasados para municípios, aponta Femurn


Foto: Eduardo Maia

As prefeituras do Rio Grande do Norte lidam com um déficit financeiro acumulado de R$ 169,7 milhões em repasses não efetuados pelo Governo do Estado. O balanço foi divulgado pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), que aponta pendências em verbas constitucionais obrigatórias de ICMS, Fundeb e royalties, sem previsão de quitação até o momento.

Entre as administrações locais mais afetadas está Mossoró, que acumula mais de R$ 11 milhões em créditos retenção. O montante devido ao município compreende cerca de R$ 3,3 milhões referentes ao ICMS, aproximadamente R$ 2,7 milhões do Fundeb e mais de R$ 5 milhões direcionados a recursos do trânsito.

A Femurn alerta que a retenção desses valores compromete severamente a capacidade de planejamento fiscal das cidades potiguares. A falta de repasses impacta diretamente a execução de políticas públicas essenciais, com reflexos diretos na manutenção dos serviços de mobilidade urbana e segurança viária nos municípios.

Com informações do Portal Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *