Petistas já consideram que prisão de Lula é inevitável

prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias já é tratada por pessoas ligadas a ele como algo inevitável. A expectativa desse entorno do petista, porém, é que a estadia do ex-presidente atrás das grades seja breve. A avaliação deles é de que membros do Judiciário querem “a foto” de Lula preso, mas que quando isso acontecer, a situação não se sustentará por muito tempo, com a acolhida de algum dos recursos da defesa.

— Querem a foto da prisão, a humilhação. Mas não consigo imaginar Lula preso por muito tempo. Ele vai ficar uma semana, dez dias no máximo — diz um amigo do presidente, sem detalhar a estratégia de defesa que será implementada para viabilizar a soltura.

Existem hoje duas possíveis saídas para Lula pendentes de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), onde residem as esperanças do ex-presidente. Há um habeas corpus preventivo apresentado pela própria defesa, negado liminarmente pelo ministro Edson Fachin, e uma outra ação que busca revisar a jurisprudência sobre a prisão após condenação em segunda instância. A presidente do STF, Cármen Lúcia, já avisou que não pautará os processos, e Fachin, por sua vez, informou que não levará o habeas corpus “em mesa”, ou seja, diretamente ao plenário.

MUITO ABALADO

Como o julgamento do recurso da defesa de Lula contra a condenação em segunda instância deve ser analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ainda neste mês, dificilmente haveria como evitar a prisão por decisão do STF. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo caso do tríplex do Guarujá (SP).

O ex-presidente nega publicamente, mas amigos dizem que não está descartada a possibilidade de que Lula faça uma greve de fome em sua cela para pressionar a Justiça a liberá-lo da prisão. Ele também já chegou a confessar no círculo íntimo que não quer passar pela humilhação de usar uma tornozeleira eletrônica.

— Ele diz que não vai aceitar a tornozeleira eletrônica. O presidente já está se encaminhando para a última fase da vida dele, não quer morrer como um idiota — conta um amigo.

Aliados relatam que ele está muito abalado com a situação que vive. Dizem que nem ele nem o partido estavam preparados para enfrentar essa batalha da prisão do principal líder da legenda. Alas mais radicais defendem que, no caso da decretação da prisão de Lula, seja feita uma mobilização de militantes para formar um grande cordão humano em volta da casa do ex-presidente ou do Instituto Lula, com o objetivo de criar comoção e dar trabalho à polícia.

— O Lula está muito derrubado, nunca vi ele desse jeito. Todo mundo duvidava que chegaria a esse ponto. Mas chegou — observa outro interlocutor do petista.

Mesmo abatido, o ex-presidente tem dado sequência a viagens pelo país. Ele inicia hoje uma caravana pela região Sul. Chega ao Rio Grande do Sul e percorrerá Santa Catarina e Paraná. No dia 26 de março, quando a 8ª Turma do TRF-4 pode analisar o caso, Lula deve estar em Foz do Iguaçu (PR). A previsão é que depois dessa data ele siga para atos em Curitiba (PR), ironicamente onde pode ficar preso após a condenação.

Nesses atos como pré-candidato, além de sua defesa pessoal, Lula pretende priorizar discursos sobre Educação. Ele programa visitar universidades criadas no seu governo, lembrando ações promovidas nessa área durante sua gestão.

O GLOBO

Comentários:

  1. Franco disse:

    Só para lembrar aos que não tem memória ou que faltaram as aulas de história…
    "1º ato do AI-5 foi acabar com o Habeas Corpus."

  2. Waldemir disse:

    Lula o Mandela do Brasil conforme os petistas então
    26 anos de cadeia para ele 26 anos na tranca
    O Senador Paim do pt que pediu disse que ele era igual ao Mandela não foi à oposição que pediu

  3. Mascarenhas de Linhares disse:

    Parece que a democratização fez muito mal ao Brasil.
    A classe política distorceu o sentido de representante do povo e meteu a mão nos recursos públicos. A corrupção existe em quase todos os partidos e os ditos “representantes do povo”.
    Não, esses condenados não representam o povo, mas sim, apenas e unicamente a eles e seus cúmplices, aqueles que dele dependem e que foram alimentados com recursos públicos, cultivando uma vida improdutiva e viciada pelo populismo. Por isso eles tem torcida organizada.
    Não dá orgulho em ninguém ver um ex presidente ser investigado, processado e condenado por cometer vários crimes. É o pior exemplo que um ex líder pode deixar a um povo.
    A justiça demorou demais para chegar nos políticos e isso só aconteceu pela voracidade com que o PT partiu pra cima da apropriação dos recursos públicos. Até a chegada do PT e seus bando, muitos cometiam delitos, um pouco ali, outro aqui, a exemplo de Maluf, mas o PT mudou as cifras, partir para os bilhões e o jogo ficou tão pesado que nem os recursos públicos aguentaram o tranco, levando o Brasil a pior recessão de sua história.
    Tudo que Lula construiu, vem destruindo dia a dia, com seus devaneios de liderança, com sua arrogância de poder, com suas mentiras repetidas e desgastadas, insistindo na máxima “que a voz e versão distorcida dos fatos, vendida como desculpa e acusações, vale mais que a realidade das ruas”. Resultada nessa decadência política, vista e comprovada, e na completa falta de credibilidade de um político que já teve mais de 75% de aprovação.
    Lula partiu para auto destruição e conseguiu Resta apenas a militância dependente para sobreviver e não ser presa se ele não voltar a ser o chefão.

  4. Beto disse:

    Bom fazer uma varredura na cela desse ladrão pingunça, que a primeira contravenção que ele vai fazer lá é a instalação de uma tubulação direta de aguardente 51.

  5. Mané disse:

    Somente agora a ficha caiu???? quanta lezeira…. Trabalho que é bom não querem…..

  6. Luigi Starace disse:

    Bom dia a todos. Hoje na França foi detido na cadeia o ex presidente Sarkozy só por que a justiça tem sosoeira de caixa dois. No Brasil nem condenado em segunda instância da um cokejado vc vai na cadeia essa maravilhoso país foi trasformado da esquerda em uma república das bananas

  7. Ceará-Mundão disse:

    Será que esses fanáticos petistas ainda pensam que enganam muita gente com essa ladainha mentirosa? Apenas os comedores de "sanduba" de mortadela (os que recebem "gorjetas" para comparecer ao que chamam de "manifestação") e os que defendem suas "boquinhas" ainda dão ouvidos para as mentiras desse condenado e de seus "miquinhos amestrados". Pessoas minimamente esclarecidas e que não têm interesses próprios envolvidos já têm plena consciência do mal que esse falastrão corrupto e sua ORCRIM travestida de partido político fizeram ao país. O Brasil está sendo "passado a limpo" aos poucos. Temos apenas que fazer a nossa parte. Essa gente tem que ser escorraçada da política.

  8. LULADRÃO disse:

    Agora é tarde para mimi mimi. Se não quiser ir preso é só imitar Getúlio Vargas!

  9. Brasil é verde e amarelo disse:

    Pra esse ladrao e sua quadrilha quem for contra eles são considerados facistas ……esse merda será preso sim ,chore lágrimas de sangue,quem idolatra esse bandido com certeza deve ter levado vantagem

  10. Brasil é verde e amarelo disse:

    Raspa a cabeça desse vagabundo,enfia dentro de uma cela e joga a chave fora,esse FDP quebrou o país …..e os idiotas que só faltam comer a merda que ele caga ,se mudem para o PARAÍSO VENEZUELA

  11. Luka Souza disse:

    Lula e sua corja só tem que seguir as leis do país. No mais, é conversa fiada.

  12. Luka Souza disse:

    Lula e sua corja só tem uma saída : seguir as leis do país . No mais, é mimimi…..

  13. Pedro disse:

    Lula preso, Aécio no Senado e Temer na Presidência é mesmo a cara do Brasil.
    O Brasil regrediu 500 anos e voltou ao período Colonial.
    Helicópteros cheios de cocaína, malas de dinheiro e contas em paraísos fiscais não importam e não fazem ninguém se indignar, mas um sitio em Atibaia sim.
    FHC tem apartamento em Nova York e em Paris, mas o que vem ao caso é o Triplex no Guarujá.
    Quem inventou de nascer pobre, no Nordeste Brasileiro, ser sindicalista, liderar a maior central sindical da América Latina contra a Ditadura Militar quando todos estavam caladinhos com os rabos entre as pernas, e ser Presidente do Brasil olhando mais para os pobres?
    Só podia dar no que deu.
    Porém as reações podem ser inesperadas. Nem todo mundo vai aceitar essa palhaçada que Morow, agente do FBI Americano montou pra tirar do caminho os obstáculos para abocanhar nosso Petróleo, água doce, Nióbio, espaço geográfico e aéreo, EMBRAER e TELEBRAS.
    Quem viver verá!!!

    • Iranilson disse:

      O Deus perdoe esse pobre coitado, que de juelho reza um bucado, pra na vê seu bandido de mô enjaulado.

    • Ceará-Mundão disse:

      Lula deve ser preso e Aécio deve ser (já está sendo) investigado e julgado e, caso condenado, também deve ir prá cadeia. Quanto ao Temer, está na presidência devido a vocês petistas. Foi vice e votado por vocês duas vezes. Mas nas próximas eleições nós, os coxinhas vamos continuar a consertar as besteiras que vocês fizeram. Em 2016 já expurgamos o PT das prefeituras. Em 2018 continuaremos a limpeza do Brasil.

    • euzim disse:

      KKK bela anodota!

    • Brasil é verde e amarelo disse:

      Homi se mude para Venezuela…..leve uma pá para revirar o lixo para ter oque comer ,quem idolatra bandido também é bandido ,NÃO TENHO LADRAO PREFERIDO ….AÉCIO…TEMER ,HENRIQUE..CUNHA TODOS LADROES

    • João disse:

      Quem mandou ele roubar ? quem rouba tem que ser preso um dia. o dia de Aécio tb vai chegar.

    • Waldemir disse:

      Palhaçada e você que faz em defender esse assassino e ladrao