Economia

Petrobras anuncia reajuste no preço da gasolina e do diesel nas refinarias

Petrobras elevará os preços do diesel em 0,97% e os da gasolina em 0,9% nas refinarias a partir desta terça-feira (22), informou a petroleira no seu site nesta segunda-feira (21).

Com os reajustes, os preços dos combustíveis irão a novas máximas dentro da política em vigor desde julho, a R$ 2,3716 o litro de diesel e R$ 2,0867 o litro de gasolina.

A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo, que chegou a bater as cotações máximas desde 2014, além da tendência de alta do dólar sobre várias moedas, incluindo o real.

Nesta segunda, caminhoneiros fazem protestos pelo país contra o aumento no valor do diesel.

Evolução dos preços cobrados pela Petrobras nas refinarias nos últimos dias (Foto: Divulgação) 

O que diz a Petrobras

A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho do ano passado. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente. Na semana passada, foram 5 reajustes diários seguidos. No acumulado somente na semana passada, a alta chegou a 6,98% nos preços da gasolina e de 5,98% no diesel.

Em comunicado divulgado na sexta-feira (18), a Petrobras voltou a justificar os reajustes diários, afirmando que os combustíveis derivados de petróleo são commodities, que os o preços estão “atrelados aos mercados internacionais”.

“A exemplo da soja, do trigo, do aço, entre outras commodities, suas cotações variam diariamente. Do mesmo modo, o câmbio também tem ajustes diários. Assim, a Petrobras não tem o poder de formar esses preços. O que a companhia faz é refletir essa variação de preço do mercado internacional”, informou. “As revisões de preços feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis”, acrescentou.

Impacto no preço cobrado nos postos

A decisão de repassar o aumento do valor da combustível cobrado nas refinarias para o consumidor final é dos postos de combustíveis.

Na semana passada, o preço médio da gasolina nos postos do país atingiu novas máximas no ano, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O preço médio do litro de gasolina para os consumidores ficou em R$ 4,284, ante R$ 4,257 na semana anterior. Com o novo aumento, a gasolina acumula alta de 4,51% desde o início do ano. Desde julho do ano passado, a alta é de mais de 22%.

O valor do diesel também terminou a semana em alta. Segundo a ANP, o valor médio por litro passou para R$ 3,595, acumulando avanço de 8% no ano e de 21,5% desde julho do ano passado.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Ta ai a conta do estado que controla os preços, enquanto o mundo comprava petróleo a 110 dólares a Petrobras vendia a 50, e aí a uma empresa que tinha um déficit de 50 Bi virou 500 Bi, agora a conta tá aí, a mesma coisa tá acontecendo com a Eletrobrás!

  2. So lembrando q o.monopolio foi quebrado e qualquer distribuidora pode.importar e vender mais barato q.a.Petrobras.Agora sabes porque eles n fazem isto ? O mercado eh livre ,mas os nossos capitalistas sao diferentes……

  3. Cadê o pessoal do MBL e cia? Cadê o pessoal que vestiu a camisa da seleção brasileira? Cadê o pessoal que bateu panela? Ninguém para protestar?! E, agora, otário? A gasolina subiu, o salário não aumentou, a luz apagou, o povo sumiu. Volta, PT, o povo tá com saudade de você.

    1. Tou aqui. Querem ter uma estatal? Paguem a conta do rombo deixado pelo PT.
      No rumo que ia nem Petrobras se teria mais.

    2. O que os Ptralas roubaram?
      Como vocês se fazem de tolos, vão comer mortadela!

  4. ESQUARTEJARAM A PETROBRÁS , AGORA QUEREM TIRAR O PREJUÍZO
    NAS NOSSAS COSTAS, MAGOTE DE LADRÕES !!!

  5. Bando de safados, vão fazer a gasolina chegar a 10,00, estamos pagando o preço da corrupção, estes políticos são uns canalhas mesmo, vote neles meu povo

    1. CONCORDO LORENA!!!!
      CHEGOU A HORA, VAMOS PROTESTAR EM TODO BRASIL, ISSO É UM ROUBO.

    2. Bateu panela e está arrependida, né?
      Estamos pagando o preço por ter mudado o governo e seu programa!
      Não foi vcs q queriam q a BR tivesse uma política de preços livres? Nao foi vcs q rosnaram quando a br aumentou pra 2.65/litro quando o barril chegou a 145 dólares (quase o dobro de hoje).
      Estao vendo agora como o "livre mercado" é bom?

    3. BG
      O Cidadão decente e honesto está pagando a conta que os BANDIDOS que governaram o País junto com os canalhas do pmdb por 13 anos (data fatídica) deixaram uma terra arrasada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio diz que Eduardo foi “injustiçado” pelo STF e reitera apoio a irmão

Screenshot

Foto: Reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que a condenação de seu irmão, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelo STF (Supremo Tribunal Federal) foi uma “grande injustiça”, alegando vingança da Corte contra Eduardo

A condenação, decretada na última terça-feira (17) pela Primeira Turma do STF tornou o ex-deputado federal inelegível por até 12 anos. Por unanimidade, os ministros aplicaram ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a pena de 4 anos e 2 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelo crime de coação no curso do processo que apurou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

“Mais uma grande injustiça cometida contra o Eduardo Bolsonaro, num processo que é absolutamente nulo sobre qualquer aspecto que se olhe, porque o Alexandre de Moraes, ele deveria se declarar impedido para julgar essa causa, já que em tese ele é a vítima, portanto, ele é parte sim nesse processo”, afirmou Flávio em vídeo publicado nas redes sociais na noite de ontem.

“Ele é suspeito para julgar porque é público e notório que virou uma questão pessoal contra o Eduardo Bolsonaro, parece claramente uma vingança”, completou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Cabo Deyvison segue internado após atentado em Mossoró

Foto: Reprodução

O vereador de Mossoró, Cabo Deyvison (PL), segue internado após ter sido vítima de um atentado na noite de segunda-feira (15), em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

De acordo com as informações, o parlamentar foi atingido por dois disparos na perna, sofreu fratura na tíbia e permanece com uma bala alojada segundo informações do Ponta Negra News.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, o estado de saúde do vereador é considerado estável.

Inicialmente, Cabo Deyvison foi atendido no Hospital Regional Tarcísio Maia e, em seguida, transferido para o Hospital da Polícia Militar, onde continua em observação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Área da Caern ao lado de parque em Capim Macio é usada como abrigo por usuários de drogas, denuncia morador

Foto: Reprodução

Um morador de Capim Macio, na Zona Sul de Natal, denunciou que uma área usada para abrigar equipamentos da lagoa de captação do bairro estaria sendo usada como abrigo por usuários de drogas. As informações são do Blog Gustavo Negreiros.

Segundo o relato, o espaço fica ao lado do parque ecológico do bairro, local frequentado diariamente por moradores e visitantes, geralmente acompanhados de crianças e idosos. Imagens encaminhadas ao blog mostram colchões, objetos pessoais e outros materiais no interior da estrutura.

Ainda de acordo com o denunciante, a situação já teria sido comunicada à Polícia Militar, mas, até o momento, o problema permaneceria sem solução.

A lagoa de captação e a respectiva estrutura de bombeamento são de responsabilidade da Caern. Moradores da região relatam preocupação com a ocupação do local e afirmam que a situação tem impactado o uso da área pública no entorno.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

CERCO AO CAIXA DO SINDICATO DO CRIME: MPRN cumpre mandados contra investigados em Natal

Foto: Divulgação/MPRN

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal na manhã desta quarta-feira (17) durante a operação Convergência Nacional – RN, deflagrada pelo Ministério Público do RN para investigar a estrutura financeira da organização criminosa conhecida como Sindicato do Crime.

Segundo o MPRN, a ação teve como alvo pessoas ligadas ao núcleo financeiro e logístico da facção. A operação integra uma mobilização nacional coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que reúne Ministérios Públicos de diversos estados.

De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de atuar em um esquema de lavagem de dinheiro, cobrança de dívidas por meio de extorsão e gerenciamento de recursos da organização criminosa. Ainda segundo o órgão, a estrutura utilizaria “laranjas” e empresas de fachada para ocultar a origem e a movimentação dos valores.

As apurações também apontam que a esposa de um dos líderes da facção, atualmente foragido, teria desempenhado papel estratégico na comunicação e na movimentação financeira do grupo. Conforme o Ministério Público, ela atuaria como intermediária entre o líder e outros integrantes da organização.

A investigação teve origem na análise de dados extraídos de um celular apreendido em uma operação anterior. O material recolhido nesta quarta-feira passará por perícia e poderá contribuir para o aprofundamento das investigações sobre a atuação da facção no RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decisão do STF torna Eduardo Bolsonaro inelegível por até 12 anos

Foto: Reprodução

A Primeira Turma do STF condenou por unanimidade o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a 4 anos e 2 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, pelo crime de coação no curso do processo relacionado à investigação da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Com a condenação por órgão colegiado, os ministros reconheceram a incidência da Lei da Ficha Limpa. Pela decisão, Eduardo fica inelegível desde a condenação até oito anos após o cumprimento integral da pena, conforme informações da CNN.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a inelegibilidade não depende do trânsito em julgado da ação. A Primeira Turma também determinou a comunicação imediata ao TSE para registro da restrição eleitoral.

Além da inelegibilidade, o STF decretou a perda do cargo de escrivão da Polícia Federal e aplicou a pena de 50 dias-multa, fixados em dois salários mínimos por dia.

Segundo o entendimento da maioria dos ministros, Eduardo Bolsonaro atuou junto a autoridades dos Estados Unidos para pressionar integrantes da Corte e tentar influenciar processos relacionados à investigação da trama golpista.

Em nota, Eduardo Bolsonaro afirmou que o julgamento não tem “pé nem cabeça” e declarou considerar qualquer condenação “nula”, alegando que não foi oficialmente notificado sobre o processo. A defesa ainda poderá apresentar recursos ao próprio Supremo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Fim da escala 6×1 pode acabar com 18 milhões de empregos no Brasil, aponta estudo

Foto: Getty Images

O debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1 voltou a ganhar força no Congresso Nacional, enquanto especialistas e entidades do setor produtivo discutem os possíveis impactos da medida sobre a economia e o mercado de trabalho.

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) estima que a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas poderá provocar, ao longo de dez anos, uma queda de até 16% no Produto Interno Bruto (PIB) e a eliminação de 18 milhões de postos de trabalho.

A proposta é discutida por meio de projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado.

Em entrevista à CNN Money, a gerente trabalhista da Fiemg, Fernanda Ribas, afirmou que empresas intensivas em mão de obra teriam de ampliar suas equipes para manter o mesmo nível de operação.

Segundo ela, o aumento dos custos poderia ser repassado aos consumidores por meio de reajustes de preços. Ribas também argumenta que os efeitos alcançariam serviços públicos que dependem de escalas contínuas de trabalho.

Na mesma linha, o pesquisador associado do FGV Ibre, Daniel Duque, avaliou que o aumento dos custos trabalhistas e a menor flexibilidade na distribuição das jornadas podem pressionar o mercado formal de trabalho.

Entre as alternativas que poderiam ser adotadas pelas empresas, ele cita redução de quadros, investimentos em automação e a ampliação de modalidades mais flexíveis de contratação.

A proposta de redução da jornada tem sido defendida por seus apoiadores sob o argumento de que pode ampliar a qualidade de vida dos trabalhadores e incentivar ganhos de produtividade.

Já críticos da medida alertam para possíveis efeitos sobre custos, emprego e competitividade.

Enquanto o debate segue em andamento, o governo federal retirou o pedido de urgência para a tramitação da proposta, atendendo a uma solicitação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Com isso, a pauta da Casa foi destravada e o tema passará a seguir o rito normal de discussão no Congresso Nacional.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

ANÁLISE DIÁRIO360: Moraes atropela jurisprudência e condena Eduardo Bolsonaro sem citação

Foto: Reprodução

O portal Diário360 publicou nesta terça-feira (16) uma análise crítica sobre a decisão da Primeira Turma do STF relacionada ao ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

No texto, o veículo sustenta que a decisão do colegiado, formado pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, teria desconsiderado entendimentos consolidados sobre citação de réus que se encontram no exterior.

Segundo a análise, a ausência de citação pessoal por carta rogatória deveria ter sido considerada antes do prosseguimento do caso. O portal argumenta que o entendimento adotado pelo relator diverge de interpretações defendidas por parte da doutrina e da jurisprudência sobre o tema.

O Diário360 também afirma que a decisão levanta debates sobre devido processo legal, ampla defesa e contraditório. Na avaliação apresentada pelo site, o julgamento pode reforçar críticas de setores que apontam excesso de ativismo judicial por parte do Supremo.

O conteúdo reproduz a interpretação jurídica e política do Diário360 sobre o caso e não representa decisão adicional do STF além daquela já registrada nos autos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VIDEO] “Vou matar ele”, diz PM antes de atirar em autista em São Paulo

Imagens: Reprodução/Metrópoles SP

Imagens de câmeras corporais obtidas pela imprensa colocaram em dúvida a versão apresentada por dois policiais militares sobre a morte do eletricista Igor Eduardo Hyppolito Rodrigues, de 45 anos, em São Paulo.

Os registros mostram que o cabo Cauan Alencar Bastos e o soldado José Otávio Ribeiro efetuaram disparos contra Igor durante a ocorrência. Segundo a reportagem, as imagens indicam que a vítima não teria apresentado ameaça aos agentes no momento da abordagem.

Antes de deixar a viatura, o cabo Cauan aparece afirmando que iria atirar contra o eletricista. Na sequência, as imagens mostram o policial desembarcando já efetuando disparos. O vídeo também registra tiros realizados pelo soldado José Otávio.

De acordo com a ocorrência, os policiais foram acionados após um motoboy relatar um desentendimento de trânsito com Igor e afirmar que ele estaria portando uma faca. Já em depoimento à Polícia Civil, os militares sustentaram que a vítima teria avançado contra a equipe, versão utilizada para justificar os disparos.

A divergência entre os relatos prestados pelos policiais e as imagens captadas pelas câmeras corporais passou a integrar a apuração do caso. Familiares informaram que Igor era neurodivergente. O caso segue sob investigação das autoridades competentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Revoltado com suposta gasolina adulterada, motociclista ateia fogo em posto no Rio

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Um motociclista provocou um incêndio em um posto de combustíveis no bairro da Freguesia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após reclamar da suposta qualidade da gasolina utilizada para abastecer seu veículo. Toda a ação foi registrada por testemunhas.

Nas imagens, o homem aparece discutindo com um funcionário enquanto segura um galão com líquido inflamável. Em seguida, ele espalha o combustível pelo pátio do estabelecimento e afirma que colocaria fogo no local. Apesar dos apelos de pessoas que acompanhavam a cena, o suspeito usou um isqueiro e iniciou o incêndio.

As chamas se espalharam rapidamente pelo chão do posto, provocando correria entre funcionários e clientes. Após o episódio, o motociclista fugiu e ainda não foi identificado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas às 16h10 e conseguiram controlar o fogo rapidamente. A ocorrência foi encerrada às 16h40 e ninguém ficou ferido.

A Polícia Civil informou que não havia registro formal do caso até aquele momento, mas a 41ª DP (Tanque) abriu investigação após tomar conhecimento das imagens. Diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do crime e identificar os envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

TENTATIVAS E HOMICÍDIOS: Atentado a Cabo Deyvison relembra série de ataques a políticos no RN

Foto: Reprodução

O atentado que deixou ferido o vereador de Mossoró e pré-candidato a deputado federal Cabo Deyvison (PL) voltou a chamar atenção para os casos de violência envolvendo agentes políticos no RN, conforme informações do Diário do RN.

Apesar da repercussão do episódio, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que, até o momento, não há elementos que indiquem motivação política para o crime.

Nos últimos anos, prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e candidatos foram vítimas de assassinatos ou atentados no estado.

Entre os casos de maior repercussão estão as mortes do então prefeito de São José de Campestre, Neném Borges, em 2023; do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, durante a campanha eleitoral de 2024; e do ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral, em 2025.

Também ganhou destaque a tentativa de homicídio contra Wendel Lagartixa e Sargento Gonçalves durante as eleições de 2022.

O caso mais recente ocorreu na noite desta segunda-feira (15), em Mossoró. Cabo Deyvison realizava uma transmissão ao vivo em frente à UPA do Alto de São Manoel quando homens armados efetuaram disparos.

O vereador foi atingido nas pernas e permanece internado em estado estável. Já o assessor Alyson Dyego de Oliveira, que o acompanhava durante a fiscalização, foi baleado e morreu.

Horas após o atentado, dois suspeitos foram presos em Fortaleza, no Ceará. Segundo a Polícia Militar, José Antônio da Costa e Vinícius Gabriel confessaram participação na ação criminosa durante a abordagem.

O veículo usado no crime também foi localizado pelas forças de segurança.

Entre os casos que marcaram os últimos anos estão ainda o assassinato do vereador Fábio Vicente (PL), morto dentro de casa em Extremoz, em março deste ano, e o homicídio do ex-prefeito Miguel Cabral, executado em fevereiro de 2025 no Largo do Atheneu, em Natal.

No caso de João Dias, a Polícia Civil concluiu que o assassinato do prefeito Marcelo Oliveira teve relação com disputas políticas locais. Já as investigações sobre o atentado contra Cabo Deyvison seguem em andamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *