A Petrobras informou nesta segunda-feira redução do preço médio do diesel em 4% nas refinarias, enquanto a cotação da gasolina cairá 5%, a partir de terça-feira, de acordo com a asessoria de imprensa da companhia.
Para a gasolina, esta é a segunda redução praticada em outubro, após queda de 4% anunciada no último dia 15.
Em relação ao diesel, o movimento é a primeira queda desde o início de setembro –desde então, a Petrobras havia elevado o preço do combustível mais consumido do Brasil em duas oportunidades.
Com a redução, o preço médio do diesel nas refinarias da estatal passa a ser de R$ 1,5696 por litro, de acordo com dados da Petrobras compilados pela Reuters, enquanto o valor médio da gasolina recua para R$ 1,6543 por litro.
No acumulado de 2020, a cotação do diesel apura queda de 33%. Mas nas mínimas do ano, vistas entre o final de abril e meados de maio, diante dos impactos causados pela pandemia de coronavírus, o combustível custou cerca de R$ 1,30 por litro.
Já o preço da gasolina acumula queda de 13,7% no ano, mas opera distante das mínimas registradas em meados de abril, quando – também em meio às medidas restritivas provocadas pela pandemia – o litro chegou a custar menos de R$ 1.
A Petrobras defende que sua fórmula de preços tem como base a chamada paridade de importação, que leva em conta os preços do petróleo no mercado internacional e o câmbio, entre outros fatores.
O repasse dos reajustes dos combustíveis nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.
CNN BRASIL
O RN tem a gasolina mais cara do Nordeste devido o ICMS ser um dos maiores entre os estados.
Mentiroso
RN: 29%
CE: 29%
PI: 31%
PB: 29%
SE: 29%
PE: 29%
MA: 28%
BA: 28%
AL: 29%
Petrobra$$$$ diz que baxou, já os postos em Natal….
Duvido o preço cair nos postos
BG, porque você não faz uma pesquisa diária divulgando preços dos postos que baixaram os preços? acredito que seria um bom serviço aos seus leitores, como também uma forma de pressionar os empresários a repassarem o preço.