Jornalismo

PF aponta contradição em depoimento de Lula

LAUDO 1475 FOTO CACHAÇA

Por Fausto Macedo / Estadão

Relatório da Polícia Federal aponta que declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em depoimento à Operação Aletheia, em 4 de março deste ano, vão ’em sentido contrário’ a mensagens apreendidas pela Lava Jato. Naquela ocasião, Lula foi levado para depor obrigatoriamente pela PF, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e afirmou não conhecer o executivo Paulo Gordilho, ligado à empreiteira OAS.

Gordilho é um dos alvos nas investigações envolvendo o pagamento de benfeitorias no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), e no tríplex do Edifício Solaris, no Guarujá, que para a força-tarefa da Lava Jato são de Lula. Além de ser a dona do tríplex no Guarujá, a OAS – junto a Odebrecht – teria feito obras na propriedade rural em Atibaia.

No documento da PF, de 22 de junho deste ano, a PF destacou a troca de mensagens entre Paulo Gordilho, sua filha, Isnaia e Léo Pinheiro, dono da OAS. O relatório confrontou os diálogos com o depoimento de Lula em 4 de março.

“Na ocasião, em um dos momentos Lula revela que não conhece o senhor Paulo Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimentos, declaração esta que vai em sentido contrário do contexto da troca de mensagens inseridas, uma vez que pelo teor dessas mensagens era possível notar que havia alguma relação de proximidade entre Paulo
Gordilho e o ex-presidente Lula”, aponta a Federal no documento.

No depoimento, o delegado questiona Lula: “O senhor conhece o senhor Paulo Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimento?”

O petista afirma. “Por nome não, mas…”

O delegado, então, retorna a pergunta. “Não? O Paulo Gordilho, não?”

Lula responde fazendo ‘sinal negativo com a cabeça’, segundo o depoimento.

“O senhor conhece algum ex-diretor da OAS?”, questiona o delegado.

“Não”, afirma Lula.

O delegado, em outro trecho do depoimento, pergunta novamente a Lula. “Esse Paulo Roberto Valente Gordilho, ex-diretor da OAS, que eu lhe perguntei, o senhor sabe dizer se ele tinha alguma relação com esse imóvel (tríplex do Guarujá), tinha alguma coisa lá?”

“Não”, diz o petista.

No relatório, a PF destacou mensagens em que Paulo Gordilho conta à filha sobre um encontro em Atibaia “na fazenda de Lula”. Estariam presentes o próprio Paulo Gordilho, Léo Pinheiro, Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, ‘para tratarem de assuntos de arquitetura relacionados “a casa e na lagoa que está vazando”,
como explica o próprio Paulo Gordilho à sua filha nas mensagens’.

“Além disso, Paulo Gordilho conta que haverá um segundo encontro com Dona Marisa no decorrer daquela semana para tratarem dos mesmos assuntos. Vale destacar também que Paulo Gordilho tem demasiada preocupação com o sigilo do encontro, pedindo à sua filha o “sigilo absoluto” do mesmo. Dessa forma, as mensagens demonstram a atuação de Paulo Gordilho, e consequentemente da Construtora OAS, em obras realizadas no sítio em Atibaia/SP,
indicando ainda a ciência por parte do ex-presidente Lula acerca do assunto, pois em certo trecho da conversa Paulo Gordilho escreve “Ele quer uma coisa e Marisa quer outra e lá vai eu e o Léo dar opinião”, além de citar o encontro entre os mesmos”, relata o documento da Federal.

A análise da PF indica ainda que em outro trecho do depoimento à PF, em 4 de março, Lula declara que ele e Léo Pinheiro estiveram apenas uma vez visitando o sítio em Atibaia, em um churrasco.

“Informação esta que coincide com o contexto da troca de mensagens entre Paulo Gordilho e sua filha, Isnaiaquando na ocasião – troca de mensagens – Paulo Gordilho comunica sua filha que vai à Atibaia em um churrasco e que seria “na fazenda da Lula” e que estariam presentes ele, Léo Pinheiro e o próprio Lula”, registra a Federal no relatório.

“Nesse sentido, mais uma vez as declarações de Lula – de que não conhece Paulo Gordilho – vão de encontro ao contexto das mensagens trocadas entre Paulo Gordilho e sua filha.”

A Federal destaca também no relatório que em outro momento do depoimento, ‘quando questionado se Paulo Gordilho teria alguma relação com o tríplex no Condomínio Solaris localizado no Guarujá, Lula responde negativamente’.

“De forma que, mais uma vez, as declarações são no sentido contrário dos fatos, pois em troca de mensagens entre Paulo Gordilho e Léo Pinheiro, quando este questiona Paulo Gordilho se o projeto da cozinha do Guarujá estaria pronto, Paulo Gordilho responde de forma afirmativa”, anota a PF no relatório.

Segudno a PF, as mensagens capturadas apontam ‘a participação de Paulo Gordilho, Léo Pinheiro – e consequentemente da Construtora OAS – em projetos de cozinha instalados em imóveis localizados nas cidades do Guarujá e de Atibaia, ambos no estado de São Paulo, fazendo referência, possivelmente, ao sítio em Atibaia e ao apartamento 164-A localizado no Condomínio Solaris no Guarujá’.

“É destacado também que os termos “chefe” e “madame” são referências ao ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia. Nesse sentido e levando-se em conta o teor das mensagens abaixo, causa estranheza o fato de ser necessária a concordância – o que de fato ocorreu – por parte de Lula e Marisa nos referidos projetos, já que, conforme suas declarações, não seriam eles os reais proprietários dos imóveis”, indica o relatório da PF.

Outro laudo da Polícia Federal, anexado aos autos da Lava Jato no fim de julho, destaca uma foto de um encontro entre Paulo Gordilho e Lula em fevereiro de 2014.

“Bebemos eu e ele uma garrafa de cachaça da boa Havana mineira e uma (sic) 15 cervejas.” A frase é do arquiteto da empreiteira OAS Paulo Gordilho.

O encontro regado na cachaça teria ocorrido no dia 9 de fevereiro de 2014, na área de churrasqueira da propriedade. Segundo o laudo, foram encontradas 10 fotos com registro da reunião no sítio de Atibaia. “Tais registros são condizentes com o conteúdo das comunicações identificadas no Relatório 329/2016.”

COM A PALAVRA, A DEFESA DE LULA

O ex-Presidente Lula e seus familiares não são proprietários de qualquer imóvel no Edifício Solaris, no Guarujá, ou em Atibaia. Os imóveis pertencentes a Lula estão devidamente declarados à Receita Federal.

A obsessão da Lava Jato em tentar incriminar o ex-presidente e atacar sua reputação e de seus familiares faz com que os investigadores se valham de procedimentos ocultos e de seguidos vazamentos de questões absolutamente irrelevantes, gastando tempo e recursos públicos do Estado.

No dia 4 de março de 2016 Lula foi conduzido coercitivamente sem ter sido intimado, medida sem previsão na legislação brasileira, para depor no aeroporto de Congonhas. Perguntado sobre o nome de Paulo Gordilho, entre muitos outros nomes, respondeu “por nome, não”. O ex-presidente não é obrigado a recordar o nome de todas as pessoas que já tiraram foto com ele.

Depois de concluir uma investigação pública sobre o Edifício Solaris sem identificar um apartamento pertencente a Lula naquele empreendimento, a Lava Jato se vale de procedimentos ocultos e vazamentos em série para continuar o ataque à reputação do ex-Presidente e seus familiares. Os advogados de Lula aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal para combater mais essa arbitrariedade da Operação.

Cristiano Zanin Martins

Opinião dos leitores

  1. Botem esses safados na cadeia que rapidamente cura as crises de aminésia. Calhordas, arrombaram o país.

  2. Contradição?
    Contradição…
    Contradição!
    Contradição é devolver o passaporte da mulher e Filha de Cunha na maior cara de pau e não prendê-las como fez com todos os petistas que pode pegar.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. É bem capaz de Lula não lembrar mesmo com quem saiu em fotos… com tanta cachaça que ele toma, não deve lembrar nem que roubou o Brasil e colocou o povo na lama. Cachaceiro dos infernos!

    1. SACANAGEM, SÓ COLOCAM CULPA NA "CACHACINHA", PAREM COM ISSO, O BANDIDO QUE É UMA PESSOA DESQUALIFICADA, UM CRETINO, NÃO PRECISA DA SABOROSA "CACHACINHA" PRA ISSO. rsrsrsrs…….

    2. É melhor cachaça do que pó.
      Cachaça é permitido, legal e bebida de nordestino, talvez por isso a descriminação. Se fosse Whisky, como vários figurões, inclusive desembargadores, empresários e políticos da alta roda tomam até rodar, ninguém diria um ai, pois são hipócritas e fingem que não veem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

FAKE? Governo do RS não confirma doação de Madonna para vítimas das enchentes

Foto: Reprodução/YouTube

Em meio a uma grande corrente de doações vindo de todos os cantos do Brasil e até do exterior, boatos e especulações também se espalham na tragédia do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (06) alguns sites republicaram uma nota de que Madonna, 65 anos, teria doado R$ 10 milhões para o Rio Grande do Sul.

No entanto, em contato com a CNN Brasil, o Governo do Estado nega a doação. Se caso a informação fosse verídica, o valor seria equivalente a mais da metade do cachê recebido pela cantora americana para fazer o maior show de sua carreia nas areias de Copacabana, Rio de Janeiro, no último sábado (04).

O jornalista musical José Norberto Flesch, conhecido por anunciar os shows internacionais no Brasil em primeira mão e divulgar notícias sobre os bastidores desses eventos, também publicou em rua rede social que não há confirmação sobre a doação da artista.

Foto: Reprodução

Já outras estrelas que participaram do show, como Anitta, já se mobilizaram para ajudar os gaúchos. A artista entrou na campanha da CUFA (Central Única das Favelas) e disponibilizou um dos seus caminhões.

Ainda no mundo da música, a organização social de Beyoncé fez uma publicação oficial nas redes sociais para pedir ajuda. Ela chama atenção para os “mais de 100 mil brasileiros que foram afetados pelas devastadoras enchentes no sul do Brasil”. Na postagem, a instituição disponibiliza uma chave PIX e uma conta PayPal para receber doações: [email protected].

Com informações Portal alta definição e CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Últimos 100 ingressos disponíveis para o Festival Nossa Churrascada

Foto: Cedida

A contagem regressiva para o aguardado evento gastronômico e cultural, “Nossa Churrascada”, está chegando ao fim, com apenas 100 ingressos restantes para o grande festival que acontecerá neste sábado, dia 11 de maio, no Rooftop do Natal Shopping.

Este evento, que tem conquistado corações por sua proposta única de unir boa comida, música e a cultura potiguar em um ambiente vibrante e acolhedor, promete superar todas as expectativas. Pensando em todo conforto e segurança, o evento preparou uma cenografia incrível pensada por Renato Vaz em parceria com a Borogodo Cenografia!

Foto: Cedida

O Festival ‘Nossa Churrascada’ não é apenas uma celebração da culinária, mas uma jornada que abraça as tradições desde o sertão até o litoral potiguar. A ideia é proporcionar uma experiência completa para os amantes da gastronomia e da música, reunindo chefs renomados, atrações musicais locais e um ambiente festivo que celebra a nossa cultura.

Entre as atrações gastronômicas, os participantes terão acesso a diversas estações de churrasco, fogo de chão, varais de legumes frescos e pits de defumação, onde os mestres churrasqueiros locais demonstrarão suas habilidades em cortes e técnicas de preparo.

Foto: Cedida

No aspecto musical, o line-up do festival incluirá talentos potiguares como a dupla Pedro e Erick, o grupo Ribeira Boemia, a banda Uskaravelho e o projeto Sax in the House, garantindo uma trilha sonora diversificada que vai do sertanejo ao samba e rock.

Para garantir seu lugar nessa experiência única, os últimos ingressos estão disponíveis para compra no site Bilheteria Digital e nas unidades Frigoias (Jaguarari, Petrópolis e Roberto Freire).

Foto: Cedida

A Nossa Churrascada conta com patrocínio do Governo do RN via Lei Câmara Cascudo incentivado pela Frigoias e Eisenbahn. Para mais informações e atualizações sobre o evento, siga o perfil oficial no Instagram: @nossa.churrascada.

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Potiguar campeão mundial de surf Ítalo Ferreira vende pranchas autografadas para ajudar vítimas no RS

O campeão olímpico e mundial, surfista potiguar Ítalo Ferreira, anunciou nas redes sociais a venda inicialmente de 10 pranchas dele autografadas para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A divulgação foi feita no perfil do instagram do atleta no início da tarde desta terça-feira (7) e minutos após a publicação, ele colocou nos stories que já tinham sido vendidas 17 pranchas, que estava aguardando somente a confirmação de alguns pagamentos.

Fonte: TV Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CCJ do Senado aprova a volta do Dpvat, que libera R$ 15 bi no Orçamento

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou, nesta 3ª feira (7), o projeto de lei complementar 233 de 2023, que institui o seguro obrigatório para carros e motos, conhecido como Spvat (Seguro Obrigatório para Vítimas de Acidentes de Trânsito). Agora, o texto segue para votação do plenário da Casa Alta.

O Spvat é uma reedição do Dpvat (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). O texto, de origem do Executivo, estava na pauta da CCJ de 3ª feira passada (30.abr), mas os senadores pediram mais tempo para analisar o projeto, o que adiou a votação.

Se a volta do seguro for aprovada pelo plenário, o Executivo deve receber um crédito antecipado de R$ 15 bilhões. Parte desse montante é usado na negociação sobre o veto de R$ 5,6 bilhões de emendas vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Governistas tentam liberar ao Congresso R$ 3,6 bilhões com os valores do Dpvat. A divisão é de R$ 2,4 bilhões para os deputados e R$ 1,2 bilhão para os senadores.

Além disso, o governo busca mitigar o impacto fiscal trazido com a prorrogação do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), aprovado pelo Senado em 30 de abril. O programa custará ao governo R$ 15 bilhões pelos próximos 3 anos, encerrando em 2026.

A oposição afirma que o artigo do projeto de lei que abre espaço orçamentário é um jabuti, um trecho da lei que não diz respeito à proposta original. “Quer fazer mais um remendo no arcabouço fiscal? Façam este remendo por projeto de lei, pela tramitação legislativa normal”, disse Carlos Portinho (PL-RJ), líder da Oposição no Senado, que orientou que seu partido votasse contra.

Segundo o relator da proposta e líder do Governo no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA), o Spvat deve custar, em média, de R$ 50 a R$ 60 por ano. “Um seguro solidário para aqueles que se acidentam e não têm seguro privado contratado”, afirmou durante a sessão extraordinária da comissão desta 3ª feira.

Senadores contrários à proposta afirmaram que um novo seguro é desnecessário para quem já paga o serviço particular. “Porque nós não criamos um seguro só para quem não tem? Sejamos razoáveis: o seguro é importante, mas quem já tem uma apólice deveria estar desobrigado”, afirmou o senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Os defensores da medida argumentaram, na sessão na comissão, que a proposta serve para proteger os pedestres e os ciclistas que, eventualmente, sejam vítimas de um acidente de trânsito.

“O impacto dos acidentes de trânsito no SUS (Sistema Único de Saúde) é de R$ 50 bilhões. Sem contar os danos estruturais no seguro viário”, afirmou o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Ele afirma que, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu o seguro, a contribuição feita pelos motoristas era de R$ 12 para motos e R$ 5,50 para carros.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura inicia programa de conservação e zeladoria nas principais avenidas da cidade

Foto: Roberto Galhardo/Semsur

Em uma ação integrada de vários órgãos, a Prefeitura de Natal está executando um amplo programa de conservação e zeladoria nos principais corredores de mobilidade e vias turísticas da cidade. Nesta terça-feira (07), as equipes trabalharam na Avenida Odilon Gomes de Lima, em Capim Macio, zona sul. Até o final deste mês de maio, mais de dez ruas e avenidas devem receber os serviços. Já receberam melhorias a Avenida Hermes da Fonseca; Paulistana e Cirandas. Ainda irão receber as intervenções a Avenida da Chegança; BR-101; Salgado Filho e Viaduto de Ponta Negra.

“Estamos ampliando o trabalho de conservação e zeladoria das nossas vias, limpando os canteiros, fazendo a supressão vegetal, reforçando a sinalização viária, dentre outros diversos serviços. Esse trabalho se soma às grandes obras que estamos executando em Natal com o objetivo de melhorar a infraestrutura local. Vamos continuar atuando para que a capital potiguar possa crescer e se desenvolver de forma ordenada e disciplinada com o objetivo de oferecer mais e melhores oportunidades para todos”, disse o prefeito Álvaro Dias.

O mutirão conta com o trabalho de limpeza urbana; organização de canteiros; recomposição de meio fio; podas; paisagismo; iluminação; plantio de árvores; sinalização viária e adaptação específica da via. Na parte operacional, a ação conjunta conta com o apoio de equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur); Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) e Infraestrutura (Seinfra). Já as pastas de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Mobilidade Urbana (STTU); Turismo (Setur) e Defesa Social (Semdes) oferecem apoio técnico e logístico.

Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direito

ALRN aprova PL de transporte gratuito para pessoas com câncer

Foto: Divulgação/ALRN

Aprovado na sessão plenária desta terça-feira 7 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto de lei de iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (PSDB) irá contribuir com a locomoção dos pacientes oncológicos de baixa renda. Trata-se do projeto que assegura o Serviço Gratuito de Transporte para o tratamento de saúde.

Com relação ao projeto, o serviço poderá ser executado pela Sesap e DER, através da diretoria de transporte do Departamento de Estradas e Rodagens. As viagens deverão ser realizadas dentro dos limites geográficos do RN; o paciente deverá ser encaminhado para a cidade mais próxima que receba o tratamento e para receber o benefício os pacientes oncológicos deverão ser residentes no Estado e comprovar renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e terá direito a um acompanhante por viagem.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TJRN condena ex Deputado Souza por improbidade administrativa e o deixa inelegível

Foto: José Aldenir/Agora RN

Nesta manhã (07/05/2023), a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, pelo placar de 4 a 1, condenou o Ex Deputado e Ex Prefeito de Areia Branca/RN Manoel Cunha Neto, conhecido por Souza, por ato de improbidade administrativa, impondo-lhe as penas de suspensão dos direitos políticos por 06 anos; proibição de contratar, direta ou indiretamente com o poder público, também por 06 anos; reparação integral do dano ao erário e multa civil correspondente ao valor do dano ao erário.

A condenação decorreu de Recurso do Ministério Público e deixa o Ex Deputado Souza inelegível a partir da condenação colegiada, já que lhe foi imputado ato doloso, que causou dano ao erário e foi aplicada a pena de suspensão dos direitos políticos, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa.

A Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa em questão foi ajuizada pelo Ministério Públic em razão da prática de atos de improbidade administrativa por parte de Souza Neto e outros, que teriam causado prejuízo ao patrimônio público, concernente na a) frustração de licitude de procedimento licitatório, em virtude da inobservância do regramento legal e, consequentemente favorecimento de empresa, gerenciada, de fato, por familiar do ex-prefeito do Município de Areia Branca e Ex Deputado Estadual; b) geração de enriquecimento ilícito aos envolvidos no conluio de fraudar o procedimento licitatório, em virtude das elevações ilegais do valor da prestação de serviço, e c) atos de improbidade que ofenderam os princípios regentes da Administração Pública, sobretudo os da moralidade, impessoalidade e lealdade à instituição;

O Ex Deputado pretendia concorrer na eleição municipal deste ano ao mandato de prefeito de Areia Branca/RN e agora com a condenação em 2ª instância, os planos do seu grupo político devem ser revistos ante a inviabilidade jurídica da candidatura de Souza.

Apelação Cível n.º 0103104-35.2017.8.20.0113
Número do Processo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em meio a chuvas no RS, filho de Lula dispara contra Eduardo Leite

Foto: Divulgação/Governo do RS

Filho caçula do presidente Lula, Luís Cláudio Lula da Silva usou as redes sociais nesta terça-feira (7/5) para culpar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pelo desastre causado pelas fortes chuvas no estado.

Em sua conta no “X” (antigo Twitter), Luís Cláudio compartilhou notícia do portal Uol relatando que a Prefeitura de Porto Alegre, comandada por Sebastião Melo (MDB), não investiu na prevenção contra enchentes em 2023.

Misturando a prefeitura com o governo gaúcho, o filho caçula do presidente da República afirmou que a “má gestão” de Leite “culminou” no desastre ambiental que aflige os gaúchos desde a semana passada.

Após a repercussão negativa do ataque a Eduardo Leite, o filho caçula do atual presidente da República apagou a postagem, sem dar qualquer explicação.

A postura de Luís Cláudio contrastou com a do próprio pai, que tem evitado apontar culpados. Na manhã desta terça-feira (7/5), durante o programa “Bom dia, Presidente”, Lula reforçou que “o Brasil tem uma bandeira só”.

“Nós somos um país único e uma bandeira só. É importante separar a bandeira do nosso país de bandeiras partidárias. Temos, de um lado, quem respeita o direito de cada um e, de outro, uma parcela que defende o ódio e a leviandade e não sabe respeitar resultado de eleições. É importante recuperar a capacidade do debate para as pessoas discutirem a situação do Brasil com argumentos”, disse.

Eduardo Leite, que é adversário dos petistas no Rio Grande do Sul, também tem pedido “união” com o governo federal para ajudar os gaúchos. O governador recebeu Lula duas vezes no estado desde o início das fortes chuvas.

“Preciso fazer um pedido aqui, já que estou vendo muitos parlamentares de partidos diferentes: não é hora de procurar culpados. Não é hora de transferir responsabilidades.”, disse Leite em reunião com Lula no domingo (5/5).

Acusação contra Luís Cláudio
O filho caçula de Lula é acusado por sua ex-companheira, Natália Schincariol, de supostamente tê-la agredido fisicamente e verbalmente enquanto os dois se relacionavam. Luís Cláudio nega as acusações.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Se o Lule parar de roubar sobra dinheiro pra ajudar o RS. Esse partido das trevas está deixando o povo gaúcho morrer porque é um prefeito adversário!

  2. O Lulismo e o Bolsonarismo são tão parecidos que daqui a algum tempo vamos ver Lula colocando os filhos na política tal qual o Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministério quer priorizar distribuição de alimentos a ciganos e quilombolas no RS

Foto: Florian Plaucheur/AFP

O Ministério da Igualdade Racial pediu ao Ministério do Desenvolvimento Social que as famílias ciganas, quilombolas e de terreiros afetadas pelas fortes chuvas do Rio Grande do Sul sejam priorizadas na distribuição de alimentos em ações emergenciais no estado.

Segundo a diretora para políticas de quilombolas e ciganos da pasta, Paula Balduíno, desde o final de semana o ministério deu início a um esforço para mapear as famílias impactadas. “É bastante difícil esse trabalho de levantamento de informação, porque algumas cidades ficaram sem energia, então tem algumas lideranças que estão incomunicáveis”, diz.

Ela diz que o ministério tem recebido vídeos e áudios de ciganos relatando os efeitos das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul.

“É muito triste você ver um senhor, por exemplo, falando ‘o guarda-roupa da minha netinha, perdi’. Porque é um esforço grande para conseguir adquirir um bem e eles perderam muita coisa com as chuvas. Então a ideia é levantar essas demandas para a gente poder articular com os órgãos um apoio.”

Balduíno afirma que outras demandas estão sendo mapeadas, entre elas se alguma família precisa de resgate. A diretora também ressalta a dificuldade de logística para alcançar essas famílias.

“Basicamente, a gente vai ter que montar uma estratégia de levar por helicóptero esses alimentos para muitas dessas famílias. Então tem uma parte da nossa equipe que está exclusivamente dedicada a fazer esse levantamento e trabalhar na construção dessa logística junto com os outros órgãos.”

Fonte: Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Cobrado para enviar recursos ao RS, LULA faz comparação com Bolsonaro em seu jet ski


Cobrado e criticado pela falta de envio de recursos pelo para a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul, presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva (PT) criticou hoje, as fake news sobre a ação do governo no Rio Grande do Sul, se comparando e questionando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula citou que durante a tragédia das enchentes da Bahia, Bolsonaro passeava de Jet Ski, já ele visitou duas vezes o Rio Grande do Sul. Lula disse ainda que iberou R$ 1 bilhão em emendas parlamentares para o Estado, recurso emergencial, e afirmou que não faltarão recursos para socorrer as pessoas afetadas pelos temporais. Vale lembrar que esse recurso ainda não chegou no Rio Grande do Sul, por questões burocráticas. O governo vai fazer de tudo para recuperar o Rio Grande do Sul, porque o Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado”, salientou.

Fonte: Revista Ceará

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *