Política

PF e MPF buscam diálogo para aparar arestas na Lava-Jato

Uma série de reuniões a portas fechadas — com direito a lavagem de roupa suja e promessas de respeito mútuo — interrompeu, no último mês, a rotina da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba, protagonistas de mais de três anos de Lava-Jato. Em foco, o resgate da boa relação que marcou o sucesso da operação até aqui.

Para azar de alguns e sorte de outros, o distanciamento entre delegados e procuradores ocorreu no momento em que a reação política à ação anticorrupção ficou mais forte. Começou com o afastamento da PF da mesa de negociação de colaborações premiadas, em especial a da Odebrecht, e se agravou com divergências sobre prioridades de investigações e até críticas públicas à política interna de cada órgão.

O acirramento chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que terá de decidir sobre a legitimidade de acordos assinados pela PF, apesar da contrariedade do colegas do Ministério Público. Agora, depois de muita “terapia de casal”, a promessa é de paz.

Um dos “terapeutas”, aliás, mediador em busca da boa convivência entre as partes é o juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sérgio Moro, que, nos próximos dias, deverá garantir à PF acesso ao sistema Drousys da Odebrecht, que reúne informações sobre propina paga pela empreiteira a milhares de pessoas em diferentes partes do mundo ao longo dos anos. A falta de confiança na segurança de informações apresentadas pela empresa no ano passado, que atingiam em cheio figuras do mesmo Executivo que comanda a Polícia Federal, levou a PGR a vetar a participação dos delegados nos desdobramentos de investigações envolvendo a empresa.

O pedido de acesso aos dados está na mesa e deverá ajudar a pacificar a relação entre as partes. Outra decisão tomada depois de muita conversa: divergências institucionais deverão ser debatidas nas instâncias devidas, isto é, entre as autoridades máximas dos órgãos — pelo lado da PF, o Ministério da Justiça e a Direção Geral; no Ministério Público, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Esse cenário diz respeito ao debate sobre legitimidade para delegados fecharem delações e também sobre a estrutura da PF sob nova gestão. Um dos momentos de maior tensão foi quando o procurador do MPF Carlos Fernando dos Santos Lima criticou, no início de julho, durante coletiva no próprio prédio da Superintendência da PF, em Curitiba, a transformação da força-tarefa da PF em um grupo de trabalho com efetivo reduzido. A pressão tinha como endereço o Ministério da Justiça, mas não surtiu o efeito esperado.

 

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Vamos trabalhar juntos pelo bem do Brasil. Só assim colocaremos na cadeia o ladrao geral da república e seu bando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet alerta para perigo de chuvas intensas no RN

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para o perigo potencial de chuvas intensas em 88 municípios potiguares. O aviso é válido da manhã desta segunda-feira (29) até às 10h de terça (30). O alerta é da cor laranja (perigo), o segundo nível no grau de severidade do órgão.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 100 km por hora.

Há nesse tipo de alerta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Prefeito repudia abordagem de policial a Gisele Bündchen: “Inaceitável”

Foto: Reprodução

Gisele Bündchen recebeu o apoio do prefeito de Surfside, na Flórida, que criticou a abordagem “totalmente inaceitável” de um policial em relação à supermodelo na semana passada.

De acordo com informações do TMZ, o político Charles Burkett enviou uma carta ao chefe interino de polícia da cidade, Enrique H. Doce, dizendo estar “consternado” com a maneira como a brasileira foi tratada, após assistir aos vídeos da câmera corporal do policial.

O oficial parou Gisele, 43, por dirigir acima dos limites de velocidade enquanto tentava escapar de um paparazzo que a perseguia.

No vídeo, a estrela desabou em lágrimas. “Nada me protege… Não posso fazer nada, só quero viver minha vida”, diz Gisele ao policial.

O agente, então, diz que “entende quem ela é”, mas afirma que não pode interferir no trabalho do fotógrafo, sugerindo que ela faça uma denúncia.

Em sua carta, o prefeito criticou a “conduta indiferente” do policial, acrescentando que ele poderia ter demonstrado “mais empatia” na ocasião.

“Tudo o que não queremos ver na forma como nossa polícia interage e atende nossos moradores”, lamentou Burkett.

Desde que se separou do jogador de futebol americano Tom Brady, Gisele se mudou de Tampa para Miami com os filhos, Benjamin e Vivian.

“Estou amando Miami. Eu amo o sol, as pessoas são receptivas e carinhosas. Parece que estou em casa”, disse a beldade em entrevista à People recentemente.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Chuvas causam alagamentos em Natal; veja vias afetadas

Foto: STTU

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal informou os pontos de alagamentos transitáveis e intransitáveis após as fortes chuvas da noite deste domingo (28).

Ponto de alagamento transitável na avenida Hermes da Fonseca , próximo a AABB.
⁠Ponto de alagamento intransitável na Rua Ângelo Varela.
⁠Ponto de alagamento transitável na avenida Nevaldo Rocha, cruzamento com a avenida Coronel Estevam.
⁠Ponto de alagamento transitável na avenida Prudente de Morais, cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar.
⁠Ponto de alagamento transitável no Viaduto do 4° Centenário sentido avenida Lima e Silva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Personal é morto a tiros dentro de academia em Caicó

O personal Whadson Whonam Silva de Araújo foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (29) dentro da academia que administrava e era proprietário. O crime aconteceu no bairro Barra Nova, em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Batalhão da PM em Caícó, Whadson estava abrindo a academia nesta manhã quando um indivíduo ainda não identificado chegou em frente ao local e efetuou disparos contra o personal. A vítima não resistiu e veio a óbito.

A Polícia Militar reforçou que ainda não há informações sobre a motivação do crime. O Instituto Técnico de Perícia (Itep) esteve no local para realização dos procedimentos necessários. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é morta a facadas e marido confessa crime ao se entregar à polícia no interior do RN

Foto: Redes Sociais

Uma mulher de 37 anos foi assassinada com pelo menos três golpes de faca, na noite neste domingo (28), na cidade de Monte das Gameleiras, na região Agreste potiguar. O marido da vítima foi apontado como principal suspeito do assassinato.

Segundo a Polícia Militar, o homem fugiu do local em uma moto, percorreu cerca de 40 km, mas se entregou a policiais cerca de uma hora depois, na cidade de São José do Campestre, onde confessou o crime.

A vítima foi identificada como Jadna Cardoso Felipe, de 37 anos. Ela tinha dois filhos – um de 14 anos e outro de 3 anos. O mais novo é filho dela com o suspeito do crime.

Segundo a polícia, os filhos de Jadna estavam na casa dos avós e a mulher estava só com o marido, em casa, quando houve uma discussão do casal e o homem esfaqueou a mulher.

Testemunhas informaram que ouviram gritos e que o homem deixou o local em uma moto, pouco depois. O corpo da vítima foi encontrado na cozinha da residência.

Segundo a PM, familiares e amigos informaram que as brigas eram constantes, na casa.

Após se entregar na cidade de São José de Campestre, o homem foi encaminhado a uma delegacia de plantão, onde recebeu voz de prisão em flagrante. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (29).

O corpo da Jadna foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por exames periciais. Os peritos também fizeram uma análise do local do crime, para auxiliar a Polícia Civil nas investigações.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Com as Leis que temos, esta jovem não será a última a perder a vida de forma trágica. Lamentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

IERN Natal inicia matrículas nesta segunda-feira com oferta de 160 vagas

Foto: Catarina Lima

A Secretaria de Educação do Estado (Seec/RN) inicia o período de matrículas da primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) nesta segunda-feira (29). Neste primeiro momento, serão oferecidas 160 vagas divididas entre os Cursos Técnicos em Química e em Redes de Computadores. O IERN Natal está localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro de Bom Pastor, zona Oeste da capital.

As vagas são destinadas a estudantes transferidos da rede estadual e novos estudantes para os cursos técnicos em Química e em Redes de Computadores. As matrículas devem ocorrer através do portal do SIGEduc.

O IERN de Natal disponibilizará 112 vagas — equivalente a 70% do total — especificamente para estudantes que estão matriculados na rede estadual e que desejam transferir-se de outras escolas estaduais. As 48 vagas restantes, correspondentes a 30% da oferta, serão destinadas a novos estudantes que concluíram o ensino fundamental ou que provêm de outra rede de ensino, seja pública ou privada.

A seleção dos candidatos seguirá os mesmos critérios do SIGEduc já aplicados na rede estadual. A distribuição das vagas visa manter um equilíbrio entre os estudantes que já fazem parte do sistema estadual de educação e aqueles que buscam uma nova oportunidade de ingresso.

As inscrições para a transferência de alunos da rede estadual serão realizadas entre os dias 29 de abril a 3 de maio deste ano. Já o período de matrícula para novos estudantes ocorrerá de 6 a 10 de maio. Após essas fases, o resultado final será publicado no dia 13 de maio e o estudante poderá efetivar a matrícula até o dia 16 de maio na própria sede do IERN Natal.

O dia 17 de maio foi escolhido como a data oficial para o começo das atividades escolares no IERN.

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Para seguir sugestão e monitorar agressor de mulher, Brasil teria de comprar 400 mil tornozeleiras

Foto: SECRETARIA DE JUSTIÇA DO PARANÁ/DIVULGAÇÃO

O Brasil precisaria comprar 399.882 tornozeleiras eletrônicas para cumprir a recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública de monitorar denunciados por agressão doméstica. Até dezembro do ano passado, data da atualização mais recente, o país tinha 153.509 equipamentos, segundo a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). Em 2023, as justiças estaduais expediram 553.391 medidas protetivas depois de denúncias de violência doméstica, de acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na semana passada, o CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) recomendou que agressores envolvidos em crimes do tipo sejam monitorados eletronicamente. O objetivo é garantir que as medidas protetivas de urgência sejam efetivas.

O R7 perguntou ao Ministério da Justiça se a pasta tem intenção de adquirir tornozeleiras eletrônicas para cumprir a sugestão da secretaria, além de questionar a data, a quantidade de equipamentos que seriam comprados e o preço médio de cada um. No entanto, não houve retorno até a última atualização deste texto.

R7

Opinião dos leitores

  1. Essa questão de agressão de mulheres vem de muito tempo, basicamente são pessoas que vivem em casamentos que não se combinam , em outros casos são motivados por bebidas, ciumes, etc. Só sei que essas brigas nunca deixaram de existir, até entre casal de namorados. Foi criada a Lei Maria da Penha, construídas várias delegacias. Porém falta o trabalho de base , a educação, falta sim, também a compreensão e calma das pessoas. O caso desse filho de Lula, claro que o Lula não vai deixar o filho na cadeia. Esse problema de filhos darem trabalhos aos pais, é antigo, nos anos 80, quando Leonel Brizola foi governador do Rio de Janeiro, a sua Filha Neuzinha Brizola que era viciada em droga, foi preza várias vezes , e Brizola ia tirá-la da cadeia, realmente é vergonhoso para os pais, mas filho é filho, por pior que sejam os pais dão cobertura.

  2. O FILHO DE LULA O LULINHA USARIA? POIS AGREDIU FISICAMENTE, VERBALMENTE , PSICOLOGICAMENTE ALÉM DAS AMEAÇAS, NÃO VIMOS AS ARTISTAS DA GLOBO, AS FEMINISTAS ENTRE OUTROS MEIOS FALAR NADA!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Casas Bahia entra com pedido de recuperação extrajudicial para dívida de R$ 4,1 bi

Foto: Reprodução

A Casas Bahia entrou com pedido de recuperação extrajudicial para dívidas que somam R$ 4,1 bilhões. O pedido já é pré-acordado com os principais credores, que detém 54,5% dos débitos e, portanto, deve ser aplicado também aos demais credores pulverizados, dentre eles, pessoas físicas.

O montante renegociado, que envolve a 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries de debêntures, tinha custo médio de CDI +2,7% e prazo de 22 meses. Agora, o custo está em CDI + 1,2%, em um prazo de 72 meses. Nos cálculos da empresa, o novo perfil da dívida preserva R$ 4,3 bilhões de caixa até 2027, sendo R$ 1,5 bilhão somente em 2024. Como contrapartida, os principais bancos credores ganham o dinheiro de converter 63% dos valores que lhe são devidos em ações da varejista.

O acordo inclui uma carência de 24 meses para pagamentos de juros e 30 meses para pagamento de principal. Assim, antes da renegociação, a empresa desembolsaria, até 2027, R$ 4,8 bilhões. Agora, a empresa terá de arcar, no mesmo prazo, apenas com R$ 500 milhões.

R7

Opinião dos leitores

  1. Nesse caso aqui, vcs já sabem o que fazer né??
    Não vou nem escrever aqui, quem lêr sabe o que estou falando.
    Rsrs…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Falta de transparência marca viagem de ministros do STF e PGR a Europa

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, devem participar de eventos jurídicos na Europa em um intervalo de duas semanas, mas não divulgam informações sobre as viagens, custeio e período fora do Brasil.

Eles participaram de um fórum jurídico em Londres, no Reino Unido, que se encerrou na sexta-feira (26) —este contou com a presença de Alexandre de Moraes. Nesse caso, os ministros também não informaram os responsáveis pelo custeio da hospedagem e transporte.

Toffoli e Gilmar aparecem como confirmados para um debate em Madri, na Espanha, no dia 3 de maio.

Um terceiro evento, também na capital espanhola entre os dias 6 e 8 de maio, prevê a presença de Gilmar, Toffoli, Kassio Nunes Marques e do presidente da corte, Luís Roberto Barroso, além de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e de Gonet.

As autoridades não informaram quem arca com os gastos com passagens áreas e hospedagens. Tanto o Supremo quanto os organizadores do evento na Espanha afirmam não serem os responsáveis por essas despesas.

Neste domingo (28), Gilmar avisou no X (ex-Twitter) que participa de um debate na segunda (29) na Fiesp, em São Paulo. A entidade afirma que a agenda é presencial. Não há confirmação se o ministro depois retorna para Madri.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Não precisa falar.
    Quem pagou toda as dispesas foi eu e vcs todos.
    Simples assim.
    E não foi barato viu?!

  2. Estão muito parecidos com a caterva de bolsonarentos que viajam a nossas custas pra pregar contra o Brasil com narrativa que vivemos uma ditadura… Uma lástima!

  3. Tá correto.
    A corja bolsonarista está vigilante acerca de tudo o que possa colher pra fazer inferno e conturbar o momento político brasileiro.
    Esse tipo de informação caindo nas mãos da corja direitopata bolsonarista é um trunfo a ser usado!
    Toda e qualquer prevenção contra a corja apoiadora do canalha fascista tem que ser preservada.

    1. Não use o nome de Deus em vão, pois defende ideologia de gênero, aborto e liberação de drogas. Quem vota no PT, defende esses valores e, portanto, não tem moral para falar em família e em Pátria também. Outra coisa, é que para você esses gastos sem transparência é bastante tranquilo, não é isso?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-chefe da PRF completa 8 meses preso na Papuda por ordem de Moraes

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques completou oito meses preso e acumula derrotas no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Dois pedidos de soltura já foram negados pelo ministro, e a defesa de Vasques apresentou uma nova petição para a saída do ex-diretor da Papuda no último dia 17, sob o argumento de que a prisão por tempo indefinido é ilegal.

A prisão preventiva por longos períodos, sem apresentação de denúncia, foi prática da Lava Jato retomada por Moraes —e criticada por advogados. Procurado por meio da assessoria de imprensa do tribunal, Moraes não respondeu.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Aguarde mais 72h, vai dar certo.
    Se falhar espere o Natal, Girão Bilola manda o papai Noel camuflado kkkkkk.
    Se falhar, faça uma oração para os ovnis

  2. Isso é pouco tempo pra quem tentou fraudar as eleições criando obstáculos nas cidades onde Lula teve mais votos no primeiro turno das eleições de 2022! O engraçado são esses caras alegarem que a urna eletrônica não tem confiabilidade mas sabotarem a vocação desse jeito…

  3. É nesse país sem garantias individuais que o Brasil se transformou. Agora, para liberar maconha, a decisão judicial é quem dita o enredo dessa história infernal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *