PITANGUI: Em resposta ao Blog do BG, DER diz que trecho na RN-305 requer “obra maior”, e busca “nova alternativa” para “amenizar situação”

Foto: Divulgação/DER

Com relação à matéria “Pitangui dá pena”, publicada no Blog do BG, no 13/01/2020, onde o acúmulo de areia de dunas na RN-305 é tratado como “descaso total”, gostaríamos de fazer algumas considerações, a título de resposta. Desde o dia 17 de dezembro de 2019, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) vem atuando no local, realizando operação de retirada do material acumulado sobre a pista, com apoio de equipes do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e da Prefeitura de Extremoz. No dia 6 de janeiro de 2020, a RN-305 voltou a ser interditada novamente para a retirada de mais areia da pista. A ação continua sendo executada.

O problema de acúmulo de areia na pista da RN-305 (estrada que dá acesso à praia de Pitangui) é recorrente, já que a estrada foi construída em um terreno de dunas móveis, que se movimentam de acordo com a ação do vento, prejudicando o tráfego de veículos. O trecho requer uma obra maior.

Segundo o diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, uma nova alternativa será executada para amenizar a situação, com a aplicação de piçarro – espécie de solo argiloso com cascalho – abrindo mais uma pista de acesso, que servirá de desvio. O Governo do Estado estuda uma solução definitiva para o problema e faz um estudo da área. “Abrimos processo para contratação de uma empresa de consultoria para estudar e apresentar projeto básico”, comenta o diretor.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grande do Norte

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Fernando Antonio disse:

    Esse DER é a repartição mas inoperante do Estado. Avenida Roberto Freire o descaso é total e absoluto. Falta fazer nova pintura na sinalização horizontal e vertical. Aquilo é um perigo Senhor Diretor.

  2. alguem disse:

    Esse diretor do der não sabe de nada só sabe perseguir servidores prática assedio moral livremente dentro do der com ameaças de exoneração e de tirar as gratificações ALO GOVERNADORA NAO ESTA VENDO ISSO NÃO.

  3. Bento disse:

    O que é DER…

  4. Álvaro disse:

    Poderiam calçar a estrada que liga contenda a Barra do Rio. Isso não resolveria o problema, mas diminuiria boa parte do tráfego de veículos por lá.

  5. Manoel disse:

    Sério que descobriram isso agora? Sério que vão mesmo tentar resolver somente agora na alta estação? Muito planejamento mesmo viu! Parabéns aos responsáveis: coisa nível da NASA…

    • Pardal disse:

      Você não leu a matéria, são dunas móveis, sempre terá areia na pista.

  6. Vitor disse:

    A estrada foi construída no meio de dunas. Na época da construção se o órgão ambiental tivesse simplesmente impedido a obra, isso não aconteceria, porque não haveria uma estrada no meio de dunas sendo coberta por dunas móveis. As mesmas dunas móveis que promovem o nosso turismo representam solo difícil para ser atravessada por uma estrada.

COMENTE AQUI