Diversos

Planalto faz caça ao tesouro por presentes dados a Lula e Dilma; investigação encontrou 390 peças no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo

Reprodução

O Palácio do Planalto abriu há dez dias uma investigação para identificar o paradeiro de 712 itens registrados no acervo da Presidência da República que teriam desaparecido durante os governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. As buscas foram determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2016, a partir de uma lista de presentes recebidos pelos dois em eventos oficiais durante seus mandatos. Quando deixam o Planalto, ex-presidentes só podem levar itens de natureza estritamente pessoal e não objetos entregues em função do cargo que ocuparam.

Depois de um longo processo de catalogação de milhares de objetos que integram o patrimônio presidencial, o Planalto abriu o procedimento no dia 7 deste mês para ir a campo localizar as peças que estariam em poder dos ex-presidentes. A comissão decidiu começar as diligências pelos locais onde foram guardados os bens pessoais do ex-presidente Lula a partir de sua saída do Palácio do Planalto, em 31 de dezembro de 2010. Além dos artigos relacionados ao petista, o Planalto vai utilizar um avião da Força Aérea Brasileira para resgatar 144 artigos ligados a Dilma Rousseff que já foram separados pelos assessores da ex-presidente.

Desde o início da semana passada, um grupo de servidores do Planalto vem vasculhando centenas de caixas guardadas no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo com os bens pessoais de Lula para localizar cerca de 568 objetos desaparecidos. Desse total, os servidores já encontraram 390 peças que serão reintegradas ao patrimônio presidencial.

Entre esses itens, estão três peças — uma delas um vaso chinês — que integram o acervo do Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Segundo assessores do Planalto, depois de identificadas, as peças já teriam sido devolvidas ao museu. Fazem parte dessa lista de bens a serem reincorporados ao patrimônio público “documentos bibliográficos e museológicos recebidos pelos presidentes da República em cerimônias de troca de presentes com chefes de Estado”, tanto no Brasil quanto no exterior.

ATÉ FAIXA PRESIDENCIAL DESAPARECEU

Em 2016, quando o presidente Michel Temer assumiu o governo, assessores foram destacados para fazer um amplo levantamento nos bens da Presidência. O resultado da varredura tornou-se objeto de julgamento do TCU, que determinou as buscas das peças desaparecidas. Entre 4,5 mil itens do patrimônio da Presidência de paradeiro desconhecido, o levantamento apontava para o sumiço até de uma faixa presidencial. Localizada dias depois, a faixa estava sem o broche de ouro e diamante que fazia parte da peça. Após o Palácio ter anunciado a abertura de uma investigação, a joia apareceu sob um dos armários do Planalto. A lista de objetos desaparecidos também inclui obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório e computadores.

Em março de 2016, a Lava-Jato localizou um cofre numa agência bancária em São Paulo no qual o ex-presidente Lula guardava presentes recebidos durante os oito anos de Presidência. Dentro da sala estavam guardados 186 itens, entre moedas e joias. O cofre está no nome da ex-primeira-dama Marisa Letícia e no de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do casal. Segundo o relato de funcionários do banco aos policiais federais, as peças chegaram ao local em 23 de janeiro de 2011. Entre as peças armazenadas no cofre, estão moedas de ouro com símbolos do Vaticano, uma imagem de santa trabalhada em prata e pedras preciosas, um crucifixo de madeira, um camelo de ouro e uma adaga dourada com empunhadura de marfim cravejada de rubis.

Na ocasião, o Instituto Lula informou que, quando Lula deixou governo, “a Presidência da República catalogou todos os objetos de seu acervo e providenciou a mudança para São Paulo”. Segundo a entidade, “todos os objetos listados (no Banco do Brasil) estão guardados, preservados e intocados.” A lei determina que os presentes trocados entre chefes de Estado sejam incorporados ao patrimônio da União. Entre os objetos extraviados, há computadores, equipamentos de segurança, peças da coleção de prataria palaciana, tapetes persas, porcelana chinesa, pinturas de artistas brasileiros. Apenas no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência, foi constatado o sumiço de 391 objetos. Já na Granja do Torto, uma espécie de casa de campo que fica à disposição dos presidentes, foram mais 114 bens.

O prejuízo estimado chegaria a R$ 5,8 milhões. “Há clara negligência da Secretaria de Administração da Presidência da República na guarda dos bens patrimoniais”, diz o relatório elaborado pelo TCU.

FORMULÁRIO TENTA PADRONIZAR ENTREGAS

Para comprovar as irregularidades apontadas na auditoria, o TCU procurou nos órgãos de controle de patrimônio e nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores os registros de viagens oficiais dos presidentes ao exterior e de visitas de líderes mundiais ao Brasil. Com base em fotos e relatórios diplomáticos constataram-se várias ocasiões em que os presentes recebidos por Lula e Dilma foram incorporados aos seus bens pessoais.

Em função do episódio, os ministros do tribunal determinaram que o gabinete presidencial, o cerimonial do Planalto e o cerimonial do Ministério das Relações Exteriores passassem a utilizar um formulário para registrar todos os “presentes” recebidos pelos presidentes em eventos oficiais. A Casa Civil também foi instada pelo tribunal a promover estudos “para aperfeiçoar a legislação que regulamenta os acervos documentais privados dos presidentes da República”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O Temer deveria ser queridinho dos Petistas, pois foram eles que o elegeram. Não sou anti-PT, sou anti-corruptos. No entanto, Lula, Temer e quase todos os politicos que aí estão, são farinha do mesmo saco!oxi…demoram pra entender…!

  2. VIVO o golpe q deram..Gasolina n para de subir….kkkkkkk ESqueçam o PT e vão justificar os queridinhos de vcs governando..SOBE MAIS GASOLINA kkkk

    1. Lembrando que o voto em Temer foi dado por vcs, não? A precificação do combustível está levando em conta o rombo que seu partido deixou na PETROBRAS? Mas é aquela coisa, a esquerda tem a cara de pau de querer reescrever a história sempre, sempre e sempre.

    2. Falar mal de Lula e do PT em redes sociais, assim como em blogues de jornalistas "imparciais"virou moda!… Foi o jeito de indivíduos de classe média, ou indivíduos pobres que detém um espírito de rico, dizer e mostrar a todos que não é pobre! Vocês, que foram às ruas bradar a favor do golpe, e que estão guardando os seus carros para o final de semana, parabéns!…

  3. São viciados em roubar. Coitados, tantas viagens que eu paguei pra eles, pq não compraram peças semelhantes ao invéz de quere roubar?

  4. Extrema vergonha alheia por esses dois.

    Como esses sujeitos citados na matéria estiveram à frente de uma nação?

    A raiz dessa quadrilha apodreceu.

    Que apodreçam na cadeia.

    Muitos processos ainda pela frente, senhores sujeitos “ex-presidentes”.

  5. Sinceramente o PT parece mais uma ocrim. É incrível o que essa cambada fez com o Brasil. Imaginem ao final das investigações desses malditos 14 anos o que vão encontrar?

  6. Duplinha de ladrões chinfrins!!! Verdadeiros lixos eleitos para o cargo mais importante da nação…O brasileiro deveria se sentir envergonhado por ter eleito e reeleito esse tipo de representante vulgar e sem classe…

  7. Senhores,
    Se o PT e sua trupe de honestos acabou com a PETROBRAS, CORREIOS e FUNDOS DE PENSÕES, autorizou a evasão de BIILHÕES do BNDES, aparelhou o Estado brasileiro, o que seria A APROPRIAÇÃO INDEVIDA, ILEGAL E DESNECESSÁRIA DESSAS BUGIGANGAS?
    LULA teve PROVADO e guardado em VÁRIOS COFRES incontáveis objetos usurpados do palácio do planalto e até agora nega até que eles existem, vamos nos ater as novas condenações que virão a turma do PT. Vem aí o resultado do processo do famoso sítio de ATIBAIA cujos pedalinhos tinham os nomes dos netos de dona Marisa (não eram netos de Lula), e alto da escada tinha a imagem do Lula, bem como, a adega guardava os vinhos nobres do coitado do metalúrgico ex presidente, cujo valor remete a milhares de reais.
    Se LULA e Dilma são inocentes é melhor acabar com todo ordenamento jurídico e a ordem nesse país, transformar isso aqui em terra de ninguém, oficializar a baderna geral!

    1. A mídia tirando o foco do sucesso q foi o golpe q deram no Brasil..Gasolina tá quanto ?…kkkkkkkkkkkk…Vivo os golpistas…Interessante q eles n assumem o golpe q deram e vem se manifestar falando do PT..Fazem dois anos q saímos..e o Brasil melhorou ? .kkkkkkkkk…VIVA O NOVO BRASIL…KKKK…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TST mantém multa de R$ 300 mil à Ortobom por falta de mulheres na chefia

Foto: Tribunal Superior do Trabalho/Divulgação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve por unanimidade a condenação da Ortobom ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho por discriminação contra mulheres na promoção a cargos de chefia.

O caso envolve a unidade da empresa em Arapongas (PR), onde, segundo o processo, todos os 22 cargos de gerência e os dois de subgerência eram ocupados por homens. Para o relator, ministro Alberto Balazeiro, a empresa não apresentou critérios objetivos que justificassem a ausência de mulheres nos postos de liderança, caracterizando discriminação indireta.

Durante o julgamento, o ministro Maurício Godinho Delgado afirmou que os dados apresentados são evidência de uma discriminação estrutural no ambiente de trabalho. A decisão da Terceira Turma manteve a condenação já imposta pelo tribunal regional.

Em nota, a Ortobom afirmou que o caso se refere apenas a uma de suas 13 unidades fabris e não representa a realidade da empresa. A companhia destacou que, por tramitar sob sigilo, não pode comentar detalhes do processo.

“A Ortobom reafirma seu compromisso com a legislação, com a igualdade de oportunidades e com uma gestão pautada pela meritocracia. Atualmente, a companhia tem uma mulher como CEO, reflexo de uma cultura organizacional que valoriza competências, desempenho e potencial no desenvolvimento de seus profissionais.”

A empresa acrescentou que mantém investimentos em ações voltadas à atração, desenvolvimento e permanência de talentos femininos, visando fortalecer um ambiente de trabalho inclusivo e alinhado às melhores práticas de gestão de pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: 59% apoiam EUA classificarem CV e PCC como terroristas

Foto: reprodução

A maior parte dos brasileiros (59%) concordam totalmente, ou parcialmente, com a decisão do governo dos Estados Unidos de classificar de terroristas facções criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), de acordo com uma pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira (23).

Segundo o levantamento, 45% dizem concordar totalmente com a ideia, enquanto outros 14% concordam em partes com a posição norte-americana.

A parcela da população que discorda totalmente soma 22%, conforme a pesquisa. Os que discordam parcialmente são 11% e outros 7% disseram não saber.

Foram ouvidas 2.004 pessoas, entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número: BR-09956/2026.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça quebra sigilos bancário e fiscal do bispo Edir Macedo, da Universal e do Banco Digimais; operação da PF mira esquema de fraudes financeiras

Foto:  Facebook/ Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (23/6), a Operação Miragem, contra um esquema de fraudes financeiras relacionadas ao Banco Digimais, do bispo evangélico Edir Macedo. O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus foi alvo de quebra de sigilo bancário e fiscal.

Além do religioso, também foi autorizada a quebra dos sigilos de outros 17 alvos da operação e o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra nove alvos em São Paulo. De acordo com a corporação, Edir Macedo não é alvo dos mandados por residir no exterior.

Segundo a investigação, os alvos teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar sua real situação financeira do Banco Digimais. O objetivo seria criar uma aparência de solvência para burlar a fiscalização dos órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares.

A decisão judicial também autorizou a PF a sequestrar e bloquear bens do bispo e dos outros nove alvos de busca e apreensão. O montante é de mais de R$ 670 milhões e, segundo a corporação, corresponde ao ganho patrimonial com a suposta fraude.

Quem são os alvos da operação:

Mandados de busca e apreensão

  • Marcelo de Lima Brasil
  • João Alves de Campos
  • Rodrigo Ruggero
  • João Luiz Urbaneja
  • Thiago Rodrigues Urbaneja
  • José Roberto Giancoli Filho
  • Rodrigo Balassiano
  • Banco Digimais S.A.
  • ID Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Quebra de sigilo fiscal

  • B.A. Empreeendimentos e Participações S/A
  • Banco Digimais S.A.
  • Bless Capital Gestora de Recursos
  • Digimais Securitizadora de Créditos Financeiros S.A.
  • Edir Macedo Bezerra
  • EXP 1 FIDC-NP
  • Guidare FIM CP
  • Hermon Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados (FIDC-NP) RL
  • ID 112 FIDC-NP
  • ID Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.
  • João Alves de Campos
  • João Luiz Urbaneja
  • José Roberto Giancoli Filho
  • Marcelo de Lima Brasil
  • Rocha Silva Consultoria e Estruturação (Marcos Serviços de Consultoria Ltda)
  • Rodrigo Balassiano
  • Rodrigo Ruggero
  • Thiago Rodrigues Urbaneja

Segundo a corporação, os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedada.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

HIPOCRISIA? Deputado petista defensor da escala 6×1 é processado por submeter motorista a jornadas de 16h diárias

Foto: Thiago Cristino / Câmara dos Deputados

O deputado federal Kiko Celeguim (PT-SP), um dos defensores do fim da escala 6×1 na Câmara dos Deputados, argumentando que jornadas excessivas adoecem trabalhadores e comprometem sua qualidade de vida, é alvo de uma ação trabalhista movida por seu ex-motorista, Cristiano Teles de Oliveira.

No processo, protocolado na Justiça do Trabalho de São Paulo, Cristiano alega ter cumprido jornadas de até 16 horas por dia, sem folgas em alguns períodos, além de ter trabalhado por mais de dois anos sem registro em carteira.

O ex-funcionário afirma que atuou entre agosto de 2022 e janeiro de 2025, recebendo salário em dinheiro e prestando serviços tanto nas atividades políticas do deputado quanto em demandas particulares da família. “Por incrível que possa parecer, o reclamante ia até mesmo levar os cachorros do deputado ao petshop”, registra a petição.

Na ação, ele pede o reconhecimento do vínculo empregatício e cobra cerca de R$ 395 mil em verbas trabalhistas e indenizações. A ação, obtida com exclusividade pelo site O Antagonista, ainda não teve julgamento de mérito, e o deputado terá oportunidade de apresentar sua defesa.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ENEM 2026: pagamento da taxa de inscrição é recusado mesmo dentro do prazo; PIX e boletos aparecem como ‘vencidos’ e estudantes reclamam

Imagens: reprodução/redes sociais

Candidatos ao Enem 2026 relataram falhas no pagamento da taxa de inscrição no último dia do prazo, segunda-feira (22). Segundo informações e prints compartilhados por estudantes nas redes sociais, o QR Code para pagamento via Pix aparecia como inválido, enquanto boletos bancários eram recusados por suposto vencimento.

As reclamações se espalharam pelas redes sociais, com candidatos afirmando que também não conseguiram concluir o pagamento por cartão de crédito ou débito. Quem não é isento e não efetiva o pagamento perde o direito de participar do exame em novembro.

Até a última atualização desta matéria, o Inep não havia se pronunciado sobre o problema. Caso semelhante já havia sido registrado em agosto de 2025 durante as inscrições da Prova Nacional Docente (PND), também organizada pelo instituto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Descida de veículos para Avenida Erivan França em Ponta Negra é interditada para obra da Caern

Foto: Reprodução/Redes sociais/Thales Galvão

O acesso à Avenida Erivan França, em Ponta Negra, segue interditado no sentido bairro para quem vem pela Avenida Engenheiro Roberto Freire após uma obra da Caern realizada desde a segunda-feira (22).

Segundo a companhia, a via deverá ser liberada nesta quarta-feira (24), após a conclusão da recomposição do pavimento. A liberação depende das condições climáticas. Já a recomposição do asfalto será executada em até 72 horas, conforme o prazo regulatório.

De acordo com a Caern, a interdição foi necessária para a substituição de um trecho de tubulação da rede de abastecimento. Durante o serviço, toda a pista precisou ser ocupada pelas equipes da companhia, impedindo a passagem de veículos no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Restituição do Imposto de Renda destina R$ 193,8 milhões a mais de 100 mil contribuintes no RN

Foto: Marcelo Casall

Mais de 101 mil contribuintes do Rio Grande do Norte foram contemplados no segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Ao todo, 101.308 potiguares vão receber R$ 193.886.177,73, com o crédito bancário previsto para o dia 30 de junho. A consulta foi liberada pela Receita Federal na manhã desta terça-feira (23).

Em todo o país, o segundo lote da restituição contempla 9.585.797 contribuintes e soma R$ 16 bilhões, tornando-se o maior da história em número de beneficiados. O valor iguala o recorde registrado no primeiro lote, pago em maio.

Somando os dois primeiros lotes de 2026, a Receita Federal prevê devolver R$ 32 bilhões a aproximadamente 18,3 milhões de contribuintes, o equivalente a cerca de 80% do total estimado de restituições deste ano. Segundo o órgão, a agilidade no processamento das declarações permitiu antecipar os pagamentos, beneficiando tanto os contribuintes com prioridade legal quanto aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX.

Além do Rio Grande do Norte, outros estados da região também foram contemplados com valores expressivos neste segundo lote de restituição. Em Pernambuco, 252.159 contribuintes receberão R$ 501.280.331,27. Somente em Caruaru, serão beneficiados 50.245 contribuintes, com pagamentos que somam R$ 74.699.258,52.

Na Paraíba, 100.048 contribuintes terão direito à restituição, totalizando R$ 185.135.234,40. Já em Alagoas, 81.064 contribuintes receberão R$ 147.133.726,27.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTOS E VÍDEO: Polícia divulga imagens da operação que prendeu empresário investigado por esquema milionário de lavagem de dinheiro

Fotos: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (23), imagens da Operação Emirados, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial, blindagem de bens e fraudes fiscais na Grande Natal.

O principal alvo da investigação é o empresário Marcello Brunno Moreno, ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora. Segundo os investigadores, o esquema teria movimentado cerca de R$ 72 milhões e envolvido práticas de sonegação fiscal.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, resultou na prisão do principal investigado e determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens. As diligências ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de Pilões

Foto: Reprodução

Uma tragédia foi registrada na tarde desta segunda-feira (22) no município de Pilões, no Alto Oeste potiguar. Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio localizado no Sítio Almas, na zona rural da cidade.

A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira.

De acordo com informações da Polícia Militar, o menino estava na companhia de outras três crianças em uma área próxima ao rio. O grupo brincava e realizava atividades como pesca quando o acidente aconteceu.

Ao perceber que Arthur estava se afogando, uma das crianças correu para pedir ajuda a um adulto que estava nas proximidades.

Moradores da região iniciaram os primeiros socorros ainda no local. Um médico também prestou atendimento emergencial à criança antes de ela ser encaminhada de ambulância para o hospital do município.

Apesar dos esforços das equipes de saúde e das tentativas de reanimação, Arthur não resistiu e teve o óbito confirmado na unidade hospitalar.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Últimos dias: inscrições para a III Corrida Alvinegra terminam em 26 de junho

Foto: Divulgação

O ABC Futebol Clube está com as últimas vagas abertas para a III Corrida Alvinegra, que acontece no dia 28 de junho, no estádio Frasqueirão, em Natal.

O evento conta com três modalidades: caminhada de 3 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km, sendo que as vagas para a distância mais longa estão praticamente esgotadas.

Os valores das inscrições partem de 139 reais para sócios, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários do Sesc, e 159 reais para o público geral. As inscrições podem ser feitas pelo site corridaalvinegra.com.br, até o dia 26 de junho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *