Polícia

PM do RN segue sem ir às ruas e Polícia Civil decide nesta quinta sobre retorno

Depois de um encontro com a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), os policiais civis e delegados do Rio Grande do Norte marcaram para esta quinta-feira (28) a assembleia para definir os rumos do movimento de protesto conta os atrasos salariais. Os PMs também se reuniram nesta quarta (27) e mantêm a posição de não ir às ruas.

De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Correia Júnior, a Degepol propôs a agentes e delegados que retomem o trabalho em regime de 6h, para que não precisem se deslocar para almoçar e gerar ônus, visto que os pagamentos estão em atraso. Além disso, a Delegacia Geral diz que disponibilizará viaturas para buscar os servidores em casa.

 

Com informarções do G1/RN

Opinião dos leitores

  1. Bora Robinson agora vc só está devendo a PM 2 meses e meio. É só descontar os 15 dias parados. Se ficar mais 2 meses a dívida está quitada.

  2. Até agora nenhuma "autoridade" falou nada sobre investigar e punir o(s) responsável(is) por essa grave crise que o estado do RN enfrenta e, muito menos, propôs que houvesse intervenção federal.

  3. Segundo aquela organização que conta os homicídio no RN, no dia 22/10 cravamos 2000 assassinados no Estado.
    -Então, são 2000 mortos divididos por 295 dias (6,77 mortos por dia);
    -6,77 em uma semana dá 47,45 mortos.
    Subir para 50 mortos por semana é quase nada.

    Minhas conclusões: ou a polícia é inoperante para impedir homicídios, ou os homicídios praticados por ela (mesmo quando legais) estão sendo terceirizados pela "iniciativa privada".

    1. *Terceirizados PARA A inciativa privada. Mas esses dados podem estar distorcidos pela falta de notificação de homicídios por causa da greve.

  4. Está na hora da população dos estados do Nordeste se unir, o povo precisa se organizar, formar os próprios partidos. O povo inteligente de Natal precisa entender que o sistema funciona sob uma organização hierarquica, que nada funciona sem organização, existe uma pirâmide hierárquica, onde quem sustenta todo a carga do sistema é o povo, que se encontra na base da pirâmide, sobre as costas do povo estão o governo, a mídia, o poder legislativo, executivo e judiciário, as forças armadas e os Illuminatis. Se vocês desejam viver em um país mais agradável, é preciso formar sub liderança em cada rua, quarteirão e bairro, formem um grande grupo é escolham um LÍDER. Vocês consideram vossos líderes atualmente, a internet, a internet está contaminada, o Movimento que organizou o Impeachment da Dilma, por exemplo, foi financiado por monstros empresariais, a internet significa MANIPULAÇÃO EM MASSA, a reforma trabalhista, a reforma da previdência é fruto do golpe a democracia. Se o povo conseguir se organizar hierarquicamente, o povo formará o próprio partido, e os outros partidos e todos os políticos temerão e respeitarão o povo. Se organizem! No presente momento, no terrível governo de Robinson Faria, o povo precisa escolher um grupo para conversar pessoalmente com o governador, e oferecer um curto prazo para que renuncie ao governo caso não tenha capacidade nenhuma de governar. Aprendam a cobrar e pressionar os partidos, os políticos são apenas objetos controlados. Utilizem a inteligência ou nunca deixarão de ser escravos. O problema da segurança pública é um problema da nação, se unam a causa policial, poderíamos sair desta crise mais fortes se trabalhássemos juntos!

  5. Tá passando da hora de acabar com essa greve branca, tem que haver um jeito que não seja esse de deixar a população entregue a própria sorte. Tem que negociar uma saída urgente.

  6. Se excluir 100 comissionados da AL e devolver o dinheiro dos impostos ao executivo, essa questão é resolvida e não precisará do presente de grego de temer.

    1. Você deve viver no mundo da Alice nas maravilhas para acreditar nisso. O problema do estado não é cargo comissionado e sim funcionários de carreira que ganham salários altíssimos e não fazem nada.

    2. Isso mesmo!!!!
      Simples assim a solução, o que falta é coragem e vontade para fazer!!!!

    3. 100 cargos comissionados não pagam nen as diárias operacionais. Sua solução é inócua amigo. Pelo visto a poliça vai fechar porque o dindim acabou e salário em dia nunca mais.

  7. A solução é uma intervenção federal no RN, com o Governo Federal assumindo o controle do Estado e fazendo o dever de casa que os políticos locais não tem coragem de fazer.
    Temos instalado o caos na segurança pública, na saúde, no sistema penitenciário e agora nas finanças do Estado, ou seja a vaca foi pro brejo, perdemos o controle de tudo, não soubemos administrar nossa casa.
    O Governo Federal nomeia um interventor que corta na carne e demite a grande maioria dos cargos comissionados de apadrinhados políticos, reduz o número de secretarias, privatiza órgãos cabides de emprego, cancela as propagandas governamentais, vende ativos desnecessários, acaba com a farra de promoções cala boca, suspende a enxurrada de diárias e gratificações.
    Pronto só assim a casa começa a ser arrumada, simples assim!!!!

  8. Segurança e saúde os Dois principais pilares de qualquer sociedade dita séria, estão com seus servidores em situação caótica. Como sair para trabalhar com contas atrasadas,a família sem alimentação em casa e nossos filhos olhando para nós com aquele olhar de tristeza e desesperança pois está faltando tudo nas nossas casas.No Natal já não tivemos a possibilidade de dar pelo menos um dia melhor para as nossas famílias e estamos marchando para o ano novo no mesmo toque. Enquanto isso vemos os bacanas dos outros poderes todos com seus salários em dia,com sobras financeiras que poderiam nessa hora devolver ao executivo para termos ao menos um final de ano decente com nossos familiares. TRISTE DE UMA SOCIEDADE AONDE CADA UM SÓ SE PREOCUPA COM SEU PRÓPRIO UMBIGO!!!!

  9. TEM QUE HAVER UNIAO ENTRE TODOS OS POLICIAIS CIVIS E MILITARES. A ROCAM,BOPE,POLICIA DE TRANSITO PRECISAM APOIAR. O GOVERNO TEM QUE SE VIRAR E RESOLVER ALGO QUE É DE SUA CULPA E RESPONSABILIDADE. EXIGIR DEVOLUÇAO DO IMORAL DO AUXILIO MORADIA DO JUDICIARIO PARA COMEÇAR !!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cristiane Dantas questiona Governo sobre aposentados ficarem por último no pagamento da folha

Por que aposentados e pensionistas do RN acabam no fim da fila quando o Governo do Estado precisa escalonar o pagamento da folha? O questionamento foi levado pela deputada estadual e candidata à reeleição Cristiane Dantas (PSDB) ao plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (2), acompanhado de um requerimento que cobra explicações formais do Executivo sobre os critérios utilizados para definir quem recebe primeiro.

Cristiane quer saber quais critérios técnicos, administrativos e financeiros determinam a ordem dos pagamentos e por que aposentados e pensionistas vêm recebendo depois dos servidores da ativa. “Se existe dinheiro para começar a pagar a folha, os aposentados e pensionistas não podem ser automaticamente empurrados para o final. Quem dedicou 20, 30, 40 anos ao serviço público merece respeito. As contas não esperam e o remédio não pode esperar”, afirmou.

O requerimento encaminhado ao Governo também pede informações sobre as providências adotadas para impedir que o pagamento posterior de aposentados e pensionistas se torne uma prática recorrente. Cristiane cita ainda o Estatuto da Pessoa Idosa e defende que dificuldades financeiras do Estado não resultem em tratamento desigual justamente para uma parcela da população que depende da aposentadoria para despesas básicas, medicamentos, tratamentos de saúde e, muitas vezes, sustentam toda a família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO MASTER: Vorcaro admite que mandou agredir e ameaçar adversários e diz que estava “nervoso”

Foto: Fábio Vieira/Estadão

Daniel Vorcaro admitiu, em depoimento à equipe do ministro André Mendonça, do STF, que enviou mensagens ordenando agressões e ameaças contra adversários. O banqueiro alegou, porém, que estava “nervoso”, voltou atrás e que as ordens não foram executadas.

A informação é do Blog do Fausto Macedo, do Estadão. Vorcaro foi questionado sobre suspeitas de que mantinha um braço armado liderado por Luiz Phillipi Mourão, conhecido como Sicário.

“Em centenas de milhares de mensagens, tem quatro ou cinco mensagens que tiram, que eu esbravejei”, afirmou. Segundo Vorcaro, nas próprias conversas ele posteriormente manda “esquecer” as ordens.

O banqueiro negou ser violento e acusou a Polícia Federal de construir uma “narrativa” contra ele. “Eu nunca fiz nada contra ninguém”, disse.

Vorcaro também admitiu que pediu a subordinados ajuda para obter informações sigilosas de órgãos de investigação. Ele classificou a conduta como um “erro”.

Ex-funcionários de uma embarcação do banqueiro já haviam relatado à PF que foram procurados e ameaçados por homens que se apresentaram como intermediários de Vorcaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Taveira Júnior amplia bases no RN e recebe novos apoios em Touros e Ipueira

A candidatura à reeleição do deputado estadual Taveira Júnior (PSDB) ganhou novos apoios em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Em Touros, no Mato Grande, o ex-prefeito Ney Leite anunciou que passa a caminhar com o parlamentar. Já em Ipueira, declararam apoio o ex-vice-prefeito Duduca Leite, o vereador Itaci Neto e a ex-vice-prefeita Fatota Horácio.

Em Touros, maior colégio eleitoral da região do Mato Grande, a adesão de Ney Leite reforça a presença da candidatura de Taveira Júnior no município. Ex-prefeito entre 2013 e 2016, Ney destacou a atuação do parlamentar na região e a expectativa de ampliar essa parceria.

“É uma grande alegria apoiar um deputado presente no Mato Grande e que vem fortalecer uma série de ações que planejamos para Touros e região. Nossa caminhada será vitoriosa, eu tenho certeza”, disse Ney Leite.

Em Ipueira, Taveira Júnior passa a contar com o apoio de três nomes com atuação política no município: o ex-vice-prefeito Duduca Leite, o vereador Itaci Neto e a ex-vice-prefeita Fatota Horácio. As adesões fortalecem a presença da candidatura no Seridó e ampliam o grupo de lideranças que caminham com o deputado em sua campanha pela reeleição.

Taveira Júnior agradeceu os novos apoios e destacou que a ampliação das bases aumenta também a responsabilidade de representar diferentes municípios na Assembleia Legislativa.

“Receber o apoio de lideranças que conhecem de perto a realidade de seus municípios é muito importante para o nosso projeto. Ney, Duduca, Itaci e Fatota chegam para somar a uma caminhada que cresce a cada dia. Vamos seguir ouvindo as pessoas, conhecendo as necessidades de cada região e trabalhando para transformar essas demandas em ações do nosso mandato”, afirmou Taveira Júnior.

As novas adesões fazem parte do movimento de ampliação da base política de Taveira Júnior, que tem intensificado agendas e articulações em diferentes municípios do Rio Grande do Norte durante a campanha pela reeleição.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PODERDATA/AYA: Flávio tem 45% contra 44% de Lula no 2º turno

Fotos: Reprodução

Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial, segundo pesquisa PoderData/Aya divulgada nesta quinta-feira (3). O senador tem 45% das intenções de voto, contra 44% de Lula.

A diferença de um ponto percentual configura empate técnico dentro da margem de erro, de 1,8 ponto. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 3% não souberam responder.

O resultado mostra uma inversão em relação à pesquisa anterior, divulgada no fim de agosto. Na ocasião, Lula tinha 45% e Flávio, 44%.

Outros cenários

Contra Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 44%, ante 42% do ex-governador de Minas Gerais. O mesmo placar é registrado no confronto com Ronaldo Caiado (União): 44% a 42%.

Na disputa contra Renan Santos (Missão), Lula marca 44% e o adversário, 39%.

A pesquisa PoderData/Aya ouviu 3.000 pessoas em 716 municípios das 27 unidades da Federação entre 30 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-07561/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Complexo esportivo com 12 quadras será construído na engorda de Ponta Negra


Foto: Secom Natal

A nova faixa de areia da Praia de Ponta Negra, fruto do aterro hidráulico da engorda, ganhará um complexo com 12 quadras esportivas voltadas para a prática de vôlei de praia, futevôlei e beach tennis. O projeto da Prefeitura do Natal, situado nas proximidades do quiosque 20 e em frente ao hotel Manary, contempla também infraestrutura de iluminação em LED, bancos, telas de proteção e paisagismo.

O investimento estimado é de R$ 232.615,77, com aportes oriundos do Fundo de Urbanização (FURB), sob gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O prazo de execução das obras é de 60 dias após a assinatura da ordem de serviço. Segundo o prefeito Paulinho Freire, a iniciativa fortalece o esporte amador e profissional e fomenta o turismo esportivo na capital potiguar.

O complexo será dividido em três módulos de quatro quadras cada, com áreas de jogo medindo 8 x 16 metros e opções de afastamento de três ou cinco metros em relação às telas de proteção. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Hermes Câmara, as dimensões oficiais visam credenciar o espaço para sediar campeonatos de nível nacional e internacional.

A execução do projeto integra um esforço conjunto de pastas municipais: a Semurb responde pelo projeto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) pela iluminação e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) pela montagem estrutural. A fiscalização e a posterior administração do espaço ficarão a cargo da SEL, que definirá regras de uso, horários e critérios de agendamento após a conclusão das obras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estagnado nas pesquisas, Lula não consegue se beneficiar eleitoralmente da escala 6×1


Foto: Reuters

O governo e a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentam forte estagnação política, refletida diretamente nos dados da última pesquisa Quaest. O levantamento aponta o petista empatado tecnicamente com Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno, além de registrar quedas consistentes de popularidade no Nordeste e perda entre o eleitorado mais jovem. O cenário se complica com o crescimento de Augusto Cury na disputa, reduzindo votos válidos em favor do petista e inviabilizando qualquer perspectiva de vitória já no primeiro turno.

Diante do cenário adverso, a avaliação interna é de que a base governista falha em mobilizar sua principal bandeira de apelo popular: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1. Enquanto Flávio Bolsonaro e seu coordenador, o senador Rogério Marinho (PL-RN), atuaram abertamente nos bastidores para atrasar e tentar barrar a tramitação da matéria no Senado, que acabou sendo aprovada nesta quarta-feira (2). Com exceção de aparições pontuais do próprio presidente, parlamentares e ministros evitam unificar o coro nas redes sociais para expor a resistência da oposição aos direitos trabalhistas.

A oposição tenta se beneficiar da crise do STF para atingir Lula, que ficou associado a Alexandre de Moraes e à ala ligada a ele na corte do Supremo. No momento, o presidente está encurralado diante dessa crise e não tem conseguido se beneficiar como esperado da proposta do fim da escala 6×1.

Com informações do Blog de Vera Magalhães / O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Encontro com amigos de Aize reúne multidão e marca um dos maiores momentos políticos de João Câmara


O encontro com os amigos de Aize foi marcado por uma grande mobilização e entrou para a história política de João Câmara como um dos maiores encontros já realizados no município. O evento reuniu apoiadores, lideranças e integrantes do grupo que acompanha a prefeita Aize, em uma demonstração de força e unidade.

Durante o encontro, Aize fez uma prestação de contas das principais ações realizadas pela gestão e destacou os avanços conquistados em áreas como saúde, educação, assistência social, desenvolvimento, cultura e infraestrutura.

A prefeita também fez questão de agradecer ao time que, segundo ela, tem sido fundamental para transformar os resultados da gestão em ações concretas para a população.“Eu não estou sozinha. Eu tenho vocês. E por trás da gente existe um time trabalhando todos os dias para fazer João Câmara avançar”, destacou Aize.

O encontro também reforçou o clima de mobilização para a campanha e a defesa da continuidade do projeto político que, segundo a prefeita, vem promovendo uma nova realidade para João Câmara.

A grande presença no evento deixou um recado claro: Aize tem grupo, tem força política, tem trabalho e não está sozinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MASSACRE DE ALCAÇUZ: Justiça do RN decide que réus não irão a júri popular


Foto: Reprodução

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que nenhum dos 15 réus acusados pelos homicídios do Massacre de Alcaçuz será julgado pelo Tribunal do Júri. A sentença foi proferida pelo Colegiado da Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCRim) e tornada pública após quase uma década do episódio mais sangrento do sistema prisional potiguar.

O colegiado decidiu pela impronúncia dos 15 acusados em relação às 26 ocorrências de homicídio qualificado, por entender que o acervo probatório reunido ao longo do processo não oferece indícios suficientes de autoria para enviá-los ao júri popular. Os réus também foram absolvidos das acusações de dano qualificado e ocultação de cadáveres.

Especialistas jurídicos lembram que a impronúncia não equivale à absolvição definitiva pelas mortes: a medida indica apenas que faltam elementos probatórios materiais nesta fase processual, abrindo margem para que o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apresente recursos para tentar reverter o entendimento.

Embora tenham escapado do júri popular pelos assassinatos, quatro réus acabaram condenados por integração a organização criminosa. Apontado como líder com função de comando, João Francisco dos Santos, conhecido como “Dão”, recebeu pena de 5 anos, 1 mês e 7 dias de reclusão, além de 15 dias-multa, com agravante pelo uso de armas de fogo. No mesmo dispositivo, Thiago Medeiros Conforte, Jefferson Santos da Silva e Victor Guilherme Cavalcanti de Oliveira foram condenados a 3 anos, 9 meses e 12 dias de prisão. A sentença, contudo, não vinculou a autoria direta de Dão aos homicídios.

O Massacre de Alcaçuz ocorreu em janeiro de 2017 no complexo penitenciário situado em Nísia Floresta, na Grande Natal. A rebelião e o confronto entre facções rivais aconteceu após a invasão do Pavilhão 4 por detentos vindos do Pavilhão 5 do Presídio Rogério Coutinho Madruga e resultou em 26 mortes.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nominata do PSB avalia abandonar disputa à Câmara por falta de repasses do Fundo Eleitoral


Larissa Rosado, presidente do PSB no Rio Grande do Norte, em entrevista a 96FM. Foto: Acervo / Agora RN

Os oito candidatos do PSB a deputado federal no Rio Grande do Norte avaliam uma desistência coletiva das eleições de 2026. A nominata relata falta de apoio partidário, ausência de estrutura mínima e falta de recursos financeiros, o que inviabiliza a continuidade das campanhas.

A crise veio a público por meio de uma nota conjunta dos postulantes, que alertam que uma retirada em massa esvaziaria a chapa proporcional e dizimaria as chances do partido de eleger representantes para a Câmara dos Deputados.

Até a última terça-feira (1º), nenhum dos nomes havia tido acesso aos recursos do Fundo Eleitoral. O grupo também aponta déficits em frentes básicas, como assistência jurídica e contábil, produção de propaganda e confissão de material gráfico. Nos bastidores, a cúpula partidária tenta viabilizar equipes de marketing e impressos, mas sem garantias de repasses de verbas em dinheiro.

O diretório estadual do PSB é comandado por Larissa Rosado, candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Cadu de Lula (PT). Embora a direção nacional tenha acumulado cerca de R$ 152 milhões do Fundo Eleitoral, nenhuma fatia foi direcionada aos candidatos potiguares nesta fase inicial.

O grupo mantém negociações em andamento com as instâncias estadual e federal da sigla, aguardando um desfecho prático antes de oficializar a ruptura. Não há um prazo estipulado para o martelo ser batido.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MULTA DE R$ 40 MILHÕES E 17 TEMAS: PGR assina delação de fundador da Reag que detalha crimes financeiros do Banco Master


Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) firmou um acordo de delação premiada com João Carlos Mansur, fundador da gestora Reag. Nos depoimentos e materiais entregues, Mansur revelou novos detalhes sobre os crimes financeiros de Daniel Vorcaro e do Banco Master, além de delatar outros operadores do esquema. Trata-se da primeira colaboração oficializada pela PGR no âmbito da Operação Compliance Zero. A defesa do gestor preferiu não se manifestar.

O documento foi encaminhado ao gabinete do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos próximos dias, Mendonça deve conduzir uma audiência para avaliar a espontaneidade da colaboração e os requisitos legais, etapa que antecede a homologação e valida o acordo como meio de prova. A proposta inicial apresentada por Mansur envolvia 17 eixos de investigação e o pagamento de uma multa de R$ 40 milhões.

A efetivação do acordo dificulta as tratativas para uma eventual delação do próprio Daniel Vorcaro. Embora o ex-banqueiro tenha alterado sua equipe jurídica na tentativa de retomar as conversas, investigadores demonstraram desinteresse, avaliando que Mansur forneceu informações mais inéditas e relevantes sobre o fluxo de recursos desviados pelo Master. A gestora Reag gerenciava fundos de investimento utilizados por Vorcaro para drenar dinheiro do sistema financeiro para fins pessoais e para o pagamento de propina.

Com informações do UOL.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *