Polícia

PM recupera veículos e produtos de roubos, apreende entorpecentes e detém suspeitos

Roubos

Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) apreenderam nesta terça-feira (30), em Natal, cerca de 1kg de maconha e um veículo tipo Voyage, de cor cinza e placas NNS 6030, que estava estacionado em um supermercado, na Avenida Ayrton Senna, no Bairro Nova Parnamirim. O automóvel tinha notícia de roubo e estava de posse de Max Soares da Silva que cumpre pena no regime semi-aberto. Após o registro da ocorrência, o veículo foi entregue ao seu legítimo proprietário. O acusado foi conduzido ao Sistema Prisional, onde cumprirá o restante da sua pena no regime fechado e ainda responderá pelos possíveis crimes cometidos enquanto este em liberdade.

No começo desta semana, segunda-feira (29), os policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) já haviam recuperado mais um veículo com notícia de roubo. Desta vez, o automóvel do tipo Gol, de placas NOD 3825, que havia sido roubado em uma residência na Grande Natal, estaria sendo utilizado para cometer arrastões em duas casas nas cidades de Parnamirim e em Natal. A rápida ação policial conseguiu localizar o veículo, na Avenida Engenheiro João Hélio, no bairro do Planalto, em Natal. Ao constatar a presença policial, os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram a pé pela mata da região. Seis notebooks, um formo micro ondas, entre outros produtos roubados foram recuperados pelos policiais. Todo o material foi encaminhado para Delegacia de Plantão na zona Sul onde foi registrada a concorrência e, posteriormente, o material foi entregue aos seus respectivos proprietários.

Roubos1

 

Na cidade de Santa Cruz, as polícias Civil e Militar conseguiram deter, na tarde desta terça-feira (30), no bairro Maracujá, um homem identificado como Damião Ferino da Silva, de 39 anos, que estava de posse de certa quantidade de droga, dinheiro fracionado e vários objetos sem comprovação fiscal. A prisão foi realizada após uma denúncia anônima para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), informando sobre a venda de entorpecentes no local onde o suspeito foi detido. Damião Ferino foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade onde ficou à disposição da Polícia Judiciária.

 

Opinião dos leitores

  1. Tá certo que é dever da polícia, mas o governador do estado deveria receber em seu gabinete e condecorar os policiais que prestam bom serviço ou que participaram de ações bem sucedidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líderes partidários pressionarão Lira a acionar Conselho de Ética contra Nikolas e Janones

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Líderes partidários na Câmara devem pressionar o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que o Conselho de Ética analise os casos dos deputados André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que trocaram agressões na última quarta-feira (5).

A cobrança, segundo deputados ouvidos pelo Painel, será feita na reunião semanal de líderes com Lira, que deve ocorrer na terça-feira (11). O argumento é que alguma medida precisa ser tomada contra ambos, nem que seja uma pena mais branda do que a cassação, como uma advertência ou suspensão.

O próprio Lira já disse a aliados que considerou muito grave o episódio, ocorrido depois da sessão do Conselho em que a acusação de rachadinha contra Janones foi arquivada.

Painel – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula vai à Europa defender taxação de ricos e alertar sobre extrema direita

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usará seu discurso na OIT (Organização Internacional do Trabalho) na próxima quinta-feira (13) para fazer uma defesa da democracia diante da ameaça da extrema direita, além de insistir na necessidade de uma maior taxação sobre as grandes fortunas e o combate à desigualdade.

A intervenção ocorrerá dias depois das eleições na Europa neste fim de semana, que poderão marcar uma guinada ultraconservadora do bloco. As pesquisas revelam que o processo eleitoral para o Parlamento Europeu deve consolidar o avanço da extrema direita, colocando o movimento populista como uma das principais forças políticas da Europa. Em nove dos 27 países da UE, grupos ultraconservadores lideram nas pesquisas eleitorais.

Lula será o principal convidado da Conferência Internacional do Trabalho e sua parada em Genebra é uma espécie de escala, antes de seu desembarque na Itália para a cúpula do G7, na sexta-feira (14).

Jamil Chade – UOL

Opinião dos leitores

  1. Esse povo é ridículo, para eles não tem direita só extrema direita e não tem extrema esquerda só esquerda

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet publica aviso de acumulado de chuva para Natal e mais 28 cidades do RN

Foto: Alex Régis

Natal e mais 28 municípios do Rio Grande do Norte estão sob aviso de acumulado de chuva. O alerta foi emitido nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e tem vigência até às 23h deste sábado (8). O aviso é de legenda amarela, que representa perigo potencial, o menor na escala de severidade.

Durante o período, o Inmet destaca para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Como instrução, o instituto recomenda à população que evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades listadas no aviso:

Arês
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Jundiá
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parnamirim
Pedro Velho
Pureza
Rio do Fogo
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PF indiciará Bolsonaro e advogados, mas não deve pedir prisão agora

Foto: Getty Images

A Polícia Federal indiciará Jair Bolsonaro e alguns aliados do ex-presidente nas próximas semanas, mas não deverá pedir a prisão de nenhum deles por ora.

Os indiciamentos serão em dois casos: o da venda de joias sauditas que o ex-presidente ganhou de presente e o da falsificação dos certificados de vacina contra a Covid-19.

Segundo fontes da PF, os indiciamentos não virão acompanhados de pedidos de prisão preventiva. A tendência é que as prisões só ocorram após o trânsito em julgado dos processos.

A coluna apurou também que dois advogados próximos a Bolsonaro deverão ser indiciados pela PF junto ao ex-presidente no caso das joias sauditas.

A expectativa é de que os indiciamentos nos casos das joias e das vacinas saiam ainda em junho. Já o inquérito que apura a tentativa do golpe de estado só deve ser concluído em julho.

Após os pedidos de indiciamento pela PF, os inquéritos serão remetidos para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se denuncia ou não os indiciados.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro é o homem mais perseguido do planeta, bater de frente com esse sistema nevasto é quase um suicídio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ministro anuncia prorrogação das inscrições para o Enem 2024 até a próxima sexta (14)

Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou por meio de suas redes sociais, na noite desta sexta-feira (7), que o prazo para inscrição no Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi prorrogado até as 23h59 da próxima sexta-feira (14). O intuito da medida, segundo Santana, é ‘ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem’.

O prazo vale para todo o Brasil, e alunos que estão concluindo o ensino médio na rede pública têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Como se inscrever

Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar a conta gov.br. A taxa custa R$ 85 e pode ser paga no cartão de crédito ou débito, por Pix ou boleto. As provas vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em delação, Lessa disse que quase matou Marielle 3 meses antes, em bar, mas ‘perdeu oportunidade’

Foto: Reprodução

Pelo menos três meses antes da execução de Marielle Franco, Ronnie Lessa esteve perto de matar a vereadora. Segundo disse em delação premiada, o ex-PM que confessou o crime afirmou que ela estava em um bar na praça da bandeira com amigos, mas que ele “perdeu a oportunidade”.

“Esse bar da Praça da Bandeira. Porque esse bar, é, eu já tinha perdido uma oportunidade porque o Macalé não tinha chegado a tempo. E ela estava sentada nesse bar, não sei como o Macalé soube disso. Mas alguém que estava seguindo ela falou: ‘ela está no bar’. Alguém estava seguindo ela”, disse Lessa.

Macalé é Edmilson Oliveira da Silva, apontado pelas investigações como interlocutor dos executores com os mandantes. Macalé foi morto em novembro de 2021.

Lessa e Élcio de Queiroz foram presos juntos em março de 2019, suspeitos de serem os assassinos. Élcio foi o primeiro a delatar e confessou ter participado do crime, dirigindo o carro usado para matar Marielle e o motorista Anderson Gomes, em fevereiro de 2018.

Lessa confirmou o que as investigações já mostravam, que ele pagava uma espécie de mesada ao comparsa mesmo após os dois serem presos.

g1

Opinião dos leitores

  1. O cara fala como se matar o um ser humano fosse a mesma coisa de matar uma caça. Cabra de peia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Dinheiro esquecido’: R$ 8,15 bilhões ainda podem ser resgatados em sistema do BC

Foto: Shutterstock

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (7) que R$ 8,15 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). Os dados são do mês de abril.

Até o momento, foram devolvidos R$ 6,78 bilhões aos clientes bancários.

Em abril, esse valor era de quase R$ 7,8 bilhões.

O sistema é um serviço do BC no qual é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm algum “dinheiro esquecido” em banco, consórcio ou outra instituição.

Como consultar e resgatar

O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

É importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.

Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.

g1

Opinião dos leitores

  1. Se o Banco Central sabe o nome dos donos do dinheiro, por que não entram em contato?
    A receita federal, o TSE e os bancos tem dados de todos os cidadãos brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contratos de namoro batem recorde no Brasil para evitar reconhecimento de união estável

Foto: Jirapong / stock.adobe.com

O Brasil registrou um número recorde de contratos de namoro firmados entre casais em 2023. De acordo com levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), foram celebrados 126 acordos desse tipo em cartórios de todo o país no ano passado, o que representa um aumento de 35% em relação a 2022.

O objetivo do contrato é deixar claro, juridicamente, que o casal tem um namoro, e não uma união estável —ou seja, um não tem direito aos bens do outro. É uma forma, diz a entidade, de proteger o patrimônio e de se evitar que, em caso de morte ou de término da relação, uma das partes fique exposta a eventuais disputas judiciais por pensão ou herança.

“O contrato de namoro tem sido uma opção para relacionamentos amorosos em que as pessoas querem deixar claro que não possuem intenção de compartilhar patrimônio”, diz Gisele Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil. “Feito em Cartório de Notas, perante um tabelião, é uma prova contundente da vontade das partes em eventuais questionamentos judiciais”, acrescenta ela.

Embora exista desde os anos 1990, o contrato de namoro só passou a ser realizado com mais frequência a partir de 2016, quando também foi consolidada uma base nacional contabilizando esses números. Daquele ano até maio de 2024, o país registrou um total de 608 escrituras do tipo. Julho é o mês que mais costuma ter registros de contratos de namoro: foram 19 em 2023. Os dados foram divulgados pela entidade às vésperas do Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12.

De janeiro a maio deste ano, o CNB já contabiliza 44 escrituras.

Segundo a entidade, esse tipo de acordo pode ser feito também para estabelecer regras de convivência do casal e outras, como sobre o uso de plataformas de streaming e até com quem ficará a guarda do animal de estimação em caso de separação.

O contrato de namoro pode ser feito online, por videoconferência. Os namorados devem apresentar os documentos pessoais e comprovação dos bens que querem deixar registrados no acordo. Um tabelião de notas confere todos os dados. O valor do serviço varia, já que é definido por lei estadual. Em São Paulo, o custo é de R$ 575,95, já no Distrito Federal o preço é menor, R$ 267,50.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

É São João no Papo de Fogão e tem escondidinho de carne de sol, Torta de Caranguejo e muita música

É hora de celebrar o São João com o Papo de Fogão desta semana! Neste primeiro programa da temporada, trazemos o autêntico sabor do Nordeste com um Escondidinho de carne de sol, preparado pelo talentoso Chef Júnior Nolasco da Casa do Matuto em Natal/RN. E para animar ainda mais essa festa, contamos com as incríveis músicas de Felipe Lima, o Cantor e Compositor de São Paulo/SP.

E para surpreender seus convidados, sugerimos uma irresistível Torta de Caranguejo da Chef Lili Reis do Restaurante Casa de Juja em São Luís/MA. Não perca esse espetáculo de sabores e sons! Junte-se a nós e mergulhe na magia do São João!

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h

PARAÍBA
ESSA SEMANA, APENAS PELO YOUTUBE.

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Audiência na Câmara discute futuro do tratamento do lixo em Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta sexta-feira (7) uma audiência pública, proposta pelo vereador Daniel Valença (PT), para discutir sobre o tratamento dos resíduos sólidos na capital do estado. O foco foi esclarecer sobre o futuro do serviço na cidade diante do encerramento do contrato de concessão com a empresa que administra o aterro sanitário, além de medidas para mitigar os impactos do lixo.

O vereador narrou um histórico sobre o serviço na cidade com os contratos de concessão que se estendem há várias gestões. Para ele, o lixão no bairro de Cidade Nova foi reativado em 2019, sob o nome de estação de transbordo, faltando também transparência sobre o funcionamento e gestão do aterro sanitário de Ceará-Mirim.

“O que temos é que o contrato de concessão vai acabar no próximo mês e até agora não teve transparência ou diálogo com a população e o legislativo sobre qual será a política de tratamento dos resíduos sólidos na cidade”, declarou Daniel Valença.

Algumas dúvidas foram levantadas no encontro, como destacou o engenheiro e consultor Aluízio Aguiar: “O ponto mais crucial é que o aterro de Ceará Mirim está a menos de 5 km do aeroporto. Haverá licença de renovação pelo Idema? Haverá segurança de operação aeroportuária? Vai continuar tratando resíduos da mesma forma? Há triagem? Por que não adotar a reciclagem? Resíduo sólido não é mais só lixo, é também dinheiro quando bem manejado.”

Contudo, nenhum representante da gestão municipal ou das empresas que operam na coleta e tratamento do lixo na cidade compareceram. Os participantes da audiência, entre os quais, trabalhadores da reciclagem, ativistas ambientais e especialistas, destacaram que quando bem gerido, o lixo pode trazer benefícios como a conservação da biodiversidade, desenvolvimento e estabilidade econômica, fortalecimento da saúde pública, redução da poluição, podendo ainda mitigar efeitos climáticos.

A professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Régia Lúcia, avaliou que faltam investimentos e programas para reciclagem e educação ambiental, que poderiam mudar a forma como a população se comporta em relação ao lixo. “Precisa diminuir o que vai para os aterros. Mas as leis que tratam do controle e descarte do lixo ficam só no papel. Existe, mais recente, o Plano de Saneamento Básico que trata da gestão de resíduos sólidos, com metas e prazos. Temos que investir na redução, reutilização e reciclagem e, somente aí, encaminhar ao aterro”, pontuou a professora.

Opinião dos leitores

  1. O vereador está muito mau informado, só sabe no que ouviu dizer, ver uma audiência dessa muito importante e as pessoas totalmente desinformado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *