Polícia

PMs estão preocupados com possível troca de comando da corporação no RN

Diego Hervani

Repórter – Jornal de Hoje

A definição do próximo Governo sobre quem ocupará o cargo de comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que atualmente tem como titular o coronel Francisco Araújo, é visto com apreensão pelos PMs. O motivo é que a categoria acredita que uma escolha errada poderá significar um retrocesso e um piora no atual quadro da segurança pública do Estado, que já não atravessa um bom momento.

“Nós sabemos que a situação do Estado como um todo piorou durante esse Governo. Com a segurança pública não foi diferente, a situação realmente é complicada e muitas melhorias precisam ser feitas. Nós percebemos que o novo governador está com um discurso diferente do anterior. Por isso a nossa preocupação com o novo nome. Precisa ter perfil inovador, caso contrário a situação só irá piorar”, explicou Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ASSPMBM-RN).

O comando da Polícia Militar tem que ser exercido por oficial da ativa, do último posto (coronel) da própria corporação. Segundo Eliabe, atualmente nenhum coronel da ativa tem o perfil ideal para assumir o posto a partir do próximo ano. “Essa opção inovadora não existe no quadro atual. Não temos nada contra os coronéis que estão na ativa, pois não defendemos nenhum nome aqui. Mas é como eu falei, a pasta precisa de inovação e os nomes que aí estão não representam essa inovação. Quem sabe algum tenente-coronel que está para ser promovido possa assumir”.

Apesar das dificuldades pelas quais o sistema de segurança pública passa, com o número de assassinatos aumentando cada vez mais – nó último final de semana foram seis apenas em Natal – os policiais militares têm o que comemorar em 2014. Depois de muitas greves e negociações, a categoria conseguiu que a Lei de Promoção de Praças fosse aprovada, assim como a reposição de 32% no subsídio dos PMs. “Essas duas conquistas colocaram fim a uma série de injustiças que os policiais militares sofreram nos últimos anos. A Lei de Promoção de Praças era uma luta que a categoria tinha há muito tempo”, frisou Eliabe.

O presidente da ASSPMBM-RN não poupou elogios ao atual comandante geral da corporação, o coronel Francisco Araújo. “Sem a intervenção do coronel Araújo nós não teríamos obtido essas conquistas que nós conseguimos durante esse ano. Diante de todas as dificuldades enfrentadas durante o ano, nós conseguimos avançar graças ao emprenho do atual comandante. Apesar de todas as nossas manifestações, nenhum policial sofreu represálias. Se fosse um comandante “cruel”, como já existiu, vários policiais teriam sido desligados da corporação”. Detalhou Eliabe, que ainda completou.

“Quando comparamos as gestões da Corporação de um passado recente, constatamos que a atual gestão implementou uma abertura na forma do relacionamento com as entidades e com a categoria. Repito que não estamos aqui para defender nenhum nome, mas sem dúvida alguma que a continuidade do coronel Francisco Araújo no cargo seria muito importante para a Polícia Militar. Se ele não continuar, que o novo comandante tenha uma linha de comportamento pelo menos parecida com a do atual”.

Comandante participa de reunião para discutir mudanças na PM

O coronel Francisco Araújo participa desde a última segunda-feira (8) da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, que está sendo realizada em Caetê, Minas Gerais, até está terça-feira (9).

Durante o evento, serão apresentados estudos realizados sobre a implementação do Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO) nas Polícias Militares do Brasil, bem como de estudos sobre os fatores positivos e negativos das ações de Polícia Administrativa exercidas pelas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Também durante a Reunião Extraordinária estão sendo discutidas as principais propostas parlamentares que podem interferir nas atividades dessas duas Instituições Militares Estaduais.

O coronel Araújo participa da Reunião Extraordinária como comandante geral da Polícia Militar do RN e presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, cargo ao qual foi reeleito e empossado por quatro anos seguidos desde o ano de 2010.

Opinião dos leitores

  1. O futuro Governador Robinson Faria, independente de quem for o Comandante da Polícia Militar tem que colocar os policiais na rua para pelo menos combater a violencia que abrange todo o Rio Grande do Norte. Lugar de policial é na rua e não no gabiente de Deputado, Desembargador, Juiz, Padre, Prefeitura, Tribunais, etc….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-assessor de Trump publica imagem e chama de “último retrato de Xandão antes da prisão”

Foto: Reprodução/X/Jason Miller

Jason Miller, ex-assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou no X uma imagem de um homem calvo segurando uma caneta. Na legenda, escreveu: “O último retrato de Xandão antes de ir para a prisão”, conforme informações da Crusoé.

A publicação ocorre após a divulgação de relatório do Comitê Judiciário da Câmara dos EUA sobre “ataque à liberdade de expressão no Brasil”. O documento cita o ministro do STF Alexandre de Moraes como suposto responsável por liderar ações que afetariam a liberdade de expressão no país.

Segundo o relatório, Moraes teria emitido ordens globais de remoção de conteúdo, coordenado com entidades estrangeiras e participado de decisões que reduziram proteções legais de plataformas digitais.

O documento ainda menciona plataformas como X, Rumble e Truth Social. “Quando plataformas se recusaram a cumprir integralmente as exigências de censura, o ministro Moraes as multou e ordenou o encerramento de suas operações no Brasil”, diz trecho do relatório.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DE PARTIR O CORAÇÃO: morte de duas mulheres em acidente na Rota do Sol gera comoção nas redes sociais e entre familiares

Foto: Reprodução/Redes sociais

A morte de duas jovens mulheres no grave acidente ocorrido na Rota do Sol, entre Natal e Parnamirim, no final da manhã desta quinta-feira (2), gerou forte comoção nas redes sociais e em grupos de WhatsApp ao longo do dia. Segundo equipes que atenderam a ocorrência, as vítimas foram identificadas como Kezia Karoliny Alves Tarquino, de 40 anos, e Carolina Xavier da Silveira, de 44.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu dois veículos. Um T-Cross, que trafegava no sentido Pium, teria perdido o controle da direção, invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Citroën C3, que seguia no sentido Ponta Negra, na zona Sul de Natal.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram mobilizadas para o resgate. Uma adolescente que estava em um dos veículos foi socorrida pela aeronave Potiguar 01 e levada para atendimento médico no Hospital Walfredo Gurgel. As equipes ainda tentaram reanimar as duas mulheres no local, mas os óbitos foram confirmados ainda na rodovia.

Ao longo do dia, amigos, familiares e conhecidos passaram a publicar mensagens de despedida e homenagens nas redes sociais, destacando a dor da perda repentina.

Carolina Xavier era casada com o professor de jiu-jitsu Andrade Neto, conhecido no meio esportivo, e a filha do casal permanece internada para tratamento médico. Já Kezia Karoliny Alves Tarquino, segundo relatos de pessoas próximas, atuava como servidora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jussara Sales fortalece ação social e Prefeitura de Extremoz distribui 6 mil quilos de peixe na Semana Santa

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz realizou, nesta quinta-feira (2), a tradicional distribuição de peixe da Semana Santa. Ao todo, foram entregues 6 mil quilos do pescado, beneficiando 6 mil famílias com o alimento que será consumido neste período religioso da Páscoa.

A prefeita Jussara Sales participou da entrega nos locais, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao bem-estar da população.

Foto: Divulgação

“É um momento que tem um significado especial e nossa ação garante o alimento na mesa de quem mais precisa”, destacou Jussara Sales.

A iniciativa foi bem recebida pela população. “Esse peixe chega em uma boa hora. Ajuda muito a gente aqui de casa, principalmente nesse período da Semana Santa. Fico muito agradecida pela prefeitura lembrar da gente e trazer esse apoio para as famílias da comunidade”, disse Maria José da Silva, moradora da comunidade do Comum.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: BACANAGEM POUCA É BOBAGEM: Helicóptero faz praia de pista de pouso para pegar duas mulheres e um pet

Imagens: Cedidas

Um helicóptero chamou a atenção de banhistas nesta quinta-feira (2) ao pousar na faixa de areia da praia de Cotovelo, no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. A movimentação ocorreu na presença de frequentadores da praia e foi registrada por pessoas que estavam no local.

Segundo relatos de quem presenciou a cena, duas mulheres e um cachorro se aproximaram da aeronave logo após o pouso e entraram no helicóptero. Pouco depois do embarque, a aeronave levantou voo novamente, deixando a área da praia.

O pouso e a decolagem ocorreram na própria faixa de areia, área bastante frequentada por banhistas. Vídeos do momento passaram a circular nas redes sociais e mostram o helicóptero parado na areia enquanto as passageiras se aproximam da aeronave.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a origem do voo nem sobre autorização para o pouso no local. Também não houve registro de feridos ou ocorrência policial relacionada ao episódio.

Opinião dos leitores

  1. Inveja da pow, mandei pegar minha esposa, minha filha e Fifi para irem almoçar em Jampa. Inveja mata pow. Kkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

O QUE ACONTECEU? Por que Allyson apagou? Pesquisa que usou para se promover vira processo no TRE por fraude

Foto: Reprodução

Uma pesquisa que o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra usou para divulgar que estaria na frente da disputa eleitoral virou alvo de apuração por fraude no TRE.

O motivo é documentado: os dados publicados não correspondem ao questionário oficialmente registrado na Justiça Eleitoral. Nomes que nunca foram perguntados aos entrevistados aparecem nos resultados. Um nome que estava no questionário desapareceu completamente da divulgação. Allyson celebrou os números, depois apagou o post. O TRE vai investigar.

O que o documento registrado revela

A pesquisa é a de registro nº RN-09960/2026, do Instituto Ranking de Pesquisas, aplicada entre 24 e 26 de março de 2026, com 1.500 entrevistados em 83 municípios do estado.

Os resultados foram divulgados em 29 de março pelo portal Fonte83. Allyson compartilhou.

O problema está na comparação entre o que foi publicado e o que foi registrado.

O questionário depositado oficialmente no TRE listava exatamente três nomes para o cargo de senador. Apenas esses três. É o que consta no documento assinado digitalmente e entregue à Justiça Eleitoral antes da pesquisa começar.

Os resultados publicados apresentam um cenário que esse questionário jamais poderia ter produzido.
Primeiro, aparecem candidatos ao Senado que nunca foram mencionados aos entrevistados. Nenhum deles constava do questionário registrado.

Nenhum deles foi perguntado a um único eleitor sequer.
Segundo, e mais grave: um dos nomes que estava no questionário oficial desaparece completamente dos resultados publicados.

Um candidato listado nominalmente no documento registrado no TRE não aparece em nenhum gráfico, em nenhuma tabela, em nenhuma linha da divulgação feita pelo portal Fonte83.

Os dados publicados e o questionário registrado descrevem pesquisas diferentes. Não há explicação técnica para essa divergência.

Processo instaurado hoje no TRE

O Partido Liberal protocolou nesta quinta-feira, 2 de abril, requerimento formal no TRE-RN exigindo acesso ao sistema interno de controle da pesquisa. O processo recebeu o número 0600100-31.2026.6.20.0000 e foi distribuído à Relatoria da Vice-Presidência do Tribunal.

O pedido é respaldado pela Resolução TSE nº 23.600/2019, que garante a partidos o direito de confrontar os dados publicados com os registros originais, incluindo planilhas individuais e identificação dos entrevistadores de campo.

Allyson usou e apagou

Allyson Bezerra não explicou por que apagou o post. Não se pronunciou sobre as irregularidades. Não disse o que sabia — ou deveria saber — sobre a pesquisa que escolheu celebrar.

A Justiça Eleitoral vai responder o que o candidato preferiu o silêncio.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF barra prorrogação da CPMI do INSS e impede acesso a dados de voos de ministros em aviões de Vorcaro

Foto:Reprodução

A decisão do STF, de barrar a prorrogação da CPMI do INSS acabou impedindo que o colegiado tivesse acesso a informações sobre voos de ministros da Corte em aeronaves ligadas ao banqueiro Daniel Vorcaro. A votação ocorreu no dia 26 de março, quando o STF derrubou decisão do ministro André Mendonça que autorizava a extensão dos trabalhos da comissão.

Antes do encerramento da CPMI, parlamentares haviam aprovado um requerimento solicitando à empresa Prime Aviation — usada por Vorcaro para administrar aeronaves — dados sobre voos e passageiros desde 2015. A companhia informou à comissão que precisaria de mais tempo para reunir as informações solicitadas, conforme informações do Metrópoles.

Segundo ofícios enviados ao colegiado, a empresa alegou inicialmente, em 19 de março, que não teria recebido o pedido original. Em nova comunicação, no dia 24 de março, quatro dias antes do fim da CPMI, a Prime Aviation informou que não conseguiu reunir a totalidade dos dados dentro do prazo estabelecido.

No documento encaminhado à comissão, a empresa afirmou que, “apesar das diligências já realizadas, não foi possível reunir a integralidade dos dados necessários ao atendimento completo da requisição”. Com o encerramento da CPMI após a decisão do STF e sem prorrogação pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), o pedido não avançou.

Reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo informaram que o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa teriam usado aeronaves da empresa ligada a Vorcaro em viagens privadas. A publicação também relatou que o ministro Dias Toffoli teria usado aeronave administrada pela mesma empresa.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), citados pela reportagem, indicam que Toffoli utilizou o terminal executivo do aeroporto de Brasília em 4 de julho de 2025, data em que um voo da Prime Aviation partiu em direção a Marília (SP). Até o momento, as informações sobre passageiros solicitadas pela CPMI não foram oficialmente disponibilizadas à comissão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Shoe Box: alunos da Maple Bear Natal realizam entrega de presentes para instituições em ação alusiva à Páscoa

Foto: Divulgação

A Maple Bear Natal promoveu nestas terça (31) e quarta-feira (1º) mais uma edição da ação “Shoe Box”, que promove a entrega de caixas solidárias para instituições sociais no período da Páscoa. A iniciativa reafirma o compromisso com a formação cidadã e o olhar sensível para a comunidade. Em 2026, foram entregues 460 caixas solidárias para as instituições contempladas.

A ação mobilizou alunos, familiares e colaboradores em uma corrente de afeto que resultou na doação de chocolates para famílias atendidas por instituições de apoio social da Grande Natal. Na ocasião, os alunos realizaram a customização de caixas de sapato, que são preparadas para a entrega de chocolates para as instituições contempladas.

A iniciativa alcançou instituições como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), Instituto Inspirar, AMICO, Casa Durval Paiva, Fundação Lar Celeste Auta de Souza e a Associação Macaibense de Acolhimento Institucional (AMAI). A ação, que vai além do gesto simbólico, se consolida como uma experiência de empatia, e principalmente, de responsabilidade social.

Foto: Divulgação

A ação contou com amplo engajamento da comunidade escolar, ampliando o alcance de iniciativas que fazem a diferença na vida de quem mais precisa e que refletem o compromisso da Maple Bear Natal com uma formação cidadã.

Mais do que celebrar a Páscoa, a ação reforça valores essenciais como solidariedade, compaixão e coletividade.

Maple Bear Natal

Com quase duas décadas de atuação na educação na cidade do Natal, a Maple Bear tem a marca da inovação, do compromisso com o ensino e com a formação de cidadãos. Fundamentada no modelo canadense, a escola tem proporcionado a milhares de alunos, durante toda a sua trajetória, uma experiência de aprendizado única. O modelo de educação estimula a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas, formando cidadãos para o futuro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Metadata/Grupo Dial: em Natal, Cadu Xavier é candidato ao governo com maior índice de rejeição

Gráfico

A primeira pesquisa divulgada em parceria entre o Instituto Metadata e o Grupo Dial Natal aponta que o pré-candidato ao governo, Cadu Xavier, possui 35,3% derejeição entre os entrevistados, sendo aquele com o maior percentual, considerando os nomes postos pelo levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes são apresentados.

Na sequência, surgem os nomes do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, com 22,4%, e Allyson Bezerra, com 9,5%. Aqueles que rejeitam todos ou não votariam em nenhum são 13,2%. Já os que não rejeitam nenhum/Poderiam votar em qualquer representam 8,8%. 10,8% não sabem ou não responderam.

A pergunta de rejeição eleitoral complementa a análise de intenção de voto ao permitir a identificação do potencial teto de cada candidatura. Candidatos com elevada rejeição tendem a enfrentar barreiras estruturais para ampliação de sua base de apoio, independentemente de estratégias de campanha.

Foto: Reprodução

A pesquisa Metadata/Grupo Dial está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-07708/2026 com 1.000 entrevistados nos dias 27 e 28 de março na cidade de Natal com um nível de confiança estatística de 95% e uma margem de erro máxima estimada de 3,1% pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. O melhor é que em todo lugar Ele anda sorrindo como se estivesse feito um bem danado pra o RN. Com sua caneta e em parceria com fataoGD conseguiram acabar com a saúde, segurança e arruinar a educação. Aproveita Cadu e pula fora que a tua barcaça só entra água fí.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “MENOS TRIBUTOS”: Flávio Bolsonaro defende redução de impostos e mais eficiência do governo

Imagens: Reprodução/Instagram/Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a defender nas redes sociais a redução de impostos e mais eficiência na gestão pública. Pré-candidato à Presidência da República, ele afirmou que o brasileiro enfrenta aumento no custo de vida e pressão tributária no dia a dia. Segundo ele, a população sente no bolso a alta de preços em áreas como combustíveis, energia elétrica e alimentação.

“Hoje, o brasileiro sente no bolso a alta dos preços e a pressão dos impostos. A resposta está em menos tributos sobre o que pesa no cotidiano e mais eficiência no uso do dinheiro público”, afirmou, em publicação nas redes.

Desde que anunciou a pré-candidatura, Flávio Bolsonaro tem intensificado sinais ao mercado e discutido propostas econômicas, enquanto avalia o momento para apresentar um plano de governo mais detalhado.

Levantamentos eleitorais recentes mostram o senador entre os principais nomes da direita em cenários de disputa com o presidente Lula (PT). Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada na segunda-feira (30) aponta Flávio com 45,2% das intenções de voto em eventual segundo turno, contra 44,1% de Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] SALVE-SE QUEM PUDER: O desmantelo que virou o atendimento na Unimed Natal

Um casal enviou ao BLOGDOBG imagens nesta quinta-feira (2) que mostram o desmantelo que virou o atendimento da Unimed Natal. A abertura do Centro Pediátrico, em Lagoa Nova, tem sido marcada por relatos de superlotação e preocupação entre pacientes. Crianças com suspeita de virose sendo atendidas no mesmo ambiente que bebês recém-nascidos, ainda sem vacinação, aumentando o risco de contaminação.

A usuária do plano registrou em vídeo a situação e fez diversas críticas. Segundo o relato, o espaço é pequeno para a demanda, o que levou muitos responsáveis a aguardarem atendimento do lado de fora, como forma de reduzir a exposição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *